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Researcher at Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Post-Doctoral Researcher in Neuroeducation) at Brazilian Institute of Neuroscience and Neurotechnnology (CEPID-BRAINN) of the Faculdade de Ciências Médicas (FCM) at Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ph.D. in Applied Informatics in 2020 by Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) / INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência). Master in Applied Informatics in 2009 by UNIRIO and Degree in Informatics in Education in 2003 by Universidade Veiga de Almeida (UVA). Collaborator at Neuroeducation research group (NRG) at UNICAMP. Collaborator at INESC TEC. Collaborator of the ComunicaTEC research group and of the Usability and Accessibility Center (NAU) at UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). The areas of expertise and interest are: learning experience, motivation for learning, technologies in education, human-computer interaction (HCI), and games. Published 9 papers in journals. Has 1 book published. Organized 1 Book. Has 9 sections of books. Has 21 papers in Congress and Conferences. Has 1 patent registered. Organized 14 events. H-INDEX = 11 (https://scholar.google.com/citations?user=hi5EiiQAAAAJ&hl).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ricardo Rodrigues Nunes

Nomes de citação

  • Nunes, R. R.
  • Nunes, R.

Identificadores de autor

Ciência ID
4F11-5B57-83B1
ORCID iD
0000-0002-7557-2121
Google Scholar ID
hi5EiiQAAAAJ
LattesiD
https://lattes.cnpq.br/8164364983736503
Researcher Id
F-6361-2013
Scopus Author Id
36987211500

Endereços de correio eletrónico

  • rrnunes@utad.pt (Profissional)
  • ricardornunes@gmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2020/11/01 - 2022/10/31
Concluído
Contribuição das novas tecnologias para o desenvolvimento de funções executivas (Pós-doutoramento)
Especialização em 20/08099-0
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Ciencias Medicas, Brasil

Brazilian Institute of Neuroscience and Neurotechnology (BRAINN), Brasil

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil
2021 - 2021
Concluído
Microsoft Innovative Educator (Outros)
Especialização em Education
Microsoft Education, Estados Unidos
2020/09 - 2020/12
Concluído
Reaprendizagem Criativa (Outros)
Especialização em Criatividade
Keep Learning School, Brasil
2020/09 - 2020/09
Concluído
Oficina Online Narrativa e Roteiro para Jogos Digitais (Outros)
Especialização em Desenvolvimento de jogos
Biblioteca de São Paulo, Brasil

Governo do Estado de São Paulo, Brasil

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Brasil
2020/05 - 2020/07
Concluído
MOOC Games & Gamificação em Educação (Outros)
Especialização em Tecnologias na Educação
Artesanato Educacional, Brasil
2020/05 - 2020/05
Concluído
Trello Essential Training (Outros)
LinkedIn Learning, Estados Unidos
2020/04 - 2020/05
Concluído
Learning Zoom (Outros)
LinkedIn Learning, Estados Unidos
2020/02 - 2020/02
Concluído
Rock Your LinkedIn Profile (Outros)
LinkedIn Learning, Estados Unidos
2010 - 2020
Concluído
Doutoramento em Informática (Doutoramento)
Especialização em Aprendizagem de programação/Pedagogia
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
"SimProgramming: uma Abordagem Pedagógica Motivacional para a Aprendizagem de Programação em Turmas Intermédias do Ensino Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom (nota máxima)
2019 - 2019
Concluído
Connecting with Your Audience Using Video (Outros)
Especialização em Artes Visuais
LinkedIn Learning, Estados Unidos
2019 - 2019
Concluído
Designing Emotion: How To Use Design To Move People (Outros)
Especialização em Psicologia/Design
LinkedIn Learning, Estados Unidos
2019 - 2019
Concluído
Productidad para Novelistas: Escribe Mejor y Más Rápido (Outros)
Especialização em Literatura
Udemy Inc, Estados Unidos
2019 - 2019
Concluído
A narrativa nos jogos de videogame (Outros)
Especialização em Artes Visuais/Jogos
Udemy Inc, Estados Unidos
2018 - 2018
Concluído
Unreal Game Mechanics: Camera Walk Action (Outros)
Especialização em Artes Visuais
LinkedIn Learning, Estados Unidos
2018 - 2018
Concluído
A complexidade sensível: um paralelo entre videogames e arte (Outros)
Especialização em Artes Visuais/Jogos
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2018 - 2018
Concluído
Monetização para Games e Aplicativos Mobile (Outros)
Especialização em Artes Visuais/Jogos
Udemy Inc, Estados Unidos
2015 - 2015
Concluído
Aprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-lo a dominar assuntos difíceis (Outros)
Especialização em Engenharia/Pedagogia
University of California San Diego, Estados Unidos

McMaster University, Canadá
2010 - 2010
Concluído
Análise Exploratória de Dados no Second Life (Outros)
Especialização em Investigação Científica
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2007 - 2009
Concluído
Mestrado em Informática (Mestrado)
Especialização em Sistemas para Colaboração
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"Pergunta-sem-resposta: Sistema InterVIU para a pesquisa e o desenvolvimento de bate-papo para entrevista" (TESE/DISSERTAÇÃO)
9.52 (máx: 10)
2008 - 2008
Concluído
Desenvolvimento de sites acessíveis (Outros)
Especialização em Acessibilidade Digital
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2008 - 2008
Concluído
Serviços Web e sua Relação com Sistemas de Informação (Outros)
Especialização em Sistemas de informação
Sociedade Brasileira de Computação, Brasil

Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), Brasil
2007 - 2007
Concluído
Arquitetura de Sites (Outros)
Especialização em Tecnologias da Informação
Sociedade Núcleo de Apoio à Produção de Software do Rio de Janeiro (RIOSOFT), Brasil
2007 - 2007
Concluído
Métodos Quantitativos e Qualitativos em Ciência da Computação (JAI2007) (Outros)
Sociedade Brasileira de Computação, Brasil

Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC), Brasil
2005 - 2005
Concluído
Adobe Design (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Artes Visuais
Deskgraphic (RJ), Brasil
2005 - 2005
Concluído
Design Gráfico (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Artes Visuais e Gráficas
Deskgraphic (RJ), Brasil
2004 - 2004
Concluído
Web Design (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Tecnologia da Informação
Deskgraphic (RJ), Brasil
2004 - 2004
Concluído
Web Design Avançado (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Tecnologia da Informação
Deskgraphic (RJ), Brasil
2003 - 2003
Concluído
A Produção do Material Didático e a Intervenção Docente (Outros)
Especialização em Pedagogia
Cooperativa Educacional da Região de Jacarepaguá, Brasil
2003 - 2003
Concluído
Avaliação e Estrutura de Softwares Educativos para Séries Iniciais (Outros)
Especialização em Tecnologias na educação
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2001 - 2003
Concluído
Licenciatura em Informática (Licenciatura)
Universidade Veiga de Almeida, Brasil
"Educação a Distância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
7.90 máx: 10
2001 - 2001
Concluído
Programa Universidade Solidária (Fortim/CE) (Outros)
Especialização em Trabalho social voluntário
Universidade Veiga de Almeida, Brasil

Governo Federal do Brasil, Brasil
2001 - 2001
Concluído
Campanha Saúde Solidária (RJ) (Outros)
Especialização em Trabalho Social Solidário
Lions Clubs International, Estados Unidos
2000 - 2000
Concluído
Exercícios Chineses para a Saúde (Outros)
Especialização em Saúde
Universidade Estácio de Sá, Brasil
1998 - 1998
Concluído
Microsoft Word (Outros)
Especialização em Tecnologia
Bit Company (RJ), Brasil
1992 - 1992
Concluído
Conhecimentos práticos de inglês (Outros)
Especialização em Linguagem
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/RJ, Brasil
1989 - 1989
Concluído
Técnicas de Serigrafia (Silk Screen) (Outros)
Especialização em Design
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/RJ, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10/01 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/11/01 - 2022/10/31 Pós-doutorado (Investigação) Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Ciencias Medicas, Brasil
Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia (BRAINN), Brasil
(...)

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - 2020/10 Professor de Adventure Games e Narrativas Interativas, Jogos Casuais para Mobile, Jogos Sérios, Jogos MMORPG e Design de Jogos FPS 3D na Graduação em Jogos Digitais Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet, Brasil
Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet, Brasil
2019 - 2020 Conteudista do Bloco de Jogos Sérios Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet, Brasil
Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet, Brasil
2019 - 2019 Professor de Casual em Ação com Construct 2 e Puzzle com Estratégia com Construct 2 na Pós-Graduação MFA de Desenvolvimento de Games Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet, Brasil
Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet, Brasil
2013 - 2017 Bolseiro de Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
(...)
2010/03/01 - 2013 Bolseiro Mestre (Desenvolvimento e Investigação) no Projeto PLAYER (Play and Learn as Young European entRepreneur) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2008/06/01 - 2010/02/28 Professor de Animação Web I, Animação Web II, Animação Web III, Áudio e Vídeo Digital I, Áudio e Vídeo Digital II e Ilustração Digital na Graduação de Design Digital Faculdade de Tecnologia Infnet Rio de Janeiro, Brasil
Faculdade de Tecnologia Infnet Rio de Janeiro, Brasil
2008 - 2009 Bolsista de Mestrado do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2008/07/01 - 2008/11/30 Professor de Ilustração Digital na Pós-Graduação em Design Digital Faculdade de Tecnologia Infnet Rio de Janeiro, Brasil
Faculdade de Tecnologia Infnet Rio de Janeiro, Brasil
2003/01/01 - 2008/10/17 Professor de Webdesign e Design Gráfico Deskgraphic (RJ), Brasil
Deskgraphic (RJ), Brasil
2007/01/01 - 2008/03/03 Bolsista (Desenvolvedor Web) do Programa Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2006 - 2007 Professor de Informática da pré-escola ao ensino médio Colégio Santo Amaro, Brasil
2005/01/01 - 2005/11/01 Professor de Informática da Pré-escola ao Ensino médio Colégio da Companhia de Maria, Brasil
2004/02/01 - 2005/02/01 Professor de Informática da pré-escola ao ensino médio Colégio Santo Amaro, Brasil
2002 - 2005 Professor de Informática da pré-escola ao ensino médio Cooperativa Educacional da Região de Jacarepaguá, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020/11/01 - 2022/11/01 Contribuições das Novas Tecnologias para o Desenvolvimento de Funções Executivas
2020/08099-0
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia (BRAINN), Brasil

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Ciencias Medicas, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2013 - Atual Processos de Alinhamento dos Requisitos de Usabilidade com as Diretrizes de Acessibilidade
s/ref4
Investigador
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Em curso
2022/12/01 - 2026/06/30 A-MoVeR – Agenda Mobilizadora para o Desenvolvimento de Produtos e Sistemas Inteligentes de Mobilidade Verde
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Em curso
2022/10/01 - 2024/08/31 Partnerships for science education
101006468
Investigador
Prevenção Rodoviária Portuguesa, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal

Panepistemio Ioanninon, Grécia

Uniwersytet im Adama Mickiewicza w Poznaniu, Polónia

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
European Commission
Concluído
2022/10/01 - 2023/06/30 Continental AA's Factory of the future
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
Concluído
2022/10/01 - 2023/06/30 D-EoLTA-Digitalisation of end-of-line distributed testers for antennas
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
Concluído
2020 - 2022 Avaliação da Eficácia de uma Intervenção Digital para Fortalecimento do Autocuidado e Resiliência em Pacientes Adolescentes com Doenças Crônicas
Orientador
Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Brazilian Institute of Neuroscience and Neurotechnology (BRAINN), Brasil
Universidade Estadual de Campinas
Concluído
2012 - 2022 Tagaleras: bate-papo para educação
s/ref3
Investigador
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Concluído
2007 - 2015 ComunicaTec - Pesquisa e Desenvolvimento de Sistemas de Comunicação voltados para Educação e Colaboração
s/ref1
Investigador
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Em curso
2009 - 2011 PLAYER (Play and Learn as Young European entRepreneur)
Bolseiro de Investigação
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Centro de Inovação Empresarial da Beira do Interior, Portugal
European Commission
Concluído
2007 - 2008 e-AcessibilidadeOrientada à Usabilidade - Facilitando o Acesso a uma Biblioteca Virtual
s/ref2
Investigador
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021 - 2022 Análise da eficácia de Intervenções para o Fortalecimento de Vínculo e de Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua em Habilidades Parentais e Funções Executivas de Mães Jovens
xxx
Investigador
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Concluído
2020 - 2022 Avaliação da Eficácia de um Instagram Educacional para Promoção da Saúde de Jovens
Orientador
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Universidade Estadual de Campinas
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Machado, B.; Ribeiro, T.; Nunes, R. R. ; Gouveia, António Jorge; Pendão, Cristiano. "Mobile Platform for Electric Motorcycle Life Cycle Management". Trabalho apresentado em 22nd International Conference on Distributed Computing and Artificial Intelligence, Lille, 2025.
    No prelo
  2. Penelas, Gonçalo; Nunes, R. R. ; Barbosa, Luís Filipe Leite; Reis, Arsénio; BARROSO, JOÃO; Pinto, Tiago. "Machine learning for decision support and automation in games: agent city navigation". Trabalho apresentado em 22nd International Conference on Distributed Computing and Artificial Intelligence, Lille, 2025.
    No prelo
  3. Ribeiro, A.; Chilro, Gabriel; Nunes, R. R. ; Rocha, Tânia. "UX-Driven Interfaces for Electric Motorcycles: A Comparative Design Approach". Trabalho apresentado em 6th International Conference in Electronic Engineering, Information Technology & Education (EEITE), Chania, 2025.
    No prelo
  4. Gonçalo Cruz; Ricardo Nunes; Tatiana Ferreira; Arsénio Reis; José Cravino. "BOOSTING UNDERGRADUATE STUDENTS' ACADEMIC INTEGRATION THROUGH EDUCATIONAL HACKATHONS: THE ‘UTAD CODE AND CONQUER’ EXPLORATORY STUDY". 2024.
    10.21125/edulearn.2024.1824
  5. Rocha, Tânia ; Nunes, R. R. ; Reis, Arsénio; BARROSO, JOÃO. "Uso de Grupos Focais Para O Planeamento, Ação E Análise de Sessões: Primeiro Passo Para O Desenho de Interfaces Otimizadas Através do Co-Design". Trabalho apresentado em 19th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Salamanca, 2024.
    No prelo
  6. Ricardo Nunes; Z Ullah; Bruno Silva; José Cravino; Arsénio Reis. "DIGITAL TUTORING AND MENTORING PLATFORM: A PATHWAY TO ENHANCE STUDENT RETENTION IN HIGHER EDUCATION". 2023.
    10.21125/iceri.2023.2265
  7. CAMARGOS, P. M. B.; SOUZA, L. M.; D'Souza-Li, L.; Nunes, R. R.. "Avaliação da Eficácia de um Instagram Educativo para Promoção de Saúde para o Público Jovem". Trabalho apresentado em 30º Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (COMAU), Campinas, 2021.
    Publicado
  8. SOUZA, L. M.; POLO FILHO, S. L.; Tawil, T. ; Nunes, R. R.; CAMARGOS, P. M. B.; D'Souza-Li, L.. "Desenvolvimento de Duas Intervenções Digitais (Aplicativo e Website) para Fortalecimento do Autocuidado e Resiliência em Pacientes Adolescentes com Doenças Crônicas". Trabalho apresentado em 30º Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (COMAU), Campinas, 2021.
    Publicado
  9. Nunes, R. R. ; Cruz, Gonçalo; Daniela Pedrosa; Maia, Ana; Morgado, Leonel; Hugo Paredes; Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto; Martins, Paulo. "Motivating students to learn computer programming in higher education: the SimProgramming approach". Trabalho apresentado em 2nd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education (TECH-EDU 2020), Online, 2020.
  10. Rocha, Tânia; Nunes, R. R. ; Barroso, João; Martins, Paulo. "Using Game-Based Technology to Enhance Learning for Children with Learning Disabilities". Trabalho apresentado em ICEEL 2019: 2019 3rd International Conference on Education and ELearning, Barcelona, 2019.
    Publicado • 10.1145/3371647.3371662
  11. Rocha, Tânia; Nunes, R. R. ; Bessa, Maximino; Hugo Paredes; Barroso, João; Martins, Paulo. "Multimedia Technologies as Strategy for Enhancing Learning for Students with Intellectual Disabilities". Trabalho apresentado em 12th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Seville, 2019.
    Publicado • 10.21125/iceri.2019.2054
  12. Rocha, Tânia; Nunes, R. R. ; Martins, Paulo; Barroso, João. "Learning How to Use a QWERTY Keyboard with a Game Interface for Children: A Usability Preliminary Study". Trabalho apresentado em 11th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma, 2019.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2019.2434
  13. Nunes, R. R. ; Daniela Pedrosa; Morgado, Leonel; Martins, Paulo; Hugo Paredes; Cravino, Jose; Barreira, Carlos. "SimProgramming: uma abordagem motivacional para a aprendizagem de alunos intermediários de programação". Trabalho apresentado em VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Recife, 2017.
    Publicado • 10.5753/cbie.wcbie.2017.1099
  14. Daniela Pedrosa; Cravino, José; Morgado, Leonel; Barreira, Carlos; Nunes, R. R. ; Martins, Paulo; Hugo Paredes. "SimProgramming: The Development of an Integrated Teaching Approach for Computer Programming in Higher Education". Trabalho apresentado em International Technology, Education and Development Conference, Valencia, 2016.
    Publicado • 10.21125/inted.2016.0699
  15. Morgado, Leonel; Cardoso, Bernardo; de Carvalho, Fausto; Fernandes, Luis; Hugo Paredes; Barbosa, Luis; Fonseca, Benjamim; Martins, Paulo; Nunes, R. R.. "Separating Gesture Detection and Application Control Concerns with a Multimodal Architecture". Trabalho apresentado em IEEE International Conference on Computer and Information Technology; Ubiquitous Computing and Communications; Dependable, Autonomic and Secure Computing; Pervasive Intelligence and Computing (CIT/IUCC/DASC/PICOM), Liverpool, 2015.
    10.1109/cit/iucc/dasc/picom.2015.233
  16. Morgado, Leonel; Fernandes, L.; Nunes, R. R. ; Martins, P.; Hugo Paredes; Barbosa, L.; Cardoso, B.; Carvalho, F.. "Primeira armada da Índia: novo conceito de jogo misturando realidades aumentada e virtual, gestos finos e amplos". Trabalho apresentado em Sciences and Technologies of Interaction (SciTecIN'15), Coimbra, 2015.
    10.31692/2358-9728.iiicointerpdvl.2016.00158
  17. Fernandes, L.; Nunes, R. R. ; Cruz, Gonçalo; Azevedo, D.; Daniela Pedrosa; Morgado, Leonel; Hugo Paredes; et al. "Bringing user experience empirical data to gesture-control and somatic interaction in virtual reality videogames: an exploratory study with a multimodal interaction prototype". Trabalho apresentado em Sciences and Technologies of Interaction (SciTecIN'15), 2015.
    Publicado
  18. Morgado, Leonel; Fonseca, Benjamim; Martins, Paulo; Hugo Paredes; Cruz, Gonçalo; Maia, Ana Margarida; Nunes, R. R. ; Santos, Arnaldo. "Social networks, microblogging, virtual worlds, and Web 2.0 in the teaching of programming techniques for software engineering: A trial combining collaboration and social interaction beyond college". Trabalho apresentado em IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), Marrakech, 2012.
    Publicado • 10.1109/educon.2012.6201129
  19. Nunes, R. R. ; Pimentel, M.. "Pergunta-sem-resposta: Sistema InterVIU para a pesquisa e o desenvolvimento de bate-papo para entrevista". Trabalho apresentado em Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos - SBSC, Belo Horizonte, 2010.
    Publicado
  20. Nunes, R.R.; Pimentel, M.. "Question-unanswered: Research and development of InterVIU system to support chat-based interviews,Pergunta-sem-resposta: Sistema InterVIU para a pesquisa e o desenvolvimento de bate-papo para entrevista". 2010.
    10.1109/SBSC.2010.10
  21. Nunes, R. R. ; Ugulino, W.; Pimentel M.. "Do Processo de Entrevista para a Ferramenta InterVIU". Trabalho apresentado em Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, Brasilia, 2009.
    Publicado
  22. Ugulino, W.; Nunes, R. R. ; Pimentel M.. "Em Busca de Melhores MODUS de se Realizar Dinâmicas Educacionais Colaborativas". Trabalho apresentado em Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - Workshop de Informática na Educação (WIE 2009), Bento Gonçalves, 2009.
    Publicado
  23. Bach, C. F.; Ferreira, S. B. L.; Silveira, D.S.; Nunes, R. R.. "Diretrizes de Acessibilidade: Uma Abordagem Comparativa entre WCAG e e-MAG". Trabalho apresentado em Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, Brasília, 2009.
    Publicado
  24. Ferreira, M. L.; Silveira, D. S.; Nunes, R. R.. "Alinhando os Requisitos de Usabilidade com as Diretrizes de Acessibilidade". Trabalho apresentado em ENANPAD Encontro Nacional dos Programas de Pós Graduação em Administração, Rio de Janeiro, 2008.
    Publicado
  25. Leal, S. B. F.; Silveira, D. S.; Nunes, R. R.. "Tornando os Requisitos de Usabilidade mais Aderentes às Diretrizes de Acessibilidade". Trabalho apresentado em Workshop de Usabilidade, Acessibilidade e Inteligibidade aplicadas em interfaces para analfabetos, idosos e pessoas com deficiência, realizado durante o Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Porto Alegre, 2008.
    Publicado
  26. Ugulino, W.; Nunes, R. R. ; Oliveira, C. L.; Pimentel M.; Santoro, F. M.. "Dos processos de colaboração para as ferramentas: a abordagem de desenvolvimento do projeto CommunicaTEC". Trabalho apresentado em II Workshop de Gestão de Processos de Negocio - WBPM 2008, Vila Velha, 2008.
    Publicado
  27. Nunes, R. R. ; Barbosa, C.; Pimentel M.. "Técnica Entrevista como Dinâmica Educacional". Trabalho apresentado em XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Fortaleza, 2008.
    Publicado
  28. Ugulino, W.; Gonçalves, J.C.; Nunes, R.R.; Santoro, F.M.. "K2Chat: A chat tool with support of the registration and indexing of sessions,K2Chat: Uma Ferramenta de Bate-Papo com suporte ao registro e Indexação das sessões". 2008.
    10.1109/SBSC.2008.12
Artigo em revista
  1. Lehmann, Miguel; Nunes, Ricardo Rodrigues; Barroso, João; Rocha, Tânia. "Good Practices for Designing a UI/UX Motorcycle Display: A Systematic Literature Review". WSEAS TRANSACTIONS ON INFORMATION SCIENCE AND APPLICATIONS 21 (2024): 499-508. https://doi.org/10.37394/23209.2024.21.45.
    Acesso aberto • Publicado • 10.37394/23209.2024.21.45
  2. Pedro Monteiro; Rodrigo Pereira; Ricardo Nunes; Arsénio Reis; Tiago Pinto. "Context-Aware System for Information Flow Management in Factories of the Future". Applied Sciences (2024): https://doi.org/10.3390/app14093907.
    10.3390/app14093907
  3. Ullah, Zia; Qi, Lin; Pires, E. J. Solteiro; Reis, Arsénio; Nunes, Ricardo Rodrigues. "A Systematic Review of Computer Vision Techniques for Quality Control in End-of-Line Visual Inspection of Antenna Parts". Computers, Materials and Continua 80 2 (2024): 2387-2421. https://doi.org/10.32604/cmc.2024.047572.
    Publicado • 10.32604/cmc.2024.047572
  4. Carlos Nunes; Ricardo Nunes; E. J. Solteiro Pires; João Barroso; Arsénio Reis. "A Machine Learning Tool to Monitor and Forecast Results from Testing Products in End-of-Line Systems". Applied Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/app13042263.
    10.3390/app13042263
  5. Alves Fernandes, Luís Miguel; Cruz Matos, Gonçalo; Azevedo, Diogo; Nunes, R. R. ; Hugo Paredes; Morgado, Leonel; Barbosa, Luís Filipe; et al. "Exploring educational immersive videogames: an empirical study with a 3D multimodal interaction prototype". Behaviour & Information Technology 35 11 (2016): 907-918. http://dx.doi.org/10.1080/0144929x.2016.1232754.
    Publicado • 10.1080/0144929x.2016.1232754
  6. Pereira, Letícia Seixas; Ferreira, S. B. L.; Braga, Hélio; Salgado, Luciana Cardoso de Castro; Nunes, R. R.. "Using Cultural Viewpoint Metaphors to Provide Web Accessibility for the Visually Impaired Users". Procedia Computer Science 27 (2014): 186-196. http://dx.doi.org/10.1016/j.procs.2014.02.022.
    Publicado • 10.1016/j.procs.2014.02.022
  7. Soraci; Mostert; Casaramona; Fonseca; Hugo Paredes; Duarte; Lima; et al. "PLAYER - a European Project and a Game to Foster Entrepreneurship Education for Young People". JUCS - Journal of Universal Computer Science 18 1 (2012): http://dx.doi.org/10.3217/jucs-018-01-0086.
    Publicado • 10.3217/jucs-018-01-0086
  8. Ferreira, S. B. L.; Nunes, R. R. ; Silveira, D. S.. "Aligning Usability Requirements with the Accessibility Guidelines Focusing on the Visually-Impaired". Procedia Computer Science 14 (2012): 263-273. http://dx.doi.org/10.1016/j.procs.2012.10.030.
    Publicado • 10.1016/j.procs.2012.10.030
  9. Fonseca, B.; Morgado, L.; Paredes, H.; Martins, P.; Gonçalves, R.; Neves, P.; Nunes, R.R.; et al. "PLAYER-a European project and a game to foster entrepreneurship education for young people". Journal of Universal Computer Science 18 1 (2012): 86-105. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84857859389&partnerID=MN8TOARS.
  10. Ferreira, S. B. L.; Silveira, D. S.; Nunes, R. R. ; Pinto, C. S.. "Groups Acessíveis: Utopia ou Vencer Barreiras". Cadernos do IME - Série Informática 31 0 (2011): http://dx.doi.org/10.12957/cadinf.2011.6498.
    Acesso aberto • Publicado • 10.12957/cadinf.2011.6498
  11. Martins, B. M. R.; Lopes, M.; Nunes, R. R.. "Elaboração de conteúdos e múltiplos suportes didáticos para EAD: Um processo de Design Instrucional". Revista Eletrônica de EAD da UNIRIO (Alcancead) 1 1 (2010): http://www.seer.unirio.br/index.php/alcance/article/view/685.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Ferreira, S. B. L.; Silveira, D. S.; Nunes, R. R. ; Pinto, C. S.; Bach, C. F.; Leal, S. B. F.. "Avaliando Acessibilidade em Sistemas de Comunicação com Usuários Cegos". iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação 3 00 (2010): 12-29. http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/article/view/1305.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Bach, Catharine F.; Ferreira, S. B. L.; Silveira, D. S.; Nunes, R. R.. "Diretrizes de Acessibilidade: uma Abordagem Comparativa entre WCAG E E-MAG". Revista Eletrônica de Sistemas de Informação 8 1 (2009): http://dx.doi.org/10.5329/resi.2009.0801001.
    10.5329/resi.2009.0801001
  14. Leal, S. B. F.; Silveira, D. S.; Nunes, R. R.. "Alinhando os requisitos de Usabilidade com as Diretrizes de Acessibilidade". Chronos (UNIRIO) 5 (2009): 33-48. http://nau.uniriotec.br/images/pdf/publicacoes/2009-chronos-ricardo.pdf.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Neves, P.; Lima, J.; Nunes, R. R. ; Morgado, Leonel. "PLAYER (Play and Learn As a Young European entRepreneur)", TIMaster, 2010, http://www.timaster.com.br/revista/artigos/main_artigo.asp?codigo=1756.
Capítulo de livro
  1. Tânia Rocha; Ana Ribeiro; Joana Oliveira; Ricardo Nunes; Diana Carvalho; Hugo Paredes; Paulo Martins. "3D Modelling to Address Pandemic Challenges: A Project-Based Learning Methodology". 2025.
    10.1007/978-3-032-02672-9_34
  2. Walkir Brito; Mariana Machado; Bernardo Pinto; João Silva; Ricardo Nunes; Vítor Filipe. "Serious Game Design for Green Mobility: A Lean Inception Approach". 2025.
    10.1007/978-3-032-02675-0_17
  3. Ana Ribeiro; Joana Oliveira; Ricardo Nunes; João Barroso; Tânia Rocha. "Motorcycle Displays Features and Smartphone Mobile Applications for Improving UI/UX Design: A Systematic Literature Review". 2025.
    10.1007/978-3-031-76459-2_22
  4. Chilro, Gabriel; Oliveira, Pedro; Nunes, Ricardo; Barroso, João; Rocha, Tânia. "The Role of UI/UX Designs for Enhancing Safety and Motorcycle Riders’ Experience". In Lecture Notes in Computer Science Including Subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in BioinformaticsOpen source preview, 13-22. Springer Nature Switzerland, 2025.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-76824-8_2
  5. Ricardo Nunes; Rodrigo Pereira; Paulo Nogueira; João Barroso; Tânia Rocha; Arsénio Reis. "Wearable Devices for Communication and Problem-Solving in the Context of Industry 4.0". 2023.
    10.1007/978-3-031-48047-8_39
  6. Nunes, Ricardo Rodrigues; Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela; Maia, Ana Margarida; Morgado, Leonel; Paredes, Hugo; Cravino, José; Martins, Paulo. "Motivating Students to Learn Computer Programming in Higher Education: The SimProgramming Approach". In Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education, 506-518. Estados Unidos: Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-73988-1_41
  7. Nunes, R. R. ; Lilia D'Souza-Li. "Do ensino à aprendizagem: reflexões sobre o uso das tecnologias na educação pós-pandemia". In Mandalas das Emoções - Consciência Social, editado por Li Li Min, 34-44. Campinas, Brasil: ADCiência Divulgação Científica, 2020.
    Publicado
  8. Nunes, R. R. ; Daniela Pedrosa; Fonseca, B.; Hugo Paredes; Cravino, José; Morgado, Leonel; Martins, Paulo. "Enhancing Students’ Motivation to Learn Software Engineering Programming Techniques: A Collaborative and Social Interaction Approach". In Universal Access in Human-Computer Interaction. Access to Learning, Health and Well-Being, 189-201. Springer International Publishing, 2015.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-20684-4_19
  9. Fonseca, Benjamim; Gonçalves, Ramiro; Nunes, R. R. ; Teixeira, Mário Sérgio; Hugo Paredes; Morgado, Leonel; Martins, Paulo. "BIZZY – A Social Game for Entrepreneurship Education". In Learning and Collaboration Technologies. Technology-Rich Environments for Learning and Collaboration, 33-41. Springer International Publishing, 2014.
    10.1007/978-3-319-07485-6_4
  10. Correia, Mário; Cruz, Gonçalo; Nunes, R. R. ; Martins, José; Gonçalves, Ramiro; Hugo Paredes; Martins, Paulo. "Network for All: A Proposal for an Accessible Social Media Aggregator Solution". In Universal Access in Human-Computer Interaction. User and Context Diversity, 655-663. Berlin, Alemanha: Springer Berlin Heidelberg, 2013.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-39191-0_70
  11. Cruz, Gonçalo; Correia, António; Loureiro, V.; Nunes, R. R.. "Design Colaborativo: O potencial dos sistemas Web 2.0". In Com/Para: Design, Comunicação e Cultura, 1-18. Rio de Janeiro, Brasil: Infnet, 2013.
    Publicado
  12. Neves, Pedro; Nunes, R. R. ; Lima, Jorge; Martins, Paulo; Hugo Paredes; Varajão, João; Morgado, Leonel; et al. "PLAYER: A European Challenge Game to Discover Young Entrepreneurs". In Handbook of Research on Serious Games as Educational, Business and Research Tools, 202-216. IGI Global, 2012.
    Publicado • 10.4018/978-1-4666-0149-9.ch010
  13. Neves, P.; Nunes, R.R.; Lima, J.; Martins, P.; Paredes, H.; Varajão, J.; Morgado, L.; et al. "PLAYER: A european challenge game to discover young entrepreneurs". 202-216. 2012.
  14. Neves, Pedro P.; Nunes, R. R. ; Lima, J.; Martins, Paulo; Hugo Paredes; Varajão, João; Morgado, Leonel; et al. "PLAYER An European Challenge Game to Discover Young Entrepreneurs". In Handbook of Research on Serious Games as Educational, Business and Research Tools: Development and Design, 0-0. Hershey, PA, Estados Unidos: IGI Global, 2011.
    Publicado
  15. Ferreira, S. B. L.; Silveira, D. S.; Ferreira, M. L.; Nunes, R. R.. "Making the Web Accessible to the Visually Impaired". In Web Technologies: Concepts, Methodologies, Tools, and Applications, 2423-2435. Victoria University, Australia, Estados Unidos: Contemporary Research in Information Science and Technology, 2010.
    Publicado
  16. Ferreira, S.B.L.; da Silveira, D.S.; do Amaral Leal Ferreira, M.G.; Nunes, R.R.. "Making the web accessible to the visually impaired". 265-277. 2009.
Edição de livro
  1. MEHMOOD, R.; ALVES, V.; Praça, Isabel; Wikarek, Jaroslaw; Parra-Domínguez, Javier; Loukanova, Roussanka; Miguel, Ignacio de; et al, ed. Distributed Computing and Artificial Intelligence, Special Sessions I, 20th International ConferenceDistributed Computing and Artificial Intelligence, Special Sessions I, 20th International Conference. Cham, Suiça: Springer Cham. 2023.
    Publicado • Editor
  2. Morgado, Leonel; et al., ed. Proceedings of the SLACTIONS 2012 research conference on virtual worlds – Life, imagination, and work using metaverse platforms. Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 2012.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Ferreira, S. B. L.; Nunes, R. R.. e-Usabilidade. Rio de Janeiro, Brasil: Editora LTC. 2008.
    Publicado
Recurso online
  1. Nunes, R. R. ; Scalambrini, Douglas; Lilia D'Souza-Li. Tecnologias para Aprendizagem On-Line na Pós-pandemia. 2020. https://educacoesemrede.com/2020/11/02/tecnologias-para-aprendizagem-on-line-na-pos-pandemia/.
  2. Nunes, R. R. ; Lilia D'Souza-Li. Quais os motivos para usar a cibercultura para aprender?. 2020. https://educacoesemrede.com/2020/09/08/quais-os-motivos-para-usar-a-cibercultura-para-aprender/.
Resumo em conferência
  1. SOUZA, L. M.; POLO FILHO, S. L.; Tawil, T.; Nunes, R. R.; CAMARGOS, P. M. B.; D'Souza-Li, L.. "Desenvolvimento de duas intervenções digitais (aplicativo e website) para fortalecimento do autocuidado e resiliência em pacientes adolescentes com doenças crônicas". Trabalho apresentado em XXIX Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, 2021.
    Publicado
  2. CAMARGOS, P. M. B.; SOUZA, L. M.; D'Souza-Li, L.; Nunes, R. R.. "Comportamento das lesões de endometriose profunda com diferentes tratamentos clínicos relacionados com a sintomatologia da doença". Trabalho apresentado em XXIX Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, 2021.
    Publicado
  3. Nunes, R. R.; D'Souza-Li, L.; Scalambrini, D.. "Contribuição das Novas Tecnologias para o Desenvolvimento de Funções Executivas". Trabalho apresentado em VIII Encontro sobre Neurociências na Educação Inclusiva: Lições da Pandemia para a Educação, Campinas, 2021.
    Publicado
  4. SOUZA, L. M.; POLO FILHO, S. L.; Tawil, T.; Nunes, R. R.; CAMARGOS, P. M. B.; D'Souza-Li, L.. "Cuidando e @predendo sobre Problemas de Saúde". Trabalho apresentado em VIII Encontro sobre Neurociências na Educação Inclusiva: Lições da Pandemia para a Educação, Campinas, 2021.
    Publicado
  5. CAMARGOS, P. M. B.; SOUZA, L. M.; D'Souza-Li, L.; Nunes, R. R.. "Avaliação da eficácia de um Instagram Educativo para promoção de saúde para o público jovem". Trabalho apresentado em VIII Encontro sobre Neurociências na Educação Inclusiva: Lições da Pandemia para a Educação, Campinas, 2021.
    Publicado
  6. Nunes, R. R. ; Hugo Paredes; Martins, P.; Fonseca, B.; Morgado, Leonel. "Análise da Interacção Humano-humano e da Colaboração de Pessoas com Deficiência nas Redes Sociais Online no Contexto Educacional". Trabalho apresentado em Simpósio Doutoral na 6ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Chaves, 2011.
    Publicado
  7. Neves, Pedro P.; Lima, J.; Nunes, R. R. ; Morgado, Leonel. "PLAYER (Play and Learn As a Young European entRepreneur)". Trabalho apresentado em Videojogos 2010 - Conferência da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos, Oeiras, 2010.
    Publicado

Propriedade Intelectual

Patente
  1. D'Souza-Li, L.; Nunes, R. R.; POLO FILHO, S. L.; SOUZA, L. M.; Tawil, T.. 2021. "Aplicativo Adolescentes".
    Concedida/Emitida

Outros

Outra produção
  1. PLAYER (Play and Learn as Young European entRepreneur). Software - Jogo no Facebook para motivar o espírito empreendedor nos jovens europeus. 2010. Neves, P.; Lima, J.; Nunes, R. R.. http://player.utad.pt/.
  2. InterVIU. Software - Ferramenta de chat para entrevistas como dinâmica educacional. 2009. Nunes, R. R. ; Pimentel M.. http://ppgi.uniriotec.br/banco-de-dissertacoes-ppgi-unirio/ano-2009/pergunta-sem-resposta-sistema-interviu-para-a-pesquisa-e-o-desenvolvimento-de-bate-papo-para-entrevista/view.
  3. K2Chat. Software - Ferramenta de Bate-Papo com Suporte ao Registro e Indexação das Sessões. 2008. Ugulino, W.; Gonçalves, J. C.; Nunes, R. R. ; Santoro, F. M.. https://ieeexplore.ieee.org/document/4700801.
  4. e-UNI (Universidade Eletrônica). Software - Customização do Moodle para a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil do Governo Federal. 2007. Nunes, R. R. ; Pimentel, M.; Lopes, C. F. G.. http://www.unirio.br/cead/euni.html.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/12 Motivating students to learn computer programming in higher education: the SimProgramming approach 2nd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education (TECH-EDU 2020)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
2018 Moodle para Docente Independentes Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL)
Subsecretaria de Ciência e Tecnologia de Niterói (Niterói, Brasil)
2017 SimProgramming: uma abordagem motivacional para a aprendizagem de alunos intermediários de programação Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação no Congresso Brasileiro de Informática na Educação
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil)
2012 Aligning Usability Requirements with the Accessibility Guidelines focusing on the Visually-Impaired DSAI 2012 - Software Development for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Região do Douro, Portugal)
2011 Comunicação Web 2.0 e Redes Sociais no marketing das IPSS Novas Estratégias de Sustentabilidade das IPSS´S
Rede Capacitar Tâmega (Amarante, Portugal)
2011 Apresentação dos cursos de Engenharia em Informática e Tecnologias de Informação e Comunicação da UTAD IV Semana de Informática
Escola Secundária de Tondela (Tondela, Portugal)
2011 Análise Da Interacção Humano-humano e da Colaboração de Pessoas com Deficiência nas Redes Sociais Online no Contexto Educacional Simpósio Doutoral na 6ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Chaves, Portugal)
2009 Diretrizes de Acessibilidade: Uma Arbodagem Comparativa entre WCAG e e-MAG V Simpósio Brasileiro de sistemas de Informação
UNB (Brasília, Brasil)
2009 Do processo de Entrevista para a Ferramenta InterVIU V Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação
UNB (Brasília, Brasil)
2009 Em Busca de Diferentes MODUS de Realizar Dinâmicas Educacionais Colaborativas XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - Workshop de Informática na Educação (WIE 2009)
UFRGS (Bento Gonçalves, Brasil)
2009 Discussão e Votação como dinâmica educacional XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - Workshop de Informática na Educação (WIE 2009)
UFRGS (Bento Gonçalves, Brasil)
2009 Acessibilidade e Usabilidade Fórum de TIC Dataprev
Dataprev (Brasilía, Brasil)
2009 Sou+Web - Acessibilidade e Design 5º Sou Web: "a união faz a acessibilidade"
pós-graduação em Gestão em Marketing Digital da Facha (Rio de Janeiro, Brasil)
2008 Técnica Entrevista como Dinâmica Educacional XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação
Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, Brasil)
2008 Sistema e-UNI (UNIversidade Eletrônica): uma customização da plataforma Moodle para a UNIRIO I Encontro da Área de Extensão da Fundação Cecierj
Fundação Cecierj (Rio de Janeiro, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - Atual Avaliação da Eficácia de um Instagram Educativo para Promoção de Saúde para o Público Adolescente e Adulto Jovem
Coorientador
Medicina (Iniciação científica)
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Ciencias Medicas, Brasil
2020 - Atual Avaliação da Eficácia de um Instagram Educativo para Promoção de Saúde para o Público Adolescente e Adulto Jovem
Coorientador
Medicina (Iniciação científica)
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Ciencias Medicas, Brasil
2020 - Atual Avaliação da Eficácia de uma Intervenção Digital para Fortalecimento do Autocuidado e Resiliência em Pacientes Adolescentes com Doenças Crônicas
Coorientador
Medicina (Iniciação científica)
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Ciencias Medicas, Brasil
2020 - Atual Avaliação da Eficácia de uma Intervenção Digital para Fortalecimento do Autocuidado e Resiliência em Pacientes Adolescentes com Doenças Crônicas
Coorientador
Medicina (Iniciação científica)
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Ciencias Medicas, Brasil
2020 - Atual Avaliação da Eficácia de uma Intervenção Digital para Fortalecimento do Autocuidado e Resiliência em Pacientes Adolescentes com Doenças Crônicas
Coorientador
Medicina (Iniciação científica)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Ciências Médicas, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2025/08/21 - 2025/08/21 X Encontro sobre Neurociências na Educação Inclusiva: Lições da Pandemia para a Educação (2025/08/21 - 2025/08/21)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Brazilian Institute of Neuroscience and Neurotechnology (BRAINN), Brasil

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Ciencias Medicas, Brasil

Neuroeducation Research Group (NRG-Brainn), Brasil

ADCiência - Divulgação Científica, Brasil
2025/06/25 - 2025/06/27 Special Session on Novel Technologies for Smart Industry and Mobility (SmartMob) in 22nd International Conference on Distributed Computing and Artificial Intelligence (2025/06/25 - 2025/06/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Université de Lille, França
2025/06/13 - 2025/06/15 Chair of the Special Session on Novel Technologies for Smart Industry and Mobility (SMARTMOB) in 22nd International Conference on Distributed Computing and Artificial Intelligence (2025/06/13 - 2025/06/15)
Conferência (Outra)
Université de Lille, França
2024/11/13 - 2024/11/15 11th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion (DSAI 2024) (2024/11/13 - 2024/11/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2024/11/13 - 2024/11/15 4th International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education (TECH-EDU 2024) (2024/11/13 - 2024/11/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2024/11/13 - 2024/11/15 4th International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education (TECH-EDU 2024) (2024/11/13 - 2024/11/15)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2024/11/13 - 2024/11/15 11th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion (DSAI 2024) (2024/11/13 - 2024/11/15)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2024/06/26 - 2024/06/28 Special Session on Novel Technologies for Smart Industry and Mobility (SmartMob) in 21st International Conference on Distributed Computing and Artificial Intelligence (2024/06/26 - 2024/06/28)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidad de Salamanca, Espanha
2023/07/28 - 2023/07/28 IX Encontro sobre Neurociências na Educação Inclusiva: Lições da Pandemia para a Educação (2023/07/28 - 2023/07/28)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Brazilian Institute of Neuroscience and Neurotechnology (BRAINN), Brasil

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Ciencias Medicas, Brasil

Neuroeducation Research Group (NRG-Brainn), Brasil

ADCiência - Divulgação Científica, Brasil
2023/06/12 - 2023/06/14 Chair of the Special Session on Smart Factories of the Future (SmartFoF) in 20th International Conference on Distributed Computing and Artificial Intelligence (2023/06/12 - 2023/06/14)
Conferência (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2023/06/12 - 2023/06/14 Special Session on Smart Factories of the Future (SmartFoF) in 20th International Conference on Distributed Computing and Artificial Intelligence (2023/06/12 - 2023/06/14)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2022/08/31 - 2022/09/02 10th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion (DSAI 2022) (2022/08/31 - 2022/09/02)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2022/08/31 - 2022/09/02 3rd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education (TECH-EDU 2022) (2022/08/31 - 2022/09/02)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2021/02 - 2021/02 VIII Encontro sobre Neurociências na Educação Inclusiva: Lições da Pandemia para a Educação (2021 - 2021)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia (BRAINN), Brasil

Universidade Estadual de Campinas Departamento de Clínica Médica, Brasil

Neuroeducation Research Group (NRG-Brainn), Brasil

ADCiência - Divulgação Científica, Brasil
2021 - 2021 X Lean Six Sigma Congress (IX LSS Congress): A Perspective for Sustainable Future (2021 - 2021)
Congresso (Coorganizador)
Grupo de Inovação e Gestão em Saúde (GIGS), Brasil

Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Laboratório de Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial (LabDGE), Brasil

Universidade Federal Fluminense, Brasil
2020/12/02 - 2020/12/04 2nd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education (TECH-EDU 2020) (2020/12/02 - 2020/12/02)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/12/02 - 2020/12/04 9th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion (DSAI 2020) (2020/12/02 - 2020/12/04)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/12 - 2020/12 Painel internacional sobre procrastinação. (2020/12 - 2020/12)
Encontro (Coorganizador)
Universiteit Twente, Países Baixos

Neuroeducation Research Group (NRG-Brainn), Brasil
2020/10/06 - 2020/10/15 VII Encontro sobre Neurociências na Educação Inclusiva: Consciência Social (On-line) #neuroedu2020 (2020/10/06 - 2020/10/15)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Brazilian Institute of Neuroscience and Neurotechnology (BRAINN), Brasil

Programa de Cooperação Interinstitucional de Apoio a Pesquisas sobre o Cérebro (CInAPCe), Brasil

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil

Neuroeducation Research Group (NRG-Brainn), Brasil

ASPE - Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia, Brasil

ADCiência - Divulgação Científica, Brasil
2020/08 - 2020/10 Que Comecem os Jogos! Foram 9 encontros no formato de Talk Show com convidados estudantes e professores da ECDD - Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet, bem como de profissionais inseridos no mercado de Jogos digitais. Esse é um projeto dentro de uma disciplina de empreendedorismo onde esses profissionais e pesquisadores da área de jogos digitais irão falar um pouco sobre as suas experiências. Serão nove encontros entre os meses de agosto e outubro de 2020. (2020/08 - 2020/10)
Outro (Coorganizador)
Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet, Brasil
2020/09/08 - 2020/09/11 Semana Latino-Americana de Conscientização Sobre a Epilepsia (Online) (2020/09/08 - 2020/09/11)
Encontro (Coorganizador)
ASPE - Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia, Brasil
2020/09 - 2020/09 IX Lean Six Sigma Congress (IX LSS Congress) (2020/09/22 - 2020/09/25)
Congresso (Coorganizador)
Grupo de Inovação e Gestão em Saúde (GIGS), Brasil

Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Laboratório de Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial (LabDGE), Brasil

Universidade Federal Fluminense, Brasil
2018 - 2018 Mesa-redonda: "Quero viver de jogos. E agora?" na Expo ECDD 2018 (2018 - 2018)
Mesa-redonda (Coorganizador)
Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet, Brasil
2016 - 2016 DSAI 2016 - 7th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion (2016 - 2016)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2015 - 2015 DSAI 2015 - 6th International Conference on Software Development for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion (2015 - 2015)
Conferência (Coorganizador)
Fraunhofer-Institut für Angewandte Informationstechnik FIT, Alemanha
2013 - 2013 SLACTIONS 2013 - Life, imagination, and work using metaverse platforms (2013 - 2013)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2013 - 2013 DSAI 2013 - 5th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion (2013 - 2013)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Vigo, Espanha
2012 - 2012 SLACTIONS 2012 - Life, imagination, and work using metaverse platforms (2012 - 2012)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2012 - 2012 DSAI 2012 - 4th International Conference on Software Development for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion (2012 - 2012)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2011 - 2011 SLACTIONS 2011 (Portuguese Chapter) - Life, imagination, and work using metaverse platforms (2011 - 2011)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2011 - 2011 "Workshop 1: Potencial Empreendedor de Plataformas Colaborativas" no Dia da Inovação (2011 - 2011)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2008 - 2008 Mesa-redonda Discutindo a Interdisciplinaridade (2008 - 2008)
Mesa-redonda (Coorganizador)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017 - 2017 Congresso Brasileiro de Informática na Educação
Congresso
Congresso Brasileiro de Informática na Educação
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2011 - 2011 VII Seminário e-Learning - "Aprender nas Redes Sociais: Ampliar e Colaborar"
Seminário
VII Seminário e-Learning - "Aprender nas Redes Sociais: Ampliar e Colaborar"
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 6ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (ISTI2011)
Conferência
6ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (ISTI2011)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2011 - 2011 1º Encontro de Instituições e Unidades de E-Learning do Ensino Superior (eL@IES2011)
Encontro
1º Encontro de Instituições e Unidades de E-Learning do Ensino Superior (eL@IES2011)
Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2010 VI Seminário Imagens da Cultura / Cultura de las imagénes
Seminário
VI Seminário Imagens da Cultura / Cultura de las imagénes
Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2010 D-Eficiência, do conceito à prática
Seminário
D-Eficiência, do conceito à prática
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2009 - 2009 SBSI2009 - V Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação
Simpósio
SBSI2009 - V Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação
Universidade de Brasília, Brasil
2009 - 2009 Congresso da Sociedades Brasileira de Computação - XV Workshop Sobre Informática na Escola (WIE)
Congresso
Congresso da Sociedades Brasileira de Computação - XV Workshop Sobre Informática na Escola (WIE)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2008 - 2008 WebMedia 2008 - XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web
Simpósio
WebMedia 2008 - XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web
Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
2008 - 2008 SBSI2008 - IV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação
Simpósio
SBSI2008 - IV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2008 - 2008 SBSC2008 - V Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos
Simpósio
SBSC2008 - V Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos
Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
2008 - 2008 SBIE2008 - XIX Simpósio Brasileiro de Infomática na Educação
Simpósio
SBIE2008 - XIX Simpósio Brasileiro de Infomática na Educação
Universidade Federal do Ceará, Brasil
2007 - 2007 Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Computação - IV Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC2007)
Simpósio
IV Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC2007)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2006 - 2006 Seminário Ensino a Distância: o Professor longe ou perto da sua profissão
Seminário
Seminário Ensino a Distância: o Professor longe ou perto da sua profissão
Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro (SINPRORIO), Brasil
2003 - 2003 VII Congresso Estadual de Informática na Educação (COINFE)
Congresso
VII Congresso Estadual de Informática na Educação (COINFE)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2002 - 2002 II Fórum sobre “Educação, Cidadania e Sociedade”
Encontro
II Fórum sobre “Educação, Cidadania e Sociedade”
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2001 - 2001 II Encontro do Curso Normal Superior "Diálogos em formação": Ética e Pluralidade
Encontro
II Encontro do Curso Normal Superior "Diálogos em formação": Ética e Pluralidade
Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2016 Lâmpada Mágica - Framework para criação de ambientes de front-end
Arguente
Victor Magalhães Silva de Souza (Outro)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2010 - 2010 Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC2010) Belo Horizonte

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2014 - Atual iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação (1984-2902)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021 - 2021 Em 1992 nasceu o primeiro festival de cinema ambiental do Brasil: o ECOCINE. Mas como o desrespeito aos ecossistemas e espécies é também desrespeito aos direitos fundamentais da humanidade, em 2005 o ECOCINE se transformou no primeiro e único FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS. Nessas 3 décadas assistimos, nas telas do ECOCINE, as grandes mudanças da contemporaneidade: climáticas, sociais, culturais, comportamentais, políticas, econômicas e, fundamentalmente, de paradigmas.
Avaliador
Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2007 - 2007 Introdução a XHTML e CSS Aperfeiçoamento (Curso médio) Acesso Digital, Brasil
2005 - 2005 Web Design no Linux Especialização (Curso médio) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2004 - 2004 Microsoft Visio Especialização (Curso médio) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2004 - 2004 Adobe PageMaker Especialização (Curso médio) Deskgraphic, Brasil

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2021 - 2021 Podcast InterVIU sobre Educação. Foram encontros no formato de podcasts de entrevista com convidados nacionais e internacionais da área da educação. Esse é um projeto de extensão da minha investigação de pós-doutoramento. Foram realizados 18 programas publicados no YouTube, no Spotfy, no Deezer e no Google Podcast. Educação
Distinções

Prémio

2021 Melhor trabalho apresentado na área de Pediatria no XXIII Congresso Médico Acadêmico Samuel Pessoa (COMASP)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil
2021 Melhor trabalho apresentado na área de Saúde da Criança e do Adolescente no 30º Congresso Médico Acadêmico da UNICAMP
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2021 Melhor Trabalho na Categoria de Resumo Científico e Estudo Original com o projeto
Neuroeducation Research Group (NRG-Brainn), Brasil

ADCiência - Divulgação Científica, Brasil

Brazilian Institute of Neuroscience and Neurotechnology (BRAINN), Brasil
2017 Primeiro lugar na classificação dos Melhores artigos no III Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WAlgProg 2017)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2016 Segundo lugar na categoria projetos Governamentais no prêmio Nacional de Acessibilidade na Web
Todos@Web / ceweb.br / nic.br / cgi.br / W3C Brasil, Brasil
2015 SciTecIN'15/Videojogos 2015 - Melhor Artigo (Best Paper)
Universidade de Coimbra Instituto de Sistemas e Robótica, Portugal

Outra distinção

2021 Menção Honrosa pela apresentação oral do trabalho Desenvolvimento de duas intervenções digitais (aplicativo e website) no XXIX Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP
Universidade Estadual de Campinas, Brasil