Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Bruna Batista
Nomes de citação
- Batista, Bruna F.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7212-0849-583F
- ORCID iD
- 0000-0001-9991-4299
Endereços de correio eletrónico
- brunabatista@ua.pt (Profissional)
Moradas
- Departamento de Educação e Psicologia - Universidade de Aveiro, 3810 -193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.ua.pt/pt/p/80324803 (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2025/04/14 - 2025/04/16
Concluído
|
Brincar arriscado: superar o medo das crianças e dos adultos (Outros)
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
|
|
2025/02/03 - 2025/03/17
Concluído
|
Crianças, Natureza e Educação para a Sustentabilidade (Outros)
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
|
|
2024/10/22 - 2024/10/24
Concluído
|
Future Workshops (Outros)
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
|
|
2023/11 - 2024/02
Concluído
|
Anos Incríveis - Teacher Classroom Management (Outros)
Associação Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Investigação e Comunidade, Portugal
|
|
2019/10/01 - 2023/11/30
Em curso
|
Doctorate in Education | Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Especialização em Teaching Methodology and Curriculum Development | Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro, Portugal
"Educar para a diversidade biocultural nos primeiros anos de escolaridade: um caminho para a sustentabilidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2021 - 2022
Concluído
|
Open Language Course B2 | Curso Livre de Línguas B2 (Outros)
Especialização em English | Inglês
Universidade de Aveiro, Portugal
|
18 |
2022
Concluído
|
Prague Summer School on Development, Sustainability & Globalization (Outros)
Schola Empirica, República Checa
|
|
2017/12/20
Concluído
|
Master in Teacher Education - Pre-school education and 1st cycle of basic schooling | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino
do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Educação para a diversidade biocultural e desenvolvimento sustentável nos primeiros anos de escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2015
Concluído
|
1st cycle degree in Basic Education | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
15 |
2015
Concluído
|
Integrated Human Resources Management | Gestão Integrada dos Recursos Humanos (Curso de Especialização Tecnológica)
Cincork - Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça, Portugal
|
Percurso profissional
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Membro do Observatório para a Qualidade e Avaliação do Departamento de Educação e Psicologia | Member of the Observatory for Quality and Evaluation of the Department of Education and Psychology | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal | ||
2019/10/01 - Atual | Non PhD Integrated Researchers | Membro integrado não doutorado | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal | ||
2019 - Atual | Membro integrado não doutorado do LALE - Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras | Member of LALE - Open Laboratory for Foreign Language Learning | CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal |
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal | ||
2019/10/01 - 2023/11/30 | Doctoral scholarship holder | Bolseira de Doutoramento | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal | ||
2021/10 - 2022/03 | Volunteer | Voluntária | Centro Social de Azurva, Portugal |
Centro Social de Azurva, Portugal | ||
2018/10/01 - 2019/08/31 | Portuguese College of Cape Verde | Colégio Português de Cabo Verde | Colégio Português de Cabo Verde, Cabo Verde |
Colégio Português de Cabo Verde, Cabo Verde | ||
2017/02 - 2017/05 | Internship | Estágio | Centro Escolar Santa Maria Manuela, Portugal |
Centro Escolar Santa Maria Manuela, Portugal | ||
2016/10 - 2016/12 | Internship | Estágio | Centro Escolar da Légua, Portugal |
Centro Escolar da Légua, Portugal | ||
2015 - 2016 | Volunteer | Voluntária | Centro de Infância Arte e Qualidade, Portugal |
Centro de Infância Arte e Qualidade, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/10/01 - 2023/11/30 | Educating for biocultural diversity in the first years of schooling: a path to sustainability | Educar para a diversidade
biocultural nos primeiros anos de escolaridade: um caminho para a sustentabilidade
SFRH/BD/147769/2019
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/09 - 2022/08 | LoCALL: LOcal Linguistic Landscapes for global language education in the school context
Investigador
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
|
Concluído
|
2019/09 - 2022/08 | TEDS - Teacher education for sustainability Schools educating for sustainability: proposals for and from in-service teacher
education
Investigador
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
|
Concluído
|
2019/09 - 2022/08 | Kamilala: a creative project for social inclusion open to languages and cultures | Kamilala: um projeto criativo de inclusão
social através da abertura a línguas e culturas
Investigador
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
|
Concluído
|
2018 - 2018 | Exploring objects and materials. 1 - What am I made of? - teaching guide for teachers | Explorando objetos e materiais. 1
- De que sou feito? - guião didático para professores
-
Outra
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Em curso
|
2018 - 2018 | Exploring objects and materials. 2 - What is my origin? - didactic guide for teachers | Explorando objetos e materiais. 2
- Qual a minha origem? - guião didático para professores
-
Outra
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Produções
Publicações
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2025/03/03 | Users' perceptions about the open educational smart campus (OESC) in a higher education institution | INTED2025
(Valencia, Espanha)
|
2023/08 | The Mushroom Watchers: Design-Based Research about Biocultural Diversity and Sustainability in a Portuguese Kindergarten | Emerging Researchers Conference of EERA
University of Glasgow (Escócia, Reino Unido)
|
2023/07 | Generations generate action: The importance of educating for sustainability and biocultural diversity in different contexts | Research Summit 2023
Universidade de Aveiro
|
2022/07 | Educating for biocultural diversity in first years of schooling: A path to sustainability | Research Summit 2022
Universidade de Aveiro
|
2022/07 | As cores do camaleão: o desenvolvimento de competências na educação para a sustentabilidade | Porto ICRE’22 - 3rd Porto International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação (Porto, Portugal)
|
2022/05 | Educar para a diversidade biocultural nos primeiros anos de escolaridade: um caminho para a sustentabilidade | Encontro Ciência 2022
Universidade de Lisboa
|
2022 | Formação de professores para a sustentabilidade - Reptos da educação para a diversidade linguística e biocultural no âmbito do projeto TEDS (oral presentation | apresentação oral) | Colloque Acedle 2022
Universidade de Aveiro
|
2021/07 | Educating for biocultural diversity in first years of schooling: A path to sustainability | Research Summit 2021
Universidade de Aveiro
|
2021 | A vida numa teia - uma revisão sistemática da literatura sobre diversidade biocultural | VI Jornadas Caminhos de Investigação em Educação: Diálogos Inconclusos
Universidade de Aveiro
|
2021 | Educar para a diversidade biocultural e desenvolvimento sustentável nos primeiros anos de escolaridade | IV Jornadas de Educação - Educar para o Futuro
Instituto Politécnico da Guarda
|
2021 | Currículo, sustentabilidade e responsabilidade social: uma revisão sistemática da literatura | V ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade de Aveiro
|
2021 | Curriculum for sustainability: perspectives, themes, and characteristics | European Conference - Sustainability training for teachers and teaching teams
Nantes Université (Nantes, França)
|
2020/09 | Abordar a diversidade biocultural nos primeiros anos de escolaridade: que possibilidades de educação para o desenvolvimento sustentável? | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
2020/02/08 | Educação para a Diversidade Biocultural e Desenvolvimento Sustentável nos primeiros anos de escolaridade: que possibilidades? | Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Investigar em educação: desafios epistemológicos e metodológicos
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2020/02/07 | Perfil geral de desempenho profissional dos professores dos Ensinos Básico e Secundário nos cursos de formação inicial de professores: um estudo sobre as U.C. s de Didática | Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Investigar em educação: desafios epistemológicos e metodológicos
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2019 | Educação para a diversidade biocultural e desenvolvimento sustentável: representações de crianças em contexto escolar português | EDiLiC'19 - Congresso Internacional da Associação EDiLiC - Éducation et Diversité Linguistique et Culturelle
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01 - 2024/12 | A sensibilização para a Diversidade Linguística e Cultural através do envolvimento das famílias no Jardim de Infância
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2024/01 - 2024/12 | Sensibilização à diversidade linguística e cultural com a criação de uma história plurilingue em contexto de educação pré-escolar
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2023/12 - 2024/07 | Relatório Reflexivo e Trabalho de Projecto de Metodologia de Educação de Infância
Orientador
|
Mestrado em Metodologia de Educação de Infância (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
|
2023/12 - 2024/07 | Relatório Reflexivo e Trabalho de Projecto de Metodologia de Educação de Infância
Orientador
|
Mestrado em Metodologia de Educação de Infância (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
|
2023/11 - 2024/07 | Relatório Reflexivo e Trabalho de Projecto de Metodologia de Educação de Infância
Orientador
|
Mestrado em Metodologia de Educação de Infância (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/07 - 2024/11 | III Congresso Nacional e II Internacional de Supervisão: Formação, Experiências e Práticas - gestão do website e do programa
online, conceção dos modelos para formulários e apresentações, elaboração dos certificados e no apoio logístico durante a
realização do evento. (2024/10/30 - 2024/10/30)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
2024/06/27 - 2024/06/28 | IV Jornadas Academi@ STEM Mangualde (2024/06/27 - 2024/06/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Câmara Municipal de Mangualde, Portugal CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal |
2023/05/05 - 2023/05/05 | Seminário Aconselhamento no Luto (Comissão organizadora | Organizing committee) (2023/05/05 - 2023/05/05)
Seminário
|
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal |
2022/06 - 2022/06 | EuroScitizen Sustainability Meeting (Organizing Committee of International Meeting | Membro da Comissão Organizadora do Encontro Internacional) (2022/06/20 - 2022/06/22) | CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal |
2022/02/16 - 2022/02/18 | Multiplier Event "Educating for the challenges of the 21st century: sustainability and linguistic and cultural diversity"
of two Erasmus+ projects: - LoCALL - Local Linguistic Landscapes for Global Language Education in the School Context - TEDS
- Teacher Education for Sustainability (Comissão organizadora | Organizing committee) (2022/02/16 - 2022/02/18)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2022 - 2022 | Colloque Acedle 2022: Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s) (Comissão organizadora | Organizing committee) (2022/11/17 - 2022/11/18)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2021/01 - 2021/07 | VI Jornadas Caminhos de Investigação em Educação - Diálogos Inconclusos (Comissão organizadora | Organizing committee) (2021/07/01 - 2021/07/02)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2021 - 2021 | V Fórum CIDTFF - Dinâmicas investigativas no CIDTFF: problematizar o paradigma da investigação face ao Desenvolvimento Sustentável
(Comissão Organizadora | Organizing committee) (2021/07/06 - 2021/07/06)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal |
2021 - 2021 | 2nd Training Week of the Erasmus + LoCALL - Local Linguistic Landscapes for Global Language Education in the School Context
project (Comissão Organizadora | Organizing committee) (2021/01/18 - 2021/01/22)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2020/10/16 - 2020/10/16 | "Local goes Global" event held within the scope of Erasmus days 2020 and the Erasmus+ project LoCALL - Local linguistic landscapes
for global language education in the school context (Comissão Organizadora | Organizing committee) (2020/10/16 - 2020/10/16)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/10/30 - 2024/10/30 | III Congresso Nacional e II Internacional de Supervisão: Formação, Experiências e Práticas
Congresso
|
|
2023/09/11 - 2023/09/11 | VII Fórum CIDTFF - "É pra amanhã, porque acreditamos hoje!" (Orador convidado | Invited Speaker)
Mesa-redonda
|
VII Fórum CIDTFF - "É pra amanhã, porque acreditamos hoje!"
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
|
2023/09/11 - 2023/09/11 | VII Fórum CIDTFF - "É pra amanhã, porque acreditamos hoje!" (Participante | Participant)
Outro
|
VII Fórum CIDTFF - "É pra amanhã, porque acreditamos hoje!"
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
|
2023/05/05 - 2023/05/05 | Conferência "Luto do Profissional de Saúde" no "Seminário Aconselhamento no Luto" | Conference "Luto do Profissional de Saúde"
at the "Seminário Aconselhamento no Luto" (Moderador | Moderator)
Seminário
|
SALP - Seminário Aconselhamento no Luto
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
|
2023/04 - 2023/04 | Panel "Educar para... as novas realidades" of the IV Jornadas de Educação promoted by Núcleo de Estudantes de Educação Básica
of the University of Aveiro (Invited Speaker | Orador Convidado)
Conferência
|
IV Jornadas da Educação |
2022 - 2023 | Exchange of letters as a scientist within the scope of Cartas com Ciência project | |
2022/12 - 2022/12 | Short-term action "Competências para a Interculturalidade" | Ação de curta duração "Competências para a Interculturalidade"
Oficina (workshop)
|
Competências para a Interculturalidade |
2022/09/16 - 2022/10/26 | Online course "Sustainability in the classroom and beyond - engage the whole school!" | Formação online "Sustainability in
the classroom and beyond - engage the whole school!"
Outro
|
Sustainability in the classroom and beyond - engage the whole school!
European Commission, Bélgica
|
2022/07/06 - 2022/07/06 | VI Fórum CIDTFF - "CIDTFF e parceiros não académicos: que relações e com que finalidades?" (Participante | Participant)
Outro
|
VI Fórum CIDTFF - "CIDTFF e parceiros não académicos: que relações e com que finalidades?"
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
|
2021/10 - 2021/10 | Open Online Course (MOOC) "O Essencial da Gestão de Dados de Investigação"
Outro
|
O Essencial da Gestão de Dados de Investigação |
2021/07/06 - 2021/07/06 | V Fórum CIDTFF - "Dinâmicas investigativas no CIDTFF: problematizar o paradigma da investigação face ao Desenvolvimento Sustentável
(Participante | Participant)
Outro
|
V Fórum CIDTFF - "Dinâmicas investigativas no CIDTFF: problematizar o paradigma da investigação face ao Desenvolvimento Sustentável"
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
|
2021/02/27 - 2021/02/27 | Participation in seminar "Get Up! A caminho da meta. Recursos e Práticas"
Seminário
|
Get Up! A caminho da meta. Recursos e Práticas
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2021/02/18 - 2021/02/18 | Educational action "A proteção das crianças: prevenção e deteção à distância de situações de risco ou perigos" promoted by
UNICEF Portugal
Outro
|
|
2021/02/10 - 2021/02/10 | Educational action "Sistema de Proteção da criança para além da pandemia: que desafios e oportunidades?" promoted by UNICEF
Portugal
Oficina (workshop)
|
Sistema de Proteção da criança para além da pandemia: que desafios e oportunidades?
ProChild CoLAB, Portugal
|
2020/11/25 - 2020/11/25 | Short-term action "Explorar a paisagem linguística com recurso à LoCALL APP"
Oficina (workshop)
|
|
2020/07/15 - 2020/07/15 | IV Fórum CIDTFF - "Investigação em Educação e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?" (Participante
| Participant)
Outro
|
IV Fórum CIDTFF - "Investigação em Educação e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?"
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal
|
2020/04/27 - 2020/04/27 | Webinar promoted by webQDA to support content analysis in interviews | |
2020/04/14 - 2020/04/14 | Webinar "qualitative analysis and data visualization with webQDA" | Participação em webinar "análise qualitativa e visualização
de dados com o webQDA"
Oficina (workshop)
|
Análise qualitativa e visualização de dados com o webQDA |
2020/01/27 - 2020/01/27 | Webinar "Representação Visual de Categorias e Resultados" | Participação em webinar "Representação Visual de Categorias e
Resultados"
Oficina (workshop)
|
Representação Visual de Categorias e Resultados |
2019 - 2019 | Noite Europeia dos Investigadores 2019 | 2019 European Researchers' Night (Monitor científico | Scientific monitor)
Outro
|
Noite Europeia do Investigador |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07/11 | Relatório Reflexivo e Trabalho de Projecto de Metodologia de Educação de Infância
Arguente principal
|
Pedro Simão (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
|
2024/07/04 | Relatório Reflexivo e Trabalho de Projecto de Metodologia de Educação de Infância
Arguente principal
|
Caia Sala (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
|
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2022 - Atual | Student evaluator at A3ES. Evaluation of three bachelor's degrees and six master's degrees in Portugal
Avaliador
|
A3ES - Agência De Avaliação E Acreditação Do Ensino Superior, Portugal | |
2022 - 2023 | 5th edition of the national Kamishibai Plurilingual Competition on the theme "Este lugar que tanto amo" (Comissão avaliadora | Evaluation committee) | CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal | |
2021 - 2022 | 4th edition of the national Kamishibai Plurilingual Competition on the theme "Quem são os nossos vizinhos?" (Comissão avaliadora
| Evaluation committee)
Avaliador
|
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal | |
2020 - 2021 | 3ª Edição do Concurso nacional Kamishibai Plurilingue subordinado ao tema "O mundo estava a mudar mais rapidamente do que
tinha imaginado" | 3rd edition of the national Kamishibai Plurilingual Competition on the theme "O mundo estava a mudar mais
rapidamente do que tinha imaginado" (Comissão avaliadora | Evaluation committee)
Avaliador
|
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal | |
2019 - 2020 | 2ª Edição do Concurso nacional Kamishibai Plurilingue subordinado ao tema "Eu Lembro-me!" | 2nd edition of the national Kamishibai
Plurilingual Competition on the theme "Eu lembro-me" (Comissão avaliadora | Evaluation committee)
Avaliador
|
CIDTFF - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Review of texts within the scope of the YESTEM (Youth Equity and STEM) project translated in 2022 by Cartas com Ciência | |
2021 - 2022 | Projeto (In)Fluência do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | Dinamização, com regularidade, de ateliers linguísticos para crianças desde o pré-escolar ao 2.º Ciclo do Ensino Básico, como membro integrado não doutorado do Laboratório de Educação em Línguas (LabELing) | Regularly organising language workshops for children from pre-school to the 2nd cycle of basic education, as an integrated non-doctoral member of the Laboratory for Language Education (LabELing). | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal | |
2023/12 - 2023/12 | Session "Diversi-quê? A diversidade nas suas relações" (Aula a convite | Invited lecturer) | Projetos de Intervenção Educacional (Licenciatura) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2022 - 2022 | 16th Summer Academy at the University of Aveiro (Monitor científico | Scientific monitor) | Universidade de Aveiro, Portugal | |
2022 - 2022 | Training action "Podcasts e tutoriais do projeto LoCALL" at the meeting "Educar para os desafios do século XXI: sustentabilidade e diversidade linguística e cultural" promoted within the scope of the transnational meeting of the LoCALL and TEDS projects | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal | |
2022 - 2022 | Session "Um-dó-li-tá, está por cá, será de lá?: Educar para a diversidade biocultural e sustentabilidade nos primeiros anos de escolaridade" (Aula a convite | Invited lecturer) | Unidade Curricular de Pluralidade Linguística e Educação (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2021/01 - 2021/06 | Accredited training workshop "Education for Sustainability, diversity, dialogue and inclusion" (accreditation registration no. CCPFC/ACC-108992/20, 50h), which took place within the scope of the Erasmus+ TEDS project (2019-1-PT01-KA201- 060830). 20 teachers from the School Groups of Arouca, Vale de Cambra and Oliveira de Azeméis (Others) attended the workshop 2021/01/18 - 2021/01/22 | (Outros) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2021/01/18 - 2021/01/22 | Online Training Week of the Erasmus+ LoCALL project (2019-1-DE03-KA201-060024). This week consisted of a non-credit course (total, 20h) in which 65 participants from all over the world were present, including university and primary and secondary school teachers, researchers and postgraduate students. | ||
2021 - 2021 | Summer Academy (scientific monitor | monitora científica) | ||
2021 - 2021 | Session "Era uma vez um Currículo para o Séc. XXI: leituras multifacetadas" (Aula a convite | Invited lecturer) | Unidade Curricular de Didática e Desenvolvimento Curricular II (Doutoramento) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2021 - 2021 | Session "A Diversidade na Educação para a Sustentabilidade: valerá a pena?" (Aula a convite | Invited lecturer) | Unidade Curricular de Educação para a Sustentabilidade (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2020 - 2020 | Summer Academy (scientific monitor) | Academia de Verão (monitora científica) | Universidade de Aveiro, Portugal | |
2020 - 2020 | Session "Didática Astrónoma: uma reflexão planetária enquanto contributo para uma viagem bioculável" (Aula a convite | Invited lecturer) | Unidade Curricular de Didática e Desenvolvimento Curricular I (Doutoramento) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2020 - 2020 | Session "Diversidade linguística e cultural: perspetivas a partir de duas investigações" (Aula a convite | Invited lecturer) | Unidade Curricular de Educação para a Sustentabilidade (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2020 - 2020 | Session "Cidadania global e desenvolvimento sustentável: O Principezinho somos todos" (Aula a convite | Invited lecturer) | Unidade Curricular de Seminário de Intervenção Educacional (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2020 - 2020 | Session "O projeto de intervenção... Alguns contributos" (Aula a convite | Invited lecturer) | Unidade Curricular de Seminário de Intervenção Educacional (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2020 - 2020 | Session "N.U.D.E. - enche-te de mundo" project (Aula a convite | Invited lecturer) | Unidade Curricular de Projetos de Intervenção Educacional (Licenciatura) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2020 - 2020 | Session "Educação para a diversidade biocultural e desenvolvimento sustentável nos primeiros anos de escolaridade" (Aula a convite | Invited lecturer) | Unidade Curricular de Pluralidade Linguística e Educação (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2019 - 2019 | Session "N.U.D.E. - enche-te de mundo" project (Aula a convite | Invited lecturer) | Unidade Curricular de Educação para a Sustentabilidade (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2019 - 2019 | Session "Educação para a diversidade biocultural e desenvolvimento sustentável nos primeiros anos de escolaridade" (Aula a convite | Invited lecturer) | Unidade Curricular de Pluralidade Linguística e Educação (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2019 - 2019 | Session "Cidadania global e desenvolvimento sustentável: O Principezinho somos todos!: Uma intervenção pedagógico-didática com crianças do 2º ano de escolaridade do 1º ciclo do Ensino Básico" (Aula a convite | Invited lecturer) | Unidade Curricular de Teorias e Práticas de Educação (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023/02 - Atual | APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância | |
2021 - Atual | FOCO CG - "FOrmar e COlaborar para a Cidadania Global" | |
2021 - Atual | LabELing working group - external relationship management | Grupo de trabalho de gestão da relação com o exterior do LabELing | |
2021 - Atual | LabELing - Laboratory of Language Education | LabELing - Laboratório de Educação em Línguas | |
2020 - Atual | LabELing working group - comunication and dissemination | Grupo de trabalho de de comunicação e disseminação do LabELing |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021 - 2021 | IGI Global | IGI Global |
Distinções
Outra distinção
2023 | Average of 18/20 in the Curricular Plan (8 subjects) of Doctorate in Education - branch Teaching Methodology and Curriculum
Development
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020 | 18/20 values in the defense of the Doctoral Research Project | 18/20 valores na defesa do Projeto de Investigação de Doutoramento
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|