???global.info.a_carregar???
Cátia Martins. Concluded the PhD in Psychology in 2014 at the University of the Algarve, Faculty of Human and Social Sciences. She is an Assistant Professor in the Department of Psychology and Educational Sciences of the University of the Algarve. Coordinated the UAlg V + Volunteer Group of the University of the Algarve (between 2018-2022) and was President of the Coordinator Commission of the Volunteering in Higher Education Network (R-VES, between 2018-2022). Participates/ed as a researcher in various international projects, as Erasmus + (ALPRODE, SEA-EU, MILAGE, LEARN + and Incollab), to national initiatives (LaCaixa Program "Aprender Juntos, Crescer em Família"). Researcher member of the MILAGE Aprender + App team, also collaborates / ou in regional initiatives (e.g., Escola do Futuro Aprender +). Member of the Research Unit of the Center for Research in Psychology (CIP) of the Autonomous University of Lisbon, published 26 articles in specialized journal, 15 in indexed journals, 9 book chapters and 4 co-authored books. Guided more than 20 master's dissertations, of which 15 were defended. Member of WG4 Developing a standardization Framework on Skills EuroFam Net (Ação COST CA18123), she has collaborated in research on families at psychosocial risk with implications for practice in the European Union. She collaborated in the team that adapted and translated the Family Training and Support Program (FAF) for Portugal. In my Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms in the contextualization of scientific, technological and artistic-cultural production are: Motivation; families; Volunteering; Learning; Community Psychology, Learning and Digital Tools in Education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cátia Martins

Nomes de citação

  • Martins, Cátia

Identificadores de autor

Ciência ID
5E1F-2231-425E
ORCID iD
0000-0002-1819-8516
Researcher Id
A-1775-2018

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2014
Concluído
3º Ciclo em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"Motivação para Realizar Voluntariado: Estudos segundo as abordagens funcionalista e da autodeterminação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com Distinção e Louvor/Very good, with D
2006
Concluído
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
"Motivação para a Aprendizagem Escolar e Práticas Familiares de Literacia: Análise da relação em crianças do 1º ano de escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom/Very good
2002
Concluído
Psicologia Educacional (Licenciatura)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010 - 2010 Investigador (Investigação) Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10/18 - 2022 President of the Coordination Commission of R-VES (National Higher Education Network of Volunteering) Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal
2018/09/10 - 2022 General Coordinator of The University' Volunteering Group Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal
2015/05 - 2022 Faculty Representative of the UAlg Volunteering Group Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013/05 - 2017/11 Faculty Representant of Students with Special Needs' Office Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/01 - Atual Membro de Unidade de Investigação Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Universidade Autónoma de Lisboa - Centro de Investigação em Psicologia, Portugal, Portugal
2017/11 - Atual Member Universidade do Algarve, Portugal
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2014/07/01 - Atual Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação Assistant Professor, Department of Psychology and Educational Sciences Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2009/08/01 - 2014/07/01 Assistente Convidada a Tempo Integral do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação Invited Assistant at Full Time, Department of Psychology and Educational Sciences Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2007/02/01 - 2009/08/01 Assistente Convidada a 50% do Departamento de Psicologia Invited Assistant - 50% at the Department of Psychology Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2002/04/01 - 2009/08/01 Psicóloga Educacional do Agrupamento; Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família de Faro. Educational psychologist in Schools;Coordinator of the Office of Student and family Support in Far Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - Atual Programa Aprender Juntos, Crescer em Família/ Learn Together, Grow in Family Program
xxxxxXX
Fundação "la Caixa"

INVESTIGARE - Associação para a Investigação em Leitura, Escrita e Neurociências.
2019 - Atual Estudo de Investigação sobre o Impacto do Programa Janela Aberta à Família
xxxx2
Investigador
Administração Regional de Saúde do Algarve IP
2023/01/16 - 2027/01/15 SEA-EU 2.0: The European University of the Seas Alliance navigating towards modern and co-transformative intercampus life.
Investigador
Universidad de Cádiz, Espanha
European Education and Culture Executive Agency
Em curso
2023/06/01 - 2026/05/31 STEAME TEACHER FACILITATORS ACADEMY
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
European Education and Culture Executive Agency
2023 - 2025/11/30 ALPRODE: Curricular innovation through socio-business linkage for sustainable productive development in Colombia and Ecuador/Innovación curricular mediante la vinculación socio-empresarial para el desarrollo productivo sostenible en Colombia y Ecuador
101083012- ERASMUS-EDU-2022-CBHE
Investigador responsável
European Commission
Em curso
2018/11 - 2023 COST Action: The European Family Support Network. A bottom-up, evidence-based and multidisciplinary approach
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
European Union
Em curso
2019/09/01 - 2022/08/31 LEARN+: Building communities of teachers producers to implement personalized learning of mathematics supported by machine learning and block chain to assess competences
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
European Commission
Em curso
2018 - 2022 K.CITAR: Eixo Prioritário 8 - Modernizar e capacitar a administração, Programa CRESC Algarve 2020/ Priority Axis 8 - Modernize and empower the administration, CRESC Algarve 2020 Program
ALG-08-5864-FSE-000004
Investigador
Concluído
2019/09/01 - 2021/08/31 INCOLLAB - Interdisciplinary collaborative approaches to learning and teaching in Higher Education
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
Commission Européenne Représentation au Luxembourg
Em curso
2017 - 2019 MILAGE Aprender+ Matemática: IMPACTO DA APP no corpo docente
xxxxx
Investigador
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência
Concluído
2015/09 - 2018/08 MILAGE : Interactive Mathematics by implementing a Blended-Learning model with Augmented Reality and Game books European Commission

Outro

Designação Financiadores
2021 - 2023 Património Vivo para Memória Futura/ Living Heritage for Future Memory
xxxx1
Casa do Povo de Olhão

Portugal Inovação Social
Em curso
2018/12/06 - 2021/07/31 Escola do Futuro Aprender+ /School of Future Learn +
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
Câmara Municipal de Lagoa
Em curso
2019/02 - 2020/12/31 Impact of the Open Window to the Family Program
IMPACTOJAF_28/2019
Investigador
Administração Regional de Saúde do Algarve IP, Portugal
Concluído
2017 - 2019/12 Professionals training and Implementation of a Education and Family Support Program
CPP-243/2017/5017
Investigador
Câmara Municipal de Albufeira, Portugal
Câmara Municipal de Albufeira
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. 5E1F-2231-425E; Ribeiro, C.; Fonseca, C.; Zacarias, M.; Rodrigues, J.; Figueiredo, M.. "Análise da Autonomia na Aprendizagem da UC de Química Orgânica com a App MILAGE Aprender+". Trabalho apresentado em 7.ª edição do Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.21), 2021.
    Publicado
  2. Ribeiro, C.; 5E1F-2231-425E; Cavaco, A.; Nogueira, C.; Oliveira, H.; Xavier, J.; Marques, M.G.; et al. "A capacitação para o voluntariado: a experiência do Grupo de Voluntariado UAlg V+". Trabalho apresentado em 7.ª edição do Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.21), 2021.
    Publicado
  3. Fernandes, Catarina; Nunes, Ricardo; Pimenta, Sofia; Almeida, Ana Susana; Cátia Martins. "A relação da vinculação amorosa com a ideação Suicida em jovens adolescentes.". 2017.
  4. Martins, Cátia; Silva, José Tomás; Jesus, Saul Neves. "O voluntariado e a satisfação com a vida: um estudo exploratório com estudantes universitários". Trabalho apresentado em Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais, Lisboa, 2015.
    Publicado
  5. Martins, Cátia; Jesus, Saúl; da Silva, José Tomás. "A Motivação para o Envolvimento em Atividades de Voluntariado segundo as Abordagens Funcionalista e Autodeterminada". Trabalho apresentado em 12º Colóquio de Psicologia e Educação - Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática, Lisboa, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Helena Mocho; Cátia Martins; Rita dos Santos; Cristina Nunes. "Parental Involvement and Stress in Children’s Quality of Life: A Longitudinal Study with Portuguese Parents during the COVID-19 Pandemic Period". Children (2024): https://doi.org/10.3390/children11040440.
    10.3390/children11040440
  2. Cátia Martins; José Tomás da Silva; Saúl Neves de Jesus; Conceição Ribeiro; Maria Dulce Estêvão; Ricardo Baptista; Cláudia Carmo; et al. "The Volunteer Functions Inventory (VFI): Adaptation and Psychometric Properties among a Portuguese Sample of Volunteers". European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education (2024): https://doi.org/10.3390/ejihpe14040053.
    10.3390/ejihpe14040053
  3. Rita dos Santos; Anita Burgund Isakov; Cátia Martins; Ana Pereira Antunes; Nevenka Zegarac; Cristina Nunes. "Professional Skills in Family Support: A Systematic Review". Social Sciences (2024): https://doi.org/10.3390/socsci13030176.
    10.3390/socsci13030176
  4. Martins, Cátia; Jesus, Saul; José Tomás da Silva; Conceição Ribeiro; Maria Dulce Estêvão; Mocho, Helena; Ratinho, José; Cristina Nunes. "The Volunteer Motivation Scale (VMS): Adaptation and Psychometric Properties among a Portuguese Sample of Volunteers". Sustainability (2023): https://doi.org/10.3390/su16010327.
    Submetido • 10.3390/su16010327
  5. Bruno Rocha; Laura I. Ferreira; Cátia Martins; Rita Santos; Cristina Nunes. "The Dark Side of Multimedia Devices: Negative Consequences for Socioemotional Development in Early Childhood". Children (2023): https://doi.org/10.3390/children10111807.
    10.3390/children10111807
  6. Marta Brás; Patrícia Elias; Francisca Ferreira Cunha; Cátia Martins; Cristina Nunes; Cláudia Carmo. "Vulnerability to Suicide Ideation: Comparative Study between Adolescents with and without Psychosocial Risk". Healthcare (2023): https://doi.org/10.3390/healthcare11192663.
    10.3390/healthcare11192663
  7. Elias Ratinho; Cátia Martins. "The role of gamified learning strategies in student's motivation in high school and higher education: A systematic review". Heliyon (2023): https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2023.e19033.
    10.1016/j.heliyon.2023.e19033
  8. Mocho, Helena; Martins, Cátia; Marcelo, Beatriz; Cunha, Francisca Ferreira ; Cristina Nunes. "Parental Involvement in School and Quality of Life: A Longitudinal Study with Portuguese Parents During the COVID-19 Pandemic Period". The Educational and Developmental Psychologist (2023):
    Em revisão
  9. Cristina Nunes; Lara Ayala-Nunes; Pedro Pechorro; Mariana Dias; Laura Inês Ferreira; Cátia Martins. "Inventário de Aliança Parental (PAI): Características psicométricas com famílias em risco psicossocial". revistamultidisciplinar.com (2023): https://doi.org/10.23882/rmd.23107.
    10.23882/rmd.23107
  10. Cristina Nunes; Lara Ayala-Nunes; Cátia Martins; Pedro Pechorro; Márcia Emídio; Laura Inês Ferreira; Javier Pérez-Padilla; Rita Santos. "Características psicométricas do Brief COPE numa amostra de famílias em risco psicossocial". revistamultidisciplinar.com (2023): https://doi.org/10.23882/rmd.23130.
    10.23882/rmd.23130
  11. Martins, Cátia; Jesus, Saúl; Silva, José Tomás; Ribeiro, Conceição; Nunes, Cristina; CUNHA, FRANCISCA; Marcelo, Beatriz. "The Volunteer Satisfaction Survey (VSS): Adaptation and Psychometric Properties among Portuguese Volunteers". European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education 13 (2022): 23-32.
    Publicado • https://doi.org/10.3390/ ejihpe13010002
  12. Martins, Cátia; Ribeiro, Conceição; Oliveira, Edite. "Voluntariado no Ensino superior: Características e desafios". Economia Social: Leituras e Debates 19 (2022): http://www.revista-es.info/martins_19.html.
    Publicado
  13. Martins, Silvana; Martins, Cátia; Almeida, Ana; Ayala-Nunes, Lara; Gonçalves, Andrea; Nunes, Cristina. "The Adapted DUKE-UNC Functional Social Support Questionnaire in a Community Sample of Portuguese Parents". Research on Social Work Practice 32 5 (2022): 596-606. http://dx.doi.org/10.1177/10497315221076039.
    Publicado • 10.1177/10497315221076039
  14. Cristina Nunes; Cátia Martins; Marta Brás; Cláudia Carmo; Andrea Gonçalves; António Pina. "Impact of an Online Parenting Support Programme on Children’s Quality of Life". Children 9 2 (2022): 173-173. https://doi.org/10.3390/children9020173.
    10.3390/children9020173
  15. Nunes, Cristina; Ayala-Nunes, Lara; Ferreira, Laura Inês; Martins, Cátia. "As Escalas de Bem-Estar Infantil (EBI): Características Psicométricas da Versão Portuguesa". Psicologia: Teoria e Pesquisa 38 (2022): http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e38515.pt.
    Publicado • 10.1590/0102.3772e38515.pt
  16. Cristina Nunes; Lara Ayala-Nunes; Laura Inês Ferreira; Cátia Martins. "Child Well-Being Scales (CWBS): Psychometric Properties of the Portuguese Version". Psicologia: Teoria e Pesquisa (2022): https://doi.org/10.1590/0102.3772e38515.en.
    10.1590/0102.3772e38515.en
  17. Nunes, Cristina; Ayala-Nunes, Lara; Ferreira, Laura Inês; Pechorro, Pedro; Freitas, Délia; Martins, Cátia; Santos, Rita. "Parenting sense of competence: Psychometrics and invariance among a community and an At-Risk Samples of Portuguese Parents". (2022): http://hdl.handle.net/10400.1/18774.
    10.3390/healthcare11010015
  18. Nunes, Cristina; Martins, Cátia; Leal, Andreia; Pechorro, Pedro; Ferreira, Laura Inês; Ayala-Nunes, Lara. "The ENRICH Marital Satisfaction (EMS) Scale: a psychometric study in a sample of Portuguese parents". European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education 39 11 (2022): 3275-3295. http://hdl.handle.net/10400.1/17739.
    Publicado • 10.3390/socsci11030107
  19. Nunes, Cristina; Ayala-Nunes, Lara; Ferreira, Laura; Martins, Cátia. "Características Psicométricas e Estrutura Fatorial da FACES III numa Amostra de Famílias em Risco Psicossocial [Psychometric characteristics and factor structure of FACES III in a sample of families at psychosocial risk]". Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación ¿ e Avaliação Psicológica 59 2 (2021): 49. http://dx.doi.org/10.21865/ridep59.2.04.
    10.21865/ridep59.2.04
  20. Nunes, Cristina; Ayala-Nunes, Lara; Ferreira, Laura Inês; Martins, Cátia. "Características psicométricas e estrutura fatorial da FACES III numa amostra de famílias em risco psicossocial". Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación - e Avaliação Psicológica 2 59 (2021): http://hdl.handle.net/10400.1/15470.
    Acesso aberto • Aceite para publicação • 10.21865/RIDEP59.2.04
  21. MARIA HELENA VENÂNCIO MARTINS; FRANCISCO R. L. VIEIRA DE MELO; CÁTIA MARTINS. "Serviços para estudantes com deficiência nas universidades: dificuldades e desafios". Educação em Revista (2021): https://doi.org/10.1590/0102-469827022.
    10.1590/0102-469827022
  22. Pechorro, Pedro Fernandes Santos; Revilla, Rebecca; Palma, Victor H.; Nunes, Cristina; Martins, Cátia; Cyders, Melissa A.. "Examination of the SUPPS-P Impulsive Behavior Scale among male and female youth: psychometrics and invariance". Children 8 4 (2021): 283-283. http://hdl.handle.net/1822/72717.
    10.3390/children8040283
  23. Nunes, Cristina D711-CB24-6539; Martins, Cátia; Ayala-Nunes, Lara; Matos, Filomena; Costa, Emilia; Gonçalves, Andrea; Nunes, Cristina; et al. "Parents’ perceived social support and children’s psychological adjustment". Journal of Social Work (2020): 146801732091161. http://dx.doi.org/10.1177/1468017320911614.
    Publicado • 10.1177/1468017320911614
  24. Horta, Helena; Simonot, Catherine; Rodrigues, Suzi; Gamboa, Vítor; Martins, Cátia; Figueiredo, Mauro. "Promoção de inovação pedagógica em contexto escolar: Quais as motivações, expectativas e desafios percecionados pelos docentes?". revistamultidisciplinar.com 1 1 (2019): 77-87. http://dx.doi.org/10.23882/mj1910.
    10.23882/mj1910
  25. Horta, Maria Helena; Simonot, Catherine; Rodrigues, Suzi; Gamboa, Vítor; Martins, Cátia; Figueiredo, Mauro. "Promotion of pedagogical innovation in a school context: What are the motivations, expectations and challenges perceived by teachers?". (2019): https://revistamultidisciplinar.com/index.php/oj/article/view/5.
    10.23882/MJ1910
  26. Martins, Cátia; Ayala-Nunes, Lara; Nunes, Cristina D711-CB24-6539; Pechorro, Pedro; Costa, Emília; Matos, Filomena. "Análisis confirmatorio de la versión reducida del Cuestionario de Dimensiones y Estilos Parentales (PSDQ) en una muestra portuguesa". European Journal of Education and Psychology 11 2 (2018): 77. http://dx.doi.org/10.30552/ejep.v11i2.223.
    Publicado • 10.30552/ejep.v11i2.223
  27. Martins, Cátia. "O voluntariado enquanto estratégia integrada de combate à exclusão social". Dirigir & Formar Jul-Set (2017): 29-32.
    Acesso aberto • Publicado
  28. Pereira, C.; Pires, Joana; Reis, M.; Almeida, Ana Susana; Martins, Cátia. "Envolvimento das Crianças em contexto de jardim-de-infância". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología 1 1 (2011): 219-229. https://www.redalyc.org/pdf/3498/349832328022.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  29. Martins, Cátia; Jesus, Saul; da Silva, José Tomás. "O voluntário no teatro “Comunidade”: um olhar sobre o seu significado segundo uma abordagem vocacional". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología 1 5 (2011): 349-356. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=349832343037.
    Acesso aberto • Publicado
  30. Cardeira, Cidália; Almeida, Ana Susana; Martins, Cátia; Bento, M.; Cabeleira, F. "Perfil de desenvolvimento global de crianças institucionalizadas e não institucionalizadas". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología 1 1 (2011): 379-388. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=349832328038.
    Acesso aberto • Publicado
  31. Pires, Vanessa Rocheta; Almeida, Ana Susana; Martins, Cátia. "Perspectiva dos encarregados de educação acerca da qualidade do ambiente em contexto de jardim-de-infância". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología 1 1 (2011): 389-398. https://www.redalyc.org/pdf/3498/349832328039.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  32. Martins, Cátia. "Recursos e práticas de literacia e motivação para a aprendizagem escolar". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología 1 1 (2010): 153-166. https://www.redalyc.org/pdf/3498/349832326016.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  33. Matta, Isabel; Rebelo, Sally Franco; Martins, Cátia Sofia; Martins, Cátia. "Falar para lembrar: Tipo de discurso e recordação de intervenção". Análise Psicológica (2004): http://hdl.handle.net/10400.12/205.
    10.14417/ap.137
Capítulo de livro
  1. Martins, Cátia; Pereira, Célia; Rodrigues, Suzi. "Para além de nós: Práticas desenvolvidas na relação com o território educativo". In Práticas Inovadoras em Partilha: O Exemplo do Município de Lagoa, 95-100. Lagoa, Portugal: Município de Lagoa, 2021.
    Publicado
  2. Martins, Cátia; Ribeiro, Conceição. "Caracterização das práticas de gestão de voluntários nas IES: os membros da R-VES". In O Voluntariado no Ensino Superior: Da Gestão à Ação, 8-27. Portugal: Universidade do Algarve, 2021.
    Publicado
  3. Figueiredo, Mauro Jorge Guerreiro; Morgado, Margarida; Durão, Rosana; Martins, Cátia; Calvete, Marcelo; Régio, Mónica. "Milage Learn+: a gamified Learning Platform for the digital transformation of adults.". In Gaming in Action, 195-208. Tarsus / Mersin, Turquia: Mesleki Girisimciler ve Toplum Gönüllüleri Dernegi, 2021.
    Publicado
  4. Mauro Figueiredo; Cátia Martins; Conceição Ribeiro; José Rodrigues. "MILAGE LEARN+: A Tool to Promote Autonomous Learning of Students in Higher Education". 354-363. Portugal: Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-30938-1_28
  5. Martins, Cátia; Marques, Maria da Graça; Estêvão, M. Dulce; Martins, Ana Isabel; arco, joaquim; Madeira, Maria Emília; Rafael, Maria da Graça; Ribeiro, Conceição; Andrade, Raquel G. D.. "A importância do voluntariado no contexto universitário: a experiência do Grupo de Voluntariado UAlg V+". In CNaPPES 2018 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 42-48. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2019.
    Publicado
  6. Nunes, Cristina D711-CB24-6539; Ayala-Nunes, Lara; Macedo, Carmen; Martins, Cátia. "As famílias em risco psicossocial no Algarve". In Famílias em risco. Avaliação e intervenção psicoeducativa., editado por Nunes, Cristina D711-CB24-6539; Ayala-Nunes, Lara (441A-F8EC-1160). Editora Sílabas e Desafios, 2019.
    Publicado
  7. Ayala-Nunes, Lara; Nunes, Cristina; Martins, Cátia; Gonçalves, Andrea. "As famílias em risco psicossocial no Algarve [Families at psychosocial risk in Algarve].". In Famílias em risco ¿ avaliação e intervenção psicoeducativa, 127-144. Faro, Portugal: Sílabas & Desafios, 2019.
    Publicado
  8. Matos, Filomena; Costa, Emilia; Martins, Cátia; Ayala-Nunes, Lara; Nunes, Cristina. "Como vivem as crianças em Albufeira? Hábitos de vida, alimentação e saúde". In Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo, 338-344. AEPC, 2018.
    Publicado
  9. Costa, Emilia; Matos, Filomena; Martins, Cátia; Ayala-Nunes, Lara; Nunes, Cristina. "Estilos e Práticas Educativas. Será o Nível Educativo das Mães Importante?". In Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo, 330-337. AEPC, 2018.
  10. Ayala-Nunes, Lara; Costa, E.; Matos, F.; Martins, Cátia; Nunes, Cristina. "Estilos e práticas educativas. Será o nível educativo das mães importante? [Parenting styles and practices: is maternal educational level important?]". In Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo, 330-337. Granada, Espanha: Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC), 2018.
    Publicado
  11. Matos, F.; Costa, E.; Martins, Cátia; Nunes, Cristina. "Como vivem as crianças em Albufeira? Hábitos de vida, alimentação e saúde [How do children live in Albufeira? Lifestyles, diet and health].". In Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo, 338-344. Granada, Espanha: Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC), 2018.
    Publicado
  12. Martins, Cátia; Nunes, Cristina D711-CB24-6539; Martins, Ana Teresa; Almeida, Ana Susana. "Os contextos de socialização dos adolescentes". In Temas Actuais em Psicologia, 61-88. Faro, Portugal: Universidade do Algarve, 2009.
    Publicado
  13. Jesus, Saul; Vieira, Luís Sérgio; Almeida, Helena; Santos, Joana Vieira; Gomes, Alexandra; Martins, Cátia. "Modelo integrativo de teorias cognitivas da motivação. Uma investigação realizada com professores". In Temas Actuais em Psicologia, editado por Jesus, Saúl; Nunes, Cristina D711-CB24-6539. Faro, Portugal: Universidade do Algarve, 2009.
    Publicado
Edição de livro
  1. Gamboa, Vítor; Vieira, Luís Sérgio ; Martins, Cátia; Rodrigues, Suzi; Silva, Ana Daniela; Taveira, Maria do Céu. Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento: Desenvolvimento e bem-estar nos contextos de trabalho e formação. APDC Edições. 2021.
Livro
  1. Rita, Aida; Vale, Ana; Lúcio, Carla; Silva, Carla; Martins, Cátia; Vicente, Conceição; Arroio, Eduarda; et al. Orientações para profissionais da psicologia da educação. Suspeita de crime sexual com vítima menor de idade: proposta de protocolo de atuação. Universidade do Algarve. 2023.
    https://doi.org/10.34623/zx52-9687
  2. Aida Rita; Ana Vale; Carla Lúcio; Carla Silva; Cátia Martins; Cláudia Diogo; Eduarda Arroio; et al. Programas de mentoria: orientações para psicólogos da educação. Portugal: Universidade do Algarve. 2022.
    Publicado • Editor
  3. Vítor Gamboa, Cátia Martins, Suzi Rodrigues, Mauro Figueiredo. Práticas Inovadoras em Partilha: O Exemplo do Município de Lagoa. Portugal: Município de Lagoa. 2021.
    Publicado
  4. Cátia Martins, Conceição Ribeiro, Ana Sofia Rodrigues, Antero Teixeira, Miguel Jerónimo, Rosa Maria Rocha. O Voluntariado no Ensino Superior: Da Gestão à Ação.. 2021.
    Publicado
  5. Hidalgo, Maria Victória; Menéndez, Susana; López, ISabel; Lorence, Barbara; Sánchez, Jose; Jiménez, Lucía; Nunes, Cristina D711-CB24-6539; et al. Programa de Formación y Apoyo Familiar/ Programa de Formação e Apoio Familiar. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. 2018.
    Publicado • Tradutor
Resumo em conferência
  1. Martins, Cátia; Mocho, Helena; Marcelo, Beatriz; Prado, Gema; Rosário, Lúcia; Rodrigues, José; Ribeiro, Conceição; Cristina Nunes. "Apresentação da Escala da Motivação para a Aprendizagem". Trabalho apresentado em III Simpósio de Investigação Júnior em Psicologia, Faro, 2023.
    No prelo
Tese / Dissertação
  1. Silva, Géssica Maria Lima da. "A autorregulação na aprendizagem da química orgânica: O contributo da APP MILAGE APRENDER+". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.1/20073.
  2. Santos, Andreia Cristina Romão. "Instrumentos de avaliação da motivação para a aprendizagem no ensino básico: uma revisão sistemática da literatura". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.1/18778.
  3. Marcelo, Beatriz Baleizão. "Escala de motivação para a aprendizagem (EMA): um estudo de adaptação e validação com crianças portuguesas do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.1/19246.
  4. Alcaparra, Helena Sofia Belém Mocho. "Envolvimento, stress e eficácia parental na qualidade de vida das crianças em período pandémico". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.1/18558.
  5. Cavalcanti, Klycia Mafra. "Voluntariado universitário - estudo de caso sobre o Grupo UAlg V+". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.1/15259.
  6. Santos, Maria Aparecida dos. "A metodologia de projeto como ferramenta pedagógica inclusiva, no contexto da educação profissional e tecnológica, de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) em turmas heterogéneas". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.1/12327.
  7. Pereira, Ana Sofia Nunes Vigua Batista. "Organização e métodos de estudo: uma proposta interventiva para alunos de 3º ciclo". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.1/8564.
  8. Martins, Cátia; Martins, Cátia Sofia. "Motivação para Realizar Voluntariado: Estudos segundo as abordagens funcionalista e da autodeterminação". Doutoramento, Universidade do Algarve, 2015. https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/6742/1/CsMartins2013_Motivação%26Voluntariado.pdf.
  9. Martins, Cátia Sofia; Martins, Cátia. "Motivação para a aprendizagem escolar e práticas familiares de literacia: Análise da relação em crianças no 1º ano de escolaridade". Mestrado, Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, 2005. http://hdl.handle.net/10400.12/660.
Tradução
  1. Almeida, A.; Martins, Silvana; Antunes, A. P.; Martins, Cátia; Pereira, D.; Cristina, Nunes D711-CB24-6539. Autor correspondente: Almeida, A.. Tradução e revisão científica do Programa Aprender Juntos, Crescer em Família. Barcelona, Espanha: Fundación la Caixa. 2022.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/05/08 Características Psicométricas do Inventário de Aliança Parental numa Amostra de Famílias em Risco Psicossocial I Simpósio de Investigação Junior em Psicologia
Estudantes de Doutoramento da Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2021/05/06 Características Psicométrcicas da Versão Portuguesa da Escala de Satisfação Marital ENRICH I Simpósio de Investigação Junior em Psicologia
Estudantes de Doutoramento da Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2021/05/06 Características Psicométricas da Escala Brief COPE numa Amostra de Famílias Portuguesas em Risco Psicossocial I Simpósio de Investigação Junior em Psicologia
Estudantes de Doutoramento da Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2021/05/06 Psychometric characteristics of the portuguese version of the enrich marital satisfation scale 1st Symposium of Junior Research in Psychology
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2021/05/06 Psychometric characteristics of the brief cope scale in a sample of portuguese families at psychosocial risk 1st Symposium of Junior Research in Psychology
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2021/05/06 Psychometric characteristics of the parenting alliance inventory in a sample of at-risk families 1st Symposium of Junior Research in Psychology
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2020/10/18 Caracterização das Práticas de Gestão de Voluntariado nas IES: Os membros da R-VES. I Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior
Rede Nacional de Voluntariado no Ensino Superior, UALG (Faro, Portugal)
2020/10/18 Caracterização das Práticas de Gestão de Voluntariado nas IES: Os membros da R-VES [Characterization of Volunteer Management Practices in EIS: R-VES members] 1st National Meeting of the Network of Volunteers in Higher Education
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2020/10 Promovendo a Parentalidade Positiva [Promoting Positive Parenting] 8th International Congress of Educational Sciences and Development
(Pontevedra, Espanha)
2020/10 O Programa de Formação e Apoio à Família: tradução ao contexto português e processo de adaptação [The Educational and Family Support Program: translation to the Portuguese context and adaptation process] 8th International Congress of Educational Sciences and Development
(Pontevedra, Espanha)
2020/10 Impacto do Programa Janela Aberta à Família na qualidade de vida das crianças [Impact of the Family Open Window Program on children's quality of life] 8th International Congress of Educational Sciences and Development
(Pontevedra, Espanha)
2019/03 Explorando la relación entre el apoyo social percibido por los padres y el ajuste psicológico infantil: ¿lo mismo es bueno para todos? [Exploring the relation between parental perceived social support and child psychological adjustment: Is the same thing good for everyone?] 1 st International Conference of Psychoeducational, Family and Social Education and Intervention
Universidad de las Palmas de Gran Canarias ( Las Palmas de Gran Canaria, Spain, Espanha)
2019 MILAGE Learn+: the role of autonomy and self-regulation in Math learning I CONGRESO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN E INTERVENCIÓN: PSICOEDUCATIVA, FAMILIAR Y SOCIAL
(Las Palmas de Gran Canaria, Espanha)
2019 APP MILAGE LEARN+: a tool to promote autonomous learning XXIV Congresso da SPE
(Amarante, Portugal)
2019 MILAGE LEARN+: a tool to promote autonomous learning of students in higher education 2nd edition of the INternational CongRess on Engineering and Sustainability in the XXI cEntury – INCREaSE 2019
(Faro, Portugal)
2018/06 Sense of competence and parenting stress in families at psychosocial risk 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal, Portugal)
2018 Instrumentos de avaliação de ajuda à transição de carreira de adultos 10º Congresso AIDAP/AIDEP: Diagnóstico e Avaliação Psicológica
(Coimbra, Portugal)
2018 A importância do voluntariado no contexto universitário: a experiência do Grupo de Voluntariado UAlg V+ Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNAPPES)
(Braga, Portugal)
2017/05 Apoyo social percibido por los padres y ajuste psicológico infantil [Parental perceived social support and child psychological adjustment]. 5th International Congress of Educational Sciences and Development
(Santander, Espanha)
2017/05 Análise confirmatória da versão reduzida do Questionário de Estilos e Dimensões Parentais [Confirmatory analysis of the Parenting Styles and Dimensions Questionnaire, short version] 5th International Congress of Educational Sciences and Development
(Santander, Espanha)
2017/05 Estilos e práticas educativas. Será o nível educativo das mães importante? [Parenting styles and practices. Is mother’s educational level a significant predictor?] 5th International Congress of Educational Sciences and Development
(Santander, Espanha)
2017 Volunteering an integrated strategy against social exclusion II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences
(Faro, Portugal)
2017 Satisfacción, engagement y compromiso organizacional en el voluntariado: análisis de su capacidad de predicción de la intención de permanência en una muestra de voluntarios portugueses III Congreso Nacional de Psicología
(Oviedo, Espanha)
2017 Apoyo Social Percibido por los Padres y Ajuste Psicológico Infantil 5th International Congress of Educational Sciences and Development
(Santander, Espanha)
2017 Análise Confirmatória da Versão Reduzida do Questionário de Estilos e Dimensões Parentais 5th International Congress of Educational Sciences and Development
(Granada, Espanha)
2017 Estilos e Práticas Educativas. Será o Nível Educativo das Mães Importante? 5th International Congress of Educational Sciences and Development
(Granada, Espanha)
2017 The Use of Milage Learn+ APP: A preliminar study from training course for adults applying university I Congreso Virtual Internacional y III Congreso Virtual Iberoamericano sobre Recursos Educativos Inovadores
(Madrid, Espanha)
2017 The Use of Milage Learn+ APP for Computer Programming Learning: A Preliminary Study Concerning Self-Determination Variables II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences
(Faro, Portugal)
2017 Engaging Volunteering at University of Algarve: Motivations and Expectations II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences
(Faro, Portugal)
2016 The role of Volunteering in Higher Education: Bridging and Bonding Academic and Work Experiences I International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences
(Faro, Portugal)
2016 Support Office for Students with SEN at the University of Algarve: Past, present and future! I International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences
2015/11 Negative ageing stereotypes: psychometric properties of a Portuguese version of CENVE 8th International and 13th National Congress of Clinical Psychology
(Granada, Espanha)
2015 O voluntariado e a satisfação com a vida: um estudo exploratório com estudantes universitários XIII Colóquio de Psicologia e Educação: Diversidade e Educação: Desafios atuais
(Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - Atual O contributo da APP MILAGE APRENDER+ na Aprendizagem autorregulada da Matemática
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2017 - Atual A APP MILAGE APRENDER+ e a Teoria da Autodeterminação na Aprendizagem da Matemática em Alunos do Ensino Secundário
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2015 - Atual Transição para a Reforma: o contributo do ajustamento psicológico, qualidade de vida e bem-estar na satisfação em idosos
Orientador
Psicologia da Educação
Universidade do Algarve, Portugal
2022/09/01 - 2023/12/15 O Storytelling na Formação e na Autodeterminação: Experiência com Voluntários do Ensino Superior
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2022/09/01 - 2023/12/12 O Papel das Necessidades Psicológicas Básicas e do Suporte à Autonomia no Programa de Intervenção Surf & Therapy
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2022/09/01 - 2023/12 Como se processa e fomenta motivacionalmente o envolvimento dos docentes na formação contínua?
Orientador
Gestão e Administração Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2021/10/06 - 2023/10/02 VirtualNeuro: Lineamientos para la creación de un centro tecnológico de neurorehabilitación
Orientador
Gestão, Empreendedorismo e Inovação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2023 - 2023 O Contributo e as Potencialidades da Gamificação no Sucesso Escolar e na Aprendizagem de Matemática
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2023 - 2023 O Envolvimento parental escolar: medidas, processos e potencialidades
Coorientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2023 - 2023 A Autorregulação na Aprendizagem da Química Orgânica: O contributo da APP MILAGE APRENDER+
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2022 - 2022 ENVOLVIMENTO, STRESS E EFICÁCIA PARENTAL NA QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS EM PERÍODO PANDÉMICO
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2022 - 2022 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO BÁSICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2022 - 2022 Escala de Motivação para a Aprendizagem (EMA): Um Estudo de Adaptação e Validação com Crianças Portuguesas do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2020 - 2022 Instrumentos de Avaliação da Motivação para a Aprendizagem no Ensino Básico: Uma revisão sistemática da literatura
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2020 - 2022 Escala da Motivação para a Aprendizagem (EMA): Um estudo de Adaptação e Validação com Crianças Portuguesas do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2020 - 2022 Envolvimento, Stress e Eficácia Parental na Qualidade de Vida das Crianças em Período Pandémico
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2021 - 2021 Os Efeitos da Gamificação na Motivação dos Alunos do Ensino Secundário e Superior: Revisão Sistemática
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019/02 - 2021 Os Efeitos da Gamificação na Motivação dos Alunos do Ensino Secundário e Superior: Revisão Sistemática [The role of gamified learning strategies in student´s motivation in highschool and higher education: a systematic review]
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2020 - 2020 DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: OS (PRE)CONCEITOS DE GÉNERO, INTERESSES E AUTOEFICÁCIA
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020 - 2020 Voluntariado Universitário - Estudo de caso sobre o Grupo UAlg V+.
Orientador
Educação Social (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2018 - 2020 Desenvolvimento Vocacional na Educação Pré-Escolar: Os (Pre)Conceitora de Género, Interesses e Autoeficácia
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2017 - 2020 Voluntariado Universitário: Estudo de caso sobre Grupo UAlg V+
Orientador
Educação Social (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2018 - 2018 A METODOLOGIA DE PROJETO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (NEE) EM TURMAS HETEROGÉNEAS.
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2015 - 2017 O contributo da Autodeterminação no sucesso académico: o papel preditor da Autonomia e das necessidades psicológicas básicas
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2015 - 2017 Projeto: Práticas de Educação Sexual em Contexto Escolar
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2016 - 2016 ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS DE ESTUDO: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA PARA ALUNOS DE 3º CICLO
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/10/18 - Atual I Simpósio Internacional de Voluntariado no Ensino Superior (2019/10/18)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Grupo de Voluntariado UAlg V+, Portugal
2022/06/28 - 2022/06/30 8th EurofamNet Management Committee Meeting (2022/06/28 - 2022/06/30)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020 Condição Física, Autoperceção e Rendimento Académico na Adolescência
Vogal
José Francisco Nunes Guilherme (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2020 Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida – estudo com estudantes adultos
Arguente
Andreia Vitoriano (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2020 Efeito do suporte do pai e do suporte da mãe no desenvolvimento vocacional: estudos com alunos do 9º ano de escolaridade
Arguente
Carolina Martins (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2019 Suporte dos Pares e Exploração Vocacional em estudantes do Ensino Básico: O efeito mediador de variáveis da agência individual
Arguente
ANA CATARINA OLIVEIRA MONTEIRO INÁCIO (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2019 Competências parentais percebidas em famílias em risco psicossocial e na população geral
Arguente
Andrea Miquelina de Sousa Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2019 Autoeficácia, satisfação com a vida e rendimento académico de alunos do 4º e 6º ano de escolaridade
Arguente
Rita Patacas Vieira (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2018 Autoeficácia e bem-estar subjetivo – contributo de um programa de educação positiva com alunos do 3º ciclo do ensino básico
Arguente
Jéssica Palma Cavaco (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2017 Famílias em Risco Psicossocial: Funcionamento familiar, competências parentais, apoio social e bem-estar
Vogal
Carmen Macedo (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2017 O Suporte Parental e Autoeficácia nos Processos de Exploração e de Tomada de Decisão de Carreira, em Alunos do Ensino Secundário
Arguente
Micaela Isabel Vaz Estreia (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2017 A Importância do Suporte Parental e Autonomia nos Processos de Exploração e Indecisão de Carreira
Arguente
Suzi Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2017 Suporte dos pares e desenvolvimento vocacional em estudantes do ensino secundário: o efeito da Autonomia no processo de tomada de decisão de carreira
Arguente
Alex Miguel Da Silva (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2017 Educar para o otimismo e para as emoções positivas
Arguente
Rute Pereira Martinho (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2017 Competências parentais e perceção das dificuldades e capacidades dos filhos. Um estudo com pais e mães algarvios
Arguente
Ângela Sofia Tavares Oliveira (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2017 A Educação Positiva como Base de um Modelo de Intervenção Psicológica com Alunos do Ensino Básico
Arguente
Vanda Cristina Sotto Mayor Dias Pedro (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2017 Avaliação dos Impactos de Intervenção de Educação Positiva no Bem-Estar e no Desempenho Escolar de Alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Tatiana de Lurdes Bettencourt Medina (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2017 Estilos, Práticas Parentais e Perceção das Capacidades e Dificuldades dos Filhos: Um estudo exploratório na população em geral
Arguente
Sandra Oliveira Gomes (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2017 A importância do suporte parental e da Motivação Intrínseca nos Processos de Exploração e na Indecisão de Carreira
Arguente
Vera Lúcia Martins de Matos (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2017 A importância do desenho infantil para o desenvolvimento das crianças em Jardim de Infância
Arguente
Ana Catarina Pereira (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2016 Cognitive-Motivational Determinants of Career Decision-making Processes: Validation of a Conceptual Model
Arguente
Pedro Miguel Gomes Cordeiro (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2016 Avaliação do Impacto de um programa de Intervenção Vocacional na Autoeficácia em Alunos do Percurso Curricular Alternativo
Arguente
Cristiana Alexandra Ribeiro Sousa (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2016 O Livro – Um recurso transversal”. Mestrado em Educação Pré-Escolar
Arguente
Joana Filipa Eugénio Fernandes (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2016 Otimismo, Carreira e Bem-Estar Subjetivo em Estudantes do Ensino Superior
Arguente
Mónica Cristina Nobre Laginha (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2016 A importância do Método TEACCH na inclusão de uma criança autista: Estudo de caso
Arguente
Ana Rita Jesus Fortunato (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2015 Atitude Face ao Futuro, Satisfação com a Vida e Raciocínio Sistemático em Novas Situações. Estudo com uma amostra de estudantes do Ensino Superior
Arguente principal
Alda Dulce Pereira De Sousa Matos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2015 Perceção de controlo na velhice: na relação entre autoeficácia, autoestima e bem-estar psicológico
Arguente
Maria Mesa Fernández (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2015 Contextos de Alfabetização do Mova-Brasil: Desenvolvimento & Cidadania: Intervenção Comunitária e Implicações no Desenvolvimento Local
Arguente
Joana Marta Paraízo Pedro (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2015 Estratégias para desenvolver a Formação Pessoal e Social em crianças de idade pré-escolar
Arguente
Cátia Patrícia Gama Batista (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2015 Os Estilos Parentais e a Qualidade de Vida Percebida pelos Adolescentes
Arguente
Catarina Ribeiro Freire de Almeida (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2015 O Serviço Público de Emprego e a Orientação dos Beneficiários do Rendimento Social de Inserção
Arguente
Maria Teresa Tavares Saraiva Paes Lobo (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2015 Práticas Parentais e Comportamentos de Risco para a Saúde dos Adolescentes
Arguente
Lúcia André do Carmo Barracosa (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2014 A Educação Comunitária e a Agenda Socioambiental de Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira: Resultados da intervenção à Comunidade de Morro Seco
Arguente
César Augusto Silva (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2014 Promoting Parental support and Vocational Development of 8th Grade Students
Arguente
Elisabeth Rosa Alexandre Simões (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual BMC psychology (20507283) BioMed Central Ltd.
2022 - Atual Child and Family Social Work (13652206) Wiley-Blackwell Publishing Ltd
2022 - Atual Children (22279067) MDPI AG
2022 - Atual Cogent Education (2331186X) Taylor and Francis Ltd.
2022 - Atual International Journal of Environment Research and Public Health (16617827) Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI)
2022 - Atual European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education (22549625) MDPI AG
2022 - Atual Journal of Child and Family Studies (15732843) Springer New York
2022 - Atual Social Work (15456846) Oxford University Press
2022 - Atual Sustainability (20711050) MDPI AG
2021 - Atual British Journal of Guidance and Counselling (03069885, 14693534) Routledge
2021 - Atual Child and Family Social Work (13567500, 13652206) Wiley-Blackwell Publishing Ltd
2021 - Atual International Journal of Environmental Research and Public Health (1660-4601) Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI)
2021 - Atual Europe's Journal of Psychology (18410413) Europe's Journal of Psychology
2021 - Atual Journal of Child and Family Studies (15732843) Springer New York
2021 - Atual Social Sciences (20760760) Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI)
2021 - Atual Sustainability (20711050) MDPI AG
2019/07 - Atual Europe’s Journal of Psychology (18410413)
2019/03 - Atual Journal of Child and Family Studies (10621024) Springer New York

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/02 - Atual Psicologia Comunitária Psicologia (Licenciatura) Universidade do Algarve, Portugal
2015/09 - Atual Motivação, Aprendizagem e Desempenho Escolar Psicologia da Educação (Mestrado integrado) Universidade do Algarve, Portugal
2015 - Atual Psicologia da Educação Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) Universidade do Algarve, Portugal
2009 - Atual Intervenção Socioeducativa e Participação Comunitária Psicologia da Educação (Mestrado integrado) Universidade do Algarve, Portugal
2009 - Atual Métodos Avançados de Investigação Psicologia da Educação; Psicologia Clínica e da Saúde; Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Mestrado) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2007/09 - Atual Psicologia da Educação Psicologia (Licenciatura) Universidade do Algarve, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/10/18 - Atual President of the Coordination Commission and member of the General Assembly of R-VES (National Higher Education Network of Volunteering).
Presidente / Vice-presidente
2018/09/10 - Atual General coordinator of the Volunteer Group of the University of Algarve UAlg V +.
Coordenador
Universidade do Algarve, Portugal
2017/11 - Atual Member of the Working Group for Non-Formal Education of the Portuguese Psychologists Association.
Membro
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2015/05 - Atual Faculty coordinator of the Volunteer Group at the University of Algarve UAlg V +.
Coordenador
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013/05 - 2017/11 Faculty Coordinator of the Office of Students with Special Educational Needs' Office.
Coordenador
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Distinções

Prémio

2023 Prémio Boas Práticas da Universidade do Algarve
Universidade do Algarve, Portugal