Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- ANA SOFIA REIS DE CASTRO E PINHO
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 541B-F166-B3FA
Endereços de correio eletrónico
- aspinho@ie.ulisboa.pt (Profissional)
Moradas
- Universidade de Lisboa - Instituto de Educação. Alameda da Universidade, 1649-013, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- http://www.ie.ulisboa.pt/docente/ana-sofia-pinho/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2011 - 2013
Concluído
|
Para uma didática do plurilinguismo em contexto escolar: dinâmicas de colaboração universidade-escola na construção de uma
comunidade de desenvolvimento profissional. (Pós-doutoramento)
Especialização em Didática e Formação de Professores
Universidade de Aveiro, Portugal
|
NA |
2008 - 2011
Concluído
|
O inglês no 1.º ciclo do ensino básico – das políticas às práticas. (Pós-doutoramento)
Especialização em Didática e Formação de Professores
Universidade de Aveiro, Portugal
|
NA |
2008
Concluído
|
Didáctica (Doutoramento)
Especialização em Formação de Professores
Universidade de Aveiro, Portugal
"Intercompreensão, Identidade e Conhecimento Profissional na Formação de Professores de Línguas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
1995 - 2000
Concluído
|
Ensino de Inglês e Alemão (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
16 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/12/13 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011/02 - 2013/12 | Para uma didática do plurilinguismo em contexto escolar: dinâmicas de colaboração universidade-escola na construção de uma
comunidade de desenvolvimento profissional.
SFRH / BPD / 68427 / 2010
Bolseiro de Pós-Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008/02 - 2011/01 | O inglês no 1.º ciclo do ensino básico – das políticas às práticas.
SFRH / BPD / 31156 / 2006
Bolseiro de Pós-Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2001/11 - 2005/10 | Intercompreensão, identidade e conhecimento profissional na formação de professores de línguas.
SFRH / BD / 5447 / 2001
Bolseiro de Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - Atual | Perspectives for Lifelong STEM Teaching (3C4Life)
Investigador
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
Portugal
|
Em curso
|
2022 - 2024 | LC4Inclusion - Na Rota das Escolas como Comunidades de Aprendizagem para a Inclusão (LC4Inclusion).
PTDC/CED-EDG/4650/2021
Investigador
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2020/10 - 2023/09 | National and Local Curricular Policies: Learning from school practices from a case study (NaLoC) | Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA) |
2021 - 2023 | Educação pela Integração: o sistema escolar português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NTP residentes
em Portugal e requerentes de asilo (EI!)
PT/2021/FAMI/713
Investigador
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
Portugal
|
|
2018 - 2020 | Peep/Map. TEYL in the practicum: mapping supervisory and teaching approaches.
0
Investigador
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
Portugal
|
Concluído
|
2017 - 2020 | SOLIDARIS - Universidades inclusivas: competencias clave de la comunidad universitaria para el desarrollo de una ciudadanía
activa
585762-EPP-1-2017-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP
Investigador
|
Em curso
|
2016 - 2020 | Cultura e nô balur – Uma estratégia de educação para a cultura na Guiné-Bissau.
.
Investigador
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
Portugal
|
Concluído
|
2015 - 2020 | EDiTE – European Doctorate in Teacher Education.
676452
Investigador
|
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology
in the Education of Trainers]
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018 - 2019 | Determining Research Priorities in Language Education across Europe (EuroLEd).
0
Investigador
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
Portugal
|
EERA – European Educational Research Association
Concluído
|
2016 - 2019 | Aprender Digital Amadora – 1.º Ciclo.
.
Investigador
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
Portugal
|
Concluído
|
2016 - 2019 | Évaluation des compétences en intercompréhension: réception et interactions plurilingues (EVAL-IC).
2016-1-FR01-KA203-024155
Parceiro Associado
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
Portugal
|
Concluído
|
2015 - 2018 | School-teacher Professionalisation: Intercultural Resources and Languages (SPIRAL)
2015-1-FR01-KA203-015134
Parceiro Associado
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
Portugal
|
Concluído
|
2014/09 - 2017/08 | ONTP - The Outstanding New Teacher Programme
2014-1-BE02-KA201-0004
Investigador
|
European Commission
Concluído
|
2015 - 2016 | Roteiro dos Descobrimentos
PT02_2ºRPS_0017
Investigador
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
Portugal
|
Concluído
|
2014 - 2015 | Pensar e partilhar práticas de qualidade no Ensino Superior.
.
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2013 - 2015 | ALMA - Aproximações Luso-Marroquinas: Educação, Património, Género, História/s | Luso-Moroccan Approaches: Education, Heritage,
Gender, Hi/storytelling (ALMA).
441.00 CNRST-MARROCOS
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012 - 2015 | MIRIADI - Mutualisation et Innovation pour un Réseau de l’Intercompréhension A DIstance
Investigador
|
European Commission
Concluído
|
2008/02 - 2011/01 | GALAPRO – Formation de formateurs à l’intercompréhension en Langues Romanes
135470-2007-PT-KA2-KA2MP
Investigador
|
European Commission
Concluído
|
2008 - 2011 | REDINTER – Rede Europeia de Intercompreensão
143339-2008-PT-KA2NW
Investigador
|
European Commission
Concluído
|
2007/10 - 2010/12 | Languages and Education: constructing and sharing professional knowledge
PTDC/CED/68813/2006
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído
|
2006/10/16 - 2008/06/30 | Didáctica de Línguas: um estudo meta-analítico da investigação em Portugal
POCI/CED/59777/2004
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal Universidade do Minho, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006/10 - 2008/06 | Language Education: a meta-analytic study of the research in Portugal
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
|
2003/09/01 - 2006/12/31 | Imagens das línguas na comunicação intercultural: contributos para o desenvolvimento da competência plurilingue
POCTI/CED/45494/2002
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2003 - 2005 | PLURIEDUCA - Análise e Construção da Competência Plurilingue ¿ Percursos Didácticos para uma Educação em Línguas.
.
Investigador
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA), Portugal
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Concluído
|
2003 - 2005 | Supervisão e Desenvolvimento da Identidade Profissional. Estudo sobre a influência da supervisão e dos contextos nas transições
ecológicas de construção e desenvolvimento profissional.
.
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)
Concluído
|
1998 - 2002 | ILTE – Intercomprehension in Language Teacher Education
56290-CP-1-98-1-PT-LINGUA-LA
|
European Union |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/11/11 - Atual | Rede Iberoamericana para o Desenvolvimento da Identidade Profissional Docente (RIDIPD)
0
Investigador responsável
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,
Portugal
|
Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado
Em curso
|
2020/09/01 - 2023/08/31 | CATIE - Comunidades de Aprendizagem Transformativa para a Inclusão Educativa / CATIE - Transformative Learning Communities
for Educative Inclusion
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Em curso
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - 2023 | Formação reflexiva de professores de 1.ª Ciclo do Ensino Básico numa perspetiva de cidadania global e justiça social: focos,
metodologias e processos avaliativos.
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Desenvolvimento Curricular das Didácticas Especificas do Curso de Formação inicial de Professores do Ensino Primário
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | " A Formação Inicial de Professores de Lingua Portuguesa para a Diversidade Linguística e Cultural"
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | As necessidades de formação dos professores coordenadores de departamento na área da Supervisão num Centro de Educação e Desenvolvimento
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | A Literatura Infantil como Estratégia de Desenvolvimento da Competência Intercultural na Educação Pré-escolar
Coorientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Processos de (Re)construção da Identidade Profissional de Professores Principiantes de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Alfabetização e Letramento em Contexto Bilíngue, frente à Diversidade Linguístico-Cultural - Um estudo de caso etnográfico
Coorientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | A Dimensão Investigativa na Formação Inicial dos Educadores de Infância: O relatório como elemento estruturante de práticas
de formação e de construção de conhecimento
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Papel dos Pais Moldavos na Manutenção da Língua de Herança dos Filhos em Contexto de Imigração Portuguesa
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Formação Contínua de Professores do ensino bilingue em Moçambique - das necessidades de formação às recomendações para a construção
de um curriculo
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Educar para Cidadania e desenvolver a comunicação no pré-escolar: papel do educador
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2015 | Cidadania Intercultural e Trabalho por Projeto na Educação Pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2013 | Intercompreensão, Plurilinguismo como Valor e Gestão do Currículo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2013 | A intercompreensão e competência de compreensão oral no pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2025/01 - Atual | ANGEL - Academic Network on Global Education & Learning, SIG on Teacher Education. SIG on Teacher Education. | Assiciation member |
2022 - Atual | EduLL Community of Practice – Linguistic Landscapes in Education. (https://linguisticlandscapesineducationcommunityofpractice.wordpress.com/) | Membro (https://linguisticlandscapesineducationcommunityofpractice.wordpress.com/who-we-are/) |
2021 - Atual | Comunidade FOCO CG – Formar e Colaborar para a Cidadania Global. (https://comunidadefococg.wordpress.com/) | Membro (https://comunidadefococg.wordpress.com/equipa/) |
2019 - Atual | RIDIPD – Red Iberoamericana de Investigación para el Desarrollo de la Identidad Profesional Docente, ligada à AUIP (Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado). (https://www.ie.ulisboa.pt/projetos/ridipd) (https://www.auip.org/es/redes-de-investigacion/relacion-redes) | Coordenadora da equipa nacional do IE-ULisboa. |
2018 - Atual | REDESCOLA do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (http://redescola.ie.ulisboa.pt/). | Membro da Equipa de Coordenação (http://re.ie.ulisboa.pt/equipa/) |
2017 - Atual | PEEP Network – Primary English Education in Portugal. (https://peep-network.com/) | Membro. |
2016 - Atual | RESMI (Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural) (https://www.acm.gov.pt/ru/-/resmi-rede-de-ensino-superior-para-a-mediacao-intercultural). | Membro. |
2015 - Atual | NESET II – Network of Experts working on the Social Dimension of Education and Training. (http://nesetweb.eu/en/). | Membro (https://nesetweb.eu/en/database-of-researchers/ana-sofia-pinho/) |
2013 - Atual | Network 31 – Language and Education (LEd) da EERA (European Educational Research ssociation). (https://eera-ecer.de/networks/31-led-network-on-language-and-education/). | Co-convenor / co-responsável. (https://eera-ecer.de/networks/31-led-network-on-language-and-education/). |