???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Catarina Lelis

Nomes de citação

  • Catarina Lelis

Identificadores de autor

Ciência ID
5619-CE79-B6A9
ORCID iD
0000-0003-4402-8876

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Humanidades - Outras Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2015/11/02 - 2016/06/06
Concluído
Professional Academic Practice (Postgraduate Certificate)
University of West London, Reino Unido
2014
Concluído
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Modelo para a Valorização Partilhada da Marca" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade (com distinção e louvor)
2008/05
Concluído
Gestão da Inovação e do Conhecimento (Mestrado)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Aveiro, Portugal
2000
Concluído
Design (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
"n.a." (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2021/01/01 - 2021/08/31 Professor Associado (Docente Universitário) University of West London, Reino Unido
2015/10 - 2020/12/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) University of West London, Reino Unido
2014 - 2016 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2009 - 2014 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2007 - 2009 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/01 - 2025/01/01 Agewell: Service Design for Wellness and Healthy Ageing
2021-1-EE01-KA220-HED-000023443
Bolseiro de Integração na Investigação
Em curso
2012/02/01 - 2014/01/31 CO-CRIAÇÃO DE ARTEFACTOS DE MARCA: PROPOSTA DE MODELO INFO-COMUNICACIONAL PARA O ENVOLVIMENTO DOS MEMBROS INTERNOS NO USO DA MARCA INSTITUCIONAL
SFRH/BD/77659/2011
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/11/19 - 2020/11/19 Impact Plan
UWL-T&L2019
Investigador responsável
University of West London, Reino Unido
University of West London
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Catarina Lelis; Elizete Kreutz. "As seis dimensões do discurso de identidades visuais de marcas contemporâneas". Trabalho apresentado em International Congress in Brand(ing), 2020.
  2. Catarina Lelis. "Impact Canvas: anticipating the levels of impact of PG students' projects". Trabalho apresentado em Advance HE Conference 2020, 2020.
  3. Catarina Lelis; Elizete Kreutz. "Narrative dimensions supporting the visual communication of contemporary brands". Trabalho apresentado em 10th UNIDCOM/IADE International Conference Senses & Sensibility – Lost in (G)localization, Lisbon, 2019.
    Publicado
  4. Catarina Lelis; Elizete Kreutz. "Narrative dimensions for the design of contemporary visual identities". Trabalho apresentado em International Association of Societies of Design Research Conference 2019, 2019.
  5. Catarina Lelis; Óscar Mealha. "Developing design literacy through brand-based artefacts". Trabalho apresentado em Academy for Design Innovation Management Conference, London, 2019.
    Publicado
  6. Bernardo Meza Guzman; Catarina Lelis. "Everyday social practices as a source of design-led branding". Trabalho apresentado em 14th Global Brand Conference, Berlin, 2019.
  7. Catarina Lelis. "Colour patterns in dynamic brand identities". Trabalho apresentado em 1st International Brand Design Conference, London, 2018.
  8. Bernardo Meza Guzman; Catarina Lelis. "Plato and the metaphor: everyday social practices as a source of design-led branding". Trabalho apresentado em 1st International Brand Design Conference, London, 2018.
  9. Catarina Lelis; Cátia Carvalho. "You’re a Rainbow and I’m Not Colourblind: aligning designers with their dream jobs". Trabalho apresentado em 1st International Brand Design Conference, London, 2018.
  10. Catarina Lelis; Óscar Mealha. "Essential ingredients for a collaborative performance: the brand, the employees, and the digital in between". Trabalho apresentado em 13th Global Brand Conference 2018, Newcastle, 2018.
  11. Laura Bakalka; Catarina Lelis. "Influences of Handwriting on Students’ Personal Branding: Proposal of a Supportive Online Platform". Trabalho apresentado em 13th Global Brand Conference 2018, Newcastle, 2018.
  12. Charlotte McCooey; Catarina Lelis; Dennis Olsen. "Diversity via Normality: An Advance in Branded Communications Regarding Responsibility". Trabalho apresentado em 13th Global Brand Conference 2018, Newcastle, 2018.
  13. Bernardo Meza Guzman; Catarina Lelis; Dennis Olsen. "The role of technology democratisation on challenging male power in Scotch brands: the case of Johnnie Walker". Trabalho apresentado em 13th Global Brand Conference 2018, Newcastle, 2018.
  14. Catarina Lelis. "We reserve the right to be creative! The sectors adopting flexible brands". Trabalho apresentado em Annual MeCCSA Conference 2018, London, 2018.
  15. Bernardo Meza Guzman; Catarina Lelis. "Brand authenticity: the moral duty on communicating moral values". Trabalho apresentado em IV International Congress on Brand(ing), Leiria, 2017.
  16. Andrea Montagutti; Catarina Lelis. "How to Make a Lovebrand: A Tentative Recipe". Trabalho apresentado em IV International Congress on Brand(ing), Leiria, 2017.
  17. Catarina Lelis. "The rise of polychromatic palettes: visual identities adapting to the dynamic sensorial scene". Trabalho apresentado em 12th Global Brand Conference of the Academy of Marketing, Kalmar, 2017.
  18. Sandra Leitão; Catarina Lelis; Óscar Mealha. "Typography: no mysterious ways for mutant/dynamic brands". Trabalho apresentado em 6th Typography Meeting, Aveiro, 2015.
  19. Sandra Leitão; Catarina Lelis. "Marcas dinâmicas: Haverá formas de as orientar?". Trabalho apresentado em 1st International Congress on Brand(ing), Leiria, 2014.
  20. Sandra Leitão; Catarina Lelis; Óscar Mealha. "Marcas que se querem mutantes: princípios estruturantes e orientadores". Trabalho apresentado em II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana, Braga, 2014.
  21. Catarina Lelis; Óscar Mealha. "Sustainable Brands need Employees’ Creativity". Trabalho apresentado em 18th International Conference on Corporate and Marketing Communication, Salerno, 2013.
  22. Catarina Lelis; Óscar Mealha; Lélis, C.; Mealha, Ó.. "Learning the organizational brand with computer-mediated communication". Trabalho apresentado em IADIS International Conference e-Learning 2012, Lisbon, 2012.
  23. Catarina Lelis; Óscar Mealha. "Brand artifacts co-creation: a model for the involvement of creative, non-specialized individuals". Trabalho apresentado em 12th European Conference on Creativity and Innovation (ECCI XII), Faro, 2011.
  24. Catarina Lelis; Óscar Mealha. "The Participation of Internal Members in the Process of Building Institutional Brands". Trabalho apresentado em 1st International Conference in Design and Graphic Arts (CIDAG), Lisbon, 2010.
  25. Catarina Lelis. "Modelo integrador de gestão da mudança pela gestão da identidade". Trabalho apresentado em International Congress of Creativity and Innovation, Loulé, 2008.
Artigo em revista
  1. Catarina Lelis. "Smart logos: a user’s dashboard for the visualisation of meaningful brand experience data". InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação 18 3 (2021): https://doi.org/10.51358/id.v18i3.892.
    10.51358/id.v18i3.892
  2. Catarina Lelis. "Smart Brands and Identities: building friendly bridges between Design and Smartness". IxD&A Interaction Design & Architecture(s) Journal (2021):
    Em revisão
  3. Catarina Lelis. "The Impact Plan: rethinking Now, remaking Tomorrow, designing a wonderful World". Strategic Design Research Journal (2021):
    Em revisão
  4. Catarina Lelis; Sandra Leitão; Óscar Mealha; Ben Dunning. "Typography: the constant vector of dynamic logos". Visual Communication (2020): https://doi.org/10.1177/1470357220966775.
    10.1177/1470357220966775
  5. Lelis, Catarina. "It's Milestone, not Limescale! Milestoned group supervision as an approach to descale postgraduate projects". New Vistas (2020): http://dx.doi.org/10.36828/newvistas.109.
    10.36828/newvistas.109
  6. Lelis, C.. "Like a chameleon: the polychromatic virtue of dynamic brands". Journal of Product and Brand Management 28 4 (2019): 445-461. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85069495488&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JPBM-10-2017-1621
  7. Selvam, R.M.; Lelis, C.. "Employees as advertisers: On the effects of internal advertising using a flexible online brand center platform". Tripodos 43 (2018): 119-133. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85070317678&partnerID=MN8TOARS.
  8. Laura Bakalka; Catarina Lelis. "Informing personal branding through handwriting analysis: proposal of a supportive online platform". Visible Language 53 3 (2018): 9-29.
    Publicado
  9. Lelis, Catarina. "Participation ahead: Perceptions of master degree students on reciprocal peer learning activities". Journal of Learning Design 10 2 (2017): 14-24. http://dx.doi.org/10.5204/jld.v10i2.286.
    Publicado • 10.5204/jld.v10i2.286
  10. Bernardo Meza Guzman; Catarina Lelis. "Brand authenticity: the moral duty on communicating moral values". BrandTrends, Journal of Strategic Communication and Branding 13 13 (2017): 42-52.
    Publicado
  11. Lelis, C.; Mealha, O.. "Heuristic for brand artefacts co-design: a computer-mediated proposal". CoDesign 11 2 (2015): 83-98. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84938983288&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/15710882.2015.1054840
  12. Joana Mineiro; Almeida, Ana Margarida; Catarina Lelis. "Cartazes urbanos acessíveis a pessoas cegas: proposta de um modelo de design para todos, baseado numa solução mobile". InfoDesign, Brazilian Journal of Information Design 12 1 (2015): 143-156.
    Publicado
  13. Pereira, Andreia; Lélis, Catarina; Mealha, Óscar. "Impacto do Synectics nas competências criativas de estudantes a frequentar o 2º ciclo do ensino superior". Indagatio Didactica 6 4 (2014): 112-131. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3971.
    Publicado • 10.34624/id.v6i4.3971
  14. Santos Ramos, Fernando Manuel; Chaves Mealha, Óscar Emanuel; Lelis, Catarina; Ramos, Fernando Manuel; Mealha, Óscar Emanuel. "Information and Communication in a Networked Infosphere - a Review of Concepts and Application in Social Branding". Revista ICONO14 Revista científica de Comunicación y Tecnologías emergentes 13 1 (2014): 9-29. http://dx.doi.org/10.7195/ri14.v13i1.767.
    Publicado • 10.7195/ri14.v13i1.767
  15. Catarina Lelis; Chaves Mealha, Óscar Emanuel. "BEODE - Brand Experience Oriented Design Environments". BrandTrends, Journal of Strategic Communication and Branding 6 6 (2014): 6-18.
    Publicado
  16. Catarina Lelis. "As implicações da convergência na marca institucional". BrandTrends, Journal of Strategic Communication and Branding 4 4 (2013): 8-20.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Catarina Lelis; Designer João Nunes. "Crafts e Sustentabilidade", inovar.te, 2006
Capítulo de livro
  1. Catarina Lelis; Elizete Kreutz. "The HOW behind the story: a framework for the design of brand narratives". In Design, Visual Communication and Branding, editado por Daniel Raposo, 132-159. Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2022.
    Publicado
  2. Daniel Raposo; Fernando Oliveira; Catarina Lélis. "The Relevance of Communication Design and the Undeniable Power of Brands". 2022.
    10.1007/978-3-030-86596-2_1
  3. Bernardo Meza Guzman; Catarina Lelis. "Everyday Social Practices as a Source of Design-Led Branding". 2021.
    10.1007/978-3-030-61671-7_45
  4. Catarina Lelis. "An Impact-Centred Tool for Developing Design Students’ Capacity for Sustainable Transformation". 2021.
    10.1007/978-3-030-55700-3_7
  5. Catarina Lelis. "Smart Visual Identities: A Design Challenge for Smart Learning Environments". 145-154. Springer Singapore, 2021.
    10.1007/978-981-15-7383-5_12
  6. Catarina Lelis. "Optimised Taxonomy for the Analysis and Design of Canvas-Based Tools". 2021.
    10.1007/978-3-030-61671-7_19
  7. Catia Carvalho; Catarina Lelis. "Identifying-Capturing-Revealing: An Alternative to the Conventional Recruitment in the Creative Industry". 2021.
    10.1007/978-3-030-61671-7_25
  8. Bernardo Meza Guzman; Catarina Lelis. "Would Plato really find Coca Cola inside the cave? Design-led branding explained by everyday social practices". In Perspectives on Design and Digital Communication: Research, Innovations and Best Practices. 2021.
    Aceite para publicação
  9. Bernardo Meza Guzman; Catarina Lelis. "Would Plato Really Find Coca Cola Inside the Cave? Design-Led Branding Explained by Everyday Social Practices". 2021.
    10.1007/978-3-030-75867-7_22
Livro
  1. Catarina Lelis. The Impact Plan - Rethinking Today, Remaking Tomorrow, Designing a Better World. Amsterdam, Países Baixos: BIS Publishers. 2022.
    Publicado
  2. Lelis, C.. Framing organisational knowledge through the brand. 2018.
  3. Catarina Lelis. Adobe InDesign CS5 – Curso Completo. Portugal: FCA. 2011.
    Publicado
  4. Catarina Lelis. Illustrator CS4 & CS3 – Curso Completo. Portugal: FCA. 2009.
    Publicado
  5. Catarina Lelis. Adobe InDesign CS2 – Curso Completo. Portugal: FCA. 2005.
    Publicado
  6. Catarina Lelis. Macromedia FreeHand MX – Curso Completo. Portugal: FCA. 2004.
    Submetido
Poster em conferência
  1. Catarina Lelis. "Innovation on Stage: perceptions of master’s degree students on reciprocal peer learning activities". Trabalho apresentado em Teaching and Learning Conference 2016, 2016.
  2. Joana Mineiro; Pisco Almeida, Ana Margarida; Catarina Lelis. "Cartazes urbanos acessíveis a cegos: proposta de modelo baseado numa solução mobile". Trabalho apresentado em International Conference for Inclusion, 2013.
  3. Catarina Lelis; Mealha, Óscar. "Iterative brand design process with social branding centers". Trabalho apresentado em University of Aveiro Research Day 2012, 2012.
Resumo em conferência
  1. Catarina Lelis. "The icon gallery of feedback: a visual representation approach". Trabalho apresentado em Teaching and Learning Conference 2018, London, 2018.
Tese / Dissertação
  1. Mineiro, Joana Pimparel. "Cartazes urbanos acessíveis a pessoas cegas: estratégias e paradigmas de interação". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10773/14668.
  2. Pereira, Andreia Ana Lopes. "Utilização da técnica Synectics em sala de aula no ensino superior: no contexto do mestrado em Comunicação Multimédia". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/12919.
  3. Cruz, Sofia Regina da Silva. "Orientações de design em catálogo de produtos B2B online para multi-dispositivos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14067.
  4. Cruz, Catarina Franco Lélis da. "Modelo para a valorização partilhada da marca: a comunicação mediada por computador como suporte ao envolvimento dos recursos humanos na cocriação da marca organizacional". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10773/12921.
  5. Leitão, Sandra Margarida Lopes. "Princípios estruturantes e orientadores da identidade visual de marcas em ambientes multimeios". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/15166.
  6. Pereira, Marcelo Brites. "A infografia em televisão no contexto da meteorologia: um estudo na RTP com Eye Tracker". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12052.
  7. Cruz, Catarina Franco Lélis da. "A gestão da identidade como suporte à mudança nas organizações". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10773/1569.

Propriedade Intelectual

Marca registada
  1. 2014. "Participatory Brand Center".
    Registada
  2. 2014. "OurBrand".
  3. 2014. "Central Participativa de Marca".
    Registada
  4. 2009. ".sagres".
    Registada
  5. 2008. "innov8".
    Registada
  6. 2006. "inovar·te".
    Registada
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/01 - Atual Visual Communication Principles influencing interactions on social media
Orientador
MA in Multimedia Communication (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/09 - Atual Interpretation of the cybersecurity campaign #protegeoteucampus
Orientador
MA in Multimedia Communication (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/12 Estratégias para a promoção da produção de conteúdos AV: Estudo do impacto no âmbito de uma comunidade de partilha de práticas pedagógicas ativas
Presidente do júri
José Miguel Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/12 Estratégias de comunicação audiovisual para mecanismos de gamificação: O caso do Campus by Fundação Altice
Presidente do júri
Mónica Soraia Pereira da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/02 - Atual Multimodus – 1st International Conference on Sound and Image in Art & Design
2021/10 - 2022/10 DRS Conference Bilbao 2022 Design Research Society

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/12 - Atual Communication Strategy for the courses of Sciences and Technologies of Communication
Coordenador
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - Atual Mobility and Internationalisation for Sciences and Technologies of Communication
Coordenador
Universidade de Aveiro, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/02 - Atual Reviewer at 2022 DMI Academic Design Management Conference (ADMC) Design Management Institute, Estados Unidos
2021/12 - Atual Reviewer at Journal of Digital Media & Interaction Universidade de Aveiro, Portugal
2021/11 - Atual Reviewer of book proposal and two chapters of "Integrated Digital Marketing In Practice" Cambridge University Press, Reino Unido
2021/10 - Atual DRS Conference Bilbao 2022 panel chair/proponent Design Research Society, Reino Unido
Distinções

Prémio

2019 Teaching Fellowship
University of West London, Reino Unido

Outra distinção

2014 CEBT Ibérico 2014
2013 Aveiro Empreendedor leva-te a Silicon Valley — programa de imersão Global Strategic Innovation
2012 Prémio IdeaPuzzle 2012 — melhor desenho de investigação de doutoramento
2011 Bolsa Individual de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
1999 Autoria da identidade de marca para representação do Festival Internacional de Música de Aveiro