???global.info.a_carregar???
Isabel Leite is a Psychology Faculty member at the Universidade de Évora, Portugal. I. Leite has a PhD in Psychology and 22 years of experience teaching psychology to college students. She taught a variety of psychology courses at the university, the majority of which were focused on cognitive psychology and psycholinguistics. She has also taught developmental and educational psychology at the undergraduate and graduate levels in Psychology and Teacher Training.Isabel has had extensive experience supervising internships and master's dissertations. The PhD thesis looked into the role of phonemic awareness in reading comprehension. Her primary scientific interest is in understanding the processes involved in reading and writing, how they are acquired and evolve over time, and what factors influence reading performance. I. Leite has published scientific papers in international peer-reviewed journals with colleagues from various universities and countries (Belgium, Hong Kong, Germany, and Brazil), as well as book chapters. She recently edited a book published in Brazil and Portugal and, as a principal investigator, completed a research project on "Teacher education and training for the teaching of reading and writing". Currently, I. Leite serves on the Scientific Committee of EDULOG, a Think Tank for Education, and as a consultant and coordinator of LER: Leitura, Escrita, Recursos (in English, Reading, Writing, and Resources), a digital platform of the Portuguese Reading Plan developed to increase access to and use of evidence-based approaches to reading and writing instruction.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Maria Cabrita de Araújo Leite dos Santos Silva

Nomes de citação

  • Leite, Isabel

Identificadores de autor

Ciência ID
4818-011C-BFF7
ORCID iD
0000-0003-1281-2877
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=bv6ZtDYAAAAJ

Endereços de correio eletrónico

  • imss@uevora.pt (Profissional)
  • ijsantossilva@gmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia - Psicologia Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2023/03 - 2023/06
Concluído
Economics of education (Outros)
Especialização em Economy
Universidade NOVA de Lisboa NOVA School of Business and Economics, Portugal
17 (0-20)
2010/02/10
Concluído
Psychology (Doutoramento)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Évora, Portugal
"O papel da Consciência fonémica na aprendizagem da leitura (in English, The role of phonemic awareness in learning to read)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved unanimously with Honors and Distinction
2002
Concluído
Master in Psychology (Mestrado)
Especialização em Cognitive Psychology
Universidade de Lisboa, Portugal
"Aquisição da flexão de número no desenvolvimento morfológico do Português Europeu " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
1986/10 - 1991/12
Concluído
Psicologia (Mestrado)
Especialização em Clinical Psychology
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
16 (0-20 scale)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/02/11 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2002/02 - 2010/02/10 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998/06 - 2000/01/01 Técnico Superior (Técnico Superior) Academia Militar, Portugal
Academia Militar - Campus da Amadora, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/07 - 2012/10 Secretary of State of Basic and Secondary Education Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2004 - Atual Visual Phonology and Auditory Ortography
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Concluído
2020/03 - 2022/07 Teacher's preparation for teaching reading and writing (in Portuguese, Como estão a ser preparados os futuros professores para o ensino da leitura e da escrita?)
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo, Portugal
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo
Concluído
2018/06 - 2021/05 Visual word recognition and Orthographic processing: Experiments and contributions from cognitive psychology, neurosciences, and computational modeling (ACRONYM: VOrtEx).
28184
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Concluído
2010 - 2011 Cognitive consequences of literacy
PTDC/PSI/66077/2006
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010 - 2011 Cognitive consequences of literacy
PTDC/PSI/66077/2006
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2008 - 2010 Estabelecimento de níveis de referência do desenvolvimento da leitura e da escrita do 1º ao 6º ano de escolaridade.
Investigador
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Ventura, Paulo; Leite, Isabel; Pereira, Alexandre; Cruz, Francisco. Autor correspondente: Ventura, Paulo. "Learned Attentional Strategies in Word Holistic Processing". Vision 8 3 (2024): 41. http://dx.doi.org/10.3390/vision8030041.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/vision8030041
  2. Isabel Santos Silva; Gina C. Lemos; Maria de Fátima Sousa-Pereira; Clarinda Leite. "Como estão os professores dos primeiros anos de escolaridade, em Portugal, a ser preparados para o ensino da leitura e da escrita?". Educação, Sociedade & Culturas (2024): https://doi.org/10.24840/esc.vi67.780.
    10.24840/esc.vi67.780
  3. Tânia Fernandes; Sofia Velasco; Isabel Leite. "Letters away from the looking glass: Developmental trajectory of mirrored and rotated letter processing within words". Developmental Science (2024): http://dx.doi.org/10.1111/desc.13447.
    10.1111/desc.13447
  4. Paulo Ventura; Aleksandar Bulajic; Alan C.-N. Wong; Isabel Leite; Frouke Hermens; Alexandre Pereira; Thomas Lachmann. "Face and word composite effects are similarly affected by priming of local and global processing". Attention, Perception, & Psychophysics (2021): http://dx.doi.org/10.3758/s13414-021-02287-0.
    10.3758/s13414-021-02287-0
  5. Paulo Ventura; José C. Guerreiro; Miguel Domingues; António Farinha-Fernandes; Isabel Leite. "Children process faces holistically with the same efficiency as adults". Acta Psychologica (2021): http://dx.doi.org/10.1016/j.actpsy.2021.103309.
    10.1016/j.actpsy.2021.103309
  6. Paulo Ventura; Tânia Fernandes; Leite, Isabel; Alexandre Pereira; Alan C.-N. Wong. "Is holistic processing of written words modulated by phonology?". Acta Psychologica 201 (2019): 102944. http://dx.doi.org/10.1016/j.actpsy.2019.102944.
    Publicado • 10.1016/j.actpsy.2019.102944
  7. Paulo Ventura; Isabel Leite; Miguel Ferreira; António Farinha-Fernandes; João Delgado; Bruno Faustino; José C. Guerreiro; Isabel Raposo. "Holistic face processing is penetrable depending on the composite design". Visual Cognition (2019): http://dx.doi.org/10.1080/13506285.2019.1633002.
    Publicado • 10.1080/13506285.2019.1633002
  8. Ventura, Paulo; Leite, Isabel; Fernandes, Tânia. "The development of holistic face processing: An evaluation with the complete design of the composite task". Acta Psychologica 191 (2018): 32-41. http://dx.doi.org/10.1016/j.actpsy.2018.08.015.
    10.1016/j.actpsy.2018.08.015
  9. Ventura, Paulo; Delgado, João; Ferreira, Miguel; Farinha-Fernandes, António; Guerreiro, José C.; Faustino, Bruno; Leite, Isabel; Wong, Alan C.-N.. "Hemispheric asymmetry in holistic processing of words". Laterality: Asymmetries of Body, Brain and Cognition 24 1 (2018): 98-112. http://dx.doi.org/10.1080/1357650x.2018.1475483.
    Publicado • 10.1080/1357650x.2018.1475483
  10. Paulo Ventura; Joana C. Carmo; Cristiane Souza; Fábio Martins; Isabel Leite; Sandra Pinho; Bernardo Barahona-Correa; Carlos N. Filipe. "Holistic processing of faces is intact in adults with autism spectrum disorder". Visual Cognition (2018): http://dx.doi.org/10.1080/13506285.2017.1370051.
    10.1080/13506285.2017.1370051
  11. Kolinsky, Régine; Leite, Isabel; Carvalho, Cristina; Franco, Ana; Morais, José. "Completely illiterate adults can learn to decode in 3 months". Reading and Writing 31 3 (2017): 649-677. http://dx.doi.org/10.1007/s11145-017-9804-7.
    Publicado • 10.1007/s11145-017-9804-7
  12. Tânia Fernandes; Isabel Leite. "Mirrors are hard to break: A critical review and behavioral evidence on mirror-image processing in developmental dyslexia". Journal of Experimental Child Psychology (2017): http://dx.doi.org/10.1016/j.jecp.2017.02.003.
    10.1016/j.jecp.2017.02.003
  13. Ventura, Paulo; Fernandes, Tânia; Leite, Isabel; Almeida, Vítor B.; Casqueiro, Inês; Wong, Alan C.-N.. "The Word Composite Effect Depends on Abstract Lexical Representations But Not Surface Features Like Case and Font". Frontiers in Psychology 8 (2017): 1036. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2017.01036.
    Publicado • 10.3389/fpsyg.2017.01036
  14. Fernandes, Tânia; Leite, Isabel; Kolinsky, Régine. "Into the Looking Glass: Literacy Acquisition and Mirror Invariance in Preschool and First-Grade Children". Child Development 87 6 (2016): 2008-2025. http://dx.doi.org/10.1111/cdev.12550.
    Publicado • 10.1111/cdev.12550
Capítulo de livro
  1. Oliveira, Cátia; Leite, Isabel; Vale, Ana Paula. "Dyslexia in European Portuguese: Insights, assessment and intervention". In Dyslexia in many languages: Insights, Interactions and Interventions, editado por Gad Elbeheri; Gavin Reid; Angela Fawcett. Reino Unido: Routledge, 2024.
    Publicado • 10.4324/9781003408277
  2. Rui Alves; Leite, Isabel. Autor correspondente: Rui Alves. "Introdução ao manual pelos editores: ensino da leitura e da escrita baseado em evidências". In Ensino da leitura e da escrita baseado em evidências, 1-7. Fundação Belmiro de Azevedo, 2022.
    Publicado
  3. Leite, Isabel. "A importância da consciência fonémica na aprendizagem da leitura". In Ensino da leitura e da escrita baseado em evidências, editado por Leite, Isabel; ALVES, RUI, 237-250. Portugal: Fundação Belmiro de Azevedo, 2022.
    Publicado
  4. Leite, Isabel; Fernandes, Tânia. "A dark consequence of developmental dyslexia: discrimination of mirror images is not automatized". In Traumatic Experiences, Stress and Dyslexia, editado por Witruk, Evelin; Utami, Diam. Peter Lang., 2019.
    Publicado
  5. Kolinsky, Régine; Carvalho, Cristina; Leite, Isabel; Franco, Ana; Morais, José. "How to teach fully illiterate adults to read.". In The Wiley Adult Literacy Handbook. John Wiley & Sons, 2019.
  6. Morais, José; Leite, Isabel; Kolinsky, Régine. "Entre a pré-leitura e a leitura hábil: Condições e patamares da aprendizagem". In Alfabetização no Século XXI: Como se aprende a ler e a escrever, editado por Maluf, Maria; Cardoso-Martins, 17-48. Brasil: Penso, 2013.
  7. Leite, Isabel; Bragança, Ana. "Estudo dos manuais escolares de Língua Portuguesa para o 1.º ano.". In Como se aprende a ler?, 99-140. Portugal: Porto Editora, 2010.
  8. Leite, Isabel. "Aquisição da flexão de número no desenvolvimento morfológico do Português Europeu". In Estudos sobre a mente: Homenagem a Carlos Brito-Mendes, editado por José Morais; Paulo Ventura, 25-63. Educa, 2003.
    Publicado
Edição de livro
  1. Leite, Isabel; ALVES, RUI; Alçada, Isabel; Goucha, Tomás. Ensino da leitura e da escrita baseado em evidências. Portugal: Fundação Belmiro de Azevedo. 2022.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Leite, Carlinda; Leite, Isabel; Sousa-Pereira, Fátima; Lemos, Gina C.. Como estão a ser preparados os futuros professores para o ensino da leitura e da escrita?. Fundação Belmiro de Azevedo - EDULOG. 2022.
Manual
  1. Kolinsky, Régine; Leite, Isabel; Carvalho, Cristina; Morais, José. Manual do curso de alfabetização para adultos e adolescentes. Portugal: Fundação Belmiro de Azevedo. 2022.
    Publicado
  2. Castro, Sao Luis; Vale, Ana Paula; Martins, Bruno; Correa, Marcela Fulanete; Pollo, Tatiana; Leite, Isabel. Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos: Manual do Alfabetizador. Brasilia, Brasil: Ministério da Educação Brasil. 2022.
    Publicado
  3. Martins, Bruno; Castro, Sao Luis; Correa, Marcela Fulanete; Pollo, Tatiana; Vale, Ana Paula; Leite, Isabel. Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos: Manual do Aluno. Brasilia, Brasil: Ministério da Educação Brasil. 2022.
    Publicado
  4. Correa, Marcela Fulanete; Vale, Ana Paula; Martins, Bruno; Castro, Sao Luis; Pollo, Tatiana; Leite, Isabel. Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos: Manual de avaliacao e monitoramento. Brasilia: Ministério da Educação Brasil. 2022.
    Publicado
Recurso online
  1. Leite, Isabel; Correa, Marcela Fulanete; Casto, Sao Luis; Martins, Bruno; Pollo, Tatiana; Vale, Ana Paula. Programa de Capacitação de Alfabetizadores de Jovens e Adultos (PCAJA): Materiais textuais do curso online. 2022. https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/sealf/curso/15191/informacoes.
  2. Leite, Isabel; Correa, Marcela Fulanete; Castro, Sao Luis; Martins, Bruno; Pollo, Tatiana; Vale, Ana Paula. Programa de Capacitação de Alfabetizadores de Jovens e Adultos (PCAJA): Iliteracia e alfabetização de jovens e adultos.. 2022. https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/sealf/curso/15191/informacoes.
  3. Leite, Isabel. Desenvolvimento linguístico e preparação para a leitura e a escrita.. 2020. https://projetoler.pt/texto/desenvolvimento-linguistico-e-preparacao-para-leitura-e-escrita.
Relatório
  1. Cordeiro, Cristina Robalo; Leite, Isabel; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Engrácia, Patrícia; Cabral, Nuno; Duarte, Joana; Oliveira, Filomena; Rodrigues, Nuno Neto. 2023. Inquérito aos hábitos de leitura dos estudantes do 1.º ciclo do Ensino Superior: principais resultados. https://hdl.handle.net/1822/88116.
  2. Morais, José; Araújo, Luísa; Leite, Isabel; Carvalho, Cristina; Fernandes, Sandra; Querido, Luís. 2010. Estabelecimento de Níveis de Referência do Desenvolvimento da Leitura e da Escrita do 1º ao 6º ano de Escolaridade. http://pnl2027.gov.pt/np4Admin/{$clientServletPath}/?newsId=248.
    10.13140/RG.2.1.3433.3209
Tese / Dissertação
  1. Silva, Isabel Maria Cabrita de Araújo Leite dos Santos, 1973-. "Aquisição da flexão de número no desenvolvimento morfológico do Português Europeu". Mestrado, 2002. http://hdl.handle.net/10451/39827.
Website
  1. Leite, Isabel; Castro, Sao Luis; Vale, Ana Paula; Martins, Bruno; Correa, Marcela Fulanete; Pollo, Tatiana. Curso de Alfabetizacao de Jovens e Adultos. 2022. https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/sealf/curso/15191/informacoes.
  2. Leite, Isabel; Morais, José; Alçada, Isabel; Calcada, Teresa; Castro, Sao Luis; Vale, Ana Paula; Martins, Bruno. Projeto LER. 2020. https://projetoler.pt/.

Outros

Conjunto de dados
  1. Ventura, Paulo; Leite, Isabel; Fernandes, Tania. Data for: The development of holistic face processing: an evaluation with the complete design of the composite task, Mendeley Data, v1.
    10.17632/zfbr7nwnk5.1
Outra produção
  1. Alfabetização baseada na ciência: manual do curso ABC. O presente manual faz parte do projeto ABC – Alfabetização Baseada na Ciência, fruto de um Acordo de Cooperação Internacional celebrado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb). Essa importante pa. 2021. Nadalim, Carlos Francisco de Paula; Alçada, Isabel; Goucha, Tomás; Martins, Marta; Alves, Diana; Pollo, Tatiana; Lopes, João A.; et al. http://hdl.handle.net/10400.2/10831.
    https://doi.org/10.34627/sj2w-hk15
  2. Elementos fundamentais para uma formação de professores de elevada qualidade na área da alfabetização. Aprender a ler e a escrever é um processo moroso e complexo cujo sucesso está intrinsecamente ligado à quantidade e à qualidade da instrução. Atualmente existe um razoável consenso quanto a como aprendemos a ler, porque é que algumas crianças têm dificuldades e quais as práticas de ensino mais eficazes. Sabemos, também, que para além da preparação no domínio da didática, os professores têm de ter. 2020. Leite, Isabel. http://hdl.handle.net/10174/27608.
  3. Aprender a ler e a escrever bem.. O Projeto “Ler e Escrever: Recursos” pretende contribuir para a melhoria do desempenho na leitura e escrita. No seu dia-a-dia, educadores e professores têm de escolher a abordagem que julgam mais eficaz para ensinar a ler e escrever, mas há inúmeras barreiras que dificultam uma tomada de decisão informada: Há muita informação, dispersa por múltiplas fontes; uma significativa parte das pesquisas re. 2019. Leite, Isabel. http://hdl.handle.net/10174/24891.
  4. Reading and writing - Practical Tools.. Researchers have made a lot of progress in determining how children learn to read/write. Yet, there is still a gap between current scientific knowledge and public understanding. Knowledge from diverse fields is rapidly expanding; information is disperse; theoretical models, concepts and data are not always easy to interpret; and some scientific findings are not even brought to teachers attention.. 2019. Leite, Isabel. http://hdl.handle.net/10174/24961.
  5. From illiteracy to literacy in adulthood: A microlongitudinal study. Little is known about literacy acquisition in adults. Yet, our former studies suggest that the majority of the changes induced by literacy in children also occur in adulthood. Based on this observation as well as on what we know from developmental studies on reading acquisition, we designed an intensive literacy course in which each difficulty (either phono- logical or visual) of the alphabetic co. 2017. Kolinsky, Régine; Franco, Ana; Leite, Isabel; Carvalho, Cristina; Fernandes, Tânia; Calcus, Axelle; Morais, José. http://hdl.handle.net/10174/20001.
    DOI: 10.1002/ijop.12335
  6. A matter of timing: when does learning to read start to impact on nonlinguistic object recognition?. Mirror invariance (i.e., processing mirror images like b and d as equivalent percepts) is an original property of the visual system entrenched by evolution. This property collides with learning a script with mirrored symbols like the Latin alphabet which requires mirror discrimination. Therefore, examining the impact of literacy on mirror-image processing is one of the most interesting ways to inv. 2016. Fernandes, Tânia; Leite, Isabel; Kolinsky, Régine. http://hdl.handle.net/10174/18034.
  7. A cultural side effect: mirror suppression in object recognition is triggered by letter knowledge in preschoolers.. Since when, during reading development, does literacy impact object recognition and orientation processing? Is this impact specific to mirror images (e.g., d - b) or also apparent for other transformations (e.g., plane-rotations: d - p)? To answer these questions, forty-six 5-7-year-old preliterate preschoolers and first graders performed two same-different matching tasks tapping explicit (orienta. 2016. Fernandes, Tânia; Leite, Isabel; Kolinsky, Régine. http://hdl.handle.net/10174/18002.
  8. Face and object visual processing linked to literacy: a longitudinal study. Reading is a cultural invention too recent to involve dedicated genetic or developmental mechanisms. It has been proposed that reading partly recycles pre-existing brain systems (neural recycling hypothesis, Dehaene, 2004). This hypothesis is supported by fMRI studies. Reading acquisition does not only lead to the development of a strong response to written materials in the left fusiform gyrus, th. 2016. Franco, Ana; Leite, Isabel; Carvalho, Cristina; deGelder, Beatrice; Morais, José; Kolinsky, Régine. http://hdl.handle.net/10174/18035.
  9. alancnwong@gmail.com. Estudou-se o processamento holístico de palavras escritas utilizando um paradigma de emparelhamento sequencial das metades esquerdas de palavras bi-silábicas de quatro letras com manipulação da congruência das metades direitas das palavras. Mais concretamente, avaliou-se se o processamento holístico de palavras é um fenómeno atencional abstracto (atenção para todos os componentes da palavra) ou, p. 2016. Ventura, Paulo; Leite, Isabel; Wong, Alan; Fernandes, Tânia. http://hdl.handle.net/10174/18033.
  10. When does literacy start to impact on visual processing? Evidence from preschool children and illiterate adults.. An emergent bulk of research indicates that, independently of maturation, learning to read strongly impacts on visual processing, including for non-linguistic materials. Panelists in this symposium will present their latest findings on the neural and cognitive processes modulated by literacy, from low-level visual processes to mirror-image discrimination and letter processing.. 2016. Fernandes, Tania; Leite, Isabel; Kolinsky, Régine. http://hdl.handle.net/10174/18032.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/05/23 A ciência da leitura e da escrita na preparação dos futuros professores Encontros by NICE_Lab
Universidade Católica (Lisboa)
2022/12/06 O que podemos melhorar na preparação dos futuros professores para o ensino da leitura e da escrita? Ciclo de Conferências
Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisbon, Portugal)
2022/10/12 Crianças a falar, ler e escrever: Práticas e recursos
Instituto Superior de Educação e Ciências (Lisbon, Portugal)
2022/09/10 Preparação dos futuros professores para o ensino da leitura e da escrita? I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/07/05 Como estão a ser preparados os futuros professores para o ensino da leitura e da escrita? 2022 EDULOG International Conference. Teacher Education: Building an agenda for the 21st century
Fundação Belmiro de Azevedo (Porto, Portugal)
2022/03/18 Aprendizagem da leitura e da escrita XXXIV Seminário ESCXEL
Associacao ESCXEL (Portugal)
2019/09/22 Key elements for high quality teacher training in the field of literacy Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (CONABE)
Ministry of Educatio Brazil (Brasilia, Brasil)
2018/11/03 Reading and writing - Practical Tools 1st Literacy Summit
University of Porto (Porto, Portugal)
2018/10/31 Learning to read and write National Reading Plan 2027 Internacional Conference, Present-Future: The current state of reading
National Reading Plan (Lisbon)
2017/09 Developmental dyslexia: a deficit in mirror image processing? International WorkShop: Dyslexia and traumatic Experiences
University of Leipzig (Leipzig, Alemanha)
2010/12/07 Portuguese student’s and tearchers’ handbooks for the teaching of reading Questões Fundamentais da Educação, Como se aprende a ler?
Fundancao Francisco Manuel dos Santos (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - 2024 Formação dos futuros professores para o ensino da leitura e da escrita. Um estudo em Instituições de Ensino Superior Privadas
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Uma proposta de intervenção precoce em dificuldades de leitura
Orientador
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 A automatização da discriminação de letras em espelho: Um estudo com alunos do 1.º ciclo de escolaridade
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 O processamento e reconhecimento de faces nas Perturbações do Espectro do Autismo
Orientador
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Estabelecimento do mecanismo de supressão da invariância percetiva em crianças disléxicas: um estudo experimental com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/07/04 - 2022/07/05 Organizing Committee (2022/07/04 - 2022/07/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo, Portugal
2019/05 - 2019/05 Organizing Committee (2019/05 - 2019/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2018/03 - 2018/03 Childhood Education and Care: what do we have and what do we want. EDUTALK. Organizing Committee (2018/05 - 2018/05)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12 Promoção do Desenvolvimento da Linguagem Oral e Iniciação à Aprendizagem da Leitura-Escrita no Contexto de L2 na Guiné-Bissau
Arguente
Luís António Blak (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021 Reading difficulties. Characterization, prevalence and evaluation of the effectiveness of an intervention program
Arguente
Helena Isabel Dias de Oliveira Azevedo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2020 Development of reading fluency and its mediating role in the relationship between cognitive-linguistic variables and reading comprehension
Arguente
Tânia Catarina da Silva Freitas (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2020 Understand to read. Read to understand. A teaching and intervention program in reading comprehension for the 2 nd grade of the elementary school.
Arguente
Tânia Filipa Moniz Fernandes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017 PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E INICIAÇÃO À APRENDIZAGEM DA LEITURA-ESCRITA NO CONTEXTO DE L2 NA GUINÉ-BISSAU LUÍS ANTÓNIO BLAK (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2015 Estilos parentais, dificuldades de leitura e psicopatologia infantil
Arguente
Rui Manuel Calado Mendes Carreteiro (Doutoramento)
2015 Indicadores precoces da dislexia do desenvolvimento
Arguente
Anabela de Oliveira Duarte da Cruz Carvalho (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2011 - Atual Psychology of Perception and attention Psychology (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2011 - Atual Psychology of Memory and Language Psychology (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2011 - Atual Psychology of language, reading and writing Psychology in Education (Mestrado)
2011 - Atual Communication and language disorders. Learning disabilities of reading and writing Masters in Special Education. Cognitive and Motor Domains (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2023/09 - 2024/02 Epistemology and History of Psychology Psychology (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2014 - 2020 Neuropsychology Psicologia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2017 Cognitive and Motor Developmental Disorders Masters in Special Education. Cognitive and Motor Domains (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - Atual Member of the advisory council of Público na Escola, a project for global and media education by Público newspaper
Consultor
2016 - Atual EDULOG, Think tank for Education
Consultor
2017 - 2022 LER: Leitura, Escrita, Recursos (in English Reading, Writing, Educational Resources), a comprehensive website with detailed information on research-based principles for teaching reading/writing and a list of evidence-based resources.
Coordenador
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Frontiers in Psychology Frontiers
2018 - Atual Attention, Perception and Psycophysics Springer
2018 - Atual Visual Cognition Taylor & Francis
Distinções

Outra distinção

2000 Louvor
Academia Militar, Portugal