???global.info.a_carregar???
Ana Rita Gorgulho é Doutorada em Educação - ramo de Supervisão e Avaliação, pela Universidade de Aveiro, tendo defendido a tese de doutoramento em 2021. Concluiu o Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, em 2015, e a Licenciatura em Educação Básica, em 2013, ambos pelo Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação. É colaboradora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro. Publicou 7 artigos em revistas especializadas. Recebeu 2 prémio(s) e/ou homenagens. Nas suas atividades profissionais interagiu com 15 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: escrita; gramática; laboratório gramatical; sucesso na aprendizagem; writing; grammar; grammatical laboratory; learning success; Ciência; Tecnologia e religião; Conceções; Estudantes de Educação Básica; estudantes de Educação Básica; Língua Portuguesa; Produção escrita e sua avaliação; Formação contínua de professores; Conhecimento profissional docente.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Rita Salgueiro Gorgulho Baptista

Nomes de citação

  • Gorgulho, Ana Rita

Identificadores de autor

Ciência ID
7B17-5CC4-0992
ORCID iD
0000-0003-0094-3650

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2016 - 2021
Concluído
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Especialização em Supervisão e Avaliação
Universidade de Aveiro, Portugal
"Avaliação da produção escrita na disciplina de Língua Portuguesa: um estudo em contexto de formação contínua " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade, com distinção e louvor
2015
Concluído
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação, Portugal
"A articulação dos domínios da Escrita e da Gramática para uma melhor aprendizagem – o uso do laboratório gramatical" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2013
Concluído
Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação, Portugal
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/15 - 2024/02/15 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação, Portugal
2022/10/01 - 2023/02/28 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação, Portugal
2021/09/15 - 2022/06/05 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2021/11/08 - 2022/04/08 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10/01 - 2019/02/15 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação, Portugal
2018/02/19 - 2018/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015/10/12 - 2016/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Pedro Arrupe, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/10/01 - 2020/08/31 Bolseira de Doutoramento da FCT Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016/10/01 - 2020/08/31 A avaliação do ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa – Para uma Cooperação Internacional para o Desenvolvimento na Formação de Professores
FRH/BD/118163/2016
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Linhares, Elisabete; Silva, Ana; Gorgulho, Ana; Ornelas, Fátima; Lopes, Sandra. "Relações entre ciência, tecnologia e religião: conceções de futuros educadores". 2012.
Artigo em revista
  1. Ana Rita Gorgulho; Nilza Costa; Leonor Santos. "Conceções e práticas de avaliação da escrita: formação em São Tomé e Príncipe". Estudos em Avaliação Educacional 31 77 (2020): 421-421. https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7667.
    10.18222/eae.v31i77.7667
  2. "Formação contínua de professores de Português do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe: uma proposta de oficina de formação sobre ensino e avaliação da escrita". Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (2020): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/200.
    10.25757/INVEP.V10I1.200
  3. Gorgulho, Ana Rita; Leonor Santos; Nilza Costa; Antónia Luísa Sousa. "Formação contínua de professores de Português do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe: uma proposta de oficina de formação sobre ensino e avaliação da escrita". Da Investigação às Práticas 10 1 (2020): 99-117. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/200.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Gorgulho, Ana Rita; Costa, Nilza; Santos, Leonor. "Conceções e práticas de avaliação da escrita: formação em São Tomé e Príncipe". (2020): http://hdl.handle.net/10773/31232.
    10.18222/eae.v31i77.7667
  5. Gorgulho, Ana Rita; Santos, Leonor; Costa, Nilza; Sousa, Antónia Luísa. "Formação contínua de professores de Português do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe: uma proposta de oficina de formação sobre ensino e avaliação da escrita". (2020): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/200.
  6. Gorgulho,Ana Rita; Santos,Leonor; Costa,Nilza; Sousa,Antónia Luísa. "Formação contínua de professores de Português do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe: uma proposta de oficina de formação sobre ensino e avaliação da escrita". (2020): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722020000100006.
  7. Gorgulho, Ana Rita; Santos, Leonor; Costa, Nilza; Sousa, Antónia Luísa. "Formação contínua de professores de português do ensino básico em São Tomé e Príncipe: uma proposta de oficina de formação sobre ensino e avaliação da escrita". (2020): http://hdl.handle.net/10773/31231.
    10.25757/invep.v10i1.200
  8. Gorgulho, Ana Rita; Santos, Leonor; Costa, Nilza; Sousa, Antónia Luísa. "Formação contínua de professores de Português do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe: uma proposta de oficina de formação sobre ensino e avaliação da escrita". (2020): http://hdl.handle.net/10400.21/11361.
    10.25757/invep.v10i1.200
  9. Ana Rita Gorgulho; Nilza Costa; Madalena Teixeira; Leonor Santos. "Ensino e avaliação da escrita no 2.º ciclo do ensino básico em São Tomé e Príncipe – Enquadramento para uma oficina de formação". Indagatio Didactica 5 10 (2018): 87-109. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11615.
    Publicado
  10. Ana Rita Gorgulho; Nilza Costa; Madalena Teixeira. "Ensino, Aprendizagem e Avaliação da Língua Portuguesa: Uma proposta para avaliação do Programa do Ensino Básico de São Tomé e Príncipe". Revista Espaço do Currículo (online) 1 11 (2018): 71-83. http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v1n11.35694.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Gorgulho, Ana Rita; Costa, Nilza; Teixeira, Madalena; Santos, Leonor. "Ensino e avaliação da escrita no 2.º ciclo do ensino básico em São Tomé e Príncipe – Enquadramento para uma oficina de formação". (2018): http://hdl.handle.net/10773/26791.
  12. Gorgulho, Ana Rita; Costa, Nilza; Teixeira, Madalena. "Ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa: proposta para avaliação do programa do Ensino Básico São-Tomense". (2018): http://hdl.handle.net/10773/26790.
    10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.35694
  13. Ana Rita Gorgulho; Madalena Teixeira; Maria João Macário. "Oficinas de Escrita: Uma experiência na formação de Professores de 1.º e 2.º CEB.". Revista Metalinguagens 2 4 (2017): 123-148. http://ojs.ifsp.edu.br/index.php/metalinguagens/article/view/688/151.
    Publicado
  14. Ana Rita Gorgulho; Madalena Teixeira. "A importância da aprendizagem da Gramática e da Escrita - o uso do laboratório gramatical.". Exedra – Revista Científica, Número Temático – Entre a Investigação e as Práticas em didática do Português temático (2016): 145-169. http://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2017/06/08-MADALENA-TEIXEIRA-e-ANA-RITA-G.pdf.
    Publicado
  15. Madalena Teixeira; Ana Rita Gorgulho; Sandra Lopes. "Escrita e Gramática - Que relação?". Revista Metalinguagens 3 (2015): 11-31. http://metalinguagens.spo.ifsp.edu.br/wp-content/uploads/2015/05/Madalena-TEIXEIRA-Ana-Rita-GORGULHO-e-Sandra-LOPES.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Madalena Teixeira; Sandra Lopes; Ana Rita Gorgulho. "Gramática e Manuais Escolares - que avaliação?". In Linguística y cuestiones gramaticales en la didáctica de las lenguas iberorrománicas., 169-185. Germany, Portugal: Romanische Sprachen und ihre Didaktik. Stuttgart: ibidem - Verlag, 2015.
    Publicado
  2. Linhares, Elisabete; Silva, Ana; Gorgulho, Ana; Ornelas, Fátima; Lopes, Sandra. "Relações entre Ciência, Tecnologia e Religião: conceções de futuros educadores". In Experiencias de investigacióne innovación en la enseñanza de las ciencias, 359-363. Ourense, Espanha: Educación Editora, 2013.
    Publicado
Livro
  1. Teixeira, Madalena; Tavares, Teresa Cláudia; Gorgulho, Ana Rita; Macário, Maria João; Rodrigues, Patrícia. Anais do VI Simpósio Mundial de estudos da língua portuguesa da união à diversidade: Tomo 1. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. 2021.
Resumo em conferência
  1. Gorgulho, Ana Rita; Ana Rita Gorgulho; Nilza Costa; Madalena Teixeira. "A avaliação da produção escrita em língua portuguesa na formação em serviço – Um estudo com professores do ensino básico em São Tomé". Trabalho apresentado em II ENJIE-Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Braga, 2017.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Gorgulho, Ana Rita. "Avaliação da produção escrita na disciplina de língua portuguesa: um estudo em contexto de formação contínua em S. Tomé e Príncipe". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/10773/31220.
  2. Gorgulho, Ana Rita. "A articulação dos domínios da escrita e da gramática para uma melhor aprendizagem - o uso do laboratório gramatical". Mestrado, Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, 2015. http://hdl.handle.net/10400.15/1505.
Atividades

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016 - 2016 Gramática vs. Escrita – O laboratório gramatical como instrumento de articulação.
Oficina (workshop)
Dinamização de uma sessão para os alunos do Mestrado em 1º CEB e Matemática e Ciência Naturais 2º CEB, no âmbito da unidade curricular de Didáticas específicas do 1º CEB – 3º e 4º anos.
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 A articulação da Gramática e da Escrita como fator de sucesso escolar.
Encontro
Colóquio Académico “A escrita e a gramática: duas faces da mesma moeda”.
Escola Superior de Educação da Santarém, Portugal
2014 - 2014 Gramática e Escrita – que relação?
Congresso
I Congreso Internacional sobre la enseñanza de la gramática – presente, passat i futur.
2014 - 2014 Gramática e manuais escolares – que avaliação?
Congresso
I Congreso Internacional sobre la enseñanza de la gramática – presente, passat i futur.
2014 - 2014 Jornadas da Prática Pedagógica da Escola Superior de Educação de Santarém
Encontro
Jornadas da Prática Pedagógica da Escola Superior de Educação de Santarém

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2018 - Atual Membro de Comissão de Avaliação Externa (CAE) da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), da área científica de “Formação de Professores e Educadores de Infância”, para a acreditação de ciclos de estudos (CE) em funcionamento
Especialista
Distinções

Outra distinção

2018 Bolsa por Mérito referente à média das classificações das unidades curriculares, obtida no ano letivo 2014/2015, no âmbito do Mestrado, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
Direção-Geral de Ensino Superior (DGES), Portugal
2014 Melhor Aluna da Escola Superior de Educação de Santarém, no ano letivo 2012/2013.
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal