Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Hélia Jacinto
Nomes de citação
- Jacinto, Hélia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7E1F-F5A0-3CFD
- ORCID iD
- 0000-0003-4768-2080
- Google Scholar ID
- 6TjH8w4AAAAJ&hl
- Researcher Id
- F-8686-2010
- Scopus Author Id
- 57188561297
Endereços de correio eletrónico
- hjacinto@ie.ulisboa.pt (Profissional)
Moradas
- Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, 1649-013, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://orcid.org/0000-0003-4768-2080 (Académico)
- https://www.researchgate.net/profile/Helia_Jacinto (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"A atividade de resolução de problemas de matemática com tecnologias e a fluência tecno-matemática de jovens do século XXI" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com distinção e louvor |
2011/04/29
Concluído
|
Didática da Matemática (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
19 |
2008
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Informática Educacional (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"'Tenho que resolver, vou arranjar maneira!' - A Internet e a Actividade Matemática no Caso do Sub14" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2002
Concluído
|
Licenciatura em Matemática - Ramo de Formação Educacional (Licenciatura)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Cónicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/09/01 - 2024/11 | Investigador Contratado (Investigação) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal | ||
2010 - 2018 | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/12 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/08 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
2018/09 - 2019 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2000/09 - 2019/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2025 - Atual | Associate Editor of Sisyphus - Journal of Education | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2022/01 - Atual | Editorial Board member and Section Editor - The Journal of Honai Math | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Universitas Papua, Indonésia (...) |
||
2019 - Atual | Associate Editor - Quadrante, Journal of Research on Mathematics Education | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011/09 - 2015 | Jovens do século XXI em actividade de resolução de problemas de matemática para além da sala de aula
SFRH/BD/73363/2010
Bolseiro de Doutoramento
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - Atual | The Third Wave Lab |
Em curso
|
2024/09/01 - 2027/08/31 | DIM²ENSION: Digital Supported Mathematical Modelling for Sustainable Development Goals in European Education.
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2019/09/01 - 2025/08/31 | CoMPST - Collaborative Mathematical Problem Solving with Technology
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022/09/01 - 2024/08/31 | DO2GET: Drop-out Overcoming to Goal-oriented Empowerment Training
2022-1-RS01-KA210-SCH-000084217
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2022 - 2024/02 | 3C4life: Perspectives for Lifelong STEM Teaching - Career Guidance, Collaborative Practice and Competence Development
Investigador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/12 - 2014/06 | Mathematical Problem Solving: Views on an interactive web based competition (Sub12 & Sub14)
PTDC/CPE-CED/101635/2008
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4107 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4107/2011
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/08 | The transformational role of digital technologies in mathematical problem-solving. | SENATIK VI – The 6th National Seminar on Mathematics and Mathematics Education
Faculty Education of Mathematics, Sciences And Technology Information, Universitas PGRI Semarang, Indonesia (Semarang, Indonésia)
|
2020/11/21 | Fluência Tecno-matemática na resolução de problemas de Matemática com tecnologias digitais [Techno-mathematical Fluency in solving mathematical problems with digital technologies] | Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática e I Encontro de Egressos e Estudantes do PPGMAT
Universidade Federal Tecnológica do Paraná (Londrina, Brasil)
|
2020/09/19 | Mathematical problem solving with digital technologies: how youngsters become youngsters-with-media while solving-and-expressing | II SITEM: International Symposium on Technologies in Mathematics Education
Sao Paulo State University (Unesp) (São Paulo, Brasil)
|
2017 | Resolução de Problemas de Matemática - com o GeoGebra - para além da sala de aula | Encontro APM - IE
APM - IE-UL
|
2015 | O uso espontâneo do GeoGebra no desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas | V Dia GeoGebra |
2014/05/03 | The use of digital tools in web-based mathematical competitions: degrees of sophistication in problem solving-and-expressing | The Problem@Web International Conference: Technology, creativity and affect in mathematical problem solving
University of Algarve (Vilamoura, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/09/01 - Atual | (PhD) Modelação matemática com tecnologia no contexto do desenvolvimento sustentável: um estudo com futuros professores [Mathematical
modeling with technology in the context of sustainable development: a study with pre-service teachers]
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024/09/01 - Atual | (PhD) Utilização de ferramentas de inteligência artificial na modelação matemática por alunos do ensino profissional [Use
of artificial intelligence tools in mathematical modelling by vocational education students]
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024/09/01 - Atual | (PhD) Um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento computacional na educação básica entre Brasil e Portugal [A study on
the development of computational thinking in basic education in Brazil and Portugal]
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Univates, Brasil
|
2024/09/01 - Atual | (PhD) Utilização do GeoGebra Classroom no Ensino Secundário: Análise do Impacto na Aprendizagem e Atitudes dos alunos [Use
of GeoGebra Classroom in High School: Analysis of its Impact on Students’ Learning and Attitudes]
Coorientador
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024 - Atual | [MSc] Artificial Intelligence as a Tutor in Mathematics Learning: Potentials and Limits
Orientador
|
Master in Education and Digital Technologies (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024 - Atual | [MEd] Learning probability in the 9th grade using technology
Orientador
|
Master in the Teaching of Mathematics (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 - Atual | (MSc) EXPLORAÇÃO-INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO INICIAL
DE PROFESSORES EM AMBIENTE DIGITAL [Mathematical Exploration–Investigation in the Development of Mathematical Reasoning: A
Pre-service Teacher Education Experience in a Digital Environment]
Coorientador
|
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA – PPGEN (Mestrado)
Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil
|
2023 - Atual | [MSc] The contribute of GeoGebra to learning geometry in Year 5
Orientador
|
Master in Education and Digital Technologies (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/09 - Atual | (PhD) A formulação de problemas de Matemática: um estudo com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico [Mathematical Problem Posing:
A Study with Primary School Students]
Coorientador
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/09 - Atual | (PhD) ARTICULAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM O PENSAMENTO ALGÉBRICO NO 1º CICLO [Integrating Computational Thinking with
Algebraic Thinking in Primary School]
Coorientador
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024 - 2027 | (PhD) Realidade Aumentada no ensino da Geometria: Comparação entre a experiência imersiva e a experiência interativa do smartphone
[Augmented Reality in the Teaching of Geometry: A Comparison between Immersive and Smartphone-Interactive Experiences]
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Didática da Matemática) (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2025 - 2026 | (Postdoc) A instrumentação da Plataforma Mathigon no ensino de geometria espacial [Mathigon platform instrumentation in the
teaching of spatial geometry]
Orientador
|
na (Outra)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2025/07 | (MSc) Pensamento computacional e aprendizagem de Geometria – um estudo no 7.º ano de escolaridade
Coorientador
|
Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024 - 2025 | [MSc] 10th-grade students’ spatial reasoning in the study of three-dimensional analytic geometry
Orientador
|
Master in the Teaching of Mathematics (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024 - 2025 | [MEd] Critical Mathematical Thinking of 10th-grade students in studying analytic geometry in the plane
Orientador
|
Master in the Teaching of Mathematics (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024 - 2025 | [MEd] Learning of probability with the use of Python: a study with 10th-grade students
Orientador
|
Master in the Teaching of Mathematics (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2025 | [MEd] Application and modelling problems in learning systems of linear equations in two variables.
Orientador
|
Master in the Teaching of Mathematics (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/09 - 2024/11/25 | (MSc) O contributo do feedback escrito em tarefas de diversas naturezas na aprendizagem dos alunos de 11.º ano, no tema das
Funções Reais de Variável Real
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática (3.º ciclo e Secundário) (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/03 - 2024/06 | (PhD) Formação de professores e a escolha do livro didático de Matemática [Teacher Education and the Selection of the Mathematics
Textbook]
Coorientador
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Rio Claro, Brasil |
2023 - 2024 | (PhD) O pensamento geométrico nas provas de avaliação externa de matemática: um estudo no 2.º ciclo do ensino básico
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Didática da Matemática) (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2024 | (MSc) TECNOLOGIAS DIGITAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO 5.º ANO [Digital Technologies
in Mathematical Problem Solving: A Teaching Experience in 5th Grade]
Orientador
|
Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/09 - 2023/12 | (MSc) Aplicações da função quadrática: um estudo sobre a aprendizagem dos alunos de 10.º ano e as perceções da sua utilidade
no dia-a-dia.
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática (3.º ciclo e Secundário) (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/04 - 2023/12 | (MSc) A aprendizagem da Função Quadrática com recurso ao GeoGebra Classroom e a atitude dos alunos face à Matemática.
Orientador
|
Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/09/01 - 2023/07/26 | (MSc) O raciocínio e a participação dos alunos na aula de Matemática: Um estudo no 10.º ano no tópico de Funções quadráticas
Orientador
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2023 | [MEd] Applications of the quadratic function: a study on 10th-grade students’ learning and how useful they perceive it to
be in day-to-day life
Orientador
|
Master in the Teaching of Mathematics (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2023 | VII Encontro de Professores APM-IE: Desenvolvimento profissional e inovação curricular em Matemática (2023/04 - 2023/04)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2021/07 - 2021/07 | XXXVI SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática
(2021 - 2021)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2015 - 2015 | International Conference on Technology in Mathematics Teaching – ICTMT12
Conferência (Outra)
|
|
2015 - 2015 | XXVI SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática (2014 - 2015)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2015 - 2015 | ProfMat 2015 – Encontro Nacional de Professores de Matemática
Encontro (Outra)
|
|
2014 - 2014 | Problem@Web - Technology, creativity and affect in mathematical problem solving
Conferência (Outra)
|
|
2012 - 2012 | XXIII SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática
Seminário (Outra)
|
|
2012 - 2012 | ProfMat 2012 – Encontro Nacional de Professores de Matemática
Encontro (Outra)
|
|
2011 - 2011 | XXII SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática
Seminário (Outra)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/07/25 - 2023/07/26 | SPIEM and SEIEM joint Summer School
Oficina (workshop)
|
Escola de Verão 2023
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal
Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, Espanha |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2025/07 | [MEd] Investigation tasks in the topic of Geometry: a study with 9th-grade students
Arguente principal
|
Miguel Braga (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2025/03/24 | [PhD Qualification] Aspectos afetivos no ensino de Geometria: um estudo sobre as concepções e valores de professores de matemática
em formação inicial no Brasil e em Portugal [Affective Aspects in the Teaching of Geometry: A Study of the Conceptions and
Values of Pre-Service Mathematics Teachers in Brazil and Portugal]
Arguente
|
Thales Pessoa (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
2025/03/10 | [PhD] Procesos de aprendizaje de la demostración por estudiantes de Secundaria con alta capacidad Matemática en un entorno
de geometria dinámica 3-dimensional
Arguente principal
|
Jeison Camilo Sua Flórez (Doutoramento)
Universitat de Valencia Escola Universitaria de Magisteri Ausias March, Espanha
|
2025 | [MSc] A semiotic look at mathematical modelling activities in Year 1 of primary school
Arguente principal
|
GISLAINE FERREIRA GOMES (Mestrado)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
|
2025 | [PhD] Assessment of the geometric reasoning of prospective mathematics teachers in Angola
Arguente
|
Abel Lando da Encarnação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024/02 | [PhD] O conhecimento e a prática letiva de professores de matemática do ensino secundário participantes em estudos de aula
Arguente
|
Paula Gomes (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024/01 | Integrar o Estudo de Aula na Formação Inicial de Professores de Matemática do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Arguente
|
Micaela Martins (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024/01 | [MSc] Tecnologias digitais na resolução de problemas de matemática: Uma experiência de ensino no 5.º ano do Ensino Básico
Orientador
|
Ana Cláudia Simões (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024 | "O conhecimento e a prática letiva de professores de matemática do ensino secundário participantes em estudos de aula"
Arguente
|
Paula Gomes (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024 | [MEd] Promoting interaction in a Year 7 class: insights from a pedagogical intervention in mathematics
Arguente principal
|
Estela Pombo (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2023/12 | [PhD] A resolução de problemas e a escrita matemática: Um estudo com alunos do ensino secundário (Problem solving and mathematical
writing: a study with high school students)
Arguente principal
|
Letícia Martins (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
|
2023/12 | Aprendizagem da função quadrática com recurso ao GeoGebra Classroom e as atitudes dos alunos face à matemática
Orientador
|
Ana Cristina Martins (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/12 | Pokémon Live e a atividade matemática nos anos iniciais
Arguente principal
|
Alex Silva (Mestrado)
Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil
|
2023/12 | Aplicações da função quadrática: um estudo sobre a aprendizagem dos alunos de 10.º ano e as perceções da sua utilidade no
dia-a-dia
Orientador
|
Paulo Gabriel Dias (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/07/26 | "Resolução de tarefas com problemas em contextos reais: Um estudo numa turma de 11.º ano"
Arguente principal
|
Maria Francisca Bobone Calvão Rodrigues Malta Romeiras (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/07 | O raciocínio e a participação dos alunos na aula de Matemática: Um estudo no 10.º ano no tópico de Funções quadráticas
Orientador
|
Luis Abreu (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/05/31 | Avaliação de competências de Pensamento Computacional de alunos no final do 1.º CEB
Arguente principal
|
Maria José Costa (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 | [MSc] Assessing computational thinking skills in pupils at the end of primary education (1st cycle / Years 1–4)
Arguente principal
|
Maria José Costa (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/07 | A aprendizagem de funções quadráticas em alunos do 10º ano de escolaridade: uma experiência de ensino utilizando o Geogebra
Arguente principal
|
Rita Nunes (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/06 | "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GEOMETRIA NO ESPAÇO - Um estudo sobre as capacidades espaciais de alunos do 10.º ano"
Arguente principal
|
Inês Guerreiro da Costa (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2021/12/03 | O papel dos ambientes virtuais na resolução colaborativa de problemas matemáticos
Arguente principal
|
Ana Rita de Sousa Mendes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/10/26 | "Linguagens líquidas nos anos iniciais: exercício de autoria e criticidade através da criação de memes"
Arguente principal
|
Rosana Santos (Mestrado)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/11 - 2024/11 | EIEM 2024 – Encontro de Investigação em Educação Matemática [Conference on Research in Mathematics Education] | SPIEM & UPorto |
2022 - 2023/03 | Latin American STEAM Education Research Conference | Johannes Keppler University (Áustria), Universidad Tecnológica Nacional: Facultad Regional Avellaneda (Argentina), & Universidad Nacional de Río Negro (Argentina) |
2023 - 2023 | SIEM XXXIII - Seminário de Investigação em Educação Matemática [Seminar of Research on Mathematics Education] | Instituto Politécnico de Cávado e Ave |
2023 - 2023 | EIEM 2023 – Encontro de Investigação em Educação Matemática [Conference on Research in Mathematics Education] | Universidade de Aveiro |
2022/03 - 2022/09 | 1º Colóquio de Livros Didáticos de Matemática [1st Colloquium on Mathematics Textbooks] | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) |
2021/01 - 2021/11 | XXXI SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática [Seminar of Research on Mathematics Education] | GTI, APM & ESE de Santarém |
2020/03 - 2020/11 | Jornadas Internacionales de Investigación y Práctica Docente en Alta Capacidad Matemática | Universidad de La Rioja |
2020/01 - 2020/09 | I SITEM: International Symposium on Technologies in Mathematics Education | Sao Paulo State University (Unesp) |
2018/09/19 - 2018/09/21 | International Symposium on Technologies in Mathematics Education | São Paulo State University |
2015/03/28 - 2015/03/29 | XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática [Seminar of Research on Mathematics Education] | |
2012 - 2012 | XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática [Seminar of Research on Mathematics Education] | APM |
2011 - 2011 | XXII SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática [Seminar of Research on Mathematics Education] | APM |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2025/07 - Atual | Sisyphus — Journal of Education (Associate Editor) (2182-9640) | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa |
2021 - Atual | Journal of Honai Math | University of Pappua & Indonesian Society for Mathematics Educators |
2019 - Atual | Quadrante (associate editor) (2183-2838) | Associação de Professores de Matemática |
2019 - Atual | Osmangazi Journal of Educational Research | Eskisehir Osmangazi University, Turkey |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2021/01/01 - Atual | Editorial Board member of the book colection Tendências em Educação Matemática, published by Editora Autêntica.
Membro
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/07 - Atual | Curricular and Professional Development in Secondary Mathematics Working Group (Ministry of Education), working on the following tasks: to develop materials and tasks to support the implementation of the new Essential Learning for the Secondary Level (Mat A, Mat B, MACS, and Professional courses). | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal Ministério da Educação, Portugal |
2021/07 - Atual | Curricular and Professional Development in Mathematics Working Group (Ministry of Education), working on the following tasks: to conduct a survey of educational resources, to conceptualize a training program to support the implementation of the revised Essential Learning in Mathematics for Basic Education; to coordinate a national training program; to develop materials and tasks; to train teacher trainers for the dissemination and development of training processes; and to ensure, support and monitor the development of their training programs. | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal Ministério da Educação, Portugal |
2020/09 - Atual | Milage Aprender + (independent assessment of project) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2009/09 - 2011/08 | Plan for Mathematics II and New Mathematics Syllabus for Basic Education (Mentor teacher) | Ministério da Educação, Portugal |
2008/09 - 2009/08 | Projecto CEM: Construindo o Êxito em Matemática [Building Success in Mathematics, teacher trainer and mentor] | Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/02 - Atual | Didactics of Mathematics II (Master degree, Teaching of Mathematics to the 3rd cycle and secondary levels) | (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2024 - Atual | Research Methods in Education I | Mestrado em Educação - Inovação Educacional (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2023/09 - Atual | Didactics of Mathematics I (Master degree, Teaching of Mathematics to the 3rd cycle and secondary levels) | Didática da Matemática I (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2023/06 - Atual | [Workshop] Mixed methods in educational research: integrated approaches to understanding the complexity of the educational context | (Outros) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2023 - Atual | "Mathematical Connections and STEAM Education ", by invitation, PhD in Education - Mathematics Education. | Doutoramento em Educação (especialização em Didática da Matemática) (Doutoramento) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2022 - Atual | "Computational Thinking in Mathematics Education", taught by invitation, PhD in Education - Mathematics Education. | Doutoramento em Educação (especialização em Didática da Matemática) (Doutoramento) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2021/06/04 - Atual | Lesson on "Resolução Colaborativa de Problemas de Matemática com Tecnologias", taught by invitation to the Masters in the Teaching of Mathematics, University of Porto. | (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
2021/04/16 - Atual | Lesson on "Desenvolver o Raciocínio Matemático através da Resolução de Problemas de Matemática", taught by invitation, PhD in Education, Mathematics Education, at the Institute of Education, Universtity of Lisbon. | (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2024 - 2025 | Research Methods in Education I | Mestrado em Educação - Administração Educacional (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/02 | Introduction to Educational Research | Licenciatura em Educação e Formação (Licenciatura) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/08 | Topics on Discrete Mathematics | Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/09 - 2019 | Fundamentos de Matemática | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2018/09 - 2019 | Números, Geometria e Medida | Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2017/01/25 - 2017/05/03 | A Matemática no Ensino Básico: o sentido do número e das operações nos diferentes ciclos do Ensino Básico. | (Outros) | |
2012/03/08 - 2012/05/10 | Geometria no Ensino Básico: Semelhança e Isometrias | (Outros) | |
2008/09 - 2008/11 | Actividades com Tecnologias para a Aula de Matemática | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | |
2005/10 - 2006/05 | As Tecnologias e o Ensino - Escola Inter@ctiva | (Outros) | |
2005/02 - 2005/05 | Actividades com Tecnologias: CBR e CBL; calculadora gráfica TI 83 Plus; The Geometer´s SketchPad; Modellus; Cinderella; Analisador de dados EA200 e a calculadora gráfica CASIO 9850 G Plus | (Outros) |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2012 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática | |
2009 - Atual | European Society for Research in Mathematics Education | Member |
2001 - Atual | Associação de Professores de Matemática (Portuguese Association of Mathematics Teachers) | |
2023/11 - 2026/11 | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (Portuguese Society of Research in Mathematics Education) [Directive Board member] | Directive Board (Secretary) |
2013 - 2017 | International Group for the Psychology of Mathematics Education |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Member of the Jury of the PhD Research Proposal entitled "Desenvolvimento e Avaliação do Pensamento Computacional e do Pensamento Algébrico em Alunos do 3.º ano do Ensino Básico, com Tarefas Conetadas e Desconetadas" | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2023 - Atual | President of the Jury of the PhD Research Proposal entitled "O Desenvolvimento do Conhecimento do Pensamento Computacional e da Prática Letiva, através do Estudo de Aula” | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2023 - Atual | Main arguer in the Jury of the PhD Research Proposal entitled "O Pensamento Computacional na Prática Letiva dos Professores do 1.º Ciclo: Contributo Formativo do Estudo de Aula” (PhD in Education, Mathematics Education) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2021/10/25 - Atual | Jury of the PhD Research Proposal entitled "O desenvolvimento do conhecimento didático dos professores em modelação matemática com integração de recursos tecnológicos - um projeto formativo centrado no Estudo de Aula", by António Aroeira (PhD in Education, Mathematics Education) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2020/10/26 - Atual | Jury of MSc Research Proposal entitled " Linguagens Líquidas nos anos iniciais: Exercício de autoria e criticidade através da criação de Memes", by Rosana Santos (Masters in Teaching). | Universidade do Vale do Taquari, Brasil |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2025 - Atual | International Journal of Science and Mathematics Education | Springer |
2024 - Atual | Computers & Education (1873-782X) | Elsevier |
2022 - Atual | ZDM - Mathematics Education (1863-9704) | Springer |
2022 - Atual | Digital Experiences in Mathematics Education | Springer |
2022 - Atual | Frontiers in Education | Frontiers |
2022 - Atual | PNA Revista de Investigación en Didática de la Matemática | |
2021/11 - Atual | Mathematics (2227-7390) | MDPI |
2021/10 - Atual | Sustainability (2071-1050) | MDPI |
2021/09 - Atual | Journal of Research in Science Mathematics and Technology Education (2577-6789) | Eastern Mennonite University |
2021 - Atual | Revista de Educación Matemática (RevEM) (03626-8788) | Unión Matemática Argentina & FAMAF, Universidad de Córdoba |
2021 - Atual | Education Sciences (2227-7102) | MDPI |
2021 - Atual | International Journal of Mathematical Education in Science and Technology | Taylor & Francis |
2020 - Atual | Journal on Mathematics Education (2407-0610) | Universitas Sriwijaya in collaboration with Indonesian Mathematical Society (IndoMS) |
2020 - Atual | Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (1305-8223) | Modestum |
2018/02/12 - Atual | Educación Matemática (2448-7821) | Sociedad Mexicana de Investigacion y Divulgacion de la Educacion Matematica A. C. |
2016/05/31 - Atual | Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (2007-6819) | Revista Latinoamericana e Investigacion en Matematica Educativa RELIME |
2015/01 - Atual | Teaching Mathematics and its Applications An International Journal of the IMA (1471-6976) | Oxford University Press |
2014/01 - Atual | American Educational Research Journal (1935-1011) | American Educational Research Association |
Distinções
Prémio
2018 | Best PhD Thesis Award in Education / Melhor Tese de Doutoramento em Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Caixa Geral de Depositos, Portugal |