???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Helena Azevedo

Nomes de citação

  • Azevedo, Helena

Identificadores de autor

Ciência ID
2C14-CA53-7F58
ORCID iD
0000-0003-4594-231X

Endereços de correio eletrónico

  • d011965@ismai.pt (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2021
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Psicologia Aplicada
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
"Dificuldades na aprendizagem da leitura. Caracterização, prevalência e avaliação da eficácia de um programa de intervenção" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2008
Concluído
Psicologia (Mestrado)
Especialização em Psicologia Escolar
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
"Ler e escrever para aprender: um estudo exploratório de intervenção nos problemas de aprendizagem iniciais de leitura e escrita" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2004
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/02 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Maia, Portugal
2021/02 - 2022/02 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Maia, Portugal
2014/02 - 2018/06 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2006/10 - 2007/06 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/09 - 2022/02 Técnico Superior (Técnico Superior) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2014 - 2016 Ainda estou a aprender: Desenvolvimento de uma plataforma online para avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura. [I am still learning: development of an online platform for the assessment and intervention in reading disabilities]
No reference
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carvalho, Marisa; Azevedo, Helena; Cruz, Joana; Fonseca, Helena. "INCLUSIVE EDUCATION ON PANDEMIC TIMES: FROM CHALLENGES TO CHANGES ACCORDING TO TEACHERS’ PERCEPTIONS". 2020.
    10.21125/iceri.2020.1316
  2. Carvalho, Marisa; Azevedo, Helena; Vale, Carlos. "LEADERSHIP FOR INCLUSION: PERSPECTIVES FROM PORTUGUESE SCHOOL PRINCIPALS". 2019.
    10.21125/edulearn.2019.2004
  3. Carvalho, Marisa; Azevedo, Helena; Vale, Carlos; Fonseca, Helena. "DIVERSITY, INCLUSION, AND EDUCATION: CHALLENGES IN PERSPECTIVE". 2019.
    10.21125/edulearn.2019.2003
Artigo em revista
  1. "Innovative pedagogical practices in Portuguese schools: first steps of a research project". Revista Portuguesa de Investigação Educacional (2020):
    https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2020.9682
  2. "A utilização da plataforma “Ainda estou a aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: Um estudo de caso". Calidoscópio (2017):
    10.4013/cld.2017.151.03
  3. Azevedo, Helena; Ribeiro, Iolanda. "Descrição e avaliação dos efeitos do programa “Ler e escrever para aprender”". Psicologia, Educação e Cultura XVI 1 (2012): 205-230.
    Publicado
  4. CRUZ, JOANA; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Azevedo, Helena. Autor correspondente: CRUZ, JOANA. "A leitura de histórias como veículo de promoção da qualidade das interações entre pais e filhos". Revista Diversidades 36 (2012): 16-19.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. "Redes profissionais de aprendizagem e a construção de práticas de flexibilidade curricular em tempo de COVID-19". In Práticas de Flexibilidade Curricular em Diálogo II, 12-22. 2021.
  2. "Desenho Universal para a Aprendizagem: Do conceito às práticas inclusivas em sala de aula". In Resposta à Diversidade: Caminhos e Desafios da Educação Inclusiva, 18-38. 2021.
  3. "Contributos para a atuação das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva em tempos de pós-confinamento: Princípios, valores e domínios de atuação". In Ensinar e Aprender no tempo do (pós) confinamento. O que aprendemos entre março e junho de 2020?. 2020.
Livro
  1. Ainda estou a aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura. Lusoinfo. 2016.
Manual
  1. Para uma educação inclusiva: manual de apoio à prática. Ministério da Educação/direção-Geral de Educação. 2018.
Poster em conferência
  1. "School Psychologists training in applied approaches for the construction of inclusive schools in Portugal: Process Description". Trabalho apresentado em Annual HYBRID Conference of the International School Psychology Association, 2021.
  2. "School psychologists training in Portugal: Trainers’ perspectives". Trabalho apresentado em 42nd Annual HYBRID Conference of the International School Psychology Association, 2021.
  3. "Planning for inclusion: from what we say to what we do". Trabalho apresentado em 12th annual International Conference of Education, Research and Innovation, 2019.
  4. "Da abordagem multinível às práticas de consultadoria na Psicologia Escolar: o exemplo do projeto Ser Escola". Trabalho apresentado em 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos, 2016.
  5. "Avaliação do projeto “Ainda estou a aprender”: a perspetiva dos professores". Trabalho apresentado em V SIMELP Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2015.
  6. "I am still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, 2015.
  7. "Correntes de leitura: ler mais e melhor. Projeto de promoção da fluência de leitura". Trabalho apresentado em 2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura, 2015.
  8. "Caracterização de um programa de intervenção nas dificuldades iniciais de leitura e de escrita". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2010.
  9. "Homework and math achievement". Trabalho apresentado em V Congreso Internacional de Psicología y Educación: "Los retos del futuro", 2008.
  10. "Homework and self-regulation assessment". Trabalho apresentado em V Congreso Internacional de Psicología y Educación: "Los retos del futuro", 2008.
  11. "Peer tutoring: a program assessment". Trabalho apresentado em V Congreso Internacional de Psicología y Educación: "Los retos del futuro", 2008.
  12. "Early difficulties of learning to read and write: characterization of skills and evaluation of the effect of program of intervention". Trabalho apresentado em V Congreso Internacional de Psicología y Educación: "Los retos del futuro", 2008.
  13. "Characterization of a program of intervention in the early difficulties in learning to read/write". Trabalho apresentado em V Congreso Internacional de Psicología y Educación: "Los retos del futuro", 2008.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021 Inovar para incluir: Conceções e experiências de professores portugueses 4th International Seminar "Education, Territories and Human Development
Universidade Católica Portuguesa
2021 Educação inclusiva e desenvolvimento profissional docente Encontro de Boas Práticas “A Escola do Sucesso"
Centro de Formação Marco Cinfães
2021 Educação inclusiva em tempos de pandemia: dos desafios às mudanças na perspetiva dos professores Seminário 4 - O que se vê nos meandros da ação educativa? Investigação em projetos de investigação e intervenção
Universidade Católica Portuguesa
2019 Para uma educação inclusiva: manual de apoio à prática II Fórum Internacional de Psicopedagogia
ISCIA
2019 Educação inclusiva: contributos para a construção de um modelo de monitorização III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa
2019 Educação inclusiva. De que falamos? III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa
2019 Da educação inclusiva às práticas pedagógicas III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa
2019 Contextos, recursos e práticas inclusivas: validação de questionário III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa
2019 Dos processos e produtos da educação inclusiva III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa
2019 Da flexibilidade curricular às práticas pedagógicas em sala de aula III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa
2018 Dificuldades iniciais na leitura: prevalência, perfil e variáveis sociodemográficas IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar e IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
2018 Abordagens multinível em educação: da reflexão à implementação 6th International Congresso of Educational Sciences and Development
2018 Avaliação para a aprendizagem: contributos para a ação 6th International Congress of Educational Sciences and Development
2018 Desenho Universal para a aprendizagem: Contributos para a aprendizagem e inclusão III Seminário Internacional FEP Educação – Desafios da Educação Inclusiva
Universidade Católica Portuguesa
2018 Abordagens Multinível em Educação: da reflexão à ação XIV Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho
2016 Da abordagem multinível às práticas de consultadoria na Psicologia Escolar 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos
2016 Avaliação e intervenção online nas dificuldades na aprendizagem da leitura: A plataforma AINDA ESTOU A APRENDER 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos
2016 Dificuldades de aprendizagem na leitura: trajetórias de (in)sucesso na leitura no 1.º ano de escolaridade 1.ªas jornadas Internacionais Leitura, Educação e Sucesso Escolar
Universidade do Minho
2015 “Ouvir, falar, ler e escrever: intervenção nas dificuldades de aprendizagem na leitura XII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Corunha
2015 Práticas de avaliação e apoio psicopedagógico em contexto escolar 2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Superior Politécnico de Gaya
2015 Ainda estou a aprender. Apresentação de um projeto de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura 2.º Congresso Inernacional de Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Superior Politécnico de Gaya
2009 Caracterização de um programa de Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita 16th European Conference on Reading
Universidade do Minho

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017 Práticas inclusivas num contexto de liderança: perceções de diretores, coordenadores e professores de agrupamento de escolas
Arguente
Ana Filipa Páscoa Chiote (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 A transição para a vida ativa: a experiência de jovens integrados em centro de atividades ocupacionais
Arguente
Joana Cristina Nunes da Rosa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal