Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Daniella Assemany
- Data de nascimento
- 1976/01/09
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Guia, Daniella
- Assemany, Daniella
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5718-4984-F553
- ORCID iD
- 0000-0003-3333-7825
Endereços de correio eletrónico
- daniella.assemany@gmail.com (Profissional)
- daniella.cap@ufrj.br (Profissional)
Websites
- http://lattes.cnpq.br/9185377911057069 (Académico)
- https://www.linkedin.com/in/daniella-assemany/ (Profissional)
- https://gepicufrj.wixsite.com/gepic (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Exatas - Matemática
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017 - 2017
Concluído
|
Formadora de Professores (Título de Habilitação de Coordenação Científica)
Especialização em Matemática/Métodos Quantitativos
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
|
|
2016
Concluído
|
Ensino e Divulgação das Ciências (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Ensino das Ciências e Matemática
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Insubordinação Criativa, Auto(trans)formação e Conexões Matemáticas: Engendrando Saberes na Autoformação de Professores Portugueses." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2001 - 2003
Concluído
|
Mestrado em Educação Matemática (Magister)
Especialização em Educação Matemática
Universidade Santa Úrsula, Brasil
"Uma Análise da Produção de Significados para a Noção de Ângulo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada com louvor |
1998/01 - 1998/12
Concluído
|
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do 1º e 2º graus (Postgraduate Certificate)
Especialização em Matemática
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, Brasil
|
Aprovada |
1994/03 - 1997/12
Concluído
|
Licenciatura Plena em Matemática (Licence)
Especialização em Matemática
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Aprovação - 18, 60 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/04 - Atual | Investigador (Investigação) | Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal |
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal | ||
2020 - Atual | Investigador Coordenador (carreira) (Investigação) | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Colégio de Aplicação, Brasil | ||
2013 - 2019 | Investigador visitante (Investigação) | Grupo de Educação Matemática da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - GEMAT UERJ, Brasil |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Programa de Ensino de Matemática e de Física (PEMAT/UFRJ), Brasil |
2023/09 - Atual | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil |
Instituto de Matemática - UFRJ, Brasil (...) |
||
2020 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - UFRJ (PROFMAT), Brasil |
2012/02 - 2023/08 | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil |
Instituto de Matemática - UFRJ, Brasil (...) |
||
2012 - 2013 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
2006/02 - 2012/01 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil |
Instituto de Matemática - UFRJ, Brasil (...) |
||
2004/03 - 2006/07 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Matemática e Estatística, Brasil | ||
2001/03 - 2004/12 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Santa Úrsula, Brasil |
Instituto de Educação Matemática, Brasil | ||
1998/03 - 2001/12 | Professor Associado Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Matemática e Estatística, Brasil |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2025 - Atual | Vice-Presidente | Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasil |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasil | ||
2024 - Atual | Coordenador do grupo de Conexões Matemáticas e Insubordinação Criativa do Projeto Fundão | Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil |
2020 - Atual | Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa (GEPIC) | Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Membro do Grupo de Trabalho da SBEM - 3º e 4º ciclos e Ensino Secundário | Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasil |
2022 - 2022 | Coordenador do Setor de Matemática | Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ), Brasil |
2011 - 2013 | Membro do Projeto Fundão Matemática: Transição do Secundário ao Superior | Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil |
2012 - 2012 | Coordenador do Setor de Matemática | Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ), Brasil |
2008 - 2008 | Coordenador do Setor de Matemática | Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ), Brasil |
1997/02 - 1997/12 | Iniciação Científica Júnior | Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
1995 - 1996 | Monitoria | Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Câmpus Vila Isabel, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
1997 - 1997 | Projeto Matemática Viva
xxx
Bolseiro de Iniciação Científica
Instituto de Educação da UERJ, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/01/24 - Atual | Conexões Matemáticas como Práticas de Insubordinação Criativa na Formação de Professores que Ensinam Matemática
Investigador responsável
Programa de Ensino de Matemática e de Física (PEMAT/UFRJ), Brasil
|
Em curso
|
2020/03 - 2024 | Conexões, Inovação e Transformações para a Educação: conexões em conversa
EDITAL Nº 790, DE 8 DE OUTUBRO DE 2021
Investigador responsável
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal |
Concluído
|
2021/09 - 2022/08 | Conexões Matemáticas como Práticas de Insubordinação Criativa: ações-reflexivas autoformativas para a educação básica
xxx
Orientador
GEPIC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa, Brasil
|
Concluído
|
2020 - 2022 | Formação compartilhada de professores: imagens e discursos sobre da prática docente informando reflexões do cotidiano escolar
Investigador
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Concluído
|
2020/09/01 - 2021/08/31 | Interconexões como Práticas de Insubordinação Criativa na Docência
Orientador
GEPIC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Manual |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2025 | Criatividade e conexões matemáticas: práticas subversivas responsáveis na formação docente | ICOCIME 4 - The Fourth International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education
(Brasil)
|
2023/09 | Por que estudar insubordinação criativa é relevante para o professor que ensina Matemática? | ICOCIME 3 - The Third International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2023/09 | CONEXÕES E CONVERSAS: TRANSGRESSÕES DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO | ICOCIME 3 - The Third International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2022/12 | Diversidade Sexual No Ensino De Análise Combinatória: Um Relato De Uma Professora Insubordinada Criativa | XIV Encontro Nacional de Educação Matemática
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Brasil)
|
2022/07/14 | Educação Matemática Crítica no Ensino Fundamental: discutindo a aposentadoria e outras questões sociais | XIV Encontro Nacional de Educação Matemática
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Brasil)
|
2021/10 | Pedagogia de Aprendizagem Ativa: referenciais resultantes da formação de professores | International Conference on Innovation, Documentation and Education INNODOCT/21
Universidade Politécnica de Valência (Valência, Espanha)
|
2021/05/21 | (Quase) Tudo Sobre Insubordinação Criativa | Ciclo de webinars - Formação de Professores
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
|
2021/02 | Empoderamento Profissional, Sociedade e Liderança | Meninas nas Exatas: por Elas para Todos
Universidade Federal do Paraná (Brasil)
|
2021 | A narrativa de transformação de uma futura professora enquanto bolsista no Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa | XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) -
Evento UFRJ
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2021 | Insubordinação Criativa: relatos de práticas docentes | Festival do Conhecimento UFRJ – futuros possíveis
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2021 | Um diálogo sobre a profissionalidade docente | Abertura do Programa Residência Pedagógica
Universidade Federal do Oeste do Pará (Pará, Brasil)
|
2021 | Insubordinação criativa e auto(trans)formação docente | Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020
Instituto Federal de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2021 | TRANSFORMAÇÕES EDUCACIONAIS: DA(S) TEORIAS ÀS PRÁTICA(S) | XVIII Foro Internacional Sobre Evaluación De La Calidad De La Investigación Y La Educación Superior (Fecies)
(Granada, Espanha)
|
2020/11 | Narrativas em avaliação insubordinada criativa: reflexões de um professor-pesquisador | Encontro Internacional “A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia” (VPCT 2020)
Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
2020/02 | Insubordinação criativa e auto (trans)formação dos professores de matemática | Seminário do Mestrado em Didática da Matemática
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2020 | Insubordinação criativa e auto(trans)formação dos professores de matemática: um estudo de caso | “Insubordinação criativa e auto(trans)formação dos professores de matemática: um estudo de caso”
LabDCT (Vila Real, Portugal)
|
2020 | Outros Olhares entre Tempo e Espaço¿ | Lives do CAp na quarentena
CAp UFRJ (Brasil)
|
2019/07 | Casos de auto(trans)formação docente: um estudo com professores portugueses | 33.o Edición de la Reunión Latinoamericana de Matemática educativa,
(Havana, Cuba)
|
2018/11 | Puzzle de conteúdos de matemática partindo do vetor: uma investigação com professores | III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/07 | Engendrando conteúdos no ensino secundário uma proposta metodológica | VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática
(Madri, Espanha)
|
2016/11 | O vetor como subsunçor na matemática do ensino secundário para uma aprendizagem significativa | I Encontro Internacional A Voz dos Professores VPCT
UTAD (Vila Real, Portugal)
|
2015/10 | O conceito de vetor e suas potencialidades na abordagem da matemática no ensino médio: resenha de experiências | I Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2015/07 | Engendrando Saberes: Uma proposta didática para o currículo da matemática através da grandeza vetorial | I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/08 | Repensando o Currículo de Matemática do Ensino Médio Através do Registro das Representações Semióticas | XII CONGRESSO DA SPCE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, ESPAÇOS DE INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO E AÇÃO INTERDISCIPLINAR,
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2013/09 | Potencializando o Ensino de Números Complexos a Partir da Abordagem Vetorial | VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática
(Montevideo, Uruguai)
|
2013/09 | A Influência de uma Abordagem Vetorial para o Ensino Médio na Aprendizagem de Cálculo I | VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática
(Montevideo, Uruguai)
|
2011 | A Produção de Significados de Professores de Matemática em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Interações sobre o Ensino da Álgebra | VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
(Campinas, Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2025 - Atual | Docência em Matemática: Um Olhar que Se Desprende do Previsível e Inaugura o Acontecimento
Orientador
|
Programa de Ensino de Matemática e de Física (PEMAT/UFRJ), Brasil
|
2025 - Atual | Foi quando me percebi uma professora insubordinada criativa: uma narrativa de auto(trans)formação
Orientador
|
Programa de Ensino de Matemática e de Física (PEMAT/UFRJ), Brasil
|
2025 - Atual | A utilização de Recursos para pessoas surdas em um curso de Licenciatura em matemática: Políticas de Acesso e permanência
Orientador
|
Programa de Ensino de Matemática e de Física (PEMAT/UFRJ), Brasil
|
2025 - Atual | Algoritmos tradicionais para as quatro operações elementares: são mesmo a melhor opção?
Orientador
|
Programa de Ensino de Matemática e de Física (PEMAT/UFRJ), Brasil
|
2024 - Atual | Produção de conexões matemáticas na formação docente: um estudo de caso a partir da análise combinatória
Orientador
|
Programa de Ensino de Matemática e de Física (PEMAT/UFRJ), Brasil
|
2024 - Atual | Auto(trans)formação: uma professora de matemática empática em formação
Orientador
|
Programa de Ensino de Matemática e de Física (PEMAT/UFRJ), Brasil
|
2023/09 - Atual | Orientação de Estágio Supervisionado da Licenciatura Matemática - inúmeros estudantes por ano
Orientador
|
Instituto de Matemática - UFRJ (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2021/06 - 2024/03 | DIVERSIDADE SEXUAL NO ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: uma ação de insubordinação criativa
Orientador de Joana Parga Rodrigues de Carvalho
|
Mestrado para professores de Matemática em Rede (PROFMAT-IM/UFRJ) (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2021 - 2024/02 | Backgrounds e foregrounds no ensino de Matemática para estudantes de uma escola pública a partir da metodologia de tarefas
Orientador de Antonio Rodrigo Souza Serafim
|
Mestrado para professores de Matemática em Rede (PROFMAT-IM/UFRJ) (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2012/02 - 2023/08 | Orientação de Estágio Supervisionado da Licenciatura Matemática - inúmeros estudantes por ano
Orientador
|
Instituto de Matemática - UFRJ (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2021/03 - 2022 | Conexões matemáticas como práticas de insubordinação criativa: ações-reflexivas autoformativas para a educação básica
Orientador de Eduardo Supeleto
|
História (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2020 - 2022 | Um estudo investigativo acerca do projeto Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
Orientador de Lucas Barroso Rêgo
|
História (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2020/09 - 2021/03 | Interconexões como Práticas de Insubordinação Criativa na Docência
Orientador de Gabriela Vieira Lopes Ferreira
|
Bolsista do Programa de Iniciação Científica do CNPQ (Iniciação científica)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2013/01 - 2013/06 | ENSINO E APRENDIZAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS E RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO A PARTIR DO SOFTWARE RÉGUA E
COMPASSO
Orientador de SANDRO FREITAS
|
Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2013/01 - 2013/06 | O USO DO SOFTWARE GEOPLANO COMO FATOR MOTIVADOR NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DE ÁREA E PERÍMETRO DE FIGURAS PLANAS
Orientador
|
Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2013/01 - 2013/06 | Investigações Acerca do Gráfico da Função Logarítmica Através do Winplot: um estudo de caso
Orientador
|
Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2013/01 - 2013/06 | O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA SOLUÇÃO OU UM PROBLEMA PARA O ALUNO
Orientador
|
Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2012 - 2013 | A CONTRIBUIÇÃO DOS VETORES NA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
Orientador de Cecília Amorim Monteiro de Azevedo
|
Licenciatura Matemática (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2012 - 2012 | Investigações e Conjecturas sobre o Gráfico da Função Quadrática com o Software GeoGebra
Orientador
|
Licenciatura Matemática (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2006/02 - 2012 | Orientação de Estágio Supervisionado da Licenciatura Matemática - inúmeros estudantes por ano
Orientador
|
Licenciatura Matemática (Licenciatura/Bacharelato)
Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ), Brasil
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/12 - 2023/06 | Organização do II OFEI - Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância 2021 (EVENTO ONLINE). (2023/05 - 2023/05)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2020/05 - 2023 | Organizadora de mesas-redondas para o evento "Conexões em Conversa - pontes que unem Brasil e Portugal". As mesas redondas
são online e possuem temáticas relacionadas à educação, com a promoção de conexão de assuntos e culturas. (2020/05 - 2023)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2021/03/15 - 2021/06/30 | Organização do I OFEI - Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância 2021 (EVENTO ONLINE). (2021/05/24 - 2021/05/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2018/03 - 2018/10 | Encontro de Matemática do CAp-UFRJ - Edição Especial 2018 (2018 - 2018)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro Colégio de Aplicação, Brasil |
2017/04 - 2017/07 | III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (2017/07 - 2017/07)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade do Porto, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2025/04 - 2025/04 | Palestrante convidada para o
ICOCIME 4 - The Fourth International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education
Congresso
|
ICOCIME 4 - The Fourth International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education |
2021/09 - 2021/09 | Apresentação do Simpósio “Transformações Educacionais: da(s) teorias às prática(s)”, com o trabalho "Ações de insubordinação
criativa evidenciadas na formação contínua de professores de matemática".
Simpósio
|
XVIII Foro Internacional Sobre Evaluación De La Calidad De La Investigación Y La Educación Superior (Fecies)
Universidad de Granada, Espanha
|
2021/05 - 2021/05 | Moderadora de sessão no 1º Congresso Internacional OFEI (Observatório pelo Futuro da Educação de Infância), da Escola Superior
de Educação de Paula Frassinetti (Portugal)
Congresso
|
1º Congresso Internacional OFEI (Observatório pelo Futuro da Educação de Infância)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021 - 2021 | Apresentação do trabalho “Educação e Transversalidade: o evento Conexões em Conversa”, no Festival do Conhecimento UFRJ –
futuros possíveis, com publicação por vídeo no Youtube
Festival
|
Festival do Conhecimento UFRJ – futuros possíveis
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2021 - 2021 | Mediadora da mesa-redonda Da #Covid à #Sorrid: as (novas) perguntas e as (novas) aprendizagens, do evento Conexões em Conversa:
pontes que unem Brasil e Portugal
Mesa-redonda
|
Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
GEPIC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa, Brasil
|
2021 - 2021 | Mediadora da mesa-redonda Inovações Pedagógicas nas Escolas em Tempos de Pandemia, do evento Conexões em Conversa: pontes
que unem Brasil e Portugal
Mesa-redonda
|
Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
GEPIC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa, Brasil
|
2021 - 2021 | Mediadora da mesa-redonda Sobre (I)novar e (IN)subordinar: processos necessários ao saber docente, do evento Conexões em Conversa:
pontes que unem Brasil e Portugal
Mesa-redonda
|
Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
GEPIC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa, Brasil
|
2020/11/05 - 2020/11/06 | Criação, coordenação e moderação da Special Track ¿"AÇÕES DE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA NAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS"
Encontro
|
VPCT 2020 - A Voz dos professores de C&T
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2020 - 2020 | Mediadora da mesa-redonda "Educação Pós-Pandemia", do evento Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal.
Mesa-redonda
|
Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
GEPIC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa, Brasil
|
2020 - 2020 | Mediadora da mesa-redonda Educação Pós-Pandemia II: Direito à Criatividade? do evento Conexões em Conversa: pontes que unem
Brasil e Portugal
Mesa-redonda
|
Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
GEPIC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa, Brasil
|
2020 - 2020 | Mediadora da mesa-redonda Outra Educação é possível?, do evento Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
Mesa-redonda
|
Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
GEPIC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa, Brasil
|
2020 - 2020 | Mediadora da mesa-redonda Iniciação Científica: educação, sociedade e divulgação, do evento Conexões em Conversa: pontes que
unem Brasil e Portugal
Mesa-redonda
|
Conexões em Conversa: pontes que unem Brasil e Portugal
GEPIC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa, Brasil
|
2020 - 2020 | Mediadora da Live “Explorando Kuont na Quarentena”, realizada no dia 01 de julho de 2020, em conjunto com mais três professores
do CAp UFRJ, para debater os conhecimentos produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental na série Exploradores de Kuont
Mesa-redonda
|
“Explorando Kuont na Quarentena”
Universidade Federal do Rio de Janeiro Colégio de Aplicação, Brasil
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2025/05 | ENSINO E APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Arguente
|
JOANA LUIZ MARQUES (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2025 | AUTONOMIA DE PRODUTOS EDUCACIONAIS DO TIPO SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA
UFRN (2017-2023): UMA ANÁLISE MOBILIZANDO OS CRITÉRIOS DE ADEQUAÇÃO DIDÁTICA
Arguente
|
LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE. (Agregação)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
|
2024/12 | ACONTECIMENTOS QUE NOS ATRAVESSAM EM UMA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Arguente principal
|
REBECA OLIVEIRA DE CARVALHO (Outro)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2024/12 | HISTÓRIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONHECENDO VIVÊNCIAS DOS PROFESSORES ORIENTADORES DE ESTÁGIO
Arguente principal
|
FELIPE DE MOURA FERREIRA ZUMBA (Outro)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2024/03 | DIVERSIDADE SEXUAL NO ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: uma ação de insubordinação criativa
Presidente do júri
|
Joana Parga Rodrigues de carvalho (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2024/02 | BACKGROUNDS E FOREGROUNDS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA A PARTIR DA METODOLOGIA DE TAREFAS
Presidente do júri
|
Antonio Rodrigo Souza Serafim (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2024 | DISCURSOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUANTO AO ENSINO E A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO DE MATEMÁTICA: MANEJOS DA ESPECIALIDADE.
Arguente principal
|
WGUINEUMA PEREIRA AVELINO CARDOSO (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
|
2024 | Manifestações de Insubordinação Criativa de Professores em Formação Inicial quando Cursam uma Disciplina de Modelagem Matemática
e Vislumbram sua Futura Atuação Profissional
Arguente principal
|
Adriele Carolini Waideman (Doutoramento)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil
|
2024 | Uma vivência na Educação Matemática Brasileira: percurso de Gabriela Barbosa de 1993 a 2023
Arguente principal
|
Gabriela dos Santos Barbosa (Agregação)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2023/12 | VISLUMBRES DE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA MANIFESTADOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL NA DISCIPLINA DE MODELAGEM
MATEMÁTICA
Arguente principal
|
ADRIELE CAROLINI WAIDEMAN (Doutoramento)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – campus de Cascavel, Brasil
|
2023/03 | VETORES NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NO ENSINO E NOVAS PERSPECTIVAS
Arguente principal
|
Lucas Felipe Clajus Pontes (Mestrado)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2022/02 | ASPECTOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM MODALIDADE REMOTA EMERGENCIAL: ANÁLISE EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
Arguente principal
|
Maiqui Barbosa Lacerda (Mestrado)
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - Colégio Pedro II (PROFMAT), Brasil
|
2021/09 | Uma Subversão Responsável: estudo das teorias implícitas na formação do educador matemático
Arguente principal
|
Wguineuma Pereira Avelino Cardoso (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
|
2014/06 | A INFLUÊNCIA DE UMA ABORDAGEM VETORIAL PARA O ENSINO MÉDIO NA APRENDIZAGEM DE CÁLCULO I
Arguente principal
|
Joana Luiz Marques (Outro)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2013 | O Ensino da Matemática Apoiado em Tecnologias - Contexto Histórico e Realidade Atual com o uso de Softwares Educacionais
Arguente principal
|
Carmen Lucia da Silva Motta (Outro)
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2013 | O Ensino da Geometria, dos Gregos até os dias Atuais
Arguente principal
|
Zenaide Martins Castilho (Outro)
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2013 | Os Recursos Tecnológicos e a História da Matemática no Processo Ensino-Aprendizagem
Arguente principal
|
Alcirema Angelica Souza Santos (Outro)
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2013 | A Tecnologia no Ensino como um Instrumento Motivador e Interdisciplinar
Arguente principal
|
Rosa Maria de Araujo Silva Sardinha (Outro)
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2013 | TANGRAM: Despertando o interesse no ensino de matemática - Uma abordagem utilizando técnicas construídas no passado e hoje
com o uso de novas tecnologias digitais
Arguente principal
|
Rosemary Pitanga de Oliveira Araujo (Outro)
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2013 | O Uso de Jogos e Recursos Tecnológicos no Ensino da Matemática
Arguente principal
|
Henriette Rosa Pires (Outro)
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024 - 2025 | ICOCIME 4 - The Fourth International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education | Brasil |
2024 - 2025 | XV Encontro Nacional de Educação Matemática | Manaus |
2024 - 2024 | IX Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática | Natal |
2021/12 - 2021/12 | Semana de Integração Acadêmica UFRJ - SIAC | Online |
2021/08 - 2021/09 | INNODOCT 2021. International Conference on Innovation, Documentation and Education | Valência - Espanha |
2018 - 2018 | 2º Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática | Brasil |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024 - Atual | Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática — RIPEM (2238-0345) | SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
2021 - Atual | Revista Saber&Educar (16472144) | |
2024 - 2024 | Zetetiké (21761744) | Universidade Estadual de Campinas Sistema de Bibliotecas / Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos |
2023 - 2024 | Bolema - Boletim de Educação Matemática (1980-4415) | UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
2021 - 2021 | Revista Ambiente Educação (1982-8632) | |
2021 - 2021 | Revista Comunicações (2238121x) | |
2020 - 2020 | Revista Perspectivas em Educação Matemática (2359-2842) | |
2020 - 2020 | Revista Olhar do Professor (1518-5648) |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2022 - Atual | Avaliação dos pedidos de Progressão Funcional de docentes da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, a fim de conquistarem
um grau maior na carreira docente.
Avaliador
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil | Ministério de Educação - Brasil |
2022/06 - 2022/07 | Comissão avaliadora dos projetos do PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade do Estado
do Rio de Janeiro
Avaliador
|
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil | |
2022/04 - 2022/06 | Comissão científica do evento VI Simpósio Internacional de Formação de Professores - Múltiplos Olhares para o Bem-Estar e
a Aprendizagem
Avaliador
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal | |
2022/02/14 - 2022/02/18 | Coordenadora de sessão e avaliadora de trabalhos da SIAC - Semana de Integração Acadêmica da UFRJ
Coordenador
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil | |
2021/03/22 - 2021/03/26 | XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial)
Avaliador
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
2020/11 - 2020/12 | Membro da Comissão Julgadora do processo seletivo de Professores temporários de Matemática para atuar no Colégio de Aplicação
da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Avaliador
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro Colégio de Aplicação, Brasil | |
2020/10 - 2020/12 | Presidente da Comissão Julgadora do processo seletivo de Professores de Matemática para o Colégio de Aplicação da UFRJ.
Presidente
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil | |
2019 - 2020 | Membro da Comissão Avaliadora do processo seletivo de Professores de Matemática do Colégio de Aplicação da UFRJ.
Avaliador
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil | |
2006/11 - 2013/12 | Membro da Comissão Julgadora do processo seletivo de Professores temporários de Matemática para atuar no Colégio de Aplicação
da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Avaliador
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro Colégio de Aplicação, Brasil | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2008 - 2009 | Consultoria na criação de um simulador de movimentos | Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, Brasil |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | Tópicos de Matemática | Mestrado em Rede para Professores de Matemática (Mestrado) | Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil |
2006/02 - Atual | Ensino de Matemática - 3º e 4º anos do Ciclo Básico e Ensino Secundário | Matemática (Ensino secundário) | Universidade Federal do Rio de Janeiro Colégio de Aplicação, Brasil Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil |
2020 - 2020 | A insubordinação criativa na docência: fundamentos e desafios na Educação Básica | Mestrado em Educação (Magister) | Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
2017/09 - 2018/03 | Oficina de formação CCPFC/ACC-92354/17 - Uma proposta para montar o puzzle dos conteúdos do ensino secundário de matemática a partir do conceito de vetor | Uma proposta para montar o puzzle dos conteúdos do ensino secundário de matemática a partir do conceito de vetor (Ensino secundário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2012/08 - 2012/12 | Metodologia de Pesquisa | Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (Postgraduate Certificate) | Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
1998 - 2011 | Geometria Analítica com Cálculo Vetorial | Engenharia (Bacharelato) | Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
2004 - 2006 | Geometria Analítica a partir de recursos de softwares gráficos | Matemática (Licenciatura) | Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
2002 - 2004 | Álgebra Linear | Matemática (Licenciatura) | Universidade Santa Úrsula, Brasil |
2002 - 2004 | Geometria Analítica com Cálculo Vetorial | Matemática (Licenciatura) | Universidade Santa Úrsula, Brasil |
2001 - 2003 | Cálculo | Engenharia (Bacharelato) | Universidade Santa Úrsula, Brasil |
1995 - 1996 | Geometria Analítica com Cálculo Vetorial | Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021 - Atual | CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro, pelo Laboratório em Didática de Ciências e Tecnologia sediado na UTAD | Membro colaborador |
2020/04 - Atual | RED Ibero-Americana de Educação Positiva Inclusiva | Investigadora na Comissão Técnico-Científica da Prevenção e Erradicação da Violência Contra a Mulher |
2020/04 - Atual | Líder e investigadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com inscrição no CNPQ | Liderança do grupo, investigação e coordenação de linhas de pesquisa |
2020 - Atual | SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática | |
2021/01 - 2023 | CIPAF - Centro de Investigação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, na linha Formação de Formação de Professores e Desenvolvimento Humano | Membro colaborador |
2013 - 2022 | Grupo de Pesquisa em Educação Matemática da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com inscrição no CNPQ | Investigadora na linha Docência Compartilhada |
2014 - 2019 | Associação de Professores de Matemática. |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2006/10 - 2012/12 | Membro da Comissão de Elaboração do exame de matemática, referente ao concurso público de admissão de alunos para a entrada
no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Membro
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro Colégio de Aplicação, Brasil |
Distinções
Prémio
2000 | Aprovada em 1º lugar no exame de seleção para o Mestrado em Educação Matemática, com o prémio de uma bolsa de estudos.
Universidade Santa Úrsula, Brasil
|
Título
2023 | Título de Professora Catedrática (Titular) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o mais alto grau da carreira docente
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
Outra distinção
2006 | Aprovada em 1º lugar no concurso para professor de matemática do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|