???global.info.a_carregar???
Susana Coimbra has been a teacher at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto since 1996, where she has taught courses in the field of differential psychology and quantitative methodologies. She is an integrated member of the Culture, Normativity and Diversity Research Group at the Psychology Center for Psychology at of the University of Porto. Her research interests include resilience, discrimination and intergenerational family relationships of young people and adults. She has participated in projects and supervised master's and doctoral studies that focus on the protective factors that can promote resilience in situations of violence and inequality, particularly among populations in situations of vulnerability (sexual and gender minorities, migrants, refugees and people in situations of poverty and social exclusion). More recently, as part of these projects, she is using the methodological approach of digital storytelling.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Coimbra

Nomes de citação

  • Coimbra, Susana

Identificadores de autor

Ciência ID
2C1E-5657-E8E6
ORCID iD
0000-0002-7738-4757

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau Classificação
2002 - 2008
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1998 - 2000
Concluído
Psicologia Motivação e Aprendizagem (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1991 - 1996
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Orientação Escolar e Profissional
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996/12/10 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2024/04 - Atual Knowing, Mapping, Including: The Roma/Ciganos Population in Portugal
2023.10572.CIG
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Em curso
2020/11 - Atual FEM-UNITED: United to prevent IPV/DV femicide in Europe — Preventing and combating all forms of violence against children, young people and women
REC-RDAP-GBV-AG-2020
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
European Commission
Concluído
2020/12 - 2023/12 LIDA – Learning Inclusion in a Digital Age: to Belong and Find a Voice in a Changing Europe
2020-1-NO01-KA204076518
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
European Commission
Em curso
2019/02 - 2022/12 ATHENA: European cooperation against gender-based violence towards people with intellectual Disabilities
REC-RDAP-GBV-AG-2018
Researcher
European Commission
Concluído
2017/09 - 2019/08 Regap Reducing the Educational Gap for migrants and refugees in EU countries with highly relevant e-learning resources offering strong social belonging
2017-1-NO01-KA204-034182
Researcher
European Commission
Concluído
2016/09 - 2017/08 Advenus Developing on-line training resources for adult refugees
2016-1-NO01-KA204-022090
Researcher
European Commission
Concluído
2014 - 2016 LIBE Project: Supporting life learning with inquiry-based education
543058-LLP-1-2013-1-IT-KA3-KA3MP
Researcher
European Commission

Projeto

Designação Financiadores
2021/03/01 - 2023/12/31 LIDA: Learning Inclusion in a Digital Age - Belonging and Find a Voice in a Changing Europe
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Direktoratet for internasjonalisering og kvalitetsutvikling i høgare utdanning
Em curso
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 50 - 2011-2012
PEst-C/PSI/UI0050/2011
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Strategic Project - UI 50 - 2011-2012
PEst-C/PSI/UI0050/2011
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pinto, Marta; Terrasêca, Manuela; Coimbra, Susana; Caramelo, João; Martins, L; Agrusti, Gabriella. "Development of basic skills through technology rich environments to support low achievers lifelong learning". 2014.
  2. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Adult roles anticipation: a differential study among portuguese adolescents and emergent adults". 2010.
Artigo em revista
  1. Inês Vázquez; Susana Coimbra. "Resilience in the face of the COVID-19 Pandemic in Portuguese Adult Athletes". Cuadernos de Psicología del Deporte (2024): https://doi.org/10.6018/cpd.548461.
    10.6018/cpd.548461
  2. Elainy Camilo Loiola; Susana Coimbra; António Abel Pires. "Voices of College Students in the COVID-19 Pandemic: Experiences and Reflections on Mental Health and Academic Life". Trends in Psychology (2023): https://doi.org/10.1007/s43076-023-00334-3.
    10.1007/s43076-023-00334-3
  3. Vivian Fukumasu da Cunha; Susana Coimbra; Anne Marie Fontaine; Maurício da Silva Neubern; Fabio Scorsolini-Comin. "Contributions for teaching religiosity/spirituality in undergraduate nursing programs: a qualitative study with Brazilian nurses". Journal of Nursing and Health (2023): https://doi.org/10.15210/jonah.v13i2.23312.
    10.15210/jonah.v13i2.23312
  4. Aline Penna-de-Carvalho; Susana Coimbra; Jorge Gato; Vanessa Leme. "Habilidades sociais, suporte familiar e clima escolar em estudantes do sexto ano". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2023): https://doi.org/10.17979/reipe.2023.10.1.9538.
    10.17979/reipe.2023.10.1.9538
  5. Márcia Kelma de Alencar Abreu; Vanessa Barbosa Romera Leme; Luana De Mendonça Fernandes; Carolina Seixas da Rocha; Verônica Morais Ximenes; Daniela Fonseca de Freitas; Susana Coimbra. "Escala de Discriminação Cotidiana para Adolescentes e Jovens: Adaptação e Evidências Psicométricas". Estudos e Pesquisas em Psicologia (2022): https://doi.org/10.12957/epp.2022.68646.
    10.12957/epp.2022.68646
  6. Daniela Leal; Jorge Gato; Susana Coimbra; Fiona Tasker; Samantha Tornello. "The Prospective Co-Parenting Relationship Scale (PCRS) for Sexual Minority and Heterosexual People: Preliminary Validation". International Journal of Environmental Research and Public Health 19 10 (2022): 6345-6345. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph19106345.
    10.3390/ijerph19106345
  7. María Del Carmen García Mendoza; A. Parra; I. Sánchez-Queija; J. E. Oliveira; S. Coimbra. "Gender Differences in Perceived Family Involvement and Perceived Family Control during Emerging Adulthood: A Cross-Country Comparison in Southern Europe". Journal of Child and Family Studies 31 4 (2022): 1007-1018. http://dx.doi.org/10.1007/s10826-021-02122-y.
    10.1007/s10826-021-02122-y
  8. Daniela Fonseca de Freitas; Marina Mendonça; Dieter Wolke; Edna Maria Marturano; Anne Marie Fontaine; Susana Coimbra. "Resilience in the face of peer victimization and perceived discrimination: The role of individual and familial factors". Child Abuse & Neglect (2022): https://doi.org/10.1016/j.chiabu.2022.105492.
    10.1016/j.chiabu.2022.105492
  9. Ana Carolina Braz; V. R. B. Leme; E. J. Barham; C. E. Squassoni; S. Coimbra; L. Pizzani; A. M. G. V. Fontaine. "A Cross-cultural Adaptation of A Measure of Intergenerational Family Relations, for Use in Brazil". Journal of Intergenerational Relationships (2022): 1-19. http://dx.doi.org/10.1080/15350770.2022.2027836.
    10.1080/15350770.2022.2027836
  10. Claudia Maria Simões MARTINEZ; Susana COIMBRA; Anne Marie Germaine Victorine FONTAINE; Mirela de Oliveira FIGUEIREDO; Mariana Gurian MANZINI; Carolina REBELLATO; Caroline Fernanda Bella PERUZZO. "SOLIDARIEDADE, MATURIDADE E AMBIVALÊNCIA EM AVÓS E MÃES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: POTENCIALIDADES E RECURSOS NAS TROCAS INTERGERACIONAIS1". Revista Brasileira de Educação Especial 28 (2022): https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0093.
    10.1590/1980-54702022v28e0093
  11. Aline PENNA-DE-CARVALHO; Vanessa Barbosa Romera LEME; Susana Maria Gonçalves COIMBRA; Fernanda de Azevedo FRANÇA. "Psychosocial adjustment profiles of Elementary School 6th graders: a Cluster-based analysis". Estudos de Psicologia (Campinas) (2022): https://doi.org/10.1590/1982-0275202239e200174.
    10.1590/1982-0275202239e200174
  12. Joyce Aguiar; Marisa Matias; Ana Carolina Braz; Filipa César; Susana Coimbra; Maria Filomena Gaspar; Anne Marie Fontaine. "Parental Burnout and the COVID -19 Pandemic: How Portuguese Parents Experienced Lockdown Measures". Family Relations (2021): https://doi.org/10.1111/fare.12558.
    10.1111/fare.12558
  13. Daniela Leal; Jorge Gato; Susana Coimbra; Daniela Freitas; Fiona Tasker. "Social Support in the Transition to Parenthood Among Lesbian, Gay, and Bisexual Persons: A Systematic Review". Sexuality Research and Social Policy (2021): https://doi.org/10.1007%2Fs13178-020-00517-y.
    10.1007/s13178-020-00517-y
  14. Vanessa Barbosa Romera Leme; Susana Coimbra; Luciana Dutra-Thomé; Ana Carolina Braz; Gisele Aparecida de Morais; Amanda Oliveira Falcão; Anne Marie Fontaine. "Preditores das Crenças de Autoeficácia de Jovens Frente aos Papéis de Adulto". Psicologia: Teoria e Pesquisa 37 (2021): https://doi.org/10.1590/0102.3772e373513.
    10.1590/0102.3772e373513
  15. Zlotnick, Cheryl; Groenou, Marjolein Broese; Orban, Annamaria; Corrigan, Trudy; Coimbra, Susana; Kirtava, Zviad; Holdsworth, Clare; et al. "Lessons Learned From 11 Countries on Programs Promoting Intergenerational Solidarity". Family Relations (2020): http://dx.doi.org/10.1111/fare.12482.
    10.1111/fare.12482
  16. Marinho, Inês; Gato, Jorge; Coimbra, Susana. "Parenthood Intentions, Pathways to Parenthood, and Experiences in the Health Services of Trans People: an Exploratory Study in Portugal". Sexuality Research and Social Policy (2020): http://dx.doi.org/10.1007/s13178-020-00491-5.
    10.1007/s13178-020-00491-5
  17. Joyce Aguiar; Claudia Filipa Sequeira; Marisa Matias; Susana Coimbra; Anne Marie Fontaine. "Gender and Perception of Justice in Housework Division between Unemployed Spouses". Journal of Family Issues (2020): 0192513X2094282-0192513X2094282. https://doi.org/10.1177%2F0192513x20942823.
    10.1177/0192513x20942823
  18. Gato, J.; Leal, D.; Coimbra, S.; Tasker, F.. "Anticipating Parenthood Among Lesbian, Gay, Bisexual, and Heterosexual Young Adults Without Children in Portugal: Predictors and Profiles". Frontiers in Psychology 11 (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85087002067&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/fpsyg.2020.01058
  19. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Violência sexual contra crianças e adolescentes: resiliência e protagonismo na Amazónia". (2019): https://hdl.handle.net/10216/125183.
  20. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Professionals' key knowledge, competences and practices to promote social inclusion of refugees". (2019): https://hdl.handle.net/10216/123075.
    10.1080/13603116.2019.1678777
  21. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Perceived parenting styles and adjustment during emerging adulthood: a cross-national perspective". (2019): https://hdl.handle.net/10216/123081.
    10.3390/ijerph16152757
  22. Leal, D.; Gato, J.; Coimbra, S.. "How does sexual orientation influence intergenerational family solidarity? An exploratory study". Journal of Prevention and Intervention in the Community (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85067599840&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/10852352.2019.1627081
  23. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Predictors of academic self-efficacy in portuguese and brazilian youngsters attending professional education". (2018): https://hdl.handle.net/10216/123911.
  24. Freitas, Daniela Fonseca de; Fernandes-Jesus, Maria; Ferreira, Pedro D.; Coimbra, Susana; Teixeira, Pedro M.; de Moura, Andreia; Gato, Jorge; Marques, Susana C.; Fontaine, Anne Marie. "Psychological correlates of perceived ethnic discrimination in Europe: A meta-analysis". (2018): http://hdl.handle.net/1822/59943.
    10.1037/vio0000215
  25. Freitas, Daniela Fonseca; Coimbra, Susana; Fontaine, Anne Marie; Marturano, Edna Maria. "Protection mechanisms in the face of peer victimization and discrimination". (2017): https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/1152.
  26. Freitas,Daniela Fonseca; Coimbra,Susana; Fontaine,Anne Marie; Marturano,Edna Maria. "Mecanismos de proteção perante a vitimização por pares e a discriminação". (2017): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492017000200003.
  27. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Gender differences in school-family conflict and school-family enrichment in nontraditional portuguese students". (2017): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/102626.
    10.1080/07377363.2017.1272439
  28. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Resilience in the face of peer victimisation and discrimination: the who, when and why in five patterns of adjustment". (2017): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/104227.
    10.1016/j.adolescence.2017.05.009
  29. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Envolvimento paterno: validade interna da versão brasileira do Inventory of Father Involvement". (2017): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/118058.
    10.15689/AP.2017.1602.13
  30. De Santis, L.; Barham, E.J.; Coimbra, S.; Victorine Fontaine, A.M.G.. "Father involvement: Internal validity of the Brazilian version of the Inventory of Father Involvement,Envolvimento paterno: Validade interna da versão Brasileira do Inventory of Father Involvement". Avaliacao Psicologica 16 2 (2017): 225-233. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85036506058&partnerID=MN8TOARS.
    10.12689/AP.2017.1602.13
  31. Freitas, D.F.; Coimbra, S.; Fontaine, A.M.; Marturano, E.M.. "Protection mechanisms in the face of peer victimization and discrimination,Mecanismos de proteção perante a vitimização por pares e a discriminação". PSICOLOGIA 31 2 (2017): 25-46. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85037629987&partnerID=MN8TOARS.
    10.17575/rpsicol.v31i2.1152
  32. Cassoni, C.; Marturano, E.M.; Coimbra, S.; Fontaine, A.M.. "A validation study of the Multidimensional Life Satisfaction Scale for Children". Psicologia: Reflexao e Critica 30 1 (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85037991285&partnerID=MN8TOARS.
    10.1186/s41155-017-0068-6
  33. Freitas, D.F.; Coimbra, S.; Fontaine, A.M.. "Resilience in LGB youths: A systematic review of protection mechanisms". Paideia 27 66 (2017): 69-79. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85014877641&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/1982-43272766201709
  34. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Social skills inventory for adolescents: evidence of construct validity and reliability". (2016): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/107975.
    10.15448/1980-8623.2016.3.20942
  35. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Defining the key competences and skills for young low achievers' in lifelong learning by the voices of students, trainers and teachers". (2016): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/109903.
    10.4119/UNIBI/jsse-v15-i1-1465
  36. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Discrimination and mental health among gay, lesbian, and bisexual youths in Portugal: the moderating role of family relationships and optimism". (2016): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/90437.
    10.1080/1550428X.2015.1070704
  37. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Solidariedade intergeracional familiar nas pesquisas brasileiras: revisão integrativa da literatura". (2016): https://hdl.handle.net/10216/124434.
  38. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Adaptação da Escala de Discriminação Quotidiana para Jovens Portugueses = Adaptation of the Everyday Discrimination Scale to Portuguese Youth". (2015): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/82097.
    10.1590/1678-7153.201528408
  39. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "How much hope is enough?: levels of hope and students' psychological and school functioning". (2015): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/109835.
    10.1002/pits.21833
  40. Freitas,Daniela Fonseca; Coimbra,Susana; Marturano,Edna Maria; Fontaine,Anne Marie. "Adaptação da Escala de Discriminação Quotidiana para Jovens Portugueses". (2015): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000400009.
  41. Leme, V.B.R.; Del Prette, Z.A.P.; Coimbra, S.. "Social skills, social support and well-being in adolescents of different family configurations". Paideia 25 60 (2015): 9-17. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84926484841&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/1982-43272560201503
  42. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Validation of a portuguese version of the Snyder Hope Scale in a sample of high school students". (2014): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/108194.
    10.1177/0734282914540865
  43. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Family support in the transition to adulthood in Portugal : its effects on identity capital development, uncertainty management and psychological well-being". (2014): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/107215.
    10.1016/j.adolescence.2014.07.004
  44. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Relação com os pais e resolução de identidade adulta no período da adultez emergente: estudo comparativo de militares e civis e trabalhadores e estudantes". (2013): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/93258.
  45. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Confirmatory factor analysis of the Generalized Self-Efficacy Scale in Brazil and Portugal". (2013): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/94084.
    10.1017/sjp.2013.93
  46. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Práticas educativas parentais e habilidades sociais de adolescentes de diferentes configurações familiares". (2013): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/97462.
  47. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Ageing in lusophone countries: the impact of age-specific legislation on the recognition of rights". (2013): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/70445.
  48. Coimbra, S.; Mendonça, M.G.. "Intergenerational solidarity and satisfaction with life: Mediation effects with emerging adults". Paideia 23 55 (2013): 161-169. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84890715163&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/1982-43272355201303
  49. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Construction and validation of self-efficacy towards adult roles scale". (2010): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/94740.
  50. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Será que sou capaz? Estudo diferencial de auto-eficácia com alunos do nono ano". (2010): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/98288.
  51. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Aprender a aprender o quê?: um testemunho experencial: aspectos emocionais de uma aprendizagem". (1998): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/98223.
Capítulo de livro
  1. Costa, Ana L.; Coimbra, Susana. "Joining voices for social inclusion: Activism and resilience of professionals working with people in situations of vulnerability.". In Learning Inclusion in a Digital Age. Belonging and Finding a Voice., editado por Stephen Dobson; Brit Svoen; Gabriella Agrusti; Pip Hardy. Springer Nature. Sustainable Development Goals Series., 2023.
    Aceite para publicação
  2. Damiani, Valeria; Coimbra, Susana; Costa, Ana L.. "Fostering social inclusion of people in situations of vulnerability: experience from the Italian and Portuguese contexts.". In Learning Inclusion in a Digital Age. Belonging and Finding a Voice, editado por Stephen Dobson; Brit Svoen; Gabriella Agrusti; Pip Hardy. Springer Nature. Sustainable Development Goals Series., 2023.
    Aceite para publicação
  3. Matias, Marisa; Monteiro, I.; Coimbra, Susana. "Intergenerational family solidarity: A brief overview of research in Portugal". In Families and Family Values in Society and Culture, 349-361. Information Age Publishing, 2021.
    Publicado
  4. Coimbra, S.; Ribeiro, L.A.; Fontaine, A.M.. "Intergenerational solidarity in an ageing society: Socio-demographic determinants of intergenerational support to elderly parents". 205-222. 2013.
Livro
  1. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Fazer a diferença, (des)fazer desigualdades, construir equidades: um olhar sobre um legado de psicologia diferencial. 2019.
  2. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Reduzir as desigualdades educacionais de migrantes e refugiados/as em países da ue com recursos de e-learning relevantes, que permitem a construção de um sentimento de inclusão e pertença social: manual para educadores/as. 2019.
  3. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Resiliência e habilidades sociais: reflexões conceituais e práticas para uma nova geração. 2015.
  4. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Intergenerational solidarity in an ageing society: socio-demographic determinants of intergenerational support to elderley parents. 2013.
  5. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Uma questão de confiança: o que (des)motiva a geração actual. 2010.
  6. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Famille comme source de résilience des jeunes: analyse du discours des jeunes à propos d'évènements vécus, d'appui reçus, de modèles et de bonheur. 2007.
  7. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Balancing family and work roles: expectations of portuguese university students. 2001.
  8. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Travail féminin et autonomie des jeunes en fin d'adolescence. 2001.
  9. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Adaptação da escala de auto-eficácia generalizada percebida (Schwarzer & Jerusalem, 1993). 1999.
Manual
  1. Teixeira, Elsa Guedes; Coimbra, Susana; Caramelo, João; Costa, Ana Luísa. LIDA Handbook. Learning Inclusion in a Digital Age. 2024.
    Publicado
  2. Caramelo, João; Teixeira, Elsa Guedes; Coimbra, Susana; Pinto, Marta. Reducing educational gap for migrants and refugees in EU countries. Booklet for Educators (co-author). 2019.
Poster em conferência
  1. Leal, Daniela; Gato, Jorge; Coimbra, Susana; Daniela Freitas; Fiona Tasker. "Beyond the parenting desire: The role of social support in transition to parenthood among LGB persons". Trabalho apresentado em II International Seminar Doctoral Programme in Human Sexuality, 2019.
Relatório
  1. Magalhães, Maria José; Coimbra, Susana. 2021. Project ATHENA BEGIN - Need Analysis Report. https://www.fpce.up.pt/love_fear_power/athena/publicacoes_en.html.
  2. Carolina Joana Magalhães Dias; Coimbra, Susana; Cátia Pontedeira; Iglesias, Camila. 2021. Comparative report on femicide research and data in five countries: Cyprus, Germany, Malta, Portugal, Spain.
  3. Coimbra, Susana; Pontedeira, Cátia; Iglesias, Camila. 2021. ATHENA BEGIN - State of Art and Country Background Reserch.
  4. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. 2016. LIBE project : Supporting Lifelong learning with Inquiry-based education. https://hdl.handle.net/10216/124391.
    10.13140/RG.2.1.3098.9044
  5. Terrasêca, Manuela; Coimbra, Susana; Caramelo, João; Pinto, Marta. 2014. Deliverable3.1 LIBE Framework of ICT key information processing competencies. http://libeproject.it/wpcontent/uploads/2014/01/D3.1-LIBE-Framework-of-ICT-key-information-processing-competencies.pdf.
Resumo em conferência
  1. Costa, Ana Luisa; Teixeira, Elsa ; Caramelo, João; Pinto, Marta; Coimbra, Susana. "Educação e inclusão social de migrantes e refugiados: uma reflexão sobre desafios à produção e mobilização de recursos educativos digitais". 2020.
Tese / Dissertação
  1. Susana Coimbra. "Estudo diferencial de auto-eficácia e resiliência na antecipação da vida adulta". Doutoramento, 2008. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/101856.
  2. Susana Coimbra. "Estudo diferencial da auto-eficácia em alunos do 9º ano". Mestrado, 2000. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/20550.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual Resiliência e sucesso académico em indivíduos provenientes de bairros sociais
Coorientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020 - 2024 Determinantes Socioculturais e Académicos na Saúde Mental de Estudantes da Universidade Federal de Rondônia, Brasil (aguarda defesa)
Coorientador
Psychology (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2023 Parenting processes and social networks among lesbian, gay, bisexual (LGB) and heterosexual persons: a dyadic, intergenerational, and cross-cultural approach
Orientador
Doutoramento (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2021 Transição Escolar do 6.º para o 7.º ano do Ensino Fundamental a partir da Teoria Bioecológica
Coorientador
Doutoramento (Doutoramento)
Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil
2014 - 2018 Contributos para o estudo da resiliência em jovens do ensino profissional em Portugal e no Brasil
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2016 Resiliência perante a violência social: perfis de ajustamento e mecanismos de proteção
Coorientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal