???global.info.a_carregar???
Carlos Lindade é um profissional luso-canadense com uma vasta experiência no âmbito do ELT (English Language Teaching), fortemente envolvido na formação de professores de inglês e na elaboração de manuais escolares para alunos portugueses de inglês (U Dare 9, 2015; Stars 4, 2016). É membro ativo da Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e do Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS). É doutorado em Estudos Ingleses Avançados pela Universidade de Vigo. A sua tese de doutoramento contou com a supervisão da Professora Doutora Esperanza Rama e intitula-se "A comprehensive analysis on how English Language Teaching coursebooks promote teaching pronunciation in Portuguese public schools". Obteve a classificação mais alta "sobresaliente cum laude". Presentemente é docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal), onde leciona diferentes unidades curriculares no âmbito da língua inglesa e da formação de professores de inglês.
Identification

Personal identification

Full name
Carlos Julio Lindade Rodrigues
Gender
Male

Citation names

  • Carlos Lindade

Author identifiers

Ciência ID
2D12-FED4-826E
ORCID iD
0000-0001-5742-8874

Email addresses

  • clindade@letras.up.pt (Professional)

Addresses

  • Departamento de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Via Panorâmica, s/n, Portugal, 4150-564, Porto, Porto, Portugal (Professional)

Websites

Knowledge fields

  • Humanities - Languages and Literatures
  • Humanities - Languages and Literatures - Linguistics

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
Spanish; Castilian Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Proficiency (C2) Advanced (C1)
German Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2017/10 - 2022/09/08
Concluded
Doutoramento en Estudos Ingleses Avanzados: Lingüística, Literatura e Cultura (Doctor of Philosophy)
Major in Linguistica aplicada ao Ensino de Inglês como língua estrangeira
Universidade de Vigo Facultade de Filoloxía e Traducción, Spain
"A comprehensive analysis on how English Language Teaching coursebooks promote teaching pronunciation in Portuguese public schools" (THESIS/DISSERTATION)
Sobresaliente cum laude
2006 - 2009
Concluded
Línguas e Relações Internacionais (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2022/09/01 - Current Lecturer (University Teacher) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/09/16 - 2020/07/31 Lecturer (University Teacher) Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2009 - 2022 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas n.º 3 Elvas, Portugal
(...)
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Carlos Lindade. "Promoting remedial pronunciation instruction through social media". In Technological innovation put to the service of language learning, translation and interpreting: Insights from academic and professional contexts, edited by Óscar Ferreiro-Vázquez; Ana Teresa Varajão Moutinho Pereira Correia; Sílvia Lima Gonçalves Araújo, 67-78. Berlim, Germany: Peter Lang Publishing Group, 2023.
    Published
  2. Carlos Lindade. "Augmenting learner agency through free apps". In Language Teaching and Learning during the COVID-19 Pandemic: A Shift to a New Era?, edited by Stella Kourieos; Dimitris Evripidou, 18-36. Newcastle upon Tyne, United Kingdom: Cambridge Scholars Publishing, 2023.
    Published
Conference paper
  1. Carlos Lindade. "Exploring ChatGPT to Enhance EFL Teaching and Learning". Paper presented in 36th Annual APPI Conference, Lisboa, 2023.
    Published
  2. Carlos Lindade. "A Consise Analysis on How ELT Courseboos Promote Teaching Pronunciation in Portuguese Public Schools". Paper presented in 42nd conference of the Spanish Association of Anglo-American Studies, Cordoba, 2018.
    Published
Edited book
  1. Carlos Lindade. 36th Annual APPI Conference Book of Proceedings. Portugal. 2024.
    Published • Editor
Journal article
  1. Carlos Lindade. "Bridging Worlds: Service Learning in EFL Education". APPI e-journal 24 7 (2024): 30-35. https://newmind.aflip.in/15156c5972.html#page/1.
    Published
  2. Carlos Lindade. "Initial Perceptions of Pre-Service EFL Teachers on Generative AI in Education". APAC ELT Journal 95 (2024): 7-11. https://www.canva.com/design/DAF9mUFJaDQ/Obes44eoO2yIZprPRpVr0g/view?utm_campaign=designshare&utm_content=DAF9mUFJaDQ&utm_medium=link&utm_source=editor#1.
    Published
  3. Carlos Lindade. "Teaching Reading in the era of AI". APPI e-journal 23 6 (2023): 33-38. https://www.appi.pt/storage/app/media/ejournal/eJournal%20AI%20in%20Education%2023_24.pdf.
    Published
  4. Carlos Lindade. "Apps and web-based Tools for the EFL Classroom". APPI e-journal 22 (2023): 41-45. https://www.appi.pt/storage/app/media/ejournal/ejournal-spring-summer-2023.pdf.
    Published
  5. Carlos Lindade. "Equity, Equality and Educational Leadership from an American Perspective". APPI e-journal 21 (2023): 41-45. https://www.appi.pt/storage/app/media/ejournal/The%20APPI%20eJournalAutumn_Winter_22_23.pdf.
    Published
  6. Carlos Lindade. "3 Educational resources (still) worth using in the blended classroom". APPI e-journal 20 (2022): 4-7. https://www.appi.pt/storage/app/media/ejournal/APPI%20eJournal%20SpringSummer%202022.pdf.
    Published
  7. Carlos Lindade. "Using Twitter to Promote Writing and Digital Literacies in the 21st Century Classroom". APPI e-journal 19 (2022): 9-12. https://www.appi.pt/storage/app/media/ejournal/Autumn-Winter%202021-2022.pdf.
    Published
  8. Carlos Lindade. "Using Instagram to Maximise Learning". APPI e-journal 18 (2021): 9-12. https://www.appi.pt/storage/app/media/ejournal/eJournal%20Spring%202021.pdf.
    Published
  9. Carlos Lindade. "Using TikTok to engage speaking skills". APPI e-journal 18 (2020): 6-9. https://www.appi.pt/storage/app/media/journal/APPI%20e-Journal%20Autumn%202020_v2.pdf.
    Published
  10. Carlos Lindade. "WhatsApp in the ELT Classroom: Practical, Possible and Painless". APPI e-journal 17 (2020): 24-26. https://appi.pt/storage/app/media/ejournal/APPI%20JOURNAL%20SPRING%202020.pdf.
    Published
  11. Carlos Lindade. "Catfish? Catfish! Discussing digital identity with digital natives". APPI e-journal 15 (2018): 12-16. https://appi.pt/storage/app/media/ejournal/appiejournal18_Autumn-Issue.pdf.
    Published
Manual
  1. Carlos Lindade; Sofia Botelho; Tony Lucas. Stars 4. Porto, Portugal: Areal Editores. 2016.
    Published
  2. Carlos Lindade; Sofia Botelho; Tony Lucas. Stars 4 - ActivNotebook. Porto, Portugal: Areal Editores. 2016.
    Published
  3. Cândida Girjó; Carlos Lindade; Fátima Van Zeller; Helena Lima Reis. UDare 9. Porto, Portugal: Areal Editores. 2015.
    Published
  4. Cândida Grijó; Carlos Lindade; Fátima Van Zeller; Helena Lima Reis. UDare 9 - Workbook. Porto, Portugal: Areal Editores. 2015.
    Published
  5. Carlos Lindade; Sofia Botelho; Tony Lucas. Stars 3. Porto, Portugal: Areal Editores. 2015.
    Published
  6. Carlos Lindade; Sofia Botelho; Tony Lucas. Stars 3 - ActivNotebook. Porto, Portugal: Areal Editores. 2015.
    Published
  7. Cândida Grijó; Carlos Lindade; Fátima Van Zeller; Helena Lima Reis. Catch Up 8. Porto, Portugal: Areal Editores. 2014.
    Published
  8. Cândida Girjó; Carlos Lindade; Fátima Van Zeller; Helena Lima Reis. Catch Up 8 - Workbook. Porto, Portugal: Areal Editores. 2014.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. "A comprehensive analysis on how English Language Teaching coursebooks promote teaching pronunciation in Portuguese public schools". PhD, Universidade de Vigo Facultade de Filoloxía e Traducción, 2022. http://www.investigo.biblioteca.uvigo.es/xmlui/handle/11093/3939.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2023/09/01 - Current Como o Teatro pode impulsionar as habilidades de fala dos estudantes de língua estrangeira?
Co-supervisor of Alice de Oliveira Camilo
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Current Luzes, Câmara, Linguagem: Promover a aprendizagem de línguas estrangeiras através da criação de curtas-metragens para revisão de conteúdos
Supervisor of Ana Catarina Loureiro Coutinho
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Current Potencializar a aquisição de vocabulário de uma língua estrangeira através da criação colaborativa de jogos
Supervisor of André Filipe Fontes Costa
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Current Elevar a aprendizagem de línguas estrangeiras: Reduzir a utilização da língua nativa na sala de aula através da integração tecnológica
Supervisor of Andreia Sofia Carvalho Leal
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Current Melhorar a aprendizagem de línguas estrangeiras através de jogos criados pelos alunos numa abordagem de aula invertida
Supervisor of Eliana Maria Antunes Cascão dos Santos
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Current Como tornar evidentes os erros de gramática básica na oralidade na sala de aula de língua estrangeira?
Co-supervisor of Fátima Diana Martins Olival
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Current Impacto da noção de autoeficácia na participação/envolvimento do aluno na aprendizagem de Inglês/Espanhol
Supervisor of Joana Filipa Sá Silva Mesquita Dinis
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Current Práticas inclusivas na sala de aula de língua estrangeira
Supervisor of Matilde Isabel Amorim Pereira
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Current A gamificação como ferramenta para fomentar a participação oral em aulas de Inglês e Francês
Supervisor of Sabrina Martins Miranda
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Current The Impact of Songs on Vocabulary Acquisition in EFL Teaching to VYL
Supervisor of Andreia Manuela Mota Reis
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Current UDA como estrátegia para o fomento da motivação dos alunos nas aulas de L1 e L2
Supervisor of Liliana Nogueira Pereira
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Current Jogar para Aprender: a promoção da interação em L2 entre pares do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino básico através de "guessing games"
Supervisor of Daniela Maria Cunha da Rocha
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/09/12 - Current Ler para escrever: a leitura como modelo para a escrita
Co-supervisor of Mariana Ribeiro Rodrigues
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/08/19 - Current compreensão textual/escrita
Co-supervisor of Ana Filipa Oliveira Andrade
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/08/25 - 2033/10/27 O uso de tecnologias na língua materna e língua estrangeira
Co-supervisor of Sara Catarina Vilela Pereira
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/08/03 - 2023/11/17 O Ensino Centrado no Aluno nas aulas de Inglês e Espanhol
Supervisor of Diana de Oliveira Gomes
Ensino de Inglês e de Alemão/Francês/Espanhol no 3.º C. Ens Básico e no Ens Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/08/01 - 2023/11/08 A Escrita Criativa como elemento de motivação na Aprendizagem da Língua Estrangeira
Co-supervisor of Catarina Pereira de Sá
Ensino de Inglês e de Alemão/Francês/Espanhol no 3.º C. Ens Básico e no Ens Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2024/04/26 Developing Speaking Skills Through Informations Gap Activities in the EFL Classroom.
(Thesis) Arguer
Natalie Comesanha Schmidt (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/11/17 O Ensino Centrado no Aluno nas aulas de Inglês e Espanhol
Supervisor
Diana de Oliveira Gomes (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/22 Trabalho com a pronúncia em sala de aula de língua estrangeira
(Thesis) Arguer
Andreia Sofia Faria Oliveira (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/04/14 Matemática e Estudo do Meio em Inglês: um projeto interdisciplinar nas aulas de língua estrangeira no 1º Ciclo
(Thesis) Arguer
Jéssica Carolina Rodrigues Fernandes (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2023/04/17 - Current Membro da Comissão de Acompanhamento de Curso Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês
Member
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/03/23 - Current Membro da comissão científica do mestrado em ensino de inglês no 1.º ciclo do ensino básico
Member
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal