Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Isabel Maria Cabrita de Araújo Leite dos Santos Silva
Nomes de citação
- Leite, Isabel
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4818-011C-BFF7
- ORCID iD
- 0000-0003-1281-2877
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=bv6ZtDYAAAAJ
Endereços de correio eletrónico
- imss@uevora.pt (Profissional)
- ijsantossilva@gmail.com (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia - Psicologia Geral
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/03 - 2023/06
Concluído
|
Economics of education (Outros)
Especialização em Economy
Universidade NOVA de Lisboa NOVA School of Business and Economics, Portugal
|
17 (0-20) |
2010/02/10
Concluído
|
Psychology (Doutoramento)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Évora, Portugal
"O papel da Consciência fonémica na aprendizagem da leitura (in English, The role of phonemic awareness in learning to read)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved unanimously with Honors and Distinction |
2002
Concluído
|
Master in Psychology (Mestrado)
Especialização em Cognitive Psychology
Universidade de Lisboa, Portugal
"Aquisição da flexão de número no desenvolvimento morfológico do Português Europeu " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good |
1986/10 - 1991/12
Concluído
|
Psicologia (Mestrado)
Especialização em Clinical Psychology
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
16 (0-20 scale) |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010/02/11 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
2002/02 - 2010/02/10 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1998/06 - 2000/01/01 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Academia Militar, Portugal |
Academia Militar - Campus da Amadora, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/07 - 2012/10 | Secretary of State of Basic and Secondary Education | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2004 - Atual | Visual Phonology and Auditory Ortography
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Concluído
|
2020/03 - 2022/07 | Teacher's preparation for teaching reading and writing (in Portuguese, Como estão a ser preparados os futuros professores
para o ensino da leitura e da escrita?)
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo, Portugal
|
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo
Concluído
|
2018/06 - 2021/05 | Visual word recognition and Orthographic processing: Experiments and contributions from cognitive psychology, neurosciences,
and computational modeling (ACRONYM: VOrtEx).
28184
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Concluído
|
2010 - 2011 | Cognitive consequences of literacy
PTDC/PSI/66077/2006
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010 - 2011 | Cognitive consequences of literacy
PTDC/PSI/66077/2006
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2008 - 2010 | Estabelecimento de níveis de referência do desenvolvimento da leitura e da escrita do 1º ao 6º ano de escolaridade.
Investigador
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
|
Universidade de Lisboa |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Outros
Conjunto de dados |
|
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/05/23 | A ciência da leitura e da escrita na preparação dos futuros professores | Encontros by NICE_Lab
Universidade Católica (Lisboa)
|
2022/12/06 | O que podemos melhorar na preparação dos futuros professores para o ensino da leitura e da escrita? | Ciclo de Conferências
Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisbon, Portugal)
|
2022/10/12 | Crianças a falar, ler e escrever: Práticas e recursos |
Instituto Superior de Educação e Ciências (Lisbon, Portugal)
|
2022/09/10 | Preparação dos futuros professores para o ensino da leitura e da escrita? | I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/07/05 | Como estão a ser preparados os futuros professores para o ensino da leitura e da escrita? | 2022 EDULOG International Conference. Teacher Education: Building an agenda for the 21st century
Fundação Belmiro de Azevedo (Porto, Portugal)
|
2022/03/18 | Aprendizagem da leitura e da escrita | XXXIV Seminário ESCXEL
Associacao ESCXEL (Portugal)
|
2019/09/22 | Key elements for high quality teacher training in the field of literacy | Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (CONABE)
Ministry of Educatio Brazil (Brasilia, Brasil)
|
2018/11/03 | Reading and writing - Practical Tools | 1st Literacy Summit
University of Porto (Porto, Portugal)
|
2018/10/31 | Learning to read and write | National Reading Plan 2027 Internacional Conference, Present-Future: The current state of reading
National Reading Plan (Lisbon)
|
2017/09 | Developmental dyslexia: a deficit in mirror image processing? | International WorkShop: Dyslexia and traumatic Experiences
University of Leipzig (Leipzig, Alemanha)
|
2010/12/07 | Portuguese student’s and tearchers’ handbooks for the teaching of reading | Questões Fundamentais da Educação, Como se aprende a ler?
Fundancao Francisco Manuel dos Santos (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - 2024 | Formação dos futuros professores para o ensino da leitura e da escrita. Um estudo em Instituições de Ensino Superior Privadas
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2020 | Uma proposta de intervenção precoce em dificuldades de leitura
Orientador
|
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2018 - 2018 | A automatização da discriminação de letras em espelho: Um estudo com alunos do 1.º ciclo de escolaridade
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | O processamento e reconhecimento de faces nas Perturbações do Espectro do Autismo
Orientador
|
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Estabelecimento do mecanismo de supressão da invariância percetiva em crianças disléxicas: um estudo experimental com crianças
do 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/07/04 - 2022/07/05 | Organizing Committee (2022/07/04 - 2022/07/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo, Portugal |
2019/05 - 2019/05 | Organizing Committee (2019/05 - 2019/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora, Portugal |
2018/03 - 2018/03 | Childhood Education and Care: what do we have and what do we want. EDUTALK. Organizing Committee (2018/05 - 2018/05)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
|
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12 | Promoção do Desenvolvimento da Linguagem Oral e Iniciação à Aprendizagem da Leitura-Escrita no Contexto de L2 na Guiné-Bissau
Arguente
|
Luís António Blak (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2021 | Reading difficulties. Characterization, prevalence and evaluation of the effectiveness of an intervention program
Arguente
|
Helena Isabel Dias de Oliveira Azevedo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 | Development of reading fluency and its mediating role in the relationship between cognitive-linguistic variables and reading
comprehension
Arguente
|
Tânia Catarina da Silva Freitas (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 | Understand to read. Read to understand. A teaching and intervention program in reading comprehension for the 2 nd grade of
the elementary school.
Arguente
|
Tânia Filipa Moniz Fernandes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E INICIAÇÃO À APRENDIZAGEM DA LEITURA-ESCRITA NO CONTEXTO DE L2 NA GUINÉ-BISSAU | LUÍS ANTÓNIO BLAK (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2015 | Estilos parentais, dificuldades de leitura e psicopatologia infantil
Arguente
|
Rui Manuel Calado Mendes Carreteiro (Doutoramento) |
2015 | Indicadores precoces da dislexia do desenvolvimento
Arguente
|
Anabela de Oliveira Duarte da Cruz Carvalho (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2011 - Atual | Psychology of Perception and attention | Psychology (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2011 - Atual | Psychology of Memory and Language | Psychology (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2011 - Atual | Psychology of language, reading and writing | Psychology in Education (Mestrado) | |
2011 - Atual | Communication and language disorders. Learning disabilities of reading and writing | Masters in Special Education. Cognitive and Motor Domains (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2023/09 - 2024/02 | Epistemology and History of Psychology | Psychology (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2014 - 2020 | Neuropsychology | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2015 - 2017 | Cognitive and Motor Developmental Disorders | Masters in Special Education. Cognitive and Motor Domains (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Member of the advisory council of Público na Escola, a project for global and media education by Público newspaper
Consultor
|
|
2016 - Atual | EDULOG, Think tank for Education
Consultor
|
|
2017 - 2022 | LER: Leitura, Escrita, Recursos (in English Reading, Writing, Educational Resources), a comprehensive website with detailed
information on research-based principles for teaching reading/writing and a list of evidence-based resources.
Coordenador
|
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Frontiers in Psychology | Frontiers |
2018 - Atual | Attention, Perception and Psycophysics | Springer |
2018 - Atual | Visual Cognition | Taylor & Francis |
Distinções
Outra distinção
2000 | Louvor
Academia Militar, Portugal
|