Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Teresa Paula Nico Rego Gonçalves
Nomes de citação
- Gonçalves, Teresa N. R.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2C1C-CFE6-2FFC
- ORCID iD
- 0000-0003-0573-1454
Endereços de correio eletrónico
- teresanrgoncalves@gmail.com (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- (+55 (21)) 21478847 (Pessoal)
- (+55 (21)) 22954346 (Profissional)
- Telemóvel
-
- (+55 (21)) 987253328 (Pessoal)
Websites
- http://www.educacao.ufrj.br/ (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2004/10/06 - 2008/05/28
Concluído
|
PhD in Education and Society (Doctor)
Universidad de Sevilla Departamento de Teoría e Historia de la Educación y Pedagogía Social, Espanha
"Education and cognition. A model for the analysis of programs for teaching thinking " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobresaliente Cum Laude |
2003 - 2004
Concluído
|
Diploma de Estudios Avanzados em Teoria e História da Educação (Master)
Universidad de Sevilla Facultad de Ciencias de la Educación, Espanha
"Cognitive development and education. A proposal for the analysis of teaching thinking programs through the idea of a multidimensional
subject" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobresaliente |
1996 - 1997
Concluído
|
Master in philosophy (Mestrado)
Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica
"Life as Art. The relation between ethics and aesthetics in Nietzsche" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Cum Laude |
1991 - 1995
Concluído
|
Filosofia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Bom |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/07 - 2014/06 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2009/01 - 2009/06 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2008/01 - 2008/12 | Investigador (Investigação) | Universidad de Sevilla, Espanha |
2004/01 - 2007/12 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/01/06 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil |
2002/01 - 2003/12 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
1999/01 - 2002/01 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1997/10 - 1999/01 | Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2008/06 - 2009/07 | Teacher training and teaching function: nature and construction of professional knowledge
SFRH/BPD/43689/2008
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Desativado
|
2004/01 - 2007/12 | Education and cognition: an analysis model of cognitive development programs
SFRH/BD/14159/2003
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidad de Sevilla, Espanha |
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015/06/06 - 2019/06/30 | Enquiry on the work of education: discourses and practices
082500
Investigador responsável
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
|
Em curso
|
2014/01/01 - 2015/12/31 | Theorizing spaces between art and education. Inductive construction of educational theory from an education and training experience:
the 10x10 project of the Calouste Gulbenkian Foundation
0892267
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2009/07 - 2010/11 | Supervision, monitoring and evaluation program for the first application of the probationary period in Portugal
PSAAPAPP
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Ministério da Educação, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
Ministério da Educação
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/06/01 - 2018/06/01 | Teaching work in the contemporary world: articulations between discourses and practices
06897
Investigador responsável
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
|
Concluído
|
2010/02 - 2013/06 | Epistemology of teachers' professional practices
EPPP
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidad de Sevilla, Espanha |
Concluído
|
2009/07 - 2011/12 | Training Pathways in Higher Education: Expectations and Competence Development of 2nd and 3rd Cycle Students
EXPAND
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
2010 - 2011 | INTERACT -Teaching role and Identity: Knowledge and Professional Practice
INTERACT
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
2008/01 - 2008/12 | Personal maturity, learning styles, autonomy and personal initiative of secondary school students
MPEA
Investigador
Universidad de Sevilla, Espanha
|
Junta de Andalucía
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2018/10 | Cuerpos en deriva: la potencia de la vacilación para la formación universitária | III Encuentro Latinoamericano de Cuerpos y Corporalidades
Escuela Internacional de Antropología y Historia (Ciudad de México, México)
|
2018/09 | Começar e, talvez, acabar: estudos em torno da leitura e da escrita em educação | Seminário Internacional 'O Elogio do Estudo'
Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora, Brasil)
|
2018/08 | 'Uma coisa em forma de assim'. Sujeito e escola na pesquisa do GESTE | II Seminário da linha de currículo, docência e linguagem do PPGE-UFRJ
Faculdade de Educação UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2018/05/30 | Pesquisa(-)Formação: composições a partir de experiências de leitura e escrita | I Seminário de Poéticas e Políticas da Pesquisa em Educação
Faculdade de Educação UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2018/05/15 | Apresentação do trabalho do GESTE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho da Educação | IV Seminário do LEPED: 'Dos sentidos do público na educação. Tensões e reinvenções na didática e na formação do professores
Faculdade de Educação UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2018 | A educação como um descolar da sua época: extemporaneidade, experiência, exercício e formação | Encontro do Nucleo de Filosofias da Criação
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - UFRJ
|
2017 | O educar como um descolar da sua época: notas sobre o saber da experiência na Faculdade de Educação | IV Seminário EDF - O contemporâneo e a educação: pensamento, práticas e políticas
Casa da Ciência UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2017 | Por una pedagogía de las andanzas:el pensamiento necesario y la educación por el acontecer de un caminar | INNTED 2017
Universidad de Sevilla (Sevilla, Espanha)
|
2015/12 | Teorizando espaços entre arte e educação: perspectivas sobre o trabalho da educação | Seminário Internacional Espaços entre arte e educação
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
|
2015 | Figuras do professor e trabalho da educação: contributos para a formação continuada | III Seminário do EDF 'Por que (não) educamos?
Casa da Ciência UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2015 | Políticas e modelos de formação continuada: possibilidades e limites | Reunião Técnico-Pedagógica dos coordenadores locais do PNAIC
Faculdade de Educação UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2015 | Produção e utilização de materiais didáticos e trabalho docente: algumas questões | VIII Seminário de Alfabetização nas Cidades do Rio de Janeiro
Faculdade de Educação UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2014 | Formação contínua de professores e construção de saberes pedagógicos em contexto: o projeto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian | Seminário internacional Entre a teoria, os dados e o conhecimento
Escola Superior de Educação IPS (Setúbal, Portugal)
|
2012 | Teorizando a educação - uma abordagem na formação de investigadores | VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária
Asociación Iberoamericana de Didáctica Universitaria e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2012 | Challenging the concept of continuing professional development | The second international theorizing education conference
Stirling University (Stirling, Reino Unido)
|
2012 | Subjectification and the (im)possibility of teachers' professional identity and development | ECER 2012 - European Conference on Educational Research
Universidad de Cádiz (Cádiz, Espanha)
|
2011 | Configuring teachers' identity - training paths and scientific activity | ECER 2011
Friij University Berlin (Berlim, Alemanha)
|
2011 | El sujeto neuronal. Aportaciones para una pedagogía de la posibilidad | Congreso internacional de teoría de la educación
Universidad de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2011 | O espaço europeu de ensino superior: dinâmicas globais e reconstruções nacionais no caso português | XI Congresso Luso Afro Brasileiro do Ciências Sociais
UFBA (São Salvador, Brasil)
|
2011 | Professional identity and emergence: an in-service training strategy for education professionals | ECER 2011
Freij University Berlin (Berlim, Alemanha)
|
2011 | Supervision and teachers' professional development: the first implementation of a probation period in Portugal | ECER 2011
Freij University Berlin (Berlim, Alemanha)
|
2011 | Teachers' epistemological perspectives on teaching and learning: an exploratory study | 15th biennal ISATT Conference
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2010 | Desenvolvimento profissional: dispositivos de construção e divulgação do conhecimento profissional | I seminário de desenvolvimento profissional do agrupamento de escolas de Colares
Agrupamento de escolas de Colares (Sintra, Portugal)
|
2010 | Education and educational research: a view emerging from a meta-analysis of a research community | The first international theorizing education conference
University of Stirling (Stirling, Reino Unido)
|
2010 | The professional development of newly qualified teachers: outcomes from the first implementation of the probation period in Portugal | EAPRIL 2010 - Challenges in professional learning across disciplines
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010 | Theory and texts of educational policy: possibilities and constraints | The first international theorizing education conference
University of Stirling (Stirling, Reino Unido)
|
2009 | Educação e cognição. Um modelo de análise de programas de desenvolvimento cognitivo | VII Congresso Brasileiro de Psicologia do desenvolvimento
Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2009 | Education and cognition. Thinking about teaching thinking | 13th Biennal EARLI 2009 conference
EARLI (Amsterdão, Países Baixos)
|
2009 | Educação e cognição. Contributos para uma abordagem transdisciplinar | X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
SPCE (Bragança, Portugal)
|
2009 | Reconstructing higher education studies? A multilevel approach to European policies, instituions and students | SRHE 2009
Society for research in higher education (Newport, Reino Unido)
|
2009 | Teachers' identity, role and professional practice: an inquiry to the Portuguese case | EAPRIL 2009
University of Trier (Trier, Alemanha)
|
2009 | The construction of personal autonomy. A study with spanish students of secondary education | ECER 2009
University of Viena (Viena, Áustria)
|
2008 | Reconceptualización del aprendizaje en la sociedad de la información | Conferência Educando o Cidadão Global
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Education and cognitive neuroscience. A systemic approach to cognition and learning | 7th international congress of the systems science European union
IEEE (Lisboa, Portugal)
|
2007 | Moving from inter to trans-disciplinarity: pathways between education and the cognitive sciences | CDRG Conference
CDRG (Nottingham, Reino Unido)
|
2007 | La integración de la afectividad y la cognición en el desarrollo personal: algunas aportaciones de las neurociências cognitivas | IV Jornadas pedagógicas de la persona
Universidad de Sevilla (Sevilla, Espanha)
|
2005 | The plastic brain and other metaphors: education and the cognitive sciences | International Conference on Education
University of Singapore (Singapore, Singapura)
|
2004 | Globalización y cognición: cuestiones y retos a partir del paradigma emergente de la sociedad cognitiva | VI Conference of the North-American Association for the Community of Enquiry
North-American Association for the Community of enquiry (San Cristóbal de las Casas, México)
|
2003 | As ferramentas do pensar ao serviço das aprendizagens escolares | Seminário de Gestão Flexível do Currículo: caminhos e perspectivas
Escola Superior de Educação de Beja (Beja, Portugal)
|
2001 | Gestão flexível do currículo e formação de professores | VI Jornadas Pedagógicas ESEB
Escola Superior de Educação de Beja (Beja, Portugal)
|
2000 | Percursos da arte contemporânea. Contributos para uma pedagogia do desejo | Encontro de Professores de Educação Musical
ESE de Beja (Beja, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/08 - Atual | O trabalho docente na contemporaneidade: articulação entre discursos e práticas
Orientador de Jessica Almeida da Silva
|
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Iniciação científica)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
|
2018/03 - Atual | Exercícios de iniciação à linguagem cinematográfica na escola: uma experiência com estudantes da escola municipal Djalma Maranhão
Orientador de Leonardo César Alves Moreira
|
Programa de pós-graduação em educação PPGE-UFRJ (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
|
2018/03 - Atual | Capturas, rupturas e costuras: que práticas educativas podem ser tecidas em meio às tramas institucionais do Museu (Colônia)
Bispo do Rosário?
Orientador de Daniele Gomes da Silva
|
Programa de pós-graduação em educação PPGE-UFRJ (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
|
2018/03 - Atual | Corpos desejáveis de coligações desérticas: acontecimentos/experiências na sala de aula
Orientador de Guilherme Robson da Silva
|
Programa de pós-graduação em educação PPGE-UFRJ (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
|
2018/03 - Atual | Memória e trajetórias de vida de professores do Alto Sertão da Bahia
Orientador de Maria Cláudia Meira Santos Barros
|
Programa de pós-graduação em educação PPGE-UFRJ (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
|
2017/03 - Atual | Os pais nos coletivos parentais: trabalhadores da educação?
Orientador de Caroline Montezi de Castro Chamusca
|
Programa de pós-graduação em educação PPGE-UFRJ (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
|
2017/03 - Atual | Percepções docentes acerca do ensino de filosofia e sociologia: mapeando discursos e práticas
Orientador de Iná de Souza Borges
|
Programa de pós-graduação em educação PPGE-UFRJ (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
|
2017/03 - Atual | O trabalho da educação e a construção da comunidade escolar: retrato de uma escola na baixada fluminense
Orientador de Clarissa de Arruda Nicolaiewsky
|
Programa de pós-graduação em educação PPGE-UFRJ (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
|
2016/03 - 2018/07 | Narrativas de professores sobre bidocência na educação infantil no Município de Niteroi
Orientador de Maria Inês de Azevedo Ventura
|
Programa de pós-graduação em educação PPGE-UFRJ (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
|
2016/03 - 2018/03 | Em busca da escola desejada: um estudo de duas ocupações de escolas públicas no Rio de Janeiro
Orientador de Wagner de Queiroz Corbo
|
Programa de pós-graduação em Educação PPGE-UFRJ (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
|
2016/03 - 2018/03 | O cinema e o trabalho da educação em escolas da rede pública: entrando em cena o projeto imagens em movimento
Orientador de Danielle de Oliveira Ribeiro
|
Programa de pós-graduação em educação PPGE-UFRJ (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
|
2010/10 - 2018/01 | A educação de quem educa: interseccionalidade e teatro do oprimido na formação de professoras/es
Orientador
|
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (UNL-ISPA) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009/10 - 2017/06 | A supervisão de professores: entre o mito e a metáfora
Orientador de Ana Isabel Rio Tinto de Matos
|
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (UNL-ISPA) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012/09 - 2016/09 | O desenvolvimento profissional docente num contexto de aprendizagem ao longo da vida: percepções em diferentes períodos da
carreira
Coorientador de Rui Miguel Fatela Pires
|
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (UNL-ISPA) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009/10 - 2014/09 | A prática pedagógica na formação inicial de educadores e professores no contexto de Bolonha: um estudo de caso
Orientador de Ana Cristina Cruz Gonçalves
|
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (UNL-ISPA) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/11 - Atual | Fórum Itinerante Michel Foucault e a Educação (2018/11/12)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro Biomedico, Brasil Universidade Federal Fluminense, Brasil |
2018/05/29 - 2018/05/30 | I Seminário Poéticas e Políticas da Pesquisa em Educação (2018/05/29 - 2018/05/30)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
2018/05/14 - 2018/05/15 | IV Simpósio de ensino de didática do LEPED - Dos sentidos do público na educação: tensões e reinvenções na didática e na formação
de professores (2018/05/14 - 2018/05/15)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil |
2017/12/14 - 2017/12/16 | Simposio internacional 'El desafío de emprender en la escuela del siglo XXI (2017/12/14 - 2017/12/16)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidad de Sevilla, Espanha |
2017/06/12 - 2017/06/14 | IV seminário de pesquisa e extensão do EDF-UFRJ - O contemporâneo e a educação: pensamentos, práticas e políticas (2017/06/12 - 2017/06/14)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil |
2016/05/19 - 2016/05/20 | III simpósio sobre ensino de didática do LEPED-UFRJ (2016/05/19 - 2016/05/20)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil |
2016/02/23 - 2016/02/23 | I Encontro Universidade e Educação: relações acadêmicas (2016/02/23 - 2016/02/23)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil |
2015/12/14 - 2015/12/14 | Seminário internacional Espaços entre arte e educação (2015/12/14 - 2015/12/14)
Seminário
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2015/10/17 - 2015/10/21 | XXXVII Jornadas Guilio Massarani de iniciação científica, tecnológica, artística e cultural - JICTAC (2015/10/17 - 2015/10/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil |
2015/04/12 - 2015/04/14 | III Seminário de pesquisa do EDF-UFRJ - 'Por que (não) educamos?' (2015/04/12 - 2015/04/12)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil |
2014/02/12 - 2014/02/13 | Exploratory workshop: 'Theorizing the work of education' (2014/02/12 - 2014/02/13)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2013/09/06 - 2013/09/06 | Symposium Theorizing the work of education (2013/09/06 - 2013/09/06)
Simpósio (Coorganizador)
|
|
2011 - 2011 | Doctoral Workshop by Professor Gert Biesta, Stirling University
Oficina (workshop) (Outra)
|
UIED/FCT/UNL, Portugal |
2011 - 2011 | Good education in an age of measurement: Moving beyond the global consensus
Conferência (Outra)
|
UIED/FCT/UNL, Portugal |
2010 - 2010 | EAPRIL 2010 Conference “Challenges in professional learning across the disciplines”.
Conferência (Outra)
|
EAPRIL, Portugal |
2010 - 2010 | Período Probatório e Desenvolvimento Profissional Docente
Conferência (Outra)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2010 - 2010 | Período Probatório e Desenvolvimento Profissional e Organizacional: O papel das lideranças
Seminário (Outra)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2010 - 2010 | La Teoría de la Educación en el Contexto Actual. El pensamiento sobre la Educación en un orden postradiciona
Seminário (Outra)
|
UIED/FCT/UNL, Portugal |
2009 - 2009 | 1º Seminário Nacional «Período Probatório e Desenvolvimento Profissional Docente»
Seminário (Outra)
|
Ministério da Educação e Universidade de Aveiro, Portugal |
2001 - 2001 | VII Jornadas Pedagógicas “Flexibilidade em ambientes de mudança"
Congresso (Outra)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
1999 - 1999 | Seminar “Education through Art” organized around the itinerant exhibition “Art, Education and Culture” from the Calouste Gulbenkian
Foundation
Seminário (Outra)
|
Escola Superior de Educação de Beja, Portugal |
1999 - 1999 | III International Creativity Conference
Encontro (Outra)
|
Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
1998 - 1998 | II Creativity Conference, Polytechnic Institute of Beja, School of Education, Portugal, Organizing Committee (4 – 6 February
1998).
Encontro (Outra)
|
Escola Superior de Educação de Beja, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 | Em busca da escola desejada: um estudo de duas ocupações de escolas públicas no Rio de Janeiro
Orientador
|
Wagner de Queiroz Côrbo (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
|
2018 | O cinema e o trabalho da educação em escolas da rede pública: entrando em cena com o projeto imagens em movimento
Orientador
|
Danielle Oliveira Ribeiro (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
|
2018 | As narrativas escritas como possibilidade de formação continuada de professores alfabetizadores
Arguente
|
Rosângela Padilha Thomaz dos Santos (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Educação, Brasil
|
2018 | Autoria docente (e discente) na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Arguente
|
Aline Souza Oliveira Lanzillota (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Educação, Brasil
|
2017 | Fronteiras, lugares de Solidariedade: o que dizem os programas de artes visuais para os anos iniciais do ensino fundamental
sobre as diversidades sexuais e de gênero
Arguente
|
Edvandro Luise Sombrio de Souza (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
|
2017 | Marcas da cultura profissional na formação de professores: análise no contexto de um curso de pedagogia
Arguente
|
Sabrina Raychtock (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
|
2016 | Acesso e permanência dos professores da rede estadual do Amazonas no Plano Nacional de Professores de Educação Básica
Arguente
|
Marilucy Pereira Marques (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
|
2016 | O poder do carimbo: uma análise da legislação, do perfil e das relações que envolvem a inspeção escolar no Estado do Rio de
Janeiro
Arguente
|
Cristina Cecília Pinto da Silva (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
|
2016 | Abecedário sobre escutas no cinema: percursos de criação cinematográfica com estudantes de educação básica na perspectiva
da diferença
Arguente
|
Glauber Resende Domingues (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Educação, Brasil
|
2016 | Saberes docentes para o ensino de dança: relação entre saberes e formação inicial de licenciados em Dança e educação física
que atuam em escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana
Arguente
|
Silvia Câmara Soter da Silveira (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Educação, Brasil
|
2015 | A infância das crianças. Uma análise da ideia de infância segundo o processo de devir e o fenómeno da concordância afectiva
Arguente principal
|
Rita Coutinho Afonso Mendes Pedro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 | O processo de transição das creches da assistência social para a educação em Juiz de Fora/MG
Arguente principal
|
Alexsandra Zanetti (Doutoramento)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2014 | Acompanhamento tutorial: um outro caminho para a direção de turma
Arguente principal
|
Clemência Fumega (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 | A descentralização no recrutamento e selecção dos docentes da Educação do ensino não superior público: realidade ou inevitabilidade? | Luís Manuel Malta Teixeira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 | A cultura de uma escola: estudo de caso
Arguente
|
Alexandra de Oliveira Martins Varela Costa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
2012 | A institucionalização das discussões nas ciências da educação no complexo parlamentar português (1976-2009) | Teresa Paula de Matos Costa Teixeira Lopo (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2012 | Motivação, interesse e resultados em contexto de ensino vocacional | Pedro Miguel Leite da Silva (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2012 | As práticas avaliativas de professores do 1º Ciclo e a sua relação com a motivação para a aprendizagem, clima de sala de aula e desempenho académico dos alunos | Bárbara Maria Leal Varela (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2012 | A formação do PNEP e as práticas lectivas no 1º CEB | Maria Isabel de Freitas Gandum (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2012 | Relacionamento interpessoal professor-aluno e criação de climas de aula positivos | Maria Adelaide Azevedo Alves Rocha Mendes (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2012 | Interacção e conhecimento: um estudo de caso que analisa a história de um projecto | Cláudia Sofia do Carmo Ventura (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 | Lideranças e culturas organizacionais numa escola europeia | José Virgílio Fragoso (Outro)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 | A Aprendizagem nos adultos com PHDA no Ensino Superior | António Manuel Ligeiro (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 | Organização escolar num projeto de equidade social | Rute Perdigão (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 | Gestão em sala de aula: Resolução de conflitos | João Bértolo (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 | Influência da atividade física na qualidade de vida das pessoas com deficiência | Carlos Manuel Dias Costa (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 | A aprendizagem da língua italiana no contexto laboral português: aspectos não formais e informais na aprendizagem | Sara Simone (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 | Bridging ideas of best practice in gifted education and language learning in english as a foreign language in Portugal | Rima Jay Parkash (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2011 | Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no 2º Ciclo do Ensino Básico: a perspectiva dos seus pares | Fernanda Maria Louçã da Palma Rosa (Mestrado) |
2011 | O desenvolvimento profissional docente: a função supervisiva do coordenador de ano do 1º Ciclo | Maria Teresa Neves Ribeiro Albuquerque Pinto (Mestrado) |
2011 | Da prática colaborativa e reflexiva ao desenvolvimento profissional do educador de infância | Maria do Carmo Carvalho Pereira de Almeida Marques da Silva (Mestrado) |
2011 | Interacções dos professores em salas de aula multiculturais. | Ana Carla Conceição (Outro) |
2011 | Empresas que trabalham em parceria com escolas que integram centros de novas oportunidades: uma aposta na qualidade? | Zulmira de Jesus Cardoso Rodrigues (Outro) |
2011 | Ser educador de adultos: contributos para um projecto de profissionalização | Maria Rita Brito Monteiro (Outro) |
2011 | A educação de quem educa: Encenar a interseccionalidade de género, raça/etnia e orientação sexual na formação de professoras/es | Maria Teresa dos Santos Henriques (Outro) |
2011 | Cultura e Clima de Escola, Liderança (s) e Colaboração entre Professores. Os professores do Ensino Regular e professores de Educação Especial | Maria de Lurdes Silvério Pereira Florindo (Outro) |
2011 | Identidade docente, responsabilidade no trabalho e realização profissional | Manuel Romualdo Cepeda Granjo (Outro) |
2011 | Aprender a Ser. Concec¸o~es sobre a Aprendizagem e a Supervisa~o | Ana Paula Nunes Vital (Outro) |
2011 | A Institucionalizac¸a~o das Discusso~es nas Cie^ncias da Educac¸a~o no Complexo Parlamentar Portugue^s(1976-2009) | Teresa Paula de Matos Costa Teixeira Lopo (Outro) |
2011 | Da prática colaborativa e reflexiva ao desenvolvimento profissional do educador de infância
Arguente
|
Maria do Carmo Carvalho Pereira de Almeida Marques da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 | Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no 2º Ciclo do ensino básico: a perspectiva dos seus pares
Arguente
|
Fernanda Maria Louçã da Palma Rosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020/01/01 - Atual | Interacções (1646-2335) | |
2018/05 - 2018/07 | Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) | University of Minho |
2016/03 - 2018/06 | EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (1982-596X) | EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
2016/01 - 2018/06 | Studies in Higher Education (1470-174X) | Informa UK (Taylor & Francis) |
2014/06 - 2015/10 | Interacções (1646-2335) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
2015/03 - 2015/07 | Educar em Revista (0104-4060) | SciELO |
2014/07 - 2014/09 | SAGE Open (2158-2440) | SAGE Publications |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/03/06 - Atual | Questões epistemológicas da educação | (Doutoramento) | Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil |
2019/03/15 - Atual | Tópicos especiais metodologia da pesquisa educacional: política, poética e ética da invenção | Metodologia da pesquisa educacional: política, poética e ética da invenção (Doutoramento) | Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil |
2017/03/08 - Atual | Prática de pesquisa II | Prática de pesquisa II (Doutoramento) | Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil |
2016/03/15 - Atual | Pesquisa educacional | Pesquisa Educacional (Mestrado) | Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil |
2016/03/15 - Atual | Prática de pesquisa I | Prática de pesquisa I (Mestrado) | Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil |
2016/03/08 - Atual | Pesquisa Educacional | Programa de pós-graduação em educação FE/UFRJ (Mestrado) | Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil |
2015/08/06 - Atual | Metodologias da pesquisa em educação | Metodologias da pesquisa em educação (Licenciatura) | Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil |
2015/08/04 - Atual | Pesquisa em educação | Pedagogia (Licenciatura) | Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil |
2015/03/08 - Atual | Introdução ao pensamento científico em educação | Pedagogia (Licenciatura) | Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil |
2015/07 - 2015/12 | Educação Superior | Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura) | Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Educação, Brasil |
2012/03 - 2014/06 | Administração e Liderança em Educação | Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (UNL-ISPA) (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2012/03 - 2014/06 | Formação e supervisão de professores | Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (UNL-ISPA) (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2009/07 - 2014/06 | Monografia | Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (UNL-ISPA) (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2013/03 - 2013/06 | Educação Sociedade e Desenvolvimento | Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (UNL-ISPA) (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2013 - 2013 | Autoavaliação das escolas: da visão burocrática à construção participada | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2010/10 - 2011/02 | Metodologias de Investigação | Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (UNL-ISPA) (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2009/10 - 2010/02 | Análise Social e Política da Educação | Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2010 - 2010 | Período Probatório e Desenvolvimento Profissional Docente | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1997/01 - 2003/12 | Pedagogical Supervision [Teacher's training] | (Outros) | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
1997/10 - 2003/01 | History of Education | (Outros) | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
1997/10 - 2003/01 | General Pedagogy and Educational Theory | (Outros) | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
1997/10 - 2003/01 | School organisation and management | (Outros) | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2008/01 - Atual | Grupo Pedagógico de la Persona | Colaborator |
2009/09 - 2014/06 | Atelier 34 - MCX | |
2009/10 - 2011/12 | EAPRIL - European Association for Practionner Research on Improving Learnin |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015/06 - Atual | Coordenadora do GESTE - Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre o Trabalho da Educação
Coordenador
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil |
2017/01 - 2017/12 | Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa UFRJ
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Educação, Brasil |
2015/01/06 - 2016/12/31 | Membro da comissão de Orientação, Acompanhamento e Avaliação do curso de Pedagogia
Membro
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil |
Distinções
Outra distinção
2009 | Post-Doctoral Fellowship
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2007 | Best paper award for the contribution for interdisciplinary research
CDRG - University of Nottingham, Portugal
|
2004 | PhD Fellowship
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2003 | PhD Fellowship
Fundação Eugénio de Almeida, Portugal
|