???global.info.a_carregar???
Sara Belo (n.1989) é artista visual e investigadora. É Licenciada (2011), Mestre (2013) e Doutora (2023) em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, que lhe concedeu, em 2016, Bolsa de Doutoramento para prosseguir a sua investigação artística e académica orientada pelo Professor Tomás Maia. A sua tese de Doutoramento (intitulada "O sopro das imagens: Estudo sobre a impropriedade do gesto artístico") investiga as noções de inspiração, mimese, alteridade e de transmissão implicadas no acto criador, articulando uma reflexão sobre a história destas noções com a obra de Philippe Lacoue-Labarthe. É investigadora colaboradora do CIEBA desde 2018, tendo publicado, em 2019, o ensaio "Atravessar o intervalo: o perigo da experiência artística" (Convocarte) e em 2020, participado no seminário Homo Mimeticus - A Transdisciplinary Approach (KU Leuven, Institute of Philosphy) com a comunicação "Between mask and uniform". Traduziu para a língua portuguesa La littérature et le droit à la mort , de Maurice Blanchot (A Literatura e o Direito à Morte, Sr Teste Edições: 2020) e Le Mythe Nazi de Philippe Lacoue-Labarthe and Jean-Luc Nancy (O Mito Nazi, Sistema Solar, Documenta: 2021). O seu trabalho artístico desenvolve-se em torno do processo de construção da imagem, explorando a tensão constitutiva entre a matéria e a possibilidade de figuração, entre o inerte e a capacidade de dar vida. Realizou em 2017 a sua primeira exposição individual (Rastro, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo), e em 2018 foi seleccionada para integrar a publicação Portuguese Emerging Art 2018. É membro do colectivo artístico humor líquido, com quem tem exposto com regularidade em diferentes cidades (2017: rumor, em Lisboa; 2018: the moving north, em Londres; 2018: ensaio sobre a terra, em Montemor-o-Novo).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sara Soares Belo

Nomes de citação

  • Belo, Sara Soares

Identificadores de autor

Ciência ID
6F13-AA97-ECA1
ORCID iD
0000-0001-8895-2775

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Artes - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2014/07/01 - 2023/12/14
Concluído
Belas Artes (Doutoramento)
Especialização em Pintura
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"O sopro mudo das imagens: Estudo sobre a impropriedade do gesto artístico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2011 - 2013
Concluído
Mestrado em Pintura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Os três momentos do espírito criador: ensaio sobre a inspiração artística" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Excelente (19 valores)
2007 - 2011
Concluído
Pintura (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/08/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Lusofonia Escola de Comunicação Inovação e Artes, Portugal
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola de Comunicação Inovação e Artes, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - 2024/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas 4 de Outubro, Portugal
Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/01 - 2019/12 CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DE ESTUDOS EM BELAS-ARTES
154788UID
UID/EAT/04042/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016 - 2019 O sopro da imagem
C0788P
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Belo, Sara. "Between Mask and Uniform: The Undecidability of Mimesis". CounterText 8 1 (2022): 149-176. http://dx.doi.org/10.3366/count.2022.0261.
    Publicado • 10.3366/count.2022.0261
  2. Belo, Sara Soares. "Atravessar o intervalo: o abismo da experiência artística". Convocarte: Revista de ciências da arte 8 (2019): 180-200. http://cieba.belasartes.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/02/Convocarte8.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Belo, Sara Soares. "Rastro". In PEA2018: Portuguese Emerging Art 2018 (selecção de 46 artistas emergentes; júri composto por Ana Cristina Cahola, Nuno Centeno e Paulo Bernardino Bastos), 124-129. Torres Vedras, Portugal: Emerge - Associação Cultural, 2018.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Belo, Sara Soares. The moving north (obra publicada por ocasião da exposição homónima realizada e patente no Maxilla Space, em Londres, de 2 a 9 de Março de 2018; imagens de Ana Mata, Anabela Mota, Catarina Domingues, Marta Castelo, Nádia Duvall, Sara Belo e Teresa Projecto). Edições Humor Líquido, Lisboa, 2018.
  2. Belo, Sara Soares. Rastro (obra publicada por ocasião da exposição homónima realizada e patente na Galeria Municipal, Montemor-o-Novo, de 9 de Setembro a 6 de Outubro de 2017; imagens de Sara Soares Belo, texto de Ana Mata) http://files.cargocollective.com/672912/rastro_2017_sara-belo_catalogo.pdf. Câmara de Montemor-o-Novo / Galeria Municipal, 2017.
  3. Belo, Sara Soares. Teses mestrado pintura: 2011-2013 = MA painting theses 11-13 (coord. Isabel Sabino), p. 24-27. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2014.
  4. Belo, Sara Soares. Instituições culturais e representatividade: chiado, baixa, arte pública e esfera comunicacional (coord. José Quaresma; obra publicada por ocasião de um ciclo de conferências e de uma exposição homónima realizada e patente no Museu Arquológico do Carmo), p. 347. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa / CIEBA, 2012.
  5. Belo, Sara Soares. Finalistas pintura FBAUL 10'11 (coord. Manuel Botelho, Carlos Vidal; introd. Carlos Vidal), p.xx. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2012.
Prefácio / Posfácio
  1. Belo, Sara Soares; Maia, Tomás. "Apresentação". Prefácio para O Mito Nazi, 9-19. Lisboa, Portugal: Sistema Solar (Documenta). 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "O sopro mudo das imagens: estudo sobre a impropriedade do gesto artístico.". Doutoramento, 2023. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/64392.
  2. Belo, Sara Soares. "Os três momentos do espírito criador: ensaio sobre a inspiração artística.". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2013.
Tradução
  1. Maurice Blanchot; Belo, Sara Soares. A inspiração [excertos selecionados de: L’espace littéraire] (Colecção Imagem e Semelhança #8) por Maurice Blanchot. Lisboa, Portugal: Edições Sr Teste. 2023.
    Publicado
  2. Belo, Sara Soares. "A Prática da Alegria Perante a Morte" [Título Original: La pratique de la joie devant la mort] por Georges Bataille (tradução em conjunto com Maria Teresa Projecto). In Método de Meditação | A Prática da Alegria Perante a Morte | [Instruções Para o «Encontro» na Floresta], Georges Bataille, p. 69-80. (Colecção Fulgor Quotidiano #17). Lisboa, Portugal: Edições Sr Teste. 2021.
    Publicado
  3. Belo, Sara Soares. "[Instruções Para o «Encontro» na Floresta]" [Título Original: [Instructions pour la «rencontre» en forêt]] por Georges Bataille (tradução em conjunto com Maria Teresa Projecto e Ana Mata). In Método de Meditação | A Prática da Alegria Perante a Morte | [Instruções Para o «Encontro» na Floresta], Georges Bataille, p. 81-83. (Colecção Fulgor Quotidiano #17). Lisboa, Portugal: Edições Sr Teste. 2021.
    Publicado
  4. Belo, Sara Soares. O Mito Nazi [Título Original: le mythe nazi] por Philippe Lacoue-Labarthe e Jean-Luc Nancy. Lisboa, Portugal: Sistema Solar (Documenta). 2021.
    Publicado
  5. Belo, Sara Soares. A Estação Violenta [Título Original: La Estacion Violenta] por Octavio Paz. (Colecção Fulgor Quotidiano #8). Lisboa, Portugal: Edições Sr Teste. 2020.
    Publicado
  6. Belo, Sara Soares. A Literatura e o Direito à Morte [Título Original: La littérature et le droit à la mort] por Maurice Blanchot. (Colecção Fulgor Quotidiano #14). Lisboa, Portugal: Edições Sr Teste. 2020.
    Publicado
Website
  1. Carvalho, Paulo; Belo, Sara Soares. Escola livre. 2020. el-escolalivre.blogspot.com.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Presente [exposição individual / solo exhibition]. Atelier Concorde, Lisboa. https://sarabelo.com/presente-1. 2019.
  2. ensaio sobre a terra [exposição colectiva: colectivo artístico humor líquido / group exhibition: artist collective humor líquido]. Galeria Municipal de Montemor-o-Novo. https://sarabelo.com/desterrado. 2018.
  3. the moving north [exposição colectiva: colectivo artístico humor líquido / group exhibition: artist collective humor líquido], curadoria de Carolina Rodrigues. Maxilla Space, London. https://sarabelo.com/cabana-fogueira. 2018.
  4. Rastro [exposição individual / solo exhibition]. Galeria Municipal de Montemor-o-Novo. https://sarabelo.com/rastro. 2017.
  5. Rumor [exposição colectiva: colectivo artístico humor líquido / group exhibition: artist collective humor líquido], curadoria de Teresa Projecto. Festival Silêncio '17 (Ciclo de autor Maria Gabriela Llansol), Lisboa, 2017. https://sarabelo.com/So-e-Maravilha. 2017.
  6. Porque o céu é azul? [exposição colectiva / group exhibition], curadoria de Anabela Mota. Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisboa. https://sarabelo.com/as-estatuas. 2016.
  7. Encontros Próximos [exposição colectiva / group exhibition], curadoria de Anabela Mota. Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisboa. https://sarabelo.com/passagem. 2013.
  8. Chiado, Baixa, Arte Pública e Esfera Comunicacional [exposição colectiva / group exhibition], curadoria de José Quaresma. Museu Arqueológico do Carmo, Lisboa. 2012.
  9. Finalistas de Pintura 2010'11 [exposição colectiva / group exhibition]. Palácio das Galveias, Lisboa. 2012.
  10. Pé de Cabra - It's Not Basel But It Could Be [exposição colectiva / group exhibition], curadoria de Tiago Alexandre. Lisboa. https://sarabelo.com/12-00. 2012.
  11. XXIV Salão de Primavera [exposição colectiva / group exhibition]. Casino do Estoril, Lisboa. 2011.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024 Apresentação do catálogo Mater: Maja Escher, Marta Castelo, Virgínia Fróis
Oficinas do Convento (Montemor-o-Novo) (Montemor-o-Novo, Portugal)
2024 Apresentação do catálogo Mater: Maja Escher, Marta Castelo, Virgínia
Galeria Quadrum (Lisboa, Portugal)
2023 Retratar um torrão de terra ECOs - arte. ecologia. filosofia
(Lisboa, Portugal)
2023 Julian Jaynes: o substrato alucinatório da inspiração Comunicação para uma sessão aberta à comunidade escolar da disciplina de Pensamento e Obra lecionada por Tomás Maia, no Mestrado de Pintura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021 “Problema” de identidade apresentação do livro O Mito Nazi, de Philippe Lacoue-Labarthe e Jean-Luc Nancy (Sistema Solar | Documenta: 2021)
Livraria Linha de Sombra / Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema (Lisboa, Portugal)
2020/12/04 Between mask and uniform. An analysis of the film 'The Captain' (2018) by Robert Schwentke through the lens of mimetic theory. The Mimetic Condition - A transdisciplinary approach
Homo Mimeticus - ERC Project / Institute of Philosophy, KU Leuven (International Seminar) (Leuven, Bélgica)
2020/05/20 Respirar o Medo. Comentário integrado no ciclo de conferências semanais "Movimentos Reflexos" a partir do díptico «Pensar a quarentena mundial», de Tomás Maia. https://www.youtube.com/watch?v=Gcf6UgJt8FA&feature=youtu.be Movimentos Reflexos
CIEBA - centro de investigação e de estudos em belas-artes (Lisboa, Portugal)
2019/04/03 O perigo de subir o rio. Comunicação sobre a novela 'O Coração das Trevas' (1899), de Joseph Conrad. O Chiado, o Carmo e o Coração das Trevas: Artes da esfera pública (organização de José Quaresma)
Grémio Literário, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Associação dos Arqueólogos Portugueses
2017/11 Viagem interior para fora. Uma leitura de "Stalker" (1979) de Andrei Tarkovsky a propósito do processo criativo. Seminário Aberto
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/04/16 O diálogo interior no processo criativo: análise da obra cinematográfica "A Palavra" (1955), de Carl Dryer. Disciplina de ‘Pensamento e Obra’ leccionada pelo Prof. Dr. Tomás Maia, Mestrado de Pintura
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017 - 2017 Lá fora (residência artística, Montemor-o-Novo)
Outro
Residências Artísticas e Desenvolvimento de Projetos
Oficinas do Convento - Associação Cultural de Arte e Comunicação Sem Fins Lucrativos, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2025/03/14 Participação no júri das provas de mestrado de André Chambel (título da dissertação: "O Aterramento: Da vocação enquanto experiência mística").
Arguente principal
André Marques Chambel Torres (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Distinções

Prémio

2011 Menção Honrosa no Prémio Rainha Isabel de Bragança

Outra distinção

2013 Bolsa de Mérito Social Área de Biblioteca
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal