???global.info.a_carregar???
Doutorada em Matemática, especialidade em Álgebra, Lógica e Fundamentos e licenciada em Matemática Aplicada e Computação no IST. Actualmente Professora Auxiliar no ISCTE. Tem desenvolvido investigação em Lógica Matemática, Teoria da Demonstração, Interpretações funcionais, Web Semantics e Educação em Portugal. Casada e mãe de dois rapazes. Estudou Artes no ensino secundário.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Patrícia da Conceição Martins Engrácia

Nomes de citação

  • Engrácia, Patrícia

Identificadores de autor

Ciência ID
571B-0FF6-1501
ORCID iD
0000-0002-2673-3216
Google Scholar ID
SMAdiocAAAAJ

Endereços de correio eletrónico

  • patricia.martins.engracia@iscte-iul.pt (Profissional)
  • pengracia@uab.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • (+351) 968264245 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Afonso Lopes Vieira, 9, 1 esquerdo, 1700-010, Lisboa, Lisboa, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Matemática
Formação
Grau Classificação
2005 - 2009/09/14
Concluído
Matemática (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Álgebra, Lógica e Fundamentos
Universidade de Lisboa, Portugal
"Estudos Sobre Interpretações Limitadas em Teorias da Demonstração" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2003/01/01 - 2004/06/09
Concluído
Matemática Aplicada (Outros)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2003 - 2004/06/09
Concluído
Matemática Aplicada (Diploma de especialização)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
1998 - 2003/09/10
Concluído
Matemática Aplicada e Computação (Licenciatura)
Especialização em Análise, Álgebra e Geometria
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
"Universo de Godel" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/05/01 - 2019/09/30 Gestão de Ciência e Tecnologia Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09/19 - 2023/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/03/01 - 2023/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2021/11 - 2022/02/28 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/03/01 - 2021/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2020/11 - 2021/02/28 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2018/09/01 - 2020/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2019 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2018/03/01 - 2018/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal
2016 - 2018/02/28 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2014 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior Náutica Infante D Henrique, Portugal
2010 - 2014 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior Náutica Infante D Henrique, Portugal
2009/09 - 2013/02 Monitor (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2009/09 - 2010/07 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Campus Sintra, Portugal
2001/09 - 2004/08 Monitor (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10/01 - 2023/11/06 Técnico Superior (Técnico Superior) Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2014 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Escola Superior Náutica Infante D Henrique, Portugal
2013 - 2014 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Escola Superior Náutica Infante D Henrique, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/01/01 - 2026/12/31 Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Sector da Saúde
DIGITAL-2021-SKILLS-01
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

LAUREA-AMMATTIKORKEAKOULU OY, Finlândia

ARISTOTELIO PANEPISTIMIO THESSALONIKIS, Grécia

UNIVERSITE GUSTAVE EIFFEL, França

Comprehensive approach to the robotic construction: Drones and robotic arms in the building construction Industries This research aims at focusinInstituto de Telecomunicações IT-IUL, Portugal

CLINIPOWER FINLAND OY, Finlândia

WHYMOB LDA, Portugal

MUNDISERVICOS - COMPANHIA PORTUGUESA DE SERVICOS E GESTAO LDA, Portugal
European Commission
Em curso
2017/05/01 - 2019/10/31 Estudos estatísticos sobre o Ensino Superior em Portugal
SFRH/BGCT/135022/2017
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005 - 2009 Proof theoretical studies on the bounded functional interpretation
SFRH/BD 17922/2004
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2004/10/01 - 2008/09/30 SISTEMAS DINÂMICOS EM ECONOMIA - PROGRAMA DE DOUTOURAMENTO E MESTRADO EM ECONOMIA
SFRH/BD/17922/2004
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2010/03/01 - 2013/07/31 Interpretações funcionais da aritmética e análise
PTDC/MAT/104716/2008
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 209 - 2011-2012
PEst-OE/MAT/UI0209/2011
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Matemática Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/03/01 - 2007/11/30 Formal systems of arithmetic and computability
POCI/MAT/61720/2004
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cruz-Filipe, Luis; Engrácia, Patrícia; Gaspar, Graça; Henriques, R.; Maria Isabel Gama Nunes. "Tighter integration in dl- programs". Trabalho apresentado em INForum 2013, 5.º Simpósio de Informática, Évora, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Engrácia, Patrícia. "The bounded functional interpretation of bar induction". Annals of Pure and Applied Logic 163 9 (2012): 1183-1195. http://dx.doi.org/10.1016/j.apal.2011.11.008.
    10.1016/j.apal.2011.11.008
  2. Engrácia, P.; Ferreira, Fernando. "The bounded functional interpretation of the double negation shift". The Journal of Symbolic Logic 75 2 (2010): 759-773. http://dx.doi.org/10.2178/jsl/1268917503.
    Publicado • 10.2178/jsl/1268917503
Capítulo de livro
  1. Engrácia, P.; Ferreira, Fernando. "Bounded functional interpretation with an abstract type". In Contemporary Logic and Computing, 87-112. Londres, Reino Unido: College Publication, 2020.
    Publicado
  2. Engrácia, Patrícia. "Interlúdio sobre integrais de linha e de superfície". In NÚMEROS, CIRURGIAS E NÓS DE GRAVATA, 185-194. Lisboa, Portugal: IST Press, 2012.
    Publicado
Relatório
  1. Cordeiro, Cristina Robalo; Leite, Isabel; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Engrácia, Patrícia; Cabral, Nuno; Duarte, Joana; Oliveira, Filomena; Rodrigues, Nuno Neto. 2023. Inquérito aos hábitos de leitura dos estudantes do 1.º ciclo do Ensino Superior: principais resultados. https://hdl.handle.net/1822/88116.
  2. Engrácia, P.; Duarte, Joana. 2022. Situação após 3 anos dos alunos que ingressaram em cursos científico-humanísticos, 2020/21. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/65821fe8a2ffac96ddd491e1.
  3. Engrácia, Patrícia; Joana Duarte. 2022. Situação após 3 anos dos alunos que ingressaram em cursos profissionais – 2020/21. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/6581d4ccf5f77a62744f8f22.
  4. Engrácia, Patrícia; Abrantes, Pedro; Duarte, Joana. 2022. Resultados escolares: sucesso e equidade - Ensino Básico e Secundário. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/6585791534c1747e3f453530.
  5. Engrácia, P.; Duarte, Joana. 2021. Situação após 3 anos dos alunos que ingressaram em cursos científico-humanísticos, 2019/20.
  6. Engrácia, P.; Cabral, Nuno. 2021. Prosseguimento de estudos entre os diplomados de Cursos Técnicos Superiores Profissionais em 2019/20. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/65799a117276e99ba53fc1e4.
  7. Engrácia, Patrícia. 2021. Prosseguimento de estudos entre os diplomados de licenciatura – 2019/20. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/65799a657276e99ba53fc1e7.
  8. Engrácia, Patrícia; Duarte, Joana. 2021. Situação após 3 anos dos alunos que ingressaram em cursos profissionais – 2019/20. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/6581d636f5f77a62744f8f31.
  9. Engrácia, P.. 2021. Prosseguimento de estudos entre os diplomados de licenciatura em 2018/19. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/65799b437276e99ba53fc1f5.
  10. Engrácia, P.. 2021. Prosseguimento de estudos entre os diplomados de licenciatura em 2017/18. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/65799bc27276e99ba53fc1fe.
  11. Engrácia, P.; Abrantes, Pedro; Duarte, Joana; Baptista, João. 2021. Resultados Escolares – Indicador de Equidade | Ensino Básico e Secundário - 2019. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/6585793c9f2b73a86522356b.
  12. Engrácia, P.. 2020. Situação após 3 anos dos alunos que ingressam em cursos científico-humanísticos, 2018/19.
  13. Engrácia, Patrícia. 2020. Situação após 3 anos dos alunos que ingressam no ensino profissional – 2018/19. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/6581d71ff5f77a62744f8f33.
  14. Engrácia, Patrícia. 2020. Prosseguimento de estudos entre os diplomados de cursos de Técnico Superior Profissional, 2018/19. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/65799afd7276e99ba53fc1ef.
  15. Engrácia, P.; Oliveira Baptista, João. 2020. Situação após 3 anos dos alunos que ingressam no ensino científico-humanístico – ano letivo 2017/18. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/65821ae2f5f77a62744f8f43.
  16. Engrácia, Patrícia; Oliveira Baptista, João. 2019. Prosseguimento de estudos entre os diplomados de cursos de Técnico Superior Profissional, 2017/2018. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/65799b867276e99ba53fc1f8.
  17. Engrácia, Patrícia; Oliveira Baptista, João. 2019. Situação após 3 anos dos alunos que ingressam no ensino profissional – ano letivo 2017/18. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/6581d88bf5f77a62744f8f36.
  18. Engrácia, Patrícia; Oliveira Baptista, João. 2019. Prosseguimento de estudos entre os diplomados de licenciaturas. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/65799c0f7276e99ba53fc204.
  19. Engrácia, P.; Oliveira Baptista, João. 2019. Estatísticas do projetos H2020 – Pilar Excellent Science: comparação internacional UE28, 2014-2017. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/657b2a589a0d876d4fc61f67.
  20. Engrácia, Patrícia; Oliveira Baptista, João. 2019. Desempenho a português dos alunos que ingressam no ensino superior. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/658f17c7f85d439ae0dbce88.
  21. Engrácia, P.; Oliveira Baptista, João. 2018. Situação após 3 anos dos alunos que ingressam no ensino científico-humanístico – anos letivos 2014/15, 2015/16 e 2016/17. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/65821e36f5f77a62744f8f49.
  22. Engrácia, Patrícia; Oliveira Baptista, João. 2018. Situação após 3 anos dos alunos que ingressam no ensino profissional – anos letivos 2014/15, 2015/16 e 2016/17. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/6581d7c2f5f77a62744f8f34.
  23. Engrácia, P.; Oliveira Baptista, João. 2018. Percursos no ensino superior: situação após quatro anos dos alunos inscritos em licenciaturas de três anos. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/658f032dcd6e9d624da63a22.
  24. Cruz-Filipe, Luis; Nunes, Isabel; Engrácia, P.; Gaspar, Graca. 2012. Achieving tightness in dl-programs. http://hdl.handle.net/10451/14181.
Tese / Dissertação
  1. Mota, Paula Rocha Peixoto Decq. "Conceito de função: fundamentos e lecionação". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/9866.
  2. Valentim, Luís Manuel Goulart. "A lógica matemática nos curricula do ensino secundário em Portugal". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/9926.
  3. Engrácia, Patrícia. "Proof-theoretical studies on the bounded functional interpretation". Doutoramento, 2009. http://hdl.handle.net/10451/1626.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2025/09/16 - Atual O impacto das tecnologias aplicadas no burnout
Orientador de Fabiane Meneses
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal