Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Pedro Filipe Ribeiro de Moura
Nomes de citação
- Moura, Pedro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 321C-9389-9528
- ORCID iD
- 0000-0003-1807-7447
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=ubNdSbcAAAAJ
- Researcher Id
- GQH-7690-2022
- Scopus Author Id
- 57202958647
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017 - 2023
Em curso
|
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
|
2011 - 2013
Concluído
|
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Reflexos das utopias do jornalismo online na Rádio Renascença" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2008 - 2011
Concluído
|
Ciências da Comunicação (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
17 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/09 - 2012/12 | Jornalista estagiário (estágio curricular) | r/com – renascença, comunicação e multimédia, Portugal |
2011/10 - 2012/05 | Colaborador externo | Jornal Imediato, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - Atual | MILObs - Observatório sobre Média, Informação e Literacia
UMINHO/BID/2021/128
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Em curso
|
2017 - 2021 | As narrativas transmediáticas no quotidiano dos jovens: Estudo empírico com alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário
SFRH/BD/124039/2016
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2016 - 2017 | Transmedia literacy: Exploiting transmedia skills and informal learning strategies to improve formal education
UMINHO/BGCT/18/2016
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
|
European Union
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016 - 2018 | Transmedia literacy: Exploiting transmedia skills and informal learning strategies to improve formal education
Investigador
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
|
European Union
Concluído
|
2013 - 2015 | Competências de Literacia Mediática: Estudo Exploratório com Jovens do 12.º ano
CECS/GMCS/RBE
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/09 | After The Iron Throne: what two YouTube fan-channels discussed following the end of Game of Thrones | 8th European Communication Conference
European Communication Research and Education Association (online)
|
2019/05 | Motivações dos fãs portugueses de anime: resultados de um questionário online | V Congresso Literacia, Media e Cidadania
(Aveiro, Portugal)
|
2018/11 | Media production in everyday practices: What and how are teenagers producing? | 7th European Communication Conference
(Lugano, Suiça)
|
2018/11 | Níveis de clickbait nas homepages dos média em Portugal: entre a procura de atenção e a confusão | VI Congresso Internacional de Ciberjornalismo
(Porto, Portugal)
|
2018/10 | Mapeamento das comunidades online portuguesas de fãs: O caso de Star Wars e do Marvel Cinematic Universe | VI Jornadas Doutorais em Comunicação e Estudos Culturais
(Braga, Portugal)
|
2018/03 | The informal meets the formal: Portuguese outcomes of the Transliteracy research project | Transmedia Literacy International Conference
(Barcelona, Espanha)
|
2018/02 | Vidas online em escolas offline: aprender com os media fora da sala de aula | III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
(Braga, Portugal)
|
2017/11 | Usos dos media e práticas de produção e participação: estudo de caso com jovens de Portugal, Itália e Espanha | 10.º Congresso Sopcom
(Viseu, Portugal)
|
2017/11 | As novas celebridades: análise de YouTubers destacados por adolescentes portugueses | III Congresso Internacional sobre Culturas – Interfaces da Lusofonia
(Braga, Portugal)
|
2017/09 | They Tube, I watch, we talk: YouTube's relevance in the lives of Portuguese teenager | Audiences 2030 – Imagining a future for audiences
(Lisboa, Portugal)
|
2017/06 | Práticas e Competências transmediáticas: estudo com adolescentes portugueses | III Congreso Internacional de Educación Mediática y Competencia Digital
(Segóvia, Espanha)
|
2017/06 | Competências de literacia mediática: o caso de alunos portugueses no final da escolaridade obrigatória | III Congreso Internacional de Educación Mediática y Competencia Digital
(Segóvia, Espanha)
|
2017/05 | Conta-me uma história: A criação de narrativas nos media por crianças e jovens | VII Encontro Anual da AIM
(Braga, Portugal)
|
2017/05 | Criação de fan fiction e gameplays: motivações e restrições de jovens do ensino básico e secundário | 4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania
(Porto, Portugal)
|
2017/05 | Conhecer as extensões da esfera dos média: testando conhecimentos a partir de um quiz | 4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania
(Porto, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - 2021 | Workshop on Ethics and Children's Rights in the Digital Age (2021/09/06 - 2021/09/06)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
European Communication Research and Education Association - Children, Youth and Media Section, Bélgica |
2019 - 2019 | V Congresso Literacia, Media e Cidadania (2019/05/03 - 2019/05/04)
Congresso (Outra)
|
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal |
2017 - 2017 | 4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania (2017/05/05 - 2017/05/06)
Congresso (Outra)
|
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/06/09 - 2022/06/09 | Participação na mesa-redonda "Desafios à investigação em Ciências Sociais"
Mesa-redonda
|
Escola de Verão CECS “Conhecimento e prática: Metodologias qualitativas nas Ciências Sociais”
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
|
2021/10/08 - 2021/10/08 | Moderador da sessão paralela "Fans, young people and digital culture"
Conferência
|
8th European Communication Conference
European Communication Research and Education Association, Bélgica
|
2018/03/22 - 2018/03/22 | Moderador da sessão paralela "Transmedia education & social action I"
Conferência
|
Transmedia Literacy International Conference
Universitat Pompeu Fabra, Espanha
|
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2018/12/05 - 2018/12/05 | Ouvido Crítico | O YouTube e os Jovens |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2015 - Atual | AlfaMed - Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigación en Competencias Mediáticas para la Ciudadanía | Membro |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Revisor de quatro abstracts submetidos à conferência IAMCR Beijing 2022, Media Education Research Section | International Association for Media and Communication Research, Estados Unidos |
2022 - 2022 | Revisor de um capítulo submetido ao livro de atas Ranieri, M. et al. (Eds.). (2022). Social Justice, Media and Technology in Teacher Education: 27th ATEE Spring Conference, ATEE 2021, Florence, Italy, October 28–29, 2021, Revised Selected Papers. Springer. | Association for Teacher Education in Europe, Bélgica |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Contratexto (1993-4904) | Facultad de Comunicación de la Universidad de Lima |
2022 - 2022 | Vista (2184-1284) | Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho |
2022 - 2022 | Cuadernos.info (0719-367x) | Facultad de Comunicaciones, Pontificia Universidad Católica de Chile |
2020 - 2020 | Comunicación y Sociedad (2448-9042) | Centro de Estudios de la Información y la Comunicación, Universidad de Guadalajara |
2019 - 2019 | Revista Lusófona de Estudos Culturais/Lusophone Journal of Cultural Studies (2184-0458) | Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho |
2019 - 2019 | Comunicação e Sociedade (2183-3575) | Centro de Estudos de Comunicacao e Sociedade, Universidade do Minho |