Identification
Personal identification
- Full name
- Rosa Antónia de Oliveira Figueiredo Tomás Ferreira
- Date of birth
- 1971/09/11
- Gender
- Female
Citation names
- Ferreira, Rosa
- Tomás Ferreira, R. A.
Author identifiers
- Ciência ID
- 461D-3523-3A45
- ORCID iD
- 0000-0002-1930-6072
Email addresses
- rferreir@fc.up.pt (Professional)
Telephones
- Mobile phone
-
- 966074963 (Personal)
- Telephone
-
- 220402134 (Professional)
Addresses
- Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências do Porto. Rua do Campo Alegre, 687, 4169, Porto, Porto, Portugal (Professional)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
French | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | |
Spanish; Castilian | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Intermediate (B1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
1999/08/23 - 2005/05/13
Concluded
|
Doutoramento em Educação Matemática / PhD Degree in Mathematics Education (Doctor of Philosophy)
Illinois State University, United States
"Portuguese student teachers´ evolving teaching modes: A modified teacher development experiment" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovado / Approved |
2000/07/11
Concluded
|
Mestrado em Matemática - Fundamentos e Aplicações / Masters in Mathematics - Foundations and Applications (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Geometria Origami / Origami Geometry" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito bom / Very good |
1994/06/14
Concluded
|
Matemática - Ramo Educacional / Mathematics Education (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
16 valores ( 16 out of 20) |
1992/07/21
Concluded
|
Curso Superior de Piano/Superior Degree in Piano Performance (Bacharelato)
Conservatório de Música do Porto, Portugal
|
19 valores (19 out of 20) |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2005/12/27 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
2000/07/11 - 2005/12/26 | Assistant (University Teacher) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
1997/04/01 - 2000/07/10 | Trainee Assistant (University Teacher) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
1992/09/01 - 1993/08/31 | Tutor (University Teacher) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
Other Careers
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1993/09/01 - 1997/03/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
1992/09/01 - 1997/03/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Fundação Conservatório Regional de Gaia, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2022 - Current | DITE - Diverse Internationalization in Teacher Education
Researcher
Uniwersytet Szczecinski, Poland
|
European Union
Ongoing
|
2012/03/15 - 2015/09/14 | Developing statistical literacy: Student learning and teacher education
Researcher
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2010/12/20 - 2014/06/18 | Mathematical Problem Solving: Views on an interactive web based competition (Sub12 & Sub14) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia
Concluded
|
2010/12/13 - 2014/06/12 | Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
PTDC/CPE-CED/098931/2008
Universidade do Minho, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal Universidade Aberta, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2011/01/01 - 2012/12/31 | Projecto Estratégico - UI 144 - 2011-2012
PEst-C/MAT/UI0144/2011
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Universidade do Porto Centro de Matemática, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Journal issue |
|
Magazine article |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2021/07/17 | Math trails: Opportunities to learn rich mathematics outside the classroom | ICME14: International Congress on Mathematics Education
ICMI (China)
|
2021/07/14 | Guiding students' reinvention of combinatorial operations | ICME14: International Congress on Mathematics Education
ICMI (China)
|
2021/07/13 | A importância das competências pessoais no futuro profissional dos estudantes: A experiência de uma Unidade Curricular de Inovação Pedagógica (InovPed) | CNaPPES21 - 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2021/07/02 | A gallery walk como forma de promover a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento da comunicação matemática | ProfMat 2021
Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal)
|
2019/11/25 | Aprender matemática fora da sala de aula: O exemplo dos trilhos matemáticos | II CiEMeLP: II Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo)
|
2019/11/24 | Manuais escolares do 3º ciclo do ensino básico em Timor-Leste: Que uso lhes dão os professores de matemática? | II CiEMeLP: II Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Mozambique)
|
2019/09/05 | O desafio do projeto de autonomia e flexibilidade curricular: Algumas respostas iniciais | VIII ENEC / III ISSE - Educação em Ciências: Cruzar caminhos, unir saberes
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/07/22 | Using whatsapp to share mathematical ideas | CIEAEM71
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/07/11 | Trilhos matemáticos e outras cenas que tais: Oportunidades para uma aprendizagem ativa da matemática | ProfMat 2019 e XXX SIEM
Escola Secundária Amato Lusitano (Castelo Branco, Portugal)
|
2015/10 | Matemátic@XXI: Conexões surpreendentes | I CiEMeMP: I Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
Universidade de Coimbra
|
2015/03/28 | Para uma relação mais positiva com a matemática: O papel dos afetos e das competições matemáticas | ProfMat 2015: Encontro Nacional de Professores de Matemática |
2014/07/14 | Para uma relação mais positiva com a matemática: O papel dos afetos e das competições matemáticas | Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade - dos 3 aos 12 anos
Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Escola Superior de Educação (Viana do Castelo, Portugal)
|
2013/12/06 | O conhecimento didático de duas professoras no ensino da relação bivariada em Estatística | Seminário "A literacia e o raciocínio estatísticos: Desafios para o currículo e a aprendizagem"
Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2013 | O fator surpresa como evidência da criatividade dos alunos na resolução de problemas matemáticos | Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2012/07/08 | A web-based mathematical problem solving competition in Portugal: Strategies and computer use | ICME 12: International Congress on Mathematics Education
(Coex, South Korea)
|
2012/05/31 | Building on teachable moments: Issues for teacher education | Colloque La Didactique des Mathématiques: Approches et enjeux - Hommage à Michèlle Artigue
IREM: Institut de Rechèrche en Educacion Mathématique (Paris) (Paris, France)
|
2011/09/07 | Perguntar, ouvir e responder: Uma experiência de formação inicial | XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2011/07/05 | A dinâmica de sala de aula: Contributos do PM II e do NPMEB | Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2011/07/01 | Do Plano da Matemática ao Novo Programa: Que conquistas? Que desafios? | Seminário do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
2011/06/04 | Integrando o Plano da Matemática com o Novo Programa de Matemática do Ensino Básico | Piaget Mat II: Reflexões em torno do novo programa de Matemática
Instituto Piaget (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2010/12/04 | Investigação em Educação Matemática em Portugal | Jornadas de História e Metodologia da Matemática
UTAD (Portugal)
|
2010/07/08 | Analisando padrões de interação na sala de aula para melhorar a prática letiva | Encontro final m@c1/2 do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico
Universidade de Aveiro
|
2008/07/03 | Padrões de interação na sala de aula | A matemática nos 1º e 2º ciclos do ensino básico
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo
|
2007/02/16 | Gomes Teixeira: Matemático, historiador e educador | PortoMat 2007
Universidade do Porto, Faculdade de Ciências (Porto, Portugal)
|
2006/11/03 | Gomes Teixeira: Mathematician, historian, and educator | 17th Novembertagung: Annual meeting on the history and philosophy of mathematics,
(Edimburgo, United Kingdom)
|
2005/07/17 | Uma experiência de formação no estágio pedagógico | CIBEM 5: Congresso Iberoamericano de Educação Matemática
Universidade do Porto, Faculdade de Ciências (Porto, Portugal)
|
2004/07/04 | Classroom questioning, listening, and responding: The teaching modes | ICME 10: International Congress on Mathematics Education
(Copenhaga, Denmark)
|
2003/04/25 | Improving mathematics written tests: Impact of research on student teachers’ conceptions | Graduate Student Symposium
Illinois State University, USA (Normal, IL, United States)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2021/09/03 - Current | A diversificação de recursos no ensino das áreas e volumes no 8º ano: Contributos para o desenvolvimento da compreensão relacional
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/09/03 - Current | "10 minutos a pensar!": O papel do feedback escrito e oral no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/09/03 - Current | O que valorizam mais os alunos na avaliação das suas aprendizagens? Um estudo com uma turma do 12º ano
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/09/03 - Current | O que valorizam os alunos na aprendizagem da matemática? Um estudo com duas turmas do 12º ano
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/09/03 - Current | A criatividade matemática na resolução de problemas
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/09/03 - Current | O papel dos critérios de avaliação no desenvolvimento da comunicação matemática escrita na resolução de problemas
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/09/03 - Current | O contributo da gallery walk para o desenvolvimento da capacidade matemática escrita
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (PhD)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2013 - Current | A aprendizagem da análise combinatória: Uma experiência de ensino com alunos do 12º ano
Supervisor of Belmira Mota
|
Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/09/03 - 2021/12/03 | O papel dos ambientes virtuais na resolução colaborativa de problemas matemáticos
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/09/03 - 2021/12/03 | Compreensão e mobilização das operações combinatórias na resolução e na formulação de problemas
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/07/12 - 2021/12/03 | Formação contínua de professores para a promoção de práticas de avaliação pedagógica das aprendizagens em matemática
Supervisor of Kengana Sebastião André João
|
Estágios científico avançado em Matemática para docentes e investigadores de instituições de ensino superior dos países africanos
de língua oficial portuguesa (Specialization course)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/09/03 - 2021/11/25 | Preferências visuais dos alunos e o recurso a imagens visuais na resolução de tarefas diversificadas envolvendo funções
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/09/03 - 2021/07/29 | Recurso ao elemento lúdico no ensino-aprendizagem das equações no 7º ano de escolaridade
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/09/01 - 2021/07/29 | O papel da coavaliação na promoção da comunicação matemática escrita
Supervisor of Daniela Catarina Freitas
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2017 - 2020/12/14 | O projeto de autonomia e flexibilidade curricular: Perspetivas e práticas dos professores
Supervisor of Christiane Araújo
|
Mestrado em Matemática para Professores (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2017 - 2020/09/25 | A utilização dos manuais escolares de matemática por professores do 3º ciclo do ensino básico em Timor-Leste
Supervisor of Bernardino Castro
|
Mestrado em Matemática para Professores (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2011 - 2017/11/02 | O conhecimento didático em estatística de duas professoras do ensino secundário a partir das suas práticas
Co-supervisor of Sandra Maria Quintas
|
Doutoramento em Educação, especialização em Didática da Matemática (PhD)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2013 - 2016/07/21 | Matemátic@XXI: Conexões surpreendentes
Co-supervisor of Marli Duffles Moreira
|
Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2008 - 2014 | Dimensões afetivas na resolução de problemas de matemática no âmbito de uma competição inclusiva
Supervisor of Rosa Nogueira
|
Mestrado em Matemática para Professores (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2010 - 2011 | O projeto Fénix na disciplina de matemática: Um estudo de caso
Supervisor of Otília Mendes Moura
|
Mestrado em Matemática para Professores (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2008 - 2011 | Resolução de problemas em geometria no 3º ciclo do ensino básico - Influência da formação contínua nas conceções e práticas
de professores de matemática
Supervisor of Justina Pais Neto
|
Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2007 - 2011 | A articulação entre a matemática e o estudo acompanhado: Conceções e práticas de professores
Co-supervisor of Maria de Fátima Duarte Delgado
|
Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2011 | O erro como ponte para a aprendizagem da matemática: Um estudo com alunos do 7º ano do ensino básico
Co-supervisor of Maria Luísa Vale
|
Mestrado em Educação, área de especialização em Didática da Matemática (Master)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2021/07/27 - 2021/07/28 | Escola de Verão para jovens investigadores em educação matemática (2021/07/27 - 2021/07/28)
Other (Member of the Scientific Committee)
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, Spain |
2020/11/14 - 2020/11/14 | Conferência Internacional Investigação em Educação Matemática em tempos de pandemia (2020/11/14 - 2020/11/14)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2018/01 - 2020/03 | XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências / III International Seminar in Science Education (2019/09/05 - 2019/09/07)
Congress
|
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
2018/11 - 2020/01/31 | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2019
Encontro organizado anualmente pela SPIEM (Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática) (2019/11/17 - 2019/11/18)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
|
2017/07 - 2018/12 | IV Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências (2018/07/06 - 2018/07/07)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
2017/10 - 2018/10 | Flexibilidade curricular em matemática: Experiências e perspetivas (2018/10/20 - 2018/10/20)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
Escola Secundária Soares dos Reis, Portugal |
2016/07 - 2017/10 | III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências (2017/07/07 - 2017/07/07)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
2015/07 - 2016/10 | II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências (2016/07/08 - 2016/07/08)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
2015/01 - 2016/07 | ProfMat 2016 - Encontro Nacional de Professores de Matemática
Encontro realizado anualmente e organizado pela Associação de Professores de Matemática (2016/03/30 - 2016/04/01)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
Escola Secundária Soares dos Reis, Portugal |
2015/01 - 2016/07 | SIEM 2016: Seminário de Investigação em Educação Matemática
Evento organizado anualmente pela Associação de Professores de Matemática (2016/04/01 - 2016/04/02)
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
Escola Secundária Soares dos Reis, Portugal |
2014/01 - 2015/12 | International Conference "Turning data into knowledge: New opportunities for statistics education"
Conferência realizada no âmbito do Projeto DSL: Developing Statistical Literacy (2015/06/22 - 2015/06/23)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2014/11 - 2015/11 | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2015
Encontro organizado anualmente pela SPIEM (Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática) (2015/10/24 - 2015/10/25)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
|
2013/01 - 2014/12 | Problem@Web International Conference: Technology, creativity, and affect in mathematical problem solving (2014/05/02 - 2014/05/04)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2012/05 - 2013/05 | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2013
Encontro organizado anualmente pela SPIEM (Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática) (2013/05/18 - 2013/05/19)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
|
2010/05 - 2011/04 | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2011
Encontro organizado anualmente pela SPIEM (Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática) (2011/05/07 - 2011/05/08)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
|
2005/02 - 2005/07 | Congresso Iberoamericano de Educação Matemática (2005/07/17 - 2005/07/22)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024/12/13 | As estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de tarefas que envolvem a generalização de padrões
President of the jury
|
Sofia Baldaia Reis (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/12/13 | Interações entre alunos na resolução colaborativa de problemas: um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
President of the jury
|
Susana Beatriz Murillo Cunha (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/12/05 | Recurso ao lúdico no ensino-aprendizagem da geometria no 7º ano de escolaridade
President of the jury
|
Francisco Morais Castro (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/12/05 | Interpretação de enunciados de tarefas matemáticas: Um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade
President of the jury
|
Ricardo José Carlos da Costa (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/11/27 | Avaliação formativa através de feedback entre pares: Contribuição para o desenvolvimento da comunicação escrita dos alunos
President of the jury
|
Carolina Sousa Santos (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/11/27 | Trabalho autónomo dos alunos e tarefas desafiantes em Matemática: a Resolução de Problemas em grupo como
oportunidade para os alunos exercerem a sua autonomia
President of the jury
|
Joana Rita da Silva Oliveira (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/09/19 | O conhecimento didático de professores do ensino secundário para promover o raciocínio matemático: uma experiência de formação
(Thesis) Main arguer
|
Rodrigo Ruiz Campos (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2024/07/24 | Correio matemático: O feedback e a partilha de cartas como promotores da comunicação matemática escrita
President of the jury
|
Ana Sofia Lopes Gonçalves (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/07/24 | Penso que Sou Capaz de Aprender Matemática? Uma análise sobre Estratégias de Feedback do professor e Mentalidade Matemática
dos alunos
President of the jury
|
Maria Cristina Serafim Guardini (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/07/23 | Formulação de problemas: Um estudo com alunos do 8.º ano de escolaridade
President of the jury
|
Diana Sofia Gonçalves Ribeiro (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/07/23 | O feedback e a sua relação com a melhoria das aprendizagens em Matemática A
President of the jury
|
Francisca de Sá Ribeiro Parente (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/07/22 | Promovendo as interações numa turma de 7.º ano: Contributos de uma intervenção pedagógica nas aulas de Matemática
Supervisor
|
Maria Estela Barreiros Pombo (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/07/10 | O ORIGAMI COMO FERRAMENTA PARA A CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE GEOMETRIA NO PLANO - UM ESTUDO COM ALUNOS DO
9.º ANO DE ESCOLARIDADE
(Thesis) Main arguer
|
Diana Barros Leonardo (Master)
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2024/01/25 | Uso de calculadora gráfica na resolução de tarefas interdisciplinares sobre funções com alunos do 10.º ano da área Socioeconómica
(Thesis) Main arguer
|
Ana Rita Arroja Rodrigues Teto (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2023/11/23 | Avaliação formativa no ensino e aprendizagem da matemática: implicações do feedback escrito
President of the jury
|
Pedro Miguel Pinto da Costa (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2023/11/21 | PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: DESVELANDO AS APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES
(Thesis) Arguer
|
Miriam Criez Nóbrega Ferreira (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023/11/04 | A utilização que os alunos fazem da calculadora gráfica na aprendizagem da Matemática B
Supervisor
|
Francisca Gouveia Figueiredo (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2023/07/26 | O raciocínio e a participação dos alunos na aula de Matemática: Um estudo no 10.º ano no tópico de Funções quadráticas
(Thesis) Main arguer
|
Luís Felipe Zaban de Carvalho Pinto de Abreu (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023/07/12 | Geoética no desenvolvimento sustentável: implementação e avaliação de um programa curricular no ensino superior
(Thesis) Arguer
|
Alexandra Jorge Macedo Rodrigues (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2023/07/12 | Conexões matemáticas no âmbito do estudo de funções
(Thesis) Main arguer
|
Guilherme António Vieira Ferreira (Master)
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2023/05/22 | O desenvolvimento do conhecimento didático para ensinar Estatística de professores de matemática num curso de especialização
(Thesis) Main arguer
|
Bruna Mayara Batista Rodrigues (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022/12/16 | Modelação matemática no ensino secundário - Um estudo de caso com alunos do 10.º ano
(Thesis) Main arguer
|
Catarina Cambelas (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021/12/03 | Compreensão e mobilização das operações combinatórias na resolução e na formulação de problemas
Supervisor
|
Mário André Pais Monteiro (Master) |
2021/12/03 | O papel dos ambientes virtuais na resolução colaborativa de problemas matemáticos
Supervisor
|
Ana Rita Sousa Mendes (Master)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/11/25 | Preferências visuais dos alunos e o recurso a imagens visuais na resolução de tarefas diversificadas envolvendo funções
Supervisor
|
Ievgeniia Shtyka (Master)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/07/29 | O papel da avaliação a pares no desenvolvimento da comunicação matemática escrita
Supervisor
|
Daniela Catarina Freitas (Master)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/07/29 | Recurso ao lúdico no ensino-aprendizagem das equações no 7º ano de escolaridade
Supervisor
|
Sara Isabel Araújo (Master)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/07/19 | O conhecimento matemático de futuras educadoras e professoras e a sua capacidade de perceber o pensamento algébrico das crianças
(Thesis) Arguer
|
Joana Filipa Oliveira Cabral (PhD)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/07/05 | A utilização de materiais didáticos nas aulas por professores de matemática do ensino básico e secundário em Timor-Leste
(Thesis) Main arguer
|
Venâncio Lopes (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021/06/21 | A orquestração instrumental na elaboração de uma tarefa matemática - conhecimento e práticas profissionais do professor
(Thesis) Main arguer
|
Maria Solange da Silva (PhD)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/03/31 | Fatores influenciadores do desempenho de estudantes portugueses em literacia matemática no PISA: Estudo comparativo
(Thesis) Main arguer
|
Joaquim António da Piedade Pinto (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/03/31 | Fatores influenciadores do desempenho de estudantes portugueses em literacia matemática no PISA: Estudo comparativo
(Thesis) Main arguer
|
Joaquim Pinto (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/01/04 | Sobre o formalismo no ensino da matemática
(Thesis) Main arguer
|
Liliana Gonçalves (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/01/04 | Sobre o formalismo no ensino da matemática
(Thesis) Arguer
|
Liliana Ferreira Gonçalves (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/12/14 | Desafios da Autonomia e Flexibilidade Curricular: Que respostas têm os professores conseguido dar?
Supervisor
|
Christiane Araújo de Sousa (Master)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/09/25 | Utilização dos manuais escolares por professores de matemática do 3º ciclo do ensino básico em Timor-Leste
Supervisor
|
Bernardino de Castro (Master)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/05/25 | Discussão matemática no ensino e aprendizagem da álgebra
(Thesis) Main arguer
|
Cátia Sofia Rodrigues (PhD)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/02/18 | Insubordinação criativa, (auto)formação e conexões matemáticas: Engendrando saberes na autoformação de professores portugueses
Thesis Member
|
Daniella Assemany da Guia (PhD) |
2019/04/29 | A sala de aula de matemática: Práticas letivas numa turma de 7º ano de escolaridade num contexto de pensamento algébrico
(Thesis) Arguer
|
Elsa Isabelinho Barbosa (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019/03/11 | Comunicação em matemática com alunos com deficiência auditiva: Estudos de caso numa turma do 2º ciclo do ensino básico
(Thesis) Main arguer
|
Joana Margarida Ribeiro Tinoco (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017/11/02 | O conhecimento didático em estatística de duas professores do ensino secundário a partir das suas práticas
Supervisor
|
Sandra Maria Oliveira Quintas (PhD)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2017/10/13 | Contextualização curricular no ensino da matemática no 3º ciclo do ensino básico: Relações entre políticas e práticas curriculares
(Thesis) Arguer
|
Maria de Fátima Delgado (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/03/22 | A aprendizagem do cálculo diferencial e integral no curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Recôncavo
da Bahía: Um estudo de caso com uma turma do primeiro ano
(Thesis) Main arguer
|
Álvaro Fernandes Serafim Filho (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016/12/16 | Prática avaliativa de uma professora na promoção da autorregulação da aprendizagem dos alunos em matemática
(Thesis) Main arguer
|
Sílvia Maria dos Santos Semana (PhD)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2016/07/21 | Matemátic@XXI: Conexões surpreendentes
Supervisor
|
Marli Duffles Moreira (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2016/07/20 | Conhecimento e práticas de professores em educação estatística: Três estudos de caso no 1º ciclo num contexto de trabalho
colaborativo
(Thesis) Main arguer
|
Ana Sofia Caseiro Rodrigues (PhD)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2016/03/04 | A construção do conhecimento no desenvolvimento do pensamento algébrico
(Thesis) Main arguer
|
Corália Maria Santos Pimenta (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2014/02/28 | Conhecimento e práticas profissionais de duas professoras quando ensino representação gráfica estatística
(Thesis) Main arguer
|
Ana Cristina da Costa Leiria (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013/09/09 | O pensamento algébrico em contextos visuais: um estudo no 6º ano de escolaridade
(Thesis) Main arguer
|
Marta Filipa Pinheiro (Master)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2013 | Práticas avaliativas da capacidade de argumentação matemática de alunos do ensino secundário: Um estudo com professores de
matemática A
(Thesis) Main arguer
|
Maria do Rosário Contente Monteiro (PhD)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2012/07/30 | A integração da calculadora gráfica no ensino da matemática: Estudo sobre as práticas curriculares de professores do ensino
secundário
(Thesis) Main arguer
|
Helena Cristina Oitavem Fonseca da Rocha (PhD)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2011/11/30 | Os problemas da matemática: o seu papel na matemática e nas aulas de matemática
(Thesis) Main arguer
|
Ida Maria Lira Gonçalves (PhD)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia, Portugal
|
2010/12/21 | Comunicação matemática num contexto de resolução de problemas: uma experiência com alunos do 9º ano
(Thesis) Main arguer
|
Vasco Coelho (Master)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2009/07/14 | Participación en el aula de matemáticas: indicadores discursivos para caracterizar su gestión
(Thesis) Main arguer
|
Francisco Javier Rojas Sateler (PhD)
Universitat Autonòma de Barcelona Departament de Didàctica de la Llengua i de la Literatura i de les Ciencies Socials, Spain
|
2008/02/28 | O ENSINO DA COMBINATÓRIA NO 12º ANO DE ESCOLARIDADE: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO
(Thesis) Main arguer
|
Julieta Flores Ferreira (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2011/11 - 2023/11 | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática | Membro da direção |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2020/09/01 - Current | Diretora do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Director
|
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal |
2017 - Current | Comissão Pedagógica do Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática
Member
|
|
2023/11/17 - 2023/11/18 | Membro da Comissão Organizadora e Científica do EIEM 2023
Member
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2019/09/01 - 2023/09 | Subdiretora do Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências
President / Vice-president
|
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal |
2021/11/20 - 2021/11/21 | Membro da Comissão Organizadora do EIEM 2021: Encontro de Investigação em Educação Matemática 2021 - Capacidades matemáticas
transversais
Member
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2021/11/20 - 2021/11/21 | Comissão Científica do EIEM2021: Encontro de Investigação em Educação Matemática - Capacidades Matemáticas Transversais
Member
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2021/07/27 - 2021/07/28 | Comissão científica da Escola de Verão 2021 para jovens investigadores em educação matemática
Member
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, Spain |
2018/11 - 2019/12 | Comissão científica do EIEM 2019: Encontro de Investigação em Educação Matemática - Conexões matemáticas
Member
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2018/07 - 2019/12 | Comissão científica do XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências / III International Seminar on Science Education
Member
|
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal |
2019/01 - 2019/07 | Comissão científica do VI Encontro ensinar e aprender com criatividade dos 3 aos 12 anos / 1st International meeting on teaching
and learning with creativity - from 3 to 12 years-old
Member
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2019/01 - 2019/07 | Comissão científica do 1º congresso internacional de história da ciência no ensino
Member
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2018/07 - 2019/03 | Comissão científica do encontro Inovação no ensino da matemática e das ciências 2019
Member
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2017/07 - 2018/08 | Comissão científica do IV Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências
Member
|
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal |
2016/07 - 2017/07 | Comissão científica do III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências
Member
|
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal |
2015/09 - 2016/04 | Comissão de programa do ProfMat 2016
Member
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2015/05 - 2016/04 | Comissão científica do XXVII SIEM
Member
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2014/11 - 2015/11 | Comissão científica do EIEM 2015
Member
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2014/01 - 2015/09 | Comissão científica da International conference "Turning data into knowledge: New opportunities for statistics education"
Member
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2013/11 - 2014/11 | Comissão científica do XXV SIEM
Member
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2013/01 - 2014/06 | Comissão científica da Problem@Web International Conference: Technology, creativity, and affect in mathematical problem solving
Member
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2012/05 - 2013/05 | Comissão científica do EIEM 2013
Member
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2009 - 2012 | Comissão nacional de acompanhamento do Plano da Matemática II e do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico
Member
|
|
2010/05 - 2011/05 | Comissão científica do EIEM 2011
Member
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2007 - 2009 | Comissão nacional de acompanhamento do Plano da Matemática
Member
|
|
2005/01 - 2005/07 | Comissão científica do CIBEM 5
Member
|
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2021/07/03 - 2021/07/03 | XXXI SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática | Escola Superior de Educação de Santarém |
2019/11/25 - 2019/11/29 | II CiEMeLP: II Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa | Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique |
2019/11/17 - 2019/11/18 | EIEM 2019: Encontro de Investigação em Educação Matemática - Conexões matemáticas | Escola Profissional de Alte, Loulé, Portugal |
2019/09/05 - 2019/09/07 | VIII ENEC / III ISSE - Educação em Ciências: Cruzar caminhos, unir saberes | Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal |
2019/07/05 - 2019/07/06 | CRIA: VI Encontro Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade dos 3 aos 12 anos/ 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old | Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, Portugal |
2019/04/15 - 2019/04/17 | ATEE Winter Conference 2019: Science and Mathematics Education for the 21st Century | Universidade do Minho, Braga, Portugal |
2019/03/15 - 2019/03/16 | IEMC 2019: Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019 | Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2018/11/16 - 2018/11/17 | EIEM2018 - Encontro de Investigação em Educação Matemática: A aula de matemática | Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
2018/07/07 - 2018/07/07 | IV EEDC: Encontro em Ensino e Divulgação da Matemática | Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal |
2017/11/11 - 2017/11/12 | EIEM2017: Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências - Ensino e aprendizagem da geometria | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2017/07/14 - 2017/07/18 | VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática | Universidad Complutense, Madrid, Espanha |
2017/07/07 - 2017/07/07 | III EEDC: Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências | Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal |
2017/04 - 2017/04 | XXVIII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática | Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2018 - Current | Consultora do projeto "Há + criatividade matemática" | Escola Secundária de Penafiel, Portugal |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2021/02/11 - Current | Unidade Curricular InovPed - Desenvolvimento de competências pessoais | Desenvolvimento de competências pessoais (Outros) | Universidade do Porto, Portugal |
2023/01/12 - 2023/01/16 | Oficina do Ensino da Matemática I | Mestrado em Metodologia do Ensino Primário (Magister (2nd cycle)) | Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola |
2023/01/09 - 2023/01/13 | Metodologia do Ensino da Aritmética I | Mestrado em Metodologia do Ensino Primário (Magister (2nd cycle)) | Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola |
2018/05 - 2018/10 | "Flexibilidade curricular em matemática: Experiências e perspetivas" | Ação de curta duração (Outros) | Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2018/02 - 2018/07 | Ensinar e aprender matemática: Colaboração e avaliação | Curso de formação contínua de professores (Outros) | Centro de Formação Guilhermina Suggia, Portugal |
2016/10 - 2017/04 | O feedback escrito: Operacionalizando a avaliação reguladora das aprendizagens | Ação de formação de curta duração (Outros) | Escola Secundária de Penafiel, Portugal |
2016/01 - 2016/05 | Avaliação reguladora das aprendizagens: Princípios orientadores e exemplos da prática | Ação de curta duração (Outros) | Centro de Formação Guilhermina Suggia, Portugal |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2021/01/08 - 2021/02/25 | Sisyphus (2182-9640) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação |
2019 - 2020 | Quadrante (2183-2838) | Associação de Professores de Matemática |
2019 - 2019 | Revista História da Ciência e Ensino: Construindo interfaces (2178-2911) | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil |
2018 - 2019 | Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) | |
2013 - 2018 | Journal of the European Teacher Education Network | |
2012 - 2018 | Quadrante (0872-3915) | Associação de Professores de Matemática |
2017 - 2017 | Mathematics Education Research Journal | Springer |
2017 - 2017 | International Journal for Research in Mathematics Education (2238-0345) | |
2013 - 2017 | Journal of Mathematics Teacher Education (1573-1820) | Springer |
Other jury / evaluation
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2024/06/04 - Current | Reconhecimento de nível ao grau de mestre | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
Distinctions
Award
1992 | Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
|
Other distinction
2004 | Lela Winegarner Fellowship
Carthage College, United States
|
2001 | Prémio da Fundação Engenheiro António de Almeida
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
|