???global.info.a_carregar???
Ana Mouraz is a PhD in Sciences of Education. She teaches at Universidade Aberta (Portugal) since February, 2019, where belongs to Department of Education and at distance teaching (DEED) . She is a researcher that collaborates at the Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) of the Faculty of Psychology and Sciences of Education, University of Porto. She is also collaborative researcher at LE@D - Laboratório de Ensino a Distância da Universidade Aberta. Her research interests have been teachers¿ training, pedagogical supervision; curriculum studies, and evaluation. Such topics are in line with her publications . Ana Mouraz has been leading a number of awarded research projects on teacher education and innovation, such as project ReKINDLE+50 on veteran teacher and IT challenges; Teachers promoting digital literacy as a strategy for gender equality –starting from an early age DIGIQUALGENDER; or Multidisciplinary Peer Observation of Teaching (OPMUSA), among others. Currently, she belongs to the team of the Portuguese partner team of the European Education Policy Network for Teachers and School Leaders (2019-2023), and to national project (funded by FCT) entitled Fifty years of teaching: factors of change and intergenerational dialogues (FYT-ID). Recently, Ana Mouraz has participated as a member in ISCH COST Action IS1307, NETWORK, entitled: New Materialism: Networking European Scholarship on 'How Matter Comes to Matter (2014-2018); in other ERASMUS funded projects as Tuning Asia-South East / TA-SE” project (2016-2019) ; Managing for @ School of Success”; in other projects funded by FCT, such as “MAEE -devices for change in Schools and in General Board Inspection (2018-2022); Schools’ self evaluation: Self-evaluation Procedures Relevant for Primary and Secondary Schools (2016-2017); and in other projects funded by other funding entities, such as EDULOG – an observatory for Education ( Belmiro de Azevedo Foundation) . Ana Mouraz co-leaded the Observatory of School Life ( belonging to CIIE- FPCEUP) since 2011 to 2018; and developed consulting tasks as an advisor of four schools which are Educational Territories of Priority Education (TEIP), since 2009 until 2018. She was an expert in School External Evaluation Teams to National Inspection Board (IGEC). She acted as external expert in evaluation panels for the Science Fund of Republic of Serbia (2021); as well as external expert in evaluation panels for ERASMUS National Agency(2018-2019), and for COST Programm ( 2015-2017).She is frequent reviewer in various internationally relevant scientific journals such as: Studies in Higher Education; European Journal of Curriculum Studies; Journal of Interdisciplinary Studies in Education; Revista de Educação PUC-Campinas; Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa – RELATEC; Revista Portuguesa de Educação; Educação, Sociedade e Culturas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Maria Mouraz Lopes

Nomes de citação

  • Mouraz, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
451A-5847-2060
ORCID iD
0000-0001-7960-5923
Researcher Id
K-5236-2014
Scopus Author Id
ID 55213861200

Endereços de correio eletrónico

  • Ana.Lopes@uab.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 966437559 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Keil do Amaral, 73, 3525.013, Canas de Senhorim, Nelas, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
1998/11/01 - 2004/07/19
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação / PhD in Sciences of Education (Doutoramento)
Especialização em Filosofia da Educação
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Culturas Epistémicas na Àrea do Currículo / Epistemic Cultures in Curriculum Studies " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com distinção e louvor
2001/09 - 2002/01
Concluído
Short Course (Postgraduate Certificate)
University College London Institute of Education, Reino Unido
1992/10/01 - 1994/07/27
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação /Master in Sciences of Education (Mestrado)
Especialização em Epistemologia /Epistemology
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Análise das conceções epistemológicas dos alunos universitários /Higher Education students: Epistemological perspectives" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom / Very Good
1982/01 - 1983/07
Concluído
Master in Contemporary Philosophy (Pós-Graduação)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
1977/10/01 - 1981/07/27
Concluído
Filosofia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/02/16 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2016/11/15 - 2018/02/15 Investigador Auxiliar Convidado (carreira) (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2008/07/01 - 2016/09/15 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/02/11 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2016 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1996/09/01 - 2000/08/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015 - 2019/09/30 Desenhar pontes entre níveis de ensino um estudo misto sobre a transição do ensino secundário para o ensino superior /Drawing bridges between secondary schools and higher education
SFRH/BD/113127/2015
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Concluído
2015 - 2018/10/31 Students' transition . voices of students
info:eu-repo/grantAgreement/NSF/Directorate for Education & Human Resources/9903264/US
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Concluído
2012 - 2015/01 Impact and effects of external evaluation on non-higher education schools Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual Migrações digitais e inovação curricular / Digital Migrations and Curricular Innovation: giving new meaning to experience and rekindling teaching profession after 50
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Em curso
2018 - 2021/09/30 MAEE -Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. / Mechanisms of change in schools and in Inspection Board due to External Evaluation of Schools
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
Em curso
2016 - 2019/11/01 EDULOG - Observatório da Educação / Education Observatory
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Concluído
2016 - 2019/10/15 Tuning Asia-South East / TA-SE
573760-EPP-1-2016-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
ERASMUS+ European Commission
Concluído
2015 - 2018/09/01 M@ss - Managing for a school of success
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Concluído
2016 - 2017/12/31 A relevância dos processos de autoavaliação das escolas básicas e secundárias / Schools' self-evaluation - Self-evaluation procedures relevant for primary and secondary schools
SK-PT-2015-NEWPROJECT-6457
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Concluído
2015 - 2017/09/01 Xeno Tolerance – Supporting VET teachers and trainers to prevent radicalisation
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Concluído
2014 - 2015/03 De Par em Par - multidisciplinar e interinstitucional ['From Peer to Peer' - multidisciplinary and interinstitutional]
79/ID/2014
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014 - 2015/01/31 De Par em Par na U.Porto
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2012 - 2013/11/30 A Centralidade da Experiência escolar na estruturação da vida dos jovens
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Concluído
2012 - 2013/09 The use of synchronous devices to access and improve learning
Edition of 2011 Projetos Pluridisciplinares-IJUP- 24
Santander Bank and Porto University.
2011 - 2013/09 Initial training of helping professionals and identities of trainers: a study of teaching and nursing Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2011 - 2013/07 Putting knowledge in context towards the improvement of students´ achievement
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2012 - 2012/06 Metaphors in Higher Education
Pequenos Projetos CIIE/2011
Centre for Research and Intervention in Education
2009 - 2010/12/31 Argumentar, precisa-se! / Arguing it is needed
Proj. PP19
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2016 - 2017/07/31 Avaliação do programa educativo municipal Porto de Conhecimento da Câmara Municipal do Porto [Evaluation of the educational program "Porto de Conhecimento"
ADG/348/2016/DMC
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Câmara Municipal do Porto
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ana Mouraz; João Pedro Pêgo. "UP Inter ParES - Observação Interinstitucional de Pares U.Porto/Escolas Secundárias". 2016.
  2. Morgado, José Carlos; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana. "A contextualização curricular como referente da avaliação externa das escolas". 2013.
  3. Morgado, José Carlos; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana. "Promover a articulação curricular através de processos de contextualização". 2013.
  4. Sousa, R.G.; Garcia, P.J.V.; Marinho, V.; Mouraz, A.. "Visualization of electric field lines in an engineering education context". 2013.
    10.1109/CISPEE.2013.6701973
  5. Pego, J.P.; Mouraz, A.; Martins Ferreira, J.M.; Lopes, A.. "Peer observation of teaching at u.porto a multidisciplinary approach to peer observation of teaching". 2013.
    10.1109/CISPEE.2013.6701972
  6. Morgado, José Carlos; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana; Figueiredo, Carla; José Carlos Morgado; Carlinda Leite; et al. "O lugar da contextualização curricular nos discursos políticos sobre educação em Portugal". 2012.
  7. Ana Mouraz; Carlinda Leite; Preciosa Fernandes. "Does contextualization challenge critical approaches of curriculum?". 2011.
  8. Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz. "The diagnostic evaluation as condition to contextualize the curriculum". 2011.
  9. José Martins Ferreira; Ana Mouraz; Amélia Lopes. "From peer to peer: an opportunity to improve observers' professional development". 2011.
  10. Ana Mouraz. "Das tarefas epistemológicas dos estudos curriculares à explicitação dos seus sujeitos". 2010.
  11. Ana Mouraz; José Manuel Martins Ferreira; Rui Trindade; Carlinda Leite; Ana Maria Faustino; Jaime Villate; Carla Figueiredo; Daniela Pinto; Sara Pinheiro. "Projecto argumentar, precisa-se!". 2010.
  12. José Manuel Martins Ferreira; Ana Mouraz Lopes; Amélia Lopes; Rui Trindade. "Inter-institutional Peer Observation of Classes - a powerful tool to improve the quality of teaching and learning". 2010.
Artigo em revista
  1. Ana Cristina Torres; Ana Mouraz; Angélica Monteiro. "Desafios da inovação curricular". Revista Portuguesa de Educação (2022): https://doi.org/10.21814/rpe.23263.
    10.21814/rpe.23263
  2. Filipa Seabra; Marta Abelha; Susana Henriques; Ana Mouraz. "Policies and practices of external evaluation of schools: spaces for teacher collaboration?". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (2022): https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003442.
    10.1590/s0104-40362022003003442
  3. Filipa Seabra; Ana Mouraz; Susana Henriques; Marta Abelha. "A supervisão pedagógica na política e na prática educativa: O olhar da Avaliação Externa das Escolas em Portugal". education policy analysis archives (2021): https://doi.org/10.14507/epaa.29.6486.
    10.14507/epaa.29.6486
  4. Ana Cristina Torres; João Paiva; Ana Mouraz. "High School Students’ Questions About Science and Religion in School Debates with Scientists". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2021): https://doi.org/10.29333/ejmste/10864.
    10.29333/ejmste/10864
  5. Ana Nobre; Ana Mouraz; Maria de Fátima Goulão; Susana Henriques; Daniela Barros; José António Moreira. "Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia". Práxis Educacional (2021): https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8331.
    10.22481/praxisedu.v17i45.8331
  6. Mouraz, Ana; Monteiro, Angélica; Thomas Dotta, Leanete. "Veteran Teachers and digital tecnhologies". Teachers and teaching (2021):
    No prelo • 10.1080/13540602.2021.1900809
  7. Torres, Ana Cristina; Mouraz, Ana. "High school students as researchers about their school". Improving Schools (2021):
    No prelo
  8. Ana Nobre; Ana Mouraz. "Reflexões sobre os efeitos da pandemia na aprendizagem digital". Dialogia 36 (2020): 367-381. https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18722.
    10.5585/dialogia.n36.18722
  9. Barreto de Seabra, Filipa; Mouraz, Ana; Henriques, Susana; Abelha, Marta. "Equidade e inclusão nas políticas de educação". 12 5 (2020):
    Publicado
  10. Freitas, A.; Mouraz, A.; Pereira, F.; Barreto de Seabra, Filipa; Mouraz, Ana; Henriques, Susana; Abelha, Marta. "Controversies of expressive arts education in Portugal: Insights from policies and practices". Knowledge Cultures 8 1 (2020): 77-93. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85085913523&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.22381/KC8120206
  11. Ana Maria Mouraz Lopes; Adriana Aparecida De Lima Terçariol. "A Coordenação Pedagógica na Escola". Dialogia 33 (2019): 2-4. https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.16113.
    10.5585/dialogia.N33.16113
  12. Ana Mouraz; Carlinda Leite; Preciosa Fernandes. "Between External Influence and Autonomy of Schools: Effects of External Evaluation of Schools". Paidéia (Ribeirão Preto) 29 (2019): https://doi.org/10.1590/1982-4327e2922.
    10.1590/1982-4327e2922
  13. Pinto, D.; Lopes, A.; Mouraz, A.. "Perspectives on the transition to higher education in Europe: an approach focused on literature". Research in Post-Compulsory Education 24 4 (2019): 356-374. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85074632162&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13596748.2019.1584429
  14. Torres, Ana Cristina; Mouraz, Ana; Ana Cristina Torres; Ana Mouraz. "TRANSIÇÃO PARA O ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL: VOZES DE ESTUDANTES SOBRE DIFICULDADES ACADÊMICAS". Educação & Sociedade 40 0 (2019): http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302019186268.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/es0101-73302019186268
  15. Mouraz, Ana. "OS EFEITOS DO PROGRAMA TEIP NA TERRITORIALIZAÇÃO CURRICULAR, VISTOS PELA IGE". (2018): http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/2980.
  16. Ana Cristina Torres; Amélia Lopes; Jorge M S Valente; Ana Mouraz. "What catches the eye in class observation?: observers' perspectives in a multidisciplinary peer observation of teaching program". (2017): http://hdl.handle.net/10216/110306.
    10.1080/13562517.2017.1301907
  17. Bianca Mota de Moraes; Ana Mouraz; Ariana Cosme. "A participação dos alunos nos projetos de melhoria das escolas". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 05 (2017): 316-316. https://doi.org/10.17979%2Freipe.2017.0.05.2824.
    10.17979/reipe.2017.0.05.2824
  18. Freitas, A.; Mouraz, A.; Pereira, F.. "Orientation of body movement through education of expressions: Perceptions by teachers from Portugal | Orientação do movimento do corpo pela educação das expressões: Perceções de professores em Portugal | Orientación del movimiento del cuerpo por la educación de las expresiones: Percepciones de profesores en Portugal". Movimento 23 4 (2017): 1435-1448. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85039897289&partnerID=MN8TOARS.
    10.22456/1982-8918.69218
  19. M. Duarte; Carlinda Leite; Ana Mouraz. "The effect of curricular activities on learner autonomy: the perspective of undergraduate mechanical engineering students". (2016): http://hdl.handle.net/10216/91374.
    10.1080/03043797.2015.1056101
  20. Mouraz, Ana; Rodrigues, Sónia Valente; Guedes, M. M.; Carvalho, F.. "Contributos da observação de pares multidisciplinar nas práticas reflexivas de professores dos ensinos básico e secundário". (2016): http://hdl.handle.net/10216/108174.
    Acesso aberto
  21. Mouraz, A.; Sousa, A.. "An Institutional Approach to First-Year Adjustment: The “Projeto FEUP” Case Study of a Portuguese University". Journal of Hispanic Higher Education 15 3 (2016): 221-239. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84977079583&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1538192715592928
  22. Pereira,Fátima; Mouraz,Ana. "CRISE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O SEU TRABALHO: IDENTIDADE PROFISSIONAL E CLIMA DE ESCOLA EM ANÁLISE". (2015): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100115.
  23. Maria de Fátima Pereira; Ana Mouraz. "Crise da educação escolar e perceções dos professores sobre o seu trabalho: identidade profissional e clima de escola em análise". (2015): http://hdl.handle.net/10216/82205.
    Acesso aberto • 10.1590/0102-4698129348
  24. Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz; Marta Sampaio. "Parcerias entre a escola e a comunidade em Portugal: uma análise a partir da avaliaçãoexterna das escolas = Partnerships between school and community in Portugal: an analysis based on external evaluation of schools". (2015): http://hdl.handle.net/10216/81460.
    Acesso aberto • 10.1590/00115258201560
  25. Ana Mouraz; Diana Urbano; Cristiana Cabreira; Andreia Santos; Mouraz, Ana; Urbano, Diana; Cabreira, Cristiana; Santos, Andreia. "Peer Instruction as a path to integrate students in curriculum development: the case of a course in engineering". (2015): http://hdl.handle.net/10216/79819.
    Acesso aberto
  26. Martins, J.; Vale, A.; Mouraz, A.. "All-day schooling: Improving social and educational portuguese policies". International Electronic Journal of Elementary Education 7 2 (2015): 199-216. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84928409824&partnerID=MN8TOARS.
  27. Torres, A.C.; Mouraz, A.. "Students’ transition experience in the 10th year of schooling: Perceptions that contribute to improving the quality of schools". Improving Schools 18 2 (2015): 127-141. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84936130615&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1365480215581460
  28. Lígia Araújo; Ana Mouraz. "No intervalo: experiência do Gap Year na transição entre Secundário e Universidade". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 0 14 (2015): 019-019. https://doi.org/10.17979%2Freipe.2015.0.14.313.
    10.17979/reipe.2015.0.14.313
  29. Mouraz, Ana. "Peer instruction as a path to integrate students in curriculum development: The case of a course of Engineering.". European Journal of Curriculum Studies, 2(1), 245-257. (2015):
  30. Ana Vale; Ana Mouraz. "Da monodocência aos ensaios de coadjuvação no 1º ciclo do ensino básico: reconfigurações de um ciclo da educação básica". (2014): http://hdl.handle.net/10216/78753.
    Acesso aberto
  31. Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz. "Curriculum contextualization: a comparative analysis of meanings expressed in portuguese and english school evaluation". (2014): http://hdl.handle.net/10216/102091.
    10.1016/j.stueduc.2014.10.001
  32. José Manuel Martins Ferreira; Carlinda Leite; Ana Mouraz; Rui Trindade; Ana Maria Faustino; Jaime Villate. "Argumentative skills in higher education: a comparative approach". (2014): http://hdl.handle.net/10216/84069.
    Acesso aberto
  33. Pereira, Fatima; Mouraz, Ana; Figueiredo, Carla. "Student Participation in School Life: The "Student Voice" and Mitigated Democracy". Croatian Journal of Education-Hrvatski Casopis za Odgoj i obrazovanje 16 4 (2014): 935-975. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000348823700003&KeyUID=WOS:000348823700003.
  34. Sousa, A.; Mouraz, A.. "Promoting 'soft skills' from the start of the engineering degree and the case study of the special 'Projeto FEUP' course". International Journal of Engineering Education 30 6 (2014): 1539-1548. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84911461482&partnerID=MN8TOARS.
  35. Pereira, F.; Mouraz, A.; Figueiredo, C.. "Student participation in school life: The “student voice” and mitigated  democracy". Croatian Journal of Education 16 4 (2014): 935-975. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84920918319&partnerID=MN8TOARS.
    10.15516/cje.v16i4.742
  36. Mouraz, Ana; Mouraz, Ana. "Sudjelovanje u?enika u životu škole: “u?eni?ki glas” i ublažena demokracija / Students participation in school life: The 'student voice’' and mitigated democracy.". Croatian Journal of Education, 16(4), 935-975. doi:10.15516/cje.v16i4.742. (2014):
  37. Ana Mouraz; Carlinda Leite. "Putting knowledge in context: curriculum contextualization in History classes". (2013): http://hdl.handle.net/10216/76847.
    Acesso aberto
  38. Ana Mouraz; Carlinda Leite; Preciosa Fernandes. "Teachers' role in curriculum design in Portuguese schools". (2013): http://hdl.handle.net/10216/98359.
    10.1080/13540602.2013.827363
  39. Preciosa Fernandes; Carlinda Leite; Ana Mouraz; Carla Figueiredo. "Curricular contextualization: tracking the meanings of a concept". (2013): http://hdl.handle.net/10216/99946.
    10.1007/s40299-012-0041-1
  40. Mouraz, Ana; Ana Mouraz; Ana Vale Pereira; Raquel Monteiro; Mouraz, Ana. "The use of metaphors in the processes of teaching and learning in higher education.". International Online Journal of Educational Sciences, 5(1), 99-110. (2013): http://hdl.handle.net/10216/65950.
  41. Mouraz, Ana; Ana Mouraz; Amélia Lopes; José Martins Ferreira; Mouraz, Ana. "Higher education challenges to teaching practices: Perspectives drawn from a multidisciplinary peer observation of teaching program.". International Journal of Advanced Research, 1(6), 377-386. (2013): http://hdl.handle.net/10216/70325.
  42. Ana Mouraz. "A contextualização curricular nas disciplinas de expressão no ensino básico". (2012): http://hdl.handle.net/10216/84889.
    Acesso aberto
  43. Ana Mouraz; Preciosa Fernandes; José Carlos Morgado; Mouraz, Ana; Fernandes, Preciosa; Morgado, José Carlos. "Contextualisation curriculaire: des discours aux pratiques". (2012): http://hdl.handle.net/10216/84680.
    Acesso aberto
  44. Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz. "Contextualização curricular: princípios e práticas". (2012): http://hdl.handle.net/10216/84746.
    Acesso aberto
  45. Ana Mouraz; Maria de Fátima Sousa. "Assessorias". (2012): http://hdl.handle.net/10216/99060.
  46. Ana Mouraz; Carlinda Leite; Preciosa Fernandes. "A formação inicial de professores em Portugal decorrente do Processo de Bolonha: uma análise a partir do "olhar" de professores e estudantes". (2012): http://hdl.handle.net/10216/99860.
  47. Amélia Lopes; Ana Mouraz; José Manuel Martins Ferreira; João Pedro Pêgo. "De par em par na UP: o potencial formativo da observação de pares multidisciplinar". (2012): http://hdl.handle.net/10216/77898.
    Acesso aberto
  48. Ana Mouraz; Ana Vale; Jorge Martins. "Atividades de enriquecimento curricular: O difícil equilíbrio entre a resposta social e a qualidade educativa". Configurações 10 (2012): 123-136. https://doi.org/10.4000%2Fconfiguracoes.1438.
    10.4000/configuracoes.1438
  49. Ana Mouraz; Carlinda Leite; Preciosa Fernandes. "Initial teachers’ training in Portugal after the Bologna Process: a look from teachers’ and students’ perspectives". Revista Portuguesa de Pedagogia 46 2 (2012): 189-209. https://doi.org/10.14195%2F1647-8614_46-2_10.
    10.14195/1647-8614_46-2_10
  50. Ana Mouraz. "Recensão à obra de Carlinda Leite (org.) - Sentidos da pedagogia no ensino superior". (2011): http://hdl.handle.net/10216/56721.
    Acesso aberto
  51. Lopes, Ana Mouraz. "SCHOOL LIFE OBSERVATORY: BETWEEN UNIVERSITY AND SCHOOLS". (2011): http://www.seer.furg.br/momento/article/view/1499.
  52. Ana Mouraz; José Miguel Sousa. "Projecto Inovar com QI: estudo de caso sobre uma experiência formativa de integração das TIC nos processos de ensino e aprendizagem". (2011): http://hdl.handle.net/10216/57183.
    Acesso aberto
  53. Carlinda Leite; Ana Mouraz; Rui Trindade; J. M. Martins Ferreira; Ana Maria Faustino; Jaime E. Villate. "A place for arguing in engineering education: A study on students' assessments". (2011): http://hdl.handle.net/10216/84160.
    Acesso aberto • 10.1080/03043797.2011.640661
  54. Mouraz, Ana; Ana Mouraz; Fátima Pereira. "Cognitive work developed by the students: From the importance for the promotion". International Online Journal of Educational Sciences, 3(3), 849-864. (2011): http://hdl.handle.net/10216/57184.
  55. Ana Mouraz. "Observatório da vida nas escolas: entre a universidade e a escola". (2010): http://hdl.handle.net/10216/65939.
    Acesso aberto
  56. Gonçalves, Maria Fernanda; Fonseca, Maria de Jesus; Mouraz, Ana Maria. "School curriculum practices: what is the research impact?". (2003): http://hdl.handle.net/10400.19/603.
    Acesso aberto
  57. Mouraz, Ana Maria. "Despacho 112/SERE/SEEBS/93 112 - Inventário das Convicções dos Professores". (2000): http://hdl.handle.net/10400.19/918.
    Acesso aberto
  58. Mouraz, Ana Maria. "Currículos Flexíveis, Diferenciados, Articulados Horizontal e Verticalmente". (1998): http://hdl.handle.net/10400.19/774.
    Acesso aberto
  59. Gonçalves, Maria Fernanda; Fonseca, Maria de Jesus; Bonito, Álvaro; Mouraz, Ana Maria. "Caracterização da população discente da ESEV: quem são e que pretendem". (1998): http://hdl.handle.net/10400.19/768.
    Acesso aberto
  60. Mouraz, Ana Paula. "Pragmática do curriculum: transformar o sapo em príncipe". (1997): http://hdl.handle.net/10400.19/715.
    Acesso aberto
  61. Mouraz, Ana Maria; Lopes, António Rodrigues. "Metodologia e análise de dados". (1997): http://hdl.handle.net/10400.19/712.
    Acesso aberto
Capítulo de livro
  1. Mouraz, Ana; Cosme, Ariana. "The ongoing curriculum Reform in Portugal". In Curriculum making in Europe, editado por Priestley, Mark; Alvunger, Daniel; Philippou,, S., 77-98. Bingley: Emerald, 2021.
    Publicado
  2. Mouraz, Ana. "Portas que o digital abriu na metodologia de investigação em educação". In DOORS THAT DIGITAL OPENED IN EDUCATION RESEARCH. 2021.
    10.34627/UAB.EDEL.15.12
  3. Henriques, Susana; Abelha, Marta; Barreto de Seabra, Filipa; Mouraz, Ana. "Avaliação Externa de escolas e inovação Educativa". editado por Pacheco, José Augusto; Morgado, José Carlos; Sousa, Jesus Maria, 141-164. Porto: Porto Editora, 2020.
    Publicado
  4. Mouraz, Ana; Lopes, A.; Lopes, Amélia; Morgado, José Carlos; Torres, Ana Cristina. "Veteran teachers and the challenges of curriculum innovation". 153-165. Prague: Institute of Public Affairs, Jagiellonian University, 2020.
    Publicado
  5. Mouraz, Ana; Vale Pereira, Ana. "Os Debates como estratégia de trabalho curricular participado dos estudantes do ensino superior". In Docência no ensino superior, editado por J. Tavares, 184-216. S. Paulo: Editora Hipótese, 2019.
    Publicado
Edição de livro
  1. Mouraz, Ana. Portas que o digital abriu na investigação em educação. 2021.
    10.34627/UAB.EDEL.15
Livro
  1. Maria de Fátima Pereira; Thiago Freires; Carolina Santos; Dulce Magalhães; Ana Mouraz. Students' voices about school effects in their lives. Portugal. 2016.
  2. Lígia Araújo; Ana Mouraz. Crossing the gap between high school and higher education: the gap year experience. Portugal. 2015.
  3. Karelia Choque; Ana Mouraz. Debate as a practices in higher education curricula. Portugal. 2015.
  4. D. Rodrigues; Ana Mouraz. "Flipped classroom" as new challenge in higher education: a multi case study. Portugal. 2015.
  5. Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz. Trends that shape curriculum studies. Portugal. 2015.
  6. Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz; Marta Sampaio. Avaliação externa de escolas: impacto e efeitos no desenvolvimento do trabalho docente. Portugal. 2014.
  7. José Martins Ferreira; João Pedro Pêgo; Ana Mouraz; Amélia Lopes; José Fernando Oliveira; Isabel Ferreira. De Par em Par. Portugal. 2014.
  8. José Martins Ferreira; Ana Mouraz; João Pedro Pêgo; Amélia Lopes; José Fernando Oliveira; Isabel Ferreira. Multidisciplinary Peer Observation as a strategy to promote curriculum development awareness among lecturers in Higher Education. Portugal. 2014.
  9. Ana Mouraz. O potencial das metáforas utilizadas nos estudos curriculares: o caso da metáfora da teia de aranha. Portugal. 2013.
  10. Ana Mouraz; A. C. Torres. The discourses on the curriculum made public issues by the media. Portugal. 2013.
  11. A. C. Torres; Ana Mouraz; Preciosa Fernandes. Transitions: experienced curriculum by students in transition for other schools or for the labor market. Portugal. 2013.
  12. Amélia Lopes; Fátima Pereira; Ana Mouraz. A formação inicial de profissionais de ajuda: a enfermagem e o ensino: unidade e diversidade. Portugal. 2013.
  13. José Carlos Morgado; Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz. A contextualização curricular como referente da avaliação externa das escolas. Portugal. 2013.
  14. Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz; M. Sampaio. External evaluation of schools in Portugal: effects on schools' dynamics. Portugal. 2013.
  15. Fátima Pereira; Ana Mouraz; Amélia Lopes; Cristina Sousa. Identidades situadas e climas em formação inicial de professores: identidades profissionais em transição. Portugal. 2013.
  16. Preciosa Fernandes; Carlinda Leite; Ana Mouraz; Marta Sampaio. O lugar da dimensão pedagógica na formação de professores da Universidade do Porto. Portugal. 2013.
  17. Amélia Lopes; Ana Mouraz; Fátima Pereira; Rita Sousa. Formação inicial de profissionais de ajuda e identidades dos formadores: o caso da enfermagem. Portugal. 2013.
  18. Ana Mouraz; Fernando Diogo; Cristina Sousa; Carlinda Leite; Amélia Lopes. Contributos para o estudo dos climas de formação inicial de professores. Portugal. 2013.
  19. Preciosa Fernandes; Aurora Pereira; Ana Mouraz; Rita Sousa; Amélia Lopes. A formação inicial em enfermagem e climas de formação: conceitos e percepções. Portugal. 2013.
  20. Ana Mouraz; José Manuel Ferreira. O que fazem eles na Faculdade de Engenharia?: constroem pontes ou constroem pessoas?: um exemplo de formação em desenvolvimento curricular. Portugal. 2012.
  21. Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz. A contextualização curricular como dispositivo de promoção da justiça social. Portugal. 2012.
  22. A. Pereira; Amélia Lopes; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz; Rita Sousa. O clima de formação no ensino de enfermagem: contextos/dimensões e perspetivas. Portugal. 2012.
  23. Ana Mouraz. Assessorias: entre a ideia de diferenciação pedagógica e a experimentação de novas formas de trabalhar na escola. Portugal. 2011.
  24. Ana Mouraz. As tarefas epistemológicas dos estudos curriculares. Portugal. 2011.
  25. Fátima Sousa; Isabel Mendes; Ana Mouraz. Trilhos de aprendizagem.... Portugal. 2011.
  26. Ana Mouraz; Pedro Nunes; João Sampaio. O impacto do esforço formativo dos pais e mães no sucesso escolar dos alunos de um agrupamento de escolas TEIP. Portugal. 2011.
  27. Preciosa Fernandes; Carlinda Leite; Ana Mouraz; Carla Figueiredo. Sentidos atribuídos ao conceito de "contextualização curricular". Portugal. 2011.
  28. Amélia Lopes; José Manuel Martins Ferreira; Ana Mouraz. From peer to peer: issues about observers in peer observation of teaching. Portugal. 2011.
  29. João Pedro Pêgo; Amélia Lopes; Ana Mouraz; José Manuel Martins Ferreira. De par em par na Universidade do Porto: um programa multidisciplinar de observação de aulas em parceria. Portugal. 2011.
  30. Amélia Lopes; Ana Mouraz; Elisabete Ferreira; Fátima Pereira; Preciosa Fernandes; Jacinta Moreira; Lurdes Lima; Lurdes Rodrigues. Formação contínua de professores 1992-2007: contributos de investigação para uma apreciação retrospectiva. Portugal. 2011.
  31. Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Ana Mouraz; José Carlos Morgado; Maria Mauela Esteves; Maria Ângela Rodrigues; Nilza Costa; et al. Contextualizar o saber para a melhoria dos resultados dos alunos. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda. 2011.
  32. Ana Mouraz; Carmen Teresa Gabriel; Miriam Leite. Processo de construção de sentidos na historiografia escolar: o caso das viagens marítimas portuguesas nos séculos XV e XVI. Portugal. 2010.
  33. Carlinda Leite; Rui Trindade; Ana Mouraz; Ana Maria Faustino; Jaime Villate; José Manuel Martins Ferreira. Argumentar, precisa-se!. Portugal. 2010.
  34. Amélia Lopes; Ana Mouraz. A formação contínua de professores vista por directores dos CFAE: alguns resultados preliminares de um estudo de avaliação. Portugal. 2009.
Relatório
  1. João Pedro Pêgo; Ana Mouraz. 2011. De par em par na U.Porto: relatório final. http://hdl.handle.net/10216/63193.
  2. Ana Mouraz; José Manuel Martins Ferreira; Carlinda Leite; Ana Maria Faustino; Jaime Villate. 2010. Argumentar precisas-se!: projecto UP19: relatório final. http://hdl.handle.net/10216/74403.
Tese / Dissertação
  1. Lopes, Ana Maria Mouraz. "Culturas epistémicas na área do currículo". Doutoramento, 2004. http://hdl.handle.net/10316/953.

Outros

Outra produção
  1. Students’ Voices About How Schooling Affects Their Lives. 2015. Fátima Pereira; Thiago Freires; Carolina Santos; Dulce Magalhães; Ana Mouraz; Soraia Sousa. https://doi.org/10.1007%2F978-3-319-24699-4_11.
    10.1007/978-3-319-24699-4_11
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2011/10 - 2019/04 As competências de autonomia no trabalho curricular: das práticas pedagógicas aos efeitos constatados nos estudantes do ensino superior
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
2012 - 2019 As competências de autonomia no trabalho curricular: Das práticas pedagógicas aos efeitos constatados nos estudantes do ensino superior
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 Especificidades da educação das expressões nas conceções de docente do 1º CEB Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/02/01 - 2019/07/08 I Seminário "Migrações Digitais e Inovação Curricular: Ressignificar a Experiência e (Re)Encantar a Profissão Docente Depois dos 50" (2019/07/01 - 2019/07/01)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2018/03/01 - 2018/07/05 IV Seminário Internacional dos Observatórios Educativos (2018/06/28 - 2018/06/28)
Conferência
2017/04/01 - 2017/07/15 III Seminário Internacional dos Observatórios Educativos . (2017/04/01 - 2017/07/15)
Conferência (Coorganizador)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2015/07/01 - 2015/10/15 II European Conference on Curriculum Studies (II ECCS). (2015/07/01 - 2015/10/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2015/03/01 - 2015/06/30 II Seminário Internacional dos Observatórios Educativos (2015/06/23 - 2015/06/23)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2014/11/01 - 2015/02/15 I Seminário Internacional de Partilha Pedagógica (SIPAR) (2015/02/15 - 2015/02/15)
Conferência (Coorganizador)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2014/01/01 - 2014/03/28 I Seminário Internacional dos Observatórios Educativos (2014/03/28 - 2014/03/28)
Conferência (Coorganizador)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2013/06/01 - 2013/10/18 II Encontro Luso Brasileiro de Trabalho Docente (2013/10/15 - 2013/10/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2012/07/01 - 2012/10/12 I Seminário Nacional “Avaliação externa de escolas: princípios, processos e efeitos (2012/10/12 - 2012/10/12)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2012/01/01 - 2012/06/27 VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária – realizado em Junho de 2012, Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. (Comissão Científica e Organizadora) http://www.fpce.up.pt/ciie/cidu/cientifica.html (2012/06/27 - 2012/06/27)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2012/01/01 - 2012/06/02 Spring School . “Stengthening the value of curriculum research for curriculum policies and practices”. (FPCEUP- UP May - June, 2012). - EERA Network 3; University of Twente, The Netherlands; University of Porto, Portugal; CIDREE (Consortium of Institutions for Development and Research of Education in Europe) (Comissão Organizadora) http://www.cidree.org/collaborative_activities/seminars_conferences (2012/05/30 - 2012/06/02)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2014/03/03 - 2020/03/25 European Conference on Educational Research - Network 22 Vários

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2018/02 - 2019/06/01 Bolsa de Avaliadores 2018-2020 de projetos ERASMUS + - Agência nacional
Avaliador
Erasmus Plus, Bélgica Agência Nacional ERASMUS +
2015/10/01 - 2017/11/30 Independent External Expert da Rede COST – 2015, 2016 e 2017.
Avaliador
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica European Cooperation in Science and Technology
2016/09/01 - 2017/07/31 Coordenadora e autora do projeto de avaliação da iniciativa “Porto de Conhecimento” da Câmara Municipal do Porto, realizado entre setembro de 2016 e julho de 2017.
Especialista
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Câmara Municipal do Porto
2011/10/19 - 2016/03/24 Perita externa / avaliadora do 2º ciclo de Avaliação externa das escolas da Inspeção Geral da Educação e Ciência, desde outubro de 2011 até 2016.
Avaliador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Ministério da Educação

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2015/11/08 - 2018/07/31 Consultora Externa do TEIP do Agrupamento de Paredes – Paredes - desde novembro de 2015 até julho de 2018 Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Agrupamento de Escolas de Paredes, Portugal
2009/10/20 - 2018/07/31 Consultora Externa do TEIP do Agrupamento de Souselo – Cinfães - desde outubro de 2009 a julho de 2018 Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Agrupamento de Escolas de Souselo, Portugal
2015/11/10 - 2016/07/31 Consultora Externa do TEIP do Agrupamento de Peso da Régua, De novembro de 2015 a julho de 2016. Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Agrupamento de Escolas de Peso da Régua, Portugal
Distinções

Outra distinção

2019 GOOD PRACTICE EXAMPLE - Successful story to M@SS project
ERASMUS+ European Commission, Bélgica