???global.info.a_carregar???
Ariane Franco Lopes da Silva. Concluiu o Doutoramento (PhD) em Educação pela University of Cambridge - Inglaterra (2001) e o Mestrado (MPhil) em Educação pela University of Cambridge (1993). Completou um Pós Doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no Programa de Educação: Psicologia da Educação em 2009 e na Universidade Católica Portuguesa, na Faculdade de Educação e Psicologia (FEP-UCP, Porto, Portugal) em 2019. É investigadora colaboradora da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal) e associada ao Centro de Investigações para o Desenvolvimento Humano (CEDH - UCP). Atua como Senior Research Fellow na Ultreia. Desenvolve investigações na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação, principalmente nos seguintes temas: representações sociais, formação docente, identidade docente, políticas educativas e culturas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ariane Franco Lopes da Silva

Nomes de citação

  • Silva, Ariane Franco Lopes da
  • Silva, A. F. L.

Identificadores de autor

Ciência ID
3F14-CDD0-A3EF
ORCID iD
0000-0002-0024-9039

Endereços de correio eletrónico

  • alsilva@ucp.pt (Profissional)
  • ariane.silva@ultreia.org (Profissional)
  • ariane.francolopes@gmail.com (Profissional)

Moradas

  • Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Educação e Psicologia, Rua Diogo Botelho, 1327, 4050 039, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2017 - 2018
Concluído
FEP/UCP (Pós-doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Campus Porto, Portugal
1996 - 2001/09/01
Concluído
PhD (Doctor)
University of Cambridge, Reino Unido
"The representation of human movement. A developmental and cross-cultural analysis" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1993/09/01
Concluído
Mestrado (MPhil) (Master)
University of Cambridge, Reino Unido
"Relating internalization and expression as two aspects of development" (TESE/DISSERTAÇÃO)
MPhil
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/03/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Federal da Fronteira Sul, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/04/05 - Atual Investigadora Colaboradora Universidade Católica Portuguesa Campus Porto, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
2014/05/01 - 2017 Professora Universitária - Adjunto A, nível II Universidade Federal da Fronteira Sul, Brasil
2010/08/02 - 2012/07/23 Professora Universitária. Universidade Católica de Santos, Brasil
2005/03/01 - 2007/12/26 Professora Universitária - Professor Assistente I Instituto Unificado Paulista (UNIP), Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2014/01/01 - 2016/01/01 Representações sociais sobre a vida universitária e identidade discente: expectativas e desafios de estudantes em cursos de licenciaturas no contexto da política de expansão universitária
471865/2014-1
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
1992/09 - 1993/12 Relating internalization and expression as two aspects of development
200761/92-7
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Projeto

Designação Financiadores
2014 - 2016 Representações sociais sobre a vida universitária e identidade discente: expectativas e desafios de estudantes em cursos de licenciaturas no contexto da política de expansão universitária
471865/2014-1
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018/01/01 - Atual Olhares psicossociais para a prática docente
Investigador
Fundação Carlos Chagas, Brasil

Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
Em curso
2011 - Atual Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente,
000-000
Investigador
Fundação Carlos Chagas, Brasil
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, A. F. L.. "Representações de professor e de diretor escolar: A comunicação não-verbal nos estudos em representações sociais". 2013.
Artigo em revista
  1. Ariane Franco Lopes da Silva; Romilda Teodora Ens; Isabel Baptista; Sabrina Plá Sandini. "Profissão docente em construção: desafios e possibilidades do estágio supervisionado". Educação (2024): https://doi.org/10.5902/1984644470476.
    10.5902/1984644470476
  2. Ariane Franco Lopes da Silva; Magali Maria Johann; Olga Christina Scandolara Santos; Caroline Brunoni. "Women’s body representations across the life course: A comparative study in Southern Brazil". Journal of Women & Aging (2024): https://doi.org/10.1080/08952841.2023.2228154.
    10.1080/08952841.2023.2228154
  3. Silva, A. F. L.; Barreira, L. C.; Baptista, I.. "Images of women and non-formal education: body representations in the illustrated press". Revista Educação e Cultura Contemporânea 18 54 (2021): 597-615. http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/9677/47967882.
    Acesso aberto • Publicado • http://dx.doi.org/10.5935/2238-1279.20210077
  4. Silva, A. F. L.; Cohen, G.; Gaymard, S.. "Images and social representations of students' identity and university experience". Papers on Social Representations 29 2 (2020): 12.1-12.23. http://psr.iscte-iul.pt/index.php/PSR/article/view/543.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Santos, Olga Scandolara; Silva, Ariane Franco Lopes. "Corpo, deficiência e representações". Educação e Cultura Contemporânea 14 37 (2017): 446-464. http://dx.doi.org/10.5935/2238-1279.20170056.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5935/2238-1279.20170056
  6. Moraes, E. H. M. B.; Silva, A. F. L.. "Gestos, posturas e gênero". Profissão Docente 16 35 (2016): 15-26.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Pacheco, Terezinha Souza; Silva, Ariane Franco Lopes da. "Ensino Religioso nas escolas e as suas representações". Educação Unisinos 19 3 (2015): 357-367. http://dx.doi.org/10.4013/edu.2015.193.06.
    Acesso aberto • 10.4013/edu.2015.193.06
  8. Silva, Ariane Franco Lopes da. "O mundo virtual e as identidades profissionais: implicações para a formação docente". Revista Diálogo Educacional 15 1 (2015): 473-492.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7213/dialogo.educ.15.045.DS05
  9. Silva, A. F. L.; Martins, M. A. R.; Abdalla, M. F. B.. "Políticas de avaliação universitária: o que pensam os professores sobre o ENADE". RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação 30 (2014): 41-61.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21573/vol30n12014.50012
  10. Silva, A. F. L.. "A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural.". Revista de Educação Pública 22 49 (2013): 265-281.
    Acesso aberto • Publicado • 10.29286/rep.v22i49/1
  11. Silva, A. F. L.. "Social representations of undergraduates about teacher identity and work: a gender perspective. Educação, Sociedade & Culturas". Educação, Sociedade e Culturas 36 1 (2012): 49-64.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Abdalla, M.F.B.; Martins, M.A.R.; Silva, A.F.L.. "Representações Sociais em Movimento: Professores-Estudantes em Curso de Pedagogia do Parfor". Educação & Linguagem 15 25 (2012): 83-103.
    Publicado • 10.15603/2176-1043/el.v15n25p83-103
  13. Silva, A. F. L.. "Social representations of undergraduates about teacher identity and work". Educação, Sociedade & Culturas (2012):
  14. Silva, Ariane Franco Lopes da. "Corporeidade e representações sociais: agir e pensar a docência". Psicologia & Sociedade 23 3 (2011): 616-624. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822011000300020.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/s0102-71822011000300020
  15. da Silva, A.F.L.. "Corporeity and social representations: Acting and thinking about teaching,Corporeidade e representações sociais: Agir e pensar a docência". Psicologia e Sociedade 23 3 (2011): 616-624. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84857230539&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0102-71822011000300020
  16. Silva, A. F. L.. "Corporeidade e representações sociais: agir e pensar a docência". Psicologia & Sociedade (2011):
    10.1590/S0102-71822011000300020 
  17. Silva, Ariane Franco Lopes da. "A representação das dimensões espaço e tempo docente". Pesquiseduca 2 3 (2010): 35-46.
    Publicado
  18. Silva, Ariane Franco Lopes da. "Um estudo da relação professor-aluno e a indisciplina: representações expressas por meios verbais e não-verbais de interação.". Educação e Cultura Contemporânea 6 1 (2009): 11-34.
    Publicado
  19. Sousa, C. P.; Silva, A. F. L.; Lima, L. C.. "Educacíon y Alteridad: La relacíon profesor alumno vista por los estudiantes de pedagogía". Investigaciones en Psicología. 14 1 (2009): 151-171.
    Publicado
  20. Silva, A. F. L.. "A representação do movimento humano". Psicologia da Educação (2008):
  21. Silva, Ariane Franco Lopes da. "A representação do movimento humano: desenvolvimento e aspectos sociais". Psicologia da educação 26 1 (2008): 11-34. https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/43159/28705>..
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ens, R. T.; Martins, A. M.; Abdalla, M. F. B.; Silva, A. F. L.. "Teoria das representações sociais, políticas educacionais e formação de professores: uma análise integrativa". In Sistematizações e proposições para o campo da educação e das representações sociais Formação do professor e políticas educacionais - volume I, editado por Novaes, A.; Sousa, C. P.; Villas Bôas, L., 99-120. Curitiba, Brasil: EDITORA CRV, 2019.
  2. Silva, Ariane Franco Lopes; Baptista, Isabel; Johann, Magali Maria. "Tempos e espaços de formação de professores: reflexões sobre o estágio supervisionado". In Qual futuro? Representações sociais deprofessores, jovens e crianças, editado por Sousa, C. P.; Marcondes, A. P.; Jardim, A. C. S.; Coêlho, V. R., 127-148. Brasil: EDITORA CRV, 2018.
    Publicado
  3. Silva, Ariane Franco Lopes da; Barreira, L. C.. "Representações de mulher em revistas ilustradas do início do século XX: as fotografias e suas histórias". In Mulher: Leitora, autora e formadora, editado por Barreira, L. C.; Pereira, M. A. F., 61-90. São Paulo, Brasil: Loyola, 2017.
    Publicado
  4. Silva, Ariane Franco Lopes da. "Vida Universitária e identidade do estudante: uma análise da cultura acadêmica em construção". In Políticas de expansão universitária. Reflexões sobre a vida acadêmica, editado por Silva, A. F. L.; Ferreira, L. R.; Ens, R. T., 27-54. Curitiba: PUCPress, 2017.
    Publicado
  5. Martins, M. A. R.; Abdalla, M. F. B.; Silva, A. F. L.. "Formação e profissionalidade docente: representações sociais de professores especialistas". In Formação e trabalho docente. relações pedagógicas e profissionalidade - pesquisas com a técnica Q, editado por Novaes, A.; Villas Bôas, L.; Ens, R. T., 33-62. Curitiba: PUCPRESS, 2016.
    Publicado
  6. Carlini, A. L.; Silva, A. F. L.; Marcondes, A. P.; Acosta, S.; Silva, S. A. I.. "Fatores psicossociais: componentes de desempenho dos estudantes de Pedagogia". In Representações sociais. Políticas educacionais, justiça social e trabalho docente, editado por Sousa, C. P.; Villas Bôas, L.; Ens, R. T., 159-196. Curitiba; São Paulo: Editora Universitária Champagnat; Fundação Carlos Chagas, 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Silva, A. F. L.; Ferreia, L. R.; Ens, R. T.. Políticas de expansão universitária. Reflexões sobre a vida universitária. PUCPress. 2017.
    Publicado • Editor