???global.info.a_carregar???
Ana Karina Moutinho Lima (Moutinho, K.). Concluiu o(a) Doctor em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva em 2010/04/12 pelo(a) Universidade Federal de Pernambuco, Master em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva em 2001/02/28 pelo(a) Universidade Federal de Pernambuco e Bachelor em Psicologia em 1996/12/10 pelo(a) Universidade Federal de Pernambuco. É Professor Auxiliar no(a) Universidade Federal de Pernambuco, coordena o Projeto Educação Gamificada na Agência de Desenvolvimento Gardunha 21 e é Investigador principal (carreira) no(a) Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco. Publicou 3 artigos em revistas especializadas. Possui 2 capítulo(s) de livros e 1 livro(s) editado. Participou em 1 evento(s). Orienta 3 tese(s) de doutoramento. Orientou 6 dissertação(ões) de mestrado. Participa e/ou participou como Investigador responsável em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Raciocínio lógico; Teoria da Lógica Mental; Modelos Mentais; Teoria dos Esquemas Pragmáticos; Psicologia cognitiva; Psicologia do desenvolvimento; Crianças – Desenvolvimento; sentenças condicionais; sentenças temporais; raciocínio cotidiano; Vigotski; perspectiva narrativista; arte; análise narrativa; significado; identidade; posicionamento; pesquisa qualitativa; Tecnologia da informação. Competências. Habilidades. Educação profissional; Information technology. Competences. Skills. Professional education; CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA; Cirurgia bariátrica; Narrativas; Bioidentidade; Posição; Construção de sentidos; Riscos psicossociais no trabalho; Gestão do poder de agir profissional; Atividade laboral de técnicos de enfermagem; Clínica da atividade; Cultura e Cognição; Construção de Sentidos; Processos Imaginativos; Análise processual; .
Identification

Personal identification

Full name
Ana Karina Moutinho Lima
Date of birth
1972/11/08
Gender
Female

Citation names

  • Moutinho, Karina

Author identifiers

Ciência ID
5714-015C-CF28
ORCID iD
0000-0001-7230-9857

Knowledge fields

  • Social Sciences - Psychology
Education
Degree Classification
2018/07/01 - 2019/06/30
Concluded
Departamento de Comunicação e Artes (Pós-doutoramento)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2006/03/01 - 2010/04/12
Concluded
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (Doctor)
Major in Psicologia Cognitiva
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
"A construc¸a~o narrativa dos sentidos de bioidentidade: obesidade e cirurgias baria´tricas" (THESIS/DISSERTATION)
1999/03/01 - 2001/02/28
Concluded
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (Master)
Major in Psicologia Cognitiva
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
"Amamentac¸a~o a` luz da Teoria da Ac¸a~o Racional: Crenc¸as, normas, atitudes e intenc¸o~es" (THESIS/DISSERTATION)
1991/03/01 - 1996/12/10
Concluded
Psicologia (Bachelor)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2015/01/02 - Current Principal Investigator (Research) Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Universidade Federal de Pernambuco - CFCH - Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Brazil

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2011/10/11 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Universidade Federal de Pernambuco - CFCH - Departamento de Psicologia, Brazil
2010/02/01 - 2011/10/01 Assistant Professor (University Teacher) Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - Departamento de Psicologia, Brazil
2010/08/01 - 2011/09/01 Assistant Professor (University Teacher) Faculdade Frassinetti do Recife, Brazil
Faculdade Frassinetti do Recife, Brazil
2010/02/01 - 2011/02/01 Assistant Professor (University Teacher) Faculdade Santa Emília - FASE, Brazil
Faculdade Santa Emília - FASE, Brazil
2005/08/01 - 2008/07/31 Assistant Professor (University Teacher) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2004/02/01 - 2005/12/01 Assistant Professor (University Teacher) Instituto Salesiano de Filosofia - INSAF, Brazil
Instituto Salesiano de Filosofia - INSAF, Brazil
2001/08/01 - 2004/02/01 Assistant Professor (University Teacher) Universidade Salgado de Oliveira - Campus de Recife, Brazil
Universidade Salgado de Oliveira - Campus de Recife, Brazil
2000/07/01 - 2002/02/28 Assistant (University Teacher) Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação, Brazil

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2017/08/01 - 2018/06/28 Coordenadora da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Universidade Federal de Pernambuco - CFCH - Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Brazil
2009/04/01 - 2011/02/28 Coordenação de Pós-Graduação Faculdade Santa Emília - FASE, Brazil
Faculdade Santa Emília - FASE, Brazil

Others

Category
Host institution
Employer
2018/03/01 - Current Coordenação de Projeto Educação Gamificada Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, Portugal
Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, Portugal
2007/11/01 - 2008/11/01 Gestora dos Cursos de Saúde Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2006/01/02 - 2008/11/01 Coordenadora Graduação em Psicologia Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2003/06 - 2004/02/29 Gerente técnica Governo do Estado de Pernambuco, Brazil
Governo do Estado de Pernambuco - Secretaria de Cidadania e Políticas Públicas, Brazil
Projects

Contract

Designation Funders
2019/03/01 - 2020/05/31 Projeto Educação Gamificada
Principal investigator
Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, Portugal
Portugal Inovação Social - PIS
Ongoing
2012/02/01 - 2013/12/05 Saúde, corpo e cirurgias bariátricas: a construção de sentidos de bioidentidade
xxxxx
Cancelled

Other

Designation Funders
2014/12 - Current A tessitura da escuta a crianças em situação de violência/abuso sexual pelos profissionais na rede de assistência Instituição de Vínculo: Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS-RS
xxxxxxx
Researcher
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Universidade Federal de Pernambuco - CFCH - Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Brazil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Ongoing
2014/02/01 - 2015/12/05 A construção de sentidos de identidade: cultura, saúde e corpo
XXXXXX
Principal investigator
Universidade Federal de Pernambuco - CFCH - Departamento de Psicologia, Brazil
Cancelled
2013/06/01 - 2014/06/01 Narrativas infantis: o que contam as crianças sobre as escolas da infância?
xxxxx
Principal investigator
Universidade Federal de Pernambuco - CFCH - Departamento de Psicologia, Brazil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Moutinho, Karina; Villachan-Lyra, Pompéia; Santa-Clara, Angela. Novas Tendências em Psicologia do Desenvolvimento: ensino pesquisa e intervenção. Recife, Brazil: Editora Universitária da UFPE. 2013.
    Published • Editor
Book chapter
  1. Moutinho, Karina; Breckenfeld, Taciana Feitosa de Melo; Marques-Laurendon, Candy E.. "IMAGINATION AND REMEMBERING IN AN EDUCATIONAL CONTEXT: AN EXPLORATORY STUDY". In Imagining the past, constructing the future. 2020.
    Accepted
  2. Moutinho, Karina; Meira, Luciano; De Conti, Luciane. "Desenvolvimento e construção narrativa de sentidos de identidade". In Novas Tendências em Psicologia do Desenvolvimento: ensino pesquisa e intervenção, 133-152. Recife, Brazil: Editora Universitária da UFPE, 2013.
    Published
Conference abstract
  1. Batista, Gessivânia De Moura; Moutinho, Karina. "A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS". Paper presented in III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA & III JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIREITOS HUMANOS, Campina Grande, 2018.
    Published
  2. Batista, Gessivânia De Moura; Moutinho, Karina. "Inclusão escolar de crianças com síndrome congênita do Vírus Zika: Quais os desafios imaginados pelos educadores?". Paper presented in III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA & III JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIREITOS HUMANOS, Campina Grande, 2018.
  3. Moutinho, Karina; Pontes, Fabiane Nazaré Pinho; Silva, Edgleize Maiara da. ""E a coisa agora é outra": construção de sentidos de identidade e cirurgia bariátrica". Paper presented in IX CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, João Pessoa, 2014.
    Published
  4. Moutinho, Karina; De Conti, Luciane. "Análise narrativa: possibilidades e desafios em estudos sobre a subjetividade.". Paper presented in VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia - CONPSI, Salvador, 2011.
    Published
  5. Moutinho, Karina; Luciano Rogério de Lemos Meira; De Conti, Luciane. "A construção narrativa dos sentidos de bioidentidade por pessoas que realizaram cirurgia bariátrica". Paper presented in XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, Curitiba, 2010.
    Published
  6. Moutinho, Karina; Luciano Rogério de Lemos Meira; De Conti, Luciane. "A construção de bioidentidade por narrativas: obesidade e cirurgia bariátrica". Paper presented in Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, Rio de Janeiro, 2009.
    Published
Journal article
  1. Batista, Gessivânia De Moura; Moutinho, Ana Karina. "Desafios e possibilidades da inclusão escolar de crianças com a Síndrome Congênita do Vírus Zika: o olhar docente". Revista Educação Especial 32 (2019): 68. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x36360.
    10.5902/1984686x36360
  2. Moutinho,Karina; Conti,Luciane De. "Considerações sobre a psicologia da arte e a perspectiva narrativista". Psicologia em Estudo 15 04 (2010): 685-694. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400004.
    Open access • Published
  3. Moutinho, Karina; Roazzi,Antonio. "A Teoria da Ação Racional e a Teoria da Ação Planejada: relações entre intenções e comportamento". Revista Avaliação Psicológica 09 02 (2010): 279-287. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712010000200012.
    Open access • Published
Thesis / Dissertation
  1. Reis, Juliana Teixeira da Camara. "Prospecção e formação no domínio das competências e habilidades em tecnologia da informação: o caso do projeto metrópole digital em Natal/RN". Master, 2014. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/17546.
  2. Prestes, Miliana Galvão. "A atividade profissional dos técnicos de enfermagem de NatalRN e o manejo do risco psicossocial". Master, 2014. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26426.
  3. Karina Moutinho Lima, Ana. "A construção narrativa dos sentidos de bioidentidade: obesidade e cirurgias bariátricas". PhD, 2010. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8133.
Website
  1. Moutinho, Karina. Psicologia e Gestão de Pessoas. 2019. https://gestao-pessoas.blogspot.com/.
  2. Moutinho, Karina. Teorias Clássicas e Contemporâneas em Psicologia Cognitiva II. 2019. https://teorias2-cognitivaufpe.blogspot.com/.

Other

Other output
  1. Análise Narrativa, Construção de Sentidos e Identidade. RESUMO Subjetividade é um fenômeno amplamente debatido por perspectivas narrativistas em Psicologia. Uma questão importante nessa direção é como analisar as construções narrativas em situações de pesquisa. Neste estudo, temos o objetivo de apresentar e discutir uma proposta analítica para estudo do fenômeno da identidade, à luz de perspectivas narrativistas e da psicologia discursiva. A proposta s. 2016. Moutinho,Karina; Conti,Luciane De. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000200216.
  2. Raciocínio dedutivo e lógica mental. Nos últimos anos, tem havido muito debate acerca da existência ou não de uma lógica mental. Essa idéia tem sofrido inúmeros ataques, tanto por estudiosos que acreditam que todo raciocínio decorre de modelos mentais (e.g., Johnson-Laird & Byrne, 1993), como por aqueles que defendem que o raciocínio humano é dependente do conteúdo (Holyoak & Cheng, 1995). Essa controvérsia invadiu revistas i. 2003. Gouveia,Edilaine Lins; Roazzi,Antonio; O'Brien,David P.; Moutinho,Karina; Dias,Maria da Graça B. B.. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2003000300010.
  3. Se e Quando: Sinônimos?!!!. As sentenças condicionais e temporais são idênticas, exceto pela conjunção: os eventos antecedentes cuja ocorrência é certa são introduzidos pelo quando e os de ocorrência incerta, pelo se. Em alguns contextos, essa diferença sutil de significados desaparece, sendo possível trocar uma conjunção pela outra sem alterar o significado da sentença (Dias & Vanderlei, 1999; Reilly, 1986). A presente. 2001. Gouveia,Edilaine Lins; Roazzi,Antonio; O'Brien,David Paul; Moutinho,Karina; Dias,Maria da Graça Bompastor Borges. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722001000300009.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2020/01/31 "Caixa de Surpresas": instrumento para pesquisa e intervenção em Psicologia da Saúde 13o Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2019/03/01 - Current Como crianças em atendimento oncopediátrico e com diferentes comunicações de diagnóstico imaginam sua doença?
Supervisor of Elaine Claudia Silva do Nascimento
Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (Master)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2019/03/01 - Current A futura atuação profissional de pessoas com deficiência imaginada por discentes e docentes do Ensino Superior.
Supervisor
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (PhD)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2019/03/01 - Current Processos imaginativos de mulheres diagnosticadas com câncer de mama sobre sua experiência da doença
Supervisor
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (Master)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2019/03/01 - Current Como profissionais de saúde imaginam cuidados paliativos? O caso de uma unidade hospitalar do Recife
Supervisor
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (PhD)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2018/03/01 - Current Educadores sociais imaginando situações de cuidado a crianças institucionalizadas na Região Metropolitana do Recife
Supervisor of Breckenfeld, Taciana de Melo Feitosa
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (PhD)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2017/02/28 - 2019/03/01 Processos Imaginativos de uma Paciente com Câncer sobre Cuidados Paliativos
Supervisor of Josene Ferreira Carvalho.
Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (Master)
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil
2017/03/01 - 2019/02/28 Processos imaginativos de Adolescente, em Contexto de Acolhimento Institucional, acerca da Vida Adulta
Supervisor of Ingrid Dayana da Silva Marques Ramos.
Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (Master)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2017/03/01 - 2019/02/28 Processos imaginativos de educadora quanto à docência a crianças com a síndrome congênita do vírus Zika
Supervisor of Gessivânia de Moura Batista
Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (Master)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2016/03/01 - 2018/02/28 A produção argumentativa em debates críticos em sala de aula e no WhatsApp: uma pesquisa com estudantes de pós-graduação
Supervisor of Alisson Michel Silva Valença
Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (Master)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2016/03/01 - 2018/02/28 Processos imaginativos de estagiária sobre a experiência de intervenção em psicologia clínica
Supervisor of Taciana Feitosa de Melo
Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (Master)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2015/03/01 - 2017/02/28 Construção de sentidos de si por crianças no contexto da clínica psicológica
Supervisor of Leonil Nunes do Prado Júnior
Pós Graduação em Psicologia Cognitiva (Master)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2018/06/13 - 2018/06/16 Apresentação do Pôster "Self, positions and narratives: an analytical proposal"
Congress
10th International Conference on the Dialogical Self
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2016/03/01 - 2017/04/30 Avaliação de projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/PIBIC - da Universidade Federal de Pernambuco
Evaluator
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Interview (tv / radio show)

Program Topic
2012/11/30 - 2012/11/30 Opinião Pernambuco Culto à magreza
2011/06/28 - 2011/06/28 Opinião Pernambuco Obesidade

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2018/06/01 - Current Human Arenas (2522-5790 ) Springer
2018/06/01 - Current Revista Psicologia & Sociedade (0102-7182 ) ABRAPSO Editora
2018/06/01 - Current Psicologia e Saber Social (2238-779X)
2017/06/01 - Current Psicologia em Estudo (1413-7372) Universidade Estadual de Maringa
2014/06/01 - Current REVASF - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (2177-8183)