???global.info.a_carregar???
Filipa Jorge. Completed her PhD in Development, Societies and Territories in 2020/06/26 from the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, a Master's degree in Economic and Business Sciences in 2016/11/08 from the University of Trás-os-Montes e Alto Douro Department of Economics Sociology and Management and a Bachelor's degree in Management in 2013/07/19 from the University of Trás-os-Montes e Alto Douro Department of Economics Sociology and Management. He has been studying for a PhD in Marketing and Strategy at the University of Aveiro since 2020/10. Researcher at the Foundation for Science and Technology. He has published 10 articles in specialised journals. He has 8 book chapters and 1 book. Co-supervised 5 master's thesis(es). Participates and/or has participated as a Research Fellow in 2 project(s) and Researcher in 1 project(s). He works in the area(s) of Social Sciences with an emphasis on Economics and Management with an emphasis on Business Organisation and Management. Filipa Jorge. Concluiu o(a) Doutoramento em Desenvolvimento, Sociedades e Territórios em 2020/06/26 pelo(a) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais em 2016/11/08 pelo(a) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Economia Sociologia e Gestão e Licenciatura em Gestão em 2013/07/19 pelo(a) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Economia Sociologia e Gestão. Frequenta o(a) Doutoramento em Marketing and Strategy pelo(a) Universidade de Aveiro desde 2020/10. É Investigador no(a) Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Publicou 10 artigos em revistas especializadas. Possui 8 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Coorientou 5 dissertação(ões) de mestrado. Participa e/ou participou como Bolseiro de Investigação em 2 projeto(s) e Investigador em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão com ênfase em Organização e Gestão de Empresas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Filipa Jorge

Nomes de citação

  • Jorge, Filipa

Identificadores de autor

Ciência ID
7917-3F7F-CE74
ORCID iD
0000-0001-6283-3508

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2020/10 - 2024/09
Em curso
Marketing and Strategy (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
""Sustainable consumption behaviour of tourism products"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2016/12/01 - 2020/06/26
Concluído
Desenvolvimento, Sociedades e Territórios (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Digital marketing and technology adoption for Douro tourism development" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2018/06/05 - 2018/06/09
Concluído
PLS-SEM Using SmartPLS: Foundations and Advanced Topics (Outros)
Especialização em Análise de dados
Northern Institute of Technology and Management , Alemanha
2013/09/01 - 2016/11/08
Concluído
Ciências Económicas e Empresariais (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Economia Sociologia e Gestão, Portugal
17
2010/09/10 - 2013/07/19
Concluído
Gestão (Licenciatura)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Economia Sociologia e Gestão, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/11/01 - 2021/08/08 Investigador (Investigação) Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
2016/12/01 - 2019/07/31 Investigador (Investigação) Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09 - 2022/10 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017/10/01 - 2021/07 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Economia Sociologia e Gestão, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Economia Sociologia e Gestão, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/07/26 - 2022/05/01 Promoção de destinos turísticos com meios imersivos multisensoriais
PTDC/EGE-OGE/31309/2017
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021/08/15 - 2022/04/25 PromoTourVR
POCI-01-0145-FEDER-031309
Investigador
Concluído
2019/11/01 - 2021/08/08 PromoTourVR
POCI-01-0145-FEDER-031309
Bolseiro de Investigação
Concluído
2016/12/01 - 2019/10/31 Dourotur
NORTE-01-0145- FEDER-000014
Bolseiro de Investigação
Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Jorge, Filipa; Campos, Susana Isabel Almeida; Ribeiro, Alexandra. "Marketing Digital para a Promoção de destinos turísticos". Trabalho apresentado em Conferência Geonatura 2019: Destinos de Natureza e estilos de Vida Saudáveis,, Arouca, 2019.
    Publicado
  2. Campos, Susana Isabel Almeida; Jorge, Filipa; Ribeiro, Alexandra. "Análise bibliométrica sobre alimentos locais e turismo rural". Trabalho apresentado em Conferência Geonatura 2019: Destinos de Natureza e estilos de Vida Saudáveis,, Arouca, 2019.
    Publicado
  3. Jorge, Filipa; Teixeira, Mário Sérgio; Gonçalves, Ramiro Manuel Ramos Moreira. "Digital marketing and technology adoption for Douro tourism development". Trabalho apresentado em Jornadas luso-espanholas de gestão científica 2018, Guarda, 2018.
    Publicado
  4. Teixeira, Segio; Branco, Frederico; Martins, Jose; Au-Yong-Oliveira, Manuel; Moreira, Fernando; Goncalves, Ramiro; Perez-Cota, Manuel; Jorge, Filipa; Jorge, Filipa. "Main factors in the adoption of digital marketing in startups an online focus group analysis". 2018.
    10.23919/cisti.2018.8399435
Artigo em revista
  1. Melo, Miguel; Gonçalves, Guilherme; Jorge, Filipa; Losada, Nieves; Barbosa, Luís; Teixeira, Mário Sérgio; Bessa, Maximino. "The impact of virtual reality and biological sex on the promotion of tourist destinations: effects on destination image, place attachment, and behavioural intention". Journal of Hospitality and Tourism Technology 15 1 (2024): 18-36. http://dx.doi.org/10.1108/jhtt-01-2023-0015.
    Publicado • 10.1108/jhtt-01-2023-0015
  2. Filipa Jorge; Nuno Sousa; Nieves Losada; Mário Sérgio Teixeira; Elisa Alén; Miguel Melo; Maximino Bessa; et al. "Can Virtual Reality be used to create memorable tourist experiences to influence the future intentions of wine tourists?". Journal of Tourism & Development 43 (2023): vol. 43 (2023)-vol. 43 (2023). https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/32992.
    Publicado • 10.34624/RTD.V43I0.32992
  3. Sousa, Nuno; Jorge, Filipa; Teixeira, Mário Sérgio; Losada, Nieves; Melo, Miguel; Bessa, Maximino. "An Exploratory Study about the Effect of COVID-19 on the Intention to Adopt Virtual Reality in the Tourism Sector". Sustainability 15 11 (2023): 8725. http://dx.doi.org/10.3390/su15118725.
    Publicado • 10.3390/su15118725
  4. Jorge, Filipa; Losada, Nieves; Teixeira, Mário-Sérgio. "Behavioural intentions through virtual reality from a destination image perspective". Journal of Place Management and Development 16 3 (2023): 347-366. http://dx.doi.org/10.1108/jpmd-02-2022-0016.
    Publicado • 10.1108/jpmd-02-2022-0016
  5. Melo, Miguel; Coelho, Hugo; Gonçalves, Guilherme; Losada, Nieves; Jorge, Filipa; Teixeira, Mário Sérgio; Bessa, Maximino. "Immersive multisensory virtual reality technologies for virtual tourism". Multimedia Systems 28 3 (2022): 1027-1037. http://dx.doi.org/10.1007/s00530-022-00898-7.
    Publicado • 10.1007/s00530-022-00898-7
  6. Rodrigues, Ana Paula; Jorge, Filipa Eira; Pires, Carlos André; António, Patrícia. "The contribution of emotional intelligence and spirituality in understanding creativity and entrepreneurial intention of higher education students". Education + Training 61 7/8 (2019): 870-894. http://dx.doi.org/10.1108/et-01-2018-0026.
    10.1108/et-01-2018-0026
  7. Edgar Bernardo; Filipa Jorge. "Are local residents able to contribute to tourism governance? – impacts and perceptions in Cape Verde". PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural (2019): https://doi.org/10.25145/j.pasos.2019.17.043.
    10.25145/j.pasos.2019.17.043
  8. Jorge, Filipa; Paulino, Mário; Teixeira, Mário Sérgio; Losada, Nieves; Gonçalves, Ramiro Manuel Ramos Moreira; Martins, José Luís Bandeira. "Determinantes de la compra online de productos turísticos por los consumidores españoles.". Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, E34 (2019): 527-541.
    Publicado • 10.17013/risti.n.pi-pf
  9. Rodrigues, Ana Paula; Jorge, Filipa; António, Capitolina Patrícia ; Pires, Carlos. "The influence of academic and demographic factors on entrepreneurial intention antecedents among students of a Portuguese higher education institution". New Trends and Issues Proceedings on Humanities and Social Sciences 4 1 (2017): 511-521. http://dx.doi.org/10.18844/prosoc.v4i1.2294.
    10.18844/prosoc.v4i1.2294
  10. Jorge, Filipa; Belo, Miguel; Losada, Nieves; Santana, Olinda; PEREIRO, XERARDO; Lousada, Nieves; Santana, Maria Olinda Rodrigues; Perez, Xose Xerardo Pereiro. ""15 anos de Douro Património Mundial: sessão evocativa"". PASOS Revista de turismo y patrimonio cultural 15 3 (2017): 753-754. http://www.pasosonline.org/es/articulos/1100-x-13.
    Publicado • 10.25145/j.pasos.2017.15.050
Capítulo de livro
  1. Nieves Losada; Filipa Jorge; Mário Sérgio Teixeira; Nuno Sousa; Miguel Melo; Maximino Bessa. "Place Attachment Through Virtual Reality: A Comparative Study in Douro Region (Northern Portugal) with Video and ‘Real’ Visit". In Marketing and Smart Technologies, 585-594. 2022.
    Publicado • 10.1007/978-981-16-9268-0_49
  2. Nieves Losada; Filipa Jorge; Mário Sérgio Teixeira; Miguel Melo; Maximino Bessa. "Could Virtual Reality Substitute the ‘Real’ Experience? Evidence from a UNESCO World Heritage Site in Northern Portugal". 153-161. Springer Singapore, 2021.
    10.1007/978-981-33-4260-6_14
  3. Filipa Jorge; Mário Sérgio Teixeira; Carlos Fonseca; Ricardo Jorge Correia; Ramiro Gonçalves. "Social Media Usage Among Wine Tourism DMOs". 2020.
    10.1007/978-981-15-1564-4_9
  4. Filipa Jorge; Mário Sérgio Teixeira; Ramiro Gonçalves. "The Influence of Digital Marketing Tools Perceived Usefulness in a Rural Region Destination Image". 2020.
    10.1007/978-3-030-45697-9_54
  5. Filipa Jorge; Mário Sérgio Teixeira; Ricardo Jorge Correia; Ramiro Gonçalves; José Martins; Maximino Bessa. "A Conceptual Research Model Proposal of Digital Marketing Adoption and Impact on Low Density Tourism Regions". 528-537. Springer International Publishing, 2018.
    10.1007/978-3-319-77703-0_52
  6. Jorge, Filipa; Rodrigues, Ana Paula; Campos, Susana Isabel Almeida. "Entrepreneurial intention: the role of spirituality, emotional intelligence and Creativity in a university contex.". In New Challenges, strategies and trends in tourism, hospitality and management – TMS Conference Series, 313-333. Faro, Portugal: Universidade do Algarve – Escola Superior de Gestão Hoteleira e Turismo, 2018.
    Publicado
  7. Jorge, Filipa. "Canais de distribuição: a relevância do on-line". In Rumo Estratégico para o setor dos vinhos do Porto e Douro. Relatório Final/Estudo de Base. Portugal, 2017.
    Publicado
  8. Jorge, Filipa; Rodrigues, Ana Paula; António, Capitolina Patrícia ; Cordeiro, Ana Cantante. "Antecedentes da intenção empreendedora num contexto universitário: proposta de um modelo conceptual". In In Gestão de Recursos Humanos – Questões atuais – TMS Conference Series, 319-342. Faro, Portugal: Universidade do Algarve – Escola Superior de Gestão Hoteleira e Turismo, 2016.
    Publicado
Livro
  1. EDGAR BERNARDO; VÍTOR RODRIGUES; Belo, Miguel; Bento, R.; Jorge, Filipa; Losada, Nieves; PEREIRO, XERARDO. Para um enfoque territorial do turismo no Douro. La Laguna (Tenerife) - Espanha, Espanha: PASOS. 2018.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Teixeira, Mário Sérgio; Jorge, Filipa. "Canais de venda online de vinhos". 2019.
Resumo em conferência
  1. Jorge, Filipa; Teixeira, Mário Sérgio; Martins, Jose; Gonçalves, Ramiro Manuel Ramos Moreira; Bessa, Maximino. "Aceitação de Realidade Virtual na promoção de destinos turísticos pelos Millennials. Uma proposta de modelo de investigação". Trabalho apresentado em DeST 2019: Shaping territorial transformation through inclusive innovation. The contribution of transdisciplinary approaches. 2nd Conference of the Doctoral Programme in Development, Societies & Territories, Porto, 2019.
    Publicado
  2. Jorge, Filipa; Fonseca, Carlos ; Teixeira, Mário Sérgio; Gonçalves, Ramiro Manuel Ramos Moreira; Correia, Ricardo Jorge Vieira. "The use of digital marketing tools by Destination Marketing Organizations – A comparative study between wine tourism destinations". Trabalho apresentado em DeST 2018 Conference. Territorial Dynamics and Inequality: the contribution of inter and transdisciplinary approaches. Inaugural Conference of the Doctoral Program in Development, Societies & Territories, Lamego, 2018.
    Publicado
  3. Campos, Susana; Jorge, Filipa; Correia, Ricardo Jorge; Teixeira, Mário Sérgio. "Emotional Intelligence in management and leadership literature ¿ A bibliometric analysis". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2018), Bragança, 2018.
    Publicado
  4. Jorge, Filipa; Rodrigues, Ana Paula; Pires, Carlos; Maria Silva Costa, Joyce; Luzia Silva Dutra, Mikaelle; Tyson Machado Buna, Arisson; Rocha Pereira, Daniel. "Antecedentes da intenção empreendedora: aplicação a estudantes de uma instituição de ensino superior de Portugal". Trabalho apresentado em XVII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, Covilhã, 2015.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/04 The influence of digital marketing tools perceived usefulness in a rural region destination image WorldCist 2020
AISTI (Budva, Montenegro)
2019/05 Marketing Digital para a Promoção de destinos turísticos Conferência Geonatura 2019: Destinos de Natureza e estilos de Vida Saudáveis,
(Arouca, Portugal)
2019 Social media usage among wine tourism DMOs International Conference on Marketing and Technologies (ICMarkTech'19)
AISTI (Maia, Portugal)
2018/02 Digital marketing and technology adoption for Douro tourism development. XXVIII Jornadas luso-espanholas de gestão científica 2018
(Guarda, Portugal)
2015/11 Antecedentes da intenção empreendedora: aplicação a estudantes de uma instituição de ensino superior de Portugal XVII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, concurso WIN 2015 (Workshop de Investigadores Nascentes),
UBI (Covilhã, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual Determinantes da aceitação de aplicações móveis para aceder a serviços de saúde privados
Coorientador
Gestão de Serviços de Saúde (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021 - 2023 Determinantes da Lealdade de Consumidores dos Ginásios em tempos de Covid-19
Coorientador
Gestão (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2020 - 2022 Benchmarking de Ferramentas de Marketing Digital em Instituições de Ensino Superior
Coorientador
Gestão (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2020 - 2022 O consumo de serviços turísticos sustentáveis pelas gerações Millennial e Z
Coorientador
Gestão (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 - 2020 "Outsmartis - Marketing Digital” – Relatório de Estágio
Coorientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Determinantes da Lealdade de Consumidores dos Ginásios em Tempos de Covid-19”
Orientador
Fabiana Guedes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022 Estratégias e ações de marketing digital da marca Patachou nos mercados nacionais e internacionais
Arguente
Maria Gabriela Cunha (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022 A importância do Marketing Relacional no processo de criação de lealdade à marca
Arguente
João Carlos Ferreira de Matos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022 Benchmarking de Ferramentas de Marketing Digital em Instituições de Ensino Superior
Orientador
André Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022 O consumo de serviços turísticos sustentáveis pelas gerações Millennial e Z
Orientador
Carlos Alves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021 Outsmartis - Marketing Digital – Relatório de Estágio realizado
Orientador
Alfredo Martins (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual International Journal of Information Management Data Insights
2022 - Atual Journal of Hospitality and Tourism Technology