???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Tânia Nunes

Nomes de citação

  • Nunes, Tânia

Identificadores de autor

Ciência ID
5E1C-58F3-1004
ORCID iD
0000-0002-4187-5984

Endereços de correio eletrónico

  • tania.nunes@ulusofona.pt (Profissional)
  • tanianunes.pf@gmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau Classificação
2012/09/01 - 2017/02/24
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Psicologia Aplicada
Universidade do Minho, Portugal
"O Papel dos professores na preparação do TPC e o impacto na performance escolar dos alunos a matemática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom (aprovada por unanimidade)
2004/09/26 - 2009/07/05
Concluído
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado integrado)
Especialização em Psicologia Escolar e da Educação
Universidade do Minho, Portugal
"Programa de Promoção de Competências de Aprendizagem em Alunos do 1.º ano do Ensino Superior: Um estudo de caso com alunos de insucesso académico " (TESE/DISSERTAÇÃO)
16,380
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/09/01 - 2017/02/24 Investigador (Investigação) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/01 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Agrupamento de Escolas de Cristelo, Portugal
Agrupamento de Escolas de Cristelo, Portugal
2017/10/24 - 2020/08/31 Técnico Superior (Técnico Superior) Agrupamento de Escolas de Lousada, Portugal
Agrupamento de Escolas de Lousada, Portugal
2009/09/30 - 2012/08/31 Técnico Superior (Técnico Superior) Agrupamento de Escolas de Lousada, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09/25 - Atual Consultora do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Magalhães, Sofia; Nunes, Tânia; Soeiro, Inês; Rodrigues, Rui; Coelho, António; Pinheiro, Marisa; Castro, São Luís; Leal, Teresa; Limpo, Teresa. "A Pilot Study Testing the Effectiveness of a Mindfulness-Based Program for Portuguese School Children". Mindfulness 13 11 (2022): 2751-2764. https://doi.org/10.1007/s12671-022-01991-8.
    10.1007/s12671-022-01991-8
  2. Rosário, Pedro; Cunha, Jennifer; Nunes, Tânia; Nunes, Ana Rita; Moreira, Tânia; Núñez, José Carlos. "“Homework Should Be…but We Do Not Live in an Ideal World”: Mathematics Teachers’ Perspectives on Quality Homework and on Homework Assigned in Elementary and Middle Schools". Frontiers in Psychology 10 (2019): https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00224.
    Acesso aberto • 10.3389/fpsyg.2019.00224
  3. Pedro Rosário; José Carlos Núñez; Guillermo Vallejo; Tânia Nunes; Jennifer Cunha; Sonia Fuentes; Antonio Valle. "Homework purposes, homework behaviors, and academic achievement. Examining the mediating role of students’ perceived homework quality". Contemporary Educational Psychology (2018): https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2018.04.001.
    10.1016/j.cedpsych.2018.04.001
  4. Cunha, Jennifer; Rosário, Pedro; Núñez, José Carlos; Nunes, Ana Rita; Moreira, Tânia; Nunes, Tânia. "“Homework Feedback Is…”: Elementary and Middle School Teachers’ Conceptions of Homework Feedback". Frontiers in Psychology 9 (2018): https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.00032.
    10.3389/fpsyg.2018.00032
  5. Rosário, Pedro; Núñez, José C.; Vallejo, Guillermo; Cunha, Jennifer; Nunes, Tânia; Suárez, Natalia; Fuentes, Sonia; Moreira, Tânia. "The effects of teachers' homework follow-up practices on students' EFL performance: a randomized-group design". Frontiers in Psychology 6 (2015): https://doi.org/10.3389/fpsyg.2015.01528.
    10.3389/fpsyg.2015.01528
  6. Rosário, Pedro; Núñez, José Carlos; Vallejo, Guillermo; Cunha, Jennifer; Nunes, Tânia; Mourão, Rosa; Pinto, Ricardo. "Does homework design matter? The role of homework's purpose in student mathematics achievement". Contemporary Educational Psychology 43 (2015): 10-24. https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2015.08.001.
    Publicado • 10.1016/j.cedpsych.2015.08.001
  7. Nunes, Tânia; Cunha, Jennifer; Mourão, Rosa; Nunes, Ana Rita. "Nunes, T., Cunha, J., Mourão, R., & Nunes, A. R. (2014). O papel do professor: enfoque nas características de um TPC de qualidade.". Revista de Psicología y Educación 9 2 (2014): 57-70. https://rpye.es/pdf/20140902.pdf#page=59.
    Publicado
  8. Nunes, Tânia; Rita Rodrigues; Lamela, Diogo; Rui Nunes-Costa. "Perspectiva social sobre os discursos opressores da deficiência na universidade". Psico 42 1 (2011): 124-133. https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/7024.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Rosário, Pedro; Nunes, Tânia; Magalhães, Carla; Rodrigues, Adriana; Pinto, Ricardo; Ferreira, Pedro. "Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de Universidade". Psicologia Escolar e Educacional 14 2 (2010): 349-358. https://doi.org/10.1590/s1413-85572010000200017.
    10.1590/s1413-85572010000200017
  10. Pedro Rosário; Mourão, Rosa; Nunes, Tânia; Margarida Baldaque; Núñez, José C.; Julio A. Gonzalez-Pienda; Cerezo, Rebeca; Antonio Valle. "TAREAS PARA CASA, AUTORREGULACIÓN DEL APRENDIZAJE Y RENDIMIENTO EN MATEMÁTICAS". Revista de Psicodidáctica 14 2 (2009): 179-192. https://repositorium.uminho.pt/bitstream/1822/11859/1/Rev.Psicodida.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
Poster em conferência
  1. Nunes, Tânia; Cunha, Jennifer; Moreira, Tânia; Nunes, Ana Rita; Azevedo, Raquel; Rosário, Pedro; Araújo, Rita. "A Graphical Model of Teachers' Conceptions of Homework Feedback". Trabalho apresentado em XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia [XIII International Gallician-Portuguese Congress Of Psychology], 2015.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/05/21 "Promoção de Ambientes de Ensino e Aprendizagem Seguros: promoção de comportamentos positivos na escola- reflexão em torno da prática". XI Seminário de Psicologia da Educação
Direção Geral da Educação/Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
2023/10/02 Mentorias e Tutorias: teoria, prática e avaliação Avaliação Externa das Escolas
Inspeção-Geral da Educação e Ciência
2023/07/12 MEDIDAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FORMAL Encontro Nacional “Comunidades Marginalizadas: Transformar a Educação”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2023/05/29 Mentorias na Escola Encontro Nacional de Mentoria na Escola
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/05/23 Well-being matters: socio-emotional development practices in school Euroguidance Cross Border Seminar
Euroguidance (Dresden, Alemanha)
2022/11/18 Educação Inclusiva: ação do psicólogo na escola ENCONTRO(S) DA PSICOLOGIA E DA EDUCAÇÃO
ISMAI (Maia, Portugal)
2022/06/21 Impacto das mentorias e tutorias no bem-estar e nas aprendizagens dos alunos Encontro Projeto Educação Inclusiva
Direção Geral da Educação/Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares/Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (Vimeiro, Portugal)
2022/05/19 Desafios no diagnóstico e intervenção nas perturbações do neurodesenvolvimento na infância Perturbações do neurodesenvolvimento na infância
Instituto do Desenvolvimento (Paredes, Portugal)
2022/05/05 Programas de Intervenção, Recomendações e Audiências Relevantes I - Uma abordagem integrada ATE/Mentorias IX Seminário de Psicologia da Educação
Direção Geral da Educação/Ordem dos Psicólogos Portugueses (Viseu, Portugal)
2022/04/23 O Papel dos Pais na Orientação Vocacional Mostra Qualificação 2022
Fundação Santo António (Marco de Canavezes, Portugal)
2021/09/21 Tutorias Autorregulatórias Jornadas Escola + 21|23
Direção Geral da Educação (Lisboa, Portugal)
2021/07/16 Desenvolver competências em contexto educativo: A ponte entre a investigação e a prática. InConference in school
Casa do Professor (Lisboa, Portugal)
2021/01/21 MENTORIA – Conceito, Desenho de Programas e Práticas na Escola. Implementar Programas de Mentoria entre Pares
Direção Geral da Educação (Lisboa, Portugal)
2020/11/05 Mentorias Jornadas de Trabalho: Conhecer, Colaborar e Agir
Direção Geral da Educação (Lisboa, Portugal)
2019/09/10 Dislexia: enquadramento teórico e implicações Conferência Nacional “A Dislexia na transição do 1º para o 2º ciclo”
Projeto Europeu Erasmus+ DysTRANS (Sines, Portugal)
2017/05 Avaliação Neurocognitiva: o diagnóstico Dislexia: para lá do erro
Instituto do Desenvolvimento (Penafiel, Portugal)
2016/10/01 AUTORREGULAR ALUNOS COM PHDA: proposta de intervenção na prática clínica Conferência | PHDA Mitos e Factos no Diagnóstico e Intervenção
Instituto do Desenvolvimento (Penafiel, Portugal)
2016/09/24 “PHDA no contexto escolar” I Fórum de NeuroPsicologia: “DesMistificar Problemáticas”
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (Famalicão, Portugal)
2016/04/06 Dislexia: Sinais e Intervenção Dislexia: Sinais e Intervenção
Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso (Guimarães, Portugal)
2016/01/10 Dislexia: Conhece estes sinais de alerta? I Jornadas do Movimento Saúde de Paredes
Câmara Municipal de Paredes (Paredes, Portugal)
2015/04/15 Dislexia: Sinais e Intervenção Dislexia: Sinais e Intervenção
Agrupamento de Escolas Castelo de Paiva (Castelo de Paiva, Portugal)
2014/10/18 Sucesso Escolar:estratégias de intervenção Colóquio-Sucesso Escolar
Instituto do Desenvolvimento (Penafiel, Portugal)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/09/25 - Atual Membro do Serviço de Apoio à Melhoria Contínua da Educação Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/09/01 - Atual Psicologia Aplicada- Módulo de Psicologia Escolar Supervisão Estágio em Psicologia Clínica e da Saúde Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2024/09/25 - 2024/12/31 Lecionação da Oficina Práticas Inclusivas na Escola e na Sala de Aula. (Outros) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2022/01/18 - 2022/01/18 “A Educação Inclusiva no Sucesso escolar: a implementação de medidas universais” “A Educação Inclusiva no Sucesso escolar: a implementação de medidas universais” - Agrupamento de Escolas Paço de Sousa (Outros)
2021/03/20 - 2021/05/21 O papel da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação inclusiva na Construção de uma escola inclusiva a convite da Direção Geral de Educação (Outros)
2020/10/12 - 2020/10/23 Estratégias Comportamentais para o Sucesso Práticas de Aconselhamento e Orientação - Edufor (Outros)
2018/06/24 - 2018/06/24 Dislexia: da avaliação à intervenção Dislexia: da avaliação à intervenção (Outros) Agrupamento de Escolas de Cristelo, Portugal
2017/07/10 - 2017/07/11 Dislexia: Sintomatologia, Avaliação e Intervenção Dislexia: Sintomatologia, Avaliação e Intervenção (Outros)
2014/12/19 - 2014/12/19 Importância da comunicação nas relações interpessoais Ambientes de trabalho de excelência: Gestão de Conflitos em contexto escolar (Outros) Agrupamento de Escolas de Lousada, Portugal