???global.info.a_carregar???
Carlos Lindade é um profissional luso-canadense com uma vasta experiência no âmbito do ELT (English Language Teaching), fortemente envolvido na formação de professores de inglês e na elaboração de manuais escolares para alunos portugueses de inglês (U Dare 9, 2015; Stars 4, 2016). É membro ativo da Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e do Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS). É doutorado em Estudos Ingleses Avançados pela Universidade de Vigo. A sua tese de doutoramento contou com a supervisão da Professora Doutora Esperanza Rama e intitula-se "A comprehensive analysis on how English Language Teaching coursebooks promote teaching pronunciation in Portuguese public schools". Obteve a classificação mais alta "sobresaliente cum laude". Presentemente é docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal), onde leciona diferentes unidades curriculares no âmbito da língua inglesa e da formação de professores de inglês.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Julio Lindade Rodrigues
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Carlos Lindade

Identificadores de autor

Ciência ID
2D12-FED4-826E
ORCID iD
0000-0001-5742-8874

Endereços de correio eletrónico

  • clindade@letras.up.pt (Profissional)

Moradas

  • Departamento de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Via Panorâmica, s/n, Portugal, 4150-564, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2017/10 - 2022/09/08
Concluído
Doutoramento en Estudos Ingleses Avanzados: Lingüística, Literatura e Cultura (Doctor of Philosophy)
Especialização em Linguistica aplicada ao Ensino de Inglês como língua estrangeira
Universidade de Vigo Facultade de Filoloxía e Traducción, Espanha
"A comprehensive analysis on how English Language Teaching coursebooks promote teaching pronunciation in Portuguese public schools" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente cum laude
2006 - 2009
Concluído
Línguas e Relações Internacionais (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Leitor (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/09/16 - 2020/07/31 Leitor (Docente Universitário) Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009 - 2022 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas n.º 3 Elvas, Portugal
(...)
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carlos Lindade. "A Consise Analysis on How ELT Courseboos Promote Teaching Pronunciation in Portuguese Public Schools". Trabalho apresentado em 42nd conference of the Spanish Association of Anglo-American Studies, Cordoba, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Carlos Lindade. "Bridging Worlds: Service Learning in EFL Education". APPI e-journal 24 7 (2024): 30-35. https://newmind.aflip.in/15156c5972.html#page/1.
    Publicado
  2. Carlos Lindade. "Initial Perceptions of Pre-Service EFL Teachers on Generative AI in Education". APAC ELT Journal 95 (2024): 7-11. https://www.canva.com/design/DAF9mUFJaDQ/Obes44eoO2yIZprPRpVr0g/view?utm_campaign=designshare&utm_content=DAF9mUFJaDQ&utm_medium=link&utm_source=editor#1.
    Publicado
  3. Carlos Lindade. "Teaching Reading in the era of AI". APPI e-journal 23 6 (2023): 33-38. https://www.appi.pt/storage/app/media/ejournal/eJournal%20AI%20in%20Education%2023_24.pdf.
    Publicado
  4. Carlos Lindade. "Apps and web-based Tools for the EFL Classroom". APPI e-journal 22 (2023): 41-45. https://www.appi.pt/storage/app/media/ejournal/ejournal-spring-summer-2023.pdf.
    Publicado
  5. Carlos Lindade. "Equity, Equality and Educational Leadership from an American Perspective". APPI e-journal 21 (2023): 41-45. https://www.appi.pt/storage/app/media/ejournal/The%20APPI%20eJournalAutumn_Winter_22_23.pdf.
    Publicado
  6. Carlos Lindade. "3 Educational resources (still) worth using in the blended classroom". APPI e-journal 20 (2022): 4-7. https://www.appi.pt/storage/app/media/ejournal/APPI%20eJournal%20SpringSummer%202022.pdf.
    Publicado
  7. Carlos Lindade. "Using Twitter to Promote Writing and Digital Literacies in the 21st Century Classroom". APPI e-journal 19 (2022): 9-12. https://www.appi.pt/storage/app/media/ejournal/Autumn-Winter%202021-2022.pdf.
    Publicado
  8. Carlos Lindade. "Using Instagram to Maximise Learning". APPI e-journal 18 (2021): 9-12. https://www.appi.pt/storage/app/media/ejournal/eJournal%20Spring%202021.pdf.
    Publicado
  9. Carlos Lindade. "Using TikTok to engage speaking skills". APPI e-journal 18 (2020): 6-9. https://www.appi.pt/storage/app/media/journal/APPI%20e-Journal%20Autumn%202020_v2.pdf.
    Publicado
  10. Carlos Lindade. "WhatsApp in the ELT Classroom: Practical, Possible and Painless". APPI e-journal 17 (2020): 24-26. https://appi.pt/storage/app/media/ejournal/APPI%20JOURNAL%20SPRING%202020.pdf.
    Publicado
  11. Carlos Lindade. "Catfish? Catfish! Discussing digital identity with digital natives". APPI e-journal 15 (2018): 12-16. https://appi.pt/storage/app/media/ejournal/appiejournal18_Autumn-Issue.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Carlos Lindade. "Promoting remedial pronunciation instruction through social media". In Technological innovation put to the service of language learning, translation and interpreting: Insights from academic and professional contexts, editado por Óscar Ferreiro-Vázquez; Ana Teresa Varajão Moutinho Pereira Correia; Sílvia Lima Gonçalves Araújo, 67-78. Berlim, Alemanha: Peter Lang Publishing Group, 2023.
    Publicado
  2. Carlos Lindade. "Augmenting learner agency through free apps". In Language Teaching and Learning during the COVID-19 Pandemic: A Shift to a New Era?, editado por Stella Kourieos; Dimitris Evripidou, 18-36. Newcastle upon Tyne, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2023.
    Publicado
Manual
  1. Carlos Lindade; Sofia Botelho; Tony Lucas. Stars 4. Porto, Portugal: Areal Editores. 2016.
    Publicado
  2. Carlos Lindade; Sofia Botelho; Tony Lucas. Stars 4 - ActivNotebook. Porto, Portugal: Areal Editores. 2016.
    Publicado
  3. Cândida Girjó; Carlos Lindade; Fátima Van Zeller; Helena Lima Reis. UDare 9. Porto, Portugal: Areal Editores. 2015.
    Publicado
  4. Cândida Grijó; Carlos Lindade; Fátima Van Zeller; Helena Lima Reis. UDare 9 - Workbook. Porto, Portugal: Areal Editores. 2015.
    Publicado
  5. Carlos Lindade; Sofia Botelho; Tony Lucas. Stars 3. Porto, Portugal: Areal Editores. 2015.
    Publicado
  6. Carlos Lindade; Sofia Botelho; Tony Lucas. Stars 3 - ActivNotebook. Porto, Portugal: Areal Editores. 2015.
    Publicado
  7. Cândida Grijó; Carlos Lindade; Fátima Van Zeller; Helena Lima Reis. Catch Up 8. Porto, Portugal: Areal Editores. 2014.
    Publicado
  8. Cândida Girjó; Carlos Lindade; Fátima Van Zeller; Helena Lima Reis. Catch Up 8 - Workbook. Porto, Portugal: Areal Editores. 2014.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "A comprehensive analysis on how English Language Teaching coursebooks promote teaching pronunciation in Portuguese public schools". Doutoramento, Universidade de Vigo Facultade de Filoloxía e Traducción, 2022. http://www.investigo.biblioteca.uvigo.es/xmlui/handle/11093/3939.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/09/01 - Atual Como o Teatro pode impulsionar as habilidades de fala dos estudantes de língua estrangeira?
Coorientador de Alice de Oliveira Camilo
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Atual Luzes, Câmara, Linguagem: Promover a aprendizagem de línguas estrangeiras através da criação de curtas-metragens para revisão de conteúdos
Orientador de Ana Catarina Loureiro Coutinho
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Atual Potencializar a aquisição de vocabulário de uma língua estrangeira através da criação colaborativa de jogos
Orientador de André Filipe Fontes Costa
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Atual Elevar a aprendizagem de línguas estrangeiras: Reduzir a utilização da língua nativa na sala de aula através da integração tecnológica
Orientador de Andreia Sofia Carvalho Leal
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Atual Melhorar a aprendizagem de línguas estrangeiras através de jogos criados pelos alunos numa abordagem de aula invertida
Orientador de Eliana Maria Antunes Cascão dos Santos
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Atual Como tornar evidentes os erros de gramática básica na oralidade na sala de aula de língua estrangeira?
Coorientador de Fátima Diana Martins Olival
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Atual Impacto da noção de autoeficácia na participação/envolvimento do aluno na aprendizagem de Inglês/Espanhol
Orientador de Joana Filipa Sá Silva Mesquita Dinis
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Atual Práticas inclusivas na sala de aula de língua estrangeira
Orientador de Matilde Isabel Amorim Pereira
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Atual A gamificação como ferramenta para fomentar a participação oral em aulas de Inglês e Francês
Orientador de Sabrina Martins Miranda
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Atual The Impact of Songs on Vocabulary Acquisition in EFL Teaching to VYL
Orientador de Andreia Manuela Mota Reis
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Atual UDA como estrátegia para o fomento da motivação dos alunos nas aulas de L1 e L2
Orientador de Liliana Nogueira Pereira
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Atual Jogar para Aprender: a promoção da interação em L2 entre pares do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino básico através de "guessing games"
Orientador de Daniela Maria Cunha da Rocha
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/09/12 - Atual Ler para escrever: a leitura como modelo para a escrita
Coorientador de Mariana Ribeiro Rodrigues
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/08/19 - Atual compreensão textual/escrita
Coorientador de Ana Filipa Oliveira Andrade
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/08/25 - 2033/10/27 O uso de tecnologias na língua materna e língua estrangeira
Coorientador de Sara Catarina Vilela Pereira
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/08/03 - 2023/11/17 O Ensino Centrado no Aluno nas aulas de Inglês e Espanhol
Orientador de Diana de Oliveira Gomes
Ensino de Inglês e de Alemão/Francês/Espanhol no 3.º C. Ens Básico e no Ens Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/08/01 - 2023/11/08 A Escrita Criativa como elemento de motivação na Aprendizagem da Língua Estrangeira
Coorientador de Catarina Pereira de Sá
Ensino de Inglês e de Alemão/Francês/Espanhol no 3.º C. Ens Básico e no Ens Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/04/26 Developing Speaking Skills Through Informations Gap Activities in the EFL Classroom.
Arguente
Natalie Comesanha Schmidt (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/11/17 O Ensino Centrado no Aluno nas aulas de Inglês e Espanhol
Orientador
Diana de Oliveira Gomes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/22 Trabalho com a pronúncia em sala de aula de língua estrangeira
Arguente
Andreia Sofia Faria Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/04/14 Matemática e Estudo do Meio em Inglês: um projeto interdisciplinar nas aulas de língua estrangeira no 1º Ciclo
Arguente
Jéssica Carolina Rodrigues Fernandes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/04/17 - Atual Membro da Comissão de Acompanhamento de Curso Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/03/23 - Atual Membro da comissão científica do mestrado em ensino de inglês no 1.º ciclo do ensino básico
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal