???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sofia Rézio

Nomes de citação

  • Rézio, S.

Identificadores de autor

Ciência ID
3F17-8FAD-415C
ORCID iD
0000-0002-0687-8231

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação
  • Ciências Exatas - Matemática
  • Ciências Exatas - Matemática - Matemática Aplicada
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2021/09/01 - 2024/08/30
Em curso
Doutoramento em Matemática (Doutoramento)
Especialização em Modelação e Aplicações
Universidade Aberta, Portugal
2013
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Pensamento algébrico
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Desenvolvimento do Pensamento Algébrico Concepções de Professores e Manuais Escolares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2008
Concluído
Analise Numérica e Matemática Computacional (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Modelação de Supercondutividade com Estudo Numérico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004
Concluído
Matematica Educacional (Licenciatura)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1996
Concluído
Matemática Aplicada e Computação (Licenciatura)
Especialização em Análise Numérica e Matemática Computacional
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/19 - 2023/08/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal
2022/09/01 - 2023/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa NOVA SBE Venture Lab, Portugal
2017 - 2022/08/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Atlântica Escola Universitária de Ciências Empresariais Saúde Tecnologias e Engenharia, Portugal
2018/02/01 - 2020/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02 - 2020/07 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal
2008/09 - 2018/07 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017/02 - 2017/07 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2012/02 - 2012/07 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Beja Departamento de Ciências Empresariais, Portugal
2009/02 - 2009/07 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
2001/10 - 2002/07 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/10/03 - 2018/08/31 Carreiras / Categorias Subsistentes Ministério da Educação, Portugal
Escolas Secundarias, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/02/01 - 2024/01/31 CRIAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, NO ENSINO BÁSICO (PROMOTORES DE APRENDIZAGENS NA ÁREA DA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Em curso
2021/01/01 - 2023/01/01 TSEMY – Formação para o emprego sustentável de jovens e adultos jovens
Investigador
Em curso
2020/01/01 - 2020/12/31 Utilização de Inquiry Learning Spaces Interdisciplinares
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Em curso
2017/03/01 - 2019/02/28 TO INN – From tradition to innovation in teacher training institutions
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rézio, S.. "Criação e Aplicação de Materiais Pedagógicos Inclusivos, no Ensino Básico, para Alunos com Cegueira ou com Baixa Visão". Trabalho apresentado em 7ª conferência internacional para a inclusão (includit vii) e 1ª conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade (I CTecA), Leiria, 2023.
    No prelo
  2. "A facebook project about Mathematics´teaching and learning". Trabalho apresentado em INNODOCT 2021, 2021.
    Publicado
  3. "Colaboração entre professores do ensino superior e Inquiry Learning Spaces interdisciplinares". Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Investigação em Didática das Ciências, Sevilha, 2021.
    Publicado
  4. "Using PBL as a context to identify preservice teachers' integration performance of science and mathematics". Trabalho apresentado em 14th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA 2021), Braga, 2021.
    Publicado
  5. "Projet MAtMO- Metodologia de investigação sobre práticas de professores". Trabalho apresentado em Qualis2021, Santiago de Compostela, 2021.
    Publicado
  6. "Integral calculus for students of the 2nd year of engineering: pbl methodology and a quantitative evaluation´s rubric". Trabalho apresentado em Congress on Education, Innovation and Learning Technologies, Badajoz, 2021.
    Publicado
  7. "Inclusive Higher Education (iHE): Appllication of Assistive Technologies". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional para a Inclusão, Leiria, 2020.
    Publicado
  8. Rézio, S.. "Três perspetivas inovadoras: dicionários, contos e jogos". Trabalho apresentado em Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências, Santarem, 2019.
    Publicado • 10.5151/9cidi-congic-5.0200
  9. Rézio, S.. "Didática Interdisciplinar da matemática: simbiose com o português". Trabalho apresentado em Livro de atas do 1ºEncontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2016., 2016.
    Publicado
  10. Rézio, S.. "Pensamento Algébrico em Manuais Escolares do 1ºCiclo". Trabalho apresentado em Livro de atas do 1ºEncontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2016, 2016.
    Publicado
  11. Rézio, S.. "Tarefas em ambientes de Geometria Dinâmica". Trabalho apresentado em Anais do XIX Congresso da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital 201566, 2015.
    Publicado
  12. Rézio, S.. "Primary Teachers Conceptions About Some Aspects of Algebraic Thinking". Trabalho apresentado em Proceedings of the Joint Meeting of PME 38 and PME-NA, Canada, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Rézio, S.. "Mathematical modeling with engineering students, problem based learning methodology, and proposal of a quantitative evaluation rubric.". International Journal of Studies in Education and Science (IJSES) 4 1 (2023): 1-17. https://doi.org/10.46328/ijses.43.
    Aceite para publicação
  2. Rézio, S.. "INCLUSIVE HIGHER EDUCATION (IHE): APPLICATION OF ASSISTIVE TECHNOLOGIES". Revista Campo Da História 8 1 (2023): 481-498. https://ojs.campodahistoria.com.br/ojs/index.php/rcdh/article/view/118.
    Publicado
  3. Sofia Rézio; João Pires; Patrícia Pinheiro. "Mathematical Modelling with Engineering Students PBL Methodology and Proposal of a Quantitative Evaluation Rubric". International Journal of Studies in Education and Science (2022): https://doi.org/10.46328/ijses.43.
    10.46328/ijses.43
  4. Rézio, Sofia; Andrade, Marina Pedro; Teodoro, Maria Filomena. "Problem-Based Learning and Applied Mathematics". Mathematics 10 16 (2022): 2862. http://dx.doi.org/10.3390/math10162862.
    Publicado • 10.3390/math10162862
  5. Cavadas, Bento; Rézio, Sofia; Nogueira, João Robert; Branco, Neusa. "A Framework and a Research Design Proposal to Identify Preservice Teachers’ Integration Performance of Science and Mathematics". Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education 22 1 (2022): 101-129. http://dx.doi.org/10.1007/s42330-022-00198-2.
    10.1007/s42330-022-00198-2
  6. Ana Sofia Rodrigues Rézio. "REFLEXÃO SOBRE A LEGISLAÇÃO DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE EM PORTUGAL (1990-2009)". Revista Educação em Debate (2021): https://doi.org/10.24882/eemd.v43i85.72473.
    10.24882/eemd.v43i85.72473
  7. "Reflexão sobre a legislação da avaliação do desempenho docente em Portugal (1990-2009).". Revista Educação em Debate 43 85 (2021): 147-163. file:///C:/Users/Sofia/Downloads/1080-518-PB.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  8. "Planeta das cores: as faces de um projeto digital". Revista Docência do Ensino Superior 10 (2020): 1-21. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24714/20291.
    Publicado
  9. Ana Leitão; Ana Paula Marques Sampaio Pereira; Ana Cristina Gonçalves; Fernando Luís Santos; Rosa Helena de Pernambuco Nogueira; Sofia Rézio; Zélia Leandro Sequeira Belo Torres. "“Planeta das cores”". Revista Docência do Ensino Superior 10 (2020): 1-21. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24714.
    10.35699/2237-5864.2020.24714
  10. Rézio, S.. "Uma Caixa Enigmática". Revista de Educação Matemática 152 (2019): 30-32. http://www.apm.pt/portal/index_loja.php?id=233200.
    Publicado
  11. Rézio, S.. "Uma Caixa Enigmática - Ler, Interpretar e escrever contos com informação matemática". Revista de Educação Matemática 152 (2019): 33-34. http://www.apm.pt/portal/index_loja.php?id=233200.
    Publicado
  12. Rézio, S.. "Matemática e alunos criadores de histórias". Revista Adolesciencia 5 2 (2018): 84-103.
    Publicado
  13. Rézio, S.. "Uma visita de estudo…mágica!". Revista de Educação Matemática 133 (2015): 41-43.
    Publicado
  14. Rézio, S.. "Géneros Literários e não literários na Matemática". Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 1 3 (2015): 229-241.
    Publicado
  15. Rézio, S.. "Pensamento Algébrico de Professores do 1ºCiclo: Algebrização da Aritmética.". Revista da UIIPS 2 2 (2014): 442-449. http://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPS.
    Publicado
  16. Rézio, S.. "Algebraic Thinking: Conceptions os Elementary School Teachers". Revista Ensayos Pedagógicos IX 1 (2014): 121-135.
    Publicado
Edição de livro
  1. Rézio, S.. Contos e Contas. Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. 2020.
    Publicado • Editor
  2. Rézio, S.. Dicionário Ilustrado de Matemática para o 1ºCiclo. Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. 2017.
    Publicado • Editor
  3. Rézio, S.. Dicionário Ilustrado de Matemática para o 2 e 3ºCiclos. Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. 2017.
    Publicado • Editor
  4. Rézio, S.. Dicionário Ilustrado de Matemática. Lisboa, Portugal: Dinalivro. 2009.
    Publicado • https://www.fnac.pt/Dicionario-Ilustrado-de-Matematica-Sofia-Rezio/a183542 • Editor
Livro
  1. Rézio, S.. Como ser um as com números fracionários em 10 passos. Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Rézio, S.. "Desenvolvimento do pensamento algébrico : concepções de professores e manuais escolares". Doutoramento, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2013. http://hdl.handle.net/10437/8549.
  2. Rézio, S.. "Modelação de supercondutividade com estudo numérico". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, 2007. http://hdl.handle.net/10451/1227.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/28 Sinergias entre métodos numéricos e redes neuronais para o problema inverso de difração por obstáculos Jornadas da Matemática, Estatística e Aplicações
Universidade Aberta (Alcochete, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017/01/01 - 2019/01/01 Os Jogos no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática. Práticas motivadoras de alunos do 7ºano
Orientador de Maria Célia Silva Campos
Mestrado em Ciencias da Educação (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/01/01 - 2015/01/01 Importância da Matemática no contexto da Interdisciplinaridade - Suas implicações na Resolução de Problemas
Orientador de Armando Jacinto Prazeres
Instituto Superior de Ciências Educativas (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/01/01 - 2015/01/01 Dificuldades de Aprendizagens básicas da multiplicação e divisão Proposta de ensino aprendizagem para os alunos da 7ª classe da escola nº 67 - Manguxi
Orientador de Raquel Tchissolosi
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012 - 2014 Desenvolvimento de competências de professores no ensino da Matemática. Monodocência na 5ª classe.
Orientador
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2011/01/01 - 2013/01/01 Integral Definido - Cálculo de Áreas Agrícolas. Uma Proposta Didática
Orientador de Gabriel Chingui
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/01/01 - 2013/01/01 Representação gráfica de Funções Lineares. Software Winplot - Uma Proposta metodológica para a 9ª Classe
Orientador de Felisberto Chimuco
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010/01/01 - 2012/01/01 Perspetivas dos professores de matemática da 10ª classe da Escola do 2º ciclo da Humpata sobre o Papel da Avaliação no Ensino da Matemática
Orientador de Manuel Mulunga de Abreu
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Insatisfação docente: reflexo de uma profissão desvalorizada
Arguente principal
. (Doutoramento)
2021 Contributos do jogo e dos materiais manipuláveis para o ensino-aprendizagem da Matemática
Arguente principal
. (Mestrado)
Instituto Superior Politécnico Gaya Escola Superior de Educação de Santa Maria, Portugal
2020/11/24 Baixo Rendimento escolar a Matemática: a opinião dos professores e dos alunos da 11ª classe
Arguente
Arminda Chimbundo (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 Estratégias de ensino e aquisição de competências: o caso das unidades curriculares no domínio da matemática do 1º ciclo do ensino superior português
Vogal
António José da Silva Andrade (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 Os artesões do Alto do Moura: uma investigação etnomatemática
Arguente principal
Silva Júnior, Alcindo Bezerra (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 Aplicação Lúdica e Novas Técnicas para a compreensão da Matemática
Arguente principal
Ednéia Siqueira de Oliveira (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 O Jogo no processo de ensino – Aprendizagem da Matemática – Um estudo das estratégias metodológicas em ludicidade no Projeto Travessia
Arguente principal
Santana, Washington Jose de (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 Os Jogos no ensino-aprendizagem de Matemática: um estudo realizado em turmas de 6ºano por meio de uma análise de categorias de desempenho e níveis de proficiência do SPACE
Arguente principal
Washington Jose de Santana (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 Novos desafios à aprendizagem e autonomia em matemática: estudo crítico e comparativo
Arguente principal
Gomes, Amélia Orquídea Garcia (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/10 - 2023/10 Módulo da formação: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM Especialização Avançada em Discalculia e Baixo Rendimento a Matemática: da Identificação à Intervenção (Especialização pós-licenciatura)

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2019/01 - Atual Faz sentido Ensino da Matemática

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/01 - Atual Júri do Relatório de Investigação no âmbito do Doutoramento em Educação Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019 - Atual Júri de provas de alunos Maiores de 23, para acesso a cursos de Engenharia, na área da Matemática Atlântica Escola Universitária de Ciências Empresariais Saúde Tecnologias e Engenharia, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - 2023 Revista Lusófona de Educação Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias
Distinções

Prémio

2021 Prémio de melhor participação em conferência
2016 3ºLugar no Concurso Um Conto que Contas 2016
Universidade de Évora, Portugal

Sociedade Portuguesa de Matemática, Portugal
2016 1ºLugar no Concurso Um Conto que Contas 2016
Sociedade Portuguesa de Matemática, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2015 Menção Honrosa no Concurso Um Conto que Contas 2015
Universidade de Évora, Portugal

Sociedade Portuguesa de Matemática, Portugal
2003 3ºLugar no Concurso Problema do Profmat
Associação de Professores de Matematica, Portugal