???global.info.a_carregar???
Jorge Daniel Lima Pacheco completed his PhD in Communication on January 20, 2023, at the University of Vigo. He has a Master's degree in Digital Marketing in 2014 from the Polytechnic Institute of Porto - Porto Accounting and Business School. Additionally, he holds a degree in Marketing since 2005 from Fernando Pessoa University. Currently, he serves as an Invited Adjunct Teacher at the Polytechnic Institute of Cávado e do Ave - School of Hospitality and Tourism (courses: Master in Marketing, Tourism and also in Digital Design) and also as an Invited Adjunct Teacher at the Polytechnic Institute of Porto - Porto Accounting and Business School (courses: master in e-commerce and degree in Marketing). Former Digital Strategist at the WhySurreal agency, working with clients such as Symington Family Estates, Caves Campelo, Corticeira Amorim, GBLF, Indian Motorcycles, Hotel Minho, or Hotel Feel Viana. Consultant for various public and private institutions. He has published article in journals, sections in books, supervised MSc dissertations. Jorge Daniel Lima Pacheco has received one award and/or honor. His Ciência Vitae curriculum highlights terms related to scientific, technological, and artistic-cultural output, including customization, e-commerce, satisfaction, customer experience, digital marketing, management and communication. A perpetual enthusiast of marketing and automobiles.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Jorge Daniel Lima Pacheco

Nomes de citação

  • Pacheco, Jorge

Identificadores de autor

Ciência ID
5710-0CE8-5DF0
ORCID iD
0000-0003-2742-2871
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=ec2HKPcAAAAJ&view_op=list_works&authuser=3&sortby=title

Moradas

  • Campus do IPCA, Vila Frescaínha S. Martinho , 4750-810, Barcelos, Barcelos, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2023/01/20
Concluído
Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Comunicação Organizacional e Relações Públicas
Universidade de Vigo, Espanha
" A Influência da Comunicação através das Redes Sociais Online no Engagement e Lealdade à marca Super Bock: motivações e atitudes da Geração Y e X em Portugal." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente Cum Laude
2021/05/07 - 2021/05/07
Concluído
Marketing e Publicidade (Título de especialista)
Especialização em Marketing e Publicidade
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
Aprovado
2012/09/01 - 2014/07/10
Concluído
Marketing Digital (Mestrado)
Especialização em Marketing e Publicidade
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
"Marketing Experimental, Emoções, Satisfação e Lealdade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2005
Concluído
Marketing (Licenciatura)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
"O Marketing Desportivo e o Patrocínio no Desporto Automóvel" (TESE/DISSERTAÇÃO)
13
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/03 - Atual Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Centro de Estudos Organizacionais e Sociais, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025/01/14 - Atual Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2024/04/02 - Atual Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Línguas e Administração de Vila Nova de Gaia, Portugal
Instituto Superior de Línguas e Administração de Vila Nova de Gaia, Portugal
2021/09/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2020/11/23 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Portugal
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2013/03/01 - 2021/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017/01/02 - 2017/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2023/11/01 - 2026/10/31 ENCARE - Enhancing Capacities of UAS staff for more successful EU funded Research
WP05 element
Instituto Politécnico do Porto Centro de Estudos Organizacionais e Sociais, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pacheco, Jorge; Cardoso, Cristina. "Motivational Drivers in Social Media: An Analysis of Generation X vs. Generation Y". Trabalho apresentado em ICMarkTech24, Ponta Delgada, 2024.
    Publicado
  2. Pacheco, Jorge; Cardoso, Cristina. "A Street Art como Espaço de Comunicação Cultural, Social e Política". Trabalho apresentado em DICEOS24, Matosinhos, 2024.
    Em revisão
  3. Pacheco, Jorge; Cardoso, Cristina. "Resilience and Transformation: Examining Marketing Strategies and Consumer Behaviour in a Covid-19 World Connected by Social Media". Trabalho apresentado em IcMarktech23, Praga, 2023.
    Publicado
  4. Cardoso, Cristina; Pacheco, Jorge. "Leveraging Social Selling on LinkedIn for B2B Relationship Management in the COVID-19 Era". Trabalho apresentado em II International Conference on Humanities and Social Sciences, 27 - 28 November 2023, Porto, Portugal, Porto, 2023.
    Publicado
  5. RIBEIRO, PRISCILLA CRISTINA CABRAL; KELLER, SABRINNA; ARAUJO, ELAINE APARECIDA; MONTEIRO, MARCELO MACIEL. "A importância do customer experience nos canais digitais". Trabalho apresentado em III Xornadas de Doutorandos-as en Comunicación : Programa de Doutoramento en Comunicación da Universidade de Vigo, Vigo, 2017.
    Publicado • 10.14488/enegep2019_tn_sto_295_1663_36999
  6. Pacheco, Jorge. "Marketing experiencial, emoções, satisfação e lealdade: um estudo empírico em Serralves em festa.". Trabalho apresentado em The International Marketing Trends Conference, Paris, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cardoso, Cristina; Pacheco, Jorge. Autor correspondente: Cardoso, Cristina. "Analysis of the Communication Strategy of the Liga Portuguesa Contra o Cancro on the Social Network Facebook during the Pink October Movement: A Study from 2019 to 2023.". International Journal of Marketing, Communication and New Media 12 23 (2024): https://doi.org/10.54663/2182-9306.2024.v.12.n.151-167.
    Publicado • 10.54663/2182-9306.2024.v.12.n.151-167
  2. Lima, Ana; Cruz, Marco; Pacheco, Jorge. "The impact of social media marketing efforts on buying intentions within the brewing sector". Management & Marketing 19 4 (2024): 618-643. https://doi.org/10.2478/mmcks-2024-0028.
    Acesso aberto • Publicado • 10.2478/mmcks-2024-0028
  3. Jitka Vávrová; Lenka Cervová; Blanka Brandová; Jorge Pacheco. "Assessing sustainable practices and managerial approaches in the hotel industry: A comparative case study". Journal of Entrepreneurship, Management and Innovation 20 3 (2024): 46-61. https://doi.org/10.7341/20242033.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7341/20242033
  4. Teresa Teixeira; Ana Lima; Jorge Pacheco. "A publicidade nas redes sociais como influenciadora da compra por impulso". Cadernos de Investigação do Mestrado em Negócio Eletrónico CIMNE (2022): https://doi.org/10.56002/ceos.00050_cimne_1_2.
    10.56002/ceos.00050_cimne_1_2
Capítulo de livro
  1. Cristina Cardoso; Jorge Pacheco. "Resilience and Transformation: Examining Marketing Strategies and Consumer Behavior in a COVID-19 World Connected by Social Media". 2024.
    10.1007/978-981-97-1552-7_19
  2. Pacheco, Jorge; Cardoso, Cristina. Autor correspondente: Cardoso, Cristina. "Leveraging Social Selling on LinkedIn for B2B Relationship Management in the COVID-19 Era". In Leveraging Social Selling on LinkedIn for B2B Relationship Management in the COVID-19 Era. Porto, Portugal: ©2024 CEOS PublishingRua Jaime Lopes Amorim4465-004 S. Mamede de InfestaPorto, PortugalI, 2024.
    Publicado • 10.56002/ceos.0040cf
  3. Marta Beatriz Silva; Jorge Lima Pacheco; Bruno Sousa. "Digital Marketing, Artificial Intelligence, and Online Social Networks in Tourism". In Case of the Municipality of Amares (Portugal). 2024.
    10.4018/979-8-3693-2137-9.ch010
  4. Ana Pinto de Lima; Jorge Pacheco; Pedro Silva. "Wine Marketing Event – The Importance of Emotions in a Wine Tasting for Inexperienced Participants". 2021.
    10.1007/978-981-33-4260-6_24
  5. de Lima, Ana Pinto; Pacheco, Jorge; Silva, Pedro. "Effects of Experience on Valuing a Tourist Event: A Theoretical Review and Propositions". In Advances in Tourism, Technology and Smart Systems, 447-458. Singapura: Springer Singapore, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-981-15-2024-2_40
  6. Lima, Ana; Pacheco, Jorge. "New Trends and Tools for Customer Relationship". In Educational and Social Dimensions of Digital Transformation in Organizations, 1-26. IGI Global, 2019.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-6261-0.ch001
  7. Pacheco, Jorge. "Smart cities, smart life, smart communication". In Planejamento e gestão territorial: a sustentabilidade dos ecossistemas urbanos. Portugal: Idioteque, 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "A Influência da Comunicação através das Redes Sociais Online no Engagement e Lealdade à marca Super Bock: motivações e atitudes da Geração Y e X em Portugal.". Doutoramento, Universidade de Vigo, 2023. https://investigacion.usc.gal/documentos/6453ede9b5d6a67124357a86.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/09/01 - 2025/02/04 HOW VIRTUAL REALITY ENHANCES CUSTOMER ENGAGEMENT IN E-COMMERCE
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Portugal
2023/09/01 - 2025/02/04 PLANO DE MARKETING DIGITAL: ESTUDO DE CASO VANESSA MKT STUDIO ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIY PARA PME´S NO SETOR DA BELEZA
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Portugal
2024 - 2024 O IMPACTO DO MARKETING DIGITAL E REDES SOCIAIS ONLINE NO TURISMO: CASO DO MUNICÍPIO DE AMARES
Orientador
Marketing Turístico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Portugal
2023 - 2024 0 Impacto Das Redes Sociais No Turismo.Cultural/Religioso: 0 Caso Do Mosteiro De Tibães
Orientador
Marketing Turístico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2023 - 2024 A Importância Do Marketing Automation Como Instrumento De Apoio Às Agências De Marketing
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2023 - 2024 O Efeito Do Tiktok No E-Commerce: Estudo De Caso Da Marca Shein
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2023 - 2023 APLICAÇÃO DO MODELO AIDA EM ESTRATÉGIAS DE INBOUND MARKETING
Coorientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Portugal
2023 - 2023 O IMPACTO DO SOCIAL SELLING EM CONTEXTO COVID-19: O ESTUDO DE CASO DA SMURFIT KAPPA
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Portugal
2023 - 2023 Relatório de estágio: Agência Digital “Significa”
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022 - 2023 Marketing personalizado aliado ao e-commerce: um estudo de caso
Orientador
Negócio Eletrónico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022 - 2023 Adaptação dos anunciantes à Era sem Cookies de Terceiros
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/02/02 A importância do Marketing Digital nos clubes de futebol: Estudo de caso Futebol Clube Paços de Ferreira
Arguente
Joana de Jesus Costa Brandão (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Comunicação Arquitetura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2023/11/28 A Influência das Redes Sociais na Popularidade dos Jogos Eletrónico
Arguente
Mafalda Maria Tavares Guimarães Moreira Lima (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023/11/28 As marcas e o impulso publicitário gerado por celebridades - o mercado português
Arguente
Renata Martins dos Reis Magalhães (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023/11/20 Branding e Product Placement no Metaverse: Oportunidades e desafios para marcas e empreendedores - Um caso de estudo sobre a Burberry
Arguente
Miguel Filipe Eduardo Mesquita (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023/11/08 Blog, Seo e Marketing de Afiliados: Estratégias de Monetização
Arguente
Ana Jorge Vieira Maia (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023/10/03 Marketing 5.0: O impacto da Tecnologia no Marketing
Arguente
Diogo José Santos Ramos (Mestrado)
Instituto Superior de Línguas e Administração de Santarém, Portugal
2022/12/06 Plano de Marketing Digital: Estudo de Caso EIPP
Arguente
Clara da Silva Brandão (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022/11/29 Constituição comunicativa da empresa MM Intermedia
Arguente
Carla Marlene Alves Maia (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2021/11/25 O impacto da Comunicação Digital e a Gestão das Redes Sociais nas organizações. Caso de estudo: Quádrolo - Desenho e Gravação, LDA
Arguente
Daniela Patrícia Amorim de Paiva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Distinções

Prémio

2014 Melhor Aluno do Mestrado em Marketing Digital
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Título

2021 Título Especialista na área 342 - Marketing e Publicidade
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal