Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maribel Santos Miranda Pinto
Nomes de citação
- Pinto, Maribel dos Santos Miranda
- Miranda-Pinto, S. M
- Miranda, S. M.
- Santos, M. M.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 661D-AAF8-B26D
- ORCID iD
- 0000-0003-0813-1497
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=41SipewAAAAJ
- Researcher Id
- J-8828-2014
- Scopus Author Id
- 57205359063
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
| Espanhol; Castelhano (Idioma materno) | |||||
| Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2020/09/05 - 2021/07/31
Concluído
|
Early Childhood Technology Graduate Certificate Program (Postgraduate Certificate)
Tufts University Eliot-Pearson Department of Child Study and Human Development, Estados Unidos
|
|
|
2020/01 - 2020/10
Em curso
|
Pós-graduação em Publicidade, Marketing e Social Media (Postgraduate Certificate)
Universidad Internacional Isabel I de Castilla, Espanha
|
|
|
2019/02/01 - 2019/05/24
Concluído
|
Curso de Especialización Coaching Educativo (Postgraduate Certificate)
Universidad CEU Cardenal Herrera - Campus Elche, Espanha
|
|
|
2016/02/01 - 2019/01/31
Concluído
|
Ciências da Educação (Pós-doutoramento)
Especialização em Tecnologia Educativa
Universidade do Minho, Portugal
|
|
|
2005 - 2009
Concluído
|
Tecnologias de Informação e Comunicação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Processos de Colaboração e Liderança em Comunidades de Prática Online - O Caso da @rcaComum, uma Comunidade Ibero-Americana
de Profissionais de Educação de Infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Nota Máxima |
|
2005
Concluído
|
Multimédia em Educação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade de Aveiro, Portugal
"Não teve tese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
|
2004
Concluído
|
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Não teve tese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
|
1998 - 2000
Frequentou
|
Licenciatura Comunicação Institucional (Bacharelato)
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
|
(1º e 2º ano completos) |
Percurso profissional
Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2023/02/22 - Atual | Investigador (Investigação) | LE@D Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LEAD), Portugal |
| 2005/09 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
| 2005/01/01 - 2005/12/31 | Investigador (Investigação) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2022/09/05 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
| 2009 - 2022/09/04 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
| 2008/09 - 2010/08/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal |
Outras Carreiras
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2004/09/01 - 2004/12/31 | Educador de infância (Educador de Infância) | Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Portugal |
| 2003/09/01 - 2004/06/30 | Educador de infância (Educador de Infância) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Projetos
Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2016/02 - 2019/01 | Kids Media Lab: Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar
SFRH/BPD/109205/2015
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
| 2006/01 - 2009/05 | Processos de Colaboração e Liderança em Comunidades de Prática Online: Processos de Colaboração e Liderança em Comunidades
de Prática Online - O Caso da @rcaComum, uma Comunidade Ibero-Americana de Profissionais de Educação de Infância
SFRH/BD/22794/2005
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2024/10/04 - Atual | PROMBOT - Programación creativa en educación primaria. Elaboración de materiales y propuestas para una codificación por bloques,
motores de juegos, aprendizaje automático y robótica
Investigador
Ministerio de Ciencia, Innovación y Universidades de España, Espanha
|
Proyectos de Generación de Conocimiento
Em curso
|
| 2025/10/01 - 2029/12/31 | ERTA - European Robotics Teachers’ Academy – Educational Robotics for STEM Skills, Arts and Humanities, Computational Thinking,
Creativity, Emotional Intelligence, and Inclusion in Preschool and Early Primary Education
ERASMUS-EDU-2025-PEX-TEACH-ACA
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
LE@D Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LEAD), Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
| 2024/04/01 - 2025/08/26 | Here I find myself in a mix with people from all over the world, that belongs to everyone
2023.10269.S4P23
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
| 2022/01/25 - 2024/07/25 | Scratch Education Collaborative
Investigador responsável
Massachusetts Institute of Technology Media Lab, Estados Unidos
DevTech Research Group, Estados Unidos |
Massachusetts Institute of Technology Media Lab
Concluído
|
| 2018/09/01 - 2022/08/31 | Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal - KML
II
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
| 2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 1661 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI1661/2011
PEst-OE/CED/UI4016/2011
Universidade do Minho, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
| 2010/08/01 - 2010/08/31 | INVESTIGAÇÃO EM FORMAÇÃO E LIDERANÇA NO DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES DE PRÁTICA ONLINE
SFRH/BPD/62863/2009
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
| Artigo em conferência |
|
| Artigo em revista |
|
| Capítulo de livro |
|
| Documento de trabalho |
|
| Edição de número de revista |
|
| Livro |
|
| Poster em conferência |
|
| Relatório |
|
| Tese / Dissertação |
|
Outros
| Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
|---|---|---|
| 2025/11/21 | A Ludicidade E As Tecnologias Na Transformação Do Tempo Livre De Crianças E Jovens | IV Seminário Direito Ao Tempo Livre, Lazer E Cultura
Rede Municipal dos CATL - A PONTE NORTE RG, Açores, Portugal. (Açores, Portugal)
|
| 2025/05/28 | CAL Project - Coding As Another Language in Portugal. no International Symposium, “A Palette of Virtues: A Humanistic Education through Computer Science.” The event will be held at the DevTech at Boston College, EUA, during the week of May 26th, 2025 (May 28-30, 2025). https://sites.bc.edu/devtech/learn-with-us-2/for-educators/annual-gathering-2025. BOSTON - EUA | International Symposium, “A Palette of Virtues: A Humanistic Education through Computer Science.”
Boston College - EUA (Boston, Estados Unidos)
|
| 2025/05/13 | Computación, Programación y Robótica para Docentes. Vídeo das comunicações em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLrAI2cfBB4Iyw0FKqodLxYVHiNALx-8yd. ESPANHA | III Seminario Internacional “Tecnologías emergentes y activas en educación” 13 y 14 de mayo de 2025, em Oviedo – Espanha (https://blogs.uned.es/prombot/donde-estamos/evento-en-oviedo-2025)
Universidad de Oviedo (Oviedo, Espanha)
|
| 2024/11/21 | Codificação como Outra Linguagem - ScratchJr no Jardim de Infância, no 1º e 2º Ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico: Contributos da uma Investigação Desenvolvida em Portugal e em Português” | EDUTEC 2024: Tecnología Educativa para una Sociedad Multimodal
Universidade de Sevilha (Sevilha, Espanha)
|
| 2024/11/20 | Comunicação: Pensamiento Computacional, Programación y Robótica en la Formación de los Educadores de Infancia na Mesa Redonda: Explorando horizontes: La tecnología en la primera infancia como impulsora de una Sociedad Multimodal | EDUTEC 2024: Tecnología Educativa para una Sociedad Multimodal
Universidade de Sevilha (Sevilha, Espanha)
|
| 2024/11/20 | “Scrap: Comunidad de aprendizaje Scratch y colaboración entre profesores de matemáticas de 5.º y 6.º grado”, no âmbito do Simpósio Pensamento Computacional, Pensamento Criativo, Programação e Robótica na Educação, organizado por Maribel Santos Miranda-Pinto. | EDUTEC 2024: Tecnología Educativa para una Sociedad Multimodal.
Universidade de Sevilha (Sevilha, Espanha)
|
| 2024/11/20 | MOOC Programação e Robótica no Pré-escolar e Educação Básica: análise do perfil e das expectativas dos profissionais de educação”, no âmbito do Simpósio Pensamento Computacional, Pensamento Criativo, Programação e Robótica na Educação, organizado por Maribel Santos Miranda-Pinto. | EDUTEC 2024: Tecnología Educativa para una Sociedad Multimodal
Universidade de Sevilha (Sevilha, Espanha)
|
| 2024/11/20 | Formando ciudadanía resiliente a través de las Redes sociales: Una experiencia innovadora en Educación Superior | EDUTEC 2024: Tecnología Educativa para una Sociedad Multimodal.
Universidad de Sevilla (Sevilla, Espanha)
|
| 2024/05/09 | POTENCIALIDADES Y POSIBILIDADES EDUCATIVAS DE LA APLICACIÓN MÓVIL HEALTHY JEART PARA EL FOMENTO DE HÁBITOS SALUDABLES EN JÓVENES CON TEA: PERSPECTIVA DE LOS PROFESIONALES | XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2024: Espaços e Caminhos
OnLife
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
| 2024/04/10 | Robótica Educativa, Pensamento Computacional e Inovação | IV Ciclo de Trilhas Formativas: A formação de professores em tempos de educação STEAM
Os Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta, em Coruche e Montijo, em conjunto com o GRUPETeC/CNPq/UNINOVE (Brasil) (Online, Brasil)
|
| 2023/11/15 | Comunidades de Práctica en Línea: Trayectorias de proyectos de investigación | XXVI Congreso Internacional EDUTEC 2023
Universidad de Panamá (Cidade do Panamá, Panamá)
|
| 2023/11/13 | Proyectos Inovadores en Educación y Tecnologías: Contributos de las Comunidades de Práctica em Línea | I Jornadas Internacionales de Innovación Docente
Facultad de Ciencias de Educación de la Universidad de Sevilla (Sevilha, Espanha)
|
| 2023/11/04 | COMUNIDADES DE PRÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO | ENCONTRO ESCOLA DIGITAL '23 - RUMO À ESCOLA DE COMPETÊNCIAS
Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e o Centro de Competências
TIC do Instituo de Educação da Universidade do Minho (Bragança, Portugal)
|
| 2023/07/03 | EVALUATION OF THE IMPACT OF TRAINING IN PROGRAMMING WITH SCRATCHJR ON FUTURE PEDAGOGY PROFESSIONALS | 15th International Conference on Education and New Learning Technologies
Edulearn (Palma de Maiorca, Espanha)
|
| 2023/07/03 | EVALUATION OF THE DESIGN OF AN ONLINE COURSE FOR SCRATCHJR LEARNING IN STUDENTS OF THE PEDAGOGY UNDERGRADUATE DEGREE | 15th International Conference on Education and New Learning Technologies
Edulearn 2023 (Palma de Maiorca, Espanha)
|
| 2023/07/03 | PERCEPTIONS OF THE EDUCATIONAL POTENTIAL OF ROBOTICS AND CODING IN INCLUSIVE SETTINGS | 15th International Conference on Education and New Learning Technologies
Edulearn 2023 (Palma de Maiorca, Espanha)
|
| 2023/04/28 | "Pensamento Computacional no Pré-escolar" | Encontro: "Pensamento Computacional nos Primeiros Anos"
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
| 2022/03/06 | SCRATCHJR AND SCRATCH ONLINE TRAINING FOR EARLY CHILDHOOD EDUCATORS AND PRIMARY SCHOOL TEACHERS. | Conferência INTED2022
Valencia (Valencia , Espanha)
|
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2024/09/01 - Atual | “A Transição Digital Das Escolas E Os Smartphones No Espaço Escolar"
Orientador de Élvio Fábio Perestrelo Meneses
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado) |
| 2024/09/01 - Atual | Literacia Digital para Famílias e Crianças do Pré-Escolar e 1.º Ciclo – "Pequenos Criadores Digitais"
Orientador de Fernanda Ferreira Mestre Baía
|
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
| 2024/09/01 - Atual | Biblioteca Escolar e promoção da leitura: estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico
Orientador de Ilda Maria Tavares Vieira
|
Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares
Universidade Aberta, Portugal
|
| 2024/04/01 - Atual | Scrap: Comunidade de Aprendizagem Online do Scratch e Colaboração entre Professores de Matemática do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Orientador de Ana Beatriz Matos
|
Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (dEDEL) (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
| 2023/12/18 - Atual | Contributos do Scratch no processo de ensino-aprendizagem, através da educação literária no 1.º CEB
Orientador
|
Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
| 2023/11/29 - Atual | Liderar percursos formativos para alunos com medidas adicionais: opções da gestão na construção dos planos educativos individuais
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
| 2023/11/27 - Atual | Escolas em rede: liderança e gestão colaborativa em equipes multiculturais
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional, (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
| 2023/11/24 - Atual | Práticas Digitais e Bibliotecas Municipais: Conceções de uma Comunidade de Utilizadores no Distrito de Vila Real
desde 24 de Novembro de 2023, na . Em curso.
Coorientador
|
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
| 2023/04/01 - Atual | Desenvolvimento das Competências de Pensamento Computacional para melhorar a Aprendizagem de Linguagens de Programação no
Ensino Profissional.
Orientador
|
Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (dEDEL). (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
| 2022/09/05 - Atual | Programação e Robótica no 1.º ciclo: Efeitos no envolvimento dos professores e no pensamento computacional dos alunos.
Coorientador de Ana Rosa Borlinhas Gato
|
Doutoramento em Educação, especialidade em TIC na Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
| 2019/10/01 - Atual | “As TIC e NEE”
Orientador de Ana Pereira
|
Mestrado Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2024/09/01 - 2025/12/15 | O papel das plataformas digitais na gestão das escolas
Orientador de Rui Armando Novais
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
| 2020/10/23 - 2025/02/13 | A prática pedagógica no desenvolvimento do pensamento computacional: um estudo de caso no 1.º ciclo do ensino básico, em Portugal
Coorientador de Suleica Fernanda Biesdorf Kretzer
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
| 2020/10/23 - 2024/11/11 | A prática pedagógica no desenvolvimento do pensamento computacional: um estudo de caso no 1.o ciclo do ensino básico, em Portugal
Coorientador de Suleica Fernanda Biesdorf Kretzer
|
Doutoramento Ciências da Educação na Especialidade de Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
| 2024/05/01 - 2024/07/31 | La promoción de una ciudadanía resiliente a través de la alfabetización ambiental como respuesta a la actual crisis ecosocial:
Herramientas para la formación de los futuros docentes de Educación Infantil
Orientador de Marina Nieto Ramos
|
Programa de Doctorado en Educación (Doutoramento)
Universidad de Sevilla Facultad de Ciencias de la Educación, Espanha
Universidade Aberta, Portugal LE@D Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LEAD), Portugal |
| 2022/11/30 - 2024/06/17 | Ambientes Digitais e o ScratchJr para a formação e promoção da criança leitora: articulação entre uma turma do 1.º ciclo do
Ensino Básico e a Biblioteca Escolar
Orientador de Helena Isabel Bentes Mascarenhas
|
Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
| 2024/02/01 - 2024/04/30 | Evaluación de apps y diseño de una herramienta tecnológica para el aprendizaje de la Educación Musical de forma básica
Orientador
|
Programa de Doctorado en Educación (Doutoramento)
Universidad de Sevilla Facultad de Ciencias de la Educación, Espanha
Universidade Aberta, Portugal LE@D Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LEAD), Portugal |
| 2023/09/25 - 2023/12/29 | Supervisora Pedagógica e Científica do Doutorando Claudio Morales, da Universidade de Huelva, realizou uma estadia de investigação
de doutoramento ligada à sua tese de doutoramento e tarefas de investigação paralelas, relacionadas com a tecnologia educativa.
Orientador
|
Estancias de Contratados Predoctorales en Centros Internacionales. Estrategia de Política de Investigación y Transferencia. (Doutoramento)
Universidad de Huelva, Espanha
Universidade Aberta, Portugal |
| 2021/12/01 - 2023/01 | As tecnologias de apoio no desenvolvimento de competências de alunos com NSE em contextos de inclusão
Orientador de Ana Beatriz Amaral Matos
|
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2020/10/01 - 2022/06 | ¿Utilização do Google Assistente para promoção da autonomia em jovens com incapacidades intelectuais em processo de transição
para a vida ativa.
Orientador de António Carlos Soares Paulino
|
Mestrado em Educação Especial, Especialização Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2020/07/01 - 2022/04 | importância dos digital influencers na decisão de compra dos consumidores.
Orientador de Ana Sofia Henriques Viegas
|
Mestrado Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2020/02/01 - 2022/03/17 | Scratch para o ensino de programação com crianças do 2º CEB.
Orientador de Ana Paula Pereira
|
Mestrado Sistemas e Tecnologias da Informação para as organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
|
| 2020/02/01 - 2022/03/14 | Modelo das Salas de Aula de Futuro na Região Dão Lafões
Orientador de Lisete Ferreira
|
Mestrado Sistemas e Tecnologias da Informação para as organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
|
| 2019 - 2019 | A utilização das TIC como meio de aprendizagem da matemática com alunos com Necessidades Especiais
Orientador
|
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2017/04/01 - 2017/06/30 | Estágio Científico Avançado no âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa
Coorientador de Maria del Pilar Ibáñez Cubillas
|
Estágio Científico Avançado no âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa (Outra)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
| 2014/02/01 - 2016/04/01 | ¿Mobile Learning na Educação de Infância¿..
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré–Escolar e Ensino do 1º Ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2016 - 2016 | Contributos da tecnologia multimédia e do multissensorial nas artes performativas Era Uma Vez
Orientador
|
Arte, Design e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2014 - 2014 | Comunidades de prática - contributo das ferramentas online para o desenvolvimento e promoção da cooperação e colaboração entre
educadores de infância
Orientador
|
Educação e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2014 - 2014 | (es)passos de memória : projeto artístico
Orientador
|
Arte, Design e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2011/01/01 - 2013/10/18 | “Utilização de recursos diversificados em contexto de aprendizagem de EVT” dedo , desde Janeiro de 2011, na . Concluída no
dia 18 de Outubro de 2013, com a classificação final de 13 valores.
Orientador de Catarina Vasconcelos Constâncio
|
Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2012/01/01 - 2013/10/11 | “Utilização de uma ferramenta da web 2.0 para o desenvolvimento da literacia digital”
Orientador de Neide Cristina Ferreira Mendes
|
Mestrado em Educação Pré–Escolar e Ensino do 1º Ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2012/09/01 - 2013/07/01 | “Interacção entre os QIM e os docentes – a integração dos QIM” de , do , da . Defendida em Julho de 2013,
Orientador de Ana Maria de Oliveira Machado
|
Mestrado em TIC/Área de Especialização em Comunicação Multimédia (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
|
| 2013 - 2013 | CoP "@rrobas der saber" : construção colaborativa para uma prática inovadora
Orientador
|
Educação e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2013 - 2013 | CAUQI - comunidade de aprendizagem de utilização de quadros interativos - diagnóstico e intervenção : um estudo de caso no
agrupamento de escolas de Castro Daire
Orientador
|
Educação e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2011/01/01 - 2012/07/01 | “Os media digitais em contexto de sala de aula, do 1ºCEB”
Orientador de Tânia Oliveira
|
Mestrado em Educação Pré–Escolar e Ensino do 1º Ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2010/01/01 - 2011/07/01 | “Quadros Interactivos na Educação Pré-escolar” de , do , desde Janeiro de 2010, na . Concluída em Julho de 2011, com a classificação
final de 17 valores.
Orientador de Maria Helena Rodrigues
|
Mestrado em Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2010/01/01 - 2011/07/01 | “(Pré)ferência” potencial de aprendizagem das vídeoconferências na educação pré-escolar
Coorientador de Ana Catarina Correia
|
Mestrado em Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2009/10/01 - 2010/06/01 | ¿Matemática e TIC no Contexto de Novas Oportunidades ¿ Página Web de Apoio às Actividades¿"
Orientador de Joaquim Sousa
|
Pós-graduação Inovação e Criatividade: As Tecnologias de Informação e Comunicação (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Superior de Ciências Educativas das Felgueiras, Portugal
|
| 2009/10 - 2010/06 | “Sala de Expressões – Comunidade de Prática Online”
Orientador de Nuno Magalhães
|
Pós-graduação Inovação e Criatividade: As Tecnologias de Informação e Comunicação (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Superior de Ciências Educativas das Felgueiras, Portugal
|
| 2009/10 - 2010/06 | “Estrutura Online de Recursos para Docentes do 1º Ciclo de Educação Básica”
Orientador de Bruno Carvalho
|
Pós-graduação Inovação e Criatividade: As Tecnologias de Informação e Comunicação (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Superior de Ciências Educativas das Felgueiras, Portugal
|
| 2009/10 - 2010/06 | “Ambiente Interactivo Online de Ginástica no 1º Ciclo de Educação Básica”, de , na , no ano letivo 2009/2010, no . Concluído.
Coorientador de Pedro Costa
|
Pós-graduação Inovação e Criatividade: As Tecnologias de Informação e Comunicação (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Superior de Ciências Educativas das Felgueiras, Portugal
|
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2024/03/14 - Atual | Organização e Realização da LE@D TALK TRANSFORMANDO LA EDUCACIÓN: DESAFÍOS Y OPORTUNIDADES EN LA ERA DE LAS TECNOLOGÍAS EMERGENTES,
no dia 14 de Março de 2024 às 16h, proferida pelo Estudante de Doutoramento Antonio León Garrido, Prof. Rosalía Tena Romero
e Prof. Juan Jesus Gutierrez Castillo, da Universidade de Sevilha (Espanha). https://lead.uab.pt/transformando-la-educacion-desafios-y-oportunidades-en-la-era-de-las-tecnologias-emergentes. (2024/03/14)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
LE@D Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LEAD), Portugal Universidade Aberta, Portugal |
| 2023/12/06 - Atual | Organização e Realização da LE@D TALK LE@D Talk Programação e Robótica Educativa no Pré-Escolar e Educação Básica: Lançamento
do MOOC KML II, da responsabilidade da Equipa de Projeto KML II e responsabilidade da Docente Maribel Pinto, no dia 6 de dezembro,
pelas 18:00 (hora de Lisboa). https://lead.uab.pt/wp-content/uploads/2023/11/MOOC-KML-II.pdf (2023/12/06)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
LE@D Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LEAD), Portugal Universidade Aberta, Portugal |
| 2023/12/06 - Atual | Organização e Realização da LE@D Talk “Programação e Robótica Educativa no Pré-Escolar e Educação Básica: Lançamento do MOOC
KML II”, da responsabilidade da Equipa de Projeto KML II e responsabilidade da Docente Maribel Pinto, no dia 6 de dezembro
de 2023 https://lead.uab.pt/wp-content/uploads/2023/11/MOOC-KML-II.pdf (2023/12/06)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
LE@D Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LEAD), Portugal Universidade Aberta, Portugal |
| 2023/11/30 - Atual | Organização e Realização da LE@D TALK sobre Calidad de la tecnología educativa gamificada: El caso de las aplicaciones móviles
destinadas a desarrollar hábitos saludables en la población infantil y adolescente, da responsabilidade do Prof. Claudio Delgado
Morales, que realizou um estágio internacional no LE@D, sob supervisão da investigadora Maribel Pinto, no dia 30 de novembro
pelas 16.00h (hora de Lisboa). https://lead.uab.pt/evento/calidad-de-la-tecnologia-educativa-gamificada (2023/11/30)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
LE@D Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LEAD), Portugal Universidade Aberta, Portugal |
| 2022/03/30 - 2022/04/01 | CITIE 2022 - Membro da Comissão Organizadora Internacional do “Congreso Internacional de Innovación y Tecnología Educativa
en Educación Infantil, CITEI”, a realizar na Universidade de Sevilha a decorrer 30, 31 de Março e 1 de Abril. https://citei.us.es/organizacion-congreso-citei/comite-organizador.
ESPANHA (2022/03/30 - 2022/04/01)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Univesidade de Sevilha, Espanha |
| 2022/02/18 - 2022/02/19 | Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Internacional Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica na Educação
Básica, nos dias 18 e 19 Fevereiro 2022 Instituto de Educação, na Universidade do Minho. https://www.nonio.uminho.pt/kml2/conferencia.
PORTUGAL (2022/02/18 - 2022/02/19)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
| 2020/01/11 - 2020/01/11 | Presidente da Comissão Organizadora do Seminário Tecnologias e Aprendizagem de Programação para Pré-Escolar e 1ºCEB, realizado
no dia 11 de janeiro de 2020 | Auditório do Centro Multimédia do Instituto de Educação da Universidade do Minho. PORTUGAL (2020/01/11 - 2020/01/11)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
| 2019/06/29 - 2019/06/29 | Primeiros Passos com a Robótica – Membro da Comissão Organizadora. 29 de Junho de 2019, no Instituto Politécnico de Setúbal.
http://projectos.ese.ips.pt/pprobotica/index.php/comissao-organizadora/ . PORTUGAL (2019/06/29 - 2019/06/29)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
| 2019/05/13 - 2019/05/15 | Challenges 2019 – Membro da Comissão Organizadora da Conferência Internacional Desafios da Inteligência Artificial na educação,
a realizar de 13 a 15 de Maio de 2019, Na Universidade do Minho. https://www.nonio.uminho.pt/challenges/home/comissao-organizadora.
PORTUGAL (2019/05/13 - 2019/05/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
| 2018/06/25 - 2018/06/27 | CITIE 2018 - Membro da Comissão Organizadora do “Congreso Internacional de Innovación y Tecnología Educativa en Educación
Infantil, CITEI”, na Universidade de Sevilha a decorrer entre o dia 25 e 27 de Junho de 2018. ESPANHA (2018/06/25 - 2018/06/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidad de Sevilha, Espanha |
| 2015/07/03 - 2015/07/03 | TIC@Portugal’ 2015 – Membro da Comissão organizadora do evento na zona Centro-Norte do país está a cargo do ccTICua (Centro
de Competências TIC da Universidade de Aveiro), e da ESEV (Escola Superior de Educação de Viseu). http://wordpress.educom.pt/TIC-Portugal-15/?page_id=24
ou https://www.ua.pt/cctic/ticportugal_15 PORTUGAL (2015/07/03 - 2015/07/03)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
| 2014/07 - 2014/07 | TIC@Portugal’ 2014 – Membro da Comissão organizadora do evento na zona Centro-Norte do país está a cargo do ccTICua (Centro
de Competências TIC da Universidade de Aveiro), do CFAE-AVCOA e da ESEV (Escola Superior de Educação de Viseu). http://www.ua.pt/cctic/PageText.aspx?id=18393
ou http://wordpress.educom.pt/TIC-Portugal-14/?page_id=578. PORTUGAL (2014/07 - 2014/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2025/03/24 | Arguente principal nas provas de doutoramento do estudante Fábio Daniel Hermínio Machuqueiro nas Provas de Doutoramento no
ramo de Educação, área de especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, intitulada “Think Inside the
Box: O Contributo dos Jogos de Tabuleiro Modernos como Atividade Desconectada para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional
em Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que teve lugar no dia 24 de março
de 2025
Arguente principal
|
Fábio Daniel Hermínio Machuqueiro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
| 2024/12/19 | PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESENHO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA
Arguente principal
|
Luciane Pakrauskas Vellozo (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
| 2024/12/16 | LETRAMENTO COMPUTACIONAL E APRENDIZAGEM CRIATIVA: SABERES DOCENTES EM MOVIMENTO PARA A ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Arguente principal
|
LEONARDO POLONI (Doutoramento)
Universidade de Caxias do Sul, Brasil
|
| 2024/11/12 | Projeto de Tese Doutoramento: A Robótica Pedagógica na Educação Infantil à luz da Teoria Histórico-Cultural
Arguente principal
|
Maria Estely Rodrigues Teles (Doutoramento)
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
|
| 2024/03/19 | PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM CONTEXTO PRÉ-ESCOLAR
Arguente principal
|
ANA PATRÍCIA LEMOS (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
| 2023/12/19 | Integração Curricular das Tecnologias Digitais: O Caso de uma Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo
Arguente principal
|
João Carlos Silva Grácio (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
| 2023/12/12 | Conceção da Interface de uma plataforma para a gestão eficiente de informação em redes de abastecimento de águas nas smart
cities
Arguente principal
|
João Pedro Cardoso Teixeira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
| 2023/07/18 | Utilização das Tecnologias Digitais, com Intencionalidade Pedagógica, na Educação de Infância
Arguente principal
|
Joana Raquel Marques Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2023/02/17 | La enseñanza de la programación en la infancia: estúdio de casos de la situación en Cataluña
Arguente principal
|
Carlos Casado Martínez (Doutoramento)
Universidad Abierta de Cataluña, Espanha
|
| 2022/12/14 | Práticas educativas de Inteligência Artificial no 1.º Ciclo
Arguente principal
|
Cláudia Sofia Oliveira Macedo Meirinhos, (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
| 2022/12/13 | Letramento Computacional E Aprendizagem Criativa: Saberes Docentes Em Movimento Para A Atuação Na Educação Básica
Arguente principal
|
Leonardo Poloni, (Doutoramento)
Universidade de Caxias do Sul, Brasil
|
| 2021/12/14 | As TIC e o Scratch na abordagem de temas da matemática no 2º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Susana Cristina Ferreira de Oliveira Bessa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
| 2021/07/20 | Narrativa digital interativa: promoção da igualdade de género em STEM
Arguente principal
|
Ana Maria Gonçalves Colaço (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
| 2019/07/25 | Presente - plataforma multimédia para o envolvimento parental na aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
Arguente principal
|
Maria Dionísia Laranjeiro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
| 2019/03 | De que forma os portefolios digitais promovem o envolvimento das crianças em atividades de aprendizagem na educação pré-escolar?
Arguente principal
|
Lúcia Maria Oliveira Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2018/11 | Integração dos sistemas aumentativos e alternativos na família de crianças com paralisia cerebral
Arguente principal
|
Sandrina Fidalgo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2018/04/09 | Um contributo para a integração de atividades de robótica educativa no ensino básico
Arguente principal
|
Célia Rosa Ribeiro (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
| 2017/07 | a “piBook: RECURSO PARA A APRENDIZAGEM E INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS COM CANCRO"
Arguente principal
|
SIMONE REGINA DE CARVALHO (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
| 2017/07 | A educação para a cultura: uma abordagem a partir das tic em contexto escolar – o projeto ticultura.
Arguente principal
|
Rogério Augusto Teixeira Barros i (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
| 2017/01 | “Estudo de caso: Importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (Software MagicEye) na inclusão de uma criança com
Paralisia Cerebral em contexto pré-escolar”
Arguente principal
|
Carla Sofia Marques Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2015/12 | “O desenvolvimento do espírito crítico, nos alunos do 1º ciclo do ensino básico”
Arguente principal
|
Soraia de Pinho Horta (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2015/06/29 | “Participação parental – papel da web social numa comunidade educativa com surdos”
Arguente principal
|
Susana Capitão (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
| 2015/04 | “Influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato”
Arguente principal
|
Isabel da Conceição Gomes Mendes Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2014/09 | “Grito Silencioso”
Arguente principal
|
Daniela de Jesus Cabral (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2013/12 | “Repositório de atividades em Scratch com base nas metas para o 7.º e 8.º ano do Ensino Básico”. Escola Superior de Educação.
Viseu. .
Arguente principal
|
Ana Cristina Gonçalves Oliveira Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2013 | “Espaço Online de Compartilha e de Autoformação em TIC para a Educação Especial”
Arguente principal
|
Oksana Tymoshchuk (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
| 2012/07 | ¿Avaliação da Usabilidade e da Acessibilidade do Proptótipo Multimédia Educativo F. R. e. e. (formação de reclusas em e-learning)¿
Arguente principal
|
Celestino Gomercindo Ribeiro de Magalhães (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
|
| 2012/07 | “As Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Artístico: Potencialidades no desenvolvimento de competências no âmbito
da representação rigorosa de formas”
Arguente principal
|
Bruno Emanuel Santos Proença (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2011/12 | “O Meu Dicionário em ambientes não formal de aprendizagem: pesquisar, colaborar e construir”
Arguente principal
|
Leila Patrícia Barros Freitas (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
| 2011/12 | “O Meu Dicionário - Uma Contribuição para a Aquisição de Novas Literacias Multimédia”
Arguente principal
|
Glória de Jesus da Silva Costa (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
| 2011/11 | Competências de Resolução de Problemas no 1ºCEB: Um Estudo com a Ferramenta Scratch
Arguente principal
|
Ana Filipa Nunes Esteves Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2011/07 | O computador Magalhães no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico: da ideia às práticas
Arguente principal
|
Marlene Rodrigues Fonseca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
| 2007/03 | “Espaço Online de Compartilha e de Autoformação em TIC para a Educação Especial”. , Departamento de Educação e Departamento
de Comunicação e Arte. . Orientadores: Professora Doutora Ana Margarida Pisco Almeida e Professora Doutora Paula Santos. Março
de 2017.
Arguente principal
|
Oksana Tymoshchuk (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2024/11/20 - 2024/11/22 | EDUTEC 2024: Tecnología Educativa para una Sociedad Multimodal | Universidade de Sevilha - Espanha |
| 2024/06/19 - 2024/06/21 | XXVI International Symposium on Computers in Education (SIIE24) | Universidad de Salamanca |
| 2024/05/24 - 2024/05/25 | 6.º Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning, EJML2024 | Coimbra e Online |
| 2024/05/09 - 2024/05/10 | XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2024 | Universidade do Minho |
| 2023/11/16 - 2023/11/18 | Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) | Instituto Politécnico de Setúbal – Escola Superior de Educação |
| 2023/11/15 - 2023/11/17 | XXIV CONGRESO INTERNACIONAL EDUTEC | Universidad de Panamá |
| 2023/11/13 - 2023/11/14 | Comité Científico de las I Jornadas Internacionales de Innovación Docente | Facultad de Ciencias de Educación de la Universidad de Sevilla |
| 2023/02/23 - 2023/02/24 | ieTIC2023: 9th Iberian Conference on Innovation in Education with Information and Communication Technologies, Salamanca (Spain) and Videoconference. | Salamanca e Online |
| 2022/11/17 - 2022/11/19 | Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) | Universidade de Coimbra |
| 2022/11/16 - 2022/11/18 | XXIV CONGRESO INTERNACIONAL EDUTEC | Palma de Mallorca |
| 2022/03/30 - 2022/04/01 | CITEI. Congreso Internacional de Innovación y Tecnología em Educación Infantil | Facultad de CC de la Educación Universidad de Sevilla |
| 2022/01/24 - 2022/01/25 | “XIV Jornadas Internacionales de Innovación Docente: avances y desafíos para la transformación educativa” | Instituto de Investigación e Innovación Educativa de la Universidad de Oviedo - Espanha |
| 2021/11/10 - 2021/11/12 | XXIV CONGRESO INTERNACIONAL EDUTEC | Universidad de Buenos Aires – Argentina |
| 2021/09/23 - 2021/09/24 | Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) | Universidad de Cadiz, España |
| 2021/09/10 - 2021/09/17 | XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2021 | Universidade do Minho - Edição Online |
| 2021/05/24 - 2021/05/28 | I Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Infância (OFEI) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti - PORTUGAL (Edição Online) |
| 2021/05/13 - 2021/05/15 | “I Congreso Internacional de Transformación Digital en Entornos de Aprendizaje” (CITEA) | Universidad de Oviedo - Edição Online |
| 2021/02/18 - 2021/02/19 | VII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC (ieTIC2021) | Universidad Complutense de Madrid, Espanha |
| 2020/10/28 - 2020/10/30 | XXIII Congreso Internacional EDUTEC 2020 | Universidad de Málaga |
| 2020/09/24 - 2020/09/25 | Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) | Universidade de Málaga |
| 2020/09/11 - 2020/09/12 | IV encontro Professores Inovadores com TIC | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança |
| 2020/05/15 - 2020/05/16 | 5.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, EJML 2020 | Universidade de Coimbra - Edição Online |
| 2020/04/22 - 2020/04/24 | The 38th International Conference of the Spanish Society for Applied Linguistics (AESLA) | Universidad de Coruña - Edição Online |
| 2020/02/27 - 2020/02/28 | V edição da conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2020), | Universidade Aberta - Ponta Delgada - Açores. PORTUGAL |
| 2019/11/21 - 2019/11/23 | 21º Simpósio Internacional de Computadores na Educação (SIIE) | Instituto Politécnico de Tomar |
| 2019/10/23 - 2019/10/25 | XXII Congreso Internacional EDUTEC 2019 | Pontificia Universidad Católica del Perú |
| 2019/05/13 - 2019/05/15 | XI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial | Universidade do Minho. PORTUGAL |
| 2019/02/07 - 2019/02/08 | V edição da conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2019) | Instituto Politécnico de Bragança. PORTUGAL |
| 2018/09/19 - 2018/09/21 | 20º Simpósio Internacional de Computadores na Educação (SIIE) | Universidad de Cádiz - Espanha |
| 2018/04/19 - 2018/04/19 | Comissão Científica do Play2Learn conference | Universidade Lusofona |
| 2017/11/09 - 2017/11/11 | 19º Simpósio Internacional de Computadores na Educação (SIIE) | Escola Superior de Educação de Lisboa |
| 2017/11/08 - 2017/11/10 | XX Congreso Internacional EDUTEC 2017 | Universidade Santiago de Chile. CHILE. |
| 2017/05/08 - 2017/05/10 | X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017: Learning in the clouds | Aprender nas nuvens | Universidade do Minho. PORTUGAL. |
| 2016/12/01 - 2016/12/03 | 7th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion | University of Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal |
| 2016/11/11 - 2016/11/12 | II Seminário Internacional – Alzheirmer e outras demências: Conhecer, Compreender e Intervir | Escola Superior de Educação de Viseu. PORTUGAL |
| 2016/11/09 - 2016/11/11 | XIX Congreso Internacional EDUTEC 2016 | Universidad de Alicante. ESPANHA |
| 2016/09/14 - 2016/09/16 | XVI International Symposium on Computers in Education (SIIE 2016) | Universidad de Salamanca. ESPANHA. |
| 2015/11/25 - 2015/11/27 | XV International Symposium on Computers in Education (SIIE 2015). | Instituto Politécnico de Setúbal. PORTUGAL |
| 2015/05/14 - 2015/05/15 | IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015 – Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar | Universidade do Minho. PORTUGAL |
| 2013/11/13 - 2013/11/15 | XV International Symposium on Computers in Education (SIIE 2013). | Instituto Politécnico de Viseu. PORTUGAL. |
| 2013/10/17 - 2013/10/19 | Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC | Universidad de Salamanca, Facultad de Educación - Espanha. |
| 2013/07/15 - 2013/07/16 | VIII Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2013 – Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar. | Universidade do Minho. PORTUGAL. |
| 2012/06/01 - 2012/06/02 | Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC | Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação - Portugal |
| 2011/10/15 - 2011/11/30 | V Congreso del Observatorio de la Cibersociedad: Hybrid Days | Observatorio de la Cibersociedad - Edição Online |
| 2011/07/15 - 2011/07/17 | Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC | Instituto Politécnico de Bragança - Portugal |
| 2011/05 - 2011/05 | VII Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2011 – Perspectivas de Inovação | Universidade do Minho. PORTUGAL. |
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2024/01/31 - Atual | Revista Ciencias y Humanidades (ISSN 2500-784X) | Centro de Estudios en Ciencias y Humanidades |
| 2023 - Atual | Early Childhood Research Quarterly (0885-2006) | Elsevier Inc |
| 2021/01 - Atual | Revista Medi@ções (1647-3078) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal |
| 2018/01 - Atual | Revista Investigar em Educação da SPCE (2183-1793) | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
| 2017/07 - Atual | Revista Píxel-Bit. Revista de Medios y Educación (1133-8482) | Universidad de Sevilla de Espanha |
| 2015/01 - Atual | Revista Alteridad (1390-8642) | Universidad Politécnica Salesiana de Ecuador |
| 2014/01 - Atual | Revista Prisma Social (1989-3469) | Fundación iS+D para la Investigación Social Avanzada |
| 2012/09/01 - Atual | Revista Comunicar (1988-3293) | Grupo Comunicar |
| 2024/10/25 - 2024/11/15 | Revista Portuguesa de Educação (0871-9187 ) | Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade Minho (UM) |
| 2024/09/25 - 2024/09/27 | Education Sciences ( ISSN 2227-7102) | MDPI |
| 2024/05/21 - 2024/06/18 | Early Childhood Research Quarterly (0885-2006) | Elsevier Inc. |
| 2024/03/06 - 2024/05/02 | Medi@ções (1647-3078) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal |
| 2024/03/19 - 2024/04/05 | Revista Indagatio Didactica (1647-3582) | Universidade de Aveiro |
| 2023/12/01 - 2023/12/31 | RELIEVE- Revista ELectrónica de Investigación y Evaluación Educativa ( 1134-4032) | Asociación Interuniversitaria de Investigación Pedagógica (AIDIPE) |
| 2023/09 - 2023/09 | Comunicar - Revista Científica de Comunicación y Educación (1134-3478) | Comunicar |
| 2023 - 2023 | Mathematical thinking & learning (1532-7833) | Mathematical thinking & learning |
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2008/03 - 2011 | Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação | (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
| Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
|---|---|---|
| 2019/10 | Outubro 2019 – Jornal Público – “Robôs querem ajudar a prevenir o bullying de forma divertida” (https://www.publico.pt/2019/10/30/impar/noticia/robos-querem-ajudar-prevenir-bullying-forma-divertida-1891307). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | Jornal Público |
| 2019/10 | Outubro 2019 – Jornal O Minho - “Crianças e alunos do 1.º ciclo estão a aprender programação e robótica” (https://ominho.pt/criancas-e-alunos-do-1-o-ciclo-estao-a-aprender-programacao-e-robotica). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | Jornal O Minho |
| 2018/11 | Novembro 2018 – TSF – “Robôs ajudam a aprender nas escolas e só não dão abraços”, Jornalista Liliana Costa (https://www.tsf.pt/sociedade/robos-ajudam-a-aprender-nas-escolas-e-so-nao-dao-abracos-10199313.html). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | TSF |
| 2018/09 | Setembro 2018 – Diário de Notícias – “Quando os robôs ajudam a aprender Estudo do Meio e Matemática”, Jornalista Joana Capucho (https://www.dn.pt/edicao-do-dia/22-set-2018/quando-os-robos-ajudam-a-aprender-matematica-e-estudo-do-meio--9887364.html). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | Diário de Notícias |
| 2018/09 | Setembro 2018 – Diário de Notícias - “Somar, subtrair e programar: o código já chegou às escolas portuguesas” – Jornalista Cátia Rocha (https://insider.dn.pt/featured/somar-subtrair-e-programar-programacao-nas-escolas/5978). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | Diário de Notícias |
| 2018/08 | Agosto 2018 - Revista Sábado – “Este Robô Trabalha nas Escolas Portuguesas” (https://drive.google.com/file/d/0B3zJf_zJVH8NVm10Zk5OcjZfNHQ2b3VkMFpPbmVsS0NqSkpN/view). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | Revista Sábado |
| 2018/08 | Agosto 2018 – INCODE 2030 – “KIDS MEDIA LAB: PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL PARA CRIANÇAS” (https://www.incode2030.gov.pt/destaque/kids-media-lab-programacao-computacional-para-criancas). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | INCODE 2030 |
| 2017/12 | Dezembro 2017 – Entrevista à Revista PCGuia - Maribel Miranda Pinto, docente e investigadora, responsável pelo projecto Kids Media Lab, é a entrevistada deste mês (https://www.pcguia.pt/wp-content/uploads/2020/03/PCGuia264-Janeiro-2018-opt.pdf). HIGH-TECH GIRL. PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | Revista PCGuia |
| 2017/11 | Novembro 2017 - Notícia Revista Máxima: “A importância da robótica na infância”, Jornalista Ângela Mata (https://www.maxima.pt/atual/detalhe/a-importancia-da-robotica-na-infancia?ref=Pesquisa_Destaques). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | Revista Máxima |
| 2017/11 | Novembro 2017 – Jornal Público – “Aprender a programar antes de atar os sapatos”, Jornalista Karla Pequenino (https://www.publico.pt/2017/11/23/tecnologia/noticia/criancas-no-jardimdeinfancia-aprendem-a-programar-robos-1793000). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | Jornal Público |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
| Programa | Tema | |
|---|---|---|
| 2020/05/05 - 2020/05/05 | Maio de 2020 – A convite do Santander e o Observador, dando continuidade ao ciclo de conversas virtuais, debatem a Educação do Futuro, a 5 de Maio, fui convidada pela Jornalista Laurinda Alves para o debate com o tema "A escola do futuro é a que não deixa ninguém para trás" em direto, no Canal do Observador (https://observador.pt/2020/04/30/a-escola-do-futuro-e-a-que-nao-deixa-ninguem-para-tras). | "A escola do futuro é a que não deixa ninguém para trás" |
| 2020/05 - 2020/05 | Maio de 2020 – A convite da RTP/Antena 1 participei no “Que vida é a Nossa”, da Jornalista Eduarda Maio, no qual tive oportunidade de ser entrevistada acerca do tema “Como vamos poder cuidar e educar na primeira infância?” Convidada: Maribel Miranda. Edição de Eduarda Maio. (https://www.rtp.pt/antena1/podcasts/que-vida-e-a-nossat_11202/page/5). | “Que vida é a Nossa” - “Como vamos poder cuidar e educar na primeira infância?” |
| 2018/05 - 2018/05 | Maio 2018 – Falar Global CMTV – Reportagem TV “Aprender com Robôs” (https://www.cmjornal.pt/cmtv/programas/falar-global/detalhe/aprender-com-robos). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | Aprender com Robôs” |
| 2017/12 - 2017/12 | Dezembro 2017 - Reportagem ANTENA 1 – PEQUENOS ROBÔS – Jornalista Miguel Soares (https://www.facebook.com/watch/?v=10155738427825659&extid=wfZPfS8yUlWBEh4q). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | PEQUENOS ROBÔS |
| 2017/12 - 2017/12 | Dezembro 2017 - Participação no Programa É vida Alvim T3 Ep. 64, para mostrar um pouco do trabalho do projeto Kids Media Lab. Num formato mais descontraído. http://videos.sapo.pt/SglFrMeb33sZI0CBDhO4. PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO. | PROJETO KIDS MEDIA LAB |
| 2017/11 - 2017/11 | Novembro 2017 - Participação Programa Juntos à Tarde – SIC , para falar do Projeto Kids Media Lab. (https://www.facebook.com/sic.tv/posts/10155922070499732). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO. | Projeto Kids Media Lab |
| 2017/10 - 2017/10 | Outubro 2017 – Porto Canal – Robótica nas Escolas (https://www.facebook.com/municipio.smfeira/videos/1884300894918212/). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | Robótica nas Escolas |
| 2017/04 - 2017/04 | Abril 2017 - Reportagem “Programação a Nova Literacia” para o Programa Ponto de Partida da RTP/Antena 1, da Jornalista Eduarda Maio (https://www.rtp.pt/play/p2063/e284585/ponto-de-partida). PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | “Programação a Nova Literacia” |
| 2017/03 - 2017/03 | Março 2017 – A convite da RTP tive oportunidade de participar no programa “3 às 10h” da RTP3 com o jornalista Jorge Oliveira. Para além de fazer a Revista de Imprensa desta edição tive oportunidade de falar do Projeto Kids Media Lab: https://www.rtp.pt/play/p2475/3-as-10. PROJETO KIDS MEDIA LAB – UNIVERSIDADE DO MINHO | Projeto Kids Media Lab no programa “3 às 10h” da RTP3 |
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2022/11/21 - Atual | ASOCIACIÓN EDUTEC - Asociación para el Desarrollo de la Tecnología Educativa (https://edutec.es) | Sócio |
| 2019/11 - Atual | Sócia 1459 da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). | Sócia |
| 2009/10/07 - Atual | Associação de Profissionais de Educação de Infância | Presidente |
| 2009/10 - Atual | Presidente da Arcacomum Associação para Profissionais de Educação | Presidente |
Outro júri / avaliação
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2025/05/26 - Atual | Elemento do Júri do concurso “Quem Brinca é Quem é” - 2025, organizado pela Fundação Santander em parceria com a Direção Geral de Educação/Ministério de Educação. https://www.fundacaosantanderportugal.pt/premio. O Prémio Quem Brinca É Quem É pretende promover boas práticas de aprendizagem através do brincar nas escolas portuguesas, apoiando projetos inovadores apresentados por escolas públicas ou privadas portuguesas dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. | Fundação Santander Portugal. , Portugal |
| 2025/05/14 - Atual | Elemento do Júri do concurso “Criar com Scratch” - EduScratch 2025, organizado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e DGE /Ministério de Educação. | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal |
| 2024/04/08 - 2024/05/06 | Elemento do Júri do concurso “Quem Brinca é Quem é” - 2024, organizado pela Fundação Santander em parceria com a Direção Geral de Educação/Ministério de Educação. https://www.fundacaosantanderportugal.pt/premio. O Prémio Quem Brinca É Quem É pretende promover boas práticas de aprendizagem através do brincar nas escolas portuguesas, apoiando projetos inovadores apresentados por escolas públicas ou privadas portuguesas dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. | Fundação Santander Portugal. , Portugal Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
| 2024/04 - 2024/04 | Elemento do Júri do concurso “Criar com Scratch” - EduScratch 2024, organizado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e DGE /Ministério de Educação. | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
| 2023/04 - 2023/04 | Elemento do Júri do concurso “Criar com Scratch” - EduScratch 2023, organizado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e DGE /Ministério de Educação. | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2022/04 - 2022/04 | Elemento do Júri do concurso “Criar com Scratch” - EduScratch 2022, organizado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e DGE/Ministério de Educação. | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
| 2021/04 - 2021/04 | Elemento do Júri do concurso “Criar com Scratch” - EduScratch 2021, organizado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e ERTE/Ministério de Educação. | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
| 2020/04 - 2020/04 | Elemento do Júri do concurso “Criar com Scratch” - EduScratch 2020, organizado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e ERTE/Ministério de Educação. | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Distinções
Prémio
| 2017 | 1º Lugar - Premio Internacional EDUTEC a la Innovación Educativa con TIC – “EDUTEC-Fundación Da. María Paula Alonso de Ruiz
Martínez” le ha otorgado el Primer premio al proyecto Kids Media Lab
EDUTEC-Fundación Da. María Paula Alonso de Ruiz Martínez, Portugal
|
| 2015 | Finalista no Prémio a la Excelencia e Inovación Educativa, com o trabalho Kids Media Lab: Las Tecnologías y el Aprendizaje
de programación en edad preescolar, da Asociación Mundial de Educadores de Infancia (AMEI-WAECE).
Asociación Mundial de Educadores de Infancia (AMEI-WAECE), Portugal
|
| 1996 | Prémio Euroscola na Escola Secundária José Estêvão de Aveiro para representar o Distrito de Aveiro no Parlamento Europeu,
em sessões plenárias sobre a Juventude na União Europeia. Ano de 1996, durante 5 dias, em Estrasburgo – França.
Parlamento Europeu - Estrasburgo – França., Portugal
|
Outra distinção
| 2015 | Bolsa de Pós-Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), na área das Ciências de Educação, especialização em
Tecnologia Educativa atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com a referência SFRH/BPD/109205/2015.
Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal
|
| 2009 | Bolsa de Pós-Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com referência SFRH/BPD/62863/2009
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
| 2008 | Bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para estágio científico a nível internacional (1 semana).
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
| 2005 | Bolsa de Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com referência SFRH/BD/22794/2005
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
| 2003 | Bolsa da Prodep III, do Programa de Estágios no Ensino Superior, para a realização do Estágio em Educação de Infância, no
Centro de Infância Arte e Qualidade – Campus da Universidade de Aveiro.
Prodep III, Portugal
|
