Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Anabela Alves dos Santos Rato
Nomes de citação
- Rato, Anabela
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3012-9CEB-774C
- ORCID iD
- 0000-0001-7822-8580
Websites
- https://anabelarato.wordpress.com/ (Profissional)
- https://www.spanport.utoronto.ca/people/directories/all-faculty/anabela-rato (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014/01
Concluído
|
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
"Cross-language Perception and Production of English vowels by Portuguese Learners: The Effects of Perceptual Training" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada por unanimidade |
2009/11
Concluído
|
Língua, Literatura e Cultura Inglesas (Mestrado)
Especialização em Linguística Inglesa
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
"Interacção Conversacional no Talk Show Televisivo: Institucionalidade e Género em Late Night with Conan O’Brien e The Tonight
Show with Jay " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17,00 |
2004/06
Concluído
|
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Espanhol ou de Inglês (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"s/ tese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16,00 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008 - 2010 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/07/01 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | University of Toronto, Canadá |
2016/07/01 - 2023/06/30 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | University of Toronto, Canadá |
2014/09/01 - 2016/06/30 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal |
2014 - 2015 | Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2008/09/01 - 2014/08/31 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2010/01/01 - 2014/01/30 | Cross-language perception and production of English vowels by Portuguese learners: The effects of perceptual training
SFRH /BD /63541/2009
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/02/01 - Atual | Production and Perception in L2 speech learning
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
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2022/06/01 - 2024/05/31 | When our mouth carries two worlds: The case of heritage speakers of Portuguese in Canada
n/a
Investigador responsável
University of Toronto, Canadá
|
Social Sciences and Humanities Research Council of Canada
Em curso
|
2019/06/01 - 2022/05/31 | It takes a village to raise a child: The role of interlocutor familiarity in monolingual and bilingual acquisition
n/a
Investigador
University of Toronto, Canadá
|
Social Sciences and Humanities Research Council of Canada
Em curso
|
2018/05/01 - 2020/04/30 | How do we perceive and talk our parents home language? The case of heritage speakers of Azorean Portuguese
n/a
Investigador responsável
University of Toronto Department of Spanish and Portuguese, Canadá
|
University of Toronto Jackman Humanities Institute
Em curso
|
2017/09/01 - 2019/12/31 | The role of cross-language phonetic similarity and articulatory difficulty in L2 speech learning
n/a
Investigador responsável
University of Toronto Department of Spanish and Portuguese, Canadá
|
University of Toronto Jackman Humanities Institute
Em curso
|
2014/09/01 - 2016/08/31 | Portuguese as Heritage Language and language change
EXPL/MHC-LIN/0763/2013
Investigador
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2009/01/01 - 2014/12/31 | Perfil Sociológico da Fala Bracarense
PTDC/CLE-LIN/112939/2009
Investigador
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/02/01 - Atual | The properties of bare nouns in a Spanish-Brazilian Portuguese contact setting
Coorientador
|
University of Toronto, Canadá
|
2021/09/01 - Atual | A metacognição e as novas ecologias de aprendizagem para o desenvolvimento da competência fonológica em L2 em ambiente b-learning
Coorientador
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/09 - Atual | L2 acquisition of Spanish rhotics: Perception and Production Training
Coorientador
|
University of Toronto, Canadá
|
2017/09/01 - Atual | The role of vowel reduction in the perception and production of English lexical stress by Spanish and Portuguese speakers
Orientador
|
University of Toronto, Canadá
|
2017/09/01 - Atual | Preference for passive voice in monolingual and bilingual children
Coorientador
|
University of Toronto, Canadá
|
2017/09/01 - Atual | The Spanish Prosody in the Uruguayan-Brazilian border: Cross-generational and Social Variation
Coorientador
|
University of Toronto, Canadá
|
2016/09/01 - Atual | A reflection on the Umbundo Corpus Planning for the Angolan Education System: Towards the harmonization of the Catholic and
Protestant orthographies
Coorientador
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/09/01 - 2021/08/31 | Les effets d'un entraînement perceptif prosodique sur la perception de trois propriétés prosodiques du syntagme accentual
en français language seconde
Coorientador
|
University of Toronto, Canadá
|
2017/09/01 - 2021/04/26 | L2 speech learning of European Portuguese /l/ and /¿/ by L1-Mandarin learners: Experimental evidence and theoretical modelling
Coorientador
|
|
2016/09/01 - 2020/10/20 | The Bidirectional Acquisition of Oral and Nasal Gestural Timing in L2 Brazilian Portuguese and Rioplatense Spanish Nasal Structures
Coorientador
|
University of Toronto, Canadá
|
2016/01/01 - 2020/09/15 | Auditory selective attention and performance in high variability phonetic training: The perception of Portuguese stops by
Chinese L2 learners
Orientador
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/09/01 - 2017/04/20 | Perception and production of English /h/: the case of native Portuguese speakers of English as a Foreign Language
Coorientador
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2014/09/01 - 2016/02/05 | Perceção e produção de sons consonânticos do português europeu por aprendentes chineses
Coorientador
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2013/09/01 - 2015/10/23 | Estudo acústico de /a/ acentuado na fala bracarense: potenciais aplicações
Coorientador
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2013/09/01 - 2015/09/07 | Estudo da perceção de vogais e ditongos orais de alunos de PLNM, falantes de Inglês L1
Coorientador
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/09/01 - 2014/09/24 | Perceção das Consoantes Oclusivas de Português L2 sob a Influência de Mandarim L1
Coorientador
|
Universidade do Minho, Portugal
|