???global.info.a_carregar???
Joana Leite da Cunha Sampaio de Carvalho. Concluiu o(a) Mestrado em Psicologia do Stress e Bem-Estar em 2009/12/15 pelo(a) Universidade de Lisboa, Mestrado em Psicologia do Stress e Bem-Estar em 2009/12/15 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e Licenciatura em Psicologia Educacional em 1996 pelo(a) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida. Publicou 5 artigos em revistas especializadas. Possui 3 capítulo(s) de livros. Participa e/ou participou como Bolseiro de Investigação em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Social and emotional skills; Mindfulness; Children; Teachers; Bem-estar psicológico; Adolescentes - psicologia; Savoring; Teses de mestrado - 2009; MHC-SF; Youths; Measurement invariance; Well-being; mindfulness; neurophysiological measures; randomised control trial; Mindfulness-based intervention; Social and Emotional Competences; teachers; classroom climate; students; compassion; adolescents; psychometric analyses; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Leite da Cunha Sampaio de Carvalho
Data de nascimento
1973/05/21
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Sampaio de Carvalho, Joana

Identificadores de autor

Ciência ID
491B-E98D-B961
ORCID iD
0000-0002-9195-7697

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2021/01 - 2021/02/02
Concluído
Leading Schoolwide SEL: Preparing for the Journey Ahead. (Curso médio)
Especialização em Social and emotional competences applied to school context
Collaborative for Academic Social and Emotional Learning, Estados Unidos
2020/08/01 - 2020/09/17
Concluído
E-Formador/E-Tutor Especialização Pedagógica em Formação a Distância (Curso médio)
Especialização em Formação de formador
GESPERITUS, Portugal
5 (de 0 a 5)
2010/10 - 2020/05/14
Concluído
Psicologia (associação) (Doutoramento)
Especialização em Área de especialidade: Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Cultivar mindfulness em contexto educacional: As abordagens baseadas em mindfulness na promoção de competências socioemocionais e do bem-estar, nos alunos e nos professores." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvor
2018/10/01 - 2018/10/05
Concluído
The Existential Challenge - Buddhist Foundations of Mindfulness (Postgraduate Certificate)
Especialização em Mindfulness
Bodhi College, Reino Unido
2016/05/21 - 2016/05/27
Concluído
Mindfulness-Based Stress Reduction Teacher Training Intensive (Postgraduate Certificate)
Especialização em Continuing education activity
UC San Diego - School of Medicine, Estados Unidos
2014/05/10 - 2014/05/17
Concluído
Training Retreat Mindfulness-Based Cognitive (Postgraduate Certificate)
Especialização em Mindfulness
Oxford Mindfulness Centre, Reino Unido
2006/10/08 - 2009/12/15
Concluído
Psicologia do Stress e Bem-Estar (Mestrado)
Especialização em Stress e Bem-Estar
Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Savoring: uma forma de promover o bem-estar? A relação entre as crenças, as estratégias de savoring e o bem-estar pessoal nos adolescentes. Um estudo exploratório" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1991 - 1996
Concluído
Psicologia Educacional (Licenciatura)
Especialização em Educação
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Coacção e Colaboração na Resolução de Problemas Matemáticos com o apoio de software educativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/01/04 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Professor Visitante (Docente Universitário) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/01/01 - Atual Director de Unidade Orgânica VILA - Escola Sustentável, Portugal
2016/01/04 - Atual Director de Unidade Orgânica Instituto Mindfulness , Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - 2022 Consultora/Formadora Centro Comunitário Paroquial da Ramada, Portugal
2017/02/27 - 2019/10/30 Bolseira de Investigação Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
2001/10/01 - 2011/06/30 Técnica Superior no Núcleo de Prevenção do Departamento de Intervenção na Comunidade Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências IP, Portugal
1998/08/01 - 2001/08/31 Técnica Superior de Psicologia no Programa Especial de Realojamento Câmara Municipal de Cascais, Portugal
1997/02/01 - 1998/07/31 Psicóloga Externato do parque, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012/01 - 2015/12 The classroom as a positive experience: mindfulness approaches on the promotion of social and emotional skills
SFRH / BD / 77542 / 2011
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2017/02 - 2019/10 Effects of a mindfulness-based intervention for teachers: A study on teacher and student outcomes
BIAL 114/16
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação Bial
Concluído
2012/01/01 - 2015/12/31 A SALA DE AULA COMO EXPERIÊNCIA POSITIVA: A PRÁTICA DE MINDFULNESS NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS SÓCIO-EMOCIONAIS E DO BEM-ESTAR
SFRH/BD/77542/2011
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Carvalho, Joana Leite da Cunha Sampaio de; Sofia Oliveira; Carolina Gonçalves; José Barbara; Aline Castro; Professora Doutora Alexandra Marques Pinto; Magda Sofia Roberto; et al. "Effects of a mindfulness-based intervention for teachers: A study on teacher and student outcomes.". Mindfulness (2021): https://rdcu.be/cjdib.
    Publicado • https://doi.org/10.1007/s12671-021-01635-3
  2. Longo, Ylenio; Jovanovic, Veljko; Sampaio de Carvalho, Joana; Karas, Dominika. "The General Factor of Well-Being: Multinational Evidence Using Bifactor ESEM on the Mental Health Continuum–Short Form". Assessment (2017): 107319111774839. http://dx.doi.org/10.1177/1073191117748394.
    Publicado • 10.1177/1073191117748394
  3. de Carvalho, Joana Sampaio; Pinto, Alexandra Marques; Marôco, João. "Results of a Mindfulness-Based Social-Emotional Learning Program on Portuguese Elementary Students and Teachers: a Quasi-Experimental Study". Mindfulness 8 2 (2016): 337-350. http://dx.doi.org/10.1007/s12671-016-0603-z.
    10.1007/s12671-016-0603-z
  4. Carvalho, Joana; Carvalho, Joana Sampaio de; Pereira, Nádia Salgado; Pinto, Alexandra Marques; Maroco, João. "Psychometric Properties of the Mental Health Continuum-Short Form: A Study of Portuguese Speaking Children/Youths". Journal of Child and Family Studies 25 7 (2016): 2141-2154. http://hdl.handle.net/10400.12/4416.
    Publicado • 10.1007/s10826-016-0396-7
  5. Carvalho, Joana Leite da Cunha Sampaio de; Paula Frango. "Prevenção das toxicodependências em grupos vulneráveis: Os resultados do Programa de Intervenção Focalizada – PIF". Toxicodependências 17 2 (2011): 53-66.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Sofia Oliveira; Carvalho, Joana Leite da Cunha Sampaio de; Aline de Castro; Carolina Gonçalves; Joana Cádima; José Barbara; Marques Pinto, A. (4114-9467-E9D9). "Programa Atentamente: Contributos de um programa baseado em mindfulness para professores". In Encontros IDEA: Investigar hoje para construir amanhã, editado por Maria Dulce Gonçalves. óbidos, Portugal: Sinapis Editores, 2019.
    No prelo
  2. Sampaio de Carvalho, Joana; Marques Pinto, A.. "Mindfulness em contexto educacional: Um olhar sobre Portugal". In Mindfulness em Contexto Educacional, editado por Marques Pinto, A. (4114-9467-E9D9); Sampaio de Carvalho, Joana, 9-18. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler, 2019.
    Publicado
  3. Marques Pinto, A. (4114-9467-E9D9); Sampaio de Carvalho, Joana. "Projeto “Efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness para professores: Um estudo sobre os resultados dos professores e dos alunos". In Mindfulness em Contexto Educacional, editado por Marques Pinto, A. (4114-9467-E9D9); Sampaio de Carvalho, Joana, 37-39. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler, 2019.
    Publicado
  4. Sofia Oliveira; Sampaio de Carvalho, Joana; Marques Pinto, A. (4114-9467-E9D9). "Programa Atentamente: Efeitos no bem-estar pessoal e profissional dos professores". In Mindfulness em Contexto Educacional, editado por Marques Pinto, A. (4114-9467-E9D9); Sampaio de Carvalho, Joana (491B-E98D-B961), 41-51. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler, 2019.
    Publicado
  5. Carolina Gonçalves; Rita Pereira; Sampaio de Carvalho, Joana; Joana Cádima; Teresa Leal; Marina Gomes Serra de Lemos; Marques Pinto, A. (4114-9467-E9D9). "Efeitos do programa Atentamente nos comportamentos dos professores em sala de aula". In Mindfulness em contexto educacional, editado por Marques Pinto, A. (4114-9467-E9D9); Sampaio de Carvalho, Joana (491B-E98D-B961), 53-63. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler, 2019.
    Publicado
  6. José Bárbara; Sampaio de Carvalho, Joana; Marina Gomes Serra de Lemos; Marques Pinto, A. (4114-9467-E9D9). "Efeitos (indiretos) nos alunos da aplicação a professores do programa Atentamente". In Mindfulness em contexto educacional, editado por Marques Pinto, A. (4114-9467-E9D9); Sampaio de Carvalho, Joana (491B-E98D-B961), 79-91. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler, 2019.
    Publicado
  7. Sampaio de Carvalho, Joana; Marques Pinto, A. (4114-9467-E9D9); Marôco, J. P.. "Resultados de um programa de aprendizagem socioemocional baseado em mindfulness em alunos e professores portugueses: Um estudo quase experimental.". In Mindfulness em contexto educacional, editado por Marques Pinto, A. (4114-9467-E9D9); Sampaio de Carvalho, Joana, 95-107. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler, 2019.
    Publicado
  8. Sampaio de Carvalho, Joana; Marques Pinto, A. (4114-9467-E9D9). "Abordagens baseadas em mindfulness em contexto educacional: Uma reflexão sobre a implementação". In Mindfulness em contexto educacional, editado por Marques Pinto, A. (4114-9467-E9D9); Sampaio de Carvalho, Joana, 123-134. lisboa, Portugal: Coisas de ler, 2019.
    Publicado
  9. Carvalho, Joana Leite da Cunha Sampaio de; Professora Doutora Alexandra Marques Pinto; João Marôco. "Adaptação e avaliação do MindUp um programa de promoção de competências sócio emocionais através de práticas de mindfulness, no 1o ciclo do ensino básico.". In Avaliação e Promoção de Competências Sócio emocionais em Portugal., editado por Professora Doutora Alexandra Marques Pinto; Raquel Raimundo. lisboa, Portugal: Coisas de Ler, 2016.
    Publicado
  10. Carvalho, Joana Leite da Cunha Sampaio de; Alexandra Marques Pinto. "Savoring uma forma de promover o bem-estar pessoal em adolescentes, alunos do ensino secundário". In Adaptação e Bem Estar nas escolas Portuguesas - Dos alunos aos Professores, 123-155. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler, 2011.
    Publicado
Edição de livro
  1. Carvalho, Joana Leite da Cunha Sampaio de. Mindfulness em contexto educacional. lisboa, Portugal: Coisas de Ler. 2019.
    Publicado • Editor
Tese / Dissertação
  1. Sampaio de Carvalho, Joana. "Cultivar Mindfulness em contexto educacional : As abordagens baseadas em Mindfulness na promoção de competências socioemocionais e do bem-estar, nos alunos e nos professores". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, 2020. http://hdl.handle.net/10451/45286.
  2. Carvalho, Joana Leite da Cunha Sampaio de, 1973-. "Savoring : uma forma de promover o bem-estar? : a relação entre as crenças, as estratégias de savoring e o bem-estar pessoal nos adolescentes : um estudo exploratório". Mestrado, 2009. http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000579785.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/11/04 Effects of a Mindfulness-Based Intervention for Teachers: A Study on Teacher and Student Outcomes 2020 Contemplative Research Conference - Mind & Life Institute
Mind an Life Institute (Online, Estados Unidos)
2018/09 Effects of a mindfulness-based intervention for teachers on teachers’ social and emotional competencies, burnout and well-being 13th European Academy of Occupational Health Psychology Conference
ISCTE (lisboa, Portugal)
2018/07 Effects of a mindfulness-based intervention for teachers: A study on teacher and classroom outcomes (poster presentation) International Conference on Mindfulness
(amesterdão, Países Baixos)
2018/06 Efeitos do Programa Atentamente no bem-estar pessoal e profissional dos professores. Seminário Mindfulness e Compaixão na Educação
Faculdade de Psicologia - Universidade de Lisboa (lisboa, Portugal)
2018 Effects of a mindfulness-based intervention for teachers: A study on teacher and classroom outcomes. 13th European Academy of Occupational Health Psychology Conference
ISCTE (Lisboa, Portugal)
2018 Effects of a mindfulness-based intervention for teachers, on teachers’ behavioral classroom interactions with students 13th European Academy of Occupational Health Psychology Conference
ISCTE (Lisboa, Portugal)
2018 Efeitos do Programa Atentamente nos comportamentos dos professores em sala de aula e nos seus alunos. Seminário Mindfulness e Compaixão na Educação
Faculdade de Psicologia - universidade de lisboa (lisboa, Portugal)
2016/01/22 MindUp Program Results on Third-Grade Class: A Quasi-Experimental Study. (Poster Presentation) MiSP Conference 2016: Mindfulness in Education, Well-being and Resilience for Young People
(Londres, Reino Unido)
2015/11 MindUp program effects on third-grade students and teachers: A quasi experimental study. III Congresso Internacional do CINEICC/ III Congresso Nacional da APTC
Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) e pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC), Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (coimbra, Portugal)
2015/08 MindUp program effects on third-grade students and teachers: A quasi experimental study in portuguese school.(poster presentation) European Summer Research Institute
Mind and Life Institute Europe (Chiemsee, Alemanha)
2015 MindUp Program Results on Third-Grade Class: A Quasi-Experimental Study 5th ENSEC Conference Social Emotional Learning and Culture
Faculdade de Psicologia - Universidade de Lisboa (lisboa, Portugal)
2014/10/30 MindUp Program Results on Third-Grade Class: A Quasi-Experimental Study (poster presentation) Mind and Life Institute International Symposium
Mind and Life Institute (Boston, Estados Unidos)
2013/10 The classroom as mindful experience – The results of Mind Up Program on 3rd grade students, a pilot study” Mind and Life Institute Europe Symposium
Mind and Life Institute Europe (berlim, Alemanha)
2013/07 The classroom as mindful experience: Results of the MindUp Program on 3rd grade students - a pilot study. Stress and Anxiety Research Society Conference
Universidade do Algarve (faro, Portugal)
2013/03/23 The class as mindful experience – The results of Mind Up Program on 3rd grade students, a pilot study.(poster presentation) Centre for Mindfulness Research and Practice’s
Bangor University (Chester, Reino Unido)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual Mindfulness Springer

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/10/01 - 2023/01/05 Educação sociemocional Ensino outdoor (Pós-Graduação) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2019/10/01 - 2019/10/01 Áreas de aplicação da psicologia educacional Psicologia (Especialização pós-licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2019/01/21 - 2019/01/21 Seminário optativo temático 1 Doutoramento inter-universitário em psicologia da educação (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2017/05/05 - 2017/05/05 Adpatação e Prevenção do Risco Psicologia (Especialização pós-licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2017/01/21 - 2017/01/21 Seminário optativo temático 1 Doutoramento inter-universitário em psicologia da educação (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2015/10/06 - 2015/10/06 Áreas de aplicação da Psicologia Educacional Psicologia (Especialização pós-licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2015/01/21 - 2015/01/21 Seminário Optativo temático 1 Doutoramento Inter-universitário em psicologia da educação (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/01/01 - Atual Psicologia: Reflexão e Critica Springer Open