???global.info.a_carregar???
Ricardo Cruz. Concluiu o(a) Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses em 2004 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Letras. Publicou 1 artigos em revistas especializadas. Possui 3 capítulo(s) de livros. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação, Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ricardo Cruz

Nomes de citação

  • Cruz, Ricardo

Identificadores de autor

Ciência ID
7F16-83D5-4C7D
ORCID iD
0000-0002-1368-9500
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=av-SwkoAAAAJ
Researcher Id
A-2714-2010
Scopus Author Id
56110978200

Endereços de correio eletrónico

  • professor@ricardocruz.eu (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2019
Concluído
Ciências da Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Administração e Organização Escolar
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
18,2
2018
Concluído
Inovação Pedagógica e Mudança Educativa (Pós-Graduação)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
19
2010
Concluído
Ciências da Comunicação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Estudos de Média e Jornalismo
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
15
2004
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Especialização em via ensino
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/06 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/11 - 2023/01 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023 - Atual DIGITHUM-Digital Humanities
PTIN/UID4372-LE@D/012020
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cruz, Ricardo; Alves, José Matias. "A singularidade da organização escolar - fatores para uma boa escola". Trabalho apresentado em Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - III Seminário Internacional, Porto, 2019.
    Publicado
  2. Jesus, Pedro; César, Bruno; Baptista, Carla; Cruz, Ricardo. "A perceção da influência do decreto-lei N.º 55/2018 nas organizações escolares". Trabalho apresentado em Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - III Seminário Internacional, Porto, 2019.
    Publicado
  3. Frias, Luís; Cruz, Ricardo. "A transmedia design approach to literary cartography". Trabalho apresentado em Designa 2018: Territory - International Conference on Design Research, Covilhã, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cruz, Ricardo; Fernandes, Ricardo. "Journalism in Virtual Worlds". Journal For Virtual Worlds Research 4 1 (2011): 3-13. https://jvwr-ojs-utexas.tdl.org/jvwr/article/view/2110.
    Publicado • 10.4101/jvwr.v4i1.2110
Capítulo de livro
  1. Cruz, Ricardo; Azevedo, Daniela; Machado, Ise; Figueiredo, Sandra. "Projeto de Integração do Conhecimento - PIC - "O Homem domina o rio ou o rio domina o Homem?". editado por Alves, José Matias; Cabral, Ilídia, 128-153. Porto, Portugal: Universidade Católica Portuguesa, 2018.
    Publicado
  2. Cruz, Ricardo. "Partidos políticos portugueses na Web: Usabilidade e funcionalidade, conteúdo e eficácia dos sites nas Europeias de 2009". In Os media e as eleições: europeias, legislativas e autárquicas de 2009, editado por Figueiras, Rita, 43-69. Lisboa, Portugal: Universidade Católica Editora, 2012.
    Publicado
  3. Frias, Paulo; Fernandes, Ricardo N.; Cruz, Ricardo. "Second Language Teaching in Virtual Worlds: The Case of European College Students under the ERASMUS Program". In Multi-User Virtual Environments for the Classroom, 412-437. Towson, Estados Unidos: IGI Global, 2011.
    Publicado • 10.4018/978-1-60960-545-2.ch025
Manual
  1. Cruz, Ricardo; Sousa, Isolete; Tavares, Bárbara; Pinheiro, Daniela. Marca a página - Português - 12.º ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2023.
    Publicado
  2. Cruz, Ricardo; Sousa, Isolete; Tavares, Bárbara; Pinheiro, Daniela. Páginas de atividades/Exame passo a passo - Marca a página - Português - 12.º ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2023.
    Publicado
  3. Fernandes, Maria Fátima; Cruz, Ricardo; Sousa, Isolete; Tavares, Bárbara; Pinheiro, Daniela. Discurso Direto - Português - Módulos 1, 2 e 3 (Ano 1) - Ensino Profissional. Porto, Portugal: Porto Editora. 2023.
    Publicado
  4. Cruz, Ricardo; Sousa, Isolete; Tavares, Bárbara; Pinheiro, Daniela. Marca a página - Português - 11.º ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2022.
    Publicado
  5. Cruz, Ricardo; Sousa, Isolete; Tavares, Bárbara; Pinheiro, Daniela. Marca a página : Português, 11.º ano, Páginas de atividades. Porto, Portugal: Porto Editora. 2022.
    Publicado
  6. Cruz, Ricardo; Sousa, Isolete; Tavares, Bárbara; Pinheiro, Daniela. Marca a página : Português, 10.º ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2021.
    Publicado
  7. Cruz, Ricardo; Sousa, Isolete; Tavares, Bárbara; Pinheiro, Daniela. Marca a página : Português, 10.º ano, Páginas de atividades. Porto, Portugal: Porto Editora. 2021.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Cruz, Ricardo. "An active language learning scenario in a multicultural and multilingual environment with the support of educational technology". Trabalho apresentado em Moving on towards 'new normal' in education – ICEM2022 Conference, Santarém, 2022.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07/14 O ChatGPT e a didática da escrita na aula de Português XXII Encontro das TIC na Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2023/07/05 O ChatGPT e a escrita na aula de Português TIC@Portugal'23 – XVII Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC
EDUCOM – Associação Portuguesa de Telemática Educativa (Setúbal, Portugal)
2023/06/18 Dematerialization of assessment in Portuguese (L1) - State of affairs and didactic proposals European Distance and E-learning Network (EDEN) Annual Conference 2023
Dublin City University (Dublin, Irlanda)
2023/06/06 O ChatGPT e práticas didáticas de escrita - oportunidade ou ameaça? I Congresso Internacional de Humanidades UAb
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2023/05/26 A desmaterialização das aprendizagens em Português LE@D MeetUp 23 – 2.º Encontro de Investigadores do LE@D
LE@D | UAb (Lisboa, Portugal)
2023/02/02 Students' perceptions of the effectiveness of reading comprehension skills on a digital environment - an exploratory study with Portuguese high school students Humanities Going Digital: Teaching, training & research experiences
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/12/03 Consistency of uppercase and lower case writing - exploratory study in Portuguese high school students 12th typography meeting
LabCom Comunicação e Artes, Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2022/10/12 Active language learning in a multicultural and intercultural environment with the support of educational technology Moving on Towards ‘New Normal’ In Education - ICEM2022 Conference
International Council for Educational Media (Santarém, Portugal)
2022/07/13 O Padlet na aprendizagem de PLNM - a aprendizagem ativa como estratégia pedagógica XXI Encontro das TIC na Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2022/07/08 O jornal digital na aprendizagem de PLNM TIC@Portugal'22 – XVI Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC
EDUCOM – Associação Portuguesa de Telemática Educativa (Portugal)
2022/06/09 Contextos de aprendizagem ativa de PLNM com o suporte de tecnologia educativa - um estudo de caso Conferência CLiC IPL | “De cada língua se ouvem outras"
Centro de Línguas e Cultura do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/02/23 Indicadores de uma boa escola – contributos para a bondade da organização escolar A DGAE partilha conhecimento - 2.º Ciclo formativo: Apresentações das sessões formativas
Direção-Geral da Administração Escolar, Ministério da Educação (Lisboa, Portugal)
2019/07/19 A Singularidade da organização escolar - reconhecer fatores que fazem uma grande escola III Seminário Internacional – Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Research Centre for Human Development; Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Católica Portuguesa - Porto (Porto, Portugal)
2019/07/18 A Perceção da influência do decreto-lei n.º 55/2018 nas organizações escolares III Seminário Internacional – Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Research Centre for Human Development; Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Católica Portuguesa - Porto (Porto, Portugal)
2018/11/29 A transmedia design approach to literary cartography: the case of O Ano da Morte de Ricardo Reis DESIGNA 2018 - Conferência Internacional de Investigação em Design
LabCom Comunicação e Artes, Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2017/10/04 Lisboa pelo olhar de um Ricardo Reis saramaguiano Colóquio Narrativa, Média e Cognição
Universidade da Beira Interior – LabComIFp Comunicação Filosofia e Humanidades (Covilhã, Portugal)
2010/04/26 Second Language Teaching in Virtual Worlds – The Case of European College Students under the Erasmus Programme Canada International Conference on Education (CICE-2010)
CICE (Toronto, Canadá)
2010/03/04 The Portuguese European Sites V Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política
Associação Portuguesa de Ciência Política (Aveiro, Portugal)
2009/05/13 Portuguese parties websites in the 2009 European elections: effectiveness and content I International Graduate Conference on Media and Communication
Centro para as Ciências da Comunicação (C2COM - Universidade do Porto), European Communication Research and Education Association's Young Scholars' Network (YECREA) e Media XXI - Investigação e Consultoria/FormalPress (Porto, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2010/05/13 - 2010/05/14 Membro da comissão organizadora da I International Graduate Conference on Media and Communication (2010/05/13 - 2010/05/14)
Conferência (Coorganizador)
Universidade do Porto, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/10/01 - 2023/02/28 Ambientes Educativos Físicos e Digitais. Design de Produtos Interativos para Educação (Pós-Graduação) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal