Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sara Soares Belo
Nomes de citação
- Belo, Sara Soares
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6F13-AA97-ECA1
- ORCID iD
- 0000-0001-8895-2775
Websites
- http://www.sarabelo.com/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
- Humanidades - Artes - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014/07/01 - 2023/12/14
Concluído
|
Belas Artes (Doutoramento)
Especialização em Pintura
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"O sopro mudo das imagens: Estudo sobre a impropriedade do gesto artístico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2011 - 2013
Concluído
|
Mestrado em Pintura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Os três momentos do espírito criador: ensaio sobre a inspiração artística" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Excelente (19 valores) |
2007 - 2011
Concluído
|
Pintura (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/08/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola de Comunicação Inovação e Artes, Portugal |
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola de Comunicação Inovação e Artes, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/01 - 2024/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Agrupamento de Escolas 4 de Outubro, Portugal |
Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01 - 2019/12 | CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DE ESTUDOS EM BELAS-ARTES
154788UID
UID/EAT/04042/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016 - 2019 | O sopro da imagem
C0788P
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
Universidade de Lisboa
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Website |
|
Artística / Interpretação
Exposição artística |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024 | Apresentação do catálogo Mater: Maja Escher, Marta Castelo, Virgínia Fróis |
Oficinas do Convento (Montemor-o-Novo) (Montemor-o-Novo, Portugal)
|
2024 | Apresentação do catálogo Mater: Maja Escher, Marta Castelo, Virgínia |
Galeria Quadrum (Lisboa, Portugal)
|
2023 | Retratar um torrão de terra | ECOs - arte. ecologia. filosofia
(Lisboa, Portugal)
|
2023 | Julian Jaynes: o substrato alucinatório da inspiração | Comunicação para uma sessão aberta à comunidade escolar da disciplina de Pensamento e Obra lecionada por Tomás Maia, no Mestrado
de Pintura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021 | “Problema” de identidade | apresentação do livro O Mito Nazi, de Philippe Lacoue-Labarthe e Jean-Luc Nancy (Sistema Solar | Documenta: 2021)
Livraria Linha de Sombra / Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema (Lisboa, Portugal)
|
2020/12/04 | Between mask and uniform. An analysis of the film 'The Captain' (2018) by Robert Schwentke through the lens of mimetic theory. | The Mimetic Condition - A transdisciplinary approach
Homo Mimeticus - ERC Project / Institute of Philosophy, KU Leuven (International Seminar) (Leuven, Bélgica)
|
2020/05/20 | Respirar o Medo. Comentário integrado no ciclo de conferências semanais "Movimentos Reflexos" a partir do díptico «Pensar a quarentena mundial», de Tomás Maia. https://www.youtube.com/watch?v=Gcf6UgJt8FA&feature=youtu.be | Movimentos Reflexos
CIEBA - centro de investigação e de estudos em belas-artes (Lisboa, Portugal)
|
2019/04/03 | O perigo de subir o rio. Comunicação sobre a novela 'O Coração das Trevas' (1899), de Joseph Conrad. | O Chiado, o Carmo e o Coração das Trevas: Artes da esfera pública (organização de José Quaresma)
Grémio Literário, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Associação dos Arqueólogos Portugueses
|
2017/11 | Viagem interior para fora. Uma leitura de "Stalker" (1979) de Andrei Tarkovsky a propósito do processo criativo. | Seminário Aberto
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/04/16 | O diálogo interior no processo criativo: análise da obra cinematográfica "A Palavra" (1955), de Carl Dryer. | Disciplina de ‘Pensamento e Obra’ leccionada pelo Prof. Dr. Tomás Maia, Mestrado de Pintura
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - 2017 | Lá fora (residência artística, Montemor-o-Novo)
Outro
|
Residências Artísticas e Desenvolvimento de Projetos
Oficinas do Convento - Associação Cultural de Arte e Comunicação Sem Fins Lucrativos, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2025/03/14 | Participação no júri das provas de mestrado de André Chambel (título da dissertação: "O Aterramento: Da vocação enquanto experiência
mística").
Arguente principal
|
André Marques Chambel Torres (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
Distinções
Prémio
2011 | Menção Honrosa no Prémio Rainha Isabel de Bragança |
Outra distinção
2013 | Bolsa de Mérito Social Área de Biblioteca
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|