???global.info.a_carregar???
Pedro Moura é doutorando em Ciências da Comunicação, na Universidade do Minho, e investigador no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). Tem como principais áreas de investigação os estudos de recepção, o fandom, as narrativas transmediáticas e a educação e literacia para os media. É, também, colaborador do MILObs - Observatório sobre Media, Informação e Literacia do CECS.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Filipe Ribeiro de Moura

Nomes de citação

  • Moura, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
321C-9389-9528
ORCID iD
0000-0003-1807-7447
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=ubNdSbcAAAAJ
Researcher Id
GQH-7690-2022
Scopus Author Id
57202958647

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2017 - 2023
Em curso
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2011 - 2013
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Reflexos das utopias do jornalismo online na Rádio Renascença" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2008 - 2011
Concluído
Ciências da Comunicação (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/09 - 2012/12 Jornalista estagiário (estágio curricular) r/com – renascença, comunicação e multimédia, Portugal
2011/10 - 2012/05 Colaborador externo Jornal Imediato, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021 - Atual MILObs - Observatório sobre Média, Informação e Literacia
UMINHO/BID/2021/128
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Em curso
2017 - 2021 As narrativas transmediáticas no quotidiano dos jovens: Estudo empírico com alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário
SFRH/BD/124039/2016
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016 - 2017 Transmedia literacy: Exploiting transmedia skills and informal learning strategies to improve formal education
UMINHO/BGCT/18/2016
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
European Union
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2016 - 2018 Transmedia literacy: Exploiting transmedia skills and informal learning strategies to improve formal education
Investigador
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
European Union
Concluído
2013 - 2015 Competências de Literacia Mediática: Estudo Exploratório com Jovens do 12.º ano
CECS/GMCS/RBE
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Moura, Pedro; Pereira, Sara. "Mapeamento das comunidades online portuguesas de fãs: o caso de Star Wars e do Marvel Cinematic Universe". Trabalho apresentado em VI Jornadas Doutorais, Comunicação & Estudos Culturais, Braga, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Moura, Pedro; Ribeiro, Fábio. "Clickbait no jornalismo desportivo: a caça ao clique em três sites portugueses". Cuadernos.info 51 (2022): 72-92. http://cuadernos.info/index.php/cdi/article/view/27741.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7764/cdi.51.27741
  2. Pereira, Sara; Moura, Pedro. "Heavy viewers, few interactions: YouTubers’ relevance in the lives of Portuguese teenagers". The Communication Review 25 2 (2022): 117-138. https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10714421.2022.2060684.
    Publicado • 10.1080/10714421.2022.2060684
  3. Pereira, Sara; Moura, Pedro. "Assessing Media Literacy Competences: Reflections and Recommendations from a Quantitative Study". Journal of Media Literacy Education 14 3 (2022): 79-93. https://digitalcommons.uri.edu/jmle/vol14/iss3/7/.
    Acesso aberto • Publicado • 10.23860/JMLE-2022-14-3-7
  4. Moura, Pedro; Mourão, Marisa; Eusébio Barbosa, Marta. "After “The Iron Throne”: what two YouTube fan-channels discussed following the end of Game of Thrones". Qualitative Research Reports in Communication (2022): https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17459435.2022.2123028.
    Publicado • 10.1080/17459435.2022.2123028
  5. Gonçalves, João; Navio, Catarina; Moura, Pedro. "The occidental otaku: Portuguese audience motivations for viewing anime". Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies 27 1 (2021): 247-265. https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1354856520923966.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1177/1354856520923966
  6. Moura, Pedro. "Children and youth cultures meet the challenges of participation - interview with Henry Jenkins". Comunicação e Sociedade 37 (2020): 187-199. https://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/article/view/2657.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17231/comsoc.37(2020).2657
  7. Pereira, Sara; Moura, Pedro. "Assessing media literacy competences: A study with Portuguese young people". European Journal of Communication 34 1 (2019): 20-37. http://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0267323118784821.
    Publicado • 10.1177/0267323118784821
  8. Pereira, Sara; Fillol, Joana; Moura, Pedro. "Young people learning from digital media outside of school: The informal meets the formal". Comunicar 27 58 (2019): 41-50. https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=58&articulo=58-2019-04.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3916/c58-2019-04
  9. Moura, Pedro. "Uma outra Ameaça Fantasma: a relação entre autor, conteúdos e públicos em The Prequels Strike Back". Observatorio (OBS*) 13 1 (2019): 122-136. http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1308.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15847/obsobs13120191308
  10. Moura, Pedro. "Go Rogue: A Case Study of an Official Fan Contest". Kinephanos 8 1 (2018): 81-97. https://www.kinephanos.ca/2018/go-rogue-a-case-study-of-an-official-fan-contest/.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Pereira, Sara; Moura, Pedro; Masanet, Maria-José; Taddeo, Gabriella; Tirocchi, Simona. "Media uses and production practices: case study with teens from Portugal, Spain and Italy". Comunicación y Sociedad 33 (2018): 89-114. https://comunicacionysociedad.cucsh.udg.mx/index.php/comsoc/article/view/7091.
    Acesso aberto • Publicado • 10.32870/cys.v0i33.7091
  12. Ribeiro, Fábio; Moura, Pedro; Santos, Luís António. "Conhecer as extensões da esfera dos média: Testando conhecimentos a partir de um quiz". Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación 137 (2018): 155-170. http://revistachasqui.org/index.php/chasqui/article/view/3397.
    Acesso aberto • Publicado • 10.16921/chasqui.v0i137.3397
  13. Pereira, Sara; Moura, Pedro; Fillol, Joana. "The YouTubers phenomenon: What makes YouTube stars so popular for young people?". Fonseca, Journal of Communication 17 (2018): 107-123. http://revistas.usal.es/index.php/2172-9077/article/view/fjc201817107123.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14201/fjc201817107123
  14. Moura, Pedro. "A cultura de convergência nas redes sociais: análise netnográfica de uma página de Facebook". Comunicando 7 1 (2018): 88-104. https://revistas.sopcom.pt/index.php/comunicando/article/view/187.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Lopes, Paula; Pereira, Sara; Moura, Pedro; Carvalho, Amália. "Avaliação de competências de literacia mediática: o caso português". Revista Observatório 1 2 (2015): 42-61. https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1642.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20873/uft.2447-4266.2015v1n2p42
Capítulo de livro
  1. Pereira, Sara; Fillol, Joana; Moura, Pedro. "Teens' Online and Offline Lives: How They Are Experiencing Their Sociability". In The Routledge Companion to Digital Media and Children, editado por Green, Lelia; Holloway, Donell; Stevenson, Kylie; Leaver, Tama; Haddon, Leslie, 152-160. Routledge, 2021.
    Publicado
  2. Pereira, Sara; Moura, Pedro. "Production Skills". In Teens, media and collaborative cultures: exploiting teens' transmedia skills in the classroom, 22-32. Barcelona, Espanha: Universitat Pompeu Fabra, 2018.
    Publicado
Livro
  1. Pereira, Sara; Pinto, Manuel; Moura, Pedro. Níveis de Literacia Mediática: Estudo Exploratório com Jovens do 12.º Ano. Braga, Portugal: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. 2015.
    Publicado
Relatório
  1. Pereira, Sara; Moura, Pedro. 2022. Estudo de impacto das iniciativas do Centro de Sensibilização SeguraNet. https://milobs.pt/recurso/estudo-de-impacto-das-iniciativas-do-centro-de-sensibilizacao-seguranet/.
  2. Pereira, Sara; Fillol, Joana; Moura, Pedro. 2018. D5.3.3. Paper about the research findings in Portugal. Transmedia Literacy Project.
  3. Pereira, Sara; Moura, Pedro. 2017. D4.1. Portuguese report on transmedia skills and informal learning strategies. Transmedia Literacy Project.
  4. Pereira, Sara; Moura, Pedro; Fillol, Joana. 2017. Portuguese Teenager’s Favourite Youtubers. The case of Wuant and Pewdiepie. Transmedia Literacy Project.
  5. Pereira, Sara; Moura, Pedro; Masanet, Maria-José; Taddeo, Gabriella; Tirocchi, Simona. 2017. D5.2.2 Paper about the research findings in Spain/Portugal/Italy. Transmedia Literacy Project.
  6. Pereira, Sara; Pinto, Manuel; Moura, Pedro. 2016. Competences Evaluation. Output 2. e-MEL – e-Media Education Lab.
  7. Pereira, Sara; Pinto, Manuel; Moura, Pedro. 2016. Understanding the Current World. Report on the e-Lab Experimentation. e-MEL – e-Media Education Lab.
  8. Pereira, Sara; Pinto, Manuel; Moura, Pedro. 2016. Media uses and audiences in the digital environment. Report on the e-Lab Experimentation. e-MEL – e-Media Education Lab.
Tese / Dissertação
  1. Moura, Pedro. "Reflexos das utopias do jornalismo online na Rádio Renascença". Mestrado, Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, 2013. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/28336.

Outros

Outra produção
  1. Fake news, fake views - Sociedade da (Des)Informação. Relator da sessão paralela "Fake news, fake views - Sociedade da (Des)Informação", no âmbito da Iniciativa Portuguesa do Fórum da Governação da Internet 2018. 2019. https://www.governacaointernet.pt/pdf/2019_11_LivroMensagens2018_web.pdf.
  2. Literacia, Media e Cidadania – Livro de Atas do 5.º Congresso. Assistente editorial. 2019. Pereira, Sara. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/63218.
  3. Levar os media para a escola. Agenda de atividades de transliteracia. 2018. Pereira, Sara; Fillol, Joana; Moura, Pedro. http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/238.
  4. Literacia, Media e Cidadania - Livro de Atas do 4.º Congresso. Assistente editorial. 2017. Pereira, Sara; Pinto, Manuel. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/49363.
  5. Literacia, media e cidadania - Livro de atas do 3.º Congresso. Assistente editorial. 2015. Pereira, Sara; Toscano, Margarida. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/39209.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/09 After The Iron Throne: what two YouTube fan-channels discussed following the end of Game of Thrones 8th European Communication Conference
European Communication Research and Education Association (online)
2019/05 Motivações dos fãs portugueses de anime: resultados de um questionário online V Congresso Literacia, Media e Cidadania
(Aveiro, Portugal)
2018/11 Media production in everyday practices: What and how are teenagers producing? 7th European Communication Conference
(Lugano, Suiça)
2018/11 Níveis de clickbait nas homepages dos média em Portugal: entre a procura de atenção e a confusão VI Congresso Internacional de Ciberjornalismo
(Porto, Portugal)
2018/10 Mapeamento das comunidades online portuguesas de fãs: O caso de Star Wars e do Marvel Cinematic Universe VI Jornadas Doutorais em Comunicação e Estudos Culturais
(Braga, Portugal)
2018/03 The informal meets the formal: Portuguese outcomes of the Transliteracy research project Transmedia Literacy International Conference
(Barcelona, Espanha)
2018/02 Vidas online em escolas offline: aprender com os media fora da sala de aula III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
(Braga, Portugal)
2017/11 Usos dos media e práticas de produção e participação: estudo de caso com jovens de Portugal, Itália e Espanha 10.º Congresso Sopcom
(Viseu, Portugal)
2017/11 As novas celebridades: análise de YouTubers destacados por adolescentes portugueses III Congresso Internacional sobre Culturas – Interfaces da Lusofonia
(Braga, Portugal)
2017/09 They Tube, I watch, we talk: YouTube's relevance in the lives of Portuguese teenager Audiences 2030 – Imagining a future for audiences
(Lisboa, Portugal)
2017/06 Práticas e Competências transmediáticas: estudo com adolescentes portugueses III Congreso Internacional de Educación Mediática y Competencia Digital
(Segóvia, Espanha)
2017/06 Competências de literacia mediática: o caso de alunos portugueses no final da escolaridade obrigatória III Congreso Internacional de Educación Mediática y Competencia Digital
(Segóvia, Espanha)
2017/05 Conta-me uma história: A criação de narrativas nos media por crianças e jovens VII Encontro Anual da AIM
(Braga, Portugal)
2017/05 Criação de fan fiction e gameplays: motivações e restrições de jovens do ensino básico e secundário 4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania
(Porto, Portugal)
2017/05 Conhecer as extensões da esfera dos média: testando conhecimentos a partir de um quiz 4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania
(Porto, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021 - 2021 Workshop on Ethics and Children's Rights in the Digital Age (2021/09/06 - 2021/09/06)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
European Communication Research and Education Association - Children, Youth and Media Section, Bélgica
2019 - 2019 V Congresso Literacia, Media e Cidadania (2019/05/03 - 2019/05/04)
Congresso (Outra)
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2017 - 2017 4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania (2017/05/05 - 2017/05/06)
Congresso (Outra)
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/06/09 - 2022/06/09 Participação na mesa-redonda "Desafios à investigação em Ciências Sociais"
Mesa-redonda
Escola de Verão CECS “Conhecimento e prática: Metodologias qualitativas nas Ciências Sociais”
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2021/10/08 - 2021/10/08 Moderador da sessão paralela "Fans, young people and digital culture"
Conferência
8th European Communication Conference
European Communication Research and Education Association, Bélgica
2018/03/22 - 2018/03/22 Moderador da sessão paralela "Transmedia education & social action I"
Conferência
Transmedia Literacy International Conference
Universitat Pompeu Fabra, Espanha

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2018/12/05 - 2018/12/05 Ouvido Crítico O YouTube e os Jovens

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015 - Atual AlfaMed - Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigación en Competencias Mediáticas para la Ciudadanía Membro

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - 2022 Revisor de quatro abstracts submetidos à conferência IAMCR Beijing 2022, Media Education Research Section International Association for Media and Communication Research, Estados Unidos
2022 - 2022 Revisor de um capítulo submetido ao livro de atas Ranieri, M. et al. (Eds.). (2022). Social Justice, Media and Technology in Teacher Education: 27th ATEE Spring Conference, ATEE 2021, Florence, Italy, October 28–29, 2021, Revised Selected Papers. Springer. Association for Teacher Education in Europe, Bélgica

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - 2022 Contratexto (1993-4904) Facultad de Comunicación de la Universidad de Lima
2022 - 2022 Vista (2184-1284) Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho
2022 - 2022 Cuadernos.info (0719-367x) Facultad de Comunicaciones, Pontificia Universidad Católica de Chile
2020 - 2020 Comunicación y Sociedad (2448-9042) Centro de Estudios de la Información y la Comunicación, Universidad de Guadalajara
2019 - 2019 Revista Lusófona de Estudos Culturais/Lusophone Journal of Cultural Studies (2184-0458) Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho
2019 - 2019 Comunicação e Sociedade (2183-3575) Centro de Estudos de Comunicacao e Sociedade, Universidade do Minho