Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Susana Henriques
Nomes de citação
- Henriques, Susana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6411-F538-EA4A
- ORCID iD
- 0000-0002-7506-1401
Endereços de correio eletrónico
- susana_alexandra_henriques@iscte-iul.pt (Profissional)
- Susana.Henriques@uab.pt (Profissional)
Websites
- http://cies.iscte-iul.pt/np4/equipa/?i=10547 (Profissional)
- https://www2.uab.pt/departamentos/DEED/detaildocente.php?doc=89 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Sociologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/01/07 - 2022/09/15
Concluído
|
Provas de Agregação (Título de Agregado)
Especialização em Provas de agregação em Educação e Ensino a Distância – subárea Políticas Públicas em Educação
Universidade Aberta, Portugal
|
Aprovado por unanimidade |
2010 - 2010
Concluído
|
Pós-Graduação em Análise de Dados para as Ciências Sociais (Pós-Graduação)
Especialização em Sociologia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
14 Valores |
2007
Concluído
|
Programa Doutoral em Sociologia (Doutoramento)
Especialização em Sociologia - Sociologia da Educação, da Comunicação e da Cultura
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Imagem mediática dos consumos: Mediação do jornalismo de mercado na construção social dos estilos de vida" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom com distinção e louvor (por unanimidade) |
1999
Concluído
|
Comunication, Culture and Information Technologies (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"O Real na Notícia. A Droga nos Media" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1990 - 1995
Concluído
|
Sociologia (Licenciatura)
Especialização em Sociologia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Interacção à Distância em Instituições de Ajuda - uma análise sociológica da Linha Vida" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Quinze valores / Bom |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008/10/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2008/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2000/10/01 - 2008/08/31 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2005/09/01 - 2008/07/31 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal |
1995/09/01 - 1996/07/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Lusófona, Portugal |
Universidade Lusófona, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017 - 2021 | Senado | Universidade Aberta, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008/10/01 - Atual | Investigadora | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
1993/10/01 - Atual | Investigadora | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal |
2011/04/27 - 2011/09/30 | Membro do Painel de Avaliação dos Recursos ao Concurso para a atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento, na área de Sociologia e Demografia, 2011, Fundação para a Ciência e a | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2000 - 2000 | European News
European News
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/01 - 2024/12/31 | Frontline Politeia –Take prevention science training to the substance use and crime prevention frontline
Frontline Politeia
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Commission Européenne Représentation au Luxembourg
Em curso
|
2021/03/29 - 2024/03/28 | ReSearch for Career: Intervenção de carreira à distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho
PTDC/CED-EDG/0122/2020
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal Universidade Aberta, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/10/01 - 2021 | Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de escolas no ensino não
superior, em Portugal (MAEE)
PTDC/CED-EDG/30410/2017
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Universidade Aberta, Portugal Universidade de Coimbra, Portugal Universidade de Évora, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) Fundação para a Ciência e a Tecnologia Em curso
|
2017/08/16 - 2019/01/11 | Políticas Educativas e Desempenho de Portugal no PISA (2000-2015)
Public Policies in Education and Portuguese Students Performance in the Programme for International Student Assessment
Public Policies in Education and Portuguese Students Performance in the Programme for International Student Assessment
Investigador
|
N/A
Concluído
|
2015/10 - 2018/01 | New Psychoactive Substances: transnational project on different user groups, user characteristics, extent and patterns of
use, market dynamics and best practices in prevention
HOME/2014/JDRU/AG/DRUG/7077
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2010/02/01 - 2013/07/31 | Trajectórias, da dependência à reintegração - estudo de trajectórias sociais de toxicodependentes após processo terapêutico
PTDC/CS-SOC/099684/2008
GA HOME/2014/JDRU/AG/DRUG/7077
PTDS/CS-SOC/099684/2008
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Concluído
|
2005/06/01 - 2008/06/30 | Transições na Relação Trabalho-Família: Estratégias, Redes e Identidades
POCI/SOC/62671/2004
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
|
2003/12/01 - 2007/07/31 | ESTUDO DA IMAGEM MEDIÁTICA DOS CONSUMOS E DOS ESTILOS DE VIDA
SFRH/BD/12407/2003
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005 - 2007 | Redes sociais dos estudantes do ensino superior – estudo internacional
Redes sociais dos estudantes do ensino superior
Redes sociais dos estudantes do ensino superior
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
N/A
Concluído
|
2005/09/15 - 2006/12/31 | T.Y.R. - The Youngsters' Reply. Comparison of Different Parental Models
Ref. No. VP/2005/0371-SI2.414499
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Federazione Acli Internazionali , Bélgica Istituto di ricerche educative e formative, Itália Fondazione Risorsa Donna, Itália Direction General de Familia de la Comunidad de Madrid, Espanha Family and Child Care Center , Estados Unidos |
Comissão Europeia
Concluído
|
2001 - 2002 | Novas Drogas
Novas Drogas
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
IPDT
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2007 - 2009 | Avaliação do projeto Recreative Safe Vibe
RSV
Efeito Borboleta
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Instituto da Droga e da Toxicodependência PSICATIVA Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020 | Respostas da Educação Digital em Rede em tempos de pandemia | XV Simpósio dos Programas de Mestrado Profissional do Centro Paula Souza
Centro Paula Souza (São Paulo, Brasil)
|
2020 | Exploring the Impacts of Distance Higher Education on Adult Learners' Lives and Reclaiming Lifelong Learning in Digital Learning Scenarios | ECER 2020, “Educational Research (Re)connecting Communities”
University of Glasgow (Glasgow, Reino Unido)
|
2020 | Digital technologies and Health Literacy - Prevention Training | 31st Annual Conference of the ESSD Online, ESSD - European Society for Social Drug Research
ESSD (Viena)
|
2020 | Moving to an online teaching format – e-learning techniques | ICUDDR First Virtual Conference: Educating and Promoting Addiction Science in a Virtual World
ICUDDR (Estados Unidos)
|
2020 | Equidade e inclusão: um olhar sobre os relatórios do 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Educação “Liberdade, Equidade e Emancipação”
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2020 | Innovation and external evaluation of non-higher education schools in Portugal: a study based on external evaluation reports | EDULEARN20 12th annual International Conference on Education and New Learning Technologies
EDULEARN
|
2020 | Relatórios AEE 3º Ciclo: pontos fortes e áreas de melhoria | II Seminário do projeto MAEE
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2020 | As TIC e a Literacia em Saúde Campus Digital Educonline@Pris- Campus de Educação, Formação, Empregabilidade e Cidadania Digital (António Moreira, Susana Henriques) EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica (Joana Correia, Susana Henriques) | VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2020)
Universidade Aberta com o apoio da Direção Regional da Ciência e Tecnologia dos Açores ( (Ponta Delgada, Portugal)
|
2019 | Desafios e limitações das práticas educativas num estabelecimento prisional | I Congresso Internacional PPSINFAD - XXVII Congresso Internacional INFAD – Psicologia e Promoção da Saúde na Infância e Adolescência
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019 | NPS em Portugal: intervenção em contextos sociais | 3º Congresso PsiValor – (In)Dependências: Prevenir e intervir nas adições com e sem substância
PsiValor & Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2019 | Os referenciais de avaliação externa para o ensino superior: o caso do elearning | IX Congresso Internacional RIAICES – Avaliação (externa) da qualidade no ensino superior e autonomia científica: tensões e
desafios
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2019 | Prevention workforce training – EUPC online in Portuguese | ESSD (European Society for Social Drug Research) 30th Annual Conference
University of Latvia and Microsoft Innovation Centre (Riga, Letónia)
|
2019 | A quality framework for training programs – crossing European standards for prevention and elearning | 10th EUSPR (European Society for Prevention Research) Conference
Ghent University (Gent)
|
2019 | Desafíos y limitaciones a las prácticas educativas en estabelecimento prisional | XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía
Universidade da Coruña (Coruña, Espanha)
|
2019 | Evaluating the quality of training programs a framework crossing European standards on prevention and on elearning | ICUDDR – International Consortium of Universities for Demand Reduction Annual Conference
Municipalidad del Cusco (Cusco, Peru)
|
2019 | The Local Learning Centers network | Erasmus+ Staf Week
Universidade Aberta (Coruche, Portugal)
|
2019 | Avaliação Externa de Escolas (3º Ciclo) | I Seminário MAEE – Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção; IV Seminário Observatório da Autoavaliação de Escolas,
“Currículo, Avaliação e Práticas Escolares”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - 2020 | Participação e apresentação de 2 posters:
Network digital education for prevention workforce needs – training and professional development
'Fantoche Não és’ - Socio-emotional competencies program for primary school children (Joana Moreira & Susana Henriques)
Conferência
|
11th European Society for Prevention Research Conference and Members' Meeting - Make prevention science relevant for all: co-production and impact |
2020 - 2020 | Apresentação de Poster "Avaliação Externa de Escolas: perceções e expectativas de professores de um estabelecimento de ensino
privado" (Maria Sílvia Luís; Susana Henriques; Marta Abelha)
Conferência
|
II Seminário do projeto MAEE |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 | A (re)construção da cultura organizacional em mega-agrupamentos de escolas: estudo de caso na região de Lisboa
Arguente
|
Mário Augusto Sanches (Doutoramento) |
2020 | A agregação de agrupamentos e escola secundária como inovação e melhoria educativa para a comunidade. Uma abordagem sistémica
luhmaniana do caso de Terras de Azurara
Orientador
|
João Esteves Salgueiro (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020 | Emerging Traits of Contemporary School Leadership in Austria, Germany and Portugal
Arguente
|
Malte Gregorzewski (Doutoramento) |
2020 | Treinamento em Habilidades Sociais na Prevenção ao Abuso de Álcool e outras Drogas
Arguente
|
Gelsimar José Machado (Doutoramento)
Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
|
2020 | Lideranças intermédias e práticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolas
Arguente
|
Maria da Glória Soares Lopes dos Santos (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019 | Os Coordenadores de departamento curricular como impulsionadores da mudança. Estudo em dois agrupamentos de escolas
Arguente
|
Ana Rita Correia (Doutoramento) |
2019 | As drogas em combate. Usos e significados das substâncias psicoativas na guerra colonial portuguesa
Arguente
|
Vasco Gil Ferreira Calado (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 | A Biblioteca Escolar no 1º Ciclo do Ensino Básico. Análise da sua intervenção em processos de mudança
Arguente
|
Maria Isabel Nunes Matias (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019 | Novas Substâncias Psicoativas (NSP) nas festas e no ciberespaço: o retrato português de um fenómeno complexo
Orientador
|
Joana Paula Pereira Barbosa Roque da Silva (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 | Lógicas de ação da liderança para a melhoria da aprendizagem. Estudo de caso
Arguente
|
Ana Maria Sucena de Oliveira Rachinhas Simões (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 | As lideranças no sucesso da organização escolar: caso da Escola Secundária de Laulane
Arguente
|
Arlindo Bernardo Daniel Minzo (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 | A articulação vertical entre ciclos como uma oportunidade de aprendizagem: dois estudos de caso
Arguente
|
Antónia Maria Louro Carreira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 | Currículo oculto – a ligação entre as aprendizagens formais e não formais. Estudo de caso
Arguente
|
Adelino Matos (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 | As lideranças intermédias em contextos de mudança: estudo de caso
Arguente
|
Isabel Lacerda Ferreira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 | A liderança na formação de Oficiais de Sargentos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique: os casos da Academia Militar
e da Escola de Sargentos
Arguente
|
Sebastião Eduardo Timana (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 | Fatores socioculturais na formação ao longo da vida
Arguente
|
Gina Maria Gouveia Páscoa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
|
2016 | A desvalorização das humanidades. Universidade, transformações e neoliberalismo
Arguente
|
Maria do Rosário Santos de Sá Couto Costa (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 | A liderança e a implementação do Plano Tecnológico de Educação nas escolas portuguesas
Arguente
|
Susana Maria Paulino Gonçalves Duarte (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015 | Perspectiva comparada das políticas brasileiras e portuguesas de formação docente para o ensino técnico profissionalizante
– competências e habilidades
Orientador
|
Jurema Iara Reis Belli (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 | Estilos e perfis dos líderes intermédios na escola com funções de avaliação docente
Orientador
|
Luís Filipe Firmino Ricardo (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 | Literacia Mediática e Cidadania. Práticas e competências de adultos em formação na grande Lisboa
Arguente
|
Paula Cristina do Rosário Lopes (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013 | Travel writers, tourist writers, migrant writers: a sociological qualitative and quantitative analysis of factual literature
on contemporary Portugal and Spain
Arguente
|
Paulo Tiago Bento (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012 | Os viajantes e o turismo: narrativas, modos de vida e representações sociais
Arguente
|
Maria da Graça Luís da Conceição Joaquim (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2010 | A Educação de Adultos e a Educação ao Longo da Vida, numa perspectiva comparada
Arguente
|
Carlos Alberto Nogueira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Consultora da Solidarid’arte (Associação de Educação e Integração pela Arte e Desenvolvimento Cultural Social e Local) para a área da promoção da Saúde e prevenção das dependências e comportamentos aditivos | |
2015 - 2017 | Consultadoria em cursos online - Instituto Politécnico de Castelo Branco; Instituto Universitário de Cabo Verde; APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade | Universidade Aberta, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018 - Atual | European Society for Prevention Research (EUSPR) | Membro |
2018 - Atual | Secção de Educação a Distância da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) | Membro |
2017 - Atual | International Society of Substance Use Professionals (ISSUP) | Membro |
2017 - Atual | International Consortium of Universities for Drug Demand Reduction (ICUDDR) | Academic Contact Person |
2010 - Atual | European Society for Social Drug Research (ESSD) | Membro |
1995 - Atual | Associação Portuguesa de Sociologia (APS) Membro da coordenação da ST Sociologia do Consumo da APS (2015 – 2018) | Membro |
2004 - 2014 | Associação Portuguesa das Ciências da Comunicação (SOPCOM) | Membro |
2003 - 2010 | Associação Europeia de Sociologia (ESA) | Membro |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - 2021 | Membro da comissão científica de evento; análise e decisão de propostas submetidas.
Membro
|
Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2021) , Portugal |
2020 - 2020 | Membro da Comissão Científica
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2020 - 2020 | Comissão Organizadora e Comissão Científica da VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação
e Comunicação (ieTIC2020), organizada pela UAb em conjunto com Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança,
Universidad de Salamanca e Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madrid
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2020 - 2020 | Reviewing committee da 11th European Society for Prevention Research Conference and Members' Meeting - Make prevention science
relevant for all: co-production and impact, online
Membro
|
European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction, Portugal |
2019 - 2019 | Comissão Científica do II Seminário Internacional de Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais, organizado pela
Universidade Aberta, Ponta Delgada, Açores
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2019 - 2019 | Comissão científica de um evento composto:
VII SEIA – Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações; V SIEaD – Simpósio Internacional de Educação a Distância
Membro
|
Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, Brasil |
2019 - 2019 | Comissão de coordenação do 2º Colóquio do OVSpA – Supervisão Pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |