???global.info.a_carregar???
Ana Paula Rocha is an integrated researcher at UID-FCT nº 4372, Laboratory of Distance Education and eLearning (LE@D) - Universidade Aberta (Portugal). She has a degree in Languages and Literatures (Universidade de Lisboa - Lisbon); a postgraduate degree in Anglo-Saxon Studies, (Universidade Nova de Lisboa - Lisbon); a Ph.D. in Education (Universidade de Lisboa- Lisbon) and a post Ph.D. in the digital assessment of students (Universidade Aberta – Lisbon). She is a specialist in the Supervision and Orientation of the Professional Practice. She’s a teacher and teachers’ trainer. Has been engaged in the national plan for the teachers’ digital competences development and frequently trains teachers in continuous training programs. In LE@D she integrates two strategic areas, 1: Theories and Practices in Open and Distance Education and 3: Education and post-digital issues. Areas as teacher trainer: Pedagogical Differentiation, Web 2.0 tools, Evaluation, English Literatures, Linguistics, Supervision and Organisation of the Teaching Practice, Teaching and Didactics, Conception and Organization of Educational Projects, English and German Didactics, Organization of School Libraries, Pedagogical Relationship, Action research, Educational Technologies.
Identification

Personal identification

Full name
Ana Paula de Sousa Gonçalves Rocha

Citation names

  • Rocha, Ana Paula

Author identifiers

Ciência ID
601A-CB35-C62D
ORCID iD
0000-0001-8334-3858
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&user=e3YcyKAAAAAJ
Researcher Id
H-8653-2018

Email addresses

  • arocha@lead.uab.pt (Professional)
  • arocha@uab.pt (Professional)

Addresses

  • Rua Almirante Barroso, 38, 1000-13, Lisboa, Lisboa, Portugal , 1000-13, Lisboa, Lisboa, Portugal (Professional)
  • Lisboa, Lisboa, Portugal (Personal)

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Elementary (A2) Upper intermediate (B2) Elementary (A2) Proficiency (C2)
German Elementary (A2) Elementary (A2) Beginner (A1) Elementary (A2)
Spanish; Castilian Elementary (A2) Upper intermediate (B2) Beginner (A1) Advanced (C1)
Italian Elementary (A2) Elementary (A2) Beginner (A1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2016 - 2017
Concluded
Avaliação elearning (Pós-doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2014
Concluded
Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Dispersão da atividade docente." (THESIS/DISSERTATION)
Com louvor e distinção
2013 - 2013
Concluded
Teach, Learn and Quality (Curso médio)
Katholieke Universiteit Leuven, Belgium
2011 - 2012
Concluded
Supervisão e Orientação da Prática Profissional (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa, Portugal
19
2012
Concluded
Educação (Doutoramento)
Major in Especialidade: Supervisão e Orientação da Prática Profissional
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Dispersão da actividade docente. O poder do professor reflexivo crítico num contexto formativo colaborativo." (THESIS/DISSERTATION)
Louvor e Distinção
1996 - 2000
Concluded
Estudos Anglo-Portugueses (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Herbert Spencer " (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1998 - 1998
Concluded
Curso de Metodologias e Técnicas Pedagógicas em Inglês (Pós-Graduação)
University of Cambridge, United Kingdom
Muito Bom
1993 - 1994
Concluded
Curso de Qualificação em Ciências da Educação (Pós-Graduação)
Universidade Aberta, Portugal
16
1982 - 1986
Concluded
Línguas e Literaturas Modernas variante de Inglês Alemão (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
14,5
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2016/11/02 - Current Researcher (Research) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
1986/11/20 - Current Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
Outputs

Publications

Conference abstract
  1. Rocha, Ana Paula. "LÍNGUA PORTUGUESA - A SUA RELAÇÃO COM A INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS ESTRANGEIROS". Paper presented in Almadaforma. Revista do Centro de Formação da Associação das Escolas de Almada. Língua Portuguesa, Memória, Música e Matriz, Almada, 2014.
    Published
  2. Rocha, Ana Paula de Sousa Gonçalves. "FORMAR O PROFESSOR-INVESTIGADOR EM CONTEXTOS DE DISPERSÃO. PROMOVER A TRANSFERIBILIDADE DE DESTREZAS ORGANIZACIONAIS PARA COMPETENCIAS DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR". Paper presented in AFIRSE, Lisboa, 2012.
    Published
  3. Rocha, Ana Paula de Sousa Gonçalves. "DISPERSÃO DA ACTIVIDADE DOCENTE. O PODER DO PROFESSOR CRÍTICO REFLEXIVO NUM CONTEXTO FORMATIVO COLABORATIVO". Paper presented in XI Congresso SPCE, Guarda, 2011.
    Published
Conference paper
  1. Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria Prazeres. "Digital pedagogical strategies to promote the collaborative writing competence in a foreign language: an action research study with secondary school students". 2022.
  2. Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria Prazeres; AMANTE, LÚCIA; Oliveira, Isolina. "FORMATIVE ASSESSMENT A RESEARCH BASED ON A TEACHERS’ TRAINING COURSE IN A BLEARNING ENVIRONMENT". Paper presented in EDEN, 2020.
    Published
  3. Casanova, Maria Prazeres Simões Moço; Lucia Amante; Isolina Oliveira; Rocha, Ana Paula. "Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunos". Paper presented in Seminário Pós-doc e Estágio Doutoral DEED 2018, Lisboa, 2018.
    Published • 10.13140/RG.2.2.23611.52006
  4. Oliveira, Isolina; Amante, Lúcia; Rocha, Ana Paula. "Avaliação de alunos: um modelo de formação de professores para a melhoria das aprendizagens em B-learning no 3º ciclo e secundário". 2018.
  5. Rocha, Ana Paula; Isolina Oliveira; Amante, Lúcia; Casanova, Maria Prazeres. "AVALIAÇÃO DE ALUNOS: UM MODELO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A MELHORIA DAS APRENDIZAGENS EM B-LEARNING NO 3.º CICLO E SECUNDÁRIO". Paper presented in Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017, Braga, 2017.
    Published
  6. Casanova, Prazeres; Rocha, Ana Paula; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina. "A avaliação formativa digital: projeto de intervenção numa escola". 2017.
  7. Rocha, Ana Paula; Oliveira, Isolina; Amante, Lúcia; Casanova, Prazeres. "Avaliação de alunos: um modelo de formação de professores para a melhoria das aprendizagens em B-learning no 3.º ciclo e secundário.". 2017.
  8. Rocha, Ana Paula; Simoens, Wim. "PONTES COLABORATIVAS NO CONTEXTO EDUCATIVO EUROPEU E INTERNACIONAL". Paper presented in Almadaforma. Liderança e Organização Escolar. Programa Ibero-Americano de Mobilidade Docente, Almada, 2016.
    Published
  9. Rocha, Ana Paula. "PROFISSIONAL-INVESTIGADOR - PRACTIONER INQUIRER". Paper presented in Revista do Centro de Formação da Associação das Escolas de Almada. A Formação Contínua na Melhoria da Escola, Almada, 2015.
    Published
  10. Rocha, Ana Paula de Sousa Gonçalves. "FORMAÇÃO CONTÍNUA – NA SENDA DE UMA ALQUIMIA DA ESCOLA". Paper presented in Almadaforma, Almada, 2014.
    Published
  11. Rocha, Ana Paula de Sousa Gonçalves. "TURMAS XL - APRENDIZAGENS EM RISCO?". Paper presented in Almadaforma - Políticas educativas, Almada, 2013.
    Published
  12. Rocha, Ana Paula de Sousa Gonçalves. "FORMAR O PROFISSIONAL EM CONTEXTOS DE DISPERSÃO DA SUA ATIVIDADE DOCENTE. CONTRIBUTOS DA LITERATURA". Paper presented in VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar da Universidade de Aveiro, Aveiro, 2012.
    Published
  13. Rocha, Ana Paula. "A COMUNIDADE DE PRÁTICA NA APRENDIZAGEM. A COLABORAÇÃO EM EDUCAÇÃO. AS TRAJETÓRIAS DA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE PROFISSIONAL". Paper presented in Conhecimento e Desenvolvimento Profissional, Lisboa, 2010.
    Published
  14. Rocha, Ana Paula. "A NATUREZA, VANTAGENS E EFEITOS PERVERSOS DA COLABORAÇÃO NAS ESCOLAS". Paper presented in Conhecimento e Desenvolvimento Profissional, Lisboa, 2010.
    Published
Journal article
  1. Rocha, Ana Paula; Oliveira, Isolina. "UM ESTUDO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MODELO BLEARNING PARA A ADOPÇÃO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA DIGITAL". Educação, Formação & Tecnologia 2018 (2018): 0-0.
    Published
  2. Rocha, Ana Paula; Oliveira, Isolina; Amante, Lúcia; Casanova, Prazeres. "AVALIAÇÃO DE ALUNOS: UM MODELO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A MELHORIA DAS APRENDIZAGENS EM B-LEARNING NO 3.º CICLO E SECUNDÁRIO". Livro de Atas X Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017. Aprender nas Nuvens- Learning in the Clouds X (2017): 1355-1369.
    Published
Report
  1. Rocha, Ana Paula. 2017. Avaliação formativa: um estudo sobre a formação de professores em contexto Blearning. http://hdl.handle.net/10400.2/7234.

Other

Other output
  1. DISPERSÃO DA ATIVIDADE DOCENTE: O PODER DO PROFESSOR REFLEXIVO CRÍTICO NUM CONTEXTO FORMATIVO COLABORATIVO. 2013. Rocha, Ana Paula. http://repositorio.ul.pt/handle/10451/10518.
    10.13140/RG.2.1.3111.9525
  2. HERBERT SPENCER. DA DIVERGÊNCIA AO EVOLUCIONISMO. 2000. Rocha, Ana Paula. https://www.academia.edu/7720375/Herbert_Spencer._Da_divergencia_ao_evolucionismo.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2017 Organização curricular, transdisciplinaridade, competências para o séc. XXI e aprendizagem por projetos – Um caso particular – o etwinning Encontro Caminhos e Trajetos em Projeto
Cenfores (Odivelas, Portugal)
2017 Avaliação de alunos: um modelo de formação de professores para a melhoria das aprendizagens em b-learning no 3.º ciclo e secundário X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Challenges
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 A avaliação formativa digital. Projeto de intervenção numa escola. X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Challenges
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 Como promover a Diferenciação Pedagógica nas turmas que temos? Jornadas Interrogações
Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã (Torres Vedras, Portugal)
2015 Desenvolvimento Profissional Docente - Etapas, Desafios, a Pessoa - Cenas da vida de escola PROGRAMA IBERO-AMERICANO DE MOBILIDADE DOCENTE 2014-2017
Almadaforma (Almada, Portugal)
2015 O uso das ferramentas Web 2.0 no ensino das línguas estrangeiras Seminário Internacional de Formação Inter + “O Plurilinguismo e a Interculturalidade no Contexto Educativo Europeu”
Académie de Créteil - Paris - França (Almada, Portugal)
2012 Seminário temático em Supervisão e Orientação da Prática Profissional do Curso de Doutoramento em Educação na especialidade de Formação de Professores Seminário
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2012 Portefólio Reflexivo do Professor
(Portugal)
2012 Critical reflection in the context of teachers’ professional development and self-assessment Projeto Eclipse
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009 Oral Skills Assessment - The paired format of standardizing speaking assessment Oral Skills Assessment
British Council e Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Lisboa, Portugal)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2017 - 2017 Avaliação formativa digital com recurso ao PADLET
Workshop (Other)
2017 - 2017 Avaliação formativa digital com recurso ao WORKSHOP
Workshop (Other)
2017 - 2017 Treino e desempenho na língua oral – desbloquear inibições no 3ºciclo
Workshop (Other)
Educatis, Portugal
2017 - 2017 Ensino diferenciado nas Línguas Estrangeiras. Potenciar o ensino-aprendizagem
Workshop (Other)
ALMADAForma, Portugal
2017 - 2017 Avaliação para a Melhoria das Aprendizagens em Contexto Blearning
Workshop (Other)
2017 - 2017 Como promover a Diferenciação Pedagógica nas turmas que temos?
Conference (Other)
Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, Portugal
2017 - 2017 Formative assessment with the support of digital tools
Seminar (Other)
EEKHOUTCENTRUM KORTRIJK, Portugal
2017 - 2017 TLQ – Teach, Learn and Quality – curso internacional
Workshop (Other)
EEKHOUTCENTRUM KORTRIJK, Portugal
2016 - 2016 O professor reflexivo e a Diferenciação Pedagógica
Seminar (Other)
Seminário Mentes Sorridentes, Portugal
2015 - 2015 TLQ – Teach, Learn and Quality – curso internacional
Seminar (Other)
Erasmus +, Portugal
2015 - 2015 3 online – recursos da web 2.0 para o ensino aprendizagem das línguas estrangeiras
Workshop (Other)
Almadforma, Portugal
2015 - 2015 Integração de ferramentas digitais no processo de aprendizagem inclusivo
Workshop (Other)
Centro de Formação Educatis, Portugal
2015 - 2015 Diferenciação nos Métodos e Técnicas na Sala de Aula na Escola Profissional de Grândola
Workshop (Other)
Centro de Formação de Professores da Lezíria Oeste, Portugal
2015 - 2015 Diferenciação nos Métodos e Técnicas na Sala de Aula na Escola secundária da Azambuja
Workshop (Other)
Centro de formação da associação de escolas do Alentejo Litoral, Portugal
2014 - 2014 Diferenciação nos métodos e técnicas na sala de aula na Escola Escola 2+3 Vale da Amoreira
Workshop (Other)
Escola 2+3 Vale da Amoreira, Portugal
2014 - 2014 Diferenciação nos métodos e técnicas na sala de aula na Escola Secundária Leal da Câmara
Workshop (Other)
Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra, Portugal
2014 - 2014 3 online – recursos da web 2.0 para o ensino aprendizagem das línguas estrangeiras
Workshop (Other)
ALMADAForma, Portugal
2014 - 2014 Pedagogias diferenciadas na gestão de grupos de educação multicultural
Workshop (Other)
Educatis, Portugal
2014 - 2014 TLQ – Teach, Learn and Quality – curso internacional
Seminar (Other)
Erasmus+, Portugal
2014 - 2014 Projeto Estratégico para a Melhoria da Aprendizagem: APRENDER A APRENDER
Workshop (Other)
Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos - Educatis, Portugal
2013 - 2013 Avaliação das Aprendizagens dos Alunos em enfoque
Workshop (Other)
ALMADAForma, Portugal
2013 - 2013 A Diferenciação Pedagógica na Prática Letiva Da teoria à práxis
Seminar (Other)
Agrupamento de Escolas de Camarate, Portugal
2013 - 2013 Diferenciação nos métodos e técnicas na sala de aula no Agrupamento de Escolas de Grandola
Workshop (Other)
Agrupamento de Escolas de Grandola, Portugal
2013 - 2013 Diferenciação pedagógica no quotidiano da sala de aula na Escola Secundária Leal da Câmara
Workshop (Other)
Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra, Portugal
2012 - 2012 Diferenciação Pedagógica nos Métodos e Técnicas na Sala de Aula na Escola Secundária do Monte da Caparica
Workshop (Other)
ALMADAForma, Portugal
2010 - 2010 A Diferenciação Pedagógica no Processo de Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras na Escola Secundária com 3º Ciclo José Cardoso Pires
Workshop (Other)
CENFORES, Portugal
2010 - 2010 Diferenciação nos Métodos e Técnicas na Sala de Aula na Escola Secundária da Ramada
Workshop (Other)
CNEFORES, Portugal
2010 - 2010 Avaliação da Oralidade em Línguas Estrangeiras
Workshop (Other)
APPIForma, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2015 - 2015 Programa ibero-americano de mobilidade docente 2014-2017
Seminar
Desenvolvimento Profissional Docente
ALMADAForma, Portugal
2015 - 2015 LINPILCARE – LINk Practioner Inquiry via Professional Learning Communities with results of Academic Research
Seminar
Developing a Strong Frame of Reference for Practitioner Inquiry
Projeto Erasmus + KA2, Portugal
2012 - 2012 XIX Colóquio AFIRSE – Lisboa
Congress
Revisitar os Estudos Curriculares - Onde estamos e para onde vamos?
AFIRSE, Portugal
2012 - 2012 VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar - Aveiro
Symposium
Organização e Gestão Escolar
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2011 SPCE – Guarda
Congress
XI Congresso SPCE – Guarda
SPCE, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2017/02 - Current Grupo de investigação I - Cibercultura e Educação a Distância na Sociedade em Rede
2014 - Current Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2014 - 2014 Gestão de aula em diferenciação. O básico Outra (Curso médio) Agrupamento de Escolas de Camarate, Portugal
2014 - 2014 Supervisão na formação contínua do profissional Extensão e divulgação científica (Curso médio) Instituto de Educação, Portugal
2013 - 2013 Diferenciação Pedagógica. Da Teoria à Prática Extensão e divulgação científica (Curso médio) Escola Secundária E,B 2,3 Mário de Sá Carneiro, Portugal
2012 - 2012 Supervisão na formação do profissional em contextos de dispersão da atividade docente Extensão e divulgação científica (Curso médio) Instituto de Educação, Portugal
2011 - 2011 Aprendizagem Cooperativa - diferenciação do ensino na sala de aula Especialização (Curso médio) Escola Secundária Pedro Alexandrino, Portugal
2011 - 2011 Diferenciação Pedagógica Especialização (Curso médio) Escola Secundária Leal da Câmara, Portugal
2010 - 2010 A Diferenciação Pedagógica na Prática Letiva Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Secundária da Ramada, Portugal
2008 - 2008 Utilização Educativa de Quadros Interactivos Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Secundária da Ramada, Portugal