???global.info.a_carregar???
Márcia Monteiro é Professora e Coordenadora da Licenciatura em Gestão de Negócios do IPAM Porto. Licenciada em Gestão de Marketing e Mestre em Gestão de Serviços e Clientes pelo IPAM Porto, Doutorada em Economia e Finanças pela Universidad Rey Juan Carlos de Madrid. Iniciou a sua atividade profissional em 2009 como gestora de marketing e responsável pela comunicação nos canais on-line tendo oportunidade de colaborar com várias empresas nacionais e internacionais em distintas áreas de negócio tais como design, mobiliário de luxo e moda. Esteve também envolvida em processos de internacionalização de empresas para mercados tais como Turquia, Grécia, Singapura e Malásia. Enveredou pelo caminho da docência após a conclusão do Doutoramento tendo implementado nos últimos anos, junto dos estudantes, modelos de aprendizagem disruptivos e próximos do mercado de trabalho. As suas áreas de interesse de investigação estão relacionadas com marketing, liderança e comportamento do consumidor, tendo já alguns artigos apresentados em conferências e outros publicados.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Márcia Monteiro

Nomes de citação

  • Monteiro, Márcia

Identificadores de autor

Ciência ID
331C-3AD0-B3B3
ORCID iD
0000-0003-2240-8464

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês
Espanhol; Castelhano
Formação
Grau Classificação
2014/09/01 - 2017/03/01
Concluído
Economia e Finanças (Doktor (PhD))
Universidad Rey Juan Carlos, Espanha
2009/09/01 - 2011/07/01
Concluído
Gestão de Serviços de Clientes (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2007/09/01 - 2009/07/01
Concluído
Gestão de Marketing (Licenciatura)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2019/09/01 - 2023/08/01 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017/07/01 - 2019/07/01 Professor Associado (Docente Universitário) London School of Design and Marketing, Reino Unido
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Diana Martins; Monteiro, Márcia. "The contribution of Customer Relationship Management to gym members’ loyalty". Trabalho apresentado em Global Conference on Marketing & Business Management, Porto, 2025.
  2. José Carvalho; Ana Pinto Borges; Bruno Vieira; Elvira Vieira; Márcia Monteiro. "THE EVOLUTION AND IMPORTANCE OF FEMALE LEADERSHIP IN THE ORGANIZATIONAL CONTEXT". 2023.
    10.3846/bm.2023.1042
  3. Monteiro, Márcia. "Portuguese tax benefits to promote business entrepreneurship". Trabalho apresentado em 16ª Conferência Europeia sobre Inovação e Empreendedorismo, Lisboa, 2021.
  4. Monteiro, Márcia. "Corporate Social Responsibility and Socially Committed Entrepreneurship: a Contemporary Overview.". Trabalho apresentado em 16th European Conference on Innovation and Entrepreneurship (ECIE21), 2021.
  5. Monteiro, Márcia. "“The Country-of-Origin effect in two categories of products: clothing and footwear – The Perception after TROIKA Intervention”". Trabalho apresentado em International Marketing Conference, 2015.
Artigo em jornal
  1. Monteiro, Márcia; Borges, Ana Pinto; Vieira, Elvira Pacheco; Bruno Vieira; Castilho, Daniela; Isabel Fernandes Pinto. "Green Marketing, Environmental Awareness, and Innovation as Factors for the Purchase of Green Products", 2023, https://doi.org/10.4018/979-8-3693-0019-0.ch009.
  2. Borges, Ana Pinto; Monteiro, Márcia. "MBA: Oportunidade de Futuro.", Revista Exame, 2023
Artigo em revista
  1. "Todos queremos uma GOAT (Greatest Of All Trips)!". Revista Marketeer (2022): https://isagnaimprensa.blogspot.com/2022/02/todos-queremos-uma-goat-prof-marcia.html.
    Publicado
  2. Moreira, Tânia; Hemsworth, Kevin; Vieira, Bruno Miguel; Monteiro, Márcia; Vieira, Elvira; Tânia Moreira; Monteiro, Márcia; et al. "How digital media can help fight food waste". European Journal of Applied Business and Management, (2022): http://hdl.handle.net/20.500.11960/3351.
    Publicado • 10.58869/EJABM
Artigo em revista (magazine)
  1. Monteiro, Márcia. "Excelentíssimos Doutores, tudo fixe?", Revista Marketeer, 2021
  2. Monteiro, Márcia. "Purpose: the ultimate exponent of leadership", Jornal Vida Económica, 2021
  3. Monteiro, Márcia. "(In)formation: the great challenge of Portuguese companies.", Revista Marketeer, 2021
  4. Monteiro, Márcia. "Is your company in the blue or red ocean?", Jornal Vida Económica, 2021
  5. Monteiro, Márcia. "It's the marketing's fault", Jornal Vida Económica, 2020
  6. Monteiro, Márcia. "Os Pseudo Influenciadores Digitais", Jornal Vida Económica, 2020
Capítulo de livro
  1. Carvalho, José; Pires, Henrique; Borges, Ana Pinto; Vieira, Elvira Pacheco; Monteiro, Márcia. "Digital Leadership: Characteristics, Challenges. and Opportunities". In Enhancing Employee Engagement and Productivity in the Post-Pandemic Multigenerational Workforce. 2023.
    Publicado
Edição de livro
  1. Enhancing Employee Engagement and Productivity in the Post-Pandemic Multigenerational Workforce. 2023.
    10.4018/978-1-6684-9172-0
Resumo em conferência
  1. Márcia Monteiro; Nadine Rodrigues. "The importance of email marketing in a company\'s commercial strategy: the I Love Douro case". Trabalho apresentado em International Conference of Applied Business and Management, Porto, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Paiva, Ana Rita Távora de. "A importância do plano de negócios: empresas lideradas por mulheres". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/45149.
  2. Rodrigues, Nadine Rafaela dos Santos. "A importância da utilização do e-mail marketing na estratégia comercial de uma empresa: o caso I LOVE DOURO". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/41494.
  3. Paquete, Daniel Alexandre Gomes. "O marketing digital como fator de aceleração no crescimento das empresas". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/40962.
  4. Soares, José. "A importância da melhoria de processos de vendas para a satisfação do cliente - o exemplo da empresa "Alpha"". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36964.
  5. Makhniy, Diana. "Perfil do consumidor das marcas de luxo Centro Porsche Porto e Braga". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/37252.
  6. Monteiro, Alexandra. "A importância do marketing digital na indústria do mobiliário de luxo - Caso Brabbu - Covet Group". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36952.
  7. Osório, Gonçalo. "Marketing de Conteúdos no Contexto Digital: o caso I Love Douro". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/37563.
  8. Oliveira, Bárbara. "O impacto da aplicação da inteligência artificial nas empresas". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36953.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2016/03/01 Seminário sobre Marketing no setor de luxo
IPAM (Porto, Portugal)
2015/04/05 Workshop sobre Marketing Turístico
Escola Profissional de Gaia (Gaia, Portugal)
2015/02/02 Workshop sobre Marketing Turístico
Escola Profissional do Infante (Gaia, Portugal)