???global.info.a_carregar???
Doutorada em Matemática, especialidade em Álgebra, Lógica e Fundamentos e licenciada em Matemática Aplicada e Computação no IST. Actualmente Professora Auxiliar no ISCTE. Tem desenvolvido investigação em Lógica Matemática, Teoria da Demonstração, Interpretações funcionais, Web Semantics e Educação em Portugal. Casada e mãe de dois rapazes. Estudou Artes no ensino secundário.
Identification

Personal identification

Full name
Patrícia da Conceição Martins Engrácia

Citation names

  • Engrácia, Patrícia

Author identifiers

Ciência ID
571B-0FF6-1501
ORCID iD
0000-0002-2673-3216
Google Scholar ID
SMAdiocAAAAJ

Email addresses

  • patricia.martins.engracia@iscte-iul.pt (Professional)
  • pengracia@uab.pt (Professional)

Telephones

Mobile phone
  • (+351) 968264245 (Personal)

Addresses

  • Rua Afonso Lopes Vieira, 9, 1 esquerdo, 1700-010, Lisboa, Lisboa, Portugal (Personal)

Websites

Knowledge fields

  • Exact Sciences - Mathematics
Education
Degree Classification
2005 - 2009/09/14
Concluded
Matemática (Doutoramento)
Major in Especialidade: Álgebra, Lógica e Fundamentos
Universidade de Lisboa, Portugal
"Estudos Sobre Interpretações Limitadas em Teorias da Demonstração" (THESIS/DISSERTATION)
2003/01/01 - 2004/06/09
Concluded
Matemática Aplicada (Outros)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2003 - 2004/06/09
Concluded
Matemática Aplicada (Diploma de especialização)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
1998 - 2003/09/10
Concluded
Matemática Aplicada e Computação (Licenciatura)
Major in Análise, Álgebra e Geometria
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
"Universo de Godel" (THESIS/DISSERTATION)
18
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2017/05/01 - 2019/09/30 Science and Technology Management Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2023/09/01 - Current Assistant Professor (University Teacher) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09/19 - 2023/08/31 Invited Assistant Professor (University Teacher) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/03/01 - 2023/08/31 Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2021/11 - 2022/02/28 Invited Assistant Professor (University Teacher) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/03/01 - 2021/08/31 Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2020/11 - 2021/02/28 Invited Assistant Professor (University Teacher) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2018/09/01 - 2020/08/31 Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2019 Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade Aberta, Portugal
2018/03/01 - 2018/08/31 Invited Assistant Professor (University Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal
2016 - 2018/02/28 Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2014 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Escola Superior Náutica Infante D Henrique, Portugal
2010 - 2014 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Escola Superior Náutica Infante D Henrique, Portugal
2009/09 - 2013/02 Tutor (University Teacher) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2009/09 - 2010/07 Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade Católica Portuguesa Campus Sintra, Portugal
2001/09 - 2004/08 Tutor (University Teacher) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2019/10/01 - 2023/11/06 Técnico Superior (Técnico Superior) Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2013 - 2014 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Escola Superior Náutica Infante D Henrique, Portugal
2013 - 2014 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Escola Superior Náutica Infante D Henrique, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2023/01/01 - 2026/12/31 Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Sector da Saúde
DIGITAL-2021-SKILLS-01
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

LAUREA-AMMATTIKORKEAKOULU OY, Finland

ARISTOTELIO PANEPISTIMIO THESSALONIKIS, Greece

UNIVERSITE GUSTAVE EIFFEL, France

Comprehensive approach to the robotic construction: Drones and robotic arms in the building construction Industries This research aims at focusinInstituto de Telecomunicações IT-IUL, Portugal

CLINIPOWER FINLAND OY, Finland

WHYMOB LDA, Portugal

MUNDISERVICOS - COMPANHIA PORTUGUESA DE SERVICOS E GESTAO LDA, Portugal
European Commission
Ongoing
2017/05/01 - 2019/10/31 Estudos estatísticos sobre o Ensino Superior em Portugal
SFRH/BGCT/135022/2017
Science and Technology Management Fellow
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2005 - 2009 Proof theoretical studies on the bounded functional interpretation
SFRH/BD 17922/2004
PhD Student Fellow
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2004/10/01 - 2008/09/30 SISTEMAS DINÂMICOS EM ECONOMIA - PROGRAMA DE DOUTOURAMENTO E MESTRADO EM ECONOMIA
SFRH/BD/17922/2004
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Contract

Designation Funders
2010/03/01 - 2013/07/31 Interpretações funcionais da aritmética e análise
PTDC/MAT/104716/2008
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 209 - 2011-2012
PEst-OE/MAT/UI0209/2011
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Matemática Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2005/03/01 - 2007/11/30 Formal systems of arithmetic and computability
POCI/MAT/61720/2004
Researcher
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Engrácia, P.; Ferreira, Fernando. "Bounded functional interpretation with an abstract type". In Contemporary Logic and Computing, 87-112. Londres, United Kingdom: College Publication, 2020.
    Published
  2. Engrácia, Patrícia. "Interlúdio sobre integrais de linha e de superfície". In NÚMEROS, CIRURGIAS E NÓS DE GRAVATA, 185-194. Lisboa, Portugal: IST Press, 2012.
    Published
Conference paper
  1. Cruz-Filipe, Luis; Engrácia, Patrícia; Gaspar, Graça; Henriques, R.; Maria Isabel Gama Nunes. "Tighter integration in dl- programs". Paper presented in INForum 2013, 5.º Simpósio de Informática, Évora, 2013.
    Published
Journal article
  1. Engrácia, Patrícia. "The bounded functional interpretation of bar induction". Annals of Pure and Applied Logic 163 9 (2012): 1183-1195. http://dx.doi.org/10.1016/j.apal.2011.11.008.
    10.1016/j.apal.2011.11.008
  2. Engrácia, P.; Ferreira, Fernando. "The bounded functional interpretation of the double negation shift". The Journal of Symbolic Logic 75 2 (2010): 759-773. http://dx.doi.org/10.2178/jsl/1268917503.
    Published • 10.2178/jsl/1268917503
Report
  1. Cordeiro, Cristina Robalo; Leite, Isabel; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Engrácia, Patrícia; Cabral, Nuno; Duarte, Joana; Oliveira, Filomena; Rodrigues, Nuno Neto. 2023. Inquérito aos hábitos de leitura dos estudantes do 1.º ciclo do Ensino Superior: principais resultados. https://hdl.handle.net/1822/88116.
  2. Engrácia, P.; Duarte, Joana. 2022. Situação após 3 anos dos alunos que ingressaram em cursos científico-humanísticos, 2020/21. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/65821fe8a2ffac96ddd491e1.
  3. Engrácia, Patrícia; Joana Duarte. 2022. Situação após 3 anos dos alunos que ingressaram em cursos profissionais – 2020/21. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/6581d4ccf5f77a62744f8f22.
  4. Engrácia, Patrícia; Abrantes, Pedro; Duarte, Joana. 2022. Resultados escolares: sucesso e equidade - Ensino Básico e Secundário. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/6585791534c1747e3f453530.
  5. Engrácia, P.; Duarte, Joana. 2021. Situação após 3 anos dos alunos que ingressaram em cursos científico-humanísticos, 2019/20.
  6. Engrácia, P.; Cabral, Nuno. 2021. Prosseguimento de estudos entre os diplomados de Cursos Técnicos Superiores Profissionais em 2019/20. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/65799a117276e99ba53fc1e4.
  7. Engrácia, Patrícia. 2021. Prosseguimento de estudos entre os diplomados de licenciatura – 2019/20. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/65799a657276e99ba53fc1e7.
  8. Engrácia, Patrícia; Duarte, Joana. 2021. Situação após 3 anos dos alunos que ingressaram em cursos profissionais – 2019/20. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/6581d636f5f77a62744f8f31.
  9. Engrácia, P.. 2021. Prosseguimento de estudos entre os diplomados de licenciatura em 2018/19. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/65799b437276e99ba53fc1f5.
  10. Engrácia, P.. 2021. Prosseguimento de estudos entre os diplomados de licenciatura em 2017/18. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/65799bc27276e99ba53fc1fe.
  11. Engrácia, P.; Abrantes, Pedro; Duarte, Joana; Baptista, João. 2021. Resultados Escolares – Indicador de Equidade | Ensino Básico e Secundário - 2019. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/6585793c9f2b73a86522356b.
  12. Engrácia, P.. 2020. Situação após 3 anos dos alunos que ingressam em cursos científico-humanísticos, 2018/19.
  13. Engrácia, Patrícia. 2020. Situação após 3 anos dos alunos que ingressam no ensino profissional – 2018/19. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/6581d71ff5f77a62744f8f33.
  14. Engrácia, Patrícia. 2020. Prosseguimento de estudos entre os diplomados de cursos de Técnico Superior Profissional, 2018/19. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/65799afd7276e99ba53fc1ef.
  15. Engrácia, P.; Oliveira Baptista, João. 2020. Situação após 3 anos dos alunos que ingressam no ensino científico-humanístico – ano letivo 2017/18. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/65821ae2f5f77a62744f8f43.
  16. Engrácia, Patrícia; Oliveira Baptista, João. 2019. Prosseguimento de estudos entre os diplomados de cursos de Técnico Superior Profissional, 2017/2018. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/65799b867276e99ba53fc1f8.
  17. Engrácia, Patrícia; Oliveira Baptista, João. 2019. Situação após 3 anos dos alunos que ingressam no ensino profissional – ano letivo 2017/18. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/6581d88bf5f77a62744f8f36.
  18. Engrácia, Patrícia; Oliveira Baptista, João. 2019. Prosseguimento de estudos entre os diplomados de licenciaturas. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/65799c0f7276e99ba53fc204.
  19. Engrácia, P.; Oliveira Baptista, João. 2019. Estatísticas do projetos H2020 – Pilar Excellent Science: comparação internacional UE28, 2014-2017. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/657b2a589a0d876d4fc61f67.
  20. Engrácia, Patrícia; Oliveira Baptista, João. 2019. Desempenho a português dos alunos que ingressam no ensino superior. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/658f17c7f85d439ae0dbce88.
  21. Engrácia, P.; Oliveira Baptista, João. 2018. Situação após 3 anos dos alunos que ingressam no ensino científico-humanístico – anos letivos 2014/15, 2015/16 e 2016/17. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/65821e36f5f77a62744f8f49.
  22. Engrácia, Patrícia; Oliveira Baptista, João. 2018. Situação após 3 anos dos alunos que ingressam no ensino profissional – anos letivos 2014/15, 2015/16 e 2016/17. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/6581d7c2f5f77a62744f8f34.
  23. Engrácia, P.; Oliveira Baptista, João. 2018. Percursos no ensino superior: situação após quatro anos dos alunos inscritos em licenciaturas de três anos. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/658f032dcd6e9d624da63a22.
  24. Cruz-Filipe, Luis; Nunes, Isabel; Engrácia, P.; Gaspar, Graca. 2012. Achieving tightness in dl-programs. http://hdl.handle.net/10451/14181.
Thesis / Dissertation
  1. Mota, Paula Rocha Peixoto Decq. "Conceito de função: fundamentos e lecionação". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/9866.
  2. Valentim, Luís Manuel Goulart. "A lógica matemática nos curricula do ensino secundário em Portugal". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/9926.
  3. Engrácia, Patrícia. "Proof-theoretical studies on the bounded functional interpretation". PhD, 2009. http://hdl.handle.net/10451/1626.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2025/09/16 - Current O impacto das tecnologias aplicadas no burnout
Supervisor of Fabiane Meneses
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal