Identification
Personal identification
- Full name
- Pedro Filipe Ribeiro de Moura
Citation names
- Moura, Pedro
Author identifiers
- Ciência ID
- 321C-9389-9528
- ORCID iD
- 0000-0003-1807-7447
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=ubNdSbcAAAAJ
- Researcher Id
- GQH-7690-2022
- Scopus Author Id
- 57202958647
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | |||||
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) |
French | Elementary (A2) | Intermediate (B1) | Elementary (A2) | Elementary (A2) | |
Spanish; Castilian | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2017 - 2023
Ongoing
|
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
|
2015/12 - 2015/12
Concluded
|
MKT1x: Digital Branding and Engagement (Outros)
Curtin University, Australia
edX LLC, United States |
|
2011 - 2013
Concluded
|
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Reflexos das utopias do jornalismo online na Rádio Renascença" (THESIS/DISSERTATION)
|
18 |
2008 - 2011
Concluded
|
Ciências da Comunicação (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
17 |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2013 - Current | Researcher (Research) | Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2012/09 - 2012/12 | Jornalista estagiário (estágio curricular) | r/com – renascença, comunicação e multimédia, Portugal |
2011/10 - 2012/05 | Colaborador externo | Jornal Imediato, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2021/12/21 - Current | MILObs - Observatório sobre Média, Informação e Literacia
UMINHO/BID/2021/128
PhD Student Fellow
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Ongoing
|
2017 - 2021 | As narrativas transmediáticas no quotidiano dos jovens: Estudo empírico com alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário
SFRH/BD/124039/2016
PhD Student Fellow
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
2016 - 2017 | Transmedia literacy: Exploiting transmedia skills and informal learning strategies to improve formal education
UMINHO/BGCT/18/2016
Science and Technology Management Fellow
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
|
European Union
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2016 - 2018 | Transmedia literacy: Exploiting transmedia skills and informal learning strategies to improve formal education
Researcher
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
|
European Union
Concluded
|
2013 - 2015 | Competências de Literacia Mediática: Estudo Exploratório com Jovens do 12.º ano
CECS/GMCS/RBE
Researcher
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Journal article |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Other
Dataset |
|
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2021/09 | After The Iron Throne: what two YouTube fan-channels discussed following the end of Game of Thrones | 8th European Communication Conference
European Communication Research and Education Association (online)
|
2019/05 | Motivações dos fãs portugueses de anime: resultados de um questionário online | V Congresso Literacia, Media e Cidadania
(Aveiro, Portugal)
|
2018/11 | Media production in everyday practices: What and how are teenagers producing? | 7th European Communication Conference
(Lugano, Switzerland)
|
2018/11 | Níveis de clickbait nas homepages dos média em Portugal: entre a procura de atenção e a confusão | VI Congresso Internacional de Ciberjornalismo
(Porto, Portugal)
|
2018/10 | Mapeamento das comunidades online portuguesas de fãs: O caso de Star Wars e do Marvel Cinematic Universe | VI Jornadas Doutorais em Comunicação e Estudos Culturais
(Braga, Portugal)
|
2018/03 | The informal meets the formal: Portuguese outcomes of the Transliteracy research project | Transmedia Literacy International Conference
(Barcelona, Spain)
|
2018/02 | Vidas online em escolas offline: aprender com os media fora da sala de aula | III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
(Braga, Portugal)
|
2017/11 | Usos dos media e práticas de produção e participação: estudo de caso com jovens de Portugal, Itália e Espanha | 10.º Congresso Sopcom
(Viseu, Portugal)
|
2017/11 | As novas celebridades: análise de YouTubers destacados por adolescentes portugueses | III Congresso Internacional sobre Culturas – Interfaces da Lusofonia
(Braga, Portugal)
|
2017/09 | They Tube, I watch, we talk: YouTube's relevance in the lives of Portuguese teenager | Audiences 2030 – Imagining a future for audiences
(Lisboa, Portugal)
|
2017/06 | Práticas e Competências transmediáticas: estudo com adolescentes portugueses | III Congreso Internacional de Educación Mediática y Competencia Digital
(Segóvia, Spain)
|
2017/06 | Competências de literacia mediática: o caso de alunos portugueses no final da escolaridade obrigatória | III Congreso Internacional de Educación Mediática y Competencia Digital
(Segóvia, Spain)
|
2017/05 | Conta-me uma história: A criação de narrativas nos media por crianças e jovens | VII Encontro Anual da AIM
(Braga, Portugal)
|
2017/05 | Criação de fan fiction e gameplays: motivações e restrições de jovens do ensino básico e secundário | 4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania
(Porto, Portugal)
|
2017/05 | Conhecer as extensões da esfera dos média: testando conhecimentos a partir de um quiz | 4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania
(Porto, Portugal)
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2021 - 2021 | Workshop on Ethics and Children's Rights in the Digital Age (2021/09/06 - 2021/09/06)
Workshop (Member of the Organising Committee)
|
European Communication Research and Education Association - Children, Youth and Media Section, Belgium |
2019 - 2019 | V Congresso Literacia, Media e Cidadania (2019/05/03 - 2019/05/04)
Congress (Other)
|
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal |
2017 - 2017 | 4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania (2017/05/05 - 2017/05/06)
Congress (Other)
|
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022/06/25 - 2022/06/25 | Ouvinte no Congresso COMEDIG – Literacia Digital e Mediática: da Investigação à Educação
Congress
|
Congresso COMEDIG – Literacia Digital e Mediática: da Investigação à Educação
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022/06/09 - 2022/06/09 | Orador na mesa-redonda "Desafios à investigação em Ciências Sociais"
Round table
|
Escola de Verão CECS “Conhecimento e prática: Metodologias qualitativas nas Ciências Sociais”
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
|
2021/12/10 - 2021/12/10 | Orador convidado em sessão do Parlamento dos Jovens da Escola Secundária Carlos Amarante (Braga) subordinada ao tema "Que
Estratégias para Combater a Desinformação e o Impacto da Desinformação na Democracia"
Other
|
Parlamento dos Jovens (Escola Secundária Carlos Amarante)
Escola Secundária Carlos Amarante, Portugal
|
2021/10/08 - 2021/10/08 | Moderador da sessão paralela "Fans, young people and digital culture"
Conference
|
8th European Communication Conference
European Communication Research and Education Association, Belgium
|
2018/03/22 - 2018/03/22 | Moderador da sessão paralela "Transmedia education & social action I"
Conference
|
Transmedia Literacy International Conference
Universitat Pompeu Fabra, Spain
|
Ad Hoc journal article review
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Comunicando (2184-0636) | Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom) |
2022 - 2022 | Contratexto (1993-4904) | Facultad de Comunicación de la Universidad de Lima |
2022 - 2022 | Vista (2184-1284) | Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho |
2022 - 2022 | Cuadernos.info (0719-367x) | Facultad de Comunicaciones, Pontificia Universidad Católica de Chile |
2020 - 2020 | Comunicación y Sociedad (2448-9042) | Centro de Estudios de la Información y la Comunicación, Universidad de Guadalajara |
2019 - 2019 | Revista Lusófona de Estudos Culturais/Lusophone Journal of Cultural Studies (2184-0458) | Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho |
2019 - 2019 | Comunicação e Sociedade (2183-3575) | Centro de Estudos de Comunicacao e Sociedade, Universidade do Minho |
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2015 - Current | AlfaMed - Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigación en Competencias Mediáticas para la Ciudadanía | Membro |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Vogal na comissão eleitoral para a eleição dos representantes dos estudantes no Conselho do Instituto
Member
|
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal |
2017 - 2017 | Vogal na comissão eleitoral para a eleição dos representantes dos estudantes no Conselho do Instituto
Member
|
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2023/03/30 - 2023/03/30 | Aula da Unidade Curricular de Indústrias Culturais, Públicos e Mercados subordinada ao tema "Da convergência às narrativas transmediáticas" | Ciências da Comunicação (Mestrado) | Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal |
2022/05/13 - 2022/05/13 | Aula da Unidade Curricular de Opinião Pública e Estudos de Audiência subordinada ao tema "YouTube: Algumas notas sobre um estudo realizado em Portugal" | Ciências da Comunicação (Licenciatura) | Universidade da Maia, Portugal |
2022/04/28 - 2022/04/28 | Aula da Unidade Curricular de Indústrias Culturais, Públicos e Mercados subordinada ao tema "Cultura de convergência" | Ciências da Comunicação (Mestrado) | Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal |
2022/04/06 - 2022/04/06 | Aula aberta para alunos da licenciatura e mestrado em Ciências da Comunicação subordinada ao tema "Cultura de convergência: Conceito e relevância atual" | (Outros) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal |
2021/11/24 - 2021/11/24 | Aula da Unidade Curricular de Metodologias de Investigação e Intervenção subordinada ao tema "Introdução à netnografia" | Ciências da Comunicação (Mestrado) | Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal |
2021/05/20 - 2021/05/20 | Aula da Unidade Curricular de Indústrias Culturais, Públicos e Mercados subordinada ao tema "Convergência,indústrias culturais e públicos: Mudanças, continuidades e relações de força" | Ciências da Comunicação (Mestrado) | Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal |
2021/05/13 - 2021/05/13 | Aula da Unidade Curricular de Indústrias Culturais, Públicos e Mercados subordinada ao tema "Cultura de Convergência: Conceito e relevância atual" | Ciências da Comunicação (Mestrado) | Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal |
2020/12/18 - 2020/12/18 | Aula da Unidade Curricular de Públicos e Práticas Mediáticas subordinada ao tema "Cultura de convergência: Conceitos, públicos, conteúdos" | Ciências da Comunicação (Licenciatura) | Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal |
2020/11/09 - 2020/11/09 | Aula da Unidade Curricular de Metodologias de Investigação e Intervenção subordinada ao tema "Netnografia: Método, desafios, oportunidades" | Ciências da Comunicação (Mestrado) | Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal |
2019/11/28 - 2019/11/28 | Aula da Unidade Curricular de Públicos e Práticas Mediáticas subordinada ao tema "Da Cultura de Convergência às Narrativas Transmediáticas" | Ciências da Comunicação (Licenciatura) | Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal |
2018/12/06 - 2018/12/06 | Aula da Unidade Curricular de Públicos e Práticas Mediáticas subordinada ao tema "Narrativas transmediáticas: A especificidade do conceito face a outros análogos e os desafios colocados aos seus públicos" | Ciências da Comunicação (Licenciatura) | Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal |
2018/11/29 - 2018/11/29 | Aula da Unidade Curricular de Públicos e Práticas Mediáticas subordinada ao tema "Cultura de Convergência: O conceito de cultura de convergência e a sua relevância atual no campo dos estudos de receção" | Ciências da Comunicação (Licenciatura) | Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal |
Interview (newspaper / magazine)
Activity description | Newspaper / Forum | |
---|---|---|
2023/04/21 | Pedro Moura: “Columbine ficou na memória colectiva” | Público |
Interview (tv / radio show)
Program | Topic | |
---|---|---|
2018/12/05 - 2018/12/05 | Ouvido Crítico | O YouTube e os Jovens |
Other jury / evaluation
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Revisor de quatro abstracts submetidos à conferência IAMCR Beijing 2022, Media Education Research Section | International Association for Media and Communication Research, United States |
2022 - 2022 | Revisor de um capítulo submetido ao livro de atas Ranieri, M. et al. (Eds.). (2022). Social Justice, Media and Technology in Teacher Education: 27th ATEE Spring Conference, ATEE 2021, Florence, Italy, October 28–29, 2021, Revised Selected Papers. Springer. | Association for Teacher Education in Europe, Belgium |