???global.info.a_carregar???
Professora Catedrática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Doutora em Ensino das Ciências (Universidade do Porto, Portugal), com ênfase em Educação Matemática. Possui Mestrado em Educação Matemática e Licenciatura plena em Matemática, realizados no Rio de Janeiro, Brasil, cujos diplomas possuem revalidação em Portugal pela Universidade do Minho. É professora de matemática há 27 anos, estando lotada há 19 anos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente permanente de dois programas de pós graduação da UFRJ: i) Mestrado e Doutorado em Ensino da Matemática (PEMAT/UFRJ); ii) Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT/UFRJ), nos quais atua ministrando disciplinas, orientando dissertações/teses e sendo júri de provas finais. Outra atividade, tão importante quanto às demais, é a lecionação na Educação Básica Técnica e Tecnológica da UFRJ, para estudantes do 5º ao 12º anos do ciclo básico do Colégio de Aplicação (CAp-UFRJ). É colaboradora de investigação do CIDTFF - Centro de Investigação em "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores", pertencendo ao seu Laboratório de Didática de Ciências e Tecnologia sediado na UTAD. Atua na liderança do grupo de pesquisa GEPIC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa), inscrito no CNPQ/Brasil. Tem publicações nacionais e internacionais na forma de livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas qualificadas. Atualmente, os seus interesses de investigação concentram-se na Formação de Professores, em transversalidade com os seguintes temas: currículo, tendências em Educação Matemática, conexões matemáticas, justiça social e interculturalidade, considerando os lugares de fala e escuta, a criatividade, a autonomia e o trabalho colaborativo, assim como as contribuições sociopolíticas, psicológicas e culturais ao entendimento dos processos de ensino e aprendizagem e da experiência educacional.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Daniella Assemany
Data de nascimento
1976/01/09
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Guia, Daniella
  • Assemany, Daniella

Identificadores de autor

Ciência ID
5718-4984-F553
ORCID iD
0000-0003-3333-7825

Endereços de correio eletrónico

  • daniella.assemany@gmail.com (Profissional)
  • daniella.cap@ufrj.br (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Exatas - Matemática

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2017 - 2017
Concluído
Formadora de Professores (Título de Habilitação de Coordenação Científica)
Especialização em Matemática/Métodos Quantitativos
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2016
Concluído
Ensino e Divulgação das Ciências (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Ensino das Ciências e Matemática
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Insubordinação Criativa, Auto(trans)formação e Conexões Matemáticas: Engendrando Saberes na Autoformação de Professores Portugueses." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2001 - 2003
Concluído
Mestrado em Educação Matemática (Magister)
Especialização em Educação Matemática
Universidade Santa Úrsula, Brasil
"Uma Análise da Produção de Significados para a Noção de Ângulo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com louvor
1998/01 - 1998/12
Concluído
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do 1º e 2º graus (Postgraduate Certificate)
Especialização em Matemática
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, Brasil
Aprovada
1994/03 - 1997/12
Concluído
Licenciatura Plena em Matemática (Licence)
Especialização em Matemática
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Aprovação - 18, 60 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/04 - Atual Investigador (Investigação) Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2020 - Atual Investigador Coordenador (carreira) (Investigação) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil
Universidade Federal do Rio de Janeiro Colégio de Aplicação, Brasil
2013 - 2019 Investigador visitante (Investigação) Grupo de Educação Matemática da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - GEMAT UERJ, Brasil

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Programa de Ensino de Matemática e de Física (PEMAT/UFRJ), Brasil
2023/09 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Instituto de Matemática - UFRJ, Brasil
(...)
2020 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - UFRJ (PROFMAT), Brasil
2012/02 - 2023/08 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Instituto de Matemática - UFRJ, Brasil
(...)
2012 - 2013 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2006/02 - 2012/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Instituto de Matemática - UFRJ, Brasil
(...)
2004/03 - 2006/07 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Matemática e Estatística, Brasil
2001/03 - 2004/12 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Santa Úrsula, Brasil
Instituto de Educação Matemática, Brasil
1998/03 - 2001/12 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Matemática e Estatística, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025 - Atual Vice-Presidente Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasil
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasil
2024 - Atual Coordenador do grupo de Conexões Matemáticas e Insubordinação Criativa do Projeto Fundão Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2020 - Atual Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa (GEPIC) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Membro do Grupo de Trabalho da SBEM - 3º e 4º ciclos e Ensino Secundário Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasil
2022 - 2022 Coordenador do Setor de Matemática Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ), Brasil
2011 - 2013 Membro do Projeto Fundão Matemática: Transição do Secundário ao Superior Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2012 - 2012 Coordenador do Setor de Matemática Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ), Brasil
2008 - 2008 Coordenador do Setor de Matemática Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ), Brasil
1997/02 - 1997/12 Iniciação Científica Júnior Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
1995 - 1996 Monitoria Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Câmpus Vila Isabel, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
1997 - 1997 Projeto Matemática Viva
xxx
Bolseiro de Iniciação Científica
Instituto de Educação da UERJ, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2024/01/24 - Atual Conexões Matemáticas como Práticas de Insubordinação Criativa na Formação de Professores que Ensinam Matemática
Investigador responsável
Programa de Ensino de Matemática e de Física (PEMAT/UFRJ), Brasil
Em curso
2020/03 - 2024 Conexões, Inovação e Transformações para a Educação: conexões em conversa
EDITAL Nº 790, DE 8 DE OUTUBRO DE 2021
Investigador responsável
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
Concluído
2021/09 - 2022/08 Conexões Matemáticas como Práticas de Insubordinação Criativa: ações-reflexivas autoformativas para a educação básica
xxx
Orientador
GEPIC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa, Brasil
Concluído
2020 - 2022 Formação compartilhada de professores: imagens e discursos sobre da prática docente informando reflexões do cotidiano escolar
Investigador
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Concluído
2020/09/01 - 2021/08/31 Interconexões como Práticas de Insubordinação Criativa na Docência
Orientador
GEPIC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Assemany, Daniella. "Criatividade e conexões matemáticas: práticas subversivas responsáveis na formação docente". Trabalho apresentado em ICOCIME 4 - The Fourth International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education, Guaratinguetá, 2025.
    Publicado
  2. Assemany, Daniella; Monike Gouvea; Gabriela Barbosa. "Educação Matemática Crítica no Ensino Fundamental: discutindo a aposentadoria e outras questões sociais". Trabalho apresentado em XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022.
    Publicado
  3. Assemany, Daniella; Joana Parga. "Diversidade Sexual No Ensino De Análise Combinatória: relato de uma professora insubordinada criativa". Trabalho apresentado em XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022.
    Publicado
  4. Borba, Debora; Assemany, Daniella. "GEOGEBRA CLASSROOM NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA: A LICENCIATURA EM AÇÃO". Trabalho apresentado em VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 2021.
    Publicado
  5. Daniella Assemany; Daniela Gonçalves. "Pedagogia de Aprendizagem Ativa: referenciais resultantes da formação de professores". Trabalho apresentado em International Conference on Innovation, Documentation and Education INNODOCT/21, Valência, 2021.
    Publicado • 10.4995/INN2021.2021.13392
  6. Assemany, Daniella. "Insubordinação Criativa na Formação de Professores de Matemática Portugueses". Trabalho apresentado em II International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education – ICOCIME, Florianópolis, 2020.
    Publicado
  7. Assemany, Daniella. "Casos de auto(trans)formação docente: um estudo com professores portugueses". Trabalho apresentado em 33.º Edición de la Reunión Latinoamericana de Matemática educativa, Havana, 2019.
    Aceite para publicação
  8. Assemany, Daniella; Costa, Cecília ; Machiavelo, António. "Puzzle de conteúdos de matemática partindo do vetor: uma investigação com professores". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), Braga, 2018.
    Publicado • 10.34620/incte.2018
  9. Assemany, Daniella. "Engendrando conteúdos no ensino secundário uma proposta metodológica". Trabalho apresentado em VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017.
    Publicado
  10. Assemany, Daniella; Costa, Cecília ; Machiavelo, António. "O vetor como subsunçor na matemática do ensino secundário para uma aprendizagem significativa". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional A Voz dos Professores de, Vila Real, 2016.
    Publicado
  11. Assemany, Daniella. "O conceito de vetor e suas potencialidades na abordagem da matemática no ensino médio: resenha de experiências". Trabalho apresentado em I Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, Coimbra, 2015.
    Publicado
  12. Assemany, Daniella; Darling Arquieres; Eda Barino; Adriano Souza. "Repensando o Currículo de Matemática do Ensino Médio Através do Registro das Representações Semióticas". Trabalho apresentado em XII CONGRESSO DA SPCE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, ESPAÇOS DE INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO E AÇÃO INTERDISCIPLINAR, Braga, 2014.
    Publicado
  13. Assemany, Daniella; Luiza Harab. "Potencializando o Ensino de Números Complexos a Partir da Abordagem Vetorial". Trabalho apresentado em II Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, Montevideo, 2013.
    Publicado
  14. Assemany, Daniella; Lilian Nasser; cecilia Azevedo. "A Influência de uma Abordagem Vetorial para o Ensino Médio na Aprendizagem de Cálculo I". Trabalho apresentado em II Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, Montevideo, 2013.
    Publicado
  15. Assemany, Daniella. "A Produção de Significados de Professores de Matemática em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Interações sobre o Ensino da Álgebra". Trabalho apresentado em VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Daniella Assemany. "Conexões Matemáticas Reveladas na Formação de Professores de Matemática". Bolema: Boletim de Educação Matemática (2024): https://doi.org/10.1590/1980-4415v38a230122.
    10.1590/1980-4415v38a230122
  2. Assemany, Daniella; Figueiredo, Heloísa. "Autonomia e insubordinação criativa no ensino de tendências de medida central". Revista Educação Matemática Pesquisa 24 3 (2022): 219-246. https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/56367.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Daniella Assemany; Heloísa Figueiredo. "Autonomia e insubordinação criativa no ensino de tendências de medida central". Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (2022): https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p219-246.
    10.23925/1983-3156.2022v24i3p219-246
  4. Daniella Assemany; Jorge Felipe Marçal. "Sustentabilidade e o Ensino Colaborativo na Escola: uma experiência interdisciplinar no Projeto SustentaCAp2030
    Sustainability and Collaborative Teaching in schools: an interdisciplinary experience in the SustentaCAp2030 Project". Saber & Educar (2022): https://doi.org/10.17346/se.vol31.447.
    Publicado • 10.17346/se.vol31.447
  5. Daniella Assemany; Rodrigo Dos Santos. "Narrativas em avaliação insubordinada criativa: reflexões de um professor-pesquisador". Comunicações 28 3 (2022): 55-69. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p55-69.
    10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p55-69
  6. Assemany, Daniella; Costa, Cecília. "Auto(trans)formação docente: um estudo de caso com professores portugueses". Revista @mbienteeducação 14 1 (2021): 167-186. http://dx.doi.org/10.26843/ae19828632v14n12021p167a186.
    Acesso aberto • Publicado • 10.26843/ae19828632v14n12021p167a186
  7. Daniella Assemany da Guia; Cecília Costa; António Machiavelo. "Insubordinação Criativa na Formação Contínua de Professores de Matemática Portugueses". Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática 10 1 (2020): 10-28. https://doi.org/10.37001/ripem.v10i1.2196.
    Publicado • 10.37001/ripem.v10i1.2196
  8. Assemany, Daniella; Costa, Cecília ; Maquiavelo, António. "As múltiplas representações em tarefas e a conexão de conteúdos de matemática: perceções em um curso de formação contínua de professores". Indagatio Didactica (2018): vol. 10 n.º 4 (2018)-vol. 10 n.º 4 (2018). https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/11147.
    Publicado • 10.34624/ID.V10I4.11147
  9. Assemany, Daniella. "A methodological proposal for vectorial geometry in secondary school". Sensos-e Revista Multimédia de Investigação em Educação III 2 (2017): http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=11918.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Assemany, Daniella. "Por que usar os vetores na produção de conexões matemáticas?". In Temas em Educação, Matemática e Ciências da Natureza. Brasil, 2025.
    Publicado
  2. Assemany, Daniella. Autor correspondente: Assemany, Daniella. "Inovações Pedagógicas e Conexões na Formação de Professores de Matemática". In Tendências na Educação Matemática para a Formação de Professores. Brasil: Mercado de Letras, 2024.
    Publicado
  3. Assemany, Daniella; Costa, Cecília ; Maquiavelo, António. "Reflexos da auto(trans)formação docente: do lugar de fala ao empoderamento". In Coleção Insubordinação Criativa, editado por Lopes Celi. São Paulo, Brasil: Editora Mercado de Letras, 2022.
    Publicado
  4. Assemany, Daniella. "Conexões, Conversas e Afetos: notas sobre um evento de extensão intercultural". In Relatos da extensão: criatividade e resistência em tempos de pandemia. 2022.
    Publicado
  5. Assemany, Daniella. "A Matematização na Elaboração de Tarefas: possibilidades criativas de intervenção na educação infantil". In Matemática: converse com quem ensina na educação básica. Brasil: CRV, 2020.
    Publicado • 10.24824/978655578423.7
Edição de número de revista
  1. Assemany, Daniella. "Caderno Temático: Infância - Paz, sustentabilidade e inclusão". Saber&Educar 32 1 (2023):
    Publicado • Editor convidado
Livro
  1. Assemany, Daniella. Tendências na Educação Matemática para a Formação de Professores. Brasil. 2024.
    Publicado
  2. Assemany, Daniella. II Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância. Portugal: ESE Paula Frassinetti. 2023.
    Publicado
  3. Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). 2021.
    Publicado • Editor
  4. Assemany, Daniella. Resumos digitais das comunicações no III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências. Porto, Portugal. 2017.
    Publicado
Manual
  1. Assemany, Daniella. Caderno de Matemática - 1o ano Ensino Médio. Brasil. 1998.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Assemany, Daniella; ANTONIO SERAFIM. "BACKGROUNDS E FOREGROUNDS DOS ESTUDANTES EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DE TAREFAS INVESTIGATIVAS". Trabalho apresentado em Caderno de resumos da 11ª SIAC Semana de Integração Acadêmica da UFRJ 2022, 2022.
    Publicado
  2. Assemany, Daniella; Lucas Barroso. "UNINDO PONTES E CONECTANDO CONVERSAS: O EVENTO DE EXTENSÃO CONEXÕES EM CONVERSA". Trabalho apresentado em Caderno de resumos da 11ª SIAC Semana de Integração Acadêmica da UFRJ 2022, 2022.
    Publicado
  3. Assemany, Daniella; Eduardo Supeleto. "O CURSO DE ESCRITA ACADÊMICA DA PODEMOS+ COMO EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR". Trabalho apresentado em Caderno de resumos da 11ª SIAC Semana de Integração Acadêmica da UFRJ 2022, 2022.
    Publicado
  4. Assemany, Daniella; VICTORIA COSTA. "INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA: RELATO DE UMA ESTUDANTE PESQUISADORA EM PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE.". Trabalho apresentado em Caderno de resumos da 11ª SIAC Semana de Integração Acadêmica da UFRJ 2022, 2022.
    Publicado
  5. Assemany, Daniella. "Ações de insubordinação criativa evidenciadas na formação contínua de professores de matemática". Trabalho apresentado em XVIII Foro Internacional Sobre Evaluación De La Calidad De La Investigación Y La Educación Superior (Fecies), Granada, 2021.
    Publicado
  6. Assemany, Daniella; Gabriela Vieira. "A narrativa de transformação de uma futura professora enquanto bolsista no Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa". Trabalho apresentado em XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ, 2021.
    Publicado
  7. Assemany, Daniella. "Engendrando Saberes: Uma proposta didática para o currículo da matemática através da grandeza vetorial". Trabalho apresentado em I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, Porto, 2015.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Daniella Assemany da Guia. "Insubordinação Criativa, Auto(trans)formação e Conexões Matemáticas: Engendrando Saberes na Autoformação de Professores Portugueses.". Doutoramento, Universidade do Porto, 2020. https://hdl.handle.net/10216/126216.
  2. "Uma análise da produção de significados para a noção de ângulo". Mestrado, Universidade Santa Úrsula, 2003.
Website
  1. Assemany, Daniella. GEPIC. 2020. https://gepicufrj.wixsite.com/gepic.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025 Criatividade e conexões matemáticas: práticas subversivas responsáveis na formação docente ICOCIME 4 - The Fourth International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education
(Brasil)
2023/09 Por que estudar insubordinação criativa é relevante para o professor que ensina Matemática? ICOCIME 3 - The Third International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2023/09 CONEXÕES E CONVERSAS: TRANSGRESSÕES DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ICOCIME 3 - The Third International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2022/12 Diversidade Sexual No Ensino De Análise Combinatória: Um Relato De Uma Professora Insubordinada Criativa XIV Encontro Nacional de Educação Matemática
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Brasil)
2022/07/14 Educação Matemática Crítica no Ensino Fundamental: discutindo a aposentadoria e outras questões sociais XIV Encontro Nacional de Educação Matemática
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Brasil)
2021/10 Pedagogia de Aprendizagem Ativa: referenciais resultantes da formação de professores International Conference on Innovation, Documentation and Education INNODOCT/21
Universidade Politécnica de Valência (Valência, Espanha)
2021/05/21 (Quase) Tudo Sobre Insubordinação Criativa Ciclo de webinars - Formação de Professores
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
2021/02 Empoderamento Profissional, Sociedade e Liderança Meninas nas Exatas: por Elas para Todos
Universidade Federal do Paraná (Brasil)
2021 A narrativa de transformação de uma futura professora enquanto bolsista no Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2021 Insubordinação Criativa: relatos de práticas docentes Festival do Conhecimento UFRJ – futuros possíveis
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2021 Um diálogo sobre a profissionalidade docente Abertura do Programa Residência Pedagógica
Universidade Federal do Oeste do Pará (Pará, Brasil)
2021 Insubordinação criativa e auto(trans)formação docente Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020
Instituto Federal de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2021 TRANSFORMAÇÕES EDUCACIONAIS: DA(S) TEORIAS ÀS PRÁTICA(S) XVIII Foro Internacional Sobre Evaluación De La Calidad De La Investigación Y La Educación Superior (Fecies)
(Granada, Espanha)
2020/11 Narrativas em avaliação insubordinada criativa: reflexões de um professor-pesquisador Encontro Internacional “A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia” (VPCT 2020)
Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2020/02 Insubordinação criativa e auto (trans)formação dos professores de matemática Seminário do Mestrado em Didática da Matemática
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2020 Insubordinação criativa e auto(trans)formação dos professores de matemática: um estudo de caso “Insubordinação criativa e auto(trans)formação dos professores de matemática: um estudo de caso”
LabDCT (Vila Real, Portugal)
2020 Outros Olhares entre Tempo e Espaço¿ Lives do CAp na quarentena
CAp UFRJ (Brasil)
2019/07 Casos de auto(trans)formação docente: um estudo com professores portugueses 33.o Edición de la Reunión Latinoamericana de Matemática educativa,
(Havana, Cuba)
2018/11 Puzzle de conteúdos de matemática partindo do vetor: uma investigação com professores III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/07 Engendrando conteúdos no ensino secundário uma proposta metodológica VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática
(Madri, Espanha)
2016/11 O vetor como subsunçor na matemática do ensino secundário para uma aprendizagem significativa I Encontro Internacional A Voz dos Professores VPCT
UTAD (Vila Real, Portugal)
2015/10 O conceito de vetor e suas potencialidades na abordagem da matemática no ensino médio: resenha de experiências I Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2015/07 Engendrando Saberes: Uma proposta didática para o currículo da matemática através da grandeza vetorial I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/08 Repensando o Currículo de Matemática do Ensino Médio Através do Registro das Representações Semióticas XII CONGRESSO DA SPCE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, ESPAÇOS DE INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO E AÇÃO INTERDISCIPLINAR,
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013/09 Potencializando o Ensino de Números Complexos a Partir da Abordagem Vetorial VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática
(Montevideo, Uruguai)
2013/09 A Influência de uma Abordagem Vetorial para o Ensino Médio na Aprendizagem de Cálculo I VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática
(Montevideo, Uruguai)
2011 A Produção de Significados de Professores de Matemática em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Interações sobre o Ensino da Álgebra VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
(Campinas, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2025 - Atual Docência em Matemática: Um Olhar que Se Desprende do Previsível e Inaugura o Acontecimento
Orientador
Programa de Ensino de Matemática e de Física (PEMAT/UFRJ), Brasil
2025 - Atual Foi quando me percebi uma professora insubordinada criativa: uma narrativa de auto(trans)formação
Orientador
Programa de Ensino de Matemática e de Física (PEMAT/UFRJ), Brasil
2025 - Atual A utilização de Recursos para pessoas surdas em um curso de Licenciatura em matemática: Políticas de Acesso e permanência
Orientador
Programa de Ensino de Matemática e de Física (PEMAT/UFRJ), Brasil
2025 - Atual Algoritmos tradicionais para as quatro operações elementares: são mesmo a melhor opção?
Orientador
Programa de Ensino de Matemática e de Física (PEMAT/UFRJ), Brasil
2024 - Atual Produção de conexões matemáticas na formação docente: um estudo de caso a partir da análise combinatória
Orientador
Programa de Ensino de Matemática e de Física (PEMAT/UFRJ), Brasil
2024 - Atual Auto(trans)formação: uma professora de matemática empática em formação
Orientador
Programa de Ensino de Matemática e de Física (PEMAT/UFRJ), Brasil
2023/09 - Atual Orientação de Estágio Supervisionado da Licenciatura Matemática - inúmeros estudantes por ano
Orientador
Instituto de Matemática - UFRJ (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2021/06 - 2024/03 DIVERSIDADE SEXUAL NO ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: uma ação de insubordinação criativa
Orientador de Joana Parga Rodrigues de Carvalho
Mestrado para professores de Matemática em Rede (PROFMAT-IM/UFRJ) (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2021 - 2024/02 Backgrounds e foregrounds no ensino de Matemática para estudantes de uma escola pública a partir da metodologia de tarefas
Orientador de Antonio Rodrigo Souza Serafim
Mestrado para professores de Matemática em Rede (PROFMAT-IM/UFRJ) (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2012/02 - 2023/08 Orientação de Estágio Supervisionado da Licenciatura Matemática - inúmeros estudantes por ano
Orientador
Instituto de Matemática - UFRJ (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2021/03 - 2022 Conexões matemáticas como práticas de insubordinação criativa: ações-reflexivas autoformativas para a educação básica
Orientador de Eduardo Supeleto
História (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2020 - 2022 Um estudo investigativo acerca do projeto Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
Orientador de Lucas Barroso Rêgo
História (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2020/09 - 2021/03 Interconexões como Práticas de Insubordinação Criativa na Docência
Orientador de Gabriela Vieira Lopes Ferreira
Bolsista do Programa de Iniciação Científica do CNPQ (Iniciação científica)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2013/01 - 2013/06 ENSINO E APRENDIZAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS E RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO A PARTIR DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO
Orientador de SANDRO FREITAS
Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2013/01 - 2013/06 O USO DO SOFTWARE GEOPLANO COMO FATOR MOTIVADOR NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DE ÁREA E PERÍMETRO DE FIGURAS PLANAS
Orientador
Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2013/01 - 2013/06 Investigações Acerca do Gráfico da Função Logarítmica Através do Winplot: um estudo de caso
Orientador
Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2013/01 - 2013/06 O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA SOLUÇÃO OU UM PROBLEMA PARA O ALUNO
Orientador
Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2012 - 2013 A CONTRIBUIÇÃO DOS VETORES NA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
Orientador de Cecília Amorim Monteiro de Azevedo
Licenciatura Matemática (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2012 - 2012 Investigações e Conjecturas sobre o Gráfico da Função Quadrática com o Software GeoGebra
Orientador
Licenciatura Matemática (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2006/02 - 2012 Orientação de Estágio Supervisionado da Licenciatura Matemática - inúmeros estudantes por ano
Orientador
Licenciatura Matemática (Licenciatura/Bacharelato)
Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ), Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/12 - 2023/06 Organização do II OFEI - Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância 2021 (EVENTO ONLINE). (2023/05 - 2023/05)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2020/05 - 2023 Organizadora de mesas-redondas para o evento "Conexões em Conversa - pontes que unem Brasil e Portugal". As mesas redondas são online e possuem temáticas relacionadas à educação, com a promoção de conexão de assuntos e culturas. (2020/05 - 2023)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021/03/15 - 2021/06/30 Organização do I OFEI - Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância 2021 (EVENTO ONLINE). (2021/05/24 - 2021/05/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018/03 - 2018/10 Encontro de Matemática do CAp-UFRJ - Edição Especial 2018 (2018 - 2018)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Federal do Rio de Janeiro Colégio de Aplicação, Brasil
2017/04 - 2017/07 III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (2017/07 - 2017/07)
Encontro (Coorganizador)
Universidade do Porto, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2025/04 - 2025/04 Palestrante convidada para o ICOCIME 4 - The Fourth International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education
Congresso
ICOCIME 4 - The Fourth International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education
2021/09 - 2021/09 Apresentação do Simpósio “Transformações Educacionais: da(s) teorias às prática(s)”, com o trabalho "Ações de insubordinação criativa evidenciadas na formação contínua de professores de matemática".
Simpósio
XVIII Foro Internacional Sobre Evaluación De La Calidad De La Investigación Y La Educación Superior (Fecies)
Universidad de Granada, Espanha
2021/05 - 2021/05 Moderadora de sessão no 1º Congresso Internacional OFEI (Observatório pelo Futuro da Educação de Infância), da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Portugal)
Congresso
1º Congresso Internacional OFEI (Observatório pelo Futuro da Educação de Infância)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021 - 2021 Apresentação do trabalho “Educação e Transversalidade: o evento Conexões em Conversa”, no Festival do Conhecimento UFRJ – futuros possíveis, com publicação por vídeo no Youtube
Festival
Festival do Conhecimento UFRJ – futuros possíveis
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2021 - 2021 Mediadora da mesa-redonda Da #Covid à #Sorrid: as (novas) perguntas e as (novas) aprendizagens, do evento Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
Mesa-redonda
Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
GEPIC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa, Brasil
2021 - 2021 Mediadora da mesa-redonda Inovações Pedagógicas nas Escolas em Tempos de Pandemia, do evento Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
Mesa-redonda
Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
GEPIC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa, Brasil
2021 - 2021 Mediadora da mesa-redonda Sobre (I)novar e (IN)subordinar: processos necessários ao saber docente, do evento Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
Mesa-redonda
Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
GEPIC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa, Brasil
2020/11/05 - 2020/11/06 Criação, coordenação e moderação da Special Track ¿"AÇÕES DE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA NAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS"
Encontro
VPCT 2020 - A Voz dos professores de C&T
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2020 - 2020 Mediadora da mesa-redonda "Educação Pós-Pandemia", do evento Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal.
Mesa-redonda
Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
GEPIC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa, Brasil
2020 - 2020 Mediadora da mesa-redonda Educação Pós-Pandemia II: Direito à Criatividade? do evento Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
Mesa-redonda
Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
GEPIC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa, Brasil
2020 - 2020 Mediadora da mesa-redonda Outra Educação é possível?, do evento Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
Mesa-redonda
Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
GEPIC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa, Brasil
2020 - 2020 Mediadora da mesa-redonda Iniciação Científica: educação, sociedade e divulgação, do evento Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
Mesa-redonda
Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
GEPIC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa, Brasil
2020 - 2020 Mediadora da Live “Explorando Kuont na Quarentena”, realizada no dia 01 de julho de 2020, em conjunto com mais três professores do CAp UFRJ, para debater os conhecimentos produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental na série Exploradores de Kuont
Mesa-redonda
“Explorando Kuont na Quarentena”
Universidade Federal do Rio de Janeiro Colégio de Aplicação, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2025/05 ENSINO E APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Arguente
JOANA LUIZ MARQUES (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2025 AUTONOMIA DE PRODUTOS EDUCACIONAIS DO TIPO SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UFRN (2017-2023): UMA ANÁLISE MOBILIZANDO OS CRITÉRIOS DE ADEQUAÇÃO DIDÁTICA
Arguente
LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE. (Agregação)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
2024/12 ACONTECIMENTOS QUE NOS ATRAVESSAM EM UMA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Arguente principal
REBECA OLIVEIRA DE CARVALHO (Outro)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2024/12 HISTÓRIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONHECENDO VIVÊNCIAS DOS PROFESSORES ORIENTADORES DE ESTÁGIO
Arguente principal
FELIPE DE MOURA FERREIRA ZUMBA (Outro)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2024/03 DIVERSIDADE SEXUAL NO ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: uma ação de insubordinação criativa
Presidente do júri
Joana Parga Rodrigues de carvalho (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2024/02 BACKGROUNDS E FOREGROUNDS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA A PARTIR DA METODOLOGIA DE TAREFAS
Presidente do júri
Antonio Rodrigo Souza Serafim (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2024 DISCURSOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUANTO AO ENSINO E A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO DE MATEMÁTICA: MANEJOS DA ESPECIALIDADE.
Arguente principal
WGUINEUMA PEREIRA AVELINO CARDOSO (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
2024 Manifestações de Insubordinação Criativa de Professores em Formação Inicial quando Cursam uma Disciplina de Modelagem Matemática e Vislumbram sua Futura Atuação Profissional
Arguente principal
Adriele Carolini Waideman (Doutoramento)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil
2024 Uma vivência na Educação Matemática Brasileira: percurso de Gabriela Barbosa de 1993 a 2023
Arguente principal
Gabriela dos Santos Barbosa (Agregação)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2023/12 VISLUMBRES DE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA MANIFESTADOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL NA DISCIPLINA DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Arguente principal
ADRIELE CAROLINI WAIDEMAN (Doutoramento)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – campus de Cascavel, Brasil
2023/03 VETORES NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NO ENSINO E NOVAS PERSPECTIVAS
Arguente principal
Lucas Felipe Clajus Pontes (Mestrado)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2022/02 ASPECTOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM MODALIDADE REMOTA EMERGENCIAL: ANÁLISE EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
Arguente principal
Maiqui Barbosa Lacerda (Mestrado)
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - Colégio Pedro II (PROFMAT), Brasil
2021/09 Uma Subversão Responsável: estudo das teorias implícitas na formação do educador matemático
Arguente principal
Wguineuma Pereira Avelino Cardoso (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
2014/06 A INFLUÊNCIA DE UMA ABORDAGEM VETORIAL PARA O ENSINO MÉDIO NA APRENDIZAGEM DE CÁLCULO I
Arguente principal
Joana Luiz Marques (Outro)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2013 O Ensino da Matemática Apoiado em Tecnologias - Contexto Histórico e Realidade Atual com o uso de Softwares Educacionais
Arguente principal
Carmen Lucia da Silva Motta (Outro)
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2013 O Ensino da Geometria, dos Gregos até os dias Atuais
Arguente principal
Zenaide Martins Castilho (Outro)
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2013 Os Recursos Tecnológicos e a História da Matemática no Processo Ensino-Aprendizagem
Arguente principal
Alcirema Angelica Souza Santos (Outro)
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2013 A Tecnologia no Ensino como um Instrumento Motivador e Interdisciplinar
Arguente principal
Rosa Maria de Araujo Silva Sardinha (Outro)
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2013 TANGRAM: Despertando o interesse no ensino de matemática - Uma abordagem utilizando técnicas construídas no passado e hoje com o uso de novas tecnologias digitais
Arguente principal
Rosemary Pitanga de Oliveira Araujo (Outro)
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2013 O Uso de Jogos e Recursos Tecnológicos no Ensino da Matemática
Arguente principal
Henriette Rosa Pires (Outro)
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024 - 2025 ICOCIME 4 - The Fourth International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education Brasil
2024 - 2025 XV Encontro Nacional de Educação Matemática Manaus
2024 - 2024 IX Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática Natal
2021/12 - 2021/12 Semana de Integração Acadêmica UFRJ - SIAC Online
2021/08 - 2021/09 INNODOCT 2021. International Conference on Innovation, Documentation and Education Valência - Espanha
2018 - 2018 2º Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - Atual Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática — RIPEM (2238-0345) SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática
2021 - Atual Revista Saber&Educar (16472144)
2024 - 2024 Zetetiké (21761744) Universidade Estadual de Campinas Sistema de Bibliotecas / Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos
2023 - 2024 Bolema - Boletim de Educação Matemática (1980-4415) UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
2021 - 2021 Revista Ambiente Educação (1982-8632)
2021 - 2021 Revista Comunicações (2238121x)
2020 - 2020 Revista Perspectivas em Educação Matemática (2359-2842)
2020 - 2020 Revista Olhar do Professor (1518-5648)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022 - Atual Avaliação dos pedidos de Progressão Funcional de docentes da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, a fim de conquistarem um grau maior na carreira docente.
Avaliador
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil Ministério de Educação - Brasil
2022/06 - 2022/07 Comissão avaliadora dos projetos do PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Avaliador
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2022/04 - 2022/06 Comissão científica do evento VI Simpósio Internacional de Formação de Professores - Múltiplos Olhares para o Bem-Estar e a Aprendizagem
Avaliador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2022/02/14 - 2022/02/18 Coordenadora de sessão e avaliadora de trabalhos da SIAC - Semana de Integração Acadêmica da UFRJ
Coordenador
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2021/03/22 - 2021/03/26 XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial)
Avaliador
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2020/11 - 2020/12 Membro da Comissão Julgadora do processo seletivo de Professores temporários de Matemática para atuar no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Avaliador
Universidade Federal do Rio de Janeiro Colégio de Aplicação, Brasil
2020/10 - 2020/12 Presidente da Comissão Julgadora do processo seletivo de Professores de Matemática para o Colégio de Aplicação da UFRJ.
Presidente
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2019 - 2020 Membro da Comissão Avaliadora do processo seletivo de Professores de Matemática do Colégio de Aplicação da UFRJ.
Avaliador
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2006/11 - 2013/12 Membro da Comissão Julgadora do processo seletivo de Professores temporários de Matemática para atuar no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Avaliador
Universidade Federal do Rio de Janeiro Colégio de Aplicação, Brasil Universidade Federal do Rio de Janeiro

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2008 - 2009 Consultoria na criação de um simulador de movimentos Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - Atual Tópicos de Matemática Mestrado em Rede para Professores de Matemática (Mestrado) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2006/02 - Atual Ensino de Matemática - 3º e 4º anos do Ciclo Básico e Ensino Secundário Matemática (Ensino secundário) Universidade Federal do Rio de Janeiro Colégio de Aplicação, Brasil

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2020 - 2020 A insubordinação criativa na docência: fundamentos e desafios na Educação Básica Mestrado em Educação (Magister) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2017/09 - 2018/03 Oficina de formação CCPFC/ACC-92354/17 - Uma proposta para montar o puzzle dos conteúdos do ensino secundário de matemática a partir do conceito de vetor Uma proposta para montar o puzzle dos conteúdos do ensino secundário de matemática a partir do conceito de vetor (Ensino secundário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012/08 - 2012/12 Metodologia de Pesquisa Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (Postgraduate Certificate) Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
1998 - 2011 Geometria Analítica com Cálculo Vetorial Engenharia (Bacharelato) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2004 - 2006 Geometria Analítica a partir de recursos de softwares gráficos Matemática (Licenciatura) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2002 - 2004 Álgebra Linear Matemática (Licenciatura) Universidade Santa Úrsula, Brasil
2002 - 2004 Geometria Analítica com Cálculo Vetorial Matemática (Licenciatura) Universidade Santa Úrsula, Brasil
2001 - 2003 Cálculo Engenharia (Bacharelato) Universidade Santa Úrsula, Brasil
1995 - 1996 Geometria Analítica com Cálculo Vetorial Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021 - Atual CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro, pelo Laboratório em Didática de Ciências e Tecnologia sediado na UTAD Membro colaborador
2020/04 - Atual RED Ibero-Americana de Educação Positiva Inclusiva Investigadora na Comissão Técnico-Científica da Prevenção e Erradicação da Violência Contra a Mulher
2020/04 - Atual Líder e investigadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com inscrição no CNPQ Liderança do grupo, investigação e coordenação de linhas de pesquisa
2020 - Atual SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática
2021/01 - 2023 CIPAF - Centro de Investigação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, na linha Formação de Formação de Professores e Desenvolvimento Humano Membro colaborador
2013 - 2022 Grupo de Pesquisa em Educação Matemática da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com inscrição no CNPQ Investigadora na linha Docência Compartilhada
2014 - 2019 Associação de Professores de Matemática.

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2006/10 - 2012/12 Membro da Comissão de Elaboração do exame de matemática, referente ao concurso público de admissão de alunos para a entrada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Membro
Universidade Federal do Rio de Janeiro Colégio de Aplicação, Brasil
Distinções

Prémio

2000 Aprovada em 1º lugar no exame de seleção para o Mestrado em Educação Matemática, com o prémio de uma bolsa de estudos.
Universidade Santa Úrsula, Brasil

Título

2023 Título de Professora Catedrática (Titular) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o mais alto grau da carreira docente
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Outra distinção

2006 Aprovada em 1º lugar no concurso para professor de matemática do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil