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Maria Prazeres Simões Moço Casanova. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Educação em 2006/05/19 pelo(a) Universidade de Évora, Mestrado em Ciências da Educação em 1998/11 pelo(a) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas e Licenciatura em Ciências Religiosas em 1997/09 pelo(a) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Teologia. Pós-doutorada em Educação pela Universidade Aberta ( 2017) . Pós graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo - Motor pela Universidade de Lisboa (2018). É Investigador no(a) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning (Le@D). Publicou um livro: Estruturas Intermédias e Gestão Curricular (2010). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Prazeres Simões Moço Casanova
Data de nascimento
1962/12/22
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Casanova, Maria Prazeres

Identificadores de autor

Ciência ID
421D-DECB-50E0
ORCID iD
0000-0002-7555-779X
Researcher Id
M-4864-2013

Endereços de correio eletrónico

  • maria.casanova@uab.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2017/10 - 2018/06
Concluído
Educação Especial (Pós-Graduação)
Especialização em Domínio Cognitivo-Motor
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
17
2016 - 2017/03
Concluído
Avaliação Formativa Digital. Um estudo sobre perspetivas dos alunos (Pós-doutoramento)
Especialização em projeto “@assess 2.0 – Avaliação Alternativa Digital de Competências
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2006/05/19
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Évora, Portugal
"A Escola Como Observatório de Diagnóstico de Necessidades de Fomração Contínua: um Estudo de Caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1996/09 - 1998/11
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Gestão Educacional
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
"Supervisão Pedagógica: Função do Orientador de Estágio na Escola" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção com Laude
1983/10 - 1997/09
Concluído
Ciências Religiosas (Licenciatura)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Teologia, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/04 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Casanova, Maria Prazeres; Rocha, Ana Paula; AMANTE, LÚCIA; Oliveira, Isolina. "Avaliação formativa uma pesquisa baseada em um curso de formação de professores em um ambiente de blearning". Trabalho apresentado em Aprimorando a experiência humana de aprendizagem com tecnologia: Novo desafios para a pesquisa em educação digital, aberta, à distância e em rede Distância Europeia e E- Procedimentos da Rede de Aprendizagem (EDEN) Workshop de Pesquisa 2020, Lisboa, 2020.
    Publicado
  2. Casanova, Maria Prazeres. "A compreensão leitora mediada por tecnologias de informação e comunicação". 2020.
    10.13140/RG.2.2.19310.15682
  3. Casanova, Maria Prazeres. "Desenvolvimento e prevenção de riscos no uso de tecnologias digitais". 2020.
    10.13140/RG.2.2.17213.00480
  4. Casanova, Maria Prazeres; Barreto, Marta; Cotrim, Natércia; Ferreira, Sílvia; Fati, Ansumane; Morato, Pedro. "Teorias da aprendizagem: psicopedagogia das necessidades especiais". 2018.
    10.13140/RG.2.33160.72969
  5. Casanova, Maria Prazeres; Rocha, Ana paula; AMANTE, LÚCIA; Oliveira, isolina. "Avaliação de alunos: um modelo de formação de professores para a melhoria das aprendizagens em b-learning no 3.º ciclo e secundário". Braga, 2017.
    Publicado
  6. Casanova, Maria Prazeres; Rocha, Ana Paula; Oliveira, Isolina; AMANTE, LÚCIA. "A avaliação formativa digital. Projeto de intervenção numa escola". Trabalho apresentado em Livro de Atas X Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017. Aprender nas Nuvens- Learning in the Clouds, Braga, 2017.
    Publicado
  7. Casanova, Maria. "Centro de formação de associação de escolas: avaliação de formação contínua de professores". 2017.
  8. Casanova, Maria; Casanova, Maria Prazeres; Silva, Adelaide. "A formação pedagógica de professores em contexto de formação continua". 2017.
    10.13140/RG.2.2.26338.32964
  9. Casanova, Maria. "Formação contínua de professores ao serviço do desenvolvimento profissional docente". 2016.
  10. Casanova, Maria Prazeres. "Avaliação de formação continua de professores num centro de formação: um estudo de caso". 2015.
    10.13140/RG.2.2.17949.72160
  11. Casanova, Maria; Casanova, Maria Prazeres; Santos, Cristina; Silva, Maria Adelaide. "The Need of Continuous Teachers Training in the Coaching of Vocational Education". 2014.
  12. Casanova, Maria; Casanova, Maria Prazeres. "Avaliação da formação contínua de professores : uma necessidade emergente". 2014.
  13. Casanova, Maria. "Construção do projeto educativo de escola". 2014.
  14. Casanova, Maria Prazeres. "Avaliação da Formação Contínua de Professores". 2013.
  15. Casanova, Maria. "Educação em Valores: Necessidade ou Obrigação?". 2011.
  16. Casanova, Maria Prazeres. "Desafios da avaliação do desempenho docente". 2011.
  17. Casanova, Maria. "Avaliação da Profissionalidade Docente". 2008.
  18. Casanova, Maria. "O Papel da Tutoria no Desenvolvimento Curricular". 2002.
  19. Casanova, Maria. "Supervisão Pedagógica: Função do Orientador de Estágio na Escola". 2001.
Capítulo de livro
  1. Casanova, Maria. "Perfil do Avaliador no Contexto da Avaliação do Desempenho Docente". Portugal, 2009.
Edição de livro
  1. Casanova, Maria. Estruturas Intermédias e Gestão Curricular. Portugal. 2010.
Resumo em conferência
  1. Lina Morgado; Luísa Aires; Filipa Seabra; João Paz; Maria Antonieta Rocha. "Livro de Resumos do 1º MeetUP22, Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência". 2022.
    10.34627/LEADT.2022.4
  2. Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria Prazeres. Autor correspondente: Rocha, Ana Paula. "Digital pedagogical strategies to promote the collaborative writing competence in a foreign language: An action research study with secondary school students". Trabalho apresentado em 2nd International Congress on 21st Century Literacies, Santarém, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Casanova, Maria Prazeres Simões Moço. "A escola como observatório de diagnóstico de necessidades de formação contínua: um estudo de caso". Doutoramento, 2005. http://hdl.handle.net/10174/11262.
  2. Casanova, Maria Prazeres Simões Moço. "Supervisão pedagógica : função do orientador de estágio na escola". Mestrado, 1998. http://hdl.handle.net/10400.14/1049.

Outros

Outra produção
  1. Centro de formação de associação de escolas: avaliação de formação contínua de professores. Os Centros de Formação no âmbito das suas competências regem-se, entre outros, pelos seguintes princípios, de acordo com o artigo 6º, do Decreto-Lei n.º 127/2015: “a) melhoria do ensino em geral e da lecionação em particular, […] e j) adoção de uma cultura de avaliação e melhoria do impacte da formação”. Neste âmbito, garantir a execução dos planos de formação considerando a melhoria da organizaçã. 2017. Casanova, Maria Prazeres; Silva, Maria Adelaide. http://hdl.handle.net/10400.26/17745.
    10.13140/RG.2.2.17949.72160
  2. A avaliação como promoção da aprendizagem dos alunos. Compete aos Centros de Formação de Associação de Escolas desenvolver a formação contínua de docentes, visando satisfazer as prioridades formativas em contexto escolar, tendo como referência os projetos educativos e curriculares, visando a melhoria da qualidade do ensino e dos resultados da aprendizagem dos alunos. Promove ainda a partilha de conhecimentos e skills, entre pares, orientados para o d. 2015. Casanova, Maria Prazeres. http://hdl.handle.net/10400.26/11127.
  3. Necessidades de formação contínua de professores na lecionação do Ensino Profissional. A rápida mutação do mundo social, económico e político faz surgir novas exi-gências individuais e sociais a nível do desenvolvimento de recursos humanos, nomea-damente dos professores que lecionam Cursos do Ensino Profissional (VET). Os profes-sores, no exercício da sua profissionalidade, têm consciência das suas dificuldades e lacunas, mas também das solicitações e das exigências que lhes são col. 2014. Casanova, Maria Prazeres. http://hdl.handle.net/10400.26/8547.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018/07/03 Aprendizagem ativa com recursos digitais: Padlet e Google Classroom Jornadas Pedagógicas IV - sob o tema "Projetar o futuro para o bem-estar e bem-saber"
Escola Secundária da Ramada (odivelas, Portugal)
2018 Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunos Comunicação realizada no Seminário Pós-Doc e Estágio Doutoral
Le@d. Uab (Lisboa, Portugal)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017 - Atual Comissão de ética do Laboratório de Educação a Distância e eLearning . Universidade Aberta Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal