???global.info.a_carregar???
Márcia Monteiro é Professora e Coordenadora da Licenciatura em Gestão de Negócios do IPAM Porto. Licenciada em Gestão de Marketing e Mestre em Gestão de Serviços e Clientes pelo IPAM Porto, Doutorada em Economia e Finanças pela Universidad Rey Juan Carlos de Madrid. Iniciou a sua atividade profissional em 2009 como gestora de marketing e responsável pela comunicação nos canais on-line tendo oportunidade de colaborar com várias empresas nacionais e internacionais em distintas áreas de negócio tais como design, mobiliário de luxo e moda. Esteve também envolvida em processos de internacionalização de empresas para mercados tais como Turquia, Grécia, Singapura e Malásia. Enveredou pelo caminho da docência após a conclusão do Doutoramento tendo implementado nos últimos anos, junto dos estudantes, modelos de aprendizagem disruptivos e próximos do mercado de trabalho. As suas áreas de interesse de investigação estão relacionadas com marketing, liderança e comportamento do consumidor, tendo já alguns artigos apresentados em conferências e outros publicados.
Identification

Personal identification

Full name
Márcia Monteiro

Citation names

  • Monteiro, Márcia

Author identifiers

Ciência ID
331C-3AD0-B3B3
ORCID iD
0000-0003-2240-8464

Knowledge fields

  • Social Sciences - Economics and Business - Business and Management
  • Social Sciences - Economics and Business

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English
Spanish; Castilian
Education
Degree Classification
2014/09/01 - 2017/03/01
Concluded
Economia e Finanças (Doktor (PhD))
Universidad Rey Juan Carlos, Spain
2009/09/01 - 2011/07/01
Concluded
Gestão de Serviços de Clientes (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2007/09/01 - 2009/07/01
Concluded
Gestão de Marketing (Licenciatura)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2023/09/01 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2019/09/01 - 2023/08/01 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017/07/01 - 2019/07/01 Associate Professor (University Teacher) London School of Design and Marketing, United Kingdom
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Carvalho, José; Pires, Henrique; Borges, Ana Pinto; Vieira, Elvira Pacheco; Monteiro, Márcia. "Digital Leadership: Characteristics, Challenges. and Opportunities". In Enhancing Employee Engagement and Productivity in the Post-Pandemic Multigenerational Workforce. 2023.
    Published
Conference abstract
  1. Márcia Monteiro; Nadine Rodrigues. "The importance of email marketing in a company\'s commercial strategy: the I Love Douro case". Paper presented in International Conference of Applied Business and Management, Porto, 2022.
    Published
Conference paper
  1. Diana Martins; Monteiro, Márcia. "The contribution of Customer Relationship Management to gym members’ loyalty". Paper presented in Global Conference on Marketing & Business Management, Porto, 2025.
  2. José Carvalho; Ana Pinto Borges; Bruno Vieira; Elvira Vieira; Márcia Monteiro. "THE EVOLUTION AND IMPORTANCE OF FEMALE LEADERSHIP IN THE ORGANIZATIONAL CONTEXT". 2023.
    10.3846/bm.2023.1042
  3. Monteiro, Márcia. "Portuguese tax benefits to promote business entrepreneurship". Paper presented in 16ª Conferência Europeia sobre Inovação e Empreendedorismo, Lisboa, 2021.
  4. Monteiro, Márcia. "Corporate Social Responsibility and Socially Committed Entrepreneurship: a Contemporary Overview.". Paper presented in 16th European Conference on Innovation and Entrepreneurship (ECIE21), 2021.
  5. Monteiro, Márcia. "“The Country-of-Origin effect in two categories of products: clothing and footwear – The Perception after TROIKA Intervention”". Paper presented in International Marketing Conference, 2015.
Edited book
  1. Enhancing Employee Engagement and Productivity in the Post-Pandemic Multigenerational Workforce. 2023.
    10.4018/978-1-6684-9172-0
Journal article
  1. "Todos queremos uma GOAT (Greatest Of All Trips)!". Revista Marketeer (2022): https://isagnaimprensa.blogspot.com/2022/02/todos-queremos-uma-goat-prof-marcia.html.
    Published
  2. Moreira, Tânia; Hemsworth, Kevin; Vieira, Bruno Miguel; Monteiro, Márcia; Vieira, Elvira; Tânia Moreira; Monteiro, Márcia; et al. "How digital media can help fight food waste". European Journal of Applied Business and Management, (2022): http://hdl.handle.net/20.500.11960/3351.
    Published • 10.58869/EJABM
Magazine article
  1. Monteiro, Márcia. "Excelentíssimos Doutores, tudo fixe?", Revista Marketeer, 2021
  2. Monteiro, Márcia. "Purpose: the ultimate exponent of leadership", Jornal Vida Económica, 2021
  3. Monteiro, Márcia. "(In)formation: the great challenge of Portuguese companies.", Revista Marketeer, 2021
  4. Monteiro, Márcia. "Is your company in the blue or red ocean?", Jornal Vida Económica, 2021
  5. Monteiro, Márcia. "It's the marketing's fault", Jornal Vida Económica, 2020
  6. Monteiro, Márcia. "Os Pseudo Influenciadores Digitais", Jornal Vida Económica, 2020
Newspaper article
  1. Monteiro, Márcia; Borges, Ana Pinto; Vieira, Elvira Pacheco; Bruno Vieira; Castilho, Daniela; Isabel Fernandes Pinto. "Green Marketing, Environmental Awareness, and Innovation as Factors for the Purchase of Green Products", 2023, https://doi.org/10.4018/979-8-3693-0019-0.ch009.
  2. Borges, Ana Pinto; Monteiro, Márcia. "MBA: Oportunidade de Futuro.", Revista Exame, 2023
Thesis / Dissertation
  1. Paiva, Ana Rita Távora de. "A importância do plano de negócios: empresas lideradas por mulheres". Master, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/45149.
  2. Rodrigues, Nadine Rafaela dos Santos. "A importância da utilização do e-mail marketing na estratégia comercial de uma empresa: o caso I LOVE DOURO". Master, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/41494.
  3. Paquete, Daniel Alexandre Gomes. "O marketing digital como fator de aceleração no crescimento das empresas". Master, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/40962.
  4. Soares, José. "A importância da melhoria de processos de vendas para a satisfação do cliente - o exemplo da empresa "Alpha"". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36964.
  5. Makhniy, Diana. "Perfil do consumidor das marcas de luxo Centro Porsche Porto e Braga". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/37252.
  6. Monteiro, Alexandra. "A importância do marketing digital na indústria do mobiliário de luxo - Caso Brabbu - Covet Group". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36952.
  7. Osório, Gonçalo. "Marketing de Conteúdos no Contexto Digital: o caso I Love Douro". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/37563.
  8. Oliveira, Bárbara. "O impacto da aplicação da inteligência artificial nas empresas". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36953.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2016/03/01 Seminário sobre Marketing no setor de luxo
IPAM (Porto, Portugal)
2015/04/05 Workshop sobre Marketing Turístico
Escola Profissional de Gaia (Gaia, Portugal)
2015/02/02 Workshop sobre Marketing Turístico
Escola Profissional do Infante (Gaia, Portugal)