???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vanessa Figueiredo Pereira de Andrade

Nomes de citação

  • de Andrade, Vanessa

Identificadores de autor

Ciência ID
7D18-5C66-66C5
ORCID iD
0000-0001-9031-7770

Endereços de correio eletrónico

  • vanessafigueiredo@campus.ul.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2023/01/15
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática da Ciências
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"O PAPEL DO DESENHO NA CONSTRUÇÃO DE EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS ACERCA DE FENÓMENOS DA QUÍMICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 8.o ANO" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor
2012
Concluído
Mestrado em Ensino de Física e Química (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O contributo de uma abordagem CTSA para o ensino dos temas “o amoníaco como matéria-prima” e o “amoníaco, a saúde e o ambiente”" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2001
Concluído
Licenciatura em Química Tecnológica (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Teor crítico de cloretos no betão armado: corrosão no betão armado." (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 Valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/06/01 - Atual Pós-doutorado (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2018 - 2022 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016/12 - 2017/07 Investigador Contratado (Investigação) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2014 Investigador Contratado (Investigação) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - 2023/08/31 middle school science teacher Escola Secundária Rainha Dona Amélia , Portugal
2014/09/01 - 2016 Assistente Convidada. Leciona nas U.C. dos Mestrados em Ensino e Educação: Novas Tecnologias no Ensino das Ciências; Metodologia da Física; Introdução à Prática Profissional; Concepção de Recursos Edu Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Vanessa De Andrade; Sofia Freire; Baptista, M.; Yael Shwartz. "Drawing as a Space for Social-Cognitive Interaction". Education Sciences 12 1 (2022): 45-45. http://dx.doi.org/10.3390/educsci12010045.
    10.3390/educsci12010045
  2. Vanessa Andrade; Yael Shwartz; Sofia Freire; Mónica Baptista. "Students' mechanistic reasoning in practice: Enabling functions of drawing, gestures and talk". Science Education (2022): https://doi.org/10.1002/sce.21685.
    10.1002/sce.21685
  3. Vanessa Figueiredo De Andrade; Sofia Freire; Mónica Baptista. "Constructing Scientific Explanations for Chemical Phenomena through Drawings among 8th-grade Students". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education 17 1 (2021): em1937-em1937. https://doi.org/10.29333/ejmste/9614.
    10.29333/ejmste/9614
  4. Andrade, Vanessa Figueiredo Pereira de; Freire, Sofia; Baptista, Mónica. Autor correspondente: Andrade, Vanessa Figueiredo Pereira de. "Constructing Scientific Explanations: a System of Analysis for Students’ Explanations". Research in Science Education 49 3 (2017): 787-807. http://dx.doi.org/10.1007/s11165-017-9648-9.
    10.1007/s11165-017-9648-9
  5. Andrade, Vanessa. "Formação inicial de professores de Física e Química: Mudanças reportadas em relação ao processo de ensino-aprendizagem,". Revista Interações (2015):
Capítulo de livro
  1. Andrade, Vanessa. "Up there … How is it? In O. Finlayson, E. McLoughlin, E. Coyle, D. McCabe, J. Lovatt, P. van Kampen (Eds.), SAILS inquiry and assessment units (vol. 1) (pp. 117-126). Dublin: SAILS project.". Irlanda, 2015.
Poster em conferência
  1. Andrade, Vanessa. Autor correspondente: Andrade, Vanessa. "Drawing Scientific Ideas: a strategy to construct “good” scientific explanations.". Trabalho apresentado em Annual meeting of the American Educational Research Association (AERA), 2018.
Pré-impressão
  1. Vanessa de Andrade. "Drawing on the idea of thinking in levels to revisit an analytical framework for mechanistic explanations across science domains". 2023. https://doi.org/10.31219/osf.io/su9gz.
    10.31219/osf.io/su9gz
Resumo em conferência
  1. Andrade, Vanessa. Autor correspondente: Andrade, Vanessa. "Drawing on the idea of thinking in levels to revisit an analytical framework for mechanistic explanations across science domains". Trabalho apresentado em ESERA, Cappadocia, 2023.
  2. Andrade, Vanessa. Autor correspondente: Andrade, Vanessa. "Collaborative drawing to enable embodied actions: a study in explaining chemical reactions.". Trabalho apresentado em 15th European Conference on Research in Chemical Education (ECRICE), Rehovot, 2022.
  3. Andrade, Vanessa. Autor correspondente: Andrade, Vanessa. "Students-generated drawings for promoting mechanistic reasoning in explaining chemical reactions.". Trabalho apresentado em Conference of the European Science Education Research Association (ESERA), Bologna, 2019.
  4. Andrade, Vanessa. Autor correspondente: Andrade, Vanessa. "Description of a system for analyzing students’ scientific explanations.". Trabalho apresentado em Conference of the European Science Education Research Association (ESERA), Dublin, 2017.
Atividades

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual Chemistry Education Research and Practice (1756-1108)
2021 - Atual International Journal of Science Education (1464-5289)
2020 - Atual Science Education (ISSN 1098-237X)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016 - Atual ESERA— European Science Education Research Association SIG—Languages & Literacies in Science Education!
Distinções

Prémio

2024 Early Career Research Travel Award
European Science Education Research Association, Chipre

Outra distinção

2018 Travel Scholarship
American Educational Research Association, Estados Unidos