Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- José Luís Chasqueira Fradique
Nomes de citação
- Fradique, José
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7F1F-BD44-8FA5
- ORCID iD
- 0009-0005-0485-1296
Endereços de correio eletrónico
- jose.fradique@ese.ipsantarem.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2023/01/06
Concluído
|
Ciências da Educação (Título de especialista)
Especialização em Didática das Ciências
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
|
|
2011 - 2015
Frequentou
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Avaliação Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"O efeito backwash do Exame Nacional de Biologia e Geologia. Contributos da Avaliação formativa para a inovação das práticas
pedagógicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
|
2011/12/15
Concluído
|
Administração Escolar (Especialização pós-licenciatura)
Instituto Superior de Educação e Trabalho, Portugal
|
|
|
2010/10/14
Concluído
|
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Especialização pós-licenciatura)
Instituto Superior de Educação e Trabalho, Portugal
|
|
|
2002
Concluído
|
Ensino de Geologia e Biologia (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"Resolução de Problemas na aprendizagem da Biologia: Um estudo com alunos do 10.º ano do Ensino Secundário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
|
1997
Concluído
|
Biologia (Licenciatura)
Especialização em Ramo de Formação Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2023/03 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
| 2018/10 - 2023/01 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
| 2001/02 - 2004/07 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Cargos e Funções
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2018 - Atual | Scientix Ambassador | EUN Partnership AISBL, Bélgica |
| 2014/11 - Atual | Coordenador do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais | Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal |
| 2014/11 - Atual | Coordenador da Área Disciplinar de Ciências Naturais | Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal |
| 2014/11 - Atual | Membro da Secção de Avaliação do Desempenho Docente (SADD) do Conselho Pedagógico | Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal |
| 2014 - Atual | Avaliador Interno (Avaliação do Desempenho Docente) | Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal |
| 2014 - Atual | Avaliador Externo (Avaliação do Desempenho Docente) | Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal |
| 2006 - Atual | Colaborador Externo - Supervisor do processo de classificação do Exame Final Nacional de Biologia e Geologia (11.º ano) | Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Portugal |
| 2003 - Atual | Formador creditado com o certificado de registo CCPFC/RFO-15598/03 | Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
| 1996 - Atual | Diretor de Turma | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
| 2020 - 2022 | Coordenador da Equipa Científico-Pedagógica de Avaliação e Certificação de Manuais Escolares de Biologia e Geologia | Direção-Geral da Educação (DGE), Portugal |
| 2020/07 - 2021/06 | Vice-Presidente da Direção | Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal |
| 2020/07 - 2021/06 | Diretor do Centro de Formação “A Terra e a Vida" | Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal |
| 2018 - 2021 | Membro do Conselho Redatorial da Revista (Boletim) da APPBG | Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal |
| 2017/08 - 2020/09 | Microsoft Innovative Educator Expert | Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal |
| 2018/03 - 2020/07 | Vogal da Direção | Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal |
| 2018 - 2019 | Coordenador das Equipas de Autores e Coautor das Aprendizagens Essenciais das disciplinas de Biologia e Geologia do Ensino Secundário Regular e Profissional | Direção-Geral da Educação (DGE), Portugal |
| 2010/09 - 2011/08 | Mediador nos Cursos EFA – Educação e Formação de Adultos | Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal |
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2009/09 - Atual | Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) | Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal |
| 2006/09 - 2009/08 | Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) | Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, Portugal |
| 2005/09 - 2006/08 | Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) | Agrupamento de Escolas de José Relvas, Portugal |
| 2003/09 - 2005/08 | Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) | Agrupamento de Escolas da Chamusca, Portugal |
| 2001/09 - 2003/08 | Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) | Agrupamento de Escolas n.º 1 de Abrantes, Portugal |
| 1999/09 - 2001/08 | Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) | Agrupamento de Escolas dos Templários, Portugal |
| 1997/09 - 1999/08 | Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) | Agrupamento de Escolas Gil Paes, Portugal |
| 1996/09 - 1997/08 | Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) | Agrupamento de Escolas de Pombal, Portugal |
Projetos
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2021 - Atual | Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) - Agrupamento de Escolas de Alcanena |
Em curso
|
| 2021/05 - 2022/07 | Projeto-piloto nacional PAR (Projeto de Acompanhamento dos Relatórios de Avaliação Externa)
Membro da equipa
Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Portugal
|
Concluído
|
| 2018/01 - 2020/10 | Boosting European citizens knowledge and awareness of bioeconomy (BLOOM)
Support Teacher
EUN Partnership AISBL, Bélgica
|
Concluído
|
| 2018 - 2020 | L2C – Learning Leadership for Change
Membro da equipa
EUN Partnership AISBL, Bélgica
|
Concluído
|
| 2019 - 2019 | STEM School Label
Responsável pela candidatura
EUN Partnership AISBL, Bélgica
|
Concluído
|
| 2017 - 2018 | Projeto-piloto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) - Agrupamento de Escolas de Alcanena
Direção-Geral da Educação (DGE), Portugal
|
Concluído
|
| 2016 - 2017 | CO-LAB (Collaborative Education Lab)
Membro da equipa
EUN Partnership AISBL, Bélgica
|
Concluído
|
Produções
Publicações
| Artigo em revista |
|
| Livro |
|
| Poster em conferência |
|
| Recurso online |
|
| Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
|---|---|---|
| 2024/05/24 | CurtiPol: transformação de desperdícios da indústria dos curtumes em biopolímeros sustentáveis | Biofase – I Congresso de Investigação em Bioengenharia no Ensino Secundário
Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
| 2019/11/22 | Teaching STEM with bioeconomy | Scientix Webinar
European Schoolnet (Bruxelas, Bélgica)
|
| 2019/03/16 | Experiências de Flexibilidade Curricular em Matemática e Ciências | I Encontro de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
|
| 2018/10/10 | Autonomia e Flexibilidade Curricular | Sessão / Conferência de apresentação do livro
Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (Torres Novas, Portugal)
|
| 2018/09/10 | Flexibilidade e Integração Curricular: novos desafios para a educação no século XXI | V Encontro do Centro de Formação da Associação de Escolas Rómulo de Carvalho
Escola Secundária José Saramago (Mafra, Portugal)
|
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2025/02 - 2025/06 | Turismo de Natureza na Quinta do Lagoalva
Orientador
|
Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
| 2025/02 - 2025/06 | A Re.Volta da Cascas e do Caroço
Orientador
|
Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
| 2025/02 - 2025/06 | Passaporte da quinta
Orientador
|
Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
| 2024/02 - 2024/06 | Azeite da Quinta – sabor do olival
Coorientador
|
Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
| 2024/02 - 2024/06 | GIRObio
Orientador
|
Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
| 2023/02 - 2023/06 | Centro Azul da Foz do Lizandro
Orientador
|
Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
| 2023/02 - 2023/06 | Educação Ambiental na Paisagem Protegida Local da Serra do Socorro e da Acheira
Orientador
|
Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
| 2023/02 - 2023/06 | Educação para sustentabilidade
Orientador
|
Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
| 2023/02 - 2023/06 | O impacto da Rede de Docentes na Educação Ambiental. À Descoberta do PAUL de Tornada.
Orientador
|
Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2021/04 - 2021/06 | Organização do Curso de Formação “Ensino Experimental na Aprendizagem das Ciências Naturais (Biologia e Geologia)” (registo
de acreditação CCPFC/ACC-110633/20), com a duração de 15 horas, que se realizou, em regime a distância, dinamizado pela formadora
Margarida Oliveira (colaboradora do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) e docente no Agrupamento de Escolas de Artur Gonçalves,
Torres Novas). (2021/04 - 2021/06)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal |
| 2021/04 - 2021/05 | Organização do Congresso “Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação – tendências e perspetivas”. (2021/04 - 2021/05)
Congresso (Coorganizador)
|
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal |
| 2021/02 - 2021/04 | Organização do Curso de Formação “Propostas de trabalho interdisciplinares em Ciências e Matemática” (registo de acreditação
CCPFC/ACC-110331/21), com a duração de 15 horas, que se realizou, em regime b- learning, dinamizado pelos formadores Bento
Cavadas, Elisabete Linhares, Maria Clara Martins, Marisa Correia, Nelson Mestrinho, Neusa Branco, Raquel Santos, Susana Colaço
(docentes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém). (2021/02 - 2021/04)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal |
| 2021/01 - 2021/03 | Organização do Curso de Formação “Geologia Urbana – Potencialidades Educativas” (registo de acreditação CCPFC/ACC-109687/20),
com a duração de 25 horas, que se realizou, em regime a distância, dinamizado pelos formadores Dorinda Rebelo (Agrupamento
de Escolas de Estarreja), Margarida Morgado (Escola Secundária de Viriato, Viseu), Paula Minhoto (Agrupamento de Escolas de
Emídio Garcia, Bragança), Luís Rodrigues (Diretor Executivo do Centro Ciência Viva de Lagos). (2021/01 - 2021/03)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal |
| 2020/12 - 2021/01 | Organização do Curso de Formação “Laboratórios Virtuais no Ensino Experimental das Ciências” (registo de acreditação CCPFC/ACC-109377/20),
com a duração de 15 horas, em regime a distância, em três turmas, dinamizado pela formadora Marisa Correia (Escola Superior
de Educação do Instituto Politécnico de Santarém). (2020/12 - 2021/01)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal |
| 2020/11 - 2021/01 | Organização do Curso de Formação “Atualização Científica em Temas de Biologia – 11.º Ano – Ensino Secundário” (registo de acreditação CCPFC/ACC-109424/20), com a duração de 25 horas, que se realizou, em regime a distância, dinamizado por docentes e investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (Universidade do Porto), do Departamento de Genética Humana (Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge) e do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. (2020/11 - 2021/01) | Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal |
| 2020/11 - 2021/01 | Organização do Curso de Formação “Atualização Científica em Temas de Geologia – 10.º Ano – Ensino Secundário” (registo de
acreditação CCPFC/ACC-109424/20), com a duração de 25 horas, em regime a distância, dinamizado por docentes universitários
do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio
de Janeiro, da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências
da Universidade de Lisboa. (2020/11 - 2021/01)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal |
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2025/06/25 | Leiria Sem Invasoras - Quinta da Gordalina
Arguente principal
|
Rafael Barros Cabete (Outro)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
| 2025/06/25 | Santarém a Compostar
Arguente principal
|
Bruno Filipe Costa Sobrado Fernandes (Outro)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
| 2024/06/20 | Eco-Freguesias XXI
Arguente principal
|
Carolina Benzinho Rodrigues (Outro)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
| 2023/07/12 | Procedimento de Serviços dos Ecossistemas na Altri Florestal
Arguente principal
|
Ângela Maria Martins Varino (Outro)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
| 2023/07/12 | Safari Check
Arguente
|
Beatriz Sardico Capucho (Outro)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2018/10/01 - Atual | Ambiente e Património Geológico | Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
| 2018 - Atual | Ecoturismo | Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
| 2018 - Atual | Sociedade e Ambiente | Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
| 2018 - Atual | Educação, Saúde e Ambiente | Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
| 2018 - Atual | Temas de Ciências Físicas e Naturais | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
| 2018 - Atual | Educação Ambiental e Divulgação Científica para Crianças e Jovens | Curso Técnico Superior Profissional de Acompanhamento de Crianças e jovens (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
| 1996 - Atual | Biologia e Geologia (10.º e 11.º anos de escolaridade) no Ensino Secundário. Ciências Naturais (7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade) no Ensino Básico. | (Ensino secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
| 2020/01 - 2020/12 | Dinamização, no Agrupamento de Escolas de Alcanena, dos workshops “Avaliação Pedagógica” e “Plano de Capacitação Digital do Agrupamento de Escolas de Alcanena – potencialidades do Teams da Microsoft 365”, integrados na ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Práticas e ações indutoras de sucesso educativo” (registo de acreditação CCPFC/ACC-106069/19) destinado a todos os professores do Agrupamento de Escolas de Alcanena, com a duração de 25 horas. A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. | Formação contínua na modalidade de Curso de Formação | Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal |
| 2018/04 - 2018/07 | Dinamização, no Agrupamento de Escolas de Alcanena, do workshop “Projetos Inovadores”, integrado na ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Repensar a Escola: da flexibilização curricular às metodologias ativas” (registo de acreditação CCPFC/ACC-92908/17) destinado a todos os professores do Agrupamento de Escolas de Alcanena, com a duração de 25 horas. A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. | Formação contínua na modalidade de Curso de Formação | Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal |
| 2018/01 - 2018/07 | Dinamização, na Escola Básica e Secundária de Vila Nova da Barquinha, da ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Ambientes Educativos Inovadores” (registo de acreditação CCPFC/ACC-89423/17) destinado a professores representantes de todas as áreas disciplinares do Agrupamento de Escolas da Barquinha, com a duração de 50 horas (25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo). A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. | Formação contínua na modalidade de Curso de Formação | Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal |
| 2018/01 - 2018/07 | Dinamização, na Escola Básica e Secundária da Chamusca, da ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Ambientes Educativos Inovadores” (registo de acreditação CCPFC/ACC-89423/17) destinado a professores representantes de todas as áreas disciplinares do Agrupamento de Escolas da Chamusca, com a duração de 50 horas (25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo). A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. | Formação contínua na modalidade de Curso de Formação | Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal |
| 2017/06 - 2017/10 | Dinamização, no Agrupamento de Escolas de Alcanena, da ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem” (registo de acreditação CCPFC/ACC-89681/17) destinado a professores representantes de todas as áreas disciplinares do Agrupamento de Escolas de Alcanena, com a duração 25 horas presenciais. A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. | Formação contínua na modalidade de Curso de Formação | Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal |
| 2017/02 - 2017/06 | Dinamização, na Escola ES/3 do Entroncamento, da ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Ambientes Educativos Inovadores” (registo de acreditação CCPFC/ACC-89423/17) destinado a professores representantes de todas as áreas disciplinares do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, com a duração de 50 horas (25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo). A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. | Formação contínua na modalidade de Curso de Formação | Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal |
| 2016/02 - 2016/07 | Dinamização, no Agrupamento de Escolas de Alcanena, do workshop “Utilização dos tablets em sala de aula”, integrado na ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Repensar a Escola: da motivação e integração ao digital” (registo de acreditação CCPFC/ACC-85307/16) destinado a todos os professores do Agrupamento de Escolas de Alcanena, com a duração de 25 horas. A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. | Formação contínua na modalidade de Curso de Formação | Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal |
| 2014/03 - 2014/07 | Dinamização, no Agrupamento de Escolas de Alcanena, do workshop “Ciência no Pré-Escolar e 1.º Ciclo”, integrado na ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Refletir em conjunto para mudar as práticas e a Escola – desenvolvimento e articulação curricular” (registo de acreditação CCPFC/ACC-76525/14) destinado a todos os professores do Agrupamento de Escolas de Alcanena, com a duração de 25 horas. A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. | Formação contínua na modalidade de Curso de Formação | Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal |
| 2013/04 - 2013/09 | Dinamização, em regime a distância, da ação de formação contínua na modalidade de Oficina de Formação “Itens e critérios: definição, construção e aplicação” (registo de acreditação CCPFC/ACC-73975/13) destinada a professores do Grupo 520 (Biologia e Geologia) de todo o distrito de Santarém, com a duração de 45 horas (15 horas em e-learning e 30 horas de trabalho autónomo). A entidade formadora foi o Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE/IAVE). | Formação contínua na modalidade de Oficina de Formação | Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Portugal |
| 2012/11 - 2013/05 | Dinamização, na Escola ES/3 de Dr. Solano de Abreu, em Abrantes, e na Escola ES/3 do Entroncamento, da ação de formação contínua na modalidade de Oficina de Formação “Inovação das práticas de ensino e avaliação em Biologia e Geologia do Ensino Secundário” (registo de acreditação CCPFC/ACC-70912/12) destinada a professores do Grupo 520 (Biologia e Geologia) de todo o distrito de Santarém, com a duração de 50 horas (25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo). A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. | Formação contínua na modalidade de Oficina de Formação | Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal |
| 2012/05 - 2012/09 | Dinamização, em regime distância, da ação de formação contínua na modalidade de Oficina de Formação “Avaliação: funções e práticas” (registo de acreditação CCPFC/ACC-69410/12) destinada a professores do Grupo 520 (Biologia e Geologia) de todo o distrito de Santarém, com a duração de 45 horas (15 horas em e-learning e 30 horas de trabalho autónomo). A entidade formadora foi o Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE/IAVE). | Formação contínua na modalidade de Oficina de Formação | Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Portugal |
| 2011/06 - 2011/06 | Dinamização, na Escola ES/3 de Sá da Bandeira, em Santarém, da ação de formação contínua na modalidade de Oficina de Formação “Fiabilidade na classificação de respostas a itens de construção no contexto da avaliação externa das aprendizagens – Turma 2” (registo de acreditação CCPFC/ACC-65334/11) destinada aos classificadores de Biologia e Geologia do Agrupamento de Exames da Lezíria e Médio Tejo, com a duração de 45 horas (15 horas presenciais e 30 horas não presenciais). A entidade formadora foi o Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE/IAVE). | Formação contínua na modalidade de Oficina de Formação | Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Portugal |
| 2011/03 - 2011/03 | Dinamização, na Escola ES/3 de Sá da Bandeira, em Santarém, da ação de formação contínua na modalidade de Oficina de Formação “Fiabilidade na classificação de respostas a itens de construção no contexto da avaliação externa das aprendizagens – Turma 1” (registo de acreditação CCPFC/ACC-65334/11) destinada aos classificadores de Biologia e Geologia do Agrupamento de Exames da Lezíria e Médio Tejo, com a duração de 45 horas (15 horas presenciais e 30 horas não presenciais). A entidade formadora foi o Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE/IAVE). | Formação contínua na modalidade de Oficina de Formação | Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Portugal |
| 2009/06 - 2009/07 | Dinamização, na Escola ES/3 do Entroncamento, da ação de formação contínua na modalidade de Oficina de Formação “Construção de materiais didáticos para o ensino das Ciências da Natureza baseadas no desenvolvimento de competências” (registo de acreditação n.º CCPFC/ACC-50228/08). com a duração de 25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo, destinada a Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico, do Grupo 230 (Matemática e Ciências da Natureza). A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. | Formação contínua na modalidade de Oficina de Formação | Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal |
| 2008 - 2009 | Foi formador, no Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, em Tomar, no âmbito do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (129 horas: 39 horas de sessões de grupo + 90 horas de sessões de acompanhamento), desenvolvido pelo Ministério da Educação, através da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, DGIDC, e em articulação com a Escola Superior de Educação de Santarém. | Programa de Formação | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
| 2007 - 2008 | Foi formador, no Agrupamento de Escolas de Alcanede, no âmbito do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (72 horas: 36 horas de sessões de grupo + 36 horas de sessões de acompanhamento), desenvolvido pelo Ministério da Educação, através da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, DGIDC, e em articulação com a Escola Superior de Educação de Santarém. | Programa de Formação | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
| 2006 - 2006 | Integrou uma bolsa de formadores, do Departamento do Ensino Secundário do Ministério da Educação, no âmbito da implementação dos novos programas homologados da disciplina de Biologia e Geologia do Ensino Secundário. | Programa de Formação | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
| 2003/10/01 - 2004/07/31 | Ciências da Natureza | Licenciaturas: Educação de Infância; Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico; Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico (variante de Matemática e Ciências da Natureza e variante de Educação Visual e Tecnológica) (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
| 2002/10/08 - 2004/07/31 | Ciências da Natureza | Licenciaturas: Educação de Infância; Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico; Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico (variante de Matemática e Ciências da Natureza e variante de Educação Visual e Tecnológica) (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
| 2001/02/08 - 2001/07/31 | Ciências da Natureza | Licenciaturas: Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico (variante de Educação Física e variante de Educação Musical). (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Distinções
Prémio
| 2024 | Prémio de Inovação | BIOFASE
Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, Portugal
|
| 2023 | Arrisca C – Concurso de Ideias de Negócio - 1.º vencedor na categoria Inovação Júnior
Universidade de Coimbra, Portugal
|
| 2023 | Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio - 1.º vencedor na categoria Trabalhos de Âmbito Escolar
CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social), Portugal
|
| 2022 | Atlântico Júnior - 2.º lugar
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Portugal
Ciência Viva, Portugal |
| 2021 | International Schools Essay Competition |
| 2020 | EcoBiesel - Melhor Projeto Internacional do "International LUMA StarT Award 2020"
Universidade de Helsínquia, Finlândia
|
| 2018 | EcoChange - Melhor Projeto Internacional do "International LUMA StarT Award 2018"
Universidade de Helsínquia, Finlândia
|
| 2018 | Eucalygrape Leather - 2.º Prémio - Concurso “FCT NOVA Challenge"
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
| 2018 | EcoChange - Prémio Melhor Mostra do Concurso “Switch Up”
Fundação Galp, Portugal
|
| 2018 | 1.º Prémio do Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas
Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Portugal
|
| 2018 | Arrisca C – Concurso de Ideias de Negócio - 1.º vencedor na categoria Inovação Júnior
Universidade de Coimbra, Portugal
|
| 2015 | Concurso Regional “Ideias de Negócio nas Escolas"
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Portugal
|
| 2015 | Concurso “INOVA” - 1.º lugar
Direção-Geral da Educação (DGE), Portugal
|
