???global.info.a_carregar???
Sara Belo (n.1989) é artista visual e investigadora. É Licenciada (2011), Mestre (2013) e Doutora (2023) em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, que lhe concedeu, em 2016, Bolsa de Doutoramento para prosseguir a sua investigação artística e académica orientada pelo Professor Tomás Maia. A sua tese de Doutoramento (intitulada "O sopro das imagens: Estudo sobre a impropriedade do gesto artístico") investiga as noções de inspiração, mimese, alteridade e de transmissão implicadas no acto criador, articulando uma reflexão sobre a história destas noções com a obra de Philippe Lacoue-Labarthe. É investigadora colaboradora do CIEBA desde 2018, tendo publicado, em 2019, o ensaio "Atravessar o intervalo: o perigo da experiência artística" (Convocarte) e em 2020, participado no seminário Homo Mimeticus - A Transdisciplinary Approach (KU Leuven, Institute of Philosphy) com a comunicação "Between mask and uniform". Traduziu para a língua portuguesa La littérature et le droit à la mort , de Maurice Blanchot (A Literatura e o Direito à Morte, Sr Teste Edições: 2020) e Le Mythe Nazi de Philippe Lacoue-Labarthe and Jean-Luc Nancy (O Mito Nazi, Sistema Solar, Documenta: 2021). O seu trabalho artístico desenvolve-se em torno do processo de construção da imagem, explorando a tensão constitutiva entre a matéria e a possibilidade de figuração, entre o inerte e a capacidade de dar vida. Realizou em 2017 a sua primeira exposição individual (Rastro, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo), e em 2018 foi seleccionada para integrar a publicação Portuguese Emerging Art 2018. É membro do colectivo artístico humor líquido, com quem tem exposto com regularidade em diferentes cidades (2017: rumor, em Lisboa; 2018: the moving north, em Londres; 2018: ensaio sobre a terra, em Montemor-o-Novo).
Identification

Personal identification

Full name
Sara Soares Belo

Citation names

  • Belo, Sara Soares

Author identifiers

Ciência ID
6F13-AA97-ECA1
ORCID iD
0000-0001-8895-2775

Websites

Knowledge fields

  • Humanities - Arts
  • Humanities - Arts - Arts

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
French Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2014/07/01 - 2023/12/14
Concluded
Belas Artes (Doutoramento)
Major in Pintura
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"O sopro mudo das imagens: Estudo sobre a impropriedade do gesto artístico" (THESIS/DISSERTATION)
2011 - 2013
Concluded
Mestrado em Pintura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Os três momentos do espírito criador: ensaio sobre a inspiração artística" (THESIS/DISSERTATION)
Excelente (19 valores)
2007 - 2011
Concluded
Pintura (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
16
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2018 - Current Researcher (Research) Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2024/08/01 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico da Lusofonia Escola de Comunicação Inovação e Artes, Portugal
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola de Comunicação Inovação e Artes, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2023/09/01 - 2024/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas 4 de Outubro, Portugal
Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2019/01 - 2019/12 CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DE ESTUDOS EM BELAS-ARTES
154788UID
UID/EAT/04042/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2016 - 2019 O sopro da imagem
C0788P
PhD Student Fellow
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa
Ongoing
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Belo, Sara Soares. "Rastro". In PEA2018: Portuguese Emerging Art 2018 (selecção de 46 artistas emergentes; júri composto por Ana Cristina Cahola, Nuno Centeno e Paulo Bernardino Bastos), 124-129. Torres Vedras, Portugal: Emerge - Associação Cultural, 2018.
    Published
Exhibition catalog
  1. Belo, Sara Soares. The moving north (obra publicada por ocasião da exposição homónima realizada e patente no Maxilla Space, em Londres, de 2 a 9 de Março de 2018; imagens de Ana Mata, Anabela Mota, Catarina Domingues, Marta Castelo, Nádia Duvall, Sara Belo e Teresa Projecto). Edições Humor Líquido, Lisboa, 2018.
  2. Belo, Sara Soares. Rastro (obra publicada por ocasião da exposição homónima realizada e patente na Galeria Municipal, Montemor-o-Novo, de 9 de Setembro a 6 de Outubro de 2017; imagens de Sara Soares Belo, texto de Ana Mata) http://files.cargocollective.com/672912/rastro_2017_sara-belo_catalogo.pdf. Câmara de Montemor-o-Novo / Galeria Municipal, 2017.
  3. Belo, Sara Soares. Teses mestrado pintura: 2011-2013 = MA painting theses 11-13 (coord. Isabel Sabino), p. 24-27. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2014.
  4. Belo, Sara Soares. Instituições culturais e representatividade: chiado, baixa, arte pública e esfera comunicacional (coord. José Quaresma; obra publicada por ocasião de um ciclo de conferências e de uma exposição homónima realizada e patente no Museu Arquológico do Carmo), p. 347. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa / CIEBA, 2012.
  5. Belo, Sara Soares. Finalistas pintura FBAUL 10'11 (coord. Manuel Botelho, Carlos Vidal; introd. Carlos Vidal), p.xx. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2012.
Journal article
  1. Belo, Sara. "Between Mask and Uniform: The Undecidability of Mimesis". CounterText 8 1 (2022): 149-176. http://dx.doi.org/10.3366/count.2022.0261.
    Published • 10.3366/count.2022.0261
  2. Belo, Sara Soares. "Atravessar o intervalo: o abismo da experiência artística". Convocarte: Revista de ciências da arte 8 (2019): 180-200. http://cieba.belasartes.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/02/Convocarte8.pdf.
    Open access • Published
Preface / Postscript
  1. Belo, Sara Soares; Maia, Tomás. "Apresentação". Preface to O Mito Nazi, 9-19. Lisboa, Portugal: Sistema Solar (Documenta). 2021.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. "O sopro mudo das imagens: estudo sobre a impropriedade do gesto artístico.". PhD, 2023. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/64392.
  2. Belo, Sara Soares. "Os três momentos do espírito criador: ensaio sobre a inspiração artística.". Master, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2013.
Translation
  1. Maurice Blanchot; Belo, Sara Soares. A inspiração [excertos selecionados de: L’espace littéraire] (Colecção Imagem e Semelhança #8) por Maurice Blanchot. Lisboa, Portugal: Edições Sr Teste. 2023.
    Published
  2. Belo, Sara Soares. "A Prática da Alegria Perante a Morte" [Título Original: La pratique de la joie devant la mort] por Georges Bataille (tradução em conjunto com Maria Teresa Projecto). In Método de Meditação | A Prática da Alegria Perante a Morte | [Instruções Para o «Encontro» na Floresta], Georges Bataille, p. 69-80. (Colecção Fulgor Quotidiano #17). Lisboa, Portugal: Edições Sr Teste. 2021.
    Published
  3. Belo, Sara Soares. "[Instruções Para o «Encontro» na Floresta]" [Título Original: [Instructions pour la «rencontre» en forêt]] por Georges Bataille (tradução em conjunto com Maria Teresa Projecto e Ana Mata). In Método de Meditação | A Prática da Alegria Perante a Morte | [Instruções Para o «Encontro» na Floresta], Georges Bataille, p. 81-83. (Colecção Fulgor Quotidiano #17). Lisboa, Portugal: Edições Sr Teste. 2021.
    Published
  4. Belo, Sara Soares. O Mito Nazi [Título Original: le mythe nazi] por Philippe Lacoue-Labarthe e Jean-Luc Nancy. Lisboa, Portugal: Sistema Solar (Documenta). 2021.
    Published
  5. Belo, Sara Soares. A Estação Violenta [Título Original: La Estacion Violenta] por Octavio Paz. (Colecção Fulgor Quotidiano #8). Lisboa, Portugal: Edições Sr Teste. 2020.
    Published
  6. Belo, Sara Soares. A Literatura e o Direito à Morte [Título Original: La littérature et le droit à la mort] por Maurice Blanchot. (Colecção Fulgor Quotidiano #14). Lisboa, Portugal: Edições Sr Teste. 2020.
    Published
Website
  1. Carvalho, Paulo; Belo, Sara Soares. Escola livre. 2020. el-escolalivre.blogspot.com.

Artistic / Performance

Artistic exhibition
  1. Presente [exposição individual / solo exhibition]. Atelier Concorde, Lisboa. https://sarabelo.com/presente-1. 2019.
  2. ensaio sobre a terra [exposição colectiva: colectivo artístico humor líquido / group exhibition: artist collective humor líquido]. Galeria Municipal de Montemor-o-Novo. https://sarabelo.com/desterrado. 2018.
  3. the moving north [exposição colectiva: colectivo artístico humor líquido / group exhibition: artist collective humor líquido], curadoria de Carolina Rodrigues. Maxilla Space, London. https://sarabelo.com/cabana-fogueira. 2018.
  4. Rastro [exposição individual / solo exhibition]. Galeria Municipal de Montemor-o-Novo. https://sarabelo.com/rastro. 2017.
  5. Rumor [exposição colectiva: colectivo artístico humor líquido / group exhibition: artist collective humor líquido], curadoria de Teresa Projecto. Festival Silêncio '17 (Ciclo de autor Maria Gabriela Llansol), Lisboa, 2017. https://sarabelo.com/So-e-Maravilha. 2017.
  6. Porque o céu é azul? [exposição colectiva / group exhibition], curadoria de Anabela Mota. Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisboa. https://sarabelo.com/as-estatuas. 2016.
  7. Encontros Próximos [exposição colectiva / group exhibition], curadoria de Anabela Mota. Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisboa. https://sarabelo.com/passagem. 2013.
  8. Chiado, Baixa, Arte Pública e Esfera Comunicacional [exposição colectiva / group exhibition], curadoria de José Quaresma. Museu Arqueológico do Carmo, Lisboa. 2012.
  9. Finalistas de Pintura 2010'11 [exposição colectiva / group exhibition]. Palácio das Galveias, Lisboa. 2012.
  10. Pé de Cabra - It's Not Basel But It Could Be [exposição colectiva / group exhibition], curadoria de Tiago Alexandre. Lisboa. https://sarabelo.com/12-00. 2012.
  11. XXIV Salão de Primavera [exposição colectiva / group exhibition]. Casino do Estoril, Lisboa. 2011.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024 Apresentação do catálogo Mater: Maja Escher, Marta Castelo, Virgínia Fróis
Oficinas do Convento (Montemor-o-Novo) (Montemor-o-Novo, Portugal)
2024 Apresentação do catálogo Mater: Maja Escher, Marta Castelo, Virgínia
Galeria Quadrum (Lisboa, Portugal)
2023 Retratar um torrão de terra ECOs - arte. ecologia. filosofia
(Lisboa, Portugal)
2023 Julian Jaynes: o substrato alucinatório da inspiração Comunicação para uma sessão aberta à comunidade escolar da disciplina de Pensamento e Obra lecionada por Tomás Maia, no Mestrado de Pintura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021 “Problema” de identidade apresentação do livro O Mito Nazi, de Philippe Lacoue-Labarthe e Jean-Luc Nancy (Sistema Solar | Documenta: 2021)
Livraria Linha de Sombra / Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema (Lisboa, Portugal)
2020/12/04 Between mask and uniform. An analysis of the film 'The Captain' (2018) by Robert Schwentke through the lens of mimetic theory. The Mimetic Condition - A transdisciplinary approach
Homo Mimeticus - ERC Project / Institute of Philosophy, KU Leuven (International Seminar) (Leuven, Belgium)
2020/05/20 Respirar o Medo. Comentário integrado no ciclo de conferências semanais "Movimentos Reflexos" a partir do díptico «Pensar a quarentena mundial», de Tomás Maia. https://www.youtube.com/watch?v=Gcf6UgJt8FA&feature=youtu.be Movimentos Reflexos
CIEBA - centro de investigação e de estudos em belas-artes (Lisboa, Portugal)
2019/04/03 O perigo de subir o rio. Comunicação sobre a novela 'O Coração das Trevas' (1899), de Joseph Conrad. O Chiado, o Carmo e o Coração das Trevas: Artes da esfera pública (organização de José Quaresma)
Grémio Literário, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Associação dos Arqueólogos Portugueses
2017/11 Viagem interior para fora. Uma leitura de "Stalker" (1979) de Andrei Tarkovsky a propósito do processo criativo. Seminário Aberto
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/04/16 O diálogo interior no processo criativo: análise da obra cinematográfica "A Palavra" (1955), de Carl Dryer. Disciplina de ‘Pensamento e Obra’ leccionada pelo Prof. Dr. Tomás Maia, Mestrado de Pintura
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2017 - 2017 Lá fora (residência artística, Montemor-o-Novo)
Other
Residências Artísticas e Desenvolvimento de Projetos
Oficinas do Convento - Associação Cultural de Arte e Comunicação Sem Fins Lucrativos, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2025/03/14 Participação no júri das provas de mestrado de André Chambel (título da dissertação: "O Aterramento: Da vocação enquanto experiência mística").
(Thesis) Main arguer
André Marques Chambel Torres (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Distinctions

Award

2011 Menção Honrosa no Prémio Rainha Isabel de Bragança

Other distinction

2013 Bolsa de Mérito Social Área de Biblioteca
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal