???global.info.a_carregar???
José Fradique é Licenciado em Biologia (Ramo de Formação Educacional) pela Universidade de Coimbra (1997), tendo concluído o Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia, em 2002, na Universidade de Aveiro. Detém o Título de Especialista em Ciências da Educação (Didática das Ciências) pelos Institutos Politécnicos de Santarém, Lisboa e Leiria. Possui Formação Especializada em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores e em Administração Escolar. É Professor Adjunto Convidado no Instituto Politécnico de Santarém e Professor de Carreira no Agrupamento de Escolas de Alcanena, desempenhando funções docentes, de coordenação pedagógica e de supervisão.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Luís Chasqueira Fradique

Nomes de citação

  • Fradique, José

Identificadores de autor

Ciência ID
7F1F-BD44-8FA5
ORCID iD
0009-0005-0485-1296

Endereços de correio eletrónico

  • jose.fradique@ese.ipsantarem.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2023/01/06
Concluído
Ciências da Educação (Título de especialista)
Especialização em Didática das Ciências
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2015
Frequentou
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Avaliação Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"O efeito backwash do Exame Nacional de Biologia e Geologia. Contributos da Avaliação formativa para a inovação das práticas pedagógicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2011/12/15
Concluído
Administração Escolar (Especialização pós-licenciatura)
Instituto Superior de Educação e Trabalho, Portugal
2010/10/14
Concluído
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Especialização pós-licenciatura)
Instituto Superior de Educação e Trabalho, Portugal
2002
Concluído
Ensino de Geologia e Biologia (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"Resolução de Problemas na aprendizagem da Biologia: Um estudo com alunos do 10.º ano do Ensino Secundário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1997
Concluído
Biologia (Licenciatura)
Especialização em Ramo de Formação Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/03 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018/10 - 2023/01 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2001/02 - 2004/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Scientix Ambassador EUN Partnership AISBL, Bélgica
2014/11 - Atual Coordenador do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal
2014/11 - Atual Coordenador da Área Disciplinar de Ciências Naturais Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal
2014/11 - Atual Membro da Secção de Avaliação do Desempenho Docente (SADD) do Conselho Pedagógico Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal
2014 - Atual Avaliador Interno (Avaliação do Desempenho Docente) Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal
2014 - Atual Avaliador Externo (Avaliação do Desempenho Docente) Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal
2006 - Atual Colaborador Externo - Supervisor do processo de classificação do Exame Final Nacional de Biologia e Geologia (11.º ano) Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Portugal
2003 - Atual Formador creditado com o certificado de registo CCPFC/RFO-15598/03 Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
1996 - Atual Diretor de Turma Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2020 - 2022 Coordenador da Equipa Científico-Pedagógica de Avaliação e Certificação de Manuais Escolares de Biologia e Geologia Direção-Geral da Educação (DGE), Portugal
2020/07 - 2021/06 Vice-Presidente da Direção Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal
2020/07 - 2021/06 Diretor do Centro de Formação “A Terra e a Vida" Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal
2018 - 2021 Membro do Conselho Redatorial da Revista (Boletim) da APPBG Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal
2017/08 - 2020/09 Microsoft Innovative Educator Expert Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal
2018/03 - 2020/07 Vogal da Direção Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal
2018 - 2019 Coordenador das Equipas de Autores e Coautor das Aprendizagens Essenciais das disciplinas de Biologia e Geologia do Ensino Secundário Regular e Profissional Direção-Geral da Educação (DGE), Portugal
2010/09 - 2011/08 Mediador nos Cursos EFA – Educação e Formação de Adultos Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09 - Atual Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal
2006/09 - 2009/08 Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, Portugal
2005/09 - 2006/08 Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) Agrupamento de Escolas de José Relvas, Portugal
2003/09 - 2005/08 Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) Agrupamento de Escolas da Chamusca, Portugal
2001/09 - 2003/08 Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) Agrupamento de Escolas n.º 1 de Abrantes, Portugal
1999/09 - 2001/08 Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) Agrupamento de Escolas dos Templários, Portugal
1997/09 - 1999/08 Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) Agrupamento de Escolas Gil Paes, Portugal
1996/09 - 1997/08 Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) Agrupamento de Escolas de Pombal, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - Atual Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) - Agrupamento de Escolas de Alcanena
Em curso
2021/05 - 2022/07 Projeto-piloto nacional PAR (Projeto de Acompanhamento dos Relatórios de Avaliação Externa)
Membro da equipa
Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Portugal
Concluído
2018/01 - 2020/10 Boosting European citizens knowledge and awareness of bioeconomy (BLOOM)
Support Teacher
EUN Partnership AISBL, Bélgica
Concluído
2018 - 2020 L2C – Learning Leadership for Change
Membro da equipa
EUN Partnership AISBL, Bélgica
Concluído
2019 - 2019 STEM School Label
Responsável pela candidatura
EUN Partnership AISBL, Bélgica
Concluído
2017 - 2018 Projeto-piloto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) - Agrupamento de Escolas de Alcanena
Direção-Geral da Educação (DGE), Portugal
Concluído
2016 - 2017 CO-LAB (Collaborative Education Lab)
Membro da equipa
EUN Partnership AISBL, Bélgica
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Fradique, J. & Maia, R. (2020). A Flexibilidade Curricular no ensino secundário: um exemplo de projeto científico interd. "A Flexibilidade Curricular no ensino secundário: um exemplo de projeto científico interdisciplinar.". Boletim n.º 34 da Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia (APPBG) 34 (2020): 28-31. http://www.appbg.pt/files/BoletimAPPBG_N34.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Cohen, A. C. & Fradique, J. (2019). Autonomia e flexibilidade curricular no Agrupamento de Escolas de Alcanena. Educação. "Autonomia e flexibilidade curricular no Agrupamento de Escolas de Alcanena". Educação Inclusiva 9 2 (2019): 20-27.
    Acesso aberto • Publicado
Livro
  1. Cohen, A. C. & Fradique, J. (2018). Guia da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Lisboa: Raiz Editora.. Guia da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Lisboa, Portugal: Raiz Editora. 2018.
Poster em conferência
  1. Azevedo, M. & Fradique, J. (2023). "ROLL IN STONES How to get students excited about studying rocks". Trabalho apresentado em Trabalho apresentado em EGU General Assembly, Vienna, Austria, 2023.
  2. Fradique, J. (2022). "CurtAlgas – A BioEconomy Project". Trabalho apresentado em Trabalho apresentado na 4th International Scientix Conference, 2022.
  3. Mendes, A.; Oliveira, J.; Fradique, J. (2019). "Plate Tectonics: an example of knowledge construction using diferent scales". Trabalho apresentado em Trabalho apresentado em EGU General Assembly, Vienna, Austria, 2019.
Recurso online
  1. Azevedo, M.; Fradique, J.; Podolsky, S. M.; Pelehov, V. (2020). The BLOOM School Box. Future Classroom Scenario. Buildin. The BLOOM School Box. Future Classroom Scenario. Building a new environmental future. 2020. https://bloom-bioeconomy.eu/wp-content/uploads/2019/02/BLOOM-LS-TEAM3-Building-online.pdf.
Resumo em conferência
  1. Miguel, J. M. M.; Vieira, G. N.; Calado, R. C. C.; Fradique, J. (2024). "CurtiPol: transformação de desperdícios da indústria dos curtumes em biopolímeros sustentáveis". Trabalho apresentado em Biofase – I Congresso de Investigação em Bioengenharia no Ensino Secundário, Porto, 2024.
    Publicado
  2. Azevedo, M. & Fradique, J. (2023). "ROLL IN STONES How to get students excited about studying rocks". Trabalho apresentado em EGU General Assembly 2023, Vienna, Austria, Vienna, 2023.
    Publicado
  3. Mendes, A.; Oliveira, J.; Fradique, J. (2019). "Plate tectonics: an example of knowledge construction using different scales". Trabalho apresentado em EGU General Assembly, Vienna, Austria, Vienna, 2019.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/05/24 CurtiPol: transformação de desperdícios da indústria dos curtumes em biopolímeros sustentáveis Biofase – I Congresso de Investigação em Bioengenharia no Ensino Secundário
Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2019/11/22 Teaching STEM with bioeconomy Scientix Webinar
European Schoolnet (Bruxelas, Bélgica)
2019/03/16 Experiências de Flexibilidade Curricular em Matemática e Ciências I Encontro de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2018/10/10 Autonomia e Flexibilidade Curricular Sessão / Conferência de apresentação do livro
Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (Torres Novas, Portugal)
2018/09/10 Flexibilidade e Integração Curricular: novos desafios para a educação no século XXI V Encontro do Centro de Formação da Associação de Escolas Rómulo de Carvalho
Escola Secundária José Saramago (Mafra, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2025/02 - 2025/06 Turismo de Natureza na Quinta do Lagoalva
Orientador
Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2025/02 - 2025/06 A Re.Volta da Cascas e do Caroço
Orientador
Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2025/02 - 2025/06 Passaporte da quinta
Orientador
Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2024/02 - 2024/06 Azeite da Quinta – sabor do olival
Coorientador
Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2024/02 - 2024/06 GIRObio
Orientador
Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023/02 - 2023/06 Centro Azul da Foz do Lizandro
Orientador
Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023/02 - 2023/06 Educação Ambiental na Paisagem Protegida Local da Serra do Socorro e da Acheira
Orientador
Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023/02 - 2023/06 Educação para sustentabilidade
Orientador
Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023/02 - 2023/06 O impacto da Rede de Docentes na Educação Ambiental. À Descoberta do PAUL de Tornada.
Orientador
Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/04 - 2021/06 Organização do Curso de Formação “Ensino Experimental na Aprendizagem das Ciências Naturais (Biologia e Geologia)” (registo de acreditação CCPFC/ACC-110633/20), com a duração de 15 horas, que se realizou, em regime a distância, dinamizado pela formadora Margarida Oliveira (colaboradora do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) e docente no Agrupamento de Escolas de Artur Gonçalves, Torres Novas). (2021/04 - 2021/06)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal
2021/04 - 2021/05 Organização do Congresso “Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação – tendências e perspetivas”. (2021/04 - 2021/05)
Congresso (Coorganizador)
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal
2021/02 - 2021/04 Organização do Curso de Formação “Propostas de trabalho interdisciplinares em Ciências e Matemática” (registo de acreditação CCPFC/ACC-110331/21), com a duração de 15 horas, que se realizou, em regime b- learning, dinamizado pelos formadores Bento Cavadas, Elisabete Linhares, Maria Clara Martins, Marisa Correia, Nelson Mestrinho, Neusa Branco, Raquel Santos, Susana Colaço (docentes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém). (2021/02 - 2021/04)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal
2021/01 - 2021/03 Organização do Curso de Formação “Geologia Urbana – Potencialidades Educativas” (registo de acreditação CCPFC/ACC-109687/20), com a duração de 25 horas, que se realizou, em regime a distância, dinamizado pelos formadores Dorinda Rebelo (Agrupamento de Escolas de Estarreja), Margarida Morgado (Escola Secundária de Viriato, Viseu), Paula Minhoto (Agrupamento de Escolas de Emídio Garcia, Bragança), Luís Rodrigues (Diretor Executivo do Centro Ciência Viva de Lagos). (2021/01 - 2021/03)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal
2020/12 - 2021/01 Organização do Curso de Formação “Laboratórios Virtuais no Ensino Experimental das Ciências” (registo de acreditação CCPFC/ACC-109377/20), com a duração de 15 horas, em regime a distância, em três turmas, dinamizado pela formadora Marisa Correia (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém). (2020/12 - 2021/01)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal
2020/11 - 2021/01 Organização do Curso de Formação “Atualização Científica em Temas de Biologia – 11.º Ano – Ensino Secundário” (registo de acreditação CCPFC/ACC-109424/20), com a duração de 25 horas, que se realizou, em regime a distância, dinamizado por docentes e investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (Universidade do Porto), do Departamento de Genética Humana (Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge) e do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. (2020/11 - 2021/01) Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal
2020/11 - 2021/01 Organização do Curso de Formação “Atualização Científica em Temas de Geologia – 10.º Ano – Ensino Secundário” (registo de acreditação CCPFC/ACC-109424/20), com a duração de 25 horas, em regime a distância, dinamizado por docentes universitários do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. (2020/11 - 2021/01)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2025/06/25 Leiria Sem Invasoras - Quinta da Gordalina
Arguente principal
Rafael Barros Cabete (Outro)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2025/06/25 Santarém a Compostar
Arguente principal
Bruno Filipe Costa Sobrado Fernandes (Outro)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2024/06/20 Eco-Freguesias XXI
Arguente principal
Carolina Benzinho Rodrigues (Outro)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023/07/12 Procedimento de Serviços dos Ecossistemas na Altri Florestal
Arguente principal
Ângela Maria Martins Varino (Outro)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023/07/12 Safari Check
Arguente
Beatriz Sardico Capucho (Outro)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/10/01 - Atual Ambiente e Património Geológico Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - Atual Ecoturismo Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - Atual Sociedade e Ambiente Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - Atual Educação, Saúde e Ambiente Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - Atual Temas de Ciências Físicas e Naturais Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - Atual Educação Ambiental e Divulgação Científica para Crianças e Jovens Curso Técnico Superior Profissional de Acompanhamento de Crianças e jovens (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1996 - Atual Biologia e Geologia (10.º e 11.º anos de escolaridade) no Ensino Secundário. Ciências Naturais (7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade) no Ensino Básico. (Ensino secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2020/01 - 2020/12 Dinamização, no Agrupamento de Escolas de Alcanena, dos workshops “Avaliação Pedagógica” e “Plano de Capacitação Digital do Agrupamento de Escolas de Alcanena – potencialidades do Teams da Microsoft 365”, integrados na ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Práticas e ações indutoras de sucesso educativo” (registo de acreditação CCPFC/ACC-106069/19) destinado a todos os professores do Agrupamento de Escolas de Alcanena, com a duração de 25 horas. A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. Formação contínua na modalidade de Curso de Formação Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal
2018/04 - 2018/07 Dinamização, no Agrupamento de Escolas de Alcanena, do workshop “Projetos Inovadores”, integrado na ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Repensar a Escola: da flexibilização curricular às metodologias ativas” (registo de acreditação CCPFC/ACC-92908/17) destinado a todos os professores do Agrupamento de Escolas de Alcanena, com a duração de 25 horas. A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. Formação contínua na modalidade de Curso de Formação Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal
2018/01 - 2018/07 Dinamização, na Escola Básica e Secundária de Vila Nova da Barquinha, da ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Ambientes Educativos Inovadores” (registo de acreditação CCPFC/ACC-89423/17) destinado a professores representantes de todas as áreas disciplinares do Agrupamento de Escolas da Barquinha, com a duração de 50 horas (25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo). A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. Formação contínua na modalidade de Curso de Formação Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal
2018/01 - 2018/07 Dinamização, na Escola Básica e Secundária da Chamusca, da ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Ambientes Educativos Inovadores” (registo de acreditação CCPFC/ACC-89423/17) destinado a professores representantes de todas as áreas disciplinares do Agrupamento de Escolas da Chamusca, com a duração de 50 horas (25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo). A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. Formação contínua na modalidade de Curso de Formação Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal
2017/06 - 2017/10 Dinamização, no Agrupamento de Escolas de Alcanena, da ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem” (registo de acreditação CCPFC/ACC-89681/17) destinado a professores representantes de todas as áreas disciplinares do Agrupamento de Escolas de Alcanena, com a duração 25 horas presenciais. A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. Formação contínua na modalidade de Curso de Formação Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal
2017/02 - 2017/06 Dinamização, na Escola ES/3 do Entroncamento, da ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Ambientes Educativos Inovadores” (registo de acreditação CCPFC/ACC-89423/17) destinado a professores representantes de todas as áreas disciplinares do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, com a duração de 50 horas (25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo). A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. Formação contínua na modalidade de Curso de Formação Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal
2016/02 - 2016/07 Dinamização, no Agrupamento de Escolas de Alcanena, do workshop “Utilização dos tablets em sala de aula”, integrado na ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Repensar a Escola: da motivação e integração ao digital” (registo de acreditação CCPFC/ACC-85307/16) destinado a todos os professores do Agrupamento de Escolas de Alcanena, com a duração de 25 horas. A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. Formação contínua na modalidade de Curso de Formação Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal
2014/03 - 2014/07 Dinamização, no Agrupamento de Escolas de Alcanena, do workshop “Ciência no Pré-Escolar e 1.º Ciclo”, integrado na ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Refletir em conjunto para mudar as práticas e a Escola – desenvolvimento e articulação curricular” (registo de acreditação CCPFC/ACC-76525/14) destinado a todos os professores do Agrupamento de Escolas de Alcanena, com a duração de 25 horas. A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. Formação contínua na modalidade de Curso de Formação Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal
2013/04 - 2013/09 Dinamização, em regime a distância, da ação de formação contínua na modalidade de Oficina de Formação “Itens e critérios: definição, construção e aplicação” (registo de acreditação CCPFC/ACC-73975/13) destinada a professores do Grupo 520 (Biologia e Geologia) de todo o distrito de Santarém, com a duração de 45 horas (15 horas em e-learning e 30 horas de trabalho autónomo). A entidade formadora foi o Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE/IAVE). Formação contínua na modalidade de Oficina de Formação Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Portugal
2012/11 - 2013/05 Dinamização, na Escola ES/3 de Dr. Solano de Abreu, em Abrantes, e na Escola ES/3 do Entroncamento, da ação de formação contínua na modalidade de Oficina de Formação “Inovação das práticas de ensino e avaliação em Biologia e Geologia do Ensino Secundário” (registo de acreditação CCPFC/ACC-70912/12) destinada a professores do Grupo 520 (Biologia e Geologia) de todo o distrito de Santarém, com a duração de 50 horas (25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo). A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. Formação contínua na modalidade de Oficina de Formação Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal
2012/05 - 2012/09 Dinamização, em regime distância, da ação de formação contínua na modalidade de Oficina de Formação “Avaliação: funções e práticas” (registo de acreditação CCPFC/ACC-69410/12) destinada a professores do Grupo 520 (Biologia e Geologia) de todo o distrito de Santarém, com a duração de 45 horas (15 horas em e-learning e 30 horas de trabalho autónomo). A entidade formadora foi o Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE/IAVE). Formação contínua na modalidade de Oficina de Formação Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Portugal
2011/06 - 2011/06 Dinamização, na Escola ES/3 de Sá da Bandeira, em Santarém, da ação de formação contínua na modalidade de Oficina de Formação “Fiabilidade na classificação de respostas a itens de construção no contexto da avaliação externa das aprendizagens – Turma 2” (registo de acreditação CCPFC/ACC-65334/11) destinada aos classificadores de Biologia e Geologia do Agrupamento de Exames da Lezíria e Médio Tejo, com a duração de 45 horas (15 horas presenciais e 30 horas não presenciais). A entidade formadora foi o Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE/IAVE). Formação contínua na modalidade de Oficina de Formação Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Portugal
2011/03 - 2011/03 Dinamização, na Escola ES/3 de Sá da Bandeira, em Santarém, da ação de formação contínua na modalidade de Oficina de Formação “Fiabilidade na classificação de respostas a itens de construção no contexto da avaliação externa das aprendizagens – Turma 1” (registo de acreditação CCPFC/ACC-65334/11) destinada aos classificadores de Biologia e Geologia do Agrupamento de Exames da Lezíria e Médio Tejo, com a duração de 45 horas (15 horas presenciais e 30 horas não presenciais). A entidade formadora foi o Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE/IAVE). Formação contínua na modalidade de Oficina de Formação Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Portugal
2009/06 - 2009/07 Dinamização, na Escola ES/3 do Entroncamento, da ação de formação contínua na modalidade de Oficina de Formação “Construção de materiais didáticos para o ensino das Ciências da Natureza baseadas no desenvolvimento de competências” (registo de acreditação n.º CCPFC/ACC-50228/08). com a duração de 25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo, destinada a Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico, do Grupo 230 (Matemática e Ciências da Natureza). A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. Formação contínua na modalidade de Oficina de Formação Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal
2008 - 2009 Foi formador, no Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, em Tomar, no âmbito do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (129 horas: 39 horas de sessões de grupo + 90 horas de sessões de acompanhamento), desenvolvido pelo Ministério da Educação, através da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, DGIDC, e em articulação com a Escola Superior de Educação de Santarém. Programa de Formação Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2007 - 2008 Foi formador, no Agrupamento de Escolas de Alcanede, no âmbito do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (72 horas: 36 horas de sessões de grupo + 36 horas de sessões de acompanhamento), desenvolvido pelo Ministério da Educação, através da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, DGIDC, e em articulação com a Escola Superior de Educação de Santarém. Programa de Formação Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2006 - 2006 Integrou uma bolsa de formadores, do Departamento do Ensino Secundário do Ministério da Educação, no âmbito da implementação dos novos programas homologados da disciplina de Biologia e Geologia do Ensino Secundário. Programa de Formação Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2003/10/01 - 2004/07/31 Ciências da Natureza Licenciaturas: Educação de Infância; Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico; Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico (variante de Matemática e Ciências da Natureza e variante de Educação Visual e Tecnológica) (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2002/10/08 - 2004/07/31 Ciências da Natureza Licenciaturas: Educação de Infância; Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico; Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico (variante de Matemática e Ciências da Natureza e variante de Educação Visual e Tecnológica) (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2001/02/08 - 2001/07/31 Ciências da Natureza Licenciaturas: Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico (variante de Educação Física e variante de Educação Musical). (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Distinções

Prémio

2024 Prémio de Inovação | BIOFASE
Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, Portugal
2023 Arrisca C – Concurso de Ideias de Negócio - 1.º vencedor na categoria Inovação Júnior
Universidade de Coimbra, Portugal
2023 Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio - 1.º vencedor na categoria Trabalhos de Âmbito Escolar
CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social), Portugal
2022 Atlântico Júnior - 2.º lugar
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Portugal

Ciência Viva, Portugal
2021 International Schools Essay Competition
2020 EcoBiesel - Melhor Projeto Internacional do "International LUMA StarT Award 2020"
Universidade de Helsínquia, Finlândia
2018 EcoChange - Melhor Projeto Internacional do "International LUMA StarT Award 2018"
Universidade de Helsínquia, Finlândia
2018 Eucalygrape Leather - 2.º Prémio - Concurso “FCT NOVA Challenge"
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018 EcoChange - Prémio Melhor Mostra do Concurso “Switch Up”
Fundação Galp, Portugal
2018 1.º Prémio do Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas
Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Portugal
2018 Arrisca C – Concurso de Ideias de Negócio - 1.º vencedor na categoria Inovação Júnior
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 Concurso Regional “Ideias de Negócio nas Escolas"
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Portugal
2015 Concurso “INOVA” - 1.º lugar
Direção-Geral da Educação (DGE), Portugal