Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Paula de Sousa Gonçalves Rocha
Nomes de citação
- Rocha, Ana Paula
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 601A-CB35-C62D
- ORCID iD
- 0000-0001-8334-3858
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&user=e3YcyKAAAAAJ
- Researcher Id
- H-8653-2018
Endereços de correio eletrónico
- arocha@lead.uab.pt (Profissional)
- arocha@uab.pt (Profissional)
Moradas
- Rua Almirante Barroso, 38, 1000-13, Lisboa, Lisboa, Portugal , 1000-13, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
- Lisboa, Lisboa, Portugal (Pessoal)
Websites
- http://aproch9.wix.com/ana-paula-rocha (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Alemão | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2016 - 2017
Concluído
|
Avaliação elearning (Pós-doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2012 - 2014
Concluído
|
Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Dispersão da atividade docente." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Com louvor e distinção |
2013 - 2013
Concluído
|
Teach, Learn and Quality (Curso médio)
Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica
|
|
2011 - 2012
Concluído
|
Supervisão e Orientação da Prática Profissional (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
19 |
2012
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Supervisão e Orientação da Prática Profissional
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Dispersão da actividade docente. O poder do professor reflexivo crítico num contexto formativo colaborativo." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Louvor e Distinção |
1996 - 2000
Concluído
|
Estudos Anglo-Portugueses (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Herbert Spencer " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1998 - 1998
Concluído
|
Curso de Metodologias e Técnicas Pedagógicas em Inglês (Pós-Graduação)
University of Cambridge, Reino Unido
|
Muito Bom |
1993 - 1994
Concluído
|
Curso de Qualificação em Ciências da Educação (Pós-Graduação)
Universidade Aberta, Portugal
|
16 |
1982 - 1986
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas variante de Inglês Alemão (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
14,5 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/11/02 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1986/11/20 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2017 | Organização curricular, transdisciplinaridade, competências para o séc. XXI e aprendizagem por projetos – Um caso particular – o etwinning | Encontro Caminhos e Trajetos em Projeto
Cenfores (Odivelas, Portugal)
|
2017 | Avaliação de alunos: um modelo de formação de professores para a melhoria das aprendizagens em b-learning no 3.º ciclo e secundário | X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Challenges
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017 | A avaliação formativa digital. Projeto de intervenção numa escola. | X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Challenges
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017 | Como promover a Diferenciação Pedagógica nas turmas que temos? | Jornadas Interrogações
Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã (Torres Vedras, Portugal)
|
2015 | Desenvolvimento Profissional Docente - Etapas, Desafios, a Pessoa - Cenas da vida de escola | PROGRAMA IBERO-AMERICANO DE MOBILIDADE DOCENTE 2014-2017
Almadaforma (Almada, Portugal)
|
2015 | O uso das ferramentas Web 2.0 no ensino das línguas estrangeiras | Seminário Internacional de Formação Inter + “O Plurilinguismo e a Interculturalidade no Contexto Educativo Europeu”
Académie de Créteil - Paris - França (Almada, Portugal)
|
2012 | Seminário temático em Supervisão e Orientação da Prática Profissional do Curso de Doutoramento em Educação na especialidade de Formação de Professores | Seminário
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Portefólio Reflexivo do Professor |
(Portugal)
|
2012 | Critical reflection in the context of teachers’ professional development and self-assessment | Projeto Eclipse
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2009 | Oral Skills Assessment - The paired format of standardizing speaking assessment | Oral Skills Assessment
British Council e Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Lisboa, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - 2017 | Avaliação formativa digital com recurso ao PADLET
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2017 - 2017 | Avaliação formativa digital com recurso ao WORKSHOP
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2017 - 2017 | Treino e desempenho na língua oral – desbloquear inibições no 3ºciclo
Oficina (workshop) (Outra)
|
Educatis, Portugal |
2017 - 2017 | Ensino diferenciado nas Línguas Estrangeiras. Potenciar o ensino-aprendizagem
Oficina (workshop) (Outra)
|
ALMADAForma, Portugal |
2017 - 2017 | Avaliação para a Melhoria das Aprendizagens em Contexto Blearning
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2017 - 2017 | Como promover a Diferenciação Pedagógica nas turmas que temos?
Conferência (Outra)
|
Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, Portugal |
2017 - 2017 | Formative assessment with the support of digital tools
Seminário (Outra)
|
EEKHOUTCENTRUM KORTRIJK, Portugal |
2017 - 2017 | TLQ – Teach, Learn and Quality – curso internacional
Oficina (workshop) (Outra)
|
EEKHOUTCENTRUM KORTRIJK, Portugal |
2016 - 2016 | O professor reflexivo e a Diferenciação Pedagógica
Seminário (Outra)
|
Seminário Mentes Sorridentes, Portugal |
2015 - 2015 | TLQ – Teach, Learn and Quality – curso internacional
Seminário (Outra)
|
Erasmus +, Portugal |
2015 - 2015 | 3 online – recursos da web 2.0 para o ensino aprendizagem das línguas estrangeiras
Oficina (workshop) (Outra)
|
Almadforma, Portugal |
2015 - 2015 | Integração de ferramentas digitais no processo de aprendizagem inclusivo
Oficina (workshop) (Outra)
|
Centro de Formação Educatis, Portugal |
2015 - 2015 | Diferenciação nos Métodos e Técnicas na Sala de Aula na Escola Profissional de Grândola
Oficina (workshop) (Outra)
|
Centro de Formação de Professores da Lezíria Oeste, Portugal |
2015 - 2015 | Diferenciação nos Métodos e Técnicas na Sala de Aula na Escola secundária da Azambuja
Oficina (workshop) (Outra)
|
Centro de formação da associação de escolas do Alentejo Litoral, Portugal |
2014 - 2014 | Diferenciação nos métodos e técnicas na sala de aula na Escola Escola 2+3 Vale da Amoreira
Oficina (workshop) (Outra)
|
Escola 2+3 Vale da Amoreira, Portugal |
2014 - 2014 | Diferenciação nos métodos e técnicas na sala de aula na Escola Secundária Leal da Câmara
Oficina (workshop) (Outra)
|
Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra, Portugal |
2014 - 2014 | 3 online – recursos da web 2.0 para o ensino aprendizagem das línguas estrangeiras
Oficina (workshop) (Outra)
|
ALMADAForma, Portugal |
2014 - 2014 | Pedagogias diferenciadas na gestão de grupos de educação multicultural
Oficina (workshop) (Outra)
|
Educatis, Portugal |
2014 - 2014 | TLQ – Teach, Learn and Quality – curso internacional
Seminário (Outra)
|
Erasmus+, Portugal |
2014 - 2014 | Projeto Estratégico para a Melhoria da Aprendizagem: APRENDER A APRENDER
Oficina (workshop) (Outra)
|
Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos - Educatis, Portugal |
2013 - 2013 | Avaliação das Aprendizagens dos Alunos em enfoque
Oficina (workshop) (Outra)
|
ALMADAForma, Portugal |
2013 - 2013 | A Diferenciação Pedagógica na Prática Letiva Da teoria à práxis
Seminário (Outra)
|
Agrupamento de Escolas de Camarate, Portugal |
2013 - 2013 | Diferenciação nos métodos e técnicas na sala de aula no Agrupamento de Escolas de Grandola
Oficina (workshop) (Outra)
|
Agrupamento de Escolas de Grandola, Portugal |
2013 - 2013 | Diferenciação pedagógica no quotidiano da sala de aula na Escola Secundária Leal da Câmara
Oficina (workshop) (Outra)
|
Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra, Portugal |
2012 - 2012 | Diferenciação Pedagógica nos Métodos e Técnicas na Sala de Aula na Escola Secundária do Monte da Caparica
Oficina (workshop) (Outra)
|
ALMADAForma, Portugal |
2010 - 2010 | A Diferenciação Pedagógica no Processo de Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras na Escola Secundária com 3º Ciclo José
Cardoso Pires
Oficina (workshop) (Outra)
|
CENFORES, Portugal |
2010 - 2010 | Diferenciação nos Métodos e Técnicas na Sala de Aula na Escola Secundária da Ramada
Oficina (workshop) (Outra)
|
CNEFORES, Portugal |
2010 - 2010 | Avaliação da Oralidade em Línguas Estrangeiras
Oficina (workshop) (Outra)
|
APPIForma, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 - 2015 | Programa ibero-americano de mobilidade docente 2014-2017
Seminário
|
Desenvolvimento Profissional Docente
ALMADAForma, Portugal
|
2015 - 2015 | LINPILCARE – LINk Practioner Inquiry via Professional Learning Communities with results of Academic Research
Seminário
|
Developing a Strong Frame of Reference for Practitioner Inquiry
Projeto Erasmus + KA2, Portugal
|
2012 - 2012 | XIX Colóquio AFIRSE – Lisboa
Congresso
|
Revisitar os Estudos Curriculares - Onde estamos e para onde vamos?
AFIRSE, Portugal
|
2012 - 2012 | VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar - Aveiro
Simpósio
|
Organização e Gestão Escolar
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 - 2011 | SPCE – Guarda
Congresso
|
XI Congresso SPCE – Guarda
SPCE, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2014 - 2014 | Gestão de aula em diferenciação. O básico | Outra (Curso médio) | Agrupamento de Escolas de Camarate, Portugal |
2014 - 2014 | Supervisão na formação contínua do profissional | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Instituto de Educação, Portugal |
2013 - 2013 | Diferenciação Pedagógica. Da Teoria à Prática | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Escola Secundária E,B 2,3 Mário de Sá Carneiro, Portugal |
2012 - 2012 | Supervisão na formação do profissional em contextos de dispersão da atividade docente | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Instituto de Educação, Portugal |
2011 - 2011 | Aprendizagem Cooperativa - diferenciação do ensino na sala de aula | Especialização (Curso médio) | Escola Secundária Pedro Alexandrino, Portugal |
2011 - 2011 | Diferenciação Pedagógica | Especialização (Curso médio) | Escola Secundária Leal da Câmara, Portugal |
2010 - 2010 | A Diferenciação Pedagógica na Prática Letiva | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola Secundária da Ramada, Portugal |
2008 - 2008 | Utilização Educativa de Quadros Interactivos | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola Secundária da Ramada, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017/02 - Atual | Grupo de investigação I - Cibercultura e Educação a Distância na Sociedade em Rede | |
2014 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |