???global.info.a_carregar???
Ana Paula Rocha (Pós doutorada em Avaliação em contextos blearning; Doutorada em Educação; Mestre em Estudos Anglo-Portugueses; Pós-graduada em Educação, bem como em Ciências da Educação; Qualificada em Metodologias e Técnicas Pedagógicas para o Aperfeiçoamento da Língua Inglesa), é especialista em Supervisão e Orientação da Prática Profissional. Professora, desde 1986, desenvolveu, ao longo da carreira, conhecimento aprofundado sobre amplas temáticas educacionais, decorrente da sua experiência como investigadora em ciências da educação e da atividade profissional em ambiente educativo. É investigadora integrada do Laboratório de Educação a Distância da Universidade Aberta e colaborou com o Grupo de Investigação Currículo e Formação de Professores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação. Também exerce a sua atividade integrando equipas de Centros de Formação de Professores nacionais e de um Centro belga, na formação contínua de docentes. Tem participado em conferências de âmbito nacional e internacional, simpósios e workshops, na qualidade de oradora. Tem sido convidada para seminários curtos sobre o desenvolvimento profissional, diferenciação pedagógica, gestão de aula, ensino na educação especial, comunidades de aprendizagem colaborativa ou tecnologias da informação aplicadas ao ambiente educativo. Foi especialista no LINPILCARE, um Projeto Europeu relativo a comunidades de aprendizagem e ao professor-investigador. Foi formadora do Plano Nacional para o Sucesso das Aprendizagens do Ministério da Educação. Exerce atividade contínua e muito regular como formadora da formação contínua de professores.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Paula de Sousa Gonçalves Rocha

Nomes de citação

  • Rocha, Ana Paula

Identificadores de autor

Ciência ID
601A-CB35-C62D
ORCID iD
0000-0001-8334-3858

Endereços de correio eletrónico

  • arocha@lead.uab.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade Aberta, Laboratório de Educação e Ensino à Distância e Elearning. Rua da Escola Politécnica, 141 , 1269-001, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
  • Lisboa, Lisboa, Portugal (Pessoal)

Websites

  • http://aproch9.wix.com/ana-paula-rocha (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C2)
Alemão Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2016 - 2017
Concluído
Avaliação elearning (Pós-doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2014
Concluído
Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Dispersão da atividade docente." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Com louvor e distinção
2013 - 2013
Concluído
Teach, Learn and Quality (Curso médio)
Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica
2011 - 2012
Concluído
Supervisão e Orientação da Prática Profissional (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa, Portugal
19
1996 - 2000
Concluído
Estudos Anglo-Portugueses (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Herbert Spencer " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1998 - 1998
Concluído
Curso de Metodologias e Técnicas Pedagógicas em Inglês (Pós-Graduação)
University of Cambridge, Reino Unido
Muito Bom
1993 - 1994
Concluído
Curso de Qualificação em Ciências da Educação (Pós-Graduação)
Universidade Aberta, Portugal
16
1982 - 1986
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas variante de Inglês Alemão (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
14,5
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria Prazeres; AMANTE, LÚCIA; Oliveira, Isolina. "FORMATIVE ASSESSMENT A RESEARCH BASED ON A TEACHERS’ TRAINING COURSE IN A BLEARNING ENVIRONMENT". Trabalho apresentado em EDEN, 2020.
    Publicado
  2. Casanova, Maria Prazeres Simões Moço; Lucia Amante; Isolina Oliveira; Rocha, Ana Paula. "Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunos". Trabalho apresentado em Seminário Pós-doc e Estágio Doutoral DEED 2018, Lisboa, 2018.
    Publicado • 10.13140/RG.2.2.23611.52006
  3. Oliveira, Isolina; Amante, Lúcia; Rocha, Ana Paula. "Avaliação de alunos: um modelo de formação de professores para a melhoria das aprendizagens em B-learning no 3º ciclo e secundário". 2018.
  4. Rocha, Ana Paula; Isolina Oliveira; Amante, Lúcia; Casanova, Maria Prazeres. "AVALIAÇÃO DE ALUNOS: UM MODELO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A MELHORIA DAS APRENDIZAGENS EM B-LEARNING NO 3.º CICLO E SECUNDÁRIO". Trabalho apresentado em Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017, Braga, 2017.
    Publicado
  5. Casanova, Prazeres; Rocha, Ana Paula; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina. "A avaliação formativa digital: projeto de intervenção numa escola". 2017.
  6. Rocha, Ana Paula; Oliveira, Isolina; Amante, Lúcia; Casanova, Prazeres. "Avaliação de alunos: um modelo de formação de professores para a melhoria das aprendizagens em B-learning no 3.º ciclo e secundário.". 2017.
  7. Rocha, Ana Paula; Simoens, Wim. "PONTES COLABORATIVAS NO CONTEXTO EDUCATIVO EUROPEU E INTERNACIONAL". Trabalho apresentado em Almadaforma. Liderança e Organização Escolar. Programa Ibero-Americano de Mobilidade Docente, Almada, 2016.
    Publicado
  8. Rocha, Ana Paula. "PROFISSIONAL-INVESTIGADOR - PRACTIONER INQUIRER". Trabalho apresentado em Revista do Centro de Formação da Associação das Escolas de Almada. A Formação Contínua na Melhoria da Escola, Almada, 2015.
    Publicado
  9. Rocha, Ana Paula de Sousa Gonçalves. "FORMAÇÃO CONTÍNUA – NA SENDA DE UMA ALQUIMIA DA ESCOLA". Trabalho apresentado em Almadaforma, Almada, 2014.
    Publicado
  10. Rocha, Ana Paula de Sousa Gonçalves. "TURMAS XL - APRENDIZAGENS EM RISCO?". Trabalho apresentado em Almadaforma - Políticas educativas, Almada, 2013.
    Publicado
  11. Rocha, Ana Paula de Sousa Gonçalves. "FORMAR O PROFISSIONAL EM CONTEXTOS DE DISPERSÃO DA SUA ATIVIDADE DOCENTE. CONTRIBUTOS DA LITERATURA". Trabalho apresentado em VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar da Universidade de Aveiro, Aveiro, 2012.
    Publicado
  12. Rocha, Ana Paula. "A COMUNIDADE DE PRÁTICA NA APRENDIZAGEM. A COLABORAÇÃO EM EDUCAÇÃO. AS TRAJETÓRIAS DA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE PROFISSIONAL". Trabalho apresentado em Conhecimento e Desenvolvimento Profissional, Lisboa, 2010.
    Publicado
  13. Rocha, Ana Paula. "A NATUREZA, VANTAGENS E EFEITOS PERVERSOS DA COLABORAÇÃO NAS ESCOLAS". Trabalho apresentado em Conhecimento e Desenvolvimento Profissional, Lisboa, 2010.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Rocha, Ana Paula; Oliveira, Isolina. "UM ESTUDO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MODELO BLEARNING PARA A ADOPÇÃO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA DIGITAL". Educação, Formação & Tecnologia 2018 (2018): 0-0.
    Publicado
  2. Rocha, Ana Paula; Oliveira, Isolina; Amante, Lúcia; Casanova, Prazeres. "AVALIAÇÃO DE ALUNOS: UM MODELO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A MELHORIA DAS APRENDIZAGENS EM B-LEARNING NO 3.º CICLO E SECUNDÁRIO". Livro de Atas X Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017. Aprender nas Nuvens- Learning in the Clouds X (2017): 1355-1369.
    Publicado
Relatório
  1. Rocha, Ana Paula. 2017. Avaliação formativa: um estudo sobre a formação de professores em contexto Blearning. http://hdl.handle.net/10400.2/7234.
Resumo em conferência
  1. Rocha, Ana Paula. "LÍNGUA PORTUGUESA - A SUA RELAÇÃO COM A INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS ESTRANGEIROS". Trabalho apresentado em Almadaforma. Revista do Centro de Formação da Associação das Escolas de Almada. Língua Portuguesa, Memória, Música e Matriz, Almada, 2014.
    Publicado
  2. Rocha, Ana Paula de Sousa Gonçalves. "FORMAR O PROFESSOR-INVESTIGADOR EM CONTEXTOS DE DISPERSÃO. PROMOVER A TRANSFERIBILIDADE DE DESTREZAS ORGANIZACIONAIS PARA COMPETENCIAS DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR". Trabalho apresentado em AFIRSE, Lisboa, 2012.
    Publicado
  3. Rocha, Ana Paula de Sousa Gonçalves. "DISPERSÃO DA ACTIVIDADE DOCENTE. O PODER DO PROFESSOR CRÍTICO REFLEXIVO NUM CONTEXTO FORMATIVO COLABORATIVO". Trabalho apresentado em XI Congresso SPCE, Guarda, 2011.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. DISPERSÃO DA ATIVIDADE DOCENTE: O PODER DO PROFESSOR REFLEXIVO CRÍTICO NUM CONTEXTO FORMATIVO COLABORATIVO. 2013. Rocha, Ana Paula. http://repositorio.ul.pt/handle/10451/10518.
    10.13140/RG.2.1.3111.9525
  2. HERBERT SPENCER. DA DIVERGÊNCIA AO EVOLUCIONISMO. 2000. Rocha, Ana Paula. https://www.academia.edu/7720375/Herbert_Spencer._Da_divergencia_ao_evolucionismo.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017 Organização curricular, transdisciplinaridade, competências para o séc. XXI e aprendizagem por projetos – Um caso particular – o etwinning Encontro Caminhos e Trajetos em Projeto
Cenfores (Odivelas, Portugal)
2017 Avaliação de alunos: um modelo de formação de professores para a melhoria das aprendizagens em b-learning no 3.º ciclo e secundário X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Challenges
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 A avaliação formativa digital. Projeto de intervenção numa escola. X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Challenges
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 Como promover a Diferenciação Pedagógica nas turmas que temos? Jornadas Interrogações
Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã (Torres Vedras, Portugal)
2015 Desenvolvimento Profissional Docente - Etapas, Desafios, a Pessoa - Cenas da vida de escola PROGRAMA IBERO-AMERICANO DE MOBILIDADE DOCENTE 2014-2017
Almadaforma (Almada, Portugal)
2015 O uso das ferramentas Web 2.0 no ensino das línguas estrangeiras Seminário Internacional de Formação Inter + “O Plurilinguismo e a Interculturalidade no Contexto Educativo Europeu”
Académie de Créteil - Paris - França (Almada, Portugal)
2012 Seminário temático em Supervisão e Orientação da Prática Profissional do Curso de Doutoramento em Educação na especialidade de Formação de Professores Seminário
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2012 Portefólio Reflexivo do Professor
(Portugal)
2012 Critical reflection in the context of teachers’ professional development and self-assessment Projeto Eclipse
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009 Oral Skills Assessment - The paired format of standardizing speaking assessment Oral Skills Assessment
British Council e Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - 2017 Avaliação formativa digital com recurso ao PADLET
Oficina (workshop) (Outra)
2017 - 2017 Avaliação formativa digital com recurso ao WORKSHOP
Oficina (workshop) (Outra)
2017 - 2017 Treino e desempenho na língua oral – desbloquear inibições no 3ºciclo
Oficina (workshop) (Outra)
Educatis, Portugal
2017 - 2017 Ensino diferenciado nas Línguas Estrangeiras. Potenciar o ensino-aprendizagem
Oficina (workshop) (Outra)
ALMADAForma, Portugal
2017 - 2017 Avaliação para a Melhoria das Aprendizagens em Contexto Blearning
Oficina (workshop) (Outra)
2017 - 2017 Como promover a Diferenciação Pedagógica nas turmas que temos?
Conferência (Outra)
Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, Portugal
2017 - 2017 Formative assessment with the support of digital tools
Seminário (Outra)
EEKHOUTCENTRUM KORTRIJK, Portugal
2017 - 2017 TLQ – Teach, Learn and Quality – curso internacional
Oficina (workshop) (Outra)
EEKHOUTCENTRUM KORTRIJK, Portugal
2016 - 2016 O professor reflexivo e a Diferenciação Pedagógica
Seminário (Outra)
Seminário Mentes Sorridentes, Portugal
2015 - 2015 TLQ – Teach, Learn and Quality – curso internacional
Seminário (Outra)
Erasmus +, Portugal
2015 - 2015 3 online – recursos da web 2.0 para o ensino aprendizagem das línguas estrangeiras
Oficina (workshop) (Outra)
Almadforma, Portugal
2015 - 2015 Integração de ferramentas digitais no processo de aprendizagem inclusivo
Oficina (workshop) (Outra)
Centro de Formação Educatis, Portugal
2015 - 2015 Diferenciação nos Métodos e Técnicas na Sala de Aula na Escola Profissional de Grândola
Oficina (workshop) (Outra)
Centro de Formação de Professores da Lezíria Oeste, Portugal
2015 - 2015 Diferenciação nos Métodos e Técnicas na Sala de Aula na Escola secundária da Azambuja
Oficina (workshop) (Outra)
Centro de formação da associação de escolas do Alentejo Litoral, Portugal
2014 - 2014 Diferenciação nos métodos e técnicas na sala de aula na Escola Escola 2+3 Vale da Amoreira
Oficina (workshop) (Outra)
Escola 2+3 Vale da Amoreira, Portugal
2014 - 2014 Diferenciação nos métodos e técnicas na sala de aula na Escola Secundária Leal da Câmara
Oficina (workshop) (Outra)
Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra, Portugal
2014 - 2014 3 online – recursos da web 2.0 para o ensino aprendizagem das línguas estrangeiras
Oficina (workshop) (Outra)
ALMADAForma, Portugal
2014 - 2014 Pedagogias diferenciadas na gestão de grupos de educação multicultural
Oficina (workshop) (Outra)
Educatis, Portugal
2014 - 2014 TLQ – Teach, Learn and Quality – curso internacional
Seminário (Outra)
Erasmus+, Portugal
2014 - 2014 Projeto Estratégico para a Melhoria da Aprendizagem: APRENDER A APRENDER
Oficina (workshop) (Outra)
Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos - Educatis, Portugal
2013 - 2013 Avaliação das Aprendizagens dos Alunos em enfoque
Oficina (workshop) (Outra)
ALMADAForma, Portugal
2013 - 2013 A Diferenciação Pedagógica na Prática Letiva Da teoria à práxis
Seminário (Outra)
Agrupamento de Escolas de Camarate, Portugal
2013 - 2013 Diferenciação nos métodos e técnicas na sala de aula no Agrupamento de Escolas de Grandola
Oficina (workshop) (Outra)
Agrupamento de Escolas de Grandola, Portugal
2013 - 2013 Diferenciação pedagógica no quotidiano da sala de aula na Escola Secundária Leal da Câmara
Oficina (workshop) (Outra)
Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra, Portugal
2012 - 2012 Diferenciação Pedagógica nos Métodos e Técnicas na Sala de Aula na Escola Secundária do Monte da Caparica
Oficina (workshop) (Outra)
ALMADAForma, Portugal
2010 - 2010 A Diferenciação Pedagógica no Processo de Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras na Escola Secundária com 3º Ciclo José Cardoso Pires
Oficina (workshop) (Outra)
CENFORES, Portugal
2010 - 2010 Diferenciação nos Métodos e Técnicas na Sala de Aula na Escola Secundária da Ramada
Oficina (workshop) (Outra)
CNEFORES, Portugal
2010 - 2010 Avaliação da Oralidade em Línguas Estrangeiras
Oficina (workshop) (Outra)
APPIForma, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2015 - 2015 Programa ibero-americano de mobilidade docente 2014-2017
Seminário
Desenvolvimento Profissional Docente
ALMADAForma, Portugal
2015 - 2015 LINPILCARE – LINk Practioner Inquiry via Professional Learning Communities with results of Academic Research
Seminário
Developing a Strong Frame of Reference for Practitioner Inquiry
Projeto Erasmus + KA2, Portugal
2012 - 2012 XIX Colóquio AFIRSE – Lisboa
Congresso
Revisitar os Estudos Curriculares - Onde estamos e para onde vamos?
AFIRSE, Portugal
2012 - 2012 VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar - Aveiro
Simpósio
Organização e Gestão Escolar
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2011 SPCE – Guarda
Congresso
XI Congresso SPCE – Guarda
SPCE, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2014 - 2014 Gestão de aula em diferenciação. O básico Outra (Curso médio) Agrupamento de Escolas de Camarate, Portugal
2014 - 2014 Supervisão na formação contínua do profissional Extensão e divulgação científica (Curso médio) Instituto de Educação, Portugal
2013 - 2013 Diferenciação Pedagógica. Da Teoria à Prática Extensão e divulgação científica (Curso médio) Escola Secundária E,B 2,3 Mário de Sá Carneiro, Portugal
2012 - 2012 Supervisão na formação do profissional em contextos de dispersão da atividade docente Extensão e divulgação científica (Curso médio) Instituto de Educação, Portugal
2011 - 2011 Aprendizagem Cooperativa - diferenciação do ensino na sala de aula Especialização (Curso médio) Escola Secundária Pedro Alexandrino, Portugal
2011 - 2011 Diferenciação Pedagógica Especialização (Curso médio) Escola Secundária Leal da Câmara, Portugal
2010 - 2010 A Diferenciação Pedagógica na Prática Letiva Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Secundária da Ramada, Portugal
2008 - 2008 Utilização Educativa de Quadros Interactivos Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Secundária da Ramada, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017/02 - Atual Grupo de investigação I - Cibercultura e Educação a Distância na Sociedade em Rede
2014 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Atual Unidade de Investigação Currículo, Didáctica e Formação de Professores
Atual Associação Portuguesa de Professores de Inglês