???global.info.a_carregar???
Ana Karina Moutinho Lima (Moutinho, K.). Concluiu o(a) Doctor em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva em 2010/04/12 pelo(a) Universidade Federal de Pernambuco, Master em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva em 2001/02/28 pelo(a) Universidade Federal de Pernambuco e Bachelor em Psicologia em 1996/12/10 pelo(a) Universidade Federal de Pernambuco. É Professor Auxiliar no(a) Universidade Federal de Pernambuco, coordena o Projeto Educação Gamificada na Agência de Desenvolvimento Gardunha 21 e é Investigador principal (carreira) no(a) Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco. Publicou 3 artigos em revistas especializadas. Possui 2 capítulo(s) de livros e 1 livro(s) editado. Participou em 1 evento(s). Orienta 3 tese(s) de doutoramento. Orientou 6 dissertação(ões) de mestrado. Participa e/ou participou como Investigador responsável em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Raciocínio lógico; Teoria da Lógica Mental; Modelos Mentais; Teoria dos Esquemas Pragmáticos; Psicologia cognitiva; Psicologia do desenvolvimento; Crianças – Desenvolvimento; sentenças condicionais; sentenças temporais; raciocínio cotidiano; Vigotski; perspectiva narrativista; arte; análise narrativa; significado; identidade; posicionamento; pesquisa qualitativa; Tecnologia da informação. Competências. Habilidades. Educação profissional; Information technology. Competences. Skills. Professional education; CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA; Cirurgia bariátrica; Narrativas; Bioidentidade; Posição; Construção de sentidos; Riscos psicossociais no trabalho; Gestão do poder de agir profissional; Atividade laboral de técnicos de enfermagem; Clínica da atividade; Cultura e Cognição; Construção de Sentidos; Processos Imaginativos; Análise processual; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Karina Moutinho Lima
Data de nascimento
1972/11/08
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Moutinho, Karina

Identificadores de autor

Ciência ID
5714-015C-CF28
ORCID iD
0000-0001-7230-9857

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau Classificação
2018/07/01 - 2019/06/30
Concluído
Departamento de Comunicação e Artes (Pós-doutoramento)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2006/03/01 - 2010/04/12
Concluído
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (Doctor)
Especialização em Psicologia Cognitiva
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
"A construc¸a~o narrativa dos sentidos de bioidentidade: obesidade e cirurgias baria´tricas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1999/03/01 - 2001/02/28
Concluído
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (Master)
Especialização em Psicologia Cognitiva
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
"Amamentac¸a~o a` luz da Teoria da Ac¸a~o Racional: Crenc¸as, normas, atitudes e intenc¸o~es" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1991/03/01 - 1996/12/10
Concluído
Psicologia (Bachelor)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/01/02 - Atual Investigador principal (carreira) (Investigação) Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Universidade Federal de Pernambuco - CFCH - Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Brasil

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/10/11 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Universidade Federal de Pernambuco - CFCH - Departamento de Psicologia, Brasil
2010/02/01 - 2011/10/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - Departamento de Psicologia, Brasil
2010/08/01 - 2011/09/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Faculdade Frassinetti do Recife, Brasil
Faculdade Frassinetti do Recife, Brasil
2010/02/01 - 2011/02/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Faculdade Santa Emília - FASE, Brasil
Faculdade Santa Emília - FASE, Brasil
2005/08/01 - 2008/07/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2004/02/01 - 2005/12/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Salesiano de Filosofia - INSAF, Brasil
Instituto Salesiano de Filosofia - INSAF, Brasil
2001/08/01 - 2004/02/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Salgado de Oliveira - Campus de Recife, Brasil
Universidade Salgado de Oliveira - Campus de Recife, Brasil
2000/07/01 - 2002/02/28 Assistente (Docente Universitário) Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/08/01 - 2018/06/28 Coordenadora da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Universidade Federal de Pernambuco - CFCH - Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Brasil
2009/04/01 - 2011/02/28 Coordenação de Pós-Graduação Faculdade Santa Emília - FASE, Brasil
Faculdade Santa Emília - FASE, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/03/01 - Atual Coordenação de Projeto Educação Gamificada Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, Portugal
Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, Portugal
2007/11/01 - 2008/11/01 Gestora dos Cursos de Saúde Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2006/01/02 - 2008/11/01 Coordenadora Graduação em Psicologia Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2003/06 - 2004/02/29 Gerente técnica Governo do Estado de Pernambuco, Brasil
Governo do Estado de Pernambuco - Secretaria de Cidadania e Políticas Públicas, Brasil
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/03/01 - 2020/05/31 Projeto Educação Gamificada
Investigador responsável
Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, Portugal
Portugal Inovação Social - PIS
Em curso
2012/02/01 - 2013/12/05 Saúde, corpo e cirurgias bariátricas: a construção de sentidos de bioidentidade
xxxxx
Desativado

Outro

Designação Financiadores
2014/12 - Atual A tessitura da escuta a crianças em situação de violência/abuso sexual pelos profissionais na rede de assistência Instituição de Vínculo: Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS-RS
xxxxxxx
Investigador
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Universidade Federal de Pernambuco - CFCH - Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
2014/02/01 - 2015/12/05 A construção de sentidos de identidade: cultura, saúde e corpo
XXXXXX
Investigador responsável
Universidade Federal de Pernambuco - CFCH - Departamento de Psicologia, Brasil
Desativado
2013/06/01 - 2014/06/01 Narrativas infantis: o que contam as crianças sobre as escolas da infância?
xxxxx
Investigador responsável
Universidade Federal de Pernambuco - CFCH - Departamento de Psicologia, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Batista, Gessivânia De Moura; Moutinho, Ana Karina. "Desafios e possibilidades da inclusão escolar de crianças com a Síndrome Congênita do Vírus Zika: o olhar docente". Revista Educação Especial 32 (2019): 68. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x36360.
    10.5902/1984686x36360
  2. Moutinho,Karina; Conti,Luciane De. "Considerações sobre a psicologia da arte e a perspectiva narrativista". Psicologia em Estudo 15 04 (2010): 685-694. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400004.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Moutinho, Karina; Roazzi,Antonio. "A Teoria da Ação Racional e a Teoria da Ação Planejada: relações entre intenções e comportamento". Revista Avaliação Psicológica 09 02 (2010): 279-287. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712010000200012.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Moutinho, Karina; Breckenfeld, Taciana Feitosa de Melo; Marques-Laurendon, Candy E.. "IMAGINATION AND REMEMBERING IN AN EDUCATIONAL CONTEXT: AN EXPLORATORY STUDY". In Imagining the past, constructing the future. 2020.
    Aceite para publicação
  2. Moutinho, Karina; Meira, Luciano; De Conti, Luciane. "Desenvolvimento e construção narrativa de sentidos de identidade". In Novas Tendências em Psicologia do Desenvolvimento: ensino pesquisa e intervenção, 133-152. Recife, Brasil: Editora Universitária da UFPE, 2013.
    Publicado
Livro
  1. Moutinho, Karina; Villachan-Lyra, Pompéia; Santa-Clara, Angela. Novas Tendências em Psicologia do Desenvolvimento: ensino pesquisa e intervenção. Recife, Brasil: Editora Universitária da UFPE. 2013.
    Publicado • Editor
Resumo em conferência
  1. Batista, Gessivânia De Moura; Moutinho, Karina. "A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS". Trabalho apresentado em III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA & III JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIREITOS HUMANOS, Campina Grande, 2018.
    Publicado
  2. Batista, Gessivânia De Moura; Moutinho, Karina. "Inclusão escolar de crianças com síndrome congênita do Vírus Zika: Quais os desafios imaginados pelos educadores?". Trabalho apresentado em III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA & III JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIREITOS HUMANOS, Campina Grande, 2018.
  3. Moutinho, Karina; Pontes, Fabiane Nazaré Pinho; Silva, Edgleize Maiara da. ""E a coisa agora é outra": construção de sentidos de identidade e cirurgia bariátrica". Trabalho apresentado em IX CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, João Pessoa, 2014.
    Publicado
  4. Moutinho, Karina; De Conti, Luciane. "Análise narrativa: possibilidades e desafios em estudos sobre a subjetividade.". Trabalho apresentado em VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia - CONPSI, Salvador, 2011.
    Publicado
  5. Moutinho, Karina; Luciano Rogério de Lemos Meira; De Conti, Luciane. "A construção narrativa dos sentidos de bioidentidade por pessoas que realizaram cirurgia bariátrica". Trabalho apresentado em XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, Curitiba, 2010.
    Publicado
  6. Moutinho, Karina; Luciano Rogério de Lemos Meira; De Conti, Luciane. "A construção de bioidentidade por narrativas: obesidade e cirurgia bariátrica". Trabalho apresentado em Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, Rio de Janeiro, 2009.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Reis, Juliana Teixeira da Camara. "Prospecção e formação no domínio das competências e habilidades em tecnologia da informação: o caso do projeto metrópole digital em Natal/RN". Mestrado, 2014. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/17546.
  2. Prestes, Miliana Galvão. "A atividade profissional dos técnicos de enfermagem de NatalRN e o manejo do risco psicossocial". Mestrado, 2014. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26426.
  3. Karina Moutinho Lima, Ana. "A construção narrativa dos sentidos de bioidentidade: obesidade e cirurgias bariátricas". Doutoramento, 2010. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8133.
Website
  1. Moutinho, Karina. Psicologia e Gestão de Pessoas. 2019. https://gestao-pessoas.blogspot.com/.
  2. Moutinho, Karina. Teorias Clássicas e Contemporâneas em Psicologia Cognitiva II. 2019. https://teorias2-cognitivaufpe.blogspot.com/.

Outros

Outra produção
  1. Análise Narrativa, Construção de Sentidos e Identidade. RESUMO Subjetividade é um fenômeno amplamente debatido por perspectivas narrativistas em Psicologia. Uma questão importante nessa direção é como analisar as construções narrativas em situações de pesquisa. Neste estudo, temos o objetivo de apresentar e discutir uma proposta analítica para estudo do fenômeno da identidade, à luz de perspectivas narrativistas e da psicologia discursiva. A proposta s. 2016. Moutinho,Karina; Conti,Luciane De. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000200216.
  2. Raciocínio dedutivo e lógica mental. Nos últimos anos, tem havido muito debate acerca da existência ou não de uma lógica mental. Essa idéia tem sofrido inúmeros ataques, tanto por estudiosos que acreditam que todo raciocínio decorre de modelos mentais (e.g., Johnson-Laird & Byrne, 1993), como por aqueles que defendem que o raciocínio humano é dependente do conteúdo (Holyoak & Cheng, 1995). Essa controvérsia invadiu revistas i. 2003. Gouveia,Edilaine Lins; Roazzi,Antonio; O'Brien,David P.; Moutinho,Karina; Dias,Maria da Graça B. B.. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2003000300010.
  3. Se e Quando: Sinônimos?!!!. As sentenças condicionais e temporais são idênticas, exceto pela conjunção: os eventos antecedentes cuja ocorrência é certa são introduzidos pelo quando e os de ocorrência incerta, pelo se. Em alguns contextos, essa diferença sutil de significados desaparece, sendo possível trocar uma conjunção pela outra sem alterar o significado da sentença (Dias & Vanderlei, 1999; Reilly, 1986). A presente. 2001. Gouveia,Edilaine Lins; Roazzi,Antonio; O'Brien,David Paul; Moutinho,Karina; Dias,Maria da Graça Bompastor Borges. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722001000300009.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/01/31 "Caixa de Surpresas": instrumento para pesquisa e intervenção em Psicologia da Saúde 13o Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/03/01 - Atual Como crianças em atendimento oncopediátrico e com diferentes comunicações de diagnóstico imaginam sua doença?
Orientador de Elaine Claudia Silva do Nascimento
Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (Mestrado)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2019/03/01 - Atual A futura atuação profissional de pessoas com deficiência imaginada por discentes e docentes do Ensino Superior.
Orientador
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2019/03/01 - Atual Processos imaginativos de mulheres diagnosticadas com câncer de mama sobre sua experiência da doença
Orientador
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (Mestrado)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2019/03/01 - Atual Como profissionais de saúde imaginam cuidados paliativos? O caso de uma unidade hospitalar do Recife
Orientador
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2018/03/01 - Atual Educadores sociais imaginando situações de cuidado a crianças institucionalizadas na Região Metropolitana do Recife
Orientador de Breckenfeld, Taciana de Melo Feitosa
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2017/02/28 - 2019/03/01 Processos Imaginativos de uma Paciente com Câncer sobre Cuidados Paliativos
Orientador de Josene Ferreira Carvalho.
Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (Mestrado)
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil
2017/03/01 - 2019/02/28 Processos imaginativos de Adolescente, em Contexto de Acolhimento Institucional, acerca da Vida Adulta
Orientador de Ingrid Dayana da Silva Marques Ramos.
Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (Mestrado)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2017/03/01 - 2019/02/28 Processos imaginativos de educadora quanto à docência a crianças com a síndrome congênita do vírus Zika
Orientador de Gessivânia de Moura Batista
Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (Mestrado)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2016/03/01 - 2018/02/28 A produção argumentativa em debates críticos em sala de aula e no WhatsApp: uma pesquisa com estudantes de pós-graduação
Orientador de Alisson Michel Silva Valença
Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (Mestrado)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2016/03/01 - 2018/02/28 Processos imaginativos de estagiária sobre a experiência de intervenção em psicologia clínica
Orientador de Taciana Feitosa de Melo
Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (Mestrado)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2015/03/01 - 2017/02/28 Construção de sentidos de si por crianças no contexto da clínica psicológica
Orientador de Leonil Nunes do Prado Júnior
Pós Graduação em Psicologia Cognitiva (Mestrado)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/06/13 - 2018/06/16 Apresentação do Pôster "Self, positions and narratives: an analytical proposal"
Congresso
10th International Conference on the Dialogical Self
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018/06/01 - Atual Human Arenas (2522-5790 ) Springer
2018/06/01 - Atual Revista Psicologia & Sociedade (0102-7182 ) ABRAPSO Editora
2018/06/01 - Atual Psicologia e Saber Social (2238-779X)
2017/06/01 - Atual Psicologia em Estudo (1413-7372) Universidade Estadual de Maringa
2014/06/01 - Atual REVASF - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (2177-8183)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2016/03/01 - 2017/04/30 Avaliação de projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/PIBIC - da Universidade Federal de Pernambuco
Avaliador
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2012/11/30 - 2012/11/30 Opinião Pernambuco Culto à magreza
2011/06/28 - 2011/06/28 Opinião Pernambuco Obesidade