???global.info.a_carregar???
Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e investigadora do Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores". Concluiu o Doutoramento em Ciências da Educação em 2007 (Universidade de Aveiro), o Mestrado em Análise Social e Administração da Educação em 1998 (Universidade de Aveiro) e a Licenciatura em Sociologia em 1992 (Faculdade de Letras da Universidade do Porto). As suas atividades de docência e de investigação encontram-se focadas na Inclusão Social e Educativa, nas Políticas Educacionais e na Inserção Profissional de Diplomados do Ensino Superior, privilegiando as abordagens teórico-metodológicas das Representações Sociais e da Investigação-Ação Participativa.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Manuela Gonçalves

Nomes de citação

  • Gonçalves, Manuela

Identificadores de autor

Ciência ID
3913-6EE0-2908
ORCID iD
0000-0002-3545-1173

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2007/03/29
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Educação, Trabalho e Família - trajetórias de diplomados universitários. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
1998/01/15
Concluído
Análise Social e Administração da Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Educação, Trabalho e Emprego" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
1992
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/04/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
1998/01/01 - 2007/03/31 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
1993/02/01 - 1998/01/01 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/07 - Atual Coordenadora do Grupo de Investigação 3 - Políticas, Avaliação e Qualidade Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2019/07 - Atual Diretora da Licenciatura em Educação Básica Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2023/03 Vice-Coordenadora do CIDTFF Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2014 - 2019 Membro da Coordenação do CIDTFF Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2009 - 2019 Coordenadora Erasmus (área de Educação) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/12/01 - 2023/11/01 NaLoC. Políticas Curriculares Nacionais e Locais: Aprendendo de práticas escolares a partir de um estudo de caso.
s/referência
Investigador responsável
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Em curso
2021/03/01 - 2023/02/28 CoMMiTTEd – Covid, Migrantes e Minorias na Formação de Professores: Um Observatório de Notícias Falsas para promover o Pensamento Crítico e a Literacia Digital em Tempos de Crise
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
European Commission
Concluído
2019/09/01 - 2022/08/31 TEDS - Teacher education for sustainability Schools educating for sustainability: proposals for and from in-service teacher education
2019-1-PT01-KA201-060830
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
European Commission
Em curso
2019/09/01 - 2022/08/31 HiLives - Including and Connecting in Higher Education: networking opportunities for independent lives
2019-1-PT01-KA203-061312
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
European Commission
Concluído
2010/03/01 - 2013/09/30 Graduates transition to work trajectories - Percursos de inserção dos licenciados: relações objectivas e subjectivas com o trabalho
PTDC/CS-SOC/104744/2008
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2006 - 2013 As representações sociais do trabalho docente
s/r
Investigador
Fundação Carlos Chagas, Brasil
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Graca, Marta; Goncalves, Manuela. "Towards a profile definition of the educator in street-based sex work setting". 2015.
    Publicado • 10.15405/epsbs.2015.01.8
Artigo em jornal
  1. Gonçalves, Manuela. "E se lhe contasse como foi o meu primeiro dia de aulas depois das férias do Natal?", Diário de Aveiro, 2019, Rubrica Há Educação
Artigo em revista
  1. Traqueia, A.; Gonçalves, M.; Madeira, R.. "Percursos de inclusão e de exclusão social no Ensino Profissional: um mapeamento de abordagens concetuais através de revisão integrativa de literatura". Sisyphus - Journal of Education 11 2 (2023): 264-288.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.25749/sis.28717
  2. da Silva, R. D.; Gonçalves, M.. "Representações sociais de escola compartilhadas entre estudantes de uma escola portuguesa". Conjecturas 22 16 (2022): 587-597. https://www.conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/2081.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Júlio, Maurício; Gonçalves, Manuela; Araújo e Sá, Maria Helena. "Motivações e expectativas de alunos no ensino técnico profissional: um estudo numa escola no Lubango-Angola". Indagatio Didactica 12 5 (2020): 139-154.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23451
  4. Nogueira, Arlete; Gonçalves, Manuela; Adelino Costa, Jorge. "A Intervenção da Inspeção na Avaliação Externa das Escolas: um estudo com base das perceções de diretores de escolas". Revista Portuguesa de Educação 32 2 (2019): 171-187. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.14812.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21814/rpe.14812
  5. Graça, Marta; Gonçalves, Manuela; Martins, António. "Action research with street-based sex workers and an outreach team: A co-authored case study". Action Research 16 3 (2018): 251-279. http://dx.doi.org/10.1177/1476750316685877.
    Publicado • 10.1177/1476750316685877
  6. Graça, M.; Gonçalves, M.. "Educational practices of services for sex workers in Portugal | Práticas educativas dos serviços dirigidos a trabalhadores(as) do sexo em Portugal". Saude e Sociedade 26 2 (2017): 571-583. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85026460510&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/s0104-12902017160804
  7. Graça, Marta; Gonçalves, Manuela. "Prostituição: Que Modelo Jurídico-Político para Portugal?". Dados 59 2 (2016): 449-480. http://dx.doi.org/10.1590/00115258201683.
    Publicado • 10.1590/00115258201683
  8. Gonçalves, Manuela; Melo, António. "From training to professional performance in hospitality management: the vision of industry professionals". Advances in Higher Education 8 1 (2016): 103-115.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Santos, Evelyn; Gonçalves, Manuela; Ramos, Isabel; Castro, Lisneti; Lomeo, Roselane. "Inclusão no Ensino Superior: Perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade". Revista Portuguesa de Educação 28 2 (2015): 251. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.7741.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21814/rpe.7741
  10. Graça, Marta; Gonçalves, Manuela. "Conhecimento, prática e ética: Os desafios da investigação-ação em contexto de prostituição feminina de rua*". Revista Crítica de Ciências Sociais 108 (2015): 135-156. http://dx.doi.org/10.4000/rccs.6143.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/rccs.6143
  11. Graça, Marta; Gonçalves, Manuela. "Serviços dirigidos a trabalhadores(as) do sexo em Portugal: ideologias e práticas". Physis: Revista de Saúde Coletiva 25 2 (2015): 547-570. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312015000200012.
    Acesso aberto • 10.1590/s0103-73312015000200012
  12. Pardal, Luis; Neto-Mendes, Antonio; Martins, Antonio; Goncalves, Manuela. "Identities and Structure of Teacher's Work: A Representation". Procedia - Social and Behavioral Sciences 185 (2015): 165-171. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.03.394.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1016/j.sbspro.2015.03.394
  13. Castanheira, Neusa; Gonçalves, Manuela. "Os Municípios e as AEC: Tendências Descentralizadoras da Política Educativa em Portugal". REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación 14.1 2015 (2015): 65-81. http://dx.doi.org/10.15366/reice2016.14.1.004.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15366/reice2016.14.1.004
  14. Gonçalves, Manuela; Melo, António. "Que competências para a formação superior em gestão hoteleira? A perspetiva de diretores de curso do ensino superior politécnico em Portugal". THIJ Tourism and Hospitality International Journal 5 1 (2015): 88-109.
    Acesso aberto
  15. Pardal, Luís; Gonçalves, Manuela; Martins, António; Neto-Mendes, António. "Teaching: What is Constant and What is not Consolidated in the Social Representation". Procedia - Social and Behavioral Sciences 159 (2014): 25-31. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.12.322.
    10.1016/j.sbspro.2014.12.322
  16. Graça, Marta; Gonçalves, Manuela. "Assessing and redesigning the outreach services with street-based prostitudes in Coimbra, Portugal". The European Journal of Social & Behavioural Sciences 10 3 (2014): 1496-1506. http://dx.doi.org/10.15405/ejsbs.134.
    Publicado • 10.15405/ejsbs.134
  17. Gonçalves, Manuela; Pardal, Luis; Martins, António Maria; Neto-Mendes, António; Pedro, Ana Paula. "Representação de estudantes universitários portugueses sobre a formação de professores". Visão Global 14 1 (2012): 29-53.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Gonçalves, Manuela; Pardal, Luís; Neto-Mendes, António; Martins, António Maria; Pedro, Ana Paula. "Quando for grande vou ser professor: a identidade docente representada por futuros professores". Revista Diálogo Educacional 11 33 (2011): 417-433.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Araújo e Sá, Maria Helena; Gonçalves, Manuela. "Investigando entre línguas e culturas no contexto da formação doutoral… histórias à procura de autores". In Mobilidade internacional de estudantes do ensino superior na CPLP: questões de língua e cultura, 165-192. Peter Lang, 2023.
    Publicado
  2. Santos, P.; Björnsdóttir, A. R.; Neto-Mendes, A.; Duarte, B.; Portugal, G.; Martins, G.; Araújo e Sá, M. H.; et al. "Scoping review – opening Higher Education to students with intellectual and developmental disabilities: the evidence". In Foundations for the development of a Higher Education inclusive curriculum, editado por Van Hove, G.. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.48528/y1qw-pd53
  3. Garcia, Ana; Madeira, Rosa; Gonçalves, Manuela; Moura, Inês. "Políticas Públicas e Infância: garantia e conquista de direitos sociais". In Arte da Educação: políticas públicas e desenvolvimento humano em contexto local, 47-66. São Carlos, Brasil: Pedro & João Editores, 2021.
    Publicado
  4. Pardal, Luís; Neto-Mendes, António; Neto-Mendes, António. "Trabalho docente: o permanente e o móvel nas representações de uma profissão". In Docência no Ensino Superior: experiências no Brasil, Portugal e Espanha, 225-238. Itapeninga, Brasil: Hipótese, 2019.
    Publicado
  5. Gonçalves, Manuela; Martins, António Maria. "Universidade e processos de recomposição social". In A Docência Universitária no Contexto Educativo Actual. Ourense, Espanha: Educacion Editora, 2012.
    Publicado
  6. Gonçalves, Manuela; Martins, António Maria; Pedro, Ana Paula; Pardal, Luís; Neto-Mendes, António. "Mudança e representações sociais sobre formação de professores". In Representações Sociais sobre o Trabalho Docente. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2009.
    Publicado
  7. Gonçalves, Manuela; Pardal, Luís; Neto-Mendes, António; Martins, António Maria; Pedro, Ana Paula. "Identidade e trabalho docente: representações sociais de futuros professores". In Representações Sociais sobre o Trabalho Docente. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2009.
    Publicado
Edição de livro
  1. Fonseca, D.; Neto-Mendes, A.; Gonçalves, Manuela; Ventura, A.; Costa, J. A.. Gestão da incerteza na Educação: descontinuidades e desafios: X Simpósio de Organização e Gestão Escolar. UA Editora. 2023.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.48528/kc4m-sa71 • Editor
  2. Gonçalves, Manuela; Fonseca, Dora; Neto-Mendes, António; Ventura, Alexandre; Adelino Costa, Jorge. (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior: IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar. UA Editora. 2021.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.48528/etpt-5b57 • Editor
  3. Gonçalves, Manuela. III Fórum CIDTFF: 25 anos de Investigação em Educação. 2019.
    Publicado • Editor
  4. Gonçalves, Manuela. Rede escolar – (re)configurações, tensões e desafios. Livro de Atas do VIII Simpósio OGE. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2018.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Araújo e Sá, M. H.; Gerwers, F.; Gintsburg, S.. CoMMiTTEd - Covid, Migrants and Minorities in Teacher Education: A Fake News Observatory to Promote Critical Thinking and Digital Literacy in Times of Crisis. E-handbook for teachers and teacher educators. 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.48528/jbw5-0807
  2. Andrade, Ana Isabel; Machado, Jane; Sá, Cristina Manuela; Araújo e Sá, M. H.; Batista, B.; Carlos, V.; et al. Framework for in-service teacher education for sustainability - Some principles and strategies. UA Editora. 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.48528/qp0z-w569
  3. Gonçalves, Manuela; Araújo e Sá, M. H.; Neto-Mendes, A.; Bem-Haja, P.. Social representations of teachers on Sustainability and Education for Sustainability. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2022.
    Publicado
  4. Kalle, J.; Andrade, A.I.; Batista, B.; Carlos, V.; Caruana, V.; Costa, N.; et al. Framework for education for sustainability: enhancing competences in education. UA Editora. 2021.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.48528/e94f-8142
  5. Araújo e Sá, Maria Helena; Basílio, Daniel; Gonçalves, Manuela (3913-6EE0-2908); Melo-Pfeifer, Sílvia; Monteiro, Ana Catarina; Pinto, Susana; Schmidt, Alexandra; Simões, Ana Raquel; Soares, Lúcia Vidal. Imagens das línguas em contextos de educação e formação: itinerários da investigação. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2019.
    Publicado
  6. Gonçalves, Manuela. Educação, Trabalho e Família: trajectórias de diplomados universitários.. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 2012.
    Publicado
  7. Gonçalves, Manuela; Pardal, Luís; Martins, António Maria; Neto-Mendes, António. Trabalho docente: representações e construção de identidade profissional. Aveiro: Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal: UA EDitora. 2011.
    Publicado
  8. Gonçalves, Manuela; Arroteia, Jorge Carvalho; Martins, António Maria. Sistema de (des)emprego: trajetórias de inserção. Aveiro: Universidade de Aveiro. 2002.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Gonçalves, Manuela; Loureiro, Maria João; Pombo, Lucia. "Alinhando o ensino, a aprendizagem e a avaliação - Um estudo no contexto de um seminário de investigação de um programa doutoral focado na escrita académica". Trabalho apresentado em Congresso Internacional sobre Avaliação do Ensino Superior (CIAES 2019), Braga, 2019.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2014/05/02 Teaching: what is constant and what is not consolidated in the social representation 5th World Conference on Psychology, Counseling and Guidance
(Dubrovnik)
2013/09/12 Social representations of teachers as expressed by parents of pupils in a Portuguese public school, as a part of the Symposium "Contributions of Social Representations Theory for Researches in Education Area". European Conference on Educational Research
(Istanbul)
2009 Identidade e trabalho docente: representações sociais de futuros professores VI Jornadas Internacionales Y III Jornadas Nacionales de Representaciones sociales: perspectivas en representaciones sociales.
(Buenos Aires)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - Atual Do conceito à concretização do melhor interesse da criança: a relação com a educação e formação.
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2018 - Atual Promoção do Sucesso Académico no Ensino Superior: um estudo no contexto de uma organização universitária privada.
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2017 - Atual Para uma “Gramática do Poder” dos Diretores escolares: as conceções de poder a partir de uma análise crítica do seu discurso.
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2015 - Atual Educação e trabalho em gestão hoteleira: competências e inserção profissional de diplomados do ensino superior politécnico.
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2019/09 - 2021/02 NARRATIVA SOCIAL DE ALUNOS (DES)ENCAMINHADOS DO ENSINO REGULAR: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DE UMA TURMA CEF.
Orientador de João Gonçalo Cardoso Vidal
Mestrado em Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019/09 - 2021/02 PROJETO “COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM” EM PORTUGAL - UM ESTUDO DE CASO
Orientador
Mestrado em Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019/09 - 2021/02 Ama – mais do que uma emoção, uma profissão
Orientador
Mestrado em Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014/10/01 - 2020/10/28 Educação e trabalho em gestão hoteleira: competências e inserção profissional de diplomados do ensino superior politécnico.
Orientador de António Manuel da Silva e Melo
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2017 - 2020/06/25 Ensinar e aprender numa escola do Ensino Técnico-Profissional em Angola.
Coorientador de Maurício Calessi Júlio
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2018 - 2019 Autonomia e Flexibilidade Curricular: utopia ou realidade?
Orientador
2016 - 2019 A Inspeção da Educação em Portugal: um estudo com base nas perceções de diretores de escolas públicas portuguesas do ensino não superior.
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2017 - 2018 Contributo do Projeto Fénix no combate ao insucesso escolar – um estudo de caso
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2016 - 2017 A diferenciação dos percursos escolares no 10º ano de escolaridade: um estudo de caso.
Orientador
Mestrado em Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015 - 2017 Participação infantil em contexto escolar: os caçadores de ideias
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015 - 2016 Ingresso e permanência de estudantes com NEE no ensino superior: um estudo qualitativo. Aveiro: Universidade de Aveiro;
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015 - 2016 À descoberta dos direitos, rumo à participação: uma investigação participativa com adolescentes institucionalizados
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014 - 2016 Descobrindo as estórias que fazem a história do Bairro de Santiago: idosos e crianças à conversa
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012 - 2016 Intervenção socioeducativa: investigação-ação participativa com trabalhadoras do sexo de rua e uma equipa de outreach.
Orientador de Marta Graça
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2014 - 2015 No meu bairro, na nossa cidade a ocupar a liberdade - práticas educativas para uma cidadania na infância
Orientador
2013 - 2015 Crianças e cidadania: direitos de participação
Orientador
Departamento de Educação e Psicologia (Mestrado)
2013 - 2014 Jornalistas à experiência: reconstruindo o lugar social de jovens da Torreira numa investigação participativa
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2013 - 2014 Saber escutar, saber incluir o cidadão com deficiência: Uma Investigação Participativa
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2013 - 2014 Menina e mãe: reconstrução do lugar social de jovens mães numa investigação participativa
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012 - 2013 Livre escolha da escola: o caso do cheque ensino. Aveiro: Universidade de Aveiro;
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012 - 2013 Participação parental num jardim de infância
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012 - 2013 Inclusão no ensino superior: os retratos de estudantes com deficiência.
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012 - 2012 Castanheira, Neusa (2012). A implementação das AEC: um estudo em três municípios
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2011 - 2012 A administração da educação em S. Tomé e Príncipe
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2010 - 2011 A importância da colaboração escola/autarquia na construção da escola comunidade educativa.
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2010 - 2011 Formação em Internet para Pais e Alunos numa Escola de 2º e 3º ciclos.
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2010 - 2011 A integração de alunos de etnia cigana numa escola de 1º CEB: estudo de caso
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2009 - 2010 Criando laços: intervir em famílias de crianças com deficiência
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2009 - 2010 O recreio das diferenças
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2009 - 2010 Os adolescentes e o teatro na construção colectiva do ser
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2009 - 2010 Relação escola-família nas actividades de enriquecimento curricular.
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2008 - 2009 Relação Escola-Família: que olhar quanto à forma de participação
Coorientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2008 - 2009 Abandono e regresso à escola: olhares sobre as Novas Oportunidades
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2008 - 2009 A indisciplina em sala de aula: um estudo numa escola S/3º ciclo
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2008 - 2009 Liderança dos directores de turma por parte da sua coordenadora
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2008 - 2009 Jovens com necessidades educativas especiais: transição para o trabalho
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2008 - 2009 As crianças ciganas e a escola: caminhos para a mudança
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2008 - 2009 Prevenção da violência e da indisciplina em contexto escolar
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/11/19 - 2021/11/20 X Simpósio de Organização e Gestão Escolar - Gestão da incerteza na Educação: (des)continuidades e desafios. (2021/11/19 - 2021/11/20)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2019/11/07 - 2019/11/08 IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar - (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior. (2019/11/07 - 2019/11/08)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2018/11/15 - 2018/11/17 IV SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação. (2018/11/15 - 2018/11/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2017/05/08 - 2017/05/09 VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar: Rede escolar – (re)configurações, tensões e desafios. (2017/05/08 - 2017/05/09)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/01/26 Educação para o plurilinguismo: um projeto na interface escola, museus e famílias.
Vogal
Raquel João de Almeida Santos Gonçalves Carinhas (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/07/18 Fala-se em participação, mas não nos deixam participar: cidade e cidadania a partir de olhares e vozes jovens
Arguente principal
Ana Lúcia Dias Garcia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/07/04 A Relação entre Indisciplina e Insucesso Escolar/Académico dos Alunos, sobre uma Escola de Fortaleza-Ceará-Brasil
Arguente principal
Jacira Medeiros Camelo (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2020/12/03 Políticas para integração das TIC no currículo em Angola: um estudo nas escolas públicas do II ciclo do ensino secundário do Namibe.
Arguente
Santana Paulo Sango Bunga (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2020/01 Intervir com famílias vulneráveis: o Photovoice como instrumento colaborativo.
Arguente
Ana Sofia Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2016/07 Formação continuada do professor da área da saúde do ensino superior: conhecimento, competências e atitudes
Arguente
Marisa Pascarelli Agrello (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012/07 O currículo académico na formação do supervisor pedagógico e suas relações com o desempenho profissional
Arguente
Barbosa, Mª Cristina (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Centro de Estudos em Letras, Portugal
2009/02 A Figura Masculina na Docência do Ensino Primário – um “corpo estranho” no quotidiano das escolas públicas “primárias” do Rio de Janeiro (Brasil) e Aveiro (Portugal)
Arguente
Amanda Rabello (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017/04 - 2017/12 Member of the team of External Evaluation of the Reform of Secondary Education of São Tomé and Príncipe, coordinated by Nilza Costa (CIDTFF). External evaluation contract with STP Government and Vale Flôr Institute, with financing from Camões, I.P. Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2016/03 - 2017/02 Member of the team that elaborated the Educational Strategic Plan of Oliveira do Bairro Municipality (2017-2021), coordinated by António Neto-Mendes. Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal