???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Sofia Rézio

Citation names

  • Rézio, S.

Author identifiers

Ciência ID
3F17-8FAD-415C
ORCID iD
0000-0002-0687-8231

Knowledge fields

  • Exact Sciences - Computer and Information Sciences - Computer Sciences
  • Exact Sciences - Mathematics
  • Exact Sciences - Mathematics - Applied Mathematics
  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2021/09/01 - 2024/08/30
Ongoing
Doutoramento em Matemática (Doutoramento)
Major in Modelação e Aplicações
Universidade Aberta, Portugal
2013
Concluded
Educação (Doutoramento)
Major in Pensamento algébrico
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Desenvolvimento do Pensamento Algébrico Concepções de Professores e Manuais Escolares" (THESIS/DISSERTATION)
2008
Concluded
Analise Numérica e Matemática Computacional (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Modelação de Supercondutividade com Estudo Numérico" (THESIS/DISSERTATION)
2004
Concluded
Matematica Educacional (Licenciatura)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1996
Concluded
Matemática Aplicada e Computação (Licenciatura)
Major in Análise Numérica e Matemática Computacional
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2022/09/19 - 2023/08/31 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal
2022/09/01 - 2023/08/31 Invited Assistant (University Teacher) Universidade Nova de Lisboa NOVA SBE Venture Lab, Portugal
2017 - 2022/08/31 Assistant Professor (University Teacher) Atlântica Escola Universitária de Ciências Empresariais Saúde Tecnologias e Engenharia, Portugal
2018/02/01 - 2020/08/31 Invited Assistant Professor (University Teacher) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02 - 2020/07 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal
2008/09 - 2018/07 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017/02 - 2017/07 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2012/02 - 2012/07 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Beja Departamento de Ciências Empresariais, Portugal
2009/02 - 2009/07 Assistant Professor (University Teacher) Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
2001/10 - 2002/07 Invited Assistant (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
1997/10/03 - 2018/08/31 Carreiras / Categorias Subsistentes Ministério da Educação, Portugal
Escolas Secundarias, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2021/02/01 - 2024/01/31 CRIAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, NO ENSINO BÁSICO (PROMOTORES DE APRENDIZAGENS NA ÁREA DA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
Co-Principal Investigator (Co-PI)
Ongoing
2021/01/01 - 2023/01/01 TSEMY – Formação para o emprego sustentável de jovens e adultos jovens
Researcher
Ongoing
2020/01/01 - 2020/12/31 Utilização de Inquiry Learning Spaces Interdisciplinares
Researcher
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Ongoing
2017/03/01 - 2019/02/28 TO INN – From tradition to innovation in teacher training institutions
Researcher
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Rézio, S.. Como ser um as com números fracionários em 10 passos. Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. 2022.
    Published
Conference paper
  1. Rézio, S.. "Criação e Aplicação de Materiais Pedagógicos Inclusivos, no Ensino Básico, para Alunos com Cegueira ou com Baixa Visão". Paper presented in 7ª conferência internacional para a inclusão (includit vii) e 1ª conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade (I CTecA), Leiria, 2023.
    In press
  2. "A facebook project about Mathematics´teaching and learning". Paper presented in INNODOCT 2021, 2021.
    Published
  3. "Colaboração entre professores do ensino superior e Inquiry Learning Spaces interdisciplinares". Paper presented in Congresso Internacional de Investigação em Didática das Ciências, Sevilha, 2021.
    Published
  4. "Using PBL as a context to identify preservice teachers' integration performance of science and mathematics". Paper presented in 14th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA 2021), Braga, 2021.
    Published
  5. "Projet MAtMO- Metodologia de investigação sobre práticas de professores". Paper presented in Qualis2021, Santiago de Compostela, 2021.
    Published
  6. "Integral calculus for students of the 2nd year of engineering: pbl methodology and a quantitative evaluation´s rubric". Paper presented in Congress on Education, Innovation and Learning Technologies, Badajoz, 2021.
    Published
  7. "Inclusive Higher Education (iHE): Appllication of Assistive Technologies". Paper presented in VI Conferência Internacional para a Inclusão, Leiria, 2020.
    Published
  8. Rézio, S.. "Três perspetivas inovadoras: dicionários, contos e jogos". Paper presented in Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências, Santarem, 2019.
    Published • 10.5151/9cidi-congic-5.0200
  9. Rézio, S.. "Didática Interdisciplinar da matemática: simbiose com o português". Paper presented in Livro de atas do 1ºEncontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2016., 2016.
    Published
  10. Rézio, S.. "Pensamento Algébrico em Manuais Escolares do 1ºCiclo". Paper presented in Livro de atas do 1ºEncontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2016, 2016.
    Published
  11. Rézio, S.. "Tarefas em ambientes de Geometria Dinâmica". Paper presented in Anais do XIX Congresso da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital 201566, 2015.
    Published
  12. Rézio, S.. "Primary Teachers Conceptions About Some Aspects of Algebraic Thinking". Paper presented in Proceedings of the Joint Meeting of PME 38 and PME-NA, Canada, 2014.
    Published
Edited book
  1. Rézio, S.. Contos e Contas. Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. 2020.
    Published • Editor
  2. Rézio, S.. Dicionário Ilustrado de Matemática para o 1ºCiclo. Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. 2017.
    Published • Editor
  3. Rézio, S.. Dicionário Ilustrado de Matemática para o 2 e 3ºCiclos. Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. 2017.
    Published • Editor
  4. Rézio, S.. Dicionário Ilustrado de Matemática. Lisboa, Portugal: Dinalivro. 2009.
    Published • https://www.fnac.pt/Dicionario-Ilustrado-de-Matematica-Sofia-Rezio/a183542 • Editor
Journal article
  1. Rézio, S.. "Mathematical modeling with engineering students, problem based learning methodology, and proposal of a quantitative evaluation rubric.". International Journal of Studies in Education and Science (IJSES) 4 1 (2023): 1-17. https://doi.org/10.46328/ijses.43.
    Accepted
  2. Rézio, S.. "INCLUSIVE HIGHER EDUCATION (IHE): APPLICATION OF ASSISTIVE TECHNOLOGIES". Revista Campo Da História 8 1 (2023): 481-498. https://ojs.campodahistoria.com.br/ojs/index.php/rcdh/article/view/118.
    Published
  3. Sofia Rézio; João Pires; Patrícia Pinheiro. "Mathematical Modelling with Engineering Students PBL Methodology and Proposal of a Quantitative Evaluation Rubric". International Journal of Studies in Education and Science (2022): https://doi.org/10.46328/ijses.43.
    10.46328/ijses.43
  4. Rézio, Sofia; Andrade, Marina Pedro; Teodoro, Maria Filomena. "Problem-Based Learning and Applied Mathematics". Mathematics 10 16 (2022): 2862. http://dx.doi.org/10.3390/math10162862.
    Published • 10.3390/math10162862
  5. Cavadas, Bento; Rézio, Sofia; Nogueira, João Robert; Branco, Neusa. "A Framework and a Research Design Proposal to Identify Preservice Teachers’ Integration Performance of Science and Mathematics". Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education 22 1 (2022): 101-129. http://dx.doi.org/10.1007/s42330-022-00198-2.
    10.1007/s42330-022-00198-2
  6. Ana Sofia Rodrigues Rézio. "REFLEXÃO SOBRE A LEGISLAÇÃO DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE EM PORTUGAL (1990-2009)". Revista Educação em Debate (2021): https://doi.org/10.24882/eemd.v43i85.72473.
    10.24882/eemd.v43i85.72473
  7. "Reflexão sobre a legislação da avaliação do desempenho docente em Portugal (1990-2009).". Revista Educação em Debate 43 85 (2021): 147-163. file:///C:/Users/Sofia/Downloads/1080-518-PB.pdf.
    Open access • Published
  8. "Planeta das cores: as faces de um projeto digital". Revista Docência do Ensino Superior 10 (2020): 1-21. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24714/20291.
    Published
  9. Ana Leitão; Ana Paula Marques Sampaio Pereira; Ana Cristina Gonçalves; Fernando Luís Santos; Rosa Helena de Pernambuco Nogueira; Sofia Rézio; Zélia Leandro Sequeira Belo Torres. "“Planeta das cores”". Revista Docência do Ensino Superior 10 (2020): 1-21. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24714.
    10.35699/2237-5864.2020.24714
  10. Rézio, S.. "Uma Caixa Enigmática". Revista de Educação Matemática 152 (2019): 30-32. http://www.apm.pt/portal/index_loja.php?id=233200.
    Published
  11. Rézio, S.. "Uma Caixa Enigmática - Ler, Interpretar e escrever contos com informação matemática". Revista de Educação Matemática 152 (2019): 33-34. http://www.apm.pt/portal/index_loja.php?id=233200.
    Published
  12. Rézio, S.. "Matemática e alunos criadores de histórias". Revista Adolesciencia 5 2 (2018): 84-103.
    Published
  13. Rézio, S.. "Uma visita de estudo…mágica!". Revista de Educação Matemática 133 (2015): 41-43.
    Published
  14. Rézio, S.. "Géneros Literários e não literários na Matemática". Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 1 3 (2015): 229-241.
    Published
  15. Rézio, S.. "Pensamento Algébrico de Professores do 1ºCiclo: Algebrização da Aritmética.". Revista da UIIPS 2 2 (2014): 442-449. http://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPS.
    Published
  16. Rézio, S.. "Algebraic Thinking: Conceptions os Elementary School Teachers". Revista Ensayos Pedagógicos IX 1 (2014): 121-135.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Rézio, S.. "Desenvolvimento do pensamento algébrico : concepções de professores e manuais escolares". PhD, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2013. http://hdl.handle.net/10437/8549.
  2. Rézio, S.. "Modelação de supercondutividade com estudo numérico". Master, Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, 2007. http://hdl.handle.net/10451/1227.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/10/28 Sinergias entre métodos numéricos e redes neuronais para o problema inverso de difração por obstáculos Jornadas da Matemática, Estatística e Aplicações
Universidade Aberta (Alcochete, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2017/01/01 - 2019/01/01 Os Jogos no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática. Práticas motivadoras de alunos do 7ºano
Supervisor of Maria Célia Silva Campos
Mestrado em Ciencias da Educação (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/01/01 - 2015/01/01 Importância da Matemática no contexto da Interdisciplinaridade - Suas implicações na Resolução de Problemas
Supervisor of Armando Jacinto Prazeres
Instituto Superior de Ciências Educativas (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/01/01 - 2015/01/01 Dificuldades de Aprendizagens básicas da multiplicação e divisão Proposta de ensino aprendizagem para os alunos da 7ª classe da escola nº 67 - Manguxi
Supervisor of Raquel Tchissolosi
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012 - 2014 Desenvolvimento de competências de professores no ensino da Matemática. Monodocência na 5ª classe.
Supervisor
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2011/01/01 - 2013/01/01 Integral Definido - Cálculo de Áreas Agrícolas. Uma Proposta Didática
Supervisor of Gabriel Chingui
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/01/01 - 2013/01/01 Representação gráfica de Funções Lineares. Software Winplot - Uma Proposta metodológica para a 9ª Classe
Supervisor of Felisberto Chimuco
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010/01/01 - 2012/01/01 Perspetivas dos professores de matemática da 10ª classe da Escola do 2º ciclo da Humpata sobre o Papel da Avaliação no Ensino da Matemática
Supervisor of Manuel Mulunga de Abreu
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023 Insatisfação docente: reflexo de uma profissão desvalorizada
(Thesis) Main arguer
. (PhD)
2021 Contributos do jogo e dos materiais manipuláveis para o ensino-aprendizagem da Matemática
(Thesis) Main arguer
. (Master)
Instituto Superior Politécnico Gaya Escola Superior de Educação de Santa Maria, Portugal
2020/11/24 Baixo Rendimento escolar a Matemática: a opinião dos professores e dos alunos da 11ª classe
(Thesis) Arguer
Arminda Chimbundo (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 Estratégias de ensino e aquisição de competências: o caso das unidades curriculares no domínio da matemática do 1º ciclo do ensino superior português
Thesis Member
António José da Silva Andrade (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 Os artesões do Alto do Moura: uma investigação etnomatemática
(Thesis) Main arguer
Silva Júnior, Alcindo Bezerra (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 Aplicação Lúdica e Novas Técnicas para a compreensão da Matemática
(Thesis) Main arguer
Ednéia Siqueira de Oliveira (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 O Jogo no processo de ensino – Aprendizagem da Matemática – Um estudo das estratégias metodológicas em ludicidade no Projeto Travessia
(Thesis) Main arguer
Santana, Washington Jose de (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 Os Jogos no ensino-aprendizagem de Matemática: um estudo realizado em turmas de 6ºano por meio de uma análise de categorias de desempenho e níveis de proficiência do SPACE
(Thesis) Main arguer
Washington Jose de Santana (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 Novos desafios à aprendizagem e autonomia em matemática: estudo crítico e comparativo
(Thesis) Main arguer
Gomes, Amélia Orquídea Garcia (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Ad Hoc journal article review

Journal title (ISSN) Publisher
2023 - 2023 Revista Lusófona de Educação Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2023/10 - 2023/10 Módulo da formação: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM Especialização Avançada em Discalculia e Baixo Rendimento a Matemática: da Identificação à Intervenção (Especialização pós-licenciatura)

Interview (tv / radio show)

Program Topic
2019/01 - Current Faz sentido Ensino da Matemática

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2023/01 - Current Júri do Relatório de Investigação no âmbito do Doutoramento em Educação Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019 - Current Júri de provas de alunos Maiores de 23, para acesso a cursos de Engenharia, na área da Matemática Atlântica Escola Universitária de Ciências Empresariais Saúde Tecnologias e Engenharia, Portugal
Distinctions

Award

2021 Prémio de melhor participação em conferência
2016 3ºLugar no Concurso Um Conto que Contas 2016
Universidade de Évora, Portugal

Sociedade Portuguesa de Matemática, Portugal
2016 1ºLugar no Concurso Um Conto que Contas 2016
Sociedade Portuguesa de Matemática, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2015 Menção Honrosa no Concurso Um Conto que Contas 2015
Universidade de Évora, Portugal

Sociedade Portuguesa de Matemática, Portugal
2003 3ºLugar no Concurso Problema do Profmat
Associação de Professores de Matematica, Portugal