Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Tânia Nunes
Nomes de citação
- Nunes, Tânia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5E1C-58F3-1004
- ORCID iD
- 0000-0002-4187-5984
Endereços de correio eletrónico
- tania.nunes@ulusofona.pt (Profissional)
- tanianunes.pf@gmail.com (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012/09/01 - 2017/02/24
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Psicologia Aplicada
Universidade do Minho, Portugal
"O Papel dos professores na preparação do TPC e o impacto na performance escolar dos alunos a matemática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom (aprovada por unanimidade) |
2004/09/26 - 2009/07/05
Concluído
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado integrado)
Especialização em Psicologia Escolar e da Educação
Universidade do Minho, Portugal
"Programa de Promoção de Competências de Aprendizagem em Alunos do 1.º ano do Ensino Superior: Um estudo de caso com alunos
de insucesso académico " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16,380 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/09/01 - 2017/02/24 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/09/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal |
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/09/01 - Atual | Técnico Superior (Técnico Superior) | Agrupamento de Escolas de Cristelo, Portugal |
Agrupamento de Escolas de Cristelo, Portugal | ||
2017/10/24 - 2020/08/31 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Agrupamento de Escolas de Lousada, Portugal |
Agrupamento de Escolas de Lousada, Portugal | ||
2009/09/30 - 2012/08/31 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Agrupamento de Escolas de Lousada, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/09/25 - Atual | Consultora do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Poster em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2025/05/21 | "Promoção de Ambientes de Ensino e Aprendizagem Seguros: promoção de comportamentos positivos na escola- reflexão em torno da prática". | XI Seminário de Psicologia da Educação
Direção Geral da Educação/Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
|
2023/10/02 | Mentorias e Tutorias: teoria, prática e avaliação | Avaliação Externa das Escolas
Inspeção-Geral da Educação e Ciência
|
2023/07/12 | MEDIDAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FORMAL | Encontro Nacional “Comunidades Marginalizadas: Transformar a Educação”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2023/05/29 | Mentorias na Escola | Encontro Nacional de Mentoria na Escola
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2023/05/23 | Well-being matters: socio-emotional development practices in school | Euroguidance Cross Border Seminar
Euroguidance (Dresden, Alemanha)
|
2022/11/18 | Educação Inclusiva: ação do psicólogo na escola | ENCONTRO(S) DA PSICOLOGIA E DA EDUCAÇÃO
ISMAI (Maia, Portugal)
|
2022/06/21 | Impacto das mentorias e tutorias no bem-estar e nas aprendizagens dos alunos | Encontro Projeto Educação Inclusiva
Direção Geral da Educação/Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares/Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional
(Vimeiro, Portugal)
|
2022/05/19 | Desafios no diagnóstico e intervenção nas perturbações do neurodesenvolvimento na infância | Perturbações do neurodesenvolvimento na infância
Instituto do Desenvolvimento (Paredes, Portugal)
|
2022/05/05 | Programas de Intervenção, Recomendações e Audiências Relevantes I - Uma abordagem integrada ATE/Mentorias | IX Seminário de Psicologia da Educação
Direção Geral da Educação/Ordem dos Psicólogos Portugueses (Viseu, Portugal)
|
2022/04/23 | O Papel dos Pais na Orientação Vocacional | Mostra Qualificação 2022
Fundação Santo António (Marco de Canavezes, Portugal)
|
2021/09/21 | Tutorias Autorregulatórias | Jornadas Escola + 21|23
Direção Geral da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2021/07/16 | Desenvolver competências em contexto educativo: A ponte entre a investigação e a prática. | InConference in school
Casa do Professor (Lisboa, Portugal)
|
2021/01/21 | MENTORIA – Conceito, Desenho de Programas e Práticas na Escola. | Implementar Programas de Mentoria entre Pares
Direção Geral da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2020/11/05 | Mentorias | Jornadas de Trabalho: Conhecer, Colaborar e Agir
Direção Geral da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2019/09/10 | Dislexia: enquadramento teórico e implicações | Conferência Nacional “A Dislexia na transição do 1º para o 2º ciclo”
Projeto Europeu Erasmus+ DysTRANS (Sines, Portugal)
|
2017/05 | Avaliação Neurocognitiva: o diagnóstico | Dislexia: para lá do erro
Instituto do Desenvolvimento (Penafiel, Portugal)
|
2016/10/01 | AUTORREGULAR ALUNOS COM PHDA: proposta de intervenção na prática clínica | Conferência | PHDA Mitos e Factos no Diagnóstico e Intervenção
Instituto do Desenvolvimento (Penafiel, Portugal)
|
2016/09/24 | “PHDA no contexto escolar” | I Fórum de NeuroPsicologia: “DesMistificar Problemáticas”
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (Famalicão, Portugal)
|
2016/04/06 | Dislexia: Sinais e Intervenção | Dislexia: Sinais e Intervenção
Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso (Guimarães, Portugal)
|
2016/01/10 | Dislexia: Conhece estes sinais de alerta? | I Jornadas do Movimento Saúde de Paredes
Câmara Municipal de Paredes (Paredes, Portugal)
|
2015/04/15 | Dislexia: Sinais e Intervenção | Dislexia: Sinais e Intervenção
Agrupamento de Escolas Castelo de Paiva (Castelo de Paiva, Portugal)
|
2014/10/18 | Sucesso Escolar:estratégias de intervenção | Colóquio-Sucesso Escolar
Instituto do Desenvolvimento (Penafiel, Portugal)
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/09/25 - Atual | Membro do Serviço de Apoio à Melhoria Contínua da Educação | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/09/01 - Atual | Psicologia Aplicada- Módulo de Psicologia Escolar Supervisão Estágio em Psicologia Clínica e da Saúde | Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal | |
2024/09/25 - 2024/12/31 | Lecionação da Oficina Práticas Inclusivas na Escola e na Sala de Aula. | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2022/01/18 - 2022/01/18 | “A Educação Inclusiva no Sucesso escolar: a implementação de medidas universais” | “A Educação Inclusiva no Sucesso escolar: a implementação de medidas universais” - Agrupamento de Escolas Paço de Sousa (Outros) | |
2021/03/20 - 2021/05/21 | O papel da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação inclusiva na Construção de uma escola inclusiva a convite da Direção Geral de Educação | (Outros) | |
2020/10/12 - 2020/10/23 | Estratégias Comportamentais para o Sucesso | Práticas de Aconselhamento e Orientação - Edufor (Outros) | |
2018/06/24 - 2018/06/24 | Dislexia: da avaliação à intervenção | Dislexia: da avaliação à intervenção (Outros) | Agrupamento de Escolas de Cristelo, Portugal |
2017/07/10 - 2017/07/11 | Dislexia: Sintomatologia, Avaliação e Intervenção | Dislexia: Sintomatologia, Avaliação e Intervenção (Outros) | |
2014/12/19 - 2014/12/19 | Importância da comunicação nas relações interpessoais | Ambientes de trabalho de excelência: Gestão de Conflitos em contexto escolar (Outros) | Agrupamento de Escolas de Lousada, Portugal |