???global.info.a_carregar???
Ana Sofia Pinho is an Assistant Professor at the Institute of Education of the University of Lisbon, where she works in the areas of Curriculum, Teacher Education and Technology, and an integrated member of the Unit for Research and Development in Education and Training (UIDEF - IE/ULisboa). She has a PhD in Didactics, with a focus on Teacher Education, and a degree in English and German Teaching, both from the University of Aveiro, Portugal. She is a collaborating member of the Research Centre for Didactics and Technology in the Training of Trainers (CIDTFF/UA). Her main areas of interest are Pedagogies for Linguistic and Cultural Diversity (e.g. Plurilingual and Intercultural Education), Education for Global Citizenship, Teacher Education, University-school partnerships and professional learning communities, within which she has been part of national and international project teams, supervised postgraduate students and published. *********************************************************************************************************************************************************** Ana Sofia Pinho é Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde atua nas áreas da Didática de Línguas, Currículo e Formação de Professores, e membro integrado da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF - IE/ULisboa). É doutorada em Didática, com foco na Formação de Professores, e licenciada em Ensino de Inglês e Alemão, ambos os graus pela Universidade de Aveiro, Portugal. É membro colaborador do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA). As principais áreas de interesse são Pedagogias para a Diversidade Linguística e Cultural (e.g. Educação Plurilingue e Intercultural), Educação para a Cidadania Global, Formação de Professores, Parcerias universidade-escolas e comunidades de aprendizagem profissional, no âmbito das quais tem integrado equipas de projetos nacionais e internacionais, orientado estudantes de pós-graduação e realizado publicações.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
ANA SOFIA REIS DE CASTRO E PINHO

Identificadores de autor

Ciência ID
541B-F166-B3FA

Endereços de correio eletrónico

  • aspinho@ie.ulisboa.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade de Lisboa - Instituto de Educação. Alameda da Universidade, 1649-013, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2011 - 2013
Concluído
Para uma didática do plurilinguismo em contexto escolar: dinâmicas de colaboração universidade-escola na construção de uma comunidade de desenvolvimento profissional. (Pós-doutoramento)
Especialização em Didática e Formação de Professores
Universidade de Aveiro, Portugal
NA
2008 - 2011
Concluído
O inglês no 1.º ciclo do ensino básico – das políticas às práticas. (Pós-doutoramento)
Especialização em Didática e Formação de Professores
Universidade de Aveiro, Portugal
NA
2008
Concluído
Didáctica (Doutoramento)
Especialização em Formação de Professores
Universidade de Aveiro, Portugal
"Intercompreensão, Identidade e Conhecimento Profissional na Formação de Professores de Línguas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1995 - 2000
Concluído
Ensino de Inglês e Alemão (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/12/13 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011/02 - 2013/12 Para uma didática do plurilinguismo em contexto escolar: dinâmicas de colaboração universidade-escola na construção de uma comunidade de desenvolvimento profissional.
SFRH / BPD / 68427 / 2010
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/02 - 2011/01 O inglês no 1.º ciclo do ensino básico – das políticas às práticas.
SFRH / BPD / 31156 / 2006
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2001/11 - 2005/10 Intercompreensão, identidade e conhecimento profissional na formação de professores de línguas.
SFRH / BD / 5447 / 2001
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021 - Atual Perspectives for Lifelong STEM Teaching (3C4Life)
Investigador
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Em curso
2022 - 2024 LC4Inclusion - Na Rota das Escolas como Comunidades de Aprendizagem para a Inclusão (LC4Inclusion).
PTDC/CED-EDG/4650/2021
Investigador
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020/10 - 2023/09 National and Local Curricular Policies: Learning from school practices from a case study (NaLoC) Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)
2021 - 2023 Educação pela Integração: o sistema escolar português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NTP residentes em Portugal e requerentes de asilo (EI!)
PT/2021/FAMI/713
Investigador
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2018 - 2020 Peep/Map. TEYL in the practicum: mapping supervisory and teaching approaches.
0
Investigador
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído
2017 - 2020 SOLIDARIS - Universidades inclusivas: competencias clave de la comunidad universitaria para el desarrollo de una ciudadanía activa
585762-EPP-1-2017-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP
Investigador
Em curso
2016 - 2020 Cultura e nô balur – Uma estratégia de educação para a cultura na Guiné-Bissau.
.
Investigador
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído
2015 - 2020 EDiTE – European Doctorate in Teacher Education.
676452
Investigador
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers]
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018 - 2019 Determining Research Priorities in Language Education across Europe (EuroLEd).
0
Investigador
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
EERA – European Educational Research Association
Concluído
2016 - 2019 Aprender Digital Amadora – 1.º Ciclo.
.
Investigador
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído
2016 - 2019 Évaluation des compétences en intercompréhension: réception et interactions plurilingues (EVAL-IC).
2016-1-FR01-KA203-024155
Parceiro Associado
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído
2015 - 2018 School-teacher Professionalisation: Intercultural Resources and Languages (SPIRAL)
2015-1-FR01-KA203-015134
Parceiro Associado
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído
2014/09 - 2017/08 ONTP - The Outstanding New Teacher Programme
2014-1-BE02-KA201-0004
Investigador
European Commission
Concluído
2015 - 2016 Roteiro dos Descobrimentos
PT02_2ºRPS_0017
Investigador
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído
2014 - 2015 Pensar e partilhar práticas de qualidade no Ensino Superior.
.
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013 - 2015 ALMA - Aproximações Luso-Marroquinas: Educação, Património, Género, História/s | Luso-Moroccan Approaches: Education, Heritage, Gender, Hi/storytelling (ALMA).
441.00 CNRST-MARROCOS
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012 - 2015 MIRIADI - Mutualisation et Innovation pour un Réseau de l’Intercompréhension A DIstance
Investigador
European Commission
Concluído
2008/02 - 2011/01 GALAPRO – Formation de formateurs à l’intercompréhension en Langues Romanes
135470-2007-PT-KA2-KA2MP
Investigador
European Commission
Concluído
2008 - 2011 REDINTER – Rede Europeia de Intercompreensão
143339-2008-PT-KA2NW
Investigador
European Commission
Concluído
2007/10 - 2010/12 Languages and Education: constructing and sharing professional knowledge
PTDC/CED/68813/2006
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/10/16 - 2008/06/30 Didáctica de Línguas: um estudo meta-analítico da investigação em Portugal
POCI/CED/59777/2004
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/10 - 2008/06 Language Education: a meta-analytic study of the research in Portugal
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
2003/09/01 - 2006/12/31 Imagens das línguas na comunicação intercultural: contributos para o desenvolvimento da competência plurilingue
POCTI/CED/45494/2002
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2003 - 2005 PLURIEDUCA - Análise e Construção da Competência Plurilingue ¿ Percursos Didácticos para uma Educação em Línguas.
.
Investigador
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA), Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Concluído
2003 - 2005 Supervisão e Desenvolvimento da Identidade Profissional. Estudo sobre a influência da supervisão e dos contextos nas transições ecológicas de construção e desenvolvimento profissional.
.
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)
Concluído
1998 - 2002 ILTE – Intercomprehension in Language Teacher Education
56290-CP-1-98-1-PT-LINGUA-LA
European Union

Outro

Designação Financiadores
2019/11/11 - Atual Rede Iberoamericana para o Desenvolvimento da Identidade Profissional Docente (RIDIPD)
0
Investigador responsável
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado
Em curso
2020/09/01 - 2023/08/31 CATIE - Comunidades de Aprendizagem Transformativa para a Inclusão Educativa / CATIE - Transformative Learning Communities for Educative Inclusion
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Em curso
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2023 Formação reflexiva de professores de 1.ª Ciclo do Ensino Básico numa perspetiva de cidadania global e justiça social: focos, metodologias e processos avaliativos.
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 - 2019 Desenvolvimento Curricular das Didácticas Especificas do Curso de Formação inicial de Professores do Ensino Primário
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 - 2019 " A Formação Inicial de Professores de Lingua Portuguesa para a Diversidade Linguística e Cultural"
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 As necessidades de formação dos professores coordenadores de departamento na área da Supervisão num Centro de Educação e Desenvolvimento
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 A Literatura Infantil como Estratégia de Desenvolvimento da Competência Intercultural na Educação Pré-escolar
Coorientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 Processos de (Re)construção da Identidade Profissional de Professores Principiantes de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2017 Alfabetização e Letramento em Contexto Bilíngue, frente à Diversidade Linguístico-Cultural - Um estudo de caso etnográfico
Coorientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2016 A Dimensão Investigativa na Formação Inicial dos Educadores de Infância: O relatório como elemento estruturante de práticas de formação e de construção de conhecimento
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2016 Papel dos Pais Moldavos na Manutenção da Língua de Herança dos Filhos em Contexto de Imigração Portuguesa
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 Formação Contínua de Professores do ensino bilingue em Moçambique - das necessidades de formação às recomendações para a construção de um curriculo
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 Educar para Cidadania e desenvolver a comunicação no pré-escolar: papel do educador
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Cidadania Intercultural e Trabalho por Projeto na Educação Pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Intercompreensão, Plurilinguismo como Valor e Gestão do Currículo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 A intercompreensão e competência de compreensão oral no pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2025/01 - Atual ANGEL - Academic Network on Global Education & Learning, SIG on Teacher Education. SIG on Teacher Education. Assiciation member
2022 - Atual EduLL Community of Practice – Linguistic Landscapes in Education. (https://linguisticlandscapesineducationcommunityofpractice.wordpress.com/) Membro (https://linguisticlandscapesineducationcommunityofpractice.wordpress.com/who-we-are/)
2021 - Atual Comunidade FOCO CG – Formar e Colaborar para a Cidadania Global. (https://comunidadefococg.wordpress.com/) Membro (https://comunidadefococg.wordpress.com/equipa/)
2019 - Atual RIDIPD – Red Iberoamericana de Investigación para el Desarrollo de la Identidad Profesional Docente, ligada à AUIP (Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado). (https://www.ie.ulisboa.pt/projetos/ridipd) (https://www.auip.org/es/redes-de-investigacion/relacion-redes) Coordenadora da equipa nacional do IE-ULisboa.
2018 - Atual REDESCOLA do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (http://redescola.ie.ulisboa.pt/). Membro da Equipa de Coordenação (http://re.ie.ulisboa.pt/equipa/)
2017 - Atual PEEP Network – Primary English Education in Portugal. (https://peep-network.com/) Membro.
2016 - Atual RESMI (Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural) (https://www.acm.gov.pt/ru/-/resmi-rede-de-ensino-superior-para-a-mediacao-intercultural). Membro.
2015 - Atual NESET II – Network of Experts working on the Social Dimension of Education and Training. (http://nesetweb.eu/en/). Membro (https://nesetweb.eu/en/database-of-researchers/ana-sofia-pinho/)
2013 - Atual Network 31 – Language and Education (LEd) da EERA (European Educational Research ssociation). (https://eera-ecer.de/networks/31-led-network-on-language-and-education/). Co-convenor / co-responsável. (https://eera-ecer.de/networks/31-led-network-on-language-and-education/).