Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Rosa Antónia de Oliveira Figueiredo Tomás Ferreira
- Data de nascimento
- 1971/09/11
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Ferreira, Rosa
- Tomás Ferreira, R. A.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 461D-3523-3A45
- ORCID iD
- 0000-0002-1930-6072
Endereços de correio eletrónico
- rferreir@fc.up.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 220402134 (Profissional)
- Telemóvel
-
- 966074963 (Pessoal)
Moradas
- Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências do Porto. Rua do Campo Alegre, 687, 4169, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1999/08/23 - 2005/05/13
Concluído
|
Doutoramento em Educação Matemática / PhD Degree in Mathematics Education (Doctor of Philosophy)
Illinois State University, Estados Unidos
"Portuguese student teachers´ evolving teaching modes: A modified teacher development experiment" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado / Approved |
2000/07/11
Concluído
|
Mestrado em Matemática - Fundamentos e Aplicações / Masters in Mathematics - Foundations and Applications (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Geometria Origami / Origami Geometry" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom / Very good |
1994/06/14
Concluído
|
Matemática - Ramo Educacional / Mathematics Education (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
16 valores ( 16 out of 20) |
1992/07/21
Concluído
|
Curso Superior de Piano/Superior Degree in Piano Performance (Bacharelato)
Conservatório de Música do Porto, Portugal
|
19 valores (19 out of 20) |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2005/12/27 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
2000/07/11 - 2005/12/26 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
1997/04/01 - 2000/07/10 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
1992/09/01 - 1993/08/31 | Monitor (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1993/09/01 - 1997/03/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
1992/09/01 - 1997/03/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Fundação Conservatório Regional de Gaia, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | DITE - Diverse Internationalization in Teacher Education
Investigador
Uniwersytet Szczecinski, Polónia
|
European Union
Em curso
|
2012/03/15 - 2015/09/14 | Developing statistical literacy: Student learning and teacher education
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/12/20 - 2014/06/18 | Mathematical Problem Solving: Views on an interactive web based competition (Sub12 & Sub14) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia
Concluído
|
2010/12/13 - 2014/06/12 | Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
PTDC/CPE-CED/098931/2008
Universidade do Minho, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal Universidade Aberta, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2012/12/31 | Projecto Estratégico - UI 144 - 2011-2012
PEst-C/MAT/UI0144/2011
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Universidade do Porto Centro de Matemática, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/07/17 | Math trails: Opportunities to learn rich mathematics outside the classroom | ICME14: International Congress on Mathematics Education
ICMI (China)
|
2021/07/14 | Guiding students' reinvention of combinatorial operations | ICME14: International Congress on Mathematics Education
ICMI (China)
|
2021/07/13 | A importância das competências pessoais no futuro profissional dos estudantes: A experiência de uma Unidade Curricular de Inovação Pedagógica (InovPed) | CNaPPES21 - 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2021/07/02 | A gallery walk como forma de promover a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento da comunicação matemática | ProfMat 2021
Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal)
|
2019/11/25 | Aprender matemática fora da sala de aula: O exemplo dos trilhos matemáticos | II CiEMeLP: II Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo)
|
2019/11/24 | Manuais escolares do 3º ciclo do ensino básico em Timor-Leste: Que uso lhes dão os professores de matemática? | II CiEMeLP: II Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique)
|
2019/09/05 | O desafio do projeto de autonomia e flexibilidade curricular: Algumas respostas iniciais | VIII ENEC / III ISSE - Educação em Ciências: Cruzar caminhos, unir saberes
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/07/22 | Using whatsapp to share mathematical ideas | CIEAEM71
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/07/11 | Trilhos matemáticos e outras cenas que tais: Oportunidades para uma aprendizagem ativa da matemática | ProfMat 2019 e XXX SIEM
Escola Secundária Amato Lusitano (Castelo Branco, Portugal)
|
2015/10 | Matemátic@XXI: Conexões surpreendentes | I CiEMeMP: I Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
Universidade de Coimbra
|
2015/03/28 | Para uma relação mais positiva com a matemática: O papel dos afetos e das competições matemáticas | ProfMat 2015: Encontro Nacional de Professores de Matemática |
2014/07/14 | Para uma relação mais positiva com a matemática: O papel dos afetos e das competições matemáticas | Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade - dos 3 aos 12 anos
Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Escola Superior de Educação (Viana do Castelo, Portugal)
|
2013/12/06 | O conhecimento didático de duas professoras no ensino da relação bivariada em Estatística | Seminário "A literacia e o raciocínio estatísticos: Desafios para o currículo e a aprendizagem"
Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2013 | O fator surpresa como evidência da criatividade dos alunos na resolução de problemas matemáticos | Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2012/07/08 | A web-based mathematical problem solving competition in Portugal: Strategies and computer use | ICME 12: International Congress on Mathematics Education
(Coex, Coreia do Sul)
|
2012/05/31 | Building on teachable moments: Issues for teacher education | Colloque La Didactique des Mathématiques: Approches et enjeux - Hommage à Michèlle Artigue
IREM: Institut de Rechèrche en Educacion Mathématique (Paris) (Paris, França)
|
2011/09/07 | Perguntar, ouvir e responder: Uma experiência de formação inicial | XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2011/07/05 | A dinâmica de sala de aula: Contributos do PM II e do NPMEB | Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2011/07/01 | Do Plano da Matemática ao Novo Programa: Que conquistas? Que desafios? | Seminário do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
2011/06/04 | Integrando o Plano da Matemática com o Novo Programa de Matemática do Ensino Básico | Piaget Mat II: Reflexões em torno do novo programa de Matemática
Instituto Piaget (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2010/12/04 | Investigação em Educação Matemática em Portugal | Jornadas de História e Metodologia da Matemática
UTAD (Portugal)
|
2010/07/08 | Analisando padrões de interação na sala de aula para melhorar a prática letiva | Encontro final m@c1/2 do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico
Universidade de Aveiro
|
2008/07/03 | Padrões de interação na sala de aula | A matemática nos 1º e 2º ciclos do ensino básico
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo
|
2007/02/16 | Gomes Teixeira: Matemático, historiador e educador | PortoMat 2007
Universidade do Porto, Faculdade de Ciências (Porto, Portugal)
|
2006/11/03 | Gomes Teixeira: Mathematician, historian, and educator | 17th Novembertagung: Annual meeting on the history and philosophy of mathematics,
(Edimburgo, Reino Unido)
|
2005/07/17 | Uma experiência de formação no estágio pedagógico | CIBEM 5: Congresso Iberoamericano de Educação Matemática
Universidade do Porto, Faculdade de Ciências (Porto, Portugal)
|
2004/07/04 | Classroom questioning, listening, and responding: The teaching modes | ICME 10: International Congress on Mathematics Education
(Copenhaga, Dinamarca)
|
2003/04/25 | Improving mathematics written tests: Impact of research on student teachers’ conceptions | Graduate Student Symposium
Illinois State University, USA (Normal, IL, Estados Unidos)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/09/03 - Atual | A diversificação de recursos no ensino das áreas e volumes no 8º ano: Contributos para o desenvolvimento da compreensão relacional
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/09/03 - Atual | "10 minutos a pensar!": O papel do feedback escrito e oral no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/09/03 - Atual | O que valorizam mais os alunos na avaliação das suas aprendizagens? Um estudo com uma turma do 12º ano
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/09/03 - Atual | O que valorizam os alunos na aprendizagem da matemática? Um estudo com duas turmas do 12º ano
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/09/03 - Atual | A criatividade matemática na resolução de problemas
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/09/03 - Atual | O papel dos critérios de avaliação no desenvolvimento da comunicação matemática escrita na resolução de problemas
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/09/03 - Atual | O contributo da gallery walk para o desenvolvimento da capacidade matemática escrita
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Doutoramento)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2013 - Atual | A aprendizagem da análise combinatória: Uma experiência de ensino com alunos do 12º ano
Orientador de Belmira Mota
|
Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/09/03 - 2021/12/03 | O papel dos ambientes virtuais na resolução colaborativa de problemas matemáticos
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/09/03 - 2021/12/03 | Compreensão e mobilização das operações combinatórias na resolução e na formulação de problemas
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/07/12 - 2021/12/03 | Formação contínua de professores para a promoção de práticas de avaliação pedagógica das aprendizagens em matemática
Orientador de Kengana Sebastião André João
|
Estágios científico avançado em Matemática para docentes e investigadores de instituições de ensino superior dos países africanos
de língua oficial portuguesa (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/09/03 - 2021/11/25 | Preferências visuais dos alunos e o recurso a imagens visuais na resolução de tarefas diversificadas envolvendo funções
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/09/03 - 2021/07/29 | Recurso ao elemento lúdico no ensino-aprendizagem das equações no 7º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/09/01 - 2021/07/29 | O papel da coavaliação na promoção da comunicação matemática escrita
Orientador de Daniela Catarina Freitas
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2017 - 2020/12/14 | O projeto de autonomia e flexibilidade curricular: Perspetivas e práticas dos professores
Orientador de Christiane Araújo
|
Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2017 - 2020/09/25 | A utilização dos manuais escolares de matemática por professores do 3º ciclo do ensino básico em Timor-Leste
Orientador de Bernardino Castro
|
Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2011 - 2017/11/02 | O conhecimento didático em estatística de duas professoras do ensino secundário a partir das suas práticas
Coorientador de Sandra Maria Quintas
|
Doutoramento em Educação, especialização em Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2013 - 2016/07/21 | Matemátic@XXI: Conexões surpreendentes
Coorientador de Marli Duffles Moreira
|
Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2008 - 2014 | Dimensões afetivas na resolução de problemas de matemática no âmbito de uma competição inclusiva
Orientador de Rosa Nogueira
|
Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2010 - 2011 | O projeto Fénix na disciplina de matemática: Um estudo de caso
Orientador de Otília Mendes Moura
|
Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2008 - 2011 | Resolução de problemas em geometria no 3º ciclo do ensino básico - Influência da formação contínua nas conceções e práticas
de professores de matemática
Orientador de Justina Pais Neto
|
Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2007 - 2011 | A articulação entre a matemática e o estudo acompanhado: Conceções e práticas de professores
Coorientador de Maria de Fátima Duarte Delgado
|
Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2011 | O erro como ponte para a aprendizagem da matemática: Um estudo com alunos do 7º ano do ensino básico
Coorientador de Maria Luísa Vale
|
Mestrado em Educação, área de especialização em Didática da Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/07/27 - 2021/07/28 | Escola de Verão para jovens investigadores em educação matemática (2021/07/27 - 2021/07/28)
Outro (Membro da Comissão Científica)
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, Espanha |
2020/11/14 - 2020/11/14 | Conferência Internacional Investigação em Educação Matemática em tempos de pandemia (2020/11/14 - 2020/11/14)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2018/01 - 2020/03 | XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências / III International Seminar in Science Education (2019/09/05 - 2019/09/07)
Congresso
|
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
2018/11 - 2020/01/31 | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2019
Encontro organizado anualmente pela SPIEM (Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática) (2019/11/17 - 2019/11/18)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2017/07 - 2018/12 | IV Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências (2018/07/06 - 2018/07/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
2017/10 - 2018/10 | Flexibilidade curricular em matemática: Experiências e perspetivas (2018/10/20 - 2018/10/20)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Secundária Soares dos Reis, Portugal |
2016/07 - 2017/10 | III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências (2017/07/07 - 2017/07/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
2015/07 - 2016/10 | II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências (2016/07/08 - 2016/07/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
2015/01 - 2016/07 | ProfMat 2016 - Encontro Nacional de Professores de Matemática
Encontro realizado anualmente e organizado pela Associação de Professores de Matemática (2016/03/30 - 2016/04/01)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Secundária Soares dos Reis, Portugal |
2015/01 - 2016/07 | SIEM 2016: Seminário de Investigação em Educação Matemática
Evento organizado anualmente pela Associação de Professores de Matemática (2016/04/01 - 2016/04/02)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Secundária Soares dos Reis, Portugal |
2014/01 - 2015/12 | International Conference "Turning data into knowledge: New opportunities for statistics education"
Conferência realizada no âmbito do Projeto DSL: Developing Statistical Literacy (2015/06/22 - 2015/06/23)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2014/11 - 2015/11 | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2015
Encontro organizado anualmente pela SPIEM (Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática) (2015/10/24 - 2015/10/25)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2013/01 - 2014/12 | Problem@Web International Conference: Technology, creativity, and affect in mathematical problem solving (2014/05/02 - 2014/05/04)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2012/05 - 2013/05 | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2013
Encontro organizado anualmente pela SPIEM (Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática) (2013/05/18 - 2013/05/19)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2010/05 - 2011/04 | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2011
Encontro organizado anualmente pela SPIEM (Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática) (2011/05/07 - 2011/05/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2005/02 - 2005/07 | Congresso Iberoamericano de Educação Matemática (2005/07/17 - 2005/07/22)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/12/13 | As estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de tarefas que envolvem a generalização de padrões
Presidente do júri
|
Sofia Baldaia Reis (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/12/13 | Interações entre alunos na resolução colaborativa de problemas: um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
Presidente do júri
|
Susana Beatriz Murillo Cunha (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/12/05 | Recurso ao lúdico no ensino-aprendizagem da geometria no 7º ano de escolaridade
Presidente do júri
|
Francisco Morais Castro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/12/05 | Interpretação de enunciados de tarefas matemáticas: Um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
Presidente do júri
|
Ricardo José Carlos da Costa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/11/27 | Avaliação formativa através de feedback entre pares: Contribuição para o desenvolvimento da comunicação escrita dos alunos
Presidente do júri
|
Carolina Sousa Santos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/11/27 | Trabalho autónomo dos alunos e tarefas desafiantes em Matemática: a Resolução de Problemas em grupo como
oportunidade para os alunos exercerem a sua autonomia
Presidente do júri
|
Joana Rita da Silva Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/09/19 | O conhecimento didático de professores do ensino secundário para promover o raciocínio matemático: uma experiência de formação
Arguente principal
|
Rodrigo Ruiz Campos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2024/07/24 | Correio matemático: O feedback e a partilha de cartas como promotores da comunicação matemática escrita
Presidente do júri
|
Ana Sofia Lopes Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/07/24 | Penso que Sou Capaz de Aprender Matemática? Uma análise sobre Estratégias de Feedback do professor e Mentalidade Matemática
dos alunos
Presidente do júri
|
Maria Cristina Serafim Guardini (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/07/23 | Formulação de problemas: Um estudo com alunos do 8.º ano de escolaridade
Presidente do júri
|
Diana Sofia Gonçalves Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/07/23 | O feedback e a sua relação com a melhoria das aprendizagens em Matemática A
Presidente do júri
|
Francisca de Sá Ribeiro Parente (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/07/22 | Promovendo as interações numa turma de 7.º ano: Contributos de uma intervenção pedagógica nas aulas de Matemática
Orientador
|
Maria Estela Barreiros Pombo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/07/10 | O ORIGAMI COMO FERRAMENTA PARA A CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE GEOMETRIA NO PLANO - UM ESTUDO COM ALUNOS DO
9.º ANO DE ESCOLARIDADE
Arguente principal
|
Diana Barros Leonardo (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2024/01/25 | Uso de calculadora gráfica na resolução de tarefas interdisciplinares sobre funções com alunos do 10.º ano da área Socioeconómica
Arguente principal
|
Ana Rita Arroja Rodrigues Teto (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2023/11/23 | Avaliação formativa no ensino e aprendizagem da matemática: implicações do feedback escrito
Presidente do júri
|
Pedro Miguel Pinto da Costa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2023/11/21 | PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: DESVELANDO AS APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES
Arguente
|
Miriam Criez Nóbrega Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023/11/04 | A utilização que os alunos fazem da calculadora gráfica na aprendizagem da Matemática B
Orientador
|
Francisca Gouveia Figueiredo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2023/07/26 | O raciocínio e a participação dos alunos na aula de Matemática: Um estudo no 10.º ano no tópico de Funções quadráticas
Arguente principal
|
Luís Felipe Zaban de Carvalho Pinto de Abreu (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023/07/12 | Geoética no desenvolvimento sustentável: implementação e avaliação de um programa curricular no ensino superior
Arguente
|
Alexandra Jorge Macedo Rodrigues (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2023/07/12 | Conexões matemáticas no âmbito do estudo de funções
Arguente principal
|
Guilherme António Vieira Ferreira (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2023/05/22 | O desenvolvimento do conhecimento didático para ensinar Estatística de professores de matemática num curso de especialização
Arguente principal
|
Bruna Mayara Batista Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022/12/16 | Modelação matemática no ensino secundário - Um estudo de caso com alunos do 10.º ano
Arguente principal
|
Catarina Cambelas (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021/12/03 | Compreensão e mobilização das operações combinatórias na resolução e na formulação de problemas
Orientador
|
Mário André Pais Monteiro (Mestrado) |
2021/12/03 | O papel dos ambientes virtuais na resolução colaborativa de problemas matemáticos
Orientador
|
Ana Rita Sousa Mendes (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/11/25 | Preferências visuais dos alunos e o recurso a imagens visuais na resolução de tarefas diversificadas envolvendo funções
Orientador
|
Ievgeniia Shtyka (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/07/29 | O papel da avaliação a pares no desenvolvimento da comunicação matemática escrita
Orientador
|
Daniela Catarina Freitas (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/07/29 | Recurso ao lúdico no ensino-aprendizagem das equações no 7º ano de escolaridade
Orientador
|
Sara Isabel Araújo (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/07/19 | O conhecimento matemático de futuras educadoras e professoras e a sua capacidade de perceber o pensamento algébrico das crianças
Arguente
|
Joana Filipa Oliveira Cabral (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/07/05 | A utilização de materiais didáticos nas aulas por professores de matemática do ensino básico e secundário em Timor-Leste
Arguente principal
|
Venâncio Lopes (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021/06/21 | A orquestração instrumental na elaboração de uma tarefa matemática - conhecimento e práticas profissionais do professor
Arguente principal
|
Maria Solange da Silva (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/03/31 | Fatores influenciadores do desempenho de estudantes portugueses em literacia matemática no PISA: Estudo comparativo
Arguente principal
|
Joaquim António da Piedade Pinto (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/03/31 | Fatores influenciadores do desempenho de estudantes portugueses em literacia matemática no PISA: Estudo comparativo
Arguente principal
|
Joaquim Pinto (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/01/04 | Sobre o formalismo no ensino da matemática
Arguente principal
|
Liliana Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/01/04 | Sobre o formalismo no ensino da matemática
Arguente
|
Liliana Ferreira Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/12/14 | Desafios da Autonomia e Flexibilidade Curricular: Que respostas têm os professores conseguido dar?
Orientador
|
Christiane Araújo de Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/09/25 | Utilização dos manuais escolares por professores de matemática do 3º ciclo do ensino básico em Timor-Leste
Orientador
|
Bernardino de Castro (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/05/25 | Discussão matemática no ensino e aprendizagem da álgebra
Arguente principal
|
Cátia Sofia Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/02/18 | Insubordinação criativa, (auto)formação e conexões matemáticas: Engendrando saberes na autoformação de professores portugueses
Vogal
|
Daniella Assemany da Guia (Doutoramento) |
2019/04/29 | A sala de aula de matemática: Práticas letivas numa turma de 7º ano de escolaridade num contexto de pensamento algébrico
Arguente
|
Elsa Isabelinho Barbosa (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019/03/11 | Comunicação em matemática com alunos com deficiência auditiva: Estudos de caso numa turma do 2º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Joana Margarida Ribeiro Tinoco (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017/11/02 | O conhecimento didático em estatística de duas professores do ensino secundário a partir das suas práticas
Orientador
|
Sandra Maria Oliveira Quintas (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2017/10/13 | Contextualização curricular no ensino da matemática no 3º ciclo do ensino básico: Relações entre políticas e práticas curriculares
Arguente
|
Maria de Fátima Delgado (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/03/22 | A aprendizagem do cálculo diferencial e integral no curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Recôncavo
da Bahía: Um estudo de caso com uma turma do primeiro ano
Arguente principal
|
Álvaro Fernandes Serafim Filho (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016/12/16 | Prática avaliativa de uma professora na promoção da autorregulação da aprendizagem dos alunos em matemática
Arguente principal
|
Sílvia Maria dos Santos Semana (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2016/07/21 | Matemátic@XXI: Conexões surpreendentes
Orientador
|
Marli Duffles Moreira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2016/07/20 | Conhecimento e práticas de professores em educação estatística: Três estudos de caso no 1º ciclo num contexto de trabalho
colaborativo
Arguente principal
|
Ana Sofia Caseiro Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2016/03/04 | A construção do conhecimento no desenvolvimento do pensamento algébrico
Arguente principal
|
Corália Maria Santos Pimenta (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2014/02/28 | Conhecimento e práticas profissionais de duas professoras quando ensino representação gráfica estatística
Arguente principal
|
Ana Cristina da Costa Leiria (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013/09/09 | O pensamento algébrico em contextos visuais: um estudo no 6º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Marta Filipa Pinheiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2013 | Práticas avaliativas da capacidade de argumentação matemática de alunos do ensino secundário: Um estudo com professores de
matemática A
Arguente principal
|
Maria do Rosário Contente Monteiro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2012/07/30 | A integração da calculadora gráfica no ensino da matemática: Estudo sobre as práticas curriculares de professores do ensino
secundário
Arguente principal
|
Helena Cristina Oitavem Fonseca da Rocha (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2011/11/30 | Os problemas da matemática: o seu papel na matemática e nas aulas de matemática
Arguente principal
|
Ida Maria Lira Gonçalves (Doutoramento)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia, Portugal
|
2010/12/21 | Comunicação matemática num contexto de resolução de problemas: uma experiência com alunos do 9º ano
Arguente principal
|
Vasco Coelho (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2009/07/14 | Participación en el aula de matemáticas: indicadores discursivos para caracterizar su gestión
Arguente principal
|
Francisco Javier Rojas Sateler (Doutoramento)
Universitat Autonòma de Barcelona Departament de Didàctica de la Llengua i de la Literatura i de les Ciencies Socials, Espanha
|
2008/02/28 | O ENSINO DA COMBINATÓRIA NO 12º ANO DE ESCOLARIDADE: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Arguente principal
|
Julieta Flores Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021/07/03 - 2021/07/03 | XXXI SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática | Escola Superior de Educação de Santarém |
2019/11/25 - 2019/11/29 | II CiEMeLP: II Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa | Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique |
2019/11/17 - 2019/11/18 | EIEM 2019: Encontro de Investigação em Educação Matemática - Conexões matemáticas | Escola Profissional de Alte, Loulé, Portugal |
2019/09/05 - 2019/09/07 | VIII ENEC / III ISSE - Educação em Ciências: Cruzar caminhos, unir saberes | Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal |
2019/07/05 - 2019/07/06 | CRIA: VI Encontro Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade dos 3 aos 12 anos/ 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old | Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, Portugal |
2019/04/15 - 2019/04/17 | ATEE Winter Conference 2019: Science and Mathematics Education for the 21st Century | Universidade do Minho, Braga, Portugal |
2019/03/15 - 2019/03/16 | IEMC 2019: Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019 | Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2018/11/16 - 2018/11/17 | EIEM2018 - Encontro de Investigação em Educação Matemática: A aula de matemática | Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
2018/07/07 - 2018/07/07 | IV EEDC: Encontro em Ensino e Divulgação da Matemática | Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal |
2017/11/11 - 2017/11/12 | EIEM2017: Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências - Ensino e aprendizagem da geometria | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2017/07/14 - 2017/07/18 | VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática | Universidad Complutense, Madrid, Espanha |
2017/07/07 - 2017/07/07 | III EEDC: Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências | Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal |
2017/04 - 2017/04 | XXVIII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática | Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/01/08 - 2021/02/25 | Sisyphus (2182-9640) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação |
2019 - 2020 | Quadrante (2183-2838) | Associação de Professores de Matemática |
2019 - 2019 | Revista História da Ciência e Ensino: Construindo interfaces (2178-2911) | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil |
2018 - 2019 | Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) | |
2013 - 2018 | Journal of the European Teacher Education Network | |
2012 - 2018 | Quadrante (0872-3915) | Associação de Professores de Matemática |
2017 - 2017 | Mathematics Education Research Journal | Springer |
2017 - 2017 | International Journal for Research in Mathematics Education (2238-0345) | |
2013 - 2017 | Journal of Mathematics Teacher Education (1573-1820) | Springer |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Consultora do projeto "Há + criatividade matemática" | Escola Secundária de Penafiel, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021/02/11 - Atual | Unidade Curricular InovPed - Desenvolvimento de competências pessoais | Desenvolvimento de competências pessoais (Outros) | Universidade do Porto, Portugal |
2023/01/12 - 2023/01/16 | Oficina do Ensino da Matemática I | Mestrado em Metodologia do Ensino Primário (Magister (2.º ciclo de estudos)) | Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola |
2023/01/09 - 2023/01/13 | Metodologia do Ensino da Aritmética I | Mestrado em Metodologia do Ensino Primário (Magister (2.º ciclo de estudos)) | Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola |
2018/05 - 2018/10 | "Flexibilidade curricular em matemática: Experiências e perspetivas" | Ação de curta duração (Outros) | Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2018/02 - 2018/07 | Ensinar e aprender matemática: Colaboração e avaliação | Curso de formação contínua de professores (Outros) | Centro de Formação Guilhermina Suggia, Portugal |
2016/10 - 2017/04 | O feedback escrito: Operacionalizando a avaliação reguladora das aprendizagens | Ação de formação de curta duração (Outros) | Escola Secundária de Penafiel, Portugal |
2016/01 - 2016/05 | Avaliação reguladora das aprendizagens: Princípios orientadores e exemplos da prática | Ação de curta duração (Outros) | Centro de Formação Guilhermina Suggia, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2011/11 - 2023/11 | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática | Membro da direção |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/09/01 - Atual | Diretora do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Diretor
|
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal |
2017 - Atual | Comissão Pedagógica do Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática
Membro
|
|
2023/11/17 - 2023/11/18 | Membro da Comissão Organizadora e Científica do EIEM 2023
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2019/09/01 - 2023/09 | Subdiretora do Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal |
2021/11/20 - 2021/11/21 | Membro da Comissão Organizadora do EIEM 2021: Encontro de Investigação em Educação Matemática 2021 - Capacidades matemáticas
transversais
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2021/11/20 - 2021/11/21 | Comissão Científica do EIEM2021: Encontro de Investigação em Educação Matemática - Capacidades Matemáticas Transversais
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2021/07/27 - 2021/07/28 | Comissão científica da Escola de Verão 2021 para jovens investigadores em educação matemática
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, Espanha |
2018/11 - 2019/12 | Comissão científica do EIEM 2019: Encontro de Investigação em Educação Matemática - Conexões matemáticas
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2018/07 - 2019/12 | Comissão científica do XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências / III International Seminar on Science Education
Membro
|
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal |
2019/01 - 2019/07 | Comissão científica do VI Encontro ensinar e aprender com criatividade dos 3 aos 12 anos / 1st International meeting on teaching
and learning with creativity - from 3 to 12 years-old
Membro
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2019/01 - 2019/07 | Comissão científica do 1º congresso internacional de história da ciência no ensino
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2018/07 - 2019/03 | Comissão científica do encontro Inovação no ensino da matemática e das ciências 2019
Membro
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2017/07 - 2018/08 | Comissão científica do IV Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências
Membro
|
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal |
2016/07 - 2017/07 | Comissão científica do III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências
Membro
|
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal |
2015/09 - 2016/04 | Comissão de programa do ProfMat 2016
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2015/05 - 2016/04 | Comissão científica do XXVII SIEM
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2014/11 - 2015/11 | Comissão científica do EIEM 2015
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2014/01 - 2015/09 | Comissão científica da International conference "Turning data into knowledge: New opportunities for statistics education"
Membro
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2013/11 - 2014/11 | Comissão científica do XXV SIEM
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2013/01 - 2014/06 | Comissão científica da Problem@Web International Conference: Technology, creativity, and affect in mathematical problem solving
Membro
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2012/05 - 2013/05 | Comissão científica do EIEM 2013
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2009 - 2012 | Comissão nacional de acompanhamento do Plano da Matemática II e do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico
Membro
|
|
2010/05 - 2011/05 | Comissão científica do EIEM 2011
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2007 - 2009 | Comissão nacional de acompanhamento do Plano da Matemática
Membro
|
|
2005/01 - 2005/07 | Comissão científica do CIBEM 5
Membro
|
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/06/04 - Atual | Reconhecimento de nível ao grau de mestre | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
Distinções
Prémio
1992 | Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
|
Outra distinção
2004 | Lela Winegarner Fellowship
Carthage College, Estados Unidos
|
2001 | Prémio da Fundação Engenheiro António de Almeida
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
|