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Assistant Professor at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD) and integrated member at CIIE Since 2017, she is the Director of the Doctoral Programme in Educational Sciences of UTAD. She is also the Director of the Master Course in Education, specializing in Educational Administration, of UTAD. In 2017 she has been nominated member of the Ethics Committee of UTAD. She served as Board Member of the Portuguese Society of Educational Sciences between 2014 and 2017, and she is member of the Governing Board of the Portuguese Forum for Educational Administration. Since 2010, she has been serving as external evaluator of the Portuguese General-Inspectorate of Education/Ministry of Education. She acts as consultant of school clusters included at the Portuguese TEIP Programme (Educational Territory of Priority Intervention). She has extensive experience of conducting research and publishing within the field of education and leadership, management and governance in educational contexts over a period of 15 years. She is actively involved in research projects at UTAD, CIIE, and at other institutions, being currently involved in developing the Integrated and Innovative Plan of Prevent School Failure at an inner counties cluster, and, at CIIE, in the EU-funded EEPN - European Education Policy Network on Teachers and School Leaders (2019-2022).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria João Carvalho

Nomes de citação

  • Carvalho, Maria

Identificadores de autor

Ciência ID
7913-1DF5-C495
ORCID iD
0000-0002-6870-849X

Endereços de correio eletrónico

  • mjcc@utad.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 259350717 (Profissional)

Moradas

  • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Quinta de Prados, 5000-801 V, Vila Real, Vila Real, Portugal (Profissional)

Websites

  • http://www.fpce.up.pt/ciie/?q=en/researchers/maria-joao-carvalho-0 (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
PhD in Education: Organization and School Administration (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Multi-rationalities in educational context. decisions of actors in a secondary school" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved unanimously with distinction and honors
2000
Concluído
Master in Philosophy (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
1994
Concluído
Degree in Philosophy (Licenciatura)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/12/16 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2007 - 2013 Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/05/21 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Head of the Master Course "Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico" Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021 - Atual Deputy Director of the Doctoral Programme in Education Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2021 Director of the Doctoral Programme in Education Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2022/12 EEPN - European Education Policy Network on Teachers and School Leaders
EAC-2018-0612
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
European Commission
Em curso
2018 - 2022/09 DigP-SEM - Plataformas Digitais na Gestão Educacional dos Agrupamentos
PTDC/CED-EDG/29069/2017
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Leal, Manuela; Carvalho, Maria João. "O director da escola pública: Da unipessoalidade à democraticidade da liderança". 2017.
  2. Silva, Eugénio Alves da; Carvalho, Maria João de. "Humanização pela decisão". 2009.
  3. Silva, Eugénio Alves da; Carvalho, Maria João de. "Educação em Angola e (des) igualdades de género : quando a tradição cultural é factor de exclusão". 2009.
Artigo em revista
  1. "Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar". Revista Tecnologia e Sociedade (Brazil) 18 50 (2022): 97-113.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3895/rts.v18n50.13922
  2. De Carvalho, Maria João; Loureiro, Armando. "AS PLATAFORMAS INFORMÁTICAS NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR: modernização ou burocratização?". Revista Exitus 11 (2021): e020147. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1id1555.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24065/2237-9460.2015v1n1id1555
  3. "A colonização da escola pela racionalidade instrumental [The colonization of school by instrumental rationality]". Revista Lusófona de Educação 54 (2021): 35-48.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24140/issn.1645-7250.rle54.02
  4. Antunes, Fátima; Barros, Rosanna; Carvalho, Maria João; Santos, Ana Lúcia Felix dos; Veloso, Esmeraldina Costa; Vilarinho, Emília. "Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017)". Revista Brasileira de Educação 26 (2021): http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782021260034.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/s1413-24782021260034
  5. Carvalho, Maria João; Ferreira, Ana Cristina Folgado. "As equipas de autoavaliação: as representações dos atores educativos". Revista Brasileira de Educação 25 (2020): http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782020250028.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/s1413-24782020250028
  6. Carvalho, Maria; Medeiros, Renata. "Educação básica em tempos de pandemia [Basic education in pandemic times]". Pedagogia em Ação 13 1 (2020): 133-144.
    Acesso aberto • Publicado
  7. "Uma análise comparada: Sistemas inspetivos de alguns países [A comparative analysis: Inspection systems in some countries]". Revista Lusófona de Educação 50 (2020): 27-41.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24140/issn.1645-7250.rle50.02
  8. Maria João De Carvalho; Armando Felizardo. "Autarquia e escola: a gestão do pessoal não docente". Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación (2019): https://doi.org/10.11144/Javeriana.m11-23.aegp.
    10.11144/Javeriana.m11-23.aegp
  9. De Carvalho, M.J.; Joana, L.. "The activity of monitoring of educational action of inspection: Controlling or emancipatory purpose?,L’activité d’accompagnement de l’action educative de l’inspection de l’éducation: contrõle; émancipation,A atividade de acompanhamento da açåo educativa da inspeçåo: Propósito controlador ou emancipatório?,La actividad de acompañamiento de la acción educativa de la inspección: Propósito regulador o". Revista Lusofona de Educacao 43 43 (2019): 41-57. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85069677477&partnerID=MN8TOARS.
    10.24140/issn.1645-7250.rle43.03
  10. Maria João de Carvalho; Teresa Soares. "EVOLUÇÃO HISTÓRICO-LEGAL DO REGIME DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA PORTUGUESA: DOS DESCOBRIMENTOS ATÉ À PRIMEIRA REPÚBLICA". História da Educação 23 (2019): https://doi.org/10.1590/2236-3459/80154.
    10.1590/2236-3459/80154
  11. Maria João Cardoso Carvalho; José Viegas Brás; Maria Neves Leal Gonçalves. "Para uma metacrítica da organização escolar". Laplage em Revista 4 1 (2018): 202-202. https://doi.org/10.24115%2Fs2446-6220201841400p.202-214.
    Acesso aberto • 10.24115/s2446-6220201841400p.202-214
  12. de Carvalho, M.J.; Correia, H.. "Self-assessment of schools: The case of the Biology/Geology disciplinary group,Autoavaliação das escolas: O caso do grupo disciplinar de Biologia/Geologia,Autoevaluación de las escuelas: El caso del grupo disciplinario de Biología/Geología". Ensaio 26 101 (2018): 1262-1282. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85058087682&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0104-40362018002601068
  13. Carvalho, Maria; Soares, Teresa. "Perfil profissional do gestor da escola pública portuguesa". (2018):
  14. Maria João Carvalho. "O PERFIL DO GESTOR DA ESCOLA PÚBLICA PORTUGUESA". Revista Espaço do Currículo 10 1 (2017): https://doi.org/10.15687%2Frec.v10i1.32586.
    10.15687/rec.v10i1.32586
  15. de Carvalho, M.J.; Folgado, C.. "Self-evaluation when building a democratic school,L’auto-évaluation dans la construction de l’école démocratique,A autoavaliação na construção da escola democratic,La autoevaluación en la construcción de la escuela democrática". Revista Lusofona de Educacao 35 35 (2017): 83-99. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85020288266&partnerID=MN8TOARS.
    10.24140/issn.1645-7250.rle35.05
  16. Tavares, Luciene Borges; Carvalho, Maria João de; Ribeiro, Ormezinda Maria. "Desafios e possibilidades do uso das TIC na UAB/UnB". (2015): http://periodicos.unb.br/index.php/intercambio/article/view/13180.
  17. Carvalho, Maria João de. "A Revista Seara Nova: instrumento ao serviço da democracia e da descentralização da organização escolar". (2015): http://www.raco.cat/index.php/EducacioHistoria/article/view/296978.
  18. De Carvalho, M.J.; Brás, J.V.; Gonçalves, M.N.. "For organising the school and teaching: The self-government of António Sérgio,Pela organização da escola e do ensino: O self-government de António Sérgio". Historia da Educacao 19 46 (2015): 131-144. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84946158774&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/2236-3459/51249
  19. Soares, T.; de Carvalho, M.J.. "Rationalities and representations in the election of the director of the Portuguese public school,Rationalités e représentations en ce qui concerne l’élection du directeur de l’école publique portugaise,Racionalidades e representações na eleição do diretor da escola pública portuguesa,Racionalidades y representaciones en la elección del director de la escuela pública portuguesa". Revista Lusofona de Educacao 30 30 (2015): 123-138. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84934757368&partnerID=MN8TOARS.
  20. de Carvalho, M.J.. "School administration: Rationality or rationalities?,A administração escolar: Racionalidade ou racionalidades?". Revista Lusofona de Educacao 25 (2014): 213-229. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84898823572&partnerID=MN8TOARS.
  21. Carvalho, Maria João. "LES MULTIRATIONALITÉS DANS LE CADRE DE L`ORGANISATION SCOLAIRE ; As multiracionalidades no contexto da organização escolar". (2013): http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3028.
    10.21814/rpe.3028
  22. Maria João de Carvalho. "A LIDERANÇA NA ORG ANIZAÇÃO ESCOLAR: O DIRETOR". (2013): http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1597.
  23. Carvalho, Maria João de. "A modalidade de escolha do diretor na escola pública portuguesa". (2013): http://hdl.handle.net/10437/3883.
  24. Carvalho, Maria João de. "A Administração Escolar : racionalidade ou racionalidades?". (2013): http://hdl.handle.net/10437/4871.
  25. Carvalho, Maria João de. "Paulo Freire: a construção da escola democrática a partir da decisão". (2012): http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/793.
  26. De Carvalho, M.J.. "The rector's election: Educating actors's reaction,A modalidade de escolha do diretor na escola pública portuguesa". Revista Lusofona de Educacao 22 (2012): 103-121. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84878127440&partnerID=MN8TOARS.
  27. Maria João de Carvalho. "PARTICIPAÇÃO NA DECISÃO: UMA PRÁTICA A SERVIÇO DA ESCOLA DEMOCRÁTICA". (2011): http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/603.
  28. Maria João de Carvalho. "Explorando a racionalidade instrumental nas decisões da organização escolar". (2009): https://doaj.org/article/b6fb80a950014b4fb18aa30cdefbcb71.
Capítulo de livro
  1. "A inspeção da educação no acompanhamento da ação educativa: Um novo posicionamento no contexto educativo?". In Avances en ciencias de la educación: Investigación y práctica, 440-446. Dykinson Publishing House., 2021.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. DO PERCURSO AO MODO DE SER DA UNIPESSOALIDADE NA GESTÃO DAS ESCOLAS. 2013. Manuela Leal; Maria João de Carvalho. http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1941.
  2. A ESCOLA PÚBLICA PORTUGUESA: LUGAR DE EXECUÇÃO E DE PRODUÇÃO DE DECISÕES. 2010. Maria João de Carvalho. http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/426.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2021 Inspeção-Geral da Educação e Ciência: O Difícil Equilíbrio entre a Burocracia e a Ambiguidade no Acompanhamento da Ação Educativa (ref.ª SFRH/BD/133125/2017)
Orientador de Luciana Maria Salvador Joana
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2016 - 2020 Autoavaliação nas escolas: da imposição à ação
Orientador
2018 - 2019 O Diretor da Escola Privada e a sua Liderança: um estudo de caso
Orientador
2016 - 2019 Municipalização da Educação: (Des)responsabilização do Estado ou (Des)centralização da Educação
Orientador
2016 - 2019 O Paradoxo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: a questão do acesso
Orientador

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2010 - Atual External Evaluator in Schools

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017 - Atual Member of the Doctoral Council Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - Atual Member of the Ethics Committee
2017 - Atual Director of the master's degree in Education Sciences: specialization in Educational Administration Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - Atual Director of the PhD in Education Sciences Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2017 Councilor of Scientific Committee Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2010 - 2017 Vice-Director of the master's degree in Education Sciences: specialization in Educational Administration Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal