???global.info.a_carregar???
Ariane Franco Lopes da Silva. Concluiu o Doutoramento (PhD) em Educação pela University of Cambridge - Inglaterra (2001) e o Mestrado (MPhil) em Educação pela University of Cambridge (1993). Completou um Pós Doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no Programa de Educação: Psicologia da Educação em 2009 e na Universidade Católica Portuguesa, na Faculdade de Educação e Psicologia (FEP-UCP, Porto, Portugal) em 2019. É investigadora colaboradora da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal) e associada ao Centro de Investigações para o Desenvolvimento Humano (CEDH - UCP). Atua como Senior Research Fellow na Ultreia. Desenvolve investigações na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação, principalmente nos seguintes temas: representações sociais, formação docente, identidade docente, políticas educativas e culturas.
Identification

Personal identification

Full name
Ariane Franco Lopes da Silva

Citation names

  • Silva, Ariane Franco Lopes da
  • Silva, A. F. L.

Author identifiers

Ciência ID
3F14-CDD0-A3EF
ORCID iD
0000-0002-0024-9039

Email addresses

  • alsilva@ucp.pt (Professional)
  • ariane.silva@ultreia.org (Professional)
  • ariane.francolopes@gmail.com (Professional)

Addresses

  • Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Educação e Psicologia, Rua Diogo Botelho, 1327, 4050 039, Porto, Porto, Portugal (Personal)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Portuguese Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Advanced (C1) Beginner (A1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2017 - 2018
Concluded
FEP/UCP (Pós-doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Campus Porto, Portugal
1996 - 2001/09/01
Concluded
PhD (Doctor)
University of Cambridge, United Kingdom
"The representation of human movement. A developmental and cross-cultural analysis" (THESIS/DISSERTATION)
1993/09/01
Concluded
Mestrado (MPhil) (Master)
University of Cambridge, United Kingdom
"Relating internalization and expression as two aspects of development" (THESIS/DISSERTATION)
MPhil
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2014/03/01 - Current Associate Professor (University Teacher) Universidade Federal da Fronteira Sul, Brazil

Others

Category
Host institution
Employer
2018/04/05 - Current Investigadora Colaboradora Universidade Católica Portuguesa Campus Porto, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
2014/05/01 - 2017 Professora Universitária - Adjunto A, nível II Universidade Federal da Fronteira Sul, Brazil
2010/08/02 - 2012/07/23 Professora Universitária. Universidade Católica de Santos, Brazil
2005/03/01 - 2007/12/26 Professora Universitária - Professor Assistente I Instituto Unificado Paulista (UNIP), Brazil
Projects

Grant

Designation Funders
2014/01/01 - 2016/01/01 Representações sociais sobre a vida universitária e identidade discente: expectativas e desafios de estudantes em cursos de licenciaturas no contexto da política de expansão universitária
471865/2014-1
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluded
1992/09 - 1993/12 Relating internalization and expression as two aspects of development
200761/92-7
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Contract

Designation Funders
2014 - 2016 Representações sociais sobre a vida universitária e identidade discente: expectativas e desafios de estudantes em cursos de licenciaturas no contexto da política de expansão universitária
471865/2014-1
Concluded

Other

Designation Funders
2018/01/01 - Current Olhares psicossociais para a prática docente
Researcher
Fundação Carlos Chagas, Brazil

Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
Ongoing
2011 - Current Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente,
000-000
Researcher
Fundação Carlos Chagas, Brazil
Ongoing
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Ens, R. T.; Martins, A. M.; Abdalla, M. F. B.; Silva, A. F. L.. "Teoria das representações sociais, políticas educacionais e formação de professores: uma análise integrativa". In Sistematizações e proposições para o campo da educação e das representações sociais Formação do professor e políticas educacionais - volume I, edited by Novaes, A.; Sousa, C. P.; Villas Bôas, L., 99-120. Curitiba, Brazil: EDITORA CRV, 2019.
  2. Silva, Ariane Franco Lopes; Baptista, Isabel; Johann, Magali Maria. "Tempos e espaços de formação de professores: reflexões sobre o estágio supervisionado". In Qual futuro? Representações sociais deprofessores, jovens e crianças, edited by Sousa, C. P.; Marcondes, A. P.; Jardim, A. C. S.; Coêlho, V. R., 127-148. Brazil: EDITORA CRV, 2018.
    Published
  3. Silva, Ariane Franco Lopes da; Barreira, L. C.. "Representações de mulher em revistas ilustradas do início do século XX: as fotografias e suas histórias". In Mulher: Leitora, autora e formadora, edited by Barreira, L. C.; Pereira, M. A. F., 61-90. São Paulo, Brazil: Loyola, 2017.
    Published
  4. Silva, Ariane Franco Lopes da. "Vida Universitária e identidade do estudante: uma análise da cultura acadêmica em construção". In Políticas de expansão universitária. Reflexões sobre a vida acadêmica, edited by Silva, A. F. L.; Ferreira, L. R.; Ens, R. T., 27-54. Curitiba: PUCPress, 2017.
    Published
  5. Martins, M. A. R.; Abdalla, M. F. B.; Silva, A. F. L.. "Formação e profissionalidade docente: representações sociais de professores especialistas". In Formação e trabalho docente. relações pedagógicas e profissionalidade - pesquisas com a técnica Q, edited by Novaes, A.; Villas Bôas, L.; Ens, R. T., 33-62. Curitiba: PUCPRESS, 2016.
    Published
  6. Carlini, A. L.; Silva, A. F. L.; Marcondes, A. P.; Acosta, S.; Silva, S. A. I.. "Fatores psicossociais: componentes de desempenho dos estudantes de Pedagogia". In Representações sociais. Políticas educacionais, justiça social e trabalho docente, edited by Sousa, C. P.; Villas Bôas, L.; Ens, R. T., 159-196. Curitiba; São Paulo: Editora Universitária Champagnat; Fundação Carlos Chagas, 2012.
    Published
Conference paper
  1. Silva, A. F. L.. "Representações de professor e de diretor escolar: A comunicação não-verbal nos estudos em representações sociais". 2013.
Edited book
  1. Silva, A. F. L.; Ferreia, L. R.; Ens, R. T.. Políticas de expansão universitária. Reflexões sobre a vida universitária. PUCPress. 2017.
    Published • Editor
Journal article
  1. Ariane Franco Lopes da Silva; Romilda Teodora Ens; Isabel Baptista; Sabrina Plá Sandini. "Profissão docente em construção: desafios e possibilidades do estágio supervisionado". Educação (2024): https://doi.org/10.5902/1984644470476.
    10.5902/1984644470476
  2. Ariane Franco Lopes da Silva; Magali Maria Johann; Olga Christina Scandolara Santos; Caroline Brunoni. "Women’s body representations across the life course: A comparative study in Southern Brazil". Journal of Women & Aging (2024): https://doi.org/10.1080/08952841.2023.2228154.
    10.1080/08952841.2023.2228154
  3. Silva, A. F. L.; Barreira, L. C.; Baptista, I.. "Images of women and non-formal education: body representations in the illustrated press". Revista Educação e Cultura Contemporânea 18 54 (2021): 597-615. http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/9677/47967882.
    Open access • Published • http://dx.doi.org/10.5935/2238-1279.20210077
  4. Silva, A. F. L.; Cohen, G.; Gaymard, S.. "Images and social representations of students' identity and university experience". Papers on Social Representations 29 2 (2020): 12.1-12.23. http://psr.iscte-iul.pt/index.php/PSR/article/view/543.
    Open access • Published
  5. Santos, Olga Scandolara; Silva, Ariane Franco Lopes. "Corpo, deficiência e representações". Educação e Cultura Contemporânea 14 37 (2017): 446-464. http://dx.doi.org/10.5935/2238-1279.20170056.
    Open access • Published • 10.5935/2238-1279.20170056
  6. Moraes, E. H. M. B.; Silva, A. F. L.. "Gestos, posturas e gênero". Profissão Docente 16 35 (2016): 15-26.
    Open access • Published
  7. Pacheco, Terezinha Souza; Silva, Ariane Franco Lopes da. "Ensino Religioso nas escolas e as suas representações". Educação Unisinos 19 3 (2015): 357-367. http://dx.doi.org/10.4013/edu.2015.193.06.
    Open access • 10.4013/edu.2015.193.06
  8. Silva, Ariane Franco Lopes da. "O mundo virtual e as identidades profissionais: implicações para a formação docente". Revista Diálogo Educacional 15 1 (2015): 473-492.
    Open access • Published • 10.7213/dialogo.educ.15.045.DS05
  9. Silva, A. F. L.; Martins, M. A. R.; Abdalla, M. F. B.. "Políticas de avaliação universitária: o que pensam os professores sobre o ENADE". RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação 30 (2014): 41-61.
    Open access • Published • 10.21573/vol30n12014.50012
  10. Silva, A. F. L.. "A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural.". Revista de Educação Pública 22 49 (2013): 265-281.
    Open access • Published • 10.29286/rep.v22i49/1
  11. Silva, A. F. L.. "Social representations of undergraduates about teacher identity and work: a gender perspective. Educação, Sociedade & Culturas". Educação, Sociedade e Culturas 36 1 (2012): 49-64.
    Open access • Published
  12. Abdalla, M.F.B.; Martins, M.A.R.; Silva, A.F.L.. "Representações Sociais em Movimento: Professores-Estudantes em Curso de Pedagogia do Parfor". Educação & Linguagem 15 25 (2012): 83-103.
    Published • 10.15603/2176-1043/el.v15n25p83-103
  13. Silva, A. F. L.. "Social representations of undergraduates about teacher identity and work". Educação, Sociedade & Culturas (2012):
  14. Silva, Ariane Franco Lopes da. "Corporeidade e representações sociais: agir e pensar a docência". Psicologia & Sociedade 23 3 (2011): 616-624. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822011000300020.
    Open access • Published • 10.1590/s0102-71822011000300020
  15. da Silva, A.F.L.. "Corporeity and social representations: Acting and thinking about teaching,Corporeidade e representações sociais: Agir e pensar a docência". Psicologia e Sociedade 23 3 (2011): 616-624. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84857230539&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0102-71822011000300020
  16. Silva, A. F. L.. "Corporeidade e representações sociais: agir e pensar a docência". Psicologia & Sociedade (2011):
    10.1590/S0102-71822011000300020 
  17. Silva, Ariane Franco Lopes da. "A representação das dimensões espaço e tempo docente". Pesquiseduca 2 3 (2010): 35-46.
    Published
  18. Silva, Ariane Franco Lopes da. "Um estudo da relação professor-aluno e a indisciplina: representações expressas por meios verbais e não-verbais de interação.". Educação e Cultura Contemporânea 6 1 (2009): 11-34.
    Published
  19. Sousa, C. P.; Silva, A. F. L.; Lima, L. C.. "Educacíon y Alteridad: La relacíon profesor alumno vista por los estudiantes de pedagogía". Investigaciones en Psicología. 14 1 (2009): 151-171.
    Published
  20. Silva, A. F. L.. "A representação do movimento humano". Psicologia da Educação (2008):
  21. Silva, Ariane Franco Lopes da. "A representação do movimento humano: desenvolvimento e aspectos sociais". Psicologia da educação 26 1 (2008): 11-34. https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/43159/28705>..
    Published