Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- ANA MARIA TOMÁS DE ALMEIDA
Nomes de citação
- Almeida, A.
- Almeida, A. M. T.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 551D-BCD2-87B8
- ORCID iD
- 0000-0003-0036-312X
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1997/10/17
Concluído
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação e Educação Especial
Universidade do Minho, Portugal
"As relações entre pares em idade escolar. Um estudo de avaliação da competência social pelo método Q-sort " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção e Louvor |
1992 - 1997
Concluído
|
Estudos da Criança - Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"AS RELAÇÕES ENTRE PARES EM IDADE ESCOLAR Um estudo de avaliação da competência social pelo método Q-sort" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado c/ Louvor e Distinção |
1988
Concluído
|
Psicologia da Educação (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
"Desenvolvimento interpessoal e a amizade na pré-adolescência." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom |
1977 - 1982
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2003/07/23 - 2020/09/18 | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | ||
1988/07/28 - 2003/10/17 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Minho Departame¿nto de Psicologia da Educação e ¿Educação Especial, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/02/28 - 2024/02/07 | Subdirector de Unidade Orgânica | Universidade do Minho, Portugal |
2019/03 - 2024 | Membro da Comissão Diretiva do Centro de Investigação em Estudos da Criança | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
2004/02/01 - 2020/02/29 | Coordenador do curso mestrado | Universidade do Minho Departame¿nto de Psicologia da Educação e ¿Educação Especial, Portugal |
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | ||
2004/09/20 - 2010/03/05 | Research Centre Director | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2003/06/01 - 2010/03/01 | Area Coordinator - Educational Psychology | Universidade do Minho Departame¿nto de Psicologia da Educação e ¿Educação Especial, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/09/30 - 2027 | Implementation and evaluation of FRAME+P: Comprehensive program for socio-educational action with families at risk from a
positive parenting approach (FRAME-EV)
4124137305-137305-4-22
7553138504-138504-4-22
Investigador
Universitat de Barcelona Departament de Mètodes d'Investigació i Diagnòstic en Educació, Espanha
|
España Ministerio de Ciencia e Innovación
Em curso
|
2023/10/01 - 2024/09/30 | Cost Innovators Grant EurofamNet: The European Family Support Network
Investigador
Universidad de Sevilla, Espanha
|
COST
Em curso
|
2019/01/01 - 2022/12/30 | A socio-educative intervention framework for family reunification in child welfare system from the positive approach
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Em curso
|
2018/04/14 - 2022/04/14 | The Pan-European Family Support Research Network. A bottom-up, evidence-based and multidisciplinar approach.
Investigador
|
Em curso
|
2015/06/30 - 2018/06/30 | La reunificación familiar como reto del sistema de protección de la infancia: investigación, evaluación e implementación de
un Programa socioeducativo
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
2014/01/01 - 2017/12/30 | Evaluación de intervenciones psicoeducativas con familias en riesgo psicosocial. Buenas practices baseadas en la evidencia
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
2014/01 - 2017/12 | Evaluación de intervenciones psicoeducativas con familias en riesgo psicosocial. Buenas practices baseadas en la evidencia | N/A |
2013/01/01 - 2016/12/30 | Bullying, poder e identidad: una perspectiva integradora desde el genero y la etnia
EDU2012-34920
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
2011/03/01 - 2014/12/30 | CiCe5 - Children’s Identity and Citizenship in Europe
517961-LLP-1-2011-1-UK-ERASMUS-ENW
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
2011/01/01 - 2014/12/01 | Envolvimento dos Alunos nas Escolas: Diferenciação e Promoção.
PTDC/CPE-CED/114362/2009
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008/10 - 2012/10 | Cyberbullying: Coping with negative and enhancing positive uses of new technologies, in relationships in educational settings
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
2007/03/01 - 2010/03/01 | CiCe4 Children’s Identity and Citizenship in Europe
142821-LLP-1
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
2006 - 2009 | Percepções de justiça face à vitimização de pares na escola/ Perceptions of justice regarding peer victimization at school
PDCT/PSI/55709/2004
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
2006 - 2009 | Percepções de justiça face à vitimização de pares na escola/ Perceptions of justice regarding peer victimization at school
PDCT/PSI/55709/2004
|
N/A |
2002/01/01 - 2006/12/30 | Inter(con)textualidades - textos e contextos para a promoção do desenvolvimento psicosocial. (Intercontext – texts and contexts
for the promotion of psychosocial development
CESC_UM
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
2001/01/01 - 2003/12/30 | Concepções de vitimação entre pares em contexto escolar: validação de um instrumento narrativo de investigação e intervenção
Ações Integradas Luso-Espanholas
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
|
2000/01/01 - 2001/12/30 | Tackling Violence in Schools in a European-Wide Basis
Project Connect UK _001
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
2000/01 - 2001/12 | Tackling Violence in Schools in a European-Wide Basis
Project Connect UK _001
|
N/A |
1997/01/01 - 1997/12/30 | Causes and Nature of School Bullying and Social Exclusion, and Ways of Preventing Them.
Programme Training and Mobility for Researchers
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluído
|
1997/01 - 1997/12 | Causes and Nature of School Bullying and Social Exclusion, and Ways of Preventing Them.
Programme Training and Mobility for Researchers
|
N/A |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017/05 - 2020 | Diagnóstico concelhio: A proteção e o risco na população juvenil
Contrato de investigação
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Câmara Municipal de Guimarães
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/11/15 | Desafios profissionais na participação da família e o desenvolvimento da competência parental https://www.cbpd2019.abpd.psc.br/ | XII Congresso Brasileiro e I Conferência Internacional de Psicologia do Desenvolvimento – “Compromisso ético e político com
a promoção do Desenvolvimento Humano”
Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (Florianopólis, Brasil)
|
2019/11/14 | Oportunidades e desafios na integração do hemisfério sul-sul e norte-sul na produção e socialização do conhecimento em Psicologia do Desenvolvimento | XII Congresso Brasileiro e I Conferência Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (Florianópolis , Brasil)
|
2019/11/13 | Caminhar em família: Programa de competências parentais durante o acolhimento e a reunificação familiar, | XII Congresso Brasileiro e I Conferência Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
Associação Brasileira da Psicologia do Desenvolvimento (Florianópolis, Brasil)
|
2019/09/04 | A combinatória do risco e da resiliência nos comportamentos de bullying e cyberbullying de adolescentes portugueses | XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía.
Asociación Internacional de Psicopedagogía (Corunha , Espanha)
|
2019/09/04 | Discursos de otredad hacia grupos étnicos minoritarios y estereotipos de género: el valor de educar en la expresividad | XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
Asociación Internacional de Psicopedagogia ( Coruña, Espanha)
|
2019/03/23 | El apoyo a la parentalidad en la atención primaria de salud: ¿qué buscan los padres? Comunicação no simpósio convidado: Parentalidad y ajuste psicológico infantil en diversos contextos familiares. | I Congreso Internacional de Educación e Intervención Psicoeducativa, Familiar y Social
Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (Las Palmas, Espanha)
|
2019/03/22 | Similitudes y diferencias en los programas psicoeducativos de formación y apoyo familiar en España y Portugal, Simpósio convidado: Potencialidades y desafios de las intervenciones de parentalidad positiva en Portugal | I Congreso Internacional de Educación e Intervención Psicoeducativa, Familiar y Social
Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (Las Palmas , Espanha)
|
2019/03/22 | Mapeando las intervenciones en la parentalidad en Portugal, comunicação apresentada no simpósio convidado: Potencialidades y desafios de las intervenciones de parentalidad positiva en Portugal | I Congreso Internacional de Educación e Intervención Psicoeducativa, Familiar y Social
Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (Las Palmas , Espanha)
|
2019/03/07 | The theoretical framework in the family reunification programme ”Walking Family” | LAZIO CREA Training Seminar on Theoretical models for the implementation of intervention in foster care
LAZIO CREA´ Ufficio di scopo Formazione (Rome, Itália)
|
2019 | Promoción de la parentalidad positiva: Descripción de programas de apoyo psicoeducativo implementados en recursos educativos, comunicação no simpósio convidado: Potencialidades y desafios de las intervenciones de parentalidad positiva en Portugal | I Congreso Internacional de Educación e Intervención Psicoeducativa, Familiar y Social
Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (Las Palmas , Espanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/09 - Atual | A influência percebida da família no bem-estar e nas vivências académicas de jovens ingressantes no contexto universitário
Orientador
|
Ciências da Educação - Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2016/06 - Atual | Família e parentalidade: um estudo das necessidades de apoio no contexto angolano
Coorientador
|
Ciências da Educação. Especialidade em Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2015 - Atual | Representações, práticas e contributos da mediação social nas equipas multidisciplinares dos Centros de Acolhimento Temporário
Orientador
|
Ciências da Educação. Especialidade de Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2014 - 2020 | Comunicação Social e Competência Social: Um Estudo de Crianças Portuguesas entre os 4 e os 6 anos com e sem Perturbação do
Desenvolvimento da Linguagem
Coorientador
|
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016/09 - 2019/07 | Perceções de pais e profissionais de saúde dos apoios à parentalidade positiva. Um estudo das dimensões e determinantes das
necessidades de apoio
Orientador de Silvana Peixoto Martins
|
Doutoramento em Estudos da Criança. Especialidade de Psicologia do Desenvolvimento e Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2013 - 2016 | Promoting forgiveness in pre-school children: A cultural study of mothers' reasoning and
strategies.
Orientador
|
Educational Sciences, Speciality in Educational Psychology. (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2012 - 2015/11/13 | A Reintegração Psicossocial dos Jovens em Processo de Recuperação da Dependência/Consumo Abusivo de Substâncias Psicoativas
nas Escolas Profissionais
Orientador
|
Ciências da Educação. Especialidade em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2013/04/16 - 2014/11/15 | Bullying en educación secundaria: una aproximación desde la diversidad cultural y sexual
Orientador
|
Pós-doutoramento em Psicologia da Educação (Outra)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2009/03/01 - 2012/03/24 | Educação Parental: Estratégias de intervenção protetiva e as interfaces com a
educação ambiental (Parenting Education: Strategies for protective intervention and its interfaces with
environmental education).
Orientador
|
Educação Ambiental (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
|
2006 - 2009/02 | Estudio evolutivo del maltrato entre iguales desde la percepción y el razonamiento
sociomoral de los implicados. (A developmental study of peer bullying from the perception and sociomoral
reasoning of victims and aggressors).
Coorientador
|
Ciencias de la Educación. Especialidad de Psicología Evolutiva y de la Educación (Doutoramento)
Universidad de Granada - Campus de Cartuja, Espanha
|
2006/02 - 2008/10 | A influência da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem de
habilidades cognitivas, sociais e psicomotoras de crianças em idade escolar (The influence of play in the
development and learning of cognitive,social and psychomotor abilities of school aged-children
Coorientador
|
Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
|
2003/10/05 - 2006/11/28 | Observação de comportamentos agressivos e pró-sociais – um estudo comparativo
em Itália e Portugal (An observational study of aggressive and prosocial behaviors – a comparative study in Italy
and Portugal)
Orientador
|
Doutoramento em Estudos da Criança. Especialidade em Desenvolvimento e Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2000/09 - 2003/06 | A avaliação de programas de prevenção da violência na escola (Evaluation of Programs
for Violence Prevention in Schools)
Coorientador
|
Ciencias de la Educación (Doutoramento)
Universidad de Granada - Campus de Cartuja, Espanha
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/11/11 - 2019/11/14 | XII Congresso Brasileiro e I Conferência Internacional de Psicologia do Desenvolvimento – “Compromisso ético e político com
a promoção do Desenvolvimento Humano”
https://www.cbpd2019.abpd.psc.br/
(2019/11/11 - 2019/11/14)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento , Espanha |
2019/09/04 - 2019/09/06 | XV Congreso Internacional Gallegoportugués de Psicopedagogía/ II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía
A Coruña, 4, 5, e 6 de setembro de 2019
https://congreso-xvgp.asocip.com/index.php/pt/apresentacao
(2019/09/04 - 2019/09/06)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Minho, Portugal Universidade da Coruña, Espanha Asociación Internacional de Psicopedagogía , Espanha |
2019/03/21 - 2019/03/23 | I Congreso Internacional de Educación e Intervención Psicoeducativa, Familiar y Social
http://congresohestia.com/ (2019/03/21 - 2019/03/23)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha Asociación Hestia, Espanha |
2015/09/08 - 2015/09/12 | XVII European Conference of Developmental Psychology (2015/09/08 - 2015/09/12)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal European Association for Developmental Psychology , Países Baixos |
2013/09/07 - 2013/09/07 | Postconference workshop
Almeida, A. Cross, D., Spiel, C., Menesini, E. & Smith, P. Workshop Developing evidence-based guidelines for
cyberbullying prevention
Lausanne: 16th European Conference on Developmental Psychology, Setembro, 7. (2013/09/07 - 2013/09/07)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
European Association for Develomental Psychology, Países Baixos |
2013/09/03 - 2013/09/07 | 16th European Conference of Developmental Psychology
http://www3.unil.ch/wpmu/ecdp2013/ (2013/09/03 - 2013/09/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
European Association for Develomental Psychology, Países Baixos |
2013/09/03 - 2013/09/03 | Preconference workshop on Evidence-based Parent Education Programs to Promote Positive Parenting,
Lausanne: 16th European Conference on Developmental Psychology, 3 Setembro (2013/09/03 - 2013/09/03)
Conferência (Coorganizador)
|
European Association for Developmental Psychology , Países Baixos |
2011/08/23 - 2011/08/27 | 15th European Conference on Developmental Psychology, 23-27, August, 2011, Bergen, Norway. -
http://www.ecdp2011.com/sitefiles/13/bilder/Kongress2011/ECDP/Prog/ESDPprogram_per0710.pd f (2011/08/23 - 2011/08/27)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
European Association for Developmental Psychology , Países Baixos |
2011/01/10 - 2011/01/14 | Winter school on evidence-based parent education programs and best practices to promote
positive parenting - coorganizadora e membro da
Comissão Científica (2011/01/10 - 2011/01/14)
Outro (Coorganizador)
|
European Association of Developmental Psychology , Países Baixos |
2007/07/07 - 2007/07/10 | 1ª ESCOLA DE VERÃO
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PSICOLOGIA (2007/07/07 - 2007/07/10)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Portugal Associação Portuguesa de Psicologia, Portugal |
2007/02/08 - 2007/02/10 | I Congresso Internacional de Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias. (2007/02/08 - 2007/02/12)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal Pressley Ridge, Estados Unidos |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/11/18 - 2019/11/18 | Educação Parental: pesquisa e intervenção
Conferência
|
Conferência no Programa de Pós-graduação Strictu Senso de Psicologia
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/12/17 | Título da tese: Estudio observacional de la comunicación multimodal en el aula universitaria: contextos y estructuras de participación
discursiva en las sesiones magistrales
Arguente principal
|
Héctor Tronchoni Albert (Doutoramento)
Universitat Autònoma de Barcelona Facultat de Psicologia, Espanha
|
2019/12/05 |
Título da tese: Relación entre la calidad de los servicios de atención temprana y el empoderamiento de la familia
Arguente
|
Rosa Maria Fernández Valero (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/11/28 | Estudo da resiliência de pais e filhos no contexto de um programa de reunificação familiar
Orientador
|
Giselle Elias Miranda (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/11/27 | Risco comportamental, comportamentos de bullying e cyberbullying e resiliência: estudo das relações e processos de interação
numa amostra de adolescentes
Orientador
|
Teresa Margarida Barbosa Gomes da Costa (Mestrado)
Universidade do Minho Departame¿nto de Psicologia da Educação e ¿Educação Especial, Portugal
|
2019/09/20 |
Título da tese: Contextos e trajetórias do aluno na explicação do sucesso no Ensino Superior: A contribuição da modelação
multinível
Arguente principal
|
Maria Eugénia Neto Ferrão da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/12/18 | Título da tese: “Las TIC en programas socioeducativos: Evaluación de un Entorno Virtual como medio de soporte a profesionales
en la implementación del programa Caminar en Familia”
Arguente principal
|
Laura Fernández Rodrigo (Doutoramento)
Universidad de Lleida Facultad de Letras, Espanha
|
2018/11/30 | Título da Tese: “Transição, adaptação e sucesso académico: Estudo com alunos do 1º ano do Ensino Superior em Angola”.
Arguente
|
Mbaz Nauege (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/11/16 | Título da Dissertação: Promover a Parentalidade Positiva.
Avaliação do Programa Triple P – Grupo com Pais da Comunidade
Arguente principal
|
Cristina Maria Alves Marçal (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/10/22 | Perceções de cuidadores sobre afetos e vivências em Lares de Infância de Juventude de Braga
Arguente
|
Alice Leite Lopes (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/06/04 | 3. Prova de doutoramento em Psicologia (ISCTE- IUL, Lisboa).
Título da tese: Roles in school bullying and well-being: An analysis of justice perceptions and
perceived social support as mediators
Arguente principal
|
D’Jamila Rossana da Silva Garcia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/05/03 | Título da tese: “A influência das variáveis pessoais e dos contextos de formação nas trajetórias
de excelência profissional”
Arguente
|
Virgínia Maria Gherard dos Santos (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/03/14 | Título da Dissertação: “Medidas de promoção e proteção: estudo da perceção das medidas e da resiliência dos pais biológicos”
Orientador
|
Sara Filipa Matos Dias (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/02/21 |
Título da dissertação: “Parentalidade positiva: Estudo sobre a perceção da importância da participação em programas de educação
parental”.
Arguente principal
|
Sónia Maria Jesus Câmara Bettencourt (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2018/01/24 | Título da tese: Repercussões da coparentalidade e do envolvimento paterno no comportamento da criança pré-escolar em famílias
biparentais
Arguente principal
|
Carolina Duarte de Souza (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
|
2017/12/12 | Universidade do Mnho, Portugal
Título da Tese: “CONTRIBUTO DAS OPERAÇÕES LÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA”, de
Arguente
|
Inês Patrícia Rodrigues Ferraz (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017/09/28 | Título da tese: BIENESTAR INFANTIL EN CONTEXTOS DE RIESGO PSICOSSOCIAL. UN ANÁLISIS EVOLUTIVO-SISTÉMICO CON FAMÍLIAS EN ANDALUCIA
Y EL ALGARVE EN TEMPOS DE CRISIS
Arguente
|
Lara Ayala Nunes (Doutoramento)
Universidad de Sevilla, Espanha
|
2017/09/28 | Título da tese: “RELACIONES DE PAREJA E IMPLICACIONES FAMILIARES: ANÁLISIS DE NECESIDADES SOCIOEDUCATIVAS
Arguente
|
Antonio Urbano Contreras (Doutoramento)
Universidad de Oviedo, Espanha
|
2017/07/26 | MULHERES ADOLESCENTES E SEUS RELACIONAMENTOS AMOROSOS: UM ESTUDO ACERCA DA SEXUALIDADE FEMININA EM UM BAIRRO PERIFÉRICO DA
CIDADE DE MANAUS"
Arguente
|
Vilma Maria Gomes Peixoto Mourão (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017/04/17 | TRABALHO INFANTIL E RESlLIÊNCIA NA VIDA DE ESTUDANTES DA EJA
Arguente
|
Aline Madia Mantovani (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus de Presidente Prudente Faculdade de Ciências e Tecnologia, Brasil
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2009/01 - Atual | Psicologia (2183-2471) | Associacao Portuguesa de Psicologia |
2007 - Atual | Psicologia Reflexão e Crítica (0102-7972) | Springer (Biomed Central Ltd.) |
2015 - 2020 | Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) | University of Minho |
2012 - 2020 | Anales de Psicología (1695-2294) | Servicio de Publicaciones de la Universidad e Murcia |
2016/08/04 - 2019/11/14 | Crildren and Youth Review | Elsevier |
2014/11/09 - 2019 | Journal of Child and Family Studies | Springer |
2011 - 2019 | European Journal of Developmental Psychology (1740-5610) | Informa UK (Taylor & Francis) |
2016/09/11 - 2017 | Journal of Child Health Care (1367-4935) | SAGE Publications |
2011/06/20 - 2015/02/06 | British Journal of Developmental Psychology (0261-510X) | Wiley (Blackwell Publishing) |
2013/08 - 2014/02/01 | International Journal of Behavioral Development (1464-0651) | SAGE Publications |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/10/30 - 2021/10/31 | Orientação cientifica das atividades de investigação no âmbito do protocolo celebrado com o Gabinete da Parentalidade do Município de Póvoa do Lanhoso, apoiando o desenvolvimento de projetos de investigação-ação e colaboração no domínio da formação e capacitação profissional | Câmara Municipal da Póvoa do Lanhoso, Portugal |
2020/09/30 - 2021/07/31 | Consultadoria no âmbito do protocolo celebrado entre a Escola Secundária de Vila Verde e o Instituto de Educação da Universidade do Minho para apoio científico ao projeto Cap@citar+para Incluir. A consultadoria contempla a formação da equipa escolar envolvida na implementação e avaliação do programa de competências socioemocionais e o acompanhamento das sessões com os pais, em linha com os critérios científicos para a implementação e avaliação de programas baseados na evidência | Escola Secundária de Vila Verde, Portugal |
2016/01/01 - 2020/04/27 | 2016 -2020 Consultancy in action research project "Programas de Intervenção para promoção de resiliência: a formação de facilitadores em contexto de políticas públicas de atendimento psicossocial", Maria Angela Mattar Yunes, Universiade Salgado de Oliveira, Universidade La Salle (Canoas, RG) Universidade Federal de Rio Grande do Sul | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2013/01/01 - 2017/12/30 | 2013 - 2017 Consultancy in action research project " Formação de Educadores para ações em educação parental na perspectiva da Educação Ambiental" , coordinated by Narjara Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2013/01/01 - 2016/12/30 | 2013 - 2016 Consultancy in action research project "Resiliência familiar e parentalidade positiva: a aplicação do modelo experiencial em Programas de Educação Parental" coordination of Maria Angela Mattar Yunes, Universidade La Salle (UNILASALLE, Canoas, RG) fundação Universidade Rio Grande do Sul (FURG) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2012/01/01 - 2014/12/30 | 2012 -2014 Consultancy in action research project " Contribuições da Educação Parental para a promoção da parentalidade positiva e a participação das famílias na escola", coordination Narjara Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/03/10 - 2020/06/15 | Educação Parental 5ª edição | Curso de Formação em Educação Parental (Diploma de especialização) | Hospitais da Universidade de Coimbra, Portugal |
2019/11/07 - 2019/11/18 | Promoção da Resiliência Familiar: Teoria, Avaliação e Prática | Curso Experto Online en Parentalidad Positiva y Convivencia Familiar | Universidad de La Laguna, Espanha |
2018/11/09 - 2018/11/16 | Promoção da Resiliência Familiar: Teoria, Avaliação e Aplicação à Prática | Curso Experto Online en Parentalidad Positiva y Convivencia Familiar (DEA) | Universidad de La Laguna, Espanha |
2018/03/05 - 2018/06/15 | Educação Parental 4ª edição | Curso de Formação em Educação Parental (Diploma de especialização) | Universidade de Coimbra, Portugal |
2017/11/23 - 2017/11/30 | Promoção da Resiliência Familiar: Teoria, avaliação e aplicação à prática | Curso Experto Online en Parentalidad Positiva y Convivencia Familiar (Diplôme d´études supérieures) | Universidad de La Laguna - Campus Guajara, Espanha |
2017/11/17 - 2017/11/24 | Promoção da Resiliência Familiar: Teoria, avaliação e aplicação à prática | Curso Experto Online en Parentalidad Positiva y Convivencia Familiar (Diplôme d´études supérieures) | Universidad de La Laguna, Espanha |
2013/03/11 - 2013/06/14 | Educação Parental 3ª edição | Curso de Formação de Educação Parental (Diploma de especialização) | Universidade de Coimbra, Portugal |
2012/10/01 - 2013/02/28 | Educação Parental 2ª edição | Curso de Formação em Educação Parental (Diploma de especialização) | Universidade de Coimbra, Portugal |
2012/03/01 - 2012/06/30 | Educação Parental | Curso de Formação em Educação Parental | Universidade de Coimbra, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
1998/01/01 - 2020 | European Association of Developmental Psychology | Secretary; member of the board; member |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/06/05 - 2019/06/05 | Avaliador externo do Doutoramento Europeu em Psicologia do Desenvolvimento e Educação da tese de Chloe García Poole . Título da tese: Evaluación del programa de intervención para adolescentes "Construyendo mi futuro". | Universidade de La Laguna - Facultad de Psicología y Logopedia , Espanha |
2018/07/09 - 2018/07/12 | Júri de Seleção Internacional para a contratação de doutorados ao abrigo do regime jurídico do Emprego Científico - Universidade do Minho - Portugal Refª CTTI-71/18-CIEC (1) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Distinções
Prémio
2023 | Jacobus Papers - original paper Troubling Secondary Victimization of Bullying Victims: The Role of Gender and Ethnicity
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Universidade do Minho, Portugal Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (GNP, AECT), Espanha |