???global.info.a_carregar???
Ana Rita Gorgulho é Doutorada em Educação - ramo de Supervisão e Avaliação, pela Universidade de Aveiro, tendo defendido a tese de doutoramento em 2021. Concluiu o Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, em 2015, e a Licenciatura em Educação Básica, em 2013, ambos pelo Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação. É colaboradora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro. Publicou 7 artigos em revistas especializadas. Recebeu 2 prémio(s) e/ou homenagens. Nas suas atividades profissionais interagiu com 15 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: escrita; gramática; laboratório gramatical; sucesso na aprendizagem; writing; grammar; grammatical laboratory; learning success; Ciência; Tecnologia e religião; Conceções; Estudantes de Educação Básica; estudantes de Educação Básica; Língua Portuguesa; Produção escrita e sua avaliação; Formação contínua de professores; Conhecimento profissional docente.
Identification

Personal identification

Full name
Ana Rita Salgueiro Gorgulho Baptista

Citation names

  • Gorgulho, Ana Rita

Author identifiers

Ciência ID
7B17-5CC4-0992
ORCID iD
0000-0003-0094-3650

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2016 - 2021
Concluded
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Major in Supervisão e Avaliação
Universidade de Aveiro, Portugal
"Avaliação da produção escrita na disciplina de Língua Portuguesa: um estudo em contexto de formação contínua " (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado por unanimidade, com distinção e louvor
2015
Concluded
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação, Portugal
"A articulação dos domínios da Escrita e da Gramática para uma melhor aprendizagem – o uso do laboratório gramatical" (THESIS/DISSERTATION)
18
2013
Concluded
Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação, Portugal
17
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2023/09/15 - 2024/02/15 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação, Portugal
2022/10/01 - 2023/02/28 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação, Portugal
2021/09/15 - 2022/06/05 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2021/11/08 - 2022/04/08 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10/01 - 2019/02/15 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação, Portugal
2018/02/19 - 2018/07/31 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015/10/12 - 2016/07/31 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2020/09/01 - Current Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Pedro Arrupe, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2016/10/01 - 2020/08/31 Bolseira de Doutoramento da FCT Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2016/10/01 - 2020/08/31 A avaliação do ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa – Para uma Cooperação Internacional para o Desenvolvimento na Formação de Professores
FRH/BD/118163/2016
PhD Student Fellow
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Teixeira, Madalena; Tavares, Teresa Cláudia; Gorgulho, Ana Rita; Macário, Maria João; Rodrigues, Patrícia. Anais do VI Simpósio Mundial de estudos da língua portuguesa da união à diversidade: Tomo 1. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. 2021.
Book chapter
  1. Madalena Teixeira; Sandra Lopes; Ana Rita Gorgulho. "Gramática e Manuais Escolares - que avaliação?". In Linguística y cuestiones gramaticales en la didáctica de las lenguas iberorrománicas., 169-185. Germany, Portugal: Romanische Sprachen und ihre Didaktik. Stuttgart: ibidem - Verlag, 2015.
    Published
  2. Linhares, Elisabete; Silva, Ana; Gorgulho, Ana; Ornelas, Fátima; Lopes, Sandra. "Relações entre Ciência, Tecnologia e Religião: conceções de futuros educadores". In Experiencias de investigacióne innovación en la enseñanza de las ciencias, 359-363. Ourense, Spain: Educación Editora, 2013.
    Published
Conference abstract
  1. Gorgulho, Ana Rita; Ana Rita Gorgulho; Nilza Costa; Madalena Teixeira. "A avaliação da produção escrita em língua portuguesa na formação em serviço – Um estudo com professores do ensino básico em São Tomé". Paper presented in II ENJIE-Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Braga, 2017.
    Published
Conference paper
  1. Linhares, Elisabete; Silva, Ana; Gorgulho, Ana; Ornelas, Fátima; Lopes, Sandra. "Relações entre ciência, tecnologia e religião: conceções de futuros educadores". 2012.
Journal article
  1. Ana Rita Gorgulho; Nilza Costa; Leonor Santos. "Conceções e práticas de avaliação da escrita: formação em São Tomé e Príncipe". Estudos em Avaliação Educacional 31 77 (2020): 421-421. https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7667.
    10.18222/eae.v31i77.7667
  2. "Formação contínua de professores de Português do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe: uma proposta de oficina de formação sobre ensino e avaliação da escrita". Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (2020): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/200.
    10.25757/INVEP.V10I1.200
  3. Gorgulho, Ana Rita; Leonor Santos; Nilza Costa; Antónia Luísa Sousa. "Formação contínua de professores de Português do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe: uma proposta de oficina de formação sobre ensino e avaliação da escrita". Da Investigação às Práticas 10 1 (2020): 99-117. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/200.
    Open access • Published
  4. Gorgulho, Ana Rita; Costa, Nilza; Santos, Leonor. "Conceções e práticas de avaliação da escrita: formação em São Tomé e Príncipe". (2020): http://hdl.handle.net/10773/31232.
    10.18222/eae.v31i77.7667
  5. Gorgulho, Ana Rita; Santos, Leonor; Costa, Nilza; Sousa, Antónia Luísa. "Formação contínua de professores de Português do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe: uma proposta de oficina de formação sobre ensino e avaliação da escrita". (2020): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/200.
  6. Gorgulho,Ana Rita; Santos,Leonor; Costa,Nilza; Sousa,Antónia Luísa. "Formação contínua de professores de Português do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe: uma proposta de oficina de formação sobre ensino e avaliação da escrita". (2020): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722020000100006.
  7. Gorgulho, Ana Rita; Santos, Leonor; Costa, Nilza; Sousa, Antónia Luísa. "Formação contínua de professores de português do ensino básico em São Tomé e Príncipe: uma proposta de oficina de formação sobre ensino e avaliação da escrita". (2020): http://hdl.handle.net/10773/31231.
    10.25757/invep.v10i1.200
  8. Gorgulho, Ana Rita; Santos, Leonor; Costa, Nilza; Sousa, Antónia Luísa. "Formação contínua de professores de Português do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe: uma proposta de oficina de formação sobre ensino e avaliação da escrita". (2020): http://hdl.handle.net/10400.21/11361.
    10.25757/invep.v10i1.200
  9. Ana Rita Gorgulho; Nilza Costa; Madalena Teixeira; Leonor Santos. "Ensino e avaliação da escrita no 2.º ciclo do ensino básico em São Tomé e Príncipe – Enquadramento para uma oficina de formação". Indagatio Didactica 5 10 (2018): 87-109. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11615.
    Published
  10. Ana Rita Gorgulho; Nilza Costa; Madalena Teixeira. "Ensino, Aprendizagem e Avaliação da Língua Portuguesa: Uma proposta para avaliação do Programa do Ensino Básico de São Tomé e Príncipe". Revista Espaço do Currículo (online) 1 11 (2018): 71-83. http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v1n11.35694.
    Open access • Published
  11. Gorgulho, Ana Rita; Costa, Nilza; Teixeira, Madalena; Santos, Leonor. "Ensino e avaliação da escrita no 2.º ciclo do ensino básico em São Tomé e Príncipe – Enquadramento para uma oficina de formação". (2018): http://hdl.handle.net/10773/26791.
  12. Gorgulho, Ana Rita; Costa, Nilza; Teixeira, Madalena. "Ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa: proposta para avaliação do programa do Ensino Básico São-Tomense". (2018): http://hdl.handle.net/10773/26790.
    10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.35694
  13. Ana Rita Gorgulho; Madalena Teixeira; Maria João Macário. "Oficinas de Escrita: Uma experiência na formação de Professores de 1.º e 2.º CEB.". Revista Metalinguagens 2 4 (2017): 123-148. http://ojs.ifsp.edu.br/index.php/metalinguagens/article/view/688/151.
    Published
  14. Ana Rita Gorgulho; Madalena Teixeira. "A importância da aprendizagem da Gramática e da Escrita - o uso do laboratório gramatical.". Exedra – Revista Científica, Número Temático – Entre a Investigação e as Práticas em didática do Português temático (2016): 145-169. http://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2017/06/08-MADALENA-TEIXEIRA-e-ANA-RITA-G.pdf.
    Published
  15. Madalena Teixeira; Ana Rita Gorgulho; Sandra Lopes. "Escrita e Gramática - Que relação?". Revista Metalinguagens 3 (2015): 11-31. http://metalinguagens.spo.ifsp.edu.br/wp-content/uploads/2015/05/Madalena-TEIXEIRA-Ana-Rita-GORGULHO-e-Sandra-LOPES.pdf.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Gorgulho, Ana Rita. "Avaliação da produção escrita na disciplina de língua portuguesa: um estudo em contexto de formação contínua em S. Tomé e Príncipe". PhD, 2021. http://hdl.handle.net/10773/31220.
  2. Gorgulho, Ana Rita. "A articulação dos domínios da escrita e da gramática para uma melhor aprendizagem - o uso do laboratório gramatical". Master, Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, 2015. http://hdl.handle.net/10400.15/1505.
Activities

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2016 - 2016 Gramática vs. Escrita – O laboratório gramatical como instrumento de articulação.
Workshop
Dinamização de uma sessão para os alunos do Mestrado em 1º CEB e Matemática e Ciência Naturais 2º CEB, no âmbito da unidade curricular de Didáticas específicas do 1º CEB – 3º e 4º anos.
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 A articulação da Gramática e da Escrita como fator de sucesso escolar.
Meeting
Colóquio Académico “A escrita e a gramática: duas faces da mesma moeda”.
Escola Superior de Educação da Santarém, Portugal
2014 - 2014 Gramática e Escrita – que relação?
Congress
I Congreso Internacional sobre la enseñanza de la gramática – presente, passat i futur.
2014 - 2014 Gramática e manuais escolares – que avaliação?
Congress
I Congreso Internacional sobre la enseñanza de la gramática – presente, passat i futur.
2014 - 2014 Jornadas da Prática Pedagógica da Escola Superior de Educação de Santarém
Meeting
Jornadas da Prática Pedagógica da Escola Superior de Educação de Santarém

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2018 - Current Membro de Comissão de Avaliação Externa (CAE) da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), da área científica de “Formação de Professores e Educadores de Infância”, para a acreditação de ciclos de estudos (CE) em funcionamento
Specialist
Distinctions

Other distinction

2018 Bolsa por Mérito referente à média das classificações das unidades curriculares, obtida no ano letivo 2014/2015, no âmbito do Mestrado, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
Direção-Geral de Ensino Superior (DGES), Portugal
2014 Melhor Aluna da Escola Superior de Educação de Santarém, no ano letivo 2012/2013.
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal