???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rosa Maria Campos Sobreira

Nomes de citação

  • Sobreira, Rosa

Identificadores de autor

Ciência ID
701F-9583-E8D0
ORCID iD
0000-0002-4265-9693
Formação
Grau Classificação
2005 - 2010
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Os profissionais da comunicação estratégica em Portugal, em busca de identidade e reconhecimento" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom
1997 - 2001
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"“Os jornalistas em portugueses: 1933-1974, uma profissão em construção”." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1989 - 1997
Concluído
Relações Públicas (Licenciatura)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/12/22 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2006/11/02 - 2010/12/21 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2001/09/01 - 2006/10/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sobreira, Rosa Maria. "II Congresso Mundial de Comunicação ibero-americana". Trabalho apresentado em II Congresso Mundial de Comunicação ibero-americana, Braga, 2014.
    Publicado
  2. Sobreira, Rosa Maria; Andrade, Cláudia; Sobreira, Rosa Maria; Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC; Andrade, Cláudia; Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC. "Relações públicas e género: estudo sobre expectativas dos estudantes de comunicação organizacional relativas ao futuro profissional". Trabalho apresentado em 8 Sopcom, Lisboa, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Rita Basílio Simões; Rosa Maria Sobreira. "Media, comunicação e género: novos territórios de esperança e novas fronteiras de injustiça". Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público 7 (2018): 5-14. https://doi.org/10.14195/2183-6019_7_0.
    10.14195/2183-6019_7_0
  2. Arriscado, Paula; Sobreira, Rosa María; Martínez Solana, Yolanda. "Implicaciones de la asesoría de prensa para la definición del posicionamiento de marca". Revista Mediterránea de Comunicación 6 2 (2015): 99-107.
    Publicado • 10.14198/MEDCOM2015.6.2.05
  3. Sobreira, Rosa Maria; Arriscado, Paula. "A importância da Assessoria Mediática na Activação da Marca: Análise de Caso de uma Marca do Sector Automóvel". Revista Brandtrens 7 7 (2014): 32-45. https://issuu.com/leonelbrites/docs/brandtrends_7_novo.
    Publicado
  4. Sobreira, Rosa Maria. "O impacto de factores de natureza tecnológica na comunicação das organizações e nas profissões da comunicação". Exedra, Revista Científica ? (2013): 00-00. www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2014/08/05CCE-v2.pdf.
    Publicado
  5. Sobreira, Rosa Maria. "Do o paradigma das relações públicas para o paradigma da comunicação estratégica das organizações". Exedra:revista Científica 8 (2011): 139-162. www.exedrajournal.com/docs/s-CO/08-139-162.pd.
    Publicado
  6. Gomes, Daniel Roque; Fernandes, Joana Lobo; Sobreira, Rosa Maria. "Promoting a path for organizational competitiveness: the role of internal communication". Exedra, Revista Científica Especial (2011): 55-77.
    Publicado
  7. Sobreira, Rosa Maria. "O Ensino do Jornalismo e a Profissionalização dos Jornalistas em Portugal (1933 – 1974". Media e Jornalismo 3 (2003): 67-87.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Sobreira, Rosa Maria. "O Repórter Português", Jornalismo e Jornalistas, 2001
Capítulo de livro
  1. Sobreira, Rosa Maria. "O Ensino do Jornalismo e a Profissionalização dos Jornalistas em Portugal (1933 – 1974)". In Do Chumbo à Era Digital: 13 Leituras do Jornalismo em Portugal, 17-37. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte LDA, 2010.
    Publicado
Livro
  1. Sobreira, Rosa Maria. Os Jornalistas Portugueses (1933 – 1974): Uma profissão em construção. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte. 2003.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Cruz, Aline Araújo. "O papel da comunicação de marketing no âmbito das estratégias de marketing pessoal no contexto da mediação imobiliária". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18905.
  2. Caleiras, Maria Cândida Rodrigues. "Comunicação interna na Novartis". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/13183.
  3. Sobreira, Rosa Maria Campos. "Os profissionais da comunicação estratégica das organizações em Portugal: em busca de identidade profissional e reconhecimento". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/10362/5110.

Outros

Outra produção
  1. Sobreira,Rosa Maria; Riscado,Paula. 2018. Estratégias ¿colaborativas¿ entre jornalistas e gestores de marca no âmbito das políticas de diferenciação de produtos: análise comparativa de três marcas do sector automóvel. Através da análise comparativa de um caso do sector automóvel, este trabalho pretende refletir em que medida as notícias contribuem para a ativação e diferenciação de marcas e produtos. O principal objetivo é perceber de que forma as estratégias de comunicação ou assessoria mediática e a narrativa jornalista ¿colaboram¿ na obtenção desses objectivos. Para isso procura-se compreender como os jornal. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200012.
  2. Sobreira,Rosa Maria; Marques,Gorete. 2018. CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE ORGANIZACIONAL: ANÁLISE DO SÍTIO WEB DE UMA ORGANIZAÇÃO. Resumo O modo como as organizações se posicionam atualmente perante seus múltiplos stakeholders e a sociedade passa, necessariamente, pelo recurso a diferentes meios tecnológicos. Este artigo, de índole interdisciplinar, pretende analisar práticas semiótico-discursivas presentes na primeira página do sítio web de uma empresa portuguesa em 2011 e em 2016. Para tal, o texto baseia-se nos princípios. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322018000100119.
  3. Marques, Gorete; Sobreira, Rosa. 2016. Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo. Este trabalho está centrado no conceito de marca, de um modo geral, e no de place brand, em particular. Pretende-se, com este artigo, compreender de que modo a administração usa um conceito nascido em contexto empresarial para construir e posicionar uma marca municipal, local ou regional, e quais as implicações desta opção, na acção comunicativa, de natureza pública, dessa administração local. Par. http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/22921.
    10.5902/2316882X22921
  4. Sobreira, Rosa Maria. 2002. ) Recensão sobre a obra de Tomas Ferenczi, «L’Invention du Journalisme en France».
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - Atual Mass Média e Comunicação Corporativa: um estudo de caso
2013 - Atual Factores determinantes da imagem para o Planeamento Estratégico de Comunicação: um estudo de caso
2012 - Atual O valor da marca": o caso da marca Licor Beirão

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2015 - 2015 IX Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Congresso
Comunicação e as transformações sociais
CEIS 20/ESEC, Portugal
2015 - 2015 I Congresso Internacional em Marcas/Branding
Congresso
Percursos para o Estudo da Marca/Branding: da Representação à Prática
IPL / Univates, Portugal
2015 - 2015 III Congresso Internacional de comunicação, Jornalismo e Espaço Público
Congresso
Desafios da Profissão no Século XXI
CEIS_20, Portugal
2014 - 2014 I Congresso Internacional em Marcas/ Branding
Congresso
Percursos para o Estudo da Marca/Branding: da Representação à Prática
IPL/Univates, Portugal
2008 - 2008 II Encontro de Comunicação Organizacional
Encontro
Encontro de Comunicação Organizacional
2008 - 2008 V Encontro de Comunicação Organizacional
Encontro
Lóbi, a comunicação ao serviço da sociedade civil
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2004 - 2004 Participação no programa RTP2 Clube de Jornalistas
Mesa-redonda
Crise de Identidade Profissional dos Jornalistas
Clube de Jornalists, Portugal
2001 - 2001 Seven Annual International Conference of GLOBAL BUSINESS AND TECHNOLOGY ASSOCIATION
Conferência

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2016 A Importância do Desenvolvimento da Narrativa Organizacional na construção da identidade organizacional e na Comunicação: um estudo de caso - a Walmond (Mestrado)
2015 Processos que levam à compra da Marca do Distribuidor (Mestrado)
2015 IncenteaMI- A união do Marketing e da Inovação para o sucesso de uma nova marca (Mestrado)
2015 Os Gabinetes de Relações Internacionais e o seus contributo para a Promoção da Internacionalização do ensino Superior: O caso do GRI da ESEC (Agregação)
2014 O impacto do eWOM no Brand equity e na intenção de reservar alojamento online: uma análise sobre o Booking (Mestrado)
2014 A responsabilidade Social das Organizações Desportivas e dos Atletas Profissionais em Portugal e nos Estados Unidos (Agregação)
2014 A percepção da qualidade dos serviços em meio Rural e Urbano: Estudo exploratório sobre as lojas dos CTT- Correios de Portugal SA (Agregação)
2012 Marketing e Publicidade (Outro)
2012 “Factores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesas (Mestrado)
2012 A gestão de relações como vantagem competitiva para as PME portuguesas (Mestrado)
2011 Marketing Político em Portugal: as Eleições Legislativas de 2009 (Mestrado)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2014/01 - Atual Centro de Estudos Interdisciplinares do Sec. XX da Universidade de Coimbra
1997/01 - 2014/01 Centro Investigação em Media e Jornalismo