???global.info.a_carregar???
Teresa Paula Nico Rego Gonçalves awarded her PhD in Education in 2008 at University of Sevilla. She is Assistant Professor at Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). She was auxiliary researcher in Education at Universidade Nova de Lisboa, post -doctoral fellow at the same university and doctoral fellow at University of Sevilla. She has coordinated and participated in different research projects in education. She is currently teaching at the post-graduation program in Education at the Faculty of Education - UFRJ, where she supervises master and doctoral students. She coordinates GESTE - Research Group on the Work of Education. Her current research interests are Teacher Education, Work of Education, Educational Theory, Training of Researchers in Education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Teresa Paula Nico Rego Gonçalves

Nomes de citação

  • Gonçalves, Teresa N. R.

Identificadores de autor

Ciência ID
2C1C-CFE6-2FFC
ORCID iD
0000-0003-0573-1454

Endereços de correio eletrónico

  • teresanrgoncalves@gmail.com (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (+55 (21)) 21478847 (Pessoal)
  • (+55 (21)) 22954346 (Profissional)
Telemóvel
  • (+55 (21)) 987253328 (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2004/10/06 - 2008/05/28
Concluído
PhD in Education and Society (Doctor)
Universidad de Sevilla Departamento de Teoría e Historia de la Educación y Pedagogía Social, Espanha
"Education and cognition. A model for the analysis of programs for teaching thinking " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente Cum Laude
2003 - 2004
Concluído
Diploma de Estudios Avanzados em Teoria e História da Educação (Master)
Universidad de Sevilla Facultad de Ciencias de la Educación, Espanha
"Cognitive development and education. A proposal for the analysis of teaching thinking programs through the idea of a multidimensional subject" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente
1996 - 1997
Concluído
Master in philosophy (Mestrado)
Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica
"Life as Art. The relation between ethics and aesthetics in Nietzsche" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Cum Laude
1991 - 1995
Concluído
Filosofia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
Bom
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/07 - 2014/06 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009/01 - 2009/06 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2008/01 - 2008/12 Investigador (Investigação) Universidad de Sevilla, Espanha
2004/01 - 2007/12 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/01/06 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2002/01 - 2003/12 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Beja, Portugal
1999/01 - 2002/01 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Beja, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/10 - 1999/01 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Instituto Politécnico de Beja, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2008/06 - 2009/07 Teacher training and teaching function: nature and construction of professional knowledge
SFRH/BPD/43689/2008
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Desativado
2004/01 - 2007/12 Education and cognition: an analysis model of cognitive development programs
SFRH/BD/14159/2003
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Universidad de Sevilla, Espanha
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2015/06/06 - 2019/06/30 Enquiry on the work of education: discourses and practices
082500
Investigador responsável
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
Em curso
2014/01/01 - 2015/12/31 Theorizing spaces between art and education. Inductive construction of educational theory from an education and training experience: the 10x10 project of the Calouste Gulbenkian Foundation
0892267
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2009/07 - 2010/11 Supervision, monitoring and evaluation program for the first application of the probationary period in Portugal
PSAAPAPP
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Ministério da Educação, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Ministério da Educação
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2016/06/01 - 2018/06/01 Teaching work in the contemporary world: articulations between discourses and practices
06897
Investigador responsável
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
Concluído
2010/02 - 2013/06 Epistemology of teachers' professional practices
EPPP
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidad de Sevilla, Espanha
Concluído
2009/07 - 2011/12 Training Pathways in Higher Education: Expectations and Competence Development of 2nd and 3rd Cycle Students
EXPAND
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Concluído
2010 - 2011 INTERACT -Teaching role and Identity: Knowledge and Professional Practice
INTERACT
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Concluído
2008/01 - 2008/12 Personal maturity, learning styles, autonomy and personal initiative of secondary school students
MPEA
Investigador
Universidad de Sevilla, Espanha
Junta de Andalucía
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gomes, Elisabete Xavier; Pires, Ana Luísa de Oliveira; Gonçalves, Teresa N. R.. "Composições interdiscursivas com as linguagens pedagógica e artística". Trabalho apresentado em XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Fronteiras, diálogos e transições na educação, Viseu, 2016.
    Publicado
  2. Alves, Mariana Gaio; Gonçalves, Teresa N. R.. "Ler, escrever, falar, pensar: o processo de escrita como experiência de formação de investigadores em educação". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de docência universitária y de nível superior, Rosário, 2015.
    Publicado
  3. Gonçalves, Teresa N. R.; Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes. "Challenging the concept of continuous professional development". Trabalho apresentado em The Second International Theorising Education Conference: The Future of Theory in Education: Traditions, Trends, Trajectories, Stirling, UK, 2012.
    Publicado
  4. Gonçalves, Teresa N. R.. "El sujeto Neuronal aportaciones para una pedagogia de la posibilidad". Trabalho apresentado em XII Congreso Internacional de Teoría de la Educación, Barcelona, 2011.
    Publicado
  5. Gonçalves, Teresa N. R.; Mariana Gaio Alves; Nair Rios Azevedo; Claudia Neves. "O espaço europeu de ensino superior: dinâmicas globais e reconstruções nacionais no caso português". Trabalho apresentado em XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais,, São Salvador da Bahia, 2011.
    Publicado
  6. Gonçalves, Teresa N. R.; Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes; Mariana Gaio Alves; Nair Rios Azevedo; Claudia Neves. "Theory and texts of educational policy: possibilities and constraints.". Trabalho apresentado em 1st LET - International Theorising Education Conference, Stirling, 2010.
    Publicado
  7. Mariana Gaio Alves; Nair Rios Azevedo; Gonçalves, Teresa N. R.. "Education and Educational Research – a view emerging from the meta-analysis of a research community". Trabalho apresentado em LET - 1st Theorising education Conference, Stirling, 2010.
    Publicado
  8. Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego. "Education and Cognitive Neuroscience: A systemic approach to cognition and learning". Trabalho apresentado em 7th International Congress of the Systems Science European Union “Systemic Complexity for Human Development in the 21st Century, Lisboa, 2008.
    Publicado
  9. Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego. "La integración de la afectividad y la cognición en el desarrollo personal: algunas aportaciones de las neurociencias cognitivas [The integration of emotion and cognition in personal development: some contributions from cognitive neurosciences]". Trabalho apresentado em IV Jornadas Pedagógicas de la Persona, Sevilha, 2007.
    Publicado
  10. Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego. "The plastic brain and other metaphors: education and the cognitive sciences". Trabalho apresentado em International Conference on Education, Singapura, 2005.
    Publicado
  11. Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego; Adelaide Espírito Santo. "Gestão Flexível do currículo e formação de professores [Flexible curriculum management and teachers’ education]". Trabalho apresentado em VI Jornadas Pedagógicas, Beja, 2001.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ribeiro, Daniele; Gonçalves, Teresa N. R.. "Cinema e Educação: o projeto imagens em movimento e espaços de alteridade". REVEDUC - Revista Eletrônica de Educação (2020):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  2. Caroline Montezi de Castro Chamusca; Teresa N. R. Gonçalves. "Paradoxos e tensões na construção do espaço público da educação: alternativas educativas de escolha parental e desescolarização nos coletivos parentais do Rio de Janeiro". Praxis Educativa (2020): https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14817.038.
    10.5212/PraxEduc.v.15.14817.038
  3. Teresa N. R. Gonçalves. "Pesquisa(-)formação: composições a partir de experiências de leitura e escrita na universidade". Revista Educação em Questão 57 53 (2019): 1-23. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17687.
    10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17687
  4. Pires, Rui; Alves, Mariana Gaio; Gonçalves, Teresa N. R.. "Teacher professional development: perceptions of teachers in different lifelong periods". Revista Portuguesa de Pedagogia 50 1 (2016): 57-78. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_50-1_3.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14195/1647-8614_50-1_3
  5. Pires, Ana Luísa de Oliveira; Gomes, Elisabete X.; Gonçalves, Teresa N. R.. "Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo da democracia". Media@ções 11 (2016): 6-23.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Gomes, Elisabete X.; Gonçalves, Teresa N. R.. "Trabalho da Educação: acção humana, não-produtividade e comunidade". Interacções 11 (2015): 24-46.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Gonçalves, Teresa N. R.; Gomes, Elisabete X.. "Teorizar o trabalho da educação". Interacções 11 (2015): 1-4.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Gonçalves, Teresa N. R.; Gomes, Elisabete X.. "Re-imaginar o desenvolvimento profissional contínuo de professores: o projeto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian". Medi@ções. Revista on-line da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal 2 (2014): 63.
    Publicado
  9. Gonçalves, Teresa N.R.; Rios Azevedo, Nair; Alves, Mariana Gaio. "Teachers’ beliefs about teaching and learning: an exploratory study". Educational Research eJournal 2 1 (2013): 54-70.
    Publicado • 10.5838/erej.2013.21.05
  10. Alves, Mariana Gaio; Rios Azevedo, Nair; Gonçalves, Teresa N. R.. "Satisfação e situação profissional: Um estudo com professores nos primeiros anos de carreira". Educação e Pesquisa 39 3 (2013):
    Aceite para publicação
  11. Gonçalves, Teresa N. R.; Gomes, Elisabete Xavier; Alves, Mariana Gaio; Azevedo, Nair Rios. "Theory and Texts of Educational Policy: Possibilities and Constraints". Studies in Philosophy and Education 31 3 (2012): 275-288.
    Publicado • 10.1007/s11217-012-9294-7
  12. Alves, M. G.; Azevedo, N. R.; Goncalves, T. N. R.. "Educational Research and Doctoral Dissertations: A Review Within a Research Community". Qualitative Inquiry 18 7 (2012): 626-637.
    Publicado • 10.1177/1077800412450156
  13. Gonçalves, Teresa N. R.. "Ciências da Educação e Ciências Cognitivas. Contributos para uma abordagem transdisciplinar". Revista Portuguesa de Educação 25 1 (2012): 217-239.
    Publicado
  14. Gonçalves, Teresa N. R.. "El sujeto neuronal: aportaciones para una pedagogía de la posibilidad". Teoría de la educación. Educación y cultura en la sociedad de la información 13 2 (2012): 273-298. http://campus.usal.es/~revistas_trabajo/index.php/revistatesi/article/view/9009/9253.
    Publicado
  15. Mariana Gaio Alves; Claudia Neves; Nair Rios Azevedo; Gonçalves, Teresa N. R.. "Reconstructing Higher Education? The Case of Master’s and PhD Programmes in Education in a Portuguese Institution". European Educational Research Journal 11 4 (2012): 520-533.
    Publicado • 10.2304/eerj.2012.11.4.520
  16. Gonçalves, Teresa N. R.; Campos, Joana. "Análise de registros escritos no âmbito de um processo supervisivo". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 20 76 (2012): 503-524.
    Publicado • 10.1590/S0104-40362012000300005
  17. Reis, Pedro Rocha dos; Gonçalves, Teresa N. R.; Mesquita, Luciana. "A avaliação do período probatório de professores em Portugal: perspectivas de professores, mentores e gestores". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 20 76 (2012): 525-546.
    Publicado • 10.1590/S0104-40362012000300006
  18. Gonçalves,Teresa N. R.. "Ciências da Educação e Ciências Cognitivas: Contributos para uma abordagem transdisciplinar". (2012): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000100010.
  19. Gonçalves,Teresa N. R.. "Ciências da Educação e Ciências Cognitivas: Contributos para uma abordagem transdisciplinar". (2012): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000100010.
  20. Gonçalves, Teresa N. R.. "Promoção de habilidades cognitivas e educação: um modelo de análise de programas de desenvolvimento cognitivo [Promotion of cognitive skills and education: a model for the analysis of programs for teaching thinking]". Revista Brasileira de Educação 15 45 (2010): 564-579. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt.
    Publicado • 10.1590/S1413-24782010000300013
  21. Gonçalves, Teresa N. R.. "Educação e Cognição: Um modelo de análise de programas de desenvolvimento cognitivo [Education and Cognition. An analysis model of programs for teaching thinking]". Teoría de la Educación. Revista Interuniversitaria 21 2 (2009): 242-246.
    Publicado
  22. Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego; Antonio Bernal Guerrero. "Identidade narrativa e plasticidade neuronal. Algumas propostas pedagógicas [Narrative identity and neural plasticity. Some pedagogical proposals]". Revista Portuguesa de Pedagogia 42 1 (2008): 27-43.
    Publicado
  23. Antonio Bernal Guerrero. "Nuevo enfoque pedagógico a partir de la plasticidad y de la narratividad. [A new pedagogical approach from plasticity and narrativity].". Bordón. Revista de Pedagogía. 58 2 (2006): 155-167.
    Publicado
  24. Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego. "Globalisation et cognition. Questions et défis à partir du paradigme emergent de la société cognitive.[Globalization and Cognition. Questions and Challenges from the emergent paradigm of cognitive society]". Diotime : Revue Internationele de Didactique de la Philosophie 29 (2006): 10-18.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Bocchetti, André; Gonçalves, Teresa N. R.. "Caminhar entre a pesquisa e a educação: um exercício e algumas notas em favor do caráter acontecimental do pensamento". In Pesquisa, alteridade e experiência. Metodologias minúsculas, editado por Guedes, Adriana, 277-294. Rio de Janeiro, Brasil: Ayu, 2019.
    Publicado
  2. Pires, Ana Luísa de Oliveira; Gomes, Elisabete Xavier; Gonçalves, Teresa N. R.. "Teorizando espaços entre arte e educação. Génese e desenvolvimento de um projeto de investigação". In Ensaios entre arte e educação, editado por Swinnerton,Mria de Assis ; Gomes, Elisabete X.; Pires, Ana Luísa de Oliveira; Almeida, Diana, 49-63. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2017.
    Publicado
  3. Pires, Ana Luísa de Oliveira; Gomes, Elisabete Xavier; Gonçalves, Teresa N. R.. "Reinventing spaces between art and education. Genesis, development and main conclusions of the research project". In Spaces between art and education, 91-116. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2017.
    Publicado
  4. Constant, Elaine; Gonçalves, Teresa N. R.. "Políticas públicas educacionais para a formação continuada de professores: Conceitos e modelos de formação continuada em debate no Estado do Rio de Janeiro". In PNAIC no Estado do Rio de Janeiro, 9-23. Rio de Janeiro, Brasil: Rona Editora, 2017.
    Publicado
  5. Gomes, Elisabete X.; Pires, Ana Luísa de Oliveira; Gonçalves, Teresa N. R.. "Interrupções e (re)invenções: interromper automatismos e (re)inventar (tecnologias de) a educação". In Ensaios entre arte e educação, 69-94. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2017.
    Publicado
  6. Gonçalves, Teresa N. R.; Gomes, Elisabete X.; Pires, Ana Luísa de Oliveira. "Formação contínua de professores e criação de espaços colaborativos e criativos no trabalho da educação: o projeto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian". In Ensino de didática: entre ressignificações e possibilidades, editado por Cruz, Giseli B.; Oliveira, Ana Teresa C. C.; Nascimento, Maria das Graças A., 157-175. Rio de Janeiro, Brasil: Editora CRV, 2017.
    Publicado
  7. Gonçalves, Teresa N. R.; Bocchetti, André; Valentim, Igor. "Desviar das formas para caminhar na docência: modos colaborativos de interromper uma lógica formativa". In Ensino da didática: entre ressignificações e possibilidades, editado por Cruz, Giseli B.; Oliveira, Ana Teresa C. C.; Nascimento, Maria das Graças A., 139-144. Rio de Janeiro, Brasil: Editora CRV, 2017.
    Publicado
  8. Gonçalves, Teresa N. R.. "As políticas educativas e a escola: paradoxos, tensões e materialidades na construção do espaço público da educação". In Casos de gestão: políticas e situações do cotidiano educacional, 479-488. Juiz de Fora, Brasil: CAEd-FADEPE/JF, 2017.
    Publicado
  9. Pires, Ana Luísa de Oliveira; Gonçalves, Teresa N. R.; Gomes, Elisabete X.. "Formação contínua de professores e construção de saberes pedagógicos em contexto: o projeto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian". In Entre a teoria, os dados e o conhecimento (III). Investigar práticas em contexto., 61-78. Setúbal, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 2015.
    Publicado
  10. Swinnerton, Maria de Assis; Gomes, Elisabete X.; Gonçalves, Teresa N. R.. "Parcerias Criativas - espaços entre a formação, a pedagogia e a arte". In Trabalhar (s)em rede em educação. Dinâmicas de cooperação, 141-151. Lisboa, Portugal: UIED-FCT/Universidade Nova de Lisboa, 2014.
    Publicado
  11. Gonçalves, Teresa N. R.; Nair Rios Azevedo; Mariana Gaio Alves. "Theorizing education: Introducing a conversation". In Educational theory informing educational research. Scenarios and lines of flight, 5-26. Monte da Caparica, Portugal: UIED-FCT/UNL, 2013.
    Publicado
  12. Nair Rios Azevedo; Gonçalves, Teresa N. R.; Mariana Gaio Alves. "Theorising Education and Educating Researchers: one experience at UIED/FCT/UNL". In Educational theory informing educational research. Scenarios and lines of flight, 32-53. Monte da Caparica, Portugal: UIED-FCT/UNL, 2013.
    Publicado
  13. Gonçalves, Teresa N. R.; Pedro Reis; Luciana Mesquita. "Contributos da primeira implementação do período probatório para o desenvolvimento profissional dos professores portugueses. [Contributions of the first implementation of the probation year for the professional development of Portuguese teachers]". In Formação e profissão docente, 167-186. São Paulo, Brasil, Brasil: Junqueira&Marin Editores, 2011.
    Publicado
  14. Gonçalves, Teresa N. R.. "Investigar em educação: fundamentos e dimensões da investigação qualitativa [Researching in education: foundations and dimensions of qualitative research]". In Investigar em educação. Desafios da construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multi-referenciado, 39-62. Lisboa, Portugal: UIED, 2010.
    Publicado
  15. Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego. "“Plastic Brains and Complex Systems: a trans-diciplinary approach to education and the cognitive sciences". In Exploring avenues to interdisciplinary research: from cross – to multi – to inter - disciplinarity, 9-24. Nottingham, Reino Unido: Nottingham University Press, 2009.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Gonçalves, Teresa N. R.; Gomes, Elisabete X.. "Teorizar o trabalho da educação". Interacções 11 (2015): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/N%C3%9AMERO%20ESPECIAL%20-%20Teorizar%20o%20Trabalho%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o.
    Publicado • Editor convidado
Livro
  1. Mariana Gaio Alves; Nair Rios Azevedo; Gonçalves, Teresa N. R.. Educational Theory Informing Educational Research. Scenarios And Lines of Flight. Monte da Caparica, Portugal: UIED-FCT/UNL. 2013.
    Publicado
  2. Gonçalves, Teresa N. R.. Conhecimento dos processos cognitivos dos alunos e saber docente. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2011.
    Publicado
  3. Gonçalves, Teresa N. R.; Campos, Joana. Supervisão e avaliação: construção de registos e relatórios. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2010.
    Publicado
Recurso online
  1. Gonçalves, Teresa N. R.. Portugal: A revolta dos professores ou do desaparecimento do professor como figura pública. 2014. http://passapalavra.info/2014/01/90584/.
Resumo em conferência
  1. Gonçalves, Teresa N. R.; Bocchetti, André; Flores, Maria J.; Valentim, Igor. "Some walks, multiple senses: cartographic experiences in a university in Brazil". Trabalho apresentado em ECER 2016 - European Conference on Educational Research, Dublin, 2016.
    Publicado
  2. Gonçalves, Teresa N. R.; Gomes, Elisabete X.; Pires, Ana Luísa de Oliveira. "Theorizing spaces between art and education: the project 10x10 by Fundação Calouste Gulbenkian". Trabalho apresentado em ECER 2016 - European Conference on Educational Research, 2016.
    Publicado
  3. Pires, Ana Luísa de Oliveira; Gomes, Elisabete X.; Gonçalves, Teresa N. R.. "Dialogues between pedagogy and arts: perceptions on pedagogical strategies created within the project 10x10 by Calouste Gulbenkian Foundation". Trabalho apresentado em ECER 2015 - European Conference on Educational Research, 2015.
    Publicado
  4. Gomes, Elisabete X.; Gonçalves, Teresa N. R.; Pires, Ana Luísa de Oliveira. "Challenging teachers' continuing professional development: the project 10x10 by Calouste Gulbenkian Foundation". Trabalho apresentado em ECER 2014 - European Conference on Educational Research, Porto, 2014.
    Publicado
  5. Gomes, Elisabete Xavier; Gonçalves, Teresa N. R.. "In Search Of Education: Work, Workers, Communities". Trabalho apresentado em ECER 2013, Istambul, 2013.
    Publicado
  6. Gonçalves, Teresa N. R.; Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes. "Theorizing The Work Of Education". Trabalho apresentado em ECER 2013, Istambul, 2013.
    Publicado
  7. Gonçalves, Teresa N. R.; Gomes, Elisabete Xavier. "Subjectification and the (Im)possibility of Teachers’ ‘Professional Identity’ and ‘Developmen". Trabalho apresentado em ECER 2012, Cádiz, 2012.
    Publicado
  8. Matos, Ana; Gonçalves, Teresa N. R.. "Institucional Supervision: Contributions for Teachers’ Professional Development". Trabalho apresentado em ECER 2012, Cádiz, 2012.
    Publicado
  9. Mariana Gaio Alves; Nair Rios Azevedo; Gonçalves, Teresa N. R.. "Teorizando a educação - uma abordagem na formação de investigadores". Trabalho apresentado em VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária, Porto, 2012.
    Publicado
  10. Matos, Ana Isabel R. T.; Gonçalves, Teresa N. R.. "Institutional Supervision: Contribution for teachers' professional development". Trabalho apresentado em ECER 2012 - European Conference on Educational Research, Cádiz, 2012.
    Publicado
  11. Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego; Nair Rios Azevedo; Mariana Gaio Alves. "Teachers' epistemological perspectives on teaching and learning: an exploratory study". Trabalho apresentado em 15th Biennal ISATT Conference - Back to the future: legacies, continuities and changes in educational policy, practice and research, Braga, 2011.
    Publicado
  12. Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego; Nair Rios Azevedo; Mariana Gaio Alves. "Configuring teachers' identity - training paths and scientific activity". Trabalho apresentado em ECER 2011 Berlin, Berlin, 2011.
    Publicado
  13. Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes; Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego. "Professional diversity and emergence: an in-service training strategy for education professionals". Trabalho apresentado em ECER 2011 - Berlin, Berlin, 2011.
    Publicado
  14. Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego; Maria Figueiredo; Joana Campos; Teresa Leite. "Supervision and teachers' professional development: the first implementation of a probation period in Portugal". Trabalho apresentado em ECER 2011 - Berlin, Berlin, 2011.
    Publicado
  15. Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego; Pedro Reis. "The professional development of newly qualified teachers: outcomes from the first implementation of the probation period in Portugal". Trabalho apresentado em EAPRIL 2010 - Challenges in professional learning across the disciplines, Lisboa, 2010.
    Publicado
  16. Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego; Mariana Gaio Alves; Nair Rios Azevedo. "Reconstructing higher education studies? A multilevel approach to European policies, instituions and students". Trabalho apresentado em SRHE annual conference 2009, Wales, 2009.
    Publicado
  17. Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego; Mariana Gaio Alves; Joana Campos; Nair Rios Azevedo; Maria do Céu Roldão. "Teachers' identity, role, knowledge and professional practice: an inquiry to the portuguese case". Trabalho apresentado em EAPRIL conference 2009, Trier, 2009.
    Publicado
  18. Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego; Antonio Bernal Guerrero; Antonio Cárdenas Gutiérrez. "The construction of personal autonomy. A study with spanish students of secondary education". Trabalho apresentado em ECER 2009 - European Conference on Educational Research, Viena, 2009.
    Publicado
  19. Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego; Mariana Gaio Alves; Nair Rios Azevedo. "Educação, formação e desenvolvimento. Reinventar o pensamento educativo? [Education, training and development. Reinventing educational thinking?].". Trabalho apresentado em Fórum de Investigação em Ciências da Educação, Lisboa, 2009.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Indução e Desenvolvimento Profissional – Conhecimento dos processos cognitivos dos alunos e saber docente. 2011. Gonçalves, Teresa N. R..
  2. Situações de Formação - Relatos de práticas de supervisão e avaliação. 2010. Joana Campos; Gonçalves, Teresa N. R..
  3. A escola emoldurada. 2002. Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego; Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018/10 Cuerpos en deriva: la potencia de la vacilación para la formación universitária III Encuentro Latinoamericano de Cuerpos y Corporalidades
Escuela Internacional de Antropología y Historia (Ciudad de México, México)
2018/09 Começar e, talvez, acabar: estudos em torno da leitura e da escrita em educação Seminário Internacional 'O Elogio do Estudo'
Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora, Brasil)
2018/08 'Uma coisa em forma de assim'. Sujeito e escola na pesquisa do GESTE II Seminário da linha de currículo, docência e linguagem do PPGE-UFRJ
Faculdade de Educação UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil)
2018/05/30 Pesquisa(-)Formação: composições a partir de experiências de leitura e escrita I Seminário de Poéticas e Políticas da Pesquisa em Educação
Faculdade de Educação UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil)
2018/05/15 Apresentação do trabalho do GESTE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho da Educação IV Seminário do LEPED: 'Dos sentidos do público na educação. Tensões e reinvenções na didática e na formação do professores
Faculdade de Educação UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil)
2018 A educação como um descolar da sua época: extemporaneidade, experiência, exercício e formação Encontro do Nucleo de Filosofias da Criação
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - UFRJ
2017 O educar como um descolar da sua época: notas sobre o saber da experiência na Faculdade de Educação IV Seminário EDF - O contemporâneo e a educação: pensamento, práticas e políticas
Casa da Ciência UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil)
2017 Por una pedagogía de las andanzas:el pensamiento necesario y la educación por el acontecer de un caminar INNTED 2017
Universidad de Sevilla (Sevilla, Espanha)
2015/12 Teorizando espaços entre arte e educação: perspectivas sobre o trabalho da educação Seminário Internacional Espaços entre arte e educação
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
2015 Figuras do professor e trabalho da educação: contributos para a formação continuada III Seminário do EDF 'Por que (não) educamos?
Casa da Ciência UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil)
2015 Políticas e modelos de formação continuada: possibilidades e limites Reunião Técnico-Pedagógica dos coordenadores locais do PNAIC
Faculdade de Educação UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil)
2015 Produção e utilização de materiais didáticos e trabalho docente: algumas questões VIII Seminário de Alfabetização nas Cidades do Rio de Janeiro
Faculdade de Educação UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil)
2014 Formação contínua de professores e construção de saberes pedagógicos em contexto: o projeto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian Seminário internacional Entre a teoria, os dados e o conhecimento
Escola Superior de Educação IPS (Setúbal, Portugal)
2012 Teorizando a educação - uma abordagem na formação de investigadores VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária
Asociación Iberoamericana de Didáctica Universitaria e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2012 Challenging the concept of continuing professional development The second international theorizing education conference
Stirling University (Stirling, Reino Unido)
2012 Subjectification and the (im)possibility of teachers' professional identity and development ECER 2012 - European Conference on Educational Research
Universidad de Cádiz (Cádiz, Espanha)
2011 Configuring teachers' identity - training paths and scientific activity ECER 2011
Friij University Berlin (Berlim, Alemanha)
2011 El sujeto neuronal. Aportaciones para una pedagogía de la posibilidad Congreso internacional de teoría de la educación
Universidad de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2011 O espaço europeu de ensino superior: dinâmicas globais e reconstruções nacionais no caso português XI Congresso Luso Afro Brasileiro do Ciências Sociais
UFBA (São Salvador, Brasil)
2011 Professional identity and emergence: an in-service training strategy for education professionals ECER 2011
Freij University Berlin (Berlim, Alemanha)
2011 Supervision and teachers' professional development: the first implementation of a probation period in Portugal ECER 2011
Freij University Berlin (Berlim, Alemanha)
2011 Teachers' epistemological perspectives on teaching and learning: an exploratory study 15th biennal ISATT Conference
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2010 Desenvolvimento profissional: dispositivos de construção e divulgação do conhecimento profissional I seminário de desenvolvimento profissional do agrupamento de escolas de Colares
Agrupamento de escolas de Colares (Sintra, Portugal)
2010 Education and educational research: a view emerging from a meta-analysis of a research community The first international theorizing education conference
University of Stirling (Stirling, Reino Unido)
2010 The professional development of newly qualified teachers: outcomes from the first implementation of the probation period in Portugal EAPRIL 2010 - Challenges in professional learning across disciplines
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010 Theory and texts of educational policy: possibilities and constraints The first international theorizing education conference
University of Stirling (Stirling, Reino Unido)
2009 Educação e cognição. Um modelo de análise de programas de desenvolvimento cognitivo VII Congresso Brasileiro de Psicologia do desenvolvimento
Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (Rio de Janeiro, Brasil)
2009 Education and cognition. Thinking about teaching thinking 13th Biennal EARLI 2009 conference
EARLI (Amsterdão, Países Baixos)
2009 Educação e cognição. Contributos para uma abordagem transdisciplinar X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
SPCE (Bragança, Portugal)
2009 Reconstructing higher education studies? A multilevel approach to European policies, instituions and students SRHE 2009
Society for research in higher education (Newport, Reino Unido)
2009 Teachers' identity, role and professional practice: an inquiry to the Portuguese case EAPRIL 2009
University of Trier (Trier, Alemanha)
2009 The construction of personal autonomy. A study with spanish students of secondary education ECER 2009
University of Viena (Viena, Áustria)
2008 Reconceptualización del aprendizaje en la sociedad de la información Conferência Educando o Cidadão Global
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Lisboa, Portugal)
2008 Education and cognitive neuroscience. A systemic approach to cognition and learning 7th international congress of the systems science European union
IEEE (Lisboa, Portugal)
2007 Moving from inter to trans-disciplinarity: pathways between education and the cognitive sciences CDRG Conference
CDRG (Nottingham, Reino Unido)
2007 La integración de la afectividad y la cognición en el desarrollo personal: algunas aportaciones de las neurociências cognitivas IV Jornadas pedagógicas de la persona
Universidad de Sevilla (Sevilla, Espanha)
2005 The plastic brain and other metaphors: education and the cognitive sciences International Conference on Education
University of Singapore (Singapore, Singapura)
2004 Globalización y cognición: cuestiones y retos a partir del paradigma emergente de la sociedad cognitiva VI Conference of the North-American Association for the Community of Enquiry
North-American Association for the Community of enquiry (San Cristóbal de las Casas, México)
2003 As ferramentas do pensar ao serviço das aprendizagens escolares Seminário de Gestão Flexível do Currículo: caminhos e perspectivas
Escola Superior de Educação de Beja (Beja, Portugal)
2001 Gestão flexível do currículo e formação de professores VI Jornadas Pedagógicas ESEB
Escola Superior de Educação de Beja (Beja, Portugal)
2000 Percursos da arte contemporânea. Contributos para uma pedagogia do desejo Encontro de Professores de Educação Musical
ESE de Beja (Beja, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018/08 - Atual O trabalho docente na contemporaneidade: articulação entre discursos e práticas
Orientador de Jessica Almeida da Silva
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Iniciação científica)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2018/03 - Atual Exercícios de iniciação à linguagem cinematográfica na escola: uma experiência com estudantes da escola municipal Djalma Maranhão
Orientador de Leonardo César Alves Moreira
Programa de pós-graduação em educação PPGE-UFRJ (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2018/03 - Atual Capturas, rupturas e costuras: que práticas educativas podem ser tecidas em meio às tramas institucionais do Museu (Colônia) Bispo do Rosário?
Orientador de Daniele Gomes da Silva
Programa de pós-graduação em educação PPGE-UFRJ (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2018/03 - Atual Corpos desejáveis de coligações desérticas: acontecimentos/experiências na sala de aula
Orientador de Guilherme Robson da Silva
Programa de pós-graduação em educação PPGE-UFRJ (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2018/03 - Atual Memória e trajetórias de vida de professores do Alto Sertão da Bahia
Orientador de Maria Cláudia Meira Santos Barros
Programa de pós-graduação em educação PPGE-UFRJ (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2017/03 - Atual Os pais nos coletivos parentais: trabalhadores da educação?
Orientador de Caroline Montezi de Castro Chamusca
Programa de pós-graduação em educação PPGE-UFRJ (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2017/03 - Atual Percepções docentes acerca do ensino de filosofia e sociologia: mapeando discursos e práticas
Orientador de Iná de Souza Borges
Programa de pós-graduação em educação PPGE-UFRJ (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2017/03 - Atual O trabalho da educação e a construção da comunidade escolar: retrato de uma escola na baixada fluminense
Orientador de Clarissa de Arruda Nicolaiewsky
Programa de pós-graduação em educação PPGE-UFRJ (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2016/03 - 2018/07 Narrativas de professores sobre bidocência na educação infantil no Município de Niteroi
Orientador de Maria Inês de Azevedo Ventura
Programa de pós-graduação em educação PPGE-UFRJ (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2016/03 - 2018/03 Em busca da escola desejada: um estudo de duas ocupações de escolas públicas no Rio de Janeiro
Orientador de Wagner de Queiroz Corbo
Programa de pós-graduação em Educação PPGE-UFRJ (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2016/03 - 2018/03 O cinema e o trabalho da educação em escolas da rede pública: entrando em cena o projeto imagens em movimento
Orientador de Danielle de Oliveira Ribeiro
Programa de pós-graduação em educação PPGE-UFRJ (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2010/10 - 2018/01 A educação de quem educa: interseccionalidade e teatro do oprimido na formação de professoras/es
Orientador
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (UNL-ISPA) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009/10 - 2017/06 A supervisão de professores: entre o mito e a metáfora
Orientador de Ana Isabel Rio Tinto de Matos
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (UNL-ISPA) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012/09 - 2016/09 O desenvolvimento profissional docente num contexto de aprendizagem ao longo da vida: percepções em diferentes períodos da carreira
Coorientador de Rui Miguel Fatela Pires
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (UNL-ISPA) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009/10 - 2014/09 A prática pedagógica na formação inicial de educadores e professores no contexto de Bolonha: um estudo de caso
Orientador de Ana Cristina Cruz Gonçalves
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (UNL-ISPA) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/11 - Atual Fórum Itinerante Michel Foucault e a Educação (2018/11/12)
Outro (Coorganizador)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro Biomedico, Brasil

Universidade Federal Fluminense, Brasil
2018/05/29 - 2018/05/30 I Seminário Poéticas e Políticas da Pesquisa em Educação (2018/05/29 - 2018/05/30)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2018/05/14 - 2018/05/15 IV Simpósio de ensino de didática do LEPED - Dos sentidos do público na educação: tensões e reinvenções na didática e na formação de professores (2018/05/14 - 2018/05/15)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2017/12/14 - 2017/12/16 Simposio internacional 'El desafío de emprender en la escuela del siglo XXI (2017/12/14 - 2017/12/16)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidad de Sevilla, Espanha
2017/06/12 - 2017/06/14 IV seminário de pesquisa e extensão do EDF-UFRJ - O contemporâneo e a educação: pensamentos, práticas e políticas (2017/06/12 - 2017/06/14)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2016/05/19 - 2016/05/20 III simpósio sobre ensino de didática do LEPED-UFRJ (2016/05/19 - 2016/05/20)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2016/02/23 - 2016/02/23 I Encontro Universidade e Educação: relações acadêmicas (2016/02/23 - 2016/02/23)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2015/12/14 - 2015/12/14 Seminário internacional Espaços entre arte e educação (2015/12/14 - 2015/12/14)
Seminário
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2015/10/17 - 2015/10/21 XXXVII Jornadas Guilio Massarani de iniciação científica, tecnológica, artística e cultural - JICTAC (2015/10/17 - 2015/10/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2015/04/12 - 2015/04/14 III Seminário de pesquisa do EDF-UFRJ - 'Por que (não) educamos?' (2015/04/12 - 2015/04/12)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2014/02/12 - 2014/02/13 Exploratory workshop: 'Theorizing the work of education' (2014/02/12 - 2014/02/13)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013/09/06 - 2013/09/06 Symposium Theorizing the work of education (2013/09/06 - 2013/09/06)
Simpósio (Coorganizador)
2011 - 2011 Doctoral Workshop by Professor Gert Biesta, Stirling University
Oficina (workshop) (Outra)
UIED/FCT/UNL, Portugal
2011 - 2011 Good education in an age of measurement: Moving beyond the global consensus
Conferência (Outra)
UIED/FCT/UNL, Portugal
2010 - 2010 EAPRIL 2010 Conference “Challenges in professional learning across the disciplines”.
Conferência (Outra)
EAPRIL, Portugal
2010 - 2010 Período Probatório e Desenvolvimento Profissional Docente
Conferência (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 Período Probatório e Desenvolvimento Profissional e Organizacional: O papel das lideranças
Seminário (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 La Teoría de la Educación en el Contexto Actual. El pensamiento sobre la Educación en un orden postradiciona
Seminário (Outra)
UIED/FCT/UNL, Portugal
2009 - 2009 1º Seminário Nacional «Período Probatório e Desenvolvimento Profissional Docente»
Seminário (Outra)
Ministério da Educação e Universidade de Aveiro, Portugal
2001 - 2001 VII Jornadas Pedagógicas “Flexibilidade em ambientes de mudança"
Congresso (Outra)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
1999 - 1999 Seminar “Education through Art” organized around the itinerant exhibition “Art, Education and Culture” from the Calouste Gulbenkian Foundation
Seminário (Outra)
Escola Superior de Educação de Beja, Portugal
1999 - 1999 III International Creativity Conference
Encontro (Outra)
Instituto Politécnico de Beja, Portugal
1998 - 1998 II Creativity Conference, Polytechnic Institute of Beja, School of Education, Portugal, Organizing Committee (4 – 6 February 1998).
Encontro (Outra)
Escola Superior de Educação de Beja, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 Em busca da escola desejada: um estudo de duas ocupações de escolas públicas no Rio de Janeiro
Orientador
Wagner de Queiroz Côrbo (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2018 O cinema e o trabalho da educação em escolas da rede pública: entrando em cena com o projeto imagens em movimento
Orientador
Danielle Oliveira Ribeiro (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2018 As narrativas escritas como possibilidade de formação continuada de professores alfabetizadores
Arguente
Rosângela Padilha Thomaz dos Santos (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Educação, Brasil
2018 Autoria docente (e discente) na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Arguente
Aline Souza Oliveira Lanzillota (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Educação, Brasil
2017 Fronteiras, lugares de Solidariedade: o que dizem os programas de artes visuais para os anos iniciais do ensino fundamental sobre as diversidades sexuais e de gênero
Arguente
Edvandro Luise Sombrio de Souza (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2017 Marcas da cultura profissional na formação de professores: análise no contexto de um curso de pedagogia
Arguente
Sabrina Raychtock (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2016 Acesso e permanência dos professores da rede estadual do Amazonas no Plano Nacional de Professores de Educação Básica
Arguente
Marilucy Pereira Marques (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2016 O poder do carimbo: uma análise da legislação, do perfil e das relações que envolvem a inspeção escolar no Estado do Rio de Janeiro
Arguente
Cristina Cecília Pinto da Silva (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2016 Abecedário sobre escutas no cinema: percursos de criação cinematográfica com estudantes de educação básica na perspectiva da diferença
Arguente
Glauber Resende Domingues (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Educação, Brasil
2016 Saberes docentes para o ensino de dança: relação entre saberes e formação inicial de licenciados em Dança e educação física que atuam em escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana
Arguente
Silvia Câmara Soter da Silveira (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Educação, Brasil
2015 A infância das crianças. Uma análise da ideia de infância segundo o processo de devir e o fenómeno da concordância afectiva
Arguente principal
Rita Coutinho Afonso Mendes Pedro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 O processo de transição das creches da assistência social para a educação em Juiz de Fora/MG
Arguente principal
Alexsandra Zanetti (Doutoramento)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2014 Acompanhamento tutorial: um outro caminho para a direção de turma
Arguente principal
Clemência Fumega (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2013 A descentralização no recrutamento e selecção dos docentes da Educação do ensino não superior público: realidade ou inevitabilidade? Luís Manuel Malta Teixeira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2013 A cultura de uma escola: estudo de caso
Arguente
Alexandra de Oliveira Martins Varela Costa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
2012 A institucionalização das discussões nas ciências da educação no complexo parlamentar português (1976-2009) Teresa Paula de Matos Costa Teixeira Lopo (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 Motivação, interesse e resultados em contexto de ensino vocacional Pedro Miguel Leite da Silva (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 As práticas avaliativas de professores do 1º Ciclo e a sua relação com a motivação para a aprendizagem, clima de sala de aula e desempenho académico dos alunos Bárbara Maria Leal Varela (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 A formação do PNEP e as práticas lectivas no 1º CEB Maria Isabel de Freitas Gandum (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 Relacionamento interpessoal professor-aluno e criação de climas de aula positivos Maria Adelaide Azevedo Alves Rocha Mendes (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 Interacção e conhecimento: um estudo de caso que analisa a história de um projecto Cláudia Sofia do Carmo Ventura (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 Lideranças e culturas organizacionais numa escola europeia José Virgílio Fragoso (Outro)
Universidade Aberta, Portugal
2012 A Aprendizagem nos adultos com PHDA no Ensino Superior António Manuel Ligeiro (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 Organização escolar num projeto de equidade social Rute Perdigão (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 Gestão em sala de aula: Resolução de conflitos João Bértolo (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 Influência da atividade física na qualidade de vida das pessoas com deficiência Carlos Manuel Dias Costa (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 A aprendizagem da língua italiana no contexto laboral português: aspectos não formais e informais na aprendizagem Sara Simone (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 Bridging ideas of best practice in gifted education and language learning in english as a foreign language in Portugal Rima Jay Parkash (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011 Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no 2º Ciclo do Ensino Básico: a perspectiva dos seus pares Fernanda Maria Louçã da Palma Rosa (Mestrado)
2011 O desenvolvimento profissional docente: a função supervisiva do coordenador de ano do 1º Ciclo Maria Teresa Neves Ribeiro Albuquerque Pinto (Mestrado)
2011 Da prática colaborativa e reflexiva ao desenvolvimento profissional do educador de infância Maria do Carmo Carvalho Pereira de Almeida Marques da Silva (Mestrado)
2011 Interacções dos professores em salas de aula multiculturais. Ana Carla Conceição (Outro)
2011 Empresas que trabalham em parceria com escolas que integram centros de novas oportunidades: uma aposta na qualidade? Zulmira de Jesus Cardoso Rodrigues (Outro)
2011 Ser educador de adultos: contributos para um projecto de profissionalização Maria Rita Brito Monteiro (Outro)
2011 A educação de quem educa: Encenar a interseccionalidade de género, raça/etnia e orientação sexual na formação de professoras/es Maria Teresa dos Santos Henriques (Outro)
2011 Cultura e Clima de Escola, Liderança (s) e Colaboração entre Professores. Os professores do Ensino Regular e professores de Educação Especial Maria de Lurdes Silvério Pereira Florindo (Outro)
2011 Identidade docente, responsabilidade no trabalho e realização profissional Manuel Romualdo Cepeda Granjo (Outro)
2011 Aprender a Ser. Concec¸o~es sobre a Aprendizagem e a Supervisa~o Ana Paula Nunes Vital (Outro)
2011 A Institucionalizac¸a~o das Discusso~es nas Cie^ncias da Educac¸a~o no Complexo Parlamentar Portugue^s(1976-2009) Teresa Paula de Matos Costa Teixeira Lopo (Outro)
2011 Da prática colaborativa e reflexiva ao desenvolvimento profissional do educador de infância
Arguente
Maria do Carmo Carvalho Pereira de Almeida Marques da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2011 Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no 2º Ciclo do ensino básico: a perspectiva dos seus pares
Arguente
Fernanda Maria Louçã da Palma Rosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/01/01 - Atual Interacções (1646-2335)
2018/05 - 2018/07 Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) University of Minho
2016/03 - 2018/06 EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (1982-596X) EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
2016/01 - 2018/06 Studies in Higher Education (1470-174X) Informa UK (Taylor & Francis)
2014/06 - 2015/10 Interacções (1646-2335) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
2015/03 - 2015/07 Educar em Revista (0104-4060) SciELO
2014/07 - 2014/09 SAGE Open (2158-2440) SAGE Publications

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/03/06 - Atual Questões epistemológicas da educação (Doutoramento) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2019/03/15 - Atual Tópicos especiais metodologia da pesquisa educacional: política, poética e ética da invenção Metodologia da pesquisa educacional: política, poética e ética da invenção (Doutoramento) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2017/03/08 - Atual Prática de pesquisa II Prática de pesquisa II (Doutoramento) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2016/03/15 - Atual Pesquisa educacional Pesquisa Educacional (Mestrado) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2016/03/15 - Atual Prática de pesquisa I Prática de pesquisa I (Mestrado) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2016/03/08 - Atual Pesquisa Educacional Programa de pós-graduação em educação FE/UFRJ (Mestrado) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2015/08/06 - Atual Metodologias da pesquisa em educação Metodologias da pesquisa em educação (Licenciatura) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2015/08/04 - Atual Pesquisa em educação Pedagogia (Licenciatura) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2015/03/08 - Atual Introdução ao pensamento científico em educação Pedagogia (Licenciatura) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
2015/07 - 2015/12 Educação Superior Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura) Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Educação, Brasil
2012/03 - 2014/06 Administração e Liderança em Educação Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (UNL-ISPA) (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012/03 - 2014/06 Formação e supervisão de professores Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (UNL-ISPA) (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009/07 - 2014/06 Monografia Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (UNL-ISPA) (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013/03 - 2013/06 Educação Sociedade e Desenvolvimento Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (UNL-ISPA) (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Autoavaliação das escolas: da visão burocrática à construção participada Aperfeiçoamento (Curso médio) Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2010/10 - 2011/02 Metodologias de Investigação Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (UNL-ISPA) (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009/10 - 2010/02 Análise Social e Política da Educação Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 Período Probatório e Desenvolvimento Profissional Docente Aperfeiçoamento (Curso médio) Universidade de Aveiro, Portugal
1997/01 - 2003/12 Pedagogical Supervision [Teacher's training] (Outros) Instituto Politécnico de Beja, Portugal
1997/10 - 2003/01 History of Education (Outros) Instituto Politécnico de Beja, Portugal
1997/10 - 2003/01 General Pedagogy and Educational Theory (Outros) Instituto Politécnico de Beja, Portugal
1997/10 - 2003/01 School organisation and management (Outros) Instituto Politécnico de Beja, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2008/01 - Atual Grupo Pedagógico de la Persona Colaborator
2009/09 - 2014/06 Atelier 34 - MCX
2009/10 - 2011/12 EAPRIL - European Association for Practionner Research on Improving Learnin

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2015/06 - Atual Coordenadora do GESTE - Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre o Trabalho da Educação
Coordenador
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2017/01 - 2017/12 Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa UFRJ
Presidente / Vice-presidente
Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Educação, Brasil
2015/01/06 - 2016/12/31 Membro da comissão de Orientação, Acompanhamento e Avaliação do curso de Pedagogia
Membro
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Brasil
Distinções

Outra distinção

2009 Post-Doctoral Fellowship
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2007 Best paper award for the contribution for interdisciplinary research
CDRG - University of Nottingham, Portugal
2004 PhD Fellowship
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2003 PhD Fellowship
Fundação Eugénio de Almeida, Portugal