???global.info.a_carregar???
José Fradique é Licenciado em Biologia (Ramo de Formação Educacional) pela Universidade de Coimbra (1997), tendo concluído o Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia, em 2002, na Universidade de Aveiro. Detém o Título de Especialista em Ciências da Educação (Didática das Ciências) pelos Institutos Politécnicos de Santarém, Lisboa e Leiria. Possui Formação Especializada em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores e em Administração Escolar. É Professor Adjunto Convidado no Instituto Politécnico de Santarém e Professor de Carreira no Agrupamento de Escolas de Alcanena, desempenhando funções docentes, de coordenação pedagógica e de supervisão.
Identification

Personal identification

Full name
José Luís Chasqueira Fradique

Citation names

  • Fradique, José

Author identifiers

Ciência ID
7F1F-BD44-8FA5
ORCID iD
0009-0005-0485-1296

Email addresses

  • jose.fradique@ese.ipsantarem.pt (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
Education
Degree Classification
2023/01/06
Concluded
Ciências da Educação (Título de especialista)
Major in Didática das Ciências
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2015
Attended
Ciências da Educação (Doutoramento)
Major in Especialidade: Avaliação Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"O efeito backwash do Exame Nacional de Biologia e Geologia. Contributos da Avaliação formativa para a inovação das práticas pedagógicas" (THESIS/DISSERTATION)
2011/12/15
Concluded
Administração Escolar (Especialização pós-licenciatura)
Instituto Superior de Educação e Trabalho, Portugal
2010/10/14
Concluded
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Especialização pós-licenciatura)
Instituto Superior de Educação e Trabalho, Portugal
2002
Concluded
Ensino de Geologia e Biologia (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"Resolução de Problemas na aprendizagem da Biologia: Um estudo com alunos do 10.º ano do Ensino Secundário" (THESIS/DISSERTATION)
1997
Concluded
Biologia (Licenciatura)
Major in Ramo de Formação Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2023/03 - Current Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018/10 - 2023/01 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2001/02 - 2004/07 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2018 - Current Scientix Ambassador EUN Partnership AISBL, Belgium
2014/11 - Current Coordenador do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal
2014/11 - Current Coordenador da Área Disciplinar de Ciências Naturais Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal
2014/11 - Current Membro da Secção de Avaliação do Desempenho Docente (SADD) do Conselho Pedagógico Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal
2014 - Current Avaliador Interno (Avaliação do Desempenho Docente) Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal
2014 - Current Avaliador Externo (Avaliação do Desempenho Docente) Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal
2006 - Current Colaborador Externo - Supervisor do processo de classificação do Exame Final Nacional de Biologia e Geologia (11.º ano) Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Portugal
2003 - Current Formador creditado com o certificado de registo CCPFC/RFO-15598/03 Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
1996 - Current Diretor de Turma Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2020 - 2022 Coordenador da Equipa Científico-Pedagógica de Avaliação e Certificação de Manuais Escolares de Biologia e Geologia Direção-Geral da Educação (DGE), Portugal
2020/07 - 2021/06 Vice-Presidente da Direção Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal
2020/07 - 2021/06 Diretor do Centro de Formação “A Terra e a Vida" Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal
2018 - 2021 Membro do Conselho Redatorial da Revista (Boletim) da APPBG Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal
2017/08 - 2020/09 Microsoft Innovative Educator Expert Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal
2018/03 - 2020/07 Vogal da Direção Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal
2018 - 2019 Coordenador das Equipas de Autores e Coautor das Aprendizagens Essenciais das disciplinas de Biologia e Geologia do Ensino Secundário Regular e Profissional Direção-Geral da Educação (DGE), Portugal
2010/09 - 2011/08 Mediador nos Cursos EFA – Educação e Formação de Adultos Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2009/09 - Current Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) Agrupamento de Escolas de Alcanena, Portugal
2006/09 - 2009/08 Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, Portugal
2005/09 - 2006/08 Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) Agrupamento de Escolas de José Relvas, Portugal
2003/09 - 2005/08 Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) Agrupamento de Escolas da Chamusca, Portugal
2001/09 - 2003/08 Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) Agrupamento de Escolas n.º 1 de Abrantes, Portugal
1999/09 - 2001/08 Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) Agrupamento de Escolas dos Templários, Portugal
1997/09 - 1999/08 Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) Agrupamento de Escolas Gil Paes, Portugal
1996/09 - 1997/08 Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (Docente Ensinos Básico e Secundário) Agrupamento de Escolas de Pombal, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2021 - Current Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) - Agrupamento de Escolas de Alcanena
Ongoing
2021/05 - 2022/07 Projeto-piloto nacional PAR (Projeto de Acompanhamento dos Relatórios de Avaliação Externa)
Membro da equipa
Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Portugal
Concluded
2018/01 - 2020/10 Boosting European citizens knowledge and awareness of bioeconomy (BLOOM)
Support Teacher
EUN Partnership AISBL, Belgium
Concluded
2018 - 2020 L2C – Learning Leadership for Change
Membro da equipa
EUN Partnership AISBL, Belgium
Concluded
2019 - 2019 STEM School Label
Responsável pela candidatura
EUN Partnership AISBL, Belgium
Concluded
2017 - 2018 Projeto-piloto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) - Agrupamento de Escolas de Alcanena
Direção-Geral da Educação (DGE), Portugal
Concluded
2016 - 2017 CO-LAB (Collaborative Education Lab)
Membro da equipa
EUN Partnership AISBL, Belgium
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Cohen, A. C. & Fradique, J. (2018). Guia da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Lisboa: Raiz Editora.. Guia da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Lisboa, Portugal: Raiz Editora. 2018.
Conference abstract
  1. Miguel, J. M. M.; Vieira, G. N.; Calado, R. C. C.; Fradique, J. (2024). "CurtiPol: transformação de desperdícios da indústria dos curtumes em biopolímeros sustentáveis". Paper presented in Biofase – I Congresso de Investigação em Bioengenharia no Ensino Secundário, Porto, 2024.
    Published
  2. Azevedo, M. & Fradique, J. (2023). "ROLL IN STONES How to get students excited about studying rocks". Paper presented in EGU General Assembly 2023, Vienna, Austria, Vienna, 2023.
    Published
  3. Mendes, A.; Oliveira, J.; Fradique, J. (2019). "Plate tectonics: an example of knowledge construction using different scales". Paper presented in EGU General Assembly, Vienna, Austria, Vienna, 2019.
Conference poster
  1. Azevedo, M. & Fradique, J. (2023). "ROLL IN STONES How to get students excited about studying rocks". Paper presented in Trabalho apresentado em EGU General Assembly, Vienna, Austria, 2023.
  2. Fradique, J. (2022). "CurtAlgas – A BioEconomy Project". Paper presented in Trabalho apresentado na 4th International Scientix Conference, 2022.
  3. Mendes, A.; Oliveira, J.; Fradique, J. (2019). "Plate Tectonics: an example of knowledge construction using diferent scales". Paper presented in Trabalho apresentado em EGU General Assembly, Vienna, Austria, 2019.
Journal article
  1. Fradique, J. & Maia, R. (2020). A Flexibilidade Curricular no ensino secundário: um exemplo de projeto científico interd. "A Flexibilidade Curricular no ensino secundário: um exemplo de projeto científico interdisciplinar.". Boletim n.º 34 da Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia (APPBG) 34 (2020): 28-31. http://www.appbg.pt/files/BoletimAPPBG_N34.pdf.
    Open access • Published
  2. Cohen, A. C. & Fradique, J. (2019). Autonomia e flexibilidade curricular no Agrupamento de Escolas de Alcanena. Educação. "Autonomia e flexibilidade curricular no Agrupamento de Escolas de Alcanena". Educação Inclusiva 9 2 (2019): 20-27.
    Open access • Published
Online resource
  1. Azevedo, M.; Fradique, J.; Podolsky, S. M.; Pelehov, V. (2020). The BLOOM School Box. Future Classroom Scenario. Buildin. The BLOOM School Box. Future Classroom Scenario. Building a new environmental future. 2020. https://bloom-bioeconomy.eu/wp-content/uploads/2019/02/BLOOM-LS-TEAM3-Building-online.pdf.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/05/24 CurtiPol: transformação de desperdícios da indústria dos curtumes em biopolímeros sustentáveis Biofase – I Congresso de Investigação em Bioengenharia no Ensino Secundário
Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2019/11/22 Teaching STEM with bioeconomy Scientix Webinar
European Schoolnet (Bruxelas, Belgium)
2019/03/16 Experiências de Flexibilidade Curricular em Matemática e Ciências I Encontro de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2018/10/10 Autonomia e Flexibilidade Curricular Sessão / Conferência de apresentação do livro
Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (Torres Novas, Portugal)
2018/09/10 Flexibilidade e Integração Curricular: novos desafios para a educação no século XXI V Encontro do Centro de Formação da Associação de Escolas Rómulo de Carvalho
Escola Secundária José Saramago (Mafra, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2025/02 - 2025/06 Turismo de Natureza na Quinta do Lagoalva
Supervisor
Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Degree)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2025/02 - 2025/06 A Re.Volta da Cascas e do Caroço
Supervisor
Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Degree)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2025/02 - 2025/06 Passaporte da quinta
Supervisor
Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Degree)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2024/02 - 2024/06 Azeite da Quinta – sabor do olival
Co-supervisor
Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Degree)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2024/02 - 2024/06 GIRObio
Supervisor
Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Degree)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023/02 - 2023/06 Centro Azul da Foz do Lizandro
Supervisor
Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Degree)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023/02 - 2023/06 Educação Ambiental na Paisagem Protegida Local da Serra do Socorro e da Acheira
Supervisor
Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Degree)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023/02 - 2023/06 Educação para sustentabilidade
Supervisor
Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Degree)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023/02 - 2023/06 O impacto da Rede de Docentes na Educação Ambiental. À Descoberta do PAUL de Tornada.
Supervisor
Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Degree)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2021/04 - 2021/06 Organização do Curso de Formação “Ensino Experimental na Aprendizagem das Ciências Naturais (Biologia e Geologia)” (registo de acreditação CCPFC/ACC-110633/20), com a duração de 15 horas, que se realizou, em regime a distância, dinamizado pela formadora Margarida Oliveira (colaboradora do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) e docente no Agrupamento de Escolas de Artur Gonçalves, Torres Novas). (2021/04 - 2021/06)
Workshop (Co-organisor)
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal
2021/04 - 2021/05 Organização do Congresso “Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação – tendências e perspetivas”. (2021/04 - 2021/05)
Congress (Co-organisor)
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal
2021/02 - 2021/04 Organização do Curso de Formação “Propostas de trabalho interdisciplinares em Ciências e Matemática” (registo de acreditação CCPFC/ACC-110331/21), com a duração de 15 horas, que se realizou, em regime b- learning, dinamizado pelos formadores Bento Cavadas, Elisabete Linhares, Maria Clara Martins, Marisa Correia, Nelson Mestrinho, Neusa Branco, Raquel Santos, Susana Colaço (docentes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém). (2021/02 - 2021/04)
Workshop (Co-organisor)
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal
2021/01 - 2021/03 Organização do Curso de Formação “Geologia Urbana – Potencialidades Educativas” (registo de acreditação CCPFC/ACC-109687/20), com a duração de 25 horas, que se realizou, em regime a distância, dinamizado pelos formadores Dorinda Rebelo (Agrupamento de Escolas de Estarreja), Margarida Morgado (Escola Secundária de Viriato, Viseu), Paula Minhoto (Agrupamento de Escolas de Emídio Garcia, Bragança), Luís Rodrigues (Diretor Executivo do Centro Ciência Viva de Lagos). (2021/01 - 2021/03)
Workshop (Co-organisor)
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal
2020/12 - 2021/01 Organização do Curso de Formação “Laboratórios Virtuais no Ensino Experimental das Ciências” (registo de acreditação CCPFC/ACC-109377/20), com a duração de 15 horas, em regime a distância, em três turmas, dinamizado pela formadora Marisa Correia (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém). (2020/12 - 2021/01)
Workshop (Co-organisor)
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal
2020/11 - 2021/01 Organização do Curso de Formação “Atualização Científica em Temas de Biologia – 11.º Ano – Ensino Secundário” (registo de acreditação CCPFC/ACC-109424/20), com a duração de 25 horas, que se realizou, em regime a distância, dinamizado por docentes e investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (Universidade do Porto), do Departamento de Genética Humana (Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge) e do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. (2020/11 - 2021/01) Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal
2020/11 - 2021/01 Organização do Curso de Formação “Atualização Científica em Temas de Geologia – 10.º Ano – Ensino Secundário” (registo de acreditação CCPFC/ACC-109424/20), com a duração de 25 horas, em regime a distância, dinamizado por docentes universitários do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. (2020/11 - 2021/01)
Workshop (Co-organisor)
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2025/06/25 Leiria Sem Invasoras - Quinta da Gordalina
(Thesis) Main arguer
Rafael Barros Cabete (Other)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2025/06/25 Santarém a Compostar
(Thesis) Main arguer
Bruno Filipe Costa Sobrado Fernandes (Other)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2024/06/20 Eco-Freguesias XXI
(Thesis) Main arguer
Carolina Benzinho Rodrigues (Other)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023/07/12 Procedimento de Serviços dos Ecossistemas na Altri Florestal
(Thesis) Main arguer
Ângela Maria Martins Varino (Other)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2023/07/12 Safari Check
(Thesis) Arguer
Beatriz Sardico Capucho (Other)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2018/10/01 - Current Ambiente e Património Geológico Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - Current Ecoturismo Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - Current Sociedade e Ambiente Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - Current Educação, Saúde e Ambiente Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - Current Temas de Ciências Físicas e Naturais Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - Current Educação Ambiental e Divulgação Científica para Crianças e Jovens Curso Técnico Superior Profissional de Acompanhamento de Crianças e jovens (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1996 - Current Biologia e Geologia (10.º e 11.º anos de escolaridade) no Ensino Secundário. Ciências Naturais (7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade) no Ensino Básico. (Ensino secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2020/01 - 2020/12 Dinamização, no Agrupamento de Escolas de Alcanena, dos workshops “Avaliação Pedagógica” e “Plano de Capacitação Digital do Agrupamento de Escolas de Alcanena – potencialidades do Teams da Microsoft 365”, integrados na ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Práticas e ações indutoras de sucesso educativo” (registo de acreditação CCPFC/ACC-106069/19) destinado a todos os professores do Agrupamento de Escolas de Alcanena, com a duração de 25 horas. A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. Formação contínua na modalidade de Curso de Formação Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal
2018/04 - 2018/07 Dinamização, no Agrupamento de Escolas de Alcanena, do workshop “Projetos Inovadores”, integrado na ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Repensar a Escola: da flexibilização curricular às metodologias ativas” (registo de acreditação CCPFC/ACC-92908/17) destinado a todos os professores do Agrupamento de Escolas de Alcanena, com a duração de 25 horas. A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. Formação contínua na modalidade de Curso de Formação Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal
2018/01 - 2018/07 Dinamização, na Escola Básica e Secundária de Vila Nova da Barquinha, da ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Ambientes Educativos Inovadores” (registo de acreditação CCPFC/ACC-89423/17) destinado a professores representantes de todas as áreas disciplinares do Agrupamento de Escolas da Barquinha, com a duração de 50 horas (25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo). A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. Formação contínua na modalidade de Curso de Formação Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal
2018/01 - 2018/07 Dinamização, na Escola Básica e Secundária da Chamusca, da ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Ambientes Educativos Inovadores” (registo de acreditação CCPFC/ACC-89423/17) destinado a professores representantes de todas as áreas disciplinares do Agrupamento de Escolas da Chamusca, com a duração de 50 horas (25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo). A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. Formação contínua na modalidade de Curso de Formação Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal
2017/06 - 2017/10 Dinamização, no Agrupamento de Escolas de Alcanena, da ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem” (registo de acreditação CCPFC/ACC-89681/17) destinado a professores representantes de todas as áreas disciplinares do Agrupamento de Escolas de Alcanena, com a duração 25 horas presenciais. A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. Formação contínua na modalidade de Curso de Formação Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal
2017/02 - 2017/06 Dinamização, na Escola ES/3 do Entroncamento, da ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Ambientes Educativos Inovadores” (registo de acreditação CCPFC/ACC-89423/17) destinado a professores representantes de todas as áreas disciplinares do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, com a duração de 50 horas (25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo). A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. Formação contínua na modalidade de Curso de Formação Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal
2016/02 - 2016/07 Dinamização, no Agrupamento de Escolas de Alcanena, do workshop “Utilização dos tablets em sala de aula”, integrado na ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Repensar a Escola: da motivação e integração ao digital” (registo de acreditação CCPFC/ACC-85307/16) destinado a todos os professores do Agrupamento de Escolas de Alcanena, com a duração de 25 horas. A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. Formação contínua na modalidade de Curso de Formação Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal
2014/03 - 2014/07 Dinamização, no Agrupamento de Escolas de Alcanena, do workshop “Ciência no Pré-Escolar e 1.º Ciclo”, integrado na ação de formação contínua na modalidade de Curso de Formação “Refletir em conjunto para mudar as práticas e a Escola – desenvolvimento e articulação curricular” (registo de acreditação CCPFC/ACC-76525/14) destinado a todos os professores do Agrupamento de Escolas de Alcanena, com a duração de 25 horas. A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. Formação contínua na modalidade de Curso de Formação Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal
2013/04 - 2013/09 Dinamização, em regime a distância, da ação de formação contínua na modalidade de Oficina de Formação “Itens e critérios: definição, construção e aplicação” (registo de acreditação CCPFC/ACC-73975/13) destinada a professores do Grupo 520 (Biologia e Geologia) de todo o distrito de Santarém, com a duração de 45 horas (15 horas em e-learning e 30 horas de trabalho autónomo). A entidade formadora foi o Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE/IAVE). Formação contínua na modalidade de Oficina de Formação Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Portugal
2012/11 - 2013/05 Dinamização, na Escola ES/3 de Dr. Solano de Abreu, em Abrantes, e na Escola ES/3 do Entroncamento, da ação de formação contínua na modalidade de Oficina de Formação “Inovação das práticas de ensino e avaliação em Biologia e Geologia do Ensino Secundário” (registo de acreditação CCPFC/ACC-70912/12) destinada a professores do Grupo 520 (Biologia e Geologia) de todo o distrito de Santarém, com a duração de 50 horas (25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo). A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. Formação contínua na modalidade de Oficina de Formação Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal
2012/05 - 2012/09 Dinamização, em regime distância, da ação de formação contínua na modalidade de Oficina de Formação “Avaliação: funções e práticas” (registo de acreditação CCPFC/ACC-69410/12) destinada a professores do Grupo 520 (Biologia e Geologia) de todo o distrito de Santarém, com a duração de 45 horas (15 horas em e-learning e 30 horas de trabalho autónomo). A entidade formadora foi o Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE/IAVE). Formação contínua na modalidade de Oficina de Formação Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Portugal
2011/06 - 2011/06 Dinamização, na Escola ES/3 de Sá da Bandeira, em Santarém, da ação de formação contínua na modalidade de Oficina de Formação “Fiabilidade na classificação de respostas a itens de construção no contexto da avaliação externa das aprendizagens – Turma 2” (registo de acreditação CCPFC/ACC-65334/11) destinada aos classificadores de Biologia e Geologia do Agrupamento de Exames da Lezíria e Médio Tejo, com a duração de 45 horas (15 horas presenciais e 30 horas não presenciais). A entidade formadora foi o Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE/IAVE). Formação contínua na modalidade de Oficina de Formação Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Portugal
2011/03 - 2011/03 Dinamização, na Escola ES/3 de Sá da Bandeira, em Santarém, da ação de formação contínua na modalidade de Oficina de Formação “Fiabilidade na classificação de respostas a itens de construção no contexto da avaliação externa das aprendizagens – Turma 1” (registo de acreditação CCPFC/ACC-65334/11) destinada aos classificadores de Biologia e Geologia do Agrupamento de Exames da Lezíria e Médio Tejo, com a duração de 45 horas (15 horas presenciais e 30 horas não presenciais). A entidade formadora foi o Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE/IAVE). Formação contínua na modalidade de Oficina de Formação Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Portugal
2009/06 - 2009/07 Dinamização, na Escola ES/3 do Entroncamento, da ação de formação contínua na modalidade de Oficina de Formação “Construção de materiais didáticos para o ensino das Ciências da Natureza baseadas no desenvolvimento de competências” (registo de acreditação n.º CCPFC/ACC-50228/08). com a duração de 25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo, destinada a Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico, do Grupo 230 (Matemática e Ciências da Natureza). A entidade formadora foi o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23. Formação contínua na modalidade de Oficina de Formação Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, Portugal
2008 - 2009 Foi formador, no Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, em Tomar, no âmbito do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (129 horas: 39 horas de sessões de grupo + 90 horas de sessões de acompanhamento), desenvolvido pelo Ministério da Educação, através da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, DGIDC, e em articulação com a Escola Superior de Educação de Santarém. Programa de Formação Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2007 - 2008 Foi formador, no Agrupamento de Escolas de Alcanede, no âmbito do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (72 horas: 36 horas de sessões de grupo + 36 horas de sessões de acompanhamento), desenvolvido pelo Ministério da Educação, através da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, DGIDC, e em articulação com a Escola Superior de Educação de Santarém. Programa de Formação Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2006 - 2006 Integrou uma bolsa de formadores, do Departamento do Ensino Secundário do Ministério da Educação, no âmbito da implementação dos novos programas homologados da disciplina de Biologia e Geologia do Ensino Secundário. Programa de Formação Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2003/10/01 - 2004/07/31 Ciências da Natureza Licenciaturas: Educação de Infância; Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico; Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico (variante de Matemática e Ciências da Natureza e variante de Educação Visual e Tecnológica) (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2002/10/08 - 2004/07/31 Ciências da Natureza Licenciaturas: Educação de Infância; Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico; Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico (variante de Matemática e Ciências da Natureza e variante de Educação Visual e Tecnológica) (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2001/02/08 - 2001/07/31 Ciências da Natureza Licenciaturas: Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico (variante de Educação Física e variante de Educação Musical). (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Distinctions

Award

2024 Prémio de Inovação | BIOFASE
Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, Portugal
2023 Arrisca C – Concurso de Ideias de Negócio - 1.º vencedor na categoria Inovação Júnior
Universidade de Coimbra, Portugal
2023 Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio - 1.º vencedor na categoria Trabalhos de Âmbito Escolar
CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social), Portugal
2022 Atlântico Júnior - 2.º lugar
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Portugal

Ciência Viva, Portugal
2021 International Schools Essay Competition
2020 EcoBiesel - Melhor Projeto Internacional do "International LUMA StarT Award 2020"
Universidade de Helsínquia, Finland
2018 EcoChange - Melhor Projeto Internacional do "International LUMA StarT Award 2018"
Universidade de Helsínquia, Finland
2018 Eucalygrape Leather - 2.º Prémio - Concurso “FCT NOVA Challenge"
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018 EcoChange - Prémio Melhor Mostra do Concurso “Switch Up”
Fundação Galp, Portugal
2018 1.º Prémio do Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas
Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Portugal
2018 Arrisca C – Concurso de Ideias de Negócio - 1.º vencedor na categoria Inovação Júnior
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 Concurso Regional “Ideias de Negócio nas Escolas"
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Portugal
2015 Concurso “INOVA” - 1.º lugar
Direção-Geral da Educação (DGE), Portugal