???global.info.a_carregar???
Hélia Jacinto is currently Assistant Professor with the Institute of Education of the University of Lisbon, holding a Doctoral Degree in Mathematics Education from the same institution, a Master's Degree in Educational Technology from the Portuguese Catholic University, and a Licenciatura in Mathematics from the University of Algarve. Her scientific activity focuses on seeking new ways of analysing and understanding the uses of digital technologies, namely emerging technologies, in mathematics education and, particularly, in mathematical problem solving. She has conducted a research project on youngsters' collaborative mathematical problem solving activity with digital technologies, under the Individual Call to Scientific Employment Stimulus (CEEC). She has been an active member of the Association of Mathematics Teachers, through the coordinating committee of its Research Working Group, is a member of the directive board of the Portuguese Society for Research in Mathematics Education, and has also been engaged in mathematics teacher education programmes, either pre-service or in-service, national or regional teacher training. Hélia has organized several national and international conferences, while collaborating in some of their scientific committees, and is currently serving as Associate Editor with Quadrante - Journal of Research in Mathematics Education and a member of the Editorial Board of the Brazilian book collection "Tendências em Educação Matemática" from Editora Autêntica. She has authored and edited 3 books and has published her research in Scopus indexed journals, book chapters, and renowned conferences. Hélia Jacinto has been honoured with the Best PhD Thesis Award in Education by the IE-UL and CGD.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Hélia Jacinto

Nomes de citação

  • Jacinto, Hélia

Identificadores de autor

Ciência ID
7E1F-F5A0-3CFD
ORCID iD
0000-0003-4768-2080
Google Scholar ID
6TjH8w4AAAAJ&hl
Researcher Id
F-8686-2010
Scopus Author Id
57188561297

Endereços de correio eletrónico

  • hjacinto@ie.ulisboa.pt (Profissional)

Moradas

  • Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, 1649-013, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2017
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"A atividade de resolução de problemas de matemática com tecnologias e a fluência tecno-matemática de jovens do século XXI" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvor
2011/04/29
Concluído
Didática da Matemática (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
19
2008
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Informática Educacional (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"'Tenho que resolver, vou arranjar maneira!' - A Internet e a Actividade Matemática no Caso do Sub14" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2002
Concluído
Licenciatura em Matemática - Ramo de Formação Educacional (Licenciatura)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Cónicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/01 - 2024/11 Investigador Contratado (Investigação) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2010 - 2018 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/12 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/08 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2018/09 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/09 - 2019/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025 - Atual Associate Editor of Sisyphus - Journal of Education Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022/01 - Atual Editorial Board member and Section Editor - The Journal of Honai Math Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Universitas Papua, Indonésia
(...)
2019 - Atual Associate Editor - Quadrante, Journal of Research on Mathematics Education Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Associação de Professores de Matemática, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011/09 - 2015 Jovens do século XXI em actividade de resolução de problemas de matemática para além da sala de aula
SFRH/BD/73363/2010
Bolseiro de Doutoramento
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual The Third Wave Lab
Em curso
2024/09/01 - 2027/08/31 DIM²ENSION: Digital Supported Mathematical Modelling for Sustainable Development Goals in European Education.
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2019/09/01 - 2025/08/31 CoMPST - Collaborative Mathematical Problem Solving with Technology
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022/09/01 - 2024/08/31 DO2GET: Drop-out Overcoming to Goal-oriented Empowerment Training
2022-1-RS01-KA210-SCH-000084217
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2022 - 2024/02 3C4life: Perspectives for Lifelong STEM Teaching - Career Guidance, Collaborative Practice and Competence Development
Investigador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/12 - 2014/06 Mathematical Problem Solving: Views on an interactive web based competition (Sub12 & Sub14)
PTDC/CPE-CED/101635/2008
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4107 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4107/2011
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Serrazina, Lurdes ; Castro, Joana; Ana Isabel Silvestre; Jacinto, Hélia ; M. Cristina L. Martins; Pires, Manuel Vara; Amado, Nélia; Ferreira, Rosa; Carreira, Susana. "Values in Mathematics Education of potencial future teachers on entry to a degree in Basic Education". Bolzano, 2025.
    No prelo
  2. Hélia Jacinto; Ana Silvestre. "TRANSFORMING ELEMENTARY STUDENTS’ MINDSET ABOUT LEARNING THROUGH MENTORSHIP: ASSESSING THE IMPACT OF THE DO2GET PROGRAM". 2024.
    10.21125/iceri.2024.1559
  3. Silvestre, Ana Isabel; Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana; Serrazina, Lurdes ; Santos, Elvira Lázaro; Pires, Manuel Vara; Amado, Nélia; et al. Autor correspondente: Jacinto, Hélia. "Mathematics education values among Portuguese teachers and students: some insights on their alignment.". Trabalho apresentado em International Congress on Mathematics Education - ICME 14, Sidney, 2024.
    Aceite para publicação
  4. Oliva, Tiago; Jacinto, Hélia ; Oliveira, Hélia. Autor correspondente: Jacinto, Hélia. "Developing computational and algebraic thinking in early grades: A systematic literature review.". Trabalho apresentado em International Congress on Mathematics Education - ICME 14, Sidney, 2024.
    Aceite para publicação
  5. Andrade, Luciana; Jacinto, Hélia ; Schio, Rúbia. Autor correspondente: Andrade, Luciana. "The relationship between teacher education and the choice of Mathematics textbooks.". Trabalho apresentado em Thirteenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education - CERME 13, Budapest, 2023.
    Publicado
  6. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana; Greefrath, Gilbert. Autor correspondente: Jacinto, Hélia. "Mathematical Modelling and Problem Solving connected through Technology: A case study with an in-service teacher". Trabalho apresentado em Thirteenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education - CERME 13, Budapest, 2023.
    Publicado
  7. Serrazina, Lurdes ; Pires, Manuel Vara; Castro, Joana; M. Cristina L. Martins; Amado, Nélia; Jacinto, Hélia ; Ana Isabel Silvestre; Carreira, Susana; Rosa Tomás Ferreira. "Um contribuo de Values alignment study para conhecer o que valorizam os professores portugueses no ensino da matemática". Trabalho apresentado em EIEM-Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2022.
  8. Silvestre, Ana Isabel; Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana; Serrazina, Lurdes ; Pires, Manuel Vara; Amado, Nélia; Rosa Antónia Ferreira; M. Cristina L. Martins; Castro, Joana. "O que valorizam os professores portugueses na aprendizagem da Matemática? Um contributo do Values Alignment Study". Trabalho apresentado em XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Setúbal, 2022.
    No prelo
  9. Jacinto, Hélia. "Developing techno-mathematical fluency in an after-school mathematical problem-solving programme: the case of the Tecn@Mat Club". Trabalho apresentado em 1st International Conference on Education and Training, Lisbon, 2022.
    Aceite para publicação
  10. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Investigating the processes of Mathematical Problem Solving with Technology of experienced mathematics teachers: The case of Sofia". Trabalho apresentado em 12th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME12), 2022.
    No prelo
  11. Serrazina, Lurdes ; Pires, M. V.; Martins, C.; Jacinto, Hélia ; Silvestre, A. I.. "Um contributo do Values Alignment Study para conhecer o que valorizam os professores portugueses no ensino da matemática / A contribution from the Values Alignment Study to identify what the Portuguese teachers value in mathematics teaching". Trabalho apresentado em EIEM 2022, Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2022.
    Publicado
  12. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Mathematical problem solving with technology: How do maths teachers solve-and-express on the screen?". Trabalho apresentado em EDULEARN21, 2021.
    Publicado
  13. Silvestre, Ana Isabel; Jacinto, Hélia. "The use of technologies in mathematics teaching and learning in Portugal: Teachers' pre-pandemic views". Trabalho apresentado em EDULEARN21, 2021.
    Publicado
  14. Hélia Jacinto; Susana Carreira. "MATHEMATICAL PROBLEM SOLVING WITH TECHNOLOGY: HOW DO MATHS TEACHERS SOLVE-AND-EXPRESS ON THE SCREEN?". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1255
  15. Ana Silvestre; Hélia Jacinto. "THE USE OF TECHNOLOGIES IN MATHEMATICS TEACHING AND LEARNING IN PORTUGAL: TEACHERS’ PRE-PANDEMIC VIEWS". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1848
  16. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "CONEXÕES ENTRE TECNOLOGIA E MATEMÁTICA PARA RESOLVER PROBLEMAS: EVIDÊNCIAS DE FLUÊNCIA TECNO-MATEMÁTICA NO CASO DE BEATRIZ". Trabalho apresentado em EIEM 2019 - Encontro de Investigação em Educação Matemática, Loulé, 2019.
    No prelo
  17. Jacinto, Hélia ; Vara-Pires, Manuel. "Tarefas e recursos para a promoção de conexões matemáticas". Trabalho apresentado em EIEM 2019 - Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2019.
    No prelo
  18. Jacinto, Hélia ; Pires, M. V.. "Tarefas e recursos para a promoção de conexões matemáticas / Tasks and resources for promoting mathematical connections". Trabalho apresentado em EIEM 2019, Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2019.
    Publicado
  19. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA: ASPETOS DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO NO DESENVOLVIMENTO DE MODELOS CONCEPTUAIS". Trabalho apresentado em EIEM 2017 - Encontro de Investigação em Educação Matemática, Lisboa, 2017.
    Publicado
  20. Jacinto, Hélia Maria da Venda; Carreira, Susana; Maria Alessandra Mariotti. "Mathematical Problem Solving with Technology Beyond the Classroom: The use of Unconventional Tools and Methods.". Trabalho apresentado em 40th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Szeged, Hungria, 2016.
    Publicado
  21. Jacinto, Hélia Maria da Venda; Carreira, Susana. "Mathematical Problem Solving with Technology: The case of Marco solving-and-expressing on the screen". Trabalho apresentado em International Congress on Mathematics Education – ICME 13, Hamburg - Alemanha, 2016.
    Publicado
  22. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Resolver problemas no ecrã: o recurso à visualização para resolver-e-exprimir". Trabalho apresentado em XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, Évora, 2015.
    Publicado • 10.20906/cps/cilamce2015-0681
  23. Jacinto, Hélia Maria da Venda; Carreira, Susana. "Solving problems on the screen: Digital tools supporting solving-and-expressing". Trabalho apresentado em 12th International Conference on Technology in Mathematics Teaching - ICTMT12, Faro, Portugal, 2015.
    Publicado
  24. Jacinto, Hélia Maria da Venda; Carreira, Susana. "A framework for describing techno-mathematical fluency in beyond-school problem solving". Trabalho apresentado em CERME9 - 9th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Praga, República Checa, 2015.
    Publicado
  25. Jacinto, Hélia Maria da Venda; Carreira, Susana. "Beyond-school mathematical problem solving: a case of students-with-media". Trabalho apresentado em 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Kiel, Alemanha, 2013.
    Publicado
  26. Jacinto, Hélia Maria da Venda; Carreira, Susana. "Problem solving in and beyond the classroom: perspectives and products from participants in a web-based mathematical competition". Trabalho apresentado em International Congress on Mathematics Education - ICME 12, Seoul, Coreia do Sul, 2012.
    Publicado
  27. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Estratégias de resolução de problemas de matemática: que lugar no desenvolvimento do currículo?". Trabalho apresentado em XIX colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, 2012.
  28. Jacinto, Hélia Maria da Venda; Carreira, Susana; Amado, Nélia. "Home technologies: how do they shape beyond-school mathematical problem solving activity?". Trabalho apresentado em The 10th International Conference on Technology in Mathematics Teaching - ICTMT10, Southampton, Reino Unido, 2011.
    Publicado
  29. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Nativos digitais em actividade de resolução de problemas de matemática.". Trabalho apresentado em Conferência Online de Informática Educacional, 2011.
  30. Carreira, Susana; Jacinto, Hélia ; Carvalho e Silva, Jaime; Rodriguez, Juan; Amado, Nélia; Amaral, Nuno; Ferreira, Rosa; Nobre, Sandra. "A resolução de problemas online e a criatividade dos nativos digitais — o projecto Problem@Web.". Trabalho apresentado em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2011.
    Publicado
  31. Carreira, Susana; Jacinto, Hélia. "Tecnologias e recursos no ensino e aprendizagem da Matemática.". Trabalho apresentado em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2011.
    Publicado
  32. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Internet and mathematical activity within the frame of “Sub14”". Trabalho apresentado em Sixth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Lyon, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Oliva, Tiago; Jacinto, Hélia ; Oliveira, Hélia. "Integrating computational thinking and algebraic thinking in early grades: Insights from a systematic literature review". Bolema (2026):
    Submetido
  2. Fernandes, Hugo; Jacinto, Hélia ; Oliveira, Hélia. "Bridging problem-solving and problem-posing: Third graders learning to formulate mathematical problems in Geometry and Measurement". Avances de Investigacion en Educación Matematica (2025):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  3. Ligeiro, Cristina; Jacinto, Hélia ; Piedade, João. Autor correspondente: Ligeiro, Cristina. "Desenvolvimento do pensamento computacional e do pensamento geométrico no 7.º ano: Resultados da implementação de uma experiência de ensino.". Quadrante - Revista de Investigação em Educação Matemática (2024):
    Acesso aberto • Submetido
  4. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana; Barbosa, A.. "Dois desígnios complementares da Quadrante: abrangência e profundidade". Quadrante 33 1 (2024): 1-6. https://quadrante.apm.pt/article/view/36898.
    Publicado
  5. Juncal Goñi-Cervera; Hélia Jacinto. "Enhancing inconsistent language problem-solving in an autistic student through a modified schema-based instruction". Education 3-13 (2024): https://doi.org/10.1080/03004279.2024.2319841.
    10.1080/03004279.2024.2319841
  6. Ana Isabel Silvestre; Jacinto, Hélia ; Serrazina, Lurdes ; Amado, Nélia; Carreira, Susana; Santos, Elvira Lázaro; Ferreira, Rosa; et al. "Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados por professores portugueses". Quadrante 32 2 (2023): 49-76. https://quadrante.apm.pt/article/view/32632/23961.
    Publicado
  7. Baptista, Mónica; Jacinto, Hélia; Martins, Iva. "What is a good explanation in integrated STEM education?". ZDM – Mathematics Education 55 7 (2023): 1255-1268. http://dx.doi.org/10.1007/s11858-023-01517-z.
    10.1007/s11858-023-01517-z
  8. Hélia Jacinto. "Engaging Students in Mathematical Problem Solving with Technology during a Pandemic: The Case of the Tecn@Mat Club". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13030271.
    10.3390/educsci13030271
  9. Hélia Jacinto; Susana Carreira. "Knowledge for teaching mathematical problem-solving with technology: An exploratory study of a mathematics teacher’s proficiency". European Journal of Science and Mathematics Education (2023): https://doi.org/10.30935/scimath/12464.
    10.30935/scimath/12464
  10. Oliveira, Hélia; Tomás Ferreira, R. A.; Jacinto, Hélia. "Quadrante: 30 anos a celebrar a diversidade da investigação em educação matemática". Quadrante 31 1 (2022): 1-6.
    Publicado
  11. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Digital tools and paper-and-pencil in solving-and-expressing: How technology expands a student's conceptual model of a covariation problem". Journal on Mathematics Education (2021): https://doi.org/10.22342/jme.12.1.12940.113-132.
    10.22342/jme.12.1.12940.113-132
  12. Carreira, Susana; Amado, Nélia; Jacinto, Hélia. "Venues for Analytical Reasoning Problems: How Children Produce Deductive Reasoning". Education Sciences 10 6 (2020): 169-169. https://doi.org/10.3390/educsci10060169.
    10.3390/educsci10060169
  13. Hélia Oliveira; Rosa Tomás Ferreira; Jacinto, Hélia. "Da globalização ao confinamento: como fica a educação (matemática)?". Quadrante - Journal of Research in Mathematics Education 29 1 (2020): 1-7. https://quadrante.apm.pt/article/view/23013.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Oliveira, Hélia; Ferreira, Rosa; Jacinto, Hélia. ""Todo o mundo é composto de mudança": uma nova etapa no percurso da Quadrante | "The whole world is made up of change": a new stage in Quadrante's journey". Quadrante - Journal of Research in Mathematics Education 28 1 (2019): 1-5. https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/82.
    Publicado
  15. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Mathematical Problem Solving with Technology: the Techno-Mathematical Fluency of a Student-with-GeoGebra". International Journal of Science and Mathematics Education 15 6 (2017): 1115-1136. https://link.springer.com/article/10.1007/s10763-016-9728-8.
    Publicado • 10.1007/s10763-016-9728-8
  16. Jacinto, Hélia; Carreira, Susana. "Diferentes Modos de Utilização do GeoGebra na Resolução de Problemas de Matemática para Além da Sala de Aula: evidências de fluência tecno-matemática". Bolema: Boletim de Educação Matemática 31 57 (2017): 266-288.
    Publicado • 10.1590/1980-4415v31n57a13
Artigo em revista (magazine)
  1. Jacinto, Hélia . Autor correspondente: Jacinto, Hélia. "Gostar de matemática, é caso raro? [Liking mathematics, is it something rare?]", Educação e Matemática, 2021, https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2716/2756.
  2. Jacinto, Hélia ; Elvira Santos; Ana Isabel Silvestre da Silva. "Que instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática são usados com maior frequência pelos professores em Portugal? Um quarteto (in) esperado", Educação e Matemática, 2020
  3. Jacinto, Hélia ; Paula Diogo. "Aprender e Ensinar Matemática online: Possibilidades das Salas Simultâneas", Educação e Matemática, 2020
  4. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana; Amado, Nélia. ""Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução!" Expressões do pensamento matemático na resolução de problemas com tecnologias", Educação e Matemática, 2018, http://www.apm.pt/portal/em.php?id=230856&rid=228764&search=words=Express%F5es%20do%20pensamento%20matem%E1tico,author=,seccao=,ano=2018,_SEARCH_DONE=1&page=3.
  5. Silvestre, Ana Isabel; Nunes, Cláudia; Jacinto, Hélia. "Lesson study: Melhorar a aprendizagem dos alunos através da prática profissional colaborativa dos professores", Educação e Matemática, 2016, http://www.apm.pt/portal/em.php?id=224283&rid=224267&search=words=Lesson%20study,author=,seccao=,ano=,_SEARCH_DONE=1&page=1.
  6. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Resolver problemas de matemática: um desafio ao alcance de todos, fora e dentro da sala de aula", Educação e Matemática, 2014, http://www.apm.pt/portal/em.php?id=215507&rid=209893.
  7. Caseiro, Ana; Jacinto, Hélia. "Espaço GTI. Da investigação à prática", Educação e Matemática, 2012, http://www.apm.pt/portal/em.php?id=197671&rid=195564.
  8. Caseiro, Ana; Jacinto, Hélia. "Da investigação à prática. [Espaço GTI]", Educação e Matemática, 2012
Capítulo de livro
  1. Barlovits, Simon; Matthias Ludwig; Jonas Ärlebäck; Carreira, Susana; Georgios Fesakis; Alissa Fock; Jacinto, Hélia ; et al. "Entering the next dim²ension: How mathematical modelling in the context of sustainability can be supported by a digital resource". In ICTMA 22. 2026.
    Submetido
  2. Jablonski, Simone; Simon Barlovits; Matthias Ludwig; Jonas Bergman Ärlebäck; Carreira, Susana; Georgios Fesakis; Alissa Fock; et al. "Teachers’ perspectives on mathematical modelling: A European view on characteristics, benefits and challenges". In ICTMA 22. Springer, 2026.
    Submetido
  3. Olmo-Muñoz, Javier; Dólera-Almaida, Josefa; Jacinto, Hélia ; González-Calero, José Antonio. Autor correspondente: Olmo-Muñoz, Javier. "Bridging mathematics and computational thinking in teacher education: An integrated approach with Scratch". In Experiencias educativas de renovación pedagógica y procesos de formación del profesorado, editado por O. B. García; C. R. García, 712-728. Espanha: Dykinson S.L., 2023.
    Publicado
  4. Carreira, Susana; Jacinto, Hélia. "A Model of Mathematical Problem Solving with Technology: The Case of Marco Solving-and-Expressing Two Geometry Problems". In Mathematical Problem Solving - Current Themes, Trends, and Research, editado por Liljedahl, Peter, 41-62. Springer, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-10472-6_3
  5. Jacinto, Hélia ; Nobre, Sandra; Carreira, Susana; Amado, Nélia. "Different Levels of Sophistication in Solving and Expressing Mathematical Problems with Digital Tools". In Broadening the Scope of Research on Mathematical Problem Solving, editado por Amado, Nélia; Carreira, Susana; Jones, Keith, 15-41. Springer International Publishing, 2018.
    Publicado • https://doi.org/10.1007/978-3-319-99861-9_2
  6. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "A Internet e a actividade matemática no caso do Sub14.". In A Escola XXI, Aprender com TIC., editado por Lagarto, José; Andrade, António. Lisboa, Portugal: Universidade Católica Portuguesa, 2010.
    Publicado
  7. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "«ASSUNTO: RESPOSTA AO PROBLEMA DO SUB14» - A INTERNET E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM TORNO DA COMPETÊNCIA MATEMÁTICA DOS JOVENS". In Tecnologias e Educação Matemática, editado por Canavarro, A. P.; Moreira, Darlinda; Rocha, Maria Isabel, 422-434. Portugal: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2008.
    Publicado
Edição de livro
  1. Colaço, Susana; Silvestre, Ana; Jacinto, Hélia ; Pinto, Hélia; Serrazina, Lurdes ; Branco, Neusa, ed. Atas do XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: APM Associação de Professores de Matemática. 2021.
    Publicado
  2. Jacinto, Hélia, ed. Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática.. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2015.
    Publicado • Editor
  3. Jacinto, Hélia, ed. ProfMat2015: Matemática, currículo e desenvolvimento curricular.. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2015.
    Publicado • Editor
  4. Jacinto, Hélia, ed. Proceedings of the Problem@Web International Conference: Technology, creativity and affect in mathematical problem solving. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. 2014.
    Publicado • Editor
  5. Jacinto, Hélia, ed. Atas do XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática.. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2012.
    Publicado • Editor
  6. Jacinto, Hélia, ed. Atas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática.. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2011.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Ng, Oi-Lam; González-Calero, José Antonio; Jacinto, Hélia. "Advancing research and practice in integrating computational thinking in mathematics education". Quadrante - Revista de Investigação em Educação Matemática 33 2 (2024): https://quadrante.apm.pt/issue/view/1772.
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Mestre, Célia; Tourais, C.; Guerra, I; Canavarro, A. P.; Santos, Elvira ; Jacinto, Hélia ; Almiro, João; et al. Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico - Capacidades matemáticas transversais 1.º ciclo- 1.º e 2.º anos. Portugal: DGE. Ministério de Educação. 2025.
    Publicado
  2. Branco, N; Guerreiro, Helena Gil; Mestre, Célia; Brunheira, Lina; Canavarro, A. P.; Vicente, Manuela; Brito, S.; et al. Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico- Capacidades matemáticas transversais 1.º ciclo- 3.º e 4.º anos. Portugal: DGE. Ministério de Educação. 2025.
    No prelo
  3. Santos, L.; Raposo, S; Cardoso, A; Correia, P; Espadeiro, Rui Gonçalo Pontes Correia Balão; Canavarro, A. P.; Mestre, Célia; et al. Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico- Capacidades matemáticas transversais 3.º ciclo. Portugal: DGE. Ministério de Educação. 2025.
    Publicado
  4. Brunheira, Lina; Santos, Elvira ; Martins, Irene ; Serra, Susana; Ana Paula Canavarro; Mestre, Célia; M. Cristina L. Martins; et al. Capacidades matemáticas transversais no 2.º ciclo do Ensino Básico. DGE. Ministério de Educação. 2025.
    No prelo
  5. Carreira, Susana; Jones, Keith; Amado, Nélia; Jacinto, Hélia; Nobre, Sandra. Youngsters Solving Mathematical Problems with Technology. Cham: Springer International Publishing. 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-24910-0
  6. Kennedy, Ian G.; Latham, Gloria; Jacinto, Hélia. Education Skills for 21st Century Teachers. Cham: Springer International Publishing. 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-22608-8
  7. Susana Carreira; Nélia Amado; Rosa Antónia Ferreira; Juan Rodriguez; Jaime Carvalho e Silva; Jacinto, Hélia ; Nuno Amaral; et al. Um olhar sobre uma competição matemática na Web: Os SUBs.. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. 2012.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Silvestre, Ana Isabel; Nunes, Cláudia; Jacinto, Hélia. "Lesson study approach to the teaching of linear equations: a Portuguese case of teachers’ professional development". Trabalho apresentado em International Congress on Mathematics Education - ICME 12, 2012.
  2. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Digital representations mediating students' problem solving: Results from a web-based mathematical competition.". Trabalho apresentado em La didactique des mathématiques: approches et enjeux. Hommage à Michèle Artigue., 2012.
  3. Carreira, Susana; Jacinto, Hélia ; Carvalho e Silva, Jaime; Rodriguez, Juan; Amado, Nélia; Amaral, Nuno; Ferreira, Rosa; Nobre, Sandra. "Digital natives’ creativity and problem solving strategies in web-based mathematical competitions.". Trabalho apresentado em International Congress on Mathematics Education - ICME 12, 2012.
  4. Carreira, Susana; Amado, Nélia; Ferreira, Rosa; Carvalho e Silva, Jaime; Rodriguez, Juan; Jacinto, Hélia ; Amaral, Nuno; et al. "Problem@Web: A project around an on-line problem solving mathematical competition in Portugal". Trabalho apresentado em 35th Annual Conference of the Mathematics Education Research Group of Australasia - MERGA 2012, 2012.
Resumo em conferência
  1. Jacinto, Hélia ; Oliveira, Hélia. "Discussion group on the integration of computational thinking in school mathematics: Nationally and internationally - The case of Portugal". Trabalho apresentado em 15th International Congress on Mathematical Education, Sydney, 2024.
    Publicado
  2. Jacinto, Hélia. "Evaluating AI chatbots in non-routine contextual mathematical problem solving and tutoring: Can they be trusted?". Trabalho apresentado em I Congreso Internacional FUTUREDUCA 2024. Futuro de la tecnología en educación: la era de la inteligencia artificial, 2024.
    Aceite para publicação
  3. Martins, Ana Cristina Oliveira; Jacinto, Hélia ; Pedro, Neuza. Autor correspondente: Martins, Ana Cristina Oliveira. "O impacto do GeoGebra Classroom na atitude de alunos do 10.º ano perante a Matemática". Trabalho apresentado em Challenges 2024 - Espaços e caminhos onLife, Braga, 2024.
    Aceite para publicação
Tese / Dissertação
  1. Jacinto, Hélia. "A atividade de resolução de problemas de matemática com tecnologias e a fluência tecno-matemática de jovens do século XXI". Doutoramento, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2017.
  2. Jacinto, Hélia. "Tenho que resolver, vou arranjar maneira!' - A Internet e a Actividade Matemática no Caso do Sub14". Mestrado, Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, 2008.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/08 The transformational role of digital technologies in mathematical problem-solving. SENATIK VI – The 6th National Seminar on Mathematics and Mathematics Education
Faculty Education of Mathematics, Sciences And Technology Information, Universitas PGRI Semarang, Indonesia (Semarang, Indonésia)
2020/11/21 Fluência Tecno-matemática na resolução de problemas de Matemática com tecnologias digitais [Techno-mathematical Fluency in solving mathematical problems with digital technologies] Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática e I Encontro de Egressos e Estudantes do PPGMAT
Universidade Federal Tecnológica do Paraná (Londrina, Brasil)
2020/09/19 Mathematical problem solving with digital technologies: how youngsters become youngsters-with-media while solving-and-expressing II SITEM: International Symposium on Technologies in Mathematics Education
Sao Paulo State University (Unesp) (São Paulo, Brasil)
2017 Resolução de Problemas de Matemática - com o GeoGebra - para além da sala de aula Encontro APM - IE
APM - IE-UL
2015 O uso espontâneo do GeoGebra no desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas V Dia GeoGebra
2014/05/03 The use of digital tools in web-based mathematical competitions: degrees of sophistication in problem solving-and-expressing The Problem@Web International Conference: Technology, creativity and affect in mathematical problem solving
University of Algarve (Vilamoura, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/09/01 - Atual (PhD) Modelação matemática com tecnologia no contexto do desenvolvimento sustentável: um estudo com futuros professores [Mathematical modeling with technology in the context of sustainable development: a study with pre-service teachers]
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2024/09/01 - Atual (PhD) Utilização de ferramentas de inteligência artificial na modelação matemática por alunos do ensino profissional [Use of artificial intelligence tools in mathematical modelling by vocational education students]
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2024/09/01 - Atual (PhD) Um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento computacional na educação básica entre Brasil e Portugal [A study on the development of computational thinking in basic education in Brazil and Portugal]
Coorientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Univates, Brasil
2024/09/01 - Atual (PhD) Utilização do GeoGebra Classroom no Ensino Secundário: Análise do Impacto na Aprendizagem e Atitudes dos alunos [Use of GeoGebra Classroom in High School: Analysis of its Impact on Students’ Learning and Attitudes]
Coorientador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2024 - Atual [MSc] Artificial Intelligence as a Tutor in Mathematics Learning: Potentials and Limits
Orientador
Master in Education and Digital Technologies (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2024 - Atual [MEd] Learning probability in the 9th grade using technology
Orientador
Master in the Teaching of Mathematics (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023 - Atual (MSc) EXPLORAÇÃO-INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM AMBIENTE DIGITAL [Mathematical Exploration–Investigation in the Development of Mathematical Reasoning: A Pre-service Teacher Education Experience in a Digital Environment]
Coorientador
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA – PPGEN (Mestrado)
Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil
2023 - Atual [MSc] The contribute of GeoGebra to learning geometry in Year 5
Orientador
Master in Education and Digital Technologies (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022/09 - Atual (PhD) A formulação de problemas de Matemática: um estudo com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico [Mathematical Problem Posing: A Study with Primary School Students]
Coorientador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022/09 - Atual (PhD) ARTICULAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM O PENSAMENTO ALGÉBRICO NO 1º CICLO [Integrating Computational Thinking with Algebraic Thinking in Primary School]
Coorientador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2024 - 2027 (PhD) Realidade Aumentada no ensino da Geometria: Comparação entre a experiência imersiva e a experiência interativa do smartphone [Augmented Reality in the Teaching of Geometry: A Comparison between Immersive and Smartphone-Interactive Experiences]
Orientador
Doutoramento em Educação (Didática da Matemática) (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2025 - 2026 (Postdoc) A instrumentação da Plataforma Mathigon no ensino de geometria espacial [Mathigon platform instrumentation in the teaching of spatial geometry]
Orientador
na (Outra)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023 - 2025/07 (MSc) Pensamento computacional e aprendizagem de Geometria – um estudo no 7.º ano de escolaridade
Coorientador
Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2024 - 2025 [MSc] 10th-grade students’ spatial reasoning in the study of three-dimensional analytic geometry
Orientador
Master in the Teaching of Mathematics (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2024 - 2025 [MEd] Critical Mathematical Thinking of 10th-grade students in studying analytic geometry in the plane
Orientador
Master in the Teaching of Mathematics (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2024 - 2025 [MEd] Learning of probability with the use of Python: a study with 10th-grade students
Orientador
Master in the Teaching of Mathematics (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023 - 2025 [MEd] Application and modelling problems in learning systems of linear equations in two variables.
Orientador
Master in the Teaching of Mathematics (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023/09 - 2024/11/25 (MSc) O contributo do feedback escrito em tarefas de diversas naturezas na aprendizagem dos alunos de 11.º ano, no tema das Funções Reais de Variável Real
Orientador
Mestrado em Ensino de Matemática (3.º ciclo e Secundário) (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2021/03 - 2024/06 (PhD) Formação de professores e a escolha do livro didático de Matemática [Teacher Education and the Selection of the Mathematics Textbook]
Coorientador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Rio Claro, Brasil
2023 - 2024 (PhD) O pensamento geométrico nas provas de avaliação externa de matemática: um estudo no 2.º ciclo do ensino básico
Coorientador
Doutoramento em Educação (Didática da Matemática) (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022 - 2024 (MSc) TECNOLOGIAS DIGITAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO 5.º ANO [Digital Technologies in Mathematical Problem Solving: A Teaching Experience in 5th Grade]
Orientador
Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/12 (MSc) Aplicações da função quadrática: um estudo sobre a aprendizagem dos alunos de 10.º ano e as perceções da sua utilidade no dia-a-dia.
Orientador
Mestrado em Ensino de Matemática (3.º ciclo e Secundário) (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022/04 - 2023/12 (MSc) A aprendizagem da Função Quadrática com recurso ao GeoGebra Classroom e a atitude dos alunos face à Matemática.
Orientador
Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022/09/01 - 2023/07/26 (MSc) O raciocínio e a participação dos alunos na aula de Matemática: Um estudo no 10.º ano no tópico de Funções quadráticas
Orientador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022 - 2023 [MEd] Applications of the quadratic function: a study on 10th-grade students’ learning and how useful they perceive it to be in day-to-day life
Orientador
Master in the Teaching of Mathematics (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - 2023 VII Encontro de Professores APM-IE: Desenvolvimento profissional e inovação curricular em Matemática (2023/04 - 2023/04)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Associação de Professores de Matemática, Portugal
2021/07 - 2021/07 XXXVI SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática (2021 - 2021)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2015 - 2015 International Conference on Technology in Mathematics Teaching – ICTMT12
Conferência (Outra)
2015 - 2015 XXVI SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática (2014 - 2015)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2015 - 2015 ProfMat 2015 – Encontro Nacional de Professores de Matemática
Encontro (Outra)
2014 - 2014 Problem@Web - Technology, creativity and affect in mathematical problem solving
Conferência (Outra)
2012 - 2012 XXIII SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática
Seminário (Outra)
2012 - 2012 ProfMat 2012 – Encontro Nacional de Professores de Matemática
Encontro (Outra)
2011 - 2011 XXII SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática
Seminário (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/07/25 - 2023/07/26 SPIEM and SEIEM joint Summer School
Oficina (workshop)
Escola de Verão 2023
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal

Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, Espanha

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2025/07 [MEd] Investigation tasks in the topic of Geometry: a study with 9th-grade students
Arguente principal
Miguel Braga (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2025/03/24 [PhD Qualification] Aspectos afetivos no ensino de Geometria: um estudo sobre as concepções e valores de professores de matemática em formação inicial no Brasil e em Portugal [Affective Aspects in the Teaching of Geometry: A Study of the Conceptions and Values of Pre-Service Mathematics Teachers in Brazil and Portugal]
Arguente
Thales Pessoa (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2025/03/10 [PhD] Procesos de aprendizaje de la demostración por estudiantes de Secundaria con alta capacidad Matemática en un entorno de geometria dinámica 3-dimensional
Arguente principal
Jeison Camilo Sua Flórez (Doutoramento)
Universitat de Valencia Escola Universitaria de Magisteri Ausias March, Espanha
2025 [MSc] A semiotic look at mathematical modelling activities in Year 1 of primary school
Arguente principal
GISLAINE FERREIRA GOMES (Mestrado)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
2025 [PhD] Assessment of the geometric reasoning of prospective mathematics teachers in Angola
Arguente
Abel Lando da Encarnação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2024/02 [PhD] O conhecimento e a prática letiva de professores de matemática do ensino secundário participantes em estudos de aula
Arguente
Paula Gomes (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2024/01 Integrar o Estudo de Aula na Formação Inicial de Professores de Matemática do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Arguente
Micaela Martins (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2024/01 [MSc] Tecnologias digitais na resolução de problemas de matemática: Uma experiência de ensino no 5.º ano do Ensino Básico
Orientador
Ana Cláudia Simões (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2024 "O conhecimento e a prática letiva de professores de matemática do ensino secundário participantes em estudos de aula"
Arguente
Paula Gomes (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2024 [MEd] Promoting interaction in a Year 7 class: insights from a pedagogical intervention in mathematics
Arguente principal
Estela Pombo (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2023/12 [PhD] A resolução de problemas e a escrita matemática: Um estudo com alunos do ensino secundário (Problem solving and mathematical writing: a study with high school students)
Arguente principal
Letícia Martins (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2023/12 Aprendizagem da função quadrática com recurso ao GeoGebra Classroom e as atitudes dos alunos face à matemática
Orientador
Ana Cristina Martins (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023/12 Pokémon Live e a atividade matemática nos anos iniciais
Arguente principal
Alex Silva (Mestrado)
Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil
2023/12 Aplicações da função quadrática: um estudo sobre a aprendizagem dos alunos de 10.º ano e as perceções da sua utilidade no dia-a-dia
Orientador
Paulo Gabriel Dias (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023/07/26 "Resolução de tarefas com problemas em contextos reais: Um estudo numa turma de 11.º ano"
Arguente principal
Maria Francisca Bobone Calvão Rodrigues Malta Romeiras (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023/07 O raciocínio e a participação dos alunos na aula de Matemática: Um estudo no 10.º ano no tópico de Funções quadráticas
Orientador
Luis Abreu (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023/05/31 Avaliação de competências de Pensamento Computacional de alunos no final do 1.º CEB
Arguente principal
Maria José Costa (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023 [MSc] Assessing computational thinking skills in pupils at the end of primary education (1st cycle / Years 1–4)
Arguente principal
Maria José Costa (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022/07 A aprendizagem de funções quadráticas em alunos do 10º ano de escolaridade: uma experiência de ensino utilizando o Geogebra
Arguente principal
Rita Nunes (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022/06 "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GEOMETRIA NO ESPAÇO - Um estudo sobre as capacidades espaciais de alunos do 10.º ano"
Arguente principal
Inês Guerreiro da Costa (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2021/12/03 O papel dos ambientes virtuais na resolução colaborativa de problemas matemáticos
Arguente principal
Ana Rita de Sousa Mendes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2020/10/26 "Linguagens líquidas nos anos iniciais: exercício de autoria e criticidade através da criação de memes"
Arguente principal
Rosana Santos (Mestrado)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/11 - 2024/11 EIEM 2024 – Encontro de Investigação em Educação Matemática [Conference on Research in Mathematics Education] SPIEM & UPorto
2022 - 2023/03 Latin American STEAM Education Research Conference Johannes Keppler University (Áustria), Universidad Tecnológica Nacional: Facultad Regional Avellaneda (Argentina), & Universidad Nacional de Río Negro (Argentina)
2023 - 2023 SIEM XXXIII - Seminário de Investigação em Educação Matemática [Seminar of Research on Mathematics Education] Instituto Politécnico de Cávado e Ave
2023 - 2023 EIEM 2023 – Encontro de Investigação em Educação Matemática [Conference on Research in Mathematics Education] Universidade de Aveiro
2022/03 - 2022/09 1º Colóquio de Livros Didáticos de Matemática [1st Colloquium on Mathematics Textbooks] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
2021/01 - 2021/11 XXXI SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática [Seminar of Research on Mathematics Education] GTI, APM & ESE de Santarém
2020/03 - 2020/11 Jornadas Internacionales de Investigación y Práctica Docente en Alta Capacidad Matemática Universidad de La Rioja
2020/01 - 2020/09 I SITEM: International Symposium on Technologies in Mathematics Education Sao Paulo State University (Unesp)
2018/09/19 - 2018/09/21 International Symposium on Technologies in Mathematics Education São Paulo State University
2015/03/28 - 2015/03/29 XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática [Seminar of Research on Mathematics Education]
2012 - 2012 XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática [Seminar of Research on Mathematics Education] APM
2011 - 2011 XXII SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática [Seminar of Research on Mathematics Education] APM

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2025/07 - Atual Sisyphus — Journal of Education (Associate Editor) (2182-9640) Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
2021 - Atual Journal of Honai Math University of Pappua & Indonesian Society for Mathematics Educators
2019 - Atual Quadrante (associate editor) (2183-2838) Associação de Professores de Matemática
2019 - Atual Osmangazi Journal of Educational Research Eskisehir Osmangazi University, Turkey

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021/01/01 - Atual Editorial Board member of the book colection Tendências em Educação Matemática, published by Editora Autêntica.
Membro

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/07 - Atual Curricular and Professional Development in Secondary Mathematics Working Group (Ministry of Education), working on the following tasks: to develop materials and tasks to support the implementation of the new Essential Learning for the Secondary Level (Mat A, Mat B, MACS, and Professional courses). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Ministério da Educação, Portugal
2021/07 - Atual Curricular and Professional Development in Mathematics Working Group (Ministry of Education), working on the following tasks: to conduct a survey of educational resources, to conceptualize a training program to support the implementation of the revised Essential Learning in Mathematics for Basic Education; to coordinate a national training program; to develop materials and tasks; to train teacher trainers for the dissemination and development of training processes; and to ensure, support and monitor the development of their training programs. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Ministério da Educação, Portugal
2020/09 - Atual Milage Aprender + (independent assessment of project) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2009/09 - 2011/08 Plan for Mathematics II and New Mathematics Syllabus for Basic Education (Mentor teacher) Ministério da Educação, Portugal
2008/09 - 2009/08 Projecto CEM: Construindo o Êxito em Matemática [Building Success in Mathematics, teacher trainer and mentor] Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02 - Atual Didactics of Mathematics II (Master degree, Teaching of Mathematics to the 3rd cycle and secondary levels) (Mestrado) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2024 - Atual Research Methods in Education I Mestrado em Educação - Inovação Educacional (Mestrado) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023/09 - Atual Didactics of Mathematics I (Master degree, Teaching of Mathematics to the 3rd cycle and secondary levels) Didática da Matemática I (Mestrado) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023/06 - Atual [Workshop] Mixed methods in educational research: integrated approaches to understanding the complexity of the educational context (Outros) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023 - Atual "Mathematical Connections and STEAM Education ", by invitation, PhD in Education - Mathematics Education. Doutoramento em Educação (especialização em Didática da Matemática) (Doutoramento) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022 - Atual "Computational Thinking in Mathematics Education", taught by invitation, PhD in Education - Mathematics Education. Doutoramento em Educação (especialização em Didática da Matemática) (Doutoramento) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2021/06/04 - Atual Lesson on "Resolução Colaborativa de Problemas de Matemática com Tecnologias", taught by invitation to the Masters in the Teaching of Mathematics, University of Porto. (Mestrado integrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2021/04/16 - Atual Lesson on "Desenvolver o Raciocínio Matemático através da Resolução de Problemas de Matemática", taught by invitation, PhD in Education, Mathematics Education, at the Institute of Education, Universtity of Lisbon. (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2024 - 2025 Research Methods in Education I Mestrado em Educação - Administração Educacional (Mestrado) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/02 Introduction to Educational Research Licenciatura em Educação e Formação (Licenciatura) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/08 Topics on Discrete Mathematics Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018/09 - 2019 Fundamentos de Matemática Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018/09 - 2019 Números, Geometria e Medida Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017/01/25 - 2017/05/03 A Matemática no Ensino Básico: o sentido do número e das operações nos diferentes ciclos do Ensino Básico. (Outros)
2012/03/08 - 2012/05/10 Geometria no Ensino Básico: Semelhança e Isometrias (Outros)
2008/09 - 2008/11 Actividades com Tecnologias para a Aula de Matemática Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2005/10 - 2006/05 As Tecnologias e o Ensino - Escola Inter@ctiva (Outros)
2005/02 - 2005/05 Actividades com Tecnologias: CBR e CBL; calculadora gráfica TI 83 Plus; The Geometer´s SketchPad; Modellus; Cinderella; Analisador de dados EA200 e a calculadora gráfica CASIO 9850 G Plus (Outros)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012 - Atual Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática
2009 - Atual European Society for Research in Mathematics Education Member
2001 - Atual Associação de Professores de Matemática (Portuguese Association of Mathematics Teachers)
2023/11 - 2026/11 Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (Portuguese Society of Research in Mathematics Education) [Directive Board member] Directive Board (Secretary)
2013 - 2017 International Group for the Psychology of Mathematics Education

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - Atual Member of the Jury of the PhD Research Proposal entitled "Desenvolvimento e Avaliação do Pensamento Computacional e do Pensamento Algébrico em Alunos do 3.º ano do Ensino Básico, com Tarefas Conetadas e Desconetadas" Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023 - Atual President of the Jury of the PhD Research Proposal entitled "O Desenvolvimento do Conhecimento do Pensamento Computacional e da Prática Letiva, através do Estudo de Aula” Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023 - Atual Main arguer in the Jury of the PhD Research Proposal entitled "O Pensamento Computacional na Prática Letiva dos Professores do 1.º Ciclo: Contributo Formativo do Estudo de Aula” (PhD in Education, Mathematics Education) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2021/10/25 - Atual Jury of the PhD Research Proposal entitled "O desenvolvimento do conhecimento didático dos professores em modelação matemática com integração de recursos tecnológicos - um projeto formativo centrado no Estudo de Aula", by António Aroeira (PhD in Education, Mathematics Education) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020/10/26 - Atual Jury of MSc Research Proposal entitled " Linguagens Líquidas nos anos iniciais: Exercício de autoria e criticidade através da criação de Memes", by Rosana Santos (Masters in Teaching). Universidade do Vale do Taquari, Brasil

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2025 - Atual International Journal of Science and Mathematics Education Springer
2024 - Atual Computers & Education (1873-782X) Elsevier
2022 - Atual ZDM - Mathematics Education (1863-9704) Springer
2022 - Atual Digital Experiences in Mathematics Education Springer
2022 - Atual Frontiers in Education Frontiers
2022 - Atual PNA Revista de Investigación en Didática de la Matemática
2021/11 - Atual Mathematics (2227-7390) MDPI
2021/10 - Atual Sustainability (2071-1050) MDPI
2021/09 - Atual Journal of Research in Science Mathematics and Technology Education (2577-6789) Eastern Mennonite University
2021 - Atual Revista de Educación Matemática (RevEM) (03626-8788) Unión Matemática Argentina & FAMAF, Universidad de Córdoba
2021 - Atual Education Sciences (2227-7102) MDPI
2021 - Atual International Journal of Mathematical Education in Science and Technology Taylor & Francis
2020 - Atual Journal on Mathematics Education (2407-0610) Universitas Sriwijaya in collaboration with Indonesian Mathematical Society (IndoMS)
2020 - Atual Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (1305-8223) Modestum
2018/02/12 - Atual Educación Matemática (2448-7821) Sociedad Mexicana de Investigacion y Divulgacion de la Educacion Matematica A. C.
2016/05/31 - Atual Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (2007-6819) Revista Latinoamericana e Investigacion en Matematica Educativa RELIME
2015/01 - Atual Teaching Mathematics and its Applications An International Journal of the IMA (1471-6976) Oxford University Press
2014/01 - Atual American Educational Research Journal (1935-1011) American Educational Research Association
Distinções

Prémio

2018 Best PhD Thesis Award in Education / Melhor Tese de Doutoramento em Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Caixa Geral de Depositos, Portugal