???global.info.a_carregar???
Ana Maria Mouraz Lopes. É Professora Auxiliar na Universidade Aberta, dese 2019. É Investigadora integrada no(a) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas. Publicou 34 artigos em revistas especializadas. Possui 37 livro(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 83 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu curriculum Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Políticas educativas; TEIP; Territorialização curricular.; Ciências da educação; Trabalho docente; Clima de escola; Crise da educação escolar; Identidade profissional.; Currículo; Contextualização curricular; Avaliação externa da escola; Aprendizagem; Observatório educacional; Reflexão epistemológica; Relação universidade- escolas; (...).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Maria Mouraz Lopes

Nomes de citação

  • Mouraz, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
451A-5847-2060
ORCID iD
0000-0001-7960-5923
Researcher Id
K-5236-2014
Scopus Author Id
ID 55213861200

Endereços de correio eletrónico

  • Ana.Lopes@uab.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 966437559 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Keil do Amaral, 73, 3525.013, Canas de Senhorim, Nelas, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1)
Percurso profissional

Ciência

2018/02/16 - Atual Investigador (Investigação)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2016/11/15 - 2018/02/15 Investigador Auxiliar Convidado (carreira) (Investigação)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2008/07/01 - 2016/09/15 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Docência no Ensino Superior

2019/02/11 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2016 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1996/09/01 - 2000/08/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012 - 2015/01 Impact and effects of external evaluation on non-higher education schools
116674
Provided by PTCRIS: 116674
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2011 - 2013/09 Initial training of helping professionals and identities of trainers: a study of teaching and nursing
113015
Provided by PTCRIS: 113015
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2011 - 2013/07 Putting knowledge in context towards the improvement of students´ achievement
Provided by PTCRIS: 113768
113768
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual Migrações digitais e inovação curricular
28017 SAICT
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2016 - Atual Tuning Asia-South East / TA-SE
573760-EPP-1-2016-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP
ERASMUS+ European Commission
2014 - 2015/03 De Par em Par - multidisciplinar e interinstitucional ['From Peer to Peer' - multidisciplinary and interinstitutional]
79/ID/2014
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2012 - 2013/09 The use of synchronous devices to access and improve learning
Edition of 2011 “Projetos Pluridisciplinares-IJUP- 24
Santander Bank and Porto University.
2002 - 2012/06 Metaphors in Higher Education
Pequenos Projetos CIIE/2011
Centre for Research and Intervention in Education
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ana Mouraz; João Pedro Pêgo. 2016. "UP Inter ParES - Observação Interinstitucional de Pares U.Porto/Escolas Secundárias". Portugal.
  2. Morgado, José Carlos; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana. 2013. "A contextualização curricular como referente da avaliação externa das escolas". Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd).
  3. Morgado, José Carlos; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana. 2013. "Promover a articulação curricular através de processos de contextualização". Portugal: Universidade de Lisboa. Instituto de Educação.
  4. Sousa, R.G.; Garcia, P.J.V.; Marinho, V.; Mouraz, A.. 2013. "Visualization of electric field lines in an engineering education context".
    10.1109/CISPEE.2013.6701973
  5. Pego, J.P.; Mouraz, A.; Martins Ferreira, J.M.; Lopes, A.. 2013. "Peer observation of teaching at u.porto a multidisciplinary approach to peer observation of teaching".
    10.1109/CISPEE.2013.6701972
  6. Morgado, José Carlos; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana; Figueiredo, Carla. 2012. "O lugar da contextualização curricular nos discursos políticos sobre educação em Portugal". Portugal: Universidade de Lisboa. Instituto de Educação.
  7. Ana Mouraz; Carlinda Leite; Preciosa Fernandes. 2011. "Does contextualization challenge critical approaches of curriculum?". Portugal.
  8. Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz. 2011. "The diagnostic evaluation as condition to contextualize the curriculum". Portugal.
  9. Morgado, José Carlos; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana. 2011. "Contextualizar o currículo para melhorar a aprendizagem dos alunos". Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.
  10. José Martins Ferreira; Ana Mouraz; Amélia Lopes. 2011. "From peer to peer: an opportunity to improve observers' professional development". Portugal.
  11. Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana; Morgado, José Carlos; Esteves, Maria Manuela; Rodrigues, Maria Ângela; Costa, Nilza; Figueiredo, Carla. 2011. "Contextualizar o saber para a melhoria dos resultados dos alunos". Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.
  12. Ana Mouraz. 2010. "Das tarefas epistemológicas dos estudos curriculares à explicitação dos seus sujeitos". Portugal.
  13. Ana Mouraz; José Manuel Martins Ferreira; Rui Trindade; Carlinda Leite; Ana Maria Faustino; Jaime Villate. 2010. "Projecto argumentar, precisa-se!". Portugal.
  14. José Manuel Martins Ferreira; Ana Mouraz Lopes; Amélia Lopes; Rui Trindade. 2010. "Inter-institutional Peer Observation of Classes - a powerful tool to improve the quality of teaching and learning". Portugal.
  15. Ana Mouraz; Amélia Lopes. 2009. "A formação contínua de professores vista por directores dos CFAE: alguns resultados preliminares de um estudo de avaliação". Portugal.
Artigo em revista
  1. Ana Cristina Torres; Ana Mouraz. 2019. "TRANSIÇÃO PARA O ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL: VOZES DE ESTUDANTES SOBRE DIFICULDADES ACADÊMICAS". Educação & Sociedade 40 (0). https://doi.org/10.1590/es0101-73302019186268.
    10.1590/es0101-73302019186268
  2. Ana Mouraz; Carlinda Leite; Preciosa Fernandes. 2019. "Between External Influence and Autonomy of Schools: Effects of External Evaluation of Schools". Paidéia (Ribeirão Preto) 29. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2922.
    10.1590/1982-4327e2922
  3. Mouraz, Ana. 2018. "OS EFEITOS DO PROGRAMA TEIP NA TERRITORIALIZAÇÃO CURRICULAR, VISTOS PELA IGE". http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/2980.
  4. Ana Cristina Torres; Amélia Lopes; Jorge M S Valente; Ana Mouraz. 2017. "What catches the eye in class observation?: observers' perspectives in a multidisciplinary peer observation of teaching program". http://hdl.handle.net/10216/110306.
    10.1080/13562517.2017.1301907
  5. Bianca Mota de Moraes; Ana Mouraz; Ariana Cosme. 2017. "A participação dos alunos nos projetos de melhoria das escolas". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (05): 316-316. https://doi.org/10.17979%2Freipe.2017.0.05.2824.
    10.17979/reipe.2017.0.05.2824
  6. Freitas, A.; Mouraz, A.; Pereira, F.. 2017. "Orientation of body movement through education of expressions: Perceptions by teachers from Portugal | Orientação do movimento do corpo pela educação das expressões: Perceções de professores em Portugal | Orientación del movimiento del cuerpo por la educación de las expresiones: Percepciones de profesores en Portugal". Movimento 23 (4): 1435-1448. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85039897289&partnerID=MN8TOARS.
    10.22456/1982-8918.69218
  7. M. Duarte; Carlinda Leite; Ana Mouraz. 2016. "The effect of curricular activities on learner autonomy: the perspective of undergraduate mechanical engineering students". http://hdl.handle.net/10216/91374.
    10.1080/03043797.2015.1056101
  8. Mouraz, Ana; Rodrigues, Sónia Valente; Guedes, M. M.; Carvalho, F.. 2016. "Contributos da observação de pares multidisciplinar nas práticas reflexivas de professores dos ensinos básico e secundário". http://hdl.handle.net/10216/108174.
    Acesso aberto
  9. Mouraz, A.; Sousa, A.. 2016. "An Institutional Approach to First-Year Adjustment: The “Projeto FEUP” Case Study of a Portuguese University". Journal of Hispanic Higher Education 15 (3): 221-239. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84977079583&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1538192715592928
  10. Pereira,Fátima; Mouraz,Ana. 2015. "CRISE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O SEU TRABALHO: IDENTIDADE PROFISSIONAL E CLIMA DE ESCOLA EM ANÁLISE". http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100115.
  11. Maria de Fátima Pereira; Ana Mouraz. 2015. "Crise da educação escolar e perceções dos professores sobre o seu trabalho: identidade profissional e clima de escola em análise". http://hdl.handle.net/10216/82205.
    Acesso aberto • 10.1590/0102-4698129348
  12. Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz; Marta Sampaio. 2015. "Parcerias entre a escola e a comunidade em Portugal: uma análise a partir da avaliaçãoexterna das escolas = Partnerships between school and community in Portugal: an analysis based on external evaluation of schools". http://hdl.handle.net/10216/81460.
    Acesso aberto • 10.1590/00115258201560
  13. Ana Mouraz; Diana Urbano; Cristiana Cabreira; Andreia Santos; Mouraz, Ana; Urbano, Diana; Cabreira, Cristiana; Santos, Andreia. 2015. "Peer Instruction as a path to integrate students in curriculum development: the case of a course in engineering". http://hdl.handle.net/10216/79819.
    Acesso aberto
  14. Martins, J.; Vale, A.; Mouraz, A.. 2015. "All-day schooling: Improving social and educational portuguese policies". International Electronic Journal of Elementary Education 7 (2): 199-216. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84928409824&partnerID=MN8TOARS.
  15. Torres, A.C.; Mouraz, A.. 2015. "Students’ transition experience in the 10th year of schooling: Perceptions that contribute to improving the quality of schools". Improving Schools 18 (2): 127-141. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84936130615&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1365480215581460
  16. Lígia Araújo; Ana Mouraz. 2015. "No intervalo: experiência do Gap Year na transição entre Secundário e Universidade". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 0 (14): 019-019. https://doi.org/10.17979%2Freipe.2015.0.14.313.
    10.17979/reipe.2015.0.14.313
  17. Mouraz, Ana. 2015. "Peer instruction as a path to integrate students in curriculum development: The case of a course of Engineering.". European Journal of Curriculum Studies, 2(1), 245-257..
  18. Ana Vale; Ana Mouraz. 2014. "Da monodocência aos ensaios de coadjuvação no 1º ciclo do ensino básico: reconfigurações de um ciclo da educação básica". http://hdl.handle.net/10216/78753.
    Acesso aberto
  19. Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz. 2014. "Curriculum contextualization: a comparative analysis of meanings expressed in portuguese and english school evaluation". http://hdl.handle.net/10216/102091.
    10.1016/j.stueduc.2014.10.001
  20. José Manuel Martins Ferreira; Carlinda Leite; Ana Mouraz; Rui Trindade; Ana Maria Faustino; Jaime Villate. 2014. "Argumentative skills in higher education: a comparative approach". http://hdl.handle.net/10216/84069.
    Acesso aberto
  21. Pereira, Fatima; Mouraz, Ana; Figueiredo, Carla. 2014. "Student Participation in School Life: The "Student Voice" and Mitigated Democracy". Croatian Journal of Education-Hrvatski Casopis za Odgoj i obrazovanje 16 (4): 935-975. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000348823700003&KeyUID=WOS:000348823700003.
  22. Sousa, A.; Mouraz, A.. 2014. "Promoting 'soft skills' from the start of the engineering degree and the case study of the special 'Projeto FEUP' course". International Journal of Engineering Education 30 (6): 1539-1548. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84911461482&partnerID=MN8TOARS.
  23. Mouraz, Ana. 2014. "Sudjelovanje u?enika u životu škole: “u?eni?ki glas” i ublažena demokracija / Students participation in school life: The 'student voice’' and mitigated democracy.". Croatian Journal of Education, 16(4), 935-975. doi:10.15516/cje.v16i4.742..
  24. Pereira, F.; Mouraz, A.; Figueiredo, C.. 2014. "Student participation in school life: The “student voice” and mitigated  democracy". Croatian Journal of Education 16 (4): 935-975. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84920918319&partnerID=MN8TOARS.
    10.15516/cje.v16i4.742
  25. Mouraz, Ana. 2014. "Sudjelovanje u?enika u životu škole: “u?eni?ki glas” i ublažena demokracija / Students participation in school life: The 'student voice’' and mitigated democracy.". Croatian Journal of Education, 16(4), 935-975. doi:10.15516/cje.v16i4.742..
  26. Ana Mouraz; Carlinda Leite. 2013. "Putting knowledge in context: curriculum contextualization in History classes". http://hdl.handle.net/10216/76847.
    Acesso aberto
  27. Ana Mouraz; Ana Vale Pereira; Raquel Monteiro. 2013. "The use of metaphors in the processes of teaching and learning in higher education". http://hdl.handle.net/10216/65950.
    Acesso aberto
  28. Ana Mouraz; Amélia Lopes; José Martins Ferreira. 2013. "Higher education challenges to teaching practices: perspectives drawn from a multidisciplinary peer observation of teaching program". http://hdl.handle.net/10216/70325.
    Acesso aberto
  29. Ana Mouraz; Carlinda Leite; Preciosa Fernandes. 2013. "Teachers' role in curriculum design in Portuguese schools". http://hdl.handle.net/10216/98359.
    10.1080/13540602.2013.827363
  30. Preciosa Fernandes; Carlinda Leite; Ana Mouraz; Carla Figueiredo. 2013. "Curricular contextualization: tracking the meanings of a concept". http://hdl.handle.net/10216/99946.
    10.1007/s40299-012-0041-1
  31. Mouraz, Ana. 2013. "Higher education challenges to teaching practices: Perspectives drawn from a multidisciplinary peer observation of teaching program.". International Journal of Advanced Research, 1(6), 377-386..
  32. Mouraz, Ana. 2013. "The use of metaphors in the processes of teaching and learning in higher education.". International Online Journal of Educational Sciences, 5(1), 99-110..
  33. Mouraz, Ana. 2013. "Higher education challenges to teaching practices: Perspectives drawn from a multidisciplinary peer observation of teaching program.". International Journal of Advanced Research, 1(6), 377-386..
  34. Mouraz, Ana. 2013. "The use of metaphors in the processes of teaching and learning in higher education.". International Online Journal of Educational Sciences, 5(1), 99-110..
  35. Ana Mouraz. 2012. "A contextualização curricular nas disciplinas de expressão no ensino básico". http://hdl.handle.net/10216/84889.
    Acesso aberto
  36. Ana Mouraz; Preciosa Fernandes; José Carlos Morgado; Mouraz, Ana; Fernandes, Preciosa; Morgado, José Carlos. 2012. "Contextualisation curriculaire: des discours aux pratiques". http://hdl.handle.net/10216/84680.
    Acesso aberto
  37. Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz. 2012. "Contextualização curricular: princípios e práticas". http://hdl.handle.net/10216/84746.
    Acesso aberto
  38. Ana Mouraz; Maria de Fátima Sousa. 2012. "Assessorias". http://hdl.handle.net/10216/99060.
  39. Ana Mouraz; Carlinda Leite; Preciosa Fernandes. 2012. "A formação inicial de professores em Portugal decorrente do Processo de Bolonha: uma análise a partir do "olhar" de professores e estudantes". http://hdl.handle.net/10216/99860.
  40. Amélia Lopes; Ana Mouraz; José Manuel Martins Ferreira; João Pedro Pêgo. 2012. "De par em par na UP: o potencial formativo da observação de pares multidisciplinar". http://hdl.handle.net/10216/77898.
    Acesso aberto
  41. Ana Mouraz; Ana Vale; Jorge Martins. 2012. "Atividades de enriquecimento curricular: O difícil equilíbrio entre a resposta social e a qualidade educativa". Configurações (10): 123-136. https://doi.org/10.4000%2Fconfiguracoes.1438.
    10.4000/configuracoes.1438
  42. Ana Mouraz; Carlinda Leite; Preciosa Fernandes. 2012. "Initial teachers’ training in Portugal after the Bologna Process: a look from teachers’ and students’ perspectives". Revista Portuguesa de Pedagogia 46 (2): 189-209. https://doi.org/10.14195%2F1647-8614_46-2_10.
    10.14195/1647-8614_46-2_10
  43. Ana Mouraz. 2011. "Recensão à obra de Carlinda Leite (org.) - Sentidos da pedagogia no ensino superior". http://hdl.handle.net/10216/56721.
    Acesso aberto
  44. Lopes, Ana Mouraz. 2011. "SCHOOL LIFE OBSERVATORY: BETWEEN UNIVERSITY AND SCHOOLS". http://www.seer.furg.br/momento/article/view/1499.
  45. Ana Mouraz; Fátima Pereira. 2011. "Cognitive work developed by students: from the importance to the promotion". http://hdl.handle.net/10216/57184.
    Acesso aberto
  46. Ana Mouraz; José Miguel Sousa. 2011. "Projecto Inovar com QI: estudo de caso sobre uma experiência formativa de integração das TIC nos processos de ensino e aprendizagem". http://hdl.handle.net/10216/57183.
    Acesso aberto
  47. Carlinda Leite; Ana Mouraz; Rui Trindade; J. M. Martins Ferreira; Ana Maria Faustino; Jaime E. Villate. 2011. "A place for arguing in engineering education: A study on students' assessments". http://hdl.handle.net/10216/84160.
    Acesso aberto • 10.1080/03043797.2011.640661
  48. Mouraz, Ana. 2011. "Cognitive work developed by the students: From the importance for the promotion". International Online Journal of Educational Sciences, 3(3), 849-864..
  49. Ana Mouraz. 2010. "Observatório da vida nas escolas: entre a universidade e a escola". http://hdl.handle.net/10216/65939.
    Acesso aberto
  50. Gonçalves, Maria Fernanda; Fonseca, Maria de Jesus; Mouraz, Ana Maria. 2003. "School curriculum practices: what is the research impact?". http://hdl.handle.net/10400.19/603.
    Acesso aberto
  51. Mouraz, Ana Maria. 2000. "Despacho 112/SERE/SEEBS/93 112 - Inventário das Convicções dos Professores". http://hdl.handle.net/10400.19/918.
    Acesso aberto
  52. Mouraz, Ana Maria. 1998. "Currículos Flexíveis, Diferenciados, Articulados Horizontal e Verticalmente". http://hdl.handle.net/10400.19/774.
    Acesso aberto
  53. Gonçalves, Maria Fernanda; Fonseca, Maria de Jesus; Bonito, Álvaro; Mouraz, Ana Maria. 1998. "Caracterização da população discente da ESEV: quem são e que pretendem". http://hdl.handle.net/10400.19/768.
    Acesso aberto
  54. Mouraz, Ana Paula. 1997. "Pragmática do curriculum: transformar o sapo em príncipe". http://hdl.handle.net/10400.19/715.
    Acesso aberto
  55. Mouraz, Ana Maria; Lopes, António Rodrigues. 1997. "Metodologia e análise de dados". http://hdl.handle.net/10400.19/712.
    Acesso aberto
Livro
  1. Maria de Fátima Pereira; Thiago Freires; Carolina Santos; Dulce Magalhães; Ana Mouraz. 2016. Students' voices about school effects in their lives. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/97544.
  2. Lígia Araújo; Ana Mouraz. 2015. Crossing the gap between high school and higher education: the gap year experience. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/81909.
  3. Karelia Choque; Ana Mouraz. 2015. Debate as a practices in higher education curricula. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/81905.
  4. D. Rodrigues; Ana Mouraz. 2015. "Flipped classroom" as new challenge in higher education: a multi case study. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/81934.
  5. Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz. 2015. Trends that shape curriculum studies. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/81879.
  6. Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz; Marta Sampaio. 2014. Avaliação externa de escolas: impacto e efeitos no desenvolvimento do trabalho docente. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/71140.
  7. José Martins Ferreira; João Pedro Pêgo; Ana Mouraz; Amélia Lopes; José Fernando Oliveira; Isabel Ferreira. 2014. De Par em Par. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/84056.
  8. José Martins Ferreira; Ana Mouraz; João Pedro Pêgo; Amélia Lopes; José Fernando Oliveira; Isabel Ferreira. 2014. Multidisciplinary Peer Observation as a strategy to promote curriculum development awareness among lecturers in Higher Education. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/84073.
  9. Ana Mouraz. 2013. O potencial das metáforas utilizadas nos estudos curriculares: o caso da metáfora da teia de aranha. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/95897.
  10. Ana Mouraz; A. C. Torres. 2013. The discourses on the curriculum made public issues by the media. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/70722.
  11. A. C. Torres; Ana Mouraz; Preciosa Fernandes. 2013. Transitions: experienced curriculum by students in transition for other schools or for the labor market. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/70703.
  12. Amélia Lopes; Fátima Pereira; Ana Mouraz. 2013. A formação inicial de profissionais de ajuda: a enfermagem e o ensino: unidade e diversidade. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/96922.
  13. José Carlos Morgado; Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz. 2013. A contextualização curricular como referente da avaliação externa das escolas. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/69903.
  14. Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz; M. Sampaio. 2013. External evaluation of schools in Portugal: effects on schools' dynamics. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/70706.
  15. Fátima Pereira; Ana Mouraz; Amélia Lopes; Cristina Sousa. 2013. Identidades situadas e climas em formação inicial de professores: identidades profissionais em transição. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/97032.
  16. Preciosa Fernandes; Carlinda Leite; Ana Mouraz; Marta Sampaio. 2013. O lugar da dimensão pedagógica na formação de professores da Universidade do Porto. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/96851.
  17. Amélia Lopes; Ana Mouraz; Fátima Pereira; Rita Sousa. 2013. Formação inicial de profissionais de ajuda e identidades dos formadores: o caso da enfermagem. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/92474.
  18. Ana Mouraz; Fernando Diogo; Cristina Sousa; Carlinda Leite; Amélia Lopes. 2013. Contributos para o estudo dos climas de formação inicial de professores. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/101171.
  19. Preciosa Fernandes; Aurora Pereira; Ana Mouraz; Rita Sousa; Amélia Lopes. 2013. A formação inicial em enfermagem e climas de formação: conceitos e percepções. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/100901.
  20. Ana Mouraz; José Manuel Ferreira. 2012. O que fazem eles na Faculdade de Engenharia?: constroem pontes ou constroem pessoas?: um exemplo de formação em desenvolvimento curricular. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/65403.
  21. Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz. 2012. A contextualização curricular como dispositivo de promoção da justiça social. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/65347.
  22. A. Pereira; Amélia Lopes; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz; Rita Sousa. 2012. O clima de formação no ensino de enfermagem: contextos/dimensões e perspetivas. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/76890.
  23. José Carlos Morgado; Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz; Carla Figueiredo. 2012. O lugar da contextualização curricular nos discursos políticos sobre educação em Portugal. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/65387.
  24. Ana Mouraz. 2011. Assessorias: entre a ideia de diferenciação pedagógica e a experimentação de novas formas de trabalhar na escola. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/60973.
  25. Ana Mouraz. 2011. As tarefas epistemológicas dos estudos curriculares. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/98593.
  26. José Carlos Morgado; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz. 2011. Contextualizar o currículo para melhorar a aprendizagem dos alunos. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/61975.
  27. Fátima Sousa; Isabel Mendes; Ana Mouraz. 2011. Trilhos de aprendizagem.... Portugal. http://hdl.handle.net/10216/63247.
  28. Ana Mouraz; Pedro Nunes; João Sampaio. 2011. O impacto do esforço formativo dos pais e mães no sucesso escolar dos alunos de um agrupamento de escolas TEIP. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/61926.
  29. Preciosa Fernandes; Carlinda Leite; Ana Mouraz; Carla Figueiredo. 2011. Sentidos atribuídos ao conceito de "contextualização curricular". Portugal. http://hdl.handle.net/10216/60978.
  30. Amélia Lopes; José Manuel Martins Ferreira; Ana Mouraz. 2011. From peer to peer: issues about observers in peer observation of teaching. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/76678.
  31. João Pedro Pêgo; Amélia Lopes; Ana Mouraz; José Manuel Martins Ferreira. 2011. De par em par na Universidade do Porto: um programa multidisciplinar de observação de aulas em parceria. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/60847.
  32. Amélia Lopes; Ana Mouraz; Elisabete Ferreira; Fátima Pereira; Preciosa Fernandes; Jacinta Moreira; Lurdes Lima; Lurdes Rodrigues. 2011. Formação contínua de professores 1992-2007: contributos de investigação para uma apreciação retrospectiva. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/97930.
  33. Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz; José Carlos Morgado; Maria Mauela Esteves; Maria Ângela Rodrigues; Nilza Costa; Carla Figueiredo. 2011. Contextualizar o saber para a melhoria dos resultados dos alunos. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/61921.
  34. Ana Mouraz; Carmen Teresa Gabriel; Miriam Leite. 2010. Processo de construção de sentidos na historiografia escolar: o caso das viagens marítimas portuguesas nos séculos XV e XVI. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/98469.
  35. Carlinda Leite; Rui Trindade; Ana Mouraz; Ana Maria Faustino; Jaime Villate; José Manuel Martins Ferreira. 2010. Argumentar, precisa-se!. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/76664.
  36. Ana Maria Faustino; Ana Mouraz; Carlinda Leite; Jaime Villate; José Manuel Martins Ferreira; Rui Trindade; Carla Figueiredo; Daniela Pinto; Sara Pinheiro. 2010. Projecto: Argumentar, precisa-se. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/107038.
  37. Amélia Lopes; Ana Mouraz. 2009. A formação contínua de professores vista por directores dos CFAE: alguns resultados preliminares de um estudo de avaliação. Portugal. http://hdl.handle.net/10216/96803.
Relatório
  1. João Pedro Pêgo; Ana Mouraz. 2011. De par em par na U.Porto: relatório final. http://hdl.handle.net/10216/63193.
  2. Ana Mouraz; José Manuel Martins Ferreira; Carlinda Leite; Ana Maria Faustino; Jaime Villate. 2010. Argumentar precisas-se!: projecto UP19: relatório final. http://hdl.handle.net/10216/74403.
Tese / Dissertação
  1. Lopes, Ana Maria Mouraz. 2004. "Culturas epistémicas na área do currículo". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10316/953.

Outros

Outra produção
  1. Fátima Pereira; Thiago Freires; Carolina Santos; Dulce Magalhães; Ana Mouraz; Soraia Sousa. 2015. Students’ Voices About How Schooling Affects Their Lives. https://doi.org/10.1007%2F978-3-319-24699-4_11.
    10.1007/978-3-319-24699-4_11
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - 2016 Especificidades da educação das expressões nas conceções de docente do 1º CEB Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2012 As competências de autonomia no trabalho curricular: Das práticas pedagógicas aos efeitos constatados nos estudantes do ensino superior Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal